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Real Madrid: Courtois tem lesão confirmada e não deve jogar Mundial

 

Eu jogo Football Manager há 10 anos e esse jogo nos faz ser um eterno aprendiz. Passam-se os anos e tudo muda. Apenas duas coisas são certas para mim: Levar o primeiro gol na temporada de um adversário e não saber contratar goleiros.

Os atributos dos goleiros são diferentes. Então, eu nunca soube no que focar. Já tentei de tudo. Até mesmo edições para ver qual era o mais relevante e não obtive resultados esperados. Então eu queria compartilhar com vocês essas minhas dúvidas.

Na hora de contar com um guarda-redes, quais atributos são cruciais? A altura realmente importa? Jogar com os dois pés ou apenas um influência em algo? Bravura e Agressividade o fazem melhor no jogo aéreo? O atributo-tendência de Socar a Bola atrapalha ou ajuda?

Acho que Reflexo é um atributo crucial. Mas já vi goleiros com Reflexo 11 ou 12 serem o melhor do campeonato. Com médias acima de 7.10 - o que é um pouco raro para goleiros.

Há muito tempo que eu não sei o que é ter um bom goleiro sobre as metas da minha equipe. Sempre levo gols bisonhos, de falhas que são deles mesmos. Estou criando ódio por rebote.

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O pé eu acho que só influencia em SK Suporte ou Atacar, e mesmo assim vai depender do quanto ele é de fato acionado pra jogar com os pés.

Eu tento filtrar os goleiros buscando atributos primários 12, e Técnica/Passe 10, tanto quanto possível. Fora isso olho as estatísticas gerais de classificação média e gols/jogo (menos de 1 gol por jogo ou média alta) pra eliminar os de pior desempenho, e a partir daí teria que fazer observações mais longas pra classificar mais precisamente se fosse escolher.

Outra coisa é que goleiros mais velhos tendem a cometer menos erros, então hoje não desprezo mais a possibilidade de contratar um goleiro que não vai ficar no time por 4+ anos mas vai render.

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Em 09/04/2023 em 10:42, Douglas. disse:

O pé eu acho que só influencia em SK Suporte ou Atacar, e mesmo assim vai depender do quanto ele é de fato acionado pra jogar com os pés.

Eu tento filtrar os goleiros buscando atributos primários 12, e Técnica/Passe 10, tanto quanto possível. Fora isso olho as estatísticas gerais de classificação média e gols/jogo (menos de 1 gol por jogo ou média alta) pra eliminar os de pior desempenho, e a partir daí teria que fazer observações mais longas pra classificar mais precisamente se fosse escolher.

 
 

 

Outra coisa é que goleiros mais velhos tendem a cometer menos erros, então hoje não desprezo mais a possibilidade de contratar um goleiro que não vai ficar no time por 4+ anos mas vai render.

É eu já percebi isso também. Geralmente goleiro velho agarra muito mais do que os mais novos. Cogitando seriamente a possibilidade de só contratar goleiros na casa dos 30.

Estava olhando aqui que o atributo "Força" tem uma boa influência nos goleiros. Vários vídeos ressaltam isso. Mas nunca entendi o porquê. Será que é na disputa de bola? Ai teria que ter Equilibrio e Força em conjunto. Enfim... Achar um bom goleiro é muito difícil. Mas essa dos goleiros mais velhos é fato. Eles sempre rendem nos meus times.

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12 minutos atrás, Banton disse:

Estava olhando aqui que o atributo "Força" tem uma boa influência nos goleiros. Vários vídeos ressaltam isso. Mas nunca entendi o porquê. Será que é na disputa de bola? Ai teria que ter Equilibrio e Força em conjunto. Enfim... Achar um bom goleiro é muito difícil. Mas essa dos goleiros mais velhos é fato. Eles sempre rendem nos meus times.

Ao menos desde o FM22 a Força passou a fazer mais diferença pra atacantes e zagueiros, então é natural que tenha maior importância pra goleiros também. Equilíbrio é desejável mas imagino que seja pra jogadas mais secundárias já que o goleiro tem vantagem na disputa e não depende só do ombro-a-ombro pra ganhar espaço.

  • 2 semanas atrás...
Postado

Goleiro, pra mim, precisa ter atributos de reflexos, 1v1, alcance aéreo, impulsão e força bons (pelo menos 3 de 5 tem que estar num patamar adequado, enquanto eu deixo focando os outros). A altura e peso influenciam mais ou menos dependendo do atributo tendência para socar. É importante ver, também, que se seu goleiro é baixo, tem pouca impulsão e/ou alcance aéreo, mas tem uma tendência a socar alta ele vai tomar gol loucamente em bola lançada na área, então é interessante, no mínimo, ter um equilíbrio aí. 

Então, pra mim, os primeiros atributos que eu olho são os que eu mencionei ali em cima. Na sequência eu vejo aqueles dois atributos de tendência (para socar e para sair da baliza) e, caso eles forem altos, olho se o goleiro tem os atributos correspondentes para fazer essas duas tendências serem "eficientes".

Mas o que faz a diferença entre os goleiros mesmo é o atributo oculto de consistência. Se eu ver um jovem que o olheiro destaca como sendo consistente (ou com personalidades muito boas, que têm bons atributos ocultos), eu contrato porque a chance de ser seguro é muito maior, mesmo não sendo lá muito bom nos atributos. Assim eu nunca tive problema nenhum com goleiro, muito pelo contrário, eu acho que é a posição mais fácil de se contratar.

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Geralmente jogo em equipes pequenas né, então eu preciso de goleiros que se virem quando a defesa falha, o que não raro acontece hehehe

Gosto de olhar Reflexos, Um para Um, Posicionamento, Agilidade, Velocidade...a parte técnica é boa mas não é a primeira coisa que vejo. Por exemplo, Comando de Área e Comunicação acho importantes, mas é raro em divisões inferiores encontrar um goleiro que seja bom nessa parte e ainda de reflexos, saídas do gol, parte física...

  • Diretor Geral
Postado
12 horas atrás, Herr Jones disse:

Goleiro, pra mim, precisa ter atributos de reflexos, 1v1, alcance aéreo, impulsão e força bons (pelo menos 3 de 5 tem que estar num patamar adequado, enquanto eu deixo focando os outros). A altura e peso influenciam mais ou menos dependendo do atributo tendência para socar. É importante ver, também, que se seu goleiro é baixo, tem pouca impulsão e/ou alcance aéreo, mas tem uma tendência a socar alta ele vai tomar gol loucamente em bola lançada na área, então é interessante, no mínimo, ter um equilíbrio aí. 

Então, pra mim, os primeiros atributos que eu olho são os que eu mencionei ali em cima. Na sequência eu vejo aqueles dois atributos de tendência (para socar e para sair da baliza) e, caso eles forem altos, olho se o goleiro tem os atributos correspondentes para fazer essas duas tendências serem "eficientes".

Mas o que faz a diferença entre os goleiros mesmo é o atributo oculto de consistência. Se eu ver um jovem que o olheiro destaca como sendo consistente (ou com personalidades muito boas, que têm bons atributos ocultos), eu contrato porque a chance de ser seguro é muito maior, mesmo não sendo lá muito bom nos atributos. Assim eu nunca tive problema nenhum com goleiro, muito pelo contrário, eu acho que é a posição mais fácil de se contratar.

2 horas atrás, Tsuru disse:

Geralmente jogo em equipes pequenas né, então eu preciso de goleiros que se virem quando a defesa falha, o que não raro acontece hehehe

Gosto de olhar Reflexos, Um para Um, Posicionamento, Agilidade, Velocidade...a parte técnica é boa mas não é a primeira coisa que vejo. Por exemplo, Comando de Área e Comunicação acho importantes, mas é raro em divisões inferiores encontrar um goleiro que seja bom nessa parte e ainda de reflexos, saídas do gol, parte física...

"Jogo de Mãos" vocês não consideram num primeiro momento, não? Achei que fosse um atributo fundamental pra posição.

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Em 24/04/2023 em 10:19, Leho. disse:

"Jogo de Mãos" vocês não consideram num primeiro momento, não? Achei que fosse um atributo fundamental pra posição.

Em primeiro momento, não. Porque esse atributo, se não me falha a memória, diz respeito à probabilidade do goleiro encaixar a bola em vez de espalmar. A função do goleiro é essencialmente única: evitar que o adversário marque. E pra quem joga com times pequenos, como o meu caso, eu já sei que os goleiros disponíveis não vão ser do nível de um Oblak, Ter Stegen, Neuer da vida que conseguem espalmar, defender e ainda sair para o jogo com a mesma naturalidade. Dessa forma, no espectro de possibilidades, eu acho mais fácil de achar um goleiro que tenha aqueles cinco atributos que destaquei (1v1, reflexos, alcance aéreo, impulsão e força) que são fundamentais durante a partida inteira. Assim, se o goleiro espalmar uma finalização de longa distância para escanteio, ele tem uma probabilidade maior de conseguir se "redimir" e pegar a bola depois da cobrança do que um goleiro; mas ao mesmo tempo ele também é importante quando a sua própria defesa faz a sua parte e consegue evitar o remate, mandando pra escanteio, ou até mesmo fazendo uma falta.

Depois daqueles 5 atributos, eu olho a parte mental (que é aí o motivo de um goleiro mais experiente também ser mais seguro do que um jovem) e dou uma ênfase na concentração, posicionamento, compostura, antecipação, índice de trabalho, que devem ser altos o suficiente para a competitividade que eu espero do meu time (>13~15 para competir até em competições continentais), além dos de bravura/agressividade compatíveis com as tendências. Se o goleiro tem tendência a sair do gol ou a socar a bola, espero que tenha uma bravura ou agressividade mais altos, porque permite ele sair de forma mais segura do gol, sem hesitar. Quando posso me dar ao luxo, eu também tento ter um goleiro com uma seleção de atributos que eu considero bons para pegar pênalti (1v1, reflexos, concentração, concentração e agilidade).

Com isso, deu pra perceber um padrão que eu considero sempre 5 atributos como essenciais pra exercer uma determinada função - e é assim em toda minha tática. Aí, à medida que eu sinto que meu time tem condições de progredir e competir em níveis mais altos, eu vou ampliando esse número e equilibrando melhor as coisas. Aliás, a coisa que eu fiquei mais feliz nesse FM23 foi que um amiguinho lá no fórum da SI lançou uma skin que agrupa atributos por grupos e mostra dados estatísticos:

Goleiro do meu time | Goleiro de outros times (o nome da skin, pra quem se interessar, é Statman)
→ O goleiro do meu time, por estar no meu time, eu tenho um conhecimento melhor de todos os atributos que o FM têm à disposição; os goleiros adversários, como não são parte do meu time, o meu conhecimento é mais genérico. Perceba, por exemplo, que o "One on One" do goleiro do outro time não diz respeito apenas ao atributo do 1v1, mas também aos reflexos (eu descobri isso meio que sem querer quando fui ver as linhas de código da skin dele pra traduzir, pq a skin é em inglês, e percebi que ele conseguiu, realmente, criar um arquétipo fazendo uma espécie de média de 1 ou mais atributos). E agora eu não consigo jogar de outra forma, porque o cara fez exatamente o que eu sempre quis que a skin base do jogo tivesse </momento merchan> hahaha

Então, retomando, eu sempre fiz assim e sempre me rendeu bons frutos porque eu me pergunto, antes de qualquer coisa, o que eu quero que o jogador em determinada função da minha tática faça e seleciono um conjunto mais reduzido de atributos que julgo fundamentais pra ele fazer o que preciso que faça. E é por isso que, na minha opinião, as estrelinhas não servem pra muita coisa além de uma avaliação muito superficial e genérica, já que elas remontam mais à relação CA/PA do jogador. Já tive titular incontestável (e mais fundamental no esquema de jogo) que tinha duas estrelinhas enquanto meu time inteiro era 3,5~4*, porque o conjunto de atributos que correspondia à capacidade atual dele era melhor distribuído para o que eu queria que ele fizesse, mas isso é outro debate hahahaha

  • Diretor Geral
Postado
20 horas atrás, Herr Jones disse:

Em primeiro momento, não. Porque esse atributo, se não me falha a memória, diz respeito à probabilidade do goleiro encaixar a bola em vez de espalmar. A função do goleiro é essencialmente única: evitar que o adversário marque. E pra quem joga com times pequenos, como o meu caso, eu já sei que os goleiros disponíveis não vão ser do nível de um Oblak, Ter Stegen, Neuer da vida que conseguem espalmar, defender e ainda sair para o jogo com a mesma naturalidade. Dessa forma, no espectro de possibilidades, eu acho mais fácil de achar um goleiro que tenha aqueles cinco atributos que destaquei (1v1, reflexos, alcance aéreo, impulsão e força) que são fundamentais durante a partida inteira. Assim, se o goleiro espalmar uma finalização de longa distância para escanteio, ele tem uma probabilidade maior de conseguir se "redimir" e pegar a bola depois da cobrança do que um goleiro; mas ao mesmo tempo ele também é importante quando a sua própria defesa faz a sua parte e consegue evitar o remate, mandando pra escanteio, ou até mesmo fazendo uma falta.

Depois daqueles 5 atributos, eu olho a parte mental (que é aí o motivo de um goleiro mais experiente também ser mais seguro do que um jovem) e dou uma ênfase na concentração, posicionamento, compostura, antecipação, índice de trabalho, que devem ser altos o suficiente para a competitividade que eu espero do meu time (>13~15 para competir até em competições continentais), além dos de bravura/agressividade compatíveis com as tendências. Se o goleiro tem tendência a sair do gol ou a socar a bola, espero que tenha uma bravura ou agressividade mais altos, porque permite ele sair de forma mais segura do gol, sem hesitar. Quando posso me dar ao luxo, eu também tento ter um goleiro com uma seleção de atributos que eu considero bons para pegar pênalti (1v1, reflexos, concentração, concentração e agilidade).

Com isso, deu pra perceber um padrão que eu considero sempre 5 atributos como essenciais pra exercer uma determinada função - e é assim em toda minha tática. Aí, à medida que eu sinto que meu time tem condições de progredir e competir em níveis mais altos, eu vou ampliando esse número e equilibrando melhor as coisas. Aliás, a coisa que eu fiquei mais feliz nesse FM23 foi que um amiguinho lá no fórum da SI lançou uma skin que agrupa atributos por grupos e mostra dados estatísticos:

Goleiro do meu time | Goleiro de outros times (o nome da skin, pra quem se interessar, é Statman)
→ O goleiro do meu time, por estar no meu time, eu tenho um conhecimento melhor de todos os atributos que o FM têm à disposição; os goleiros adversários, como não são parte do meu time, o meu conhecimento é mais genérico. Perceba, por exemplo, que o "One on One" do goleiro do outro time não diz respeito apenas ao atributo do 1v1, mas também aos reflexos (eu descobri isso meio que sem querer quando fui ver as linhas de código da skin dele pra traduzir, pq a skin é em inglês, e percebi que ele conseguiu, realmente, criar um arquétipo fazendo uma espécie de média de 1 ou mais atributos). E agora eu não consigo jogar de outra forma, porque o cara fez exatamente o que eu sempre quis que a skin base do jogo tivesse </momento merchan> hahaha

Então, retomando, eu sempre fiz assim e sempre me rendeu bons frutos porque eu me pergunto, antes de qualquer coisa, o que eu quero que o jogador em determinada função da minha tática faça e seleciono um conjunto mais reduzido de atributos que julgo fundamentais pra ele fazer o que preciso que faça. E é por isso que, na minha opinião, as estrelinhas não servem pra muita coisa além de uma avaliação muito superficial e genérica, já que elas remontam mais à relação CA/PA do jogador. Já tive titular incontestável (e mais fundamental no esquema de jogo) que tinha duas estrelinhas enquanto meu time inteiro era 3,5~4*, porque o conjunto de atributos que correspondia à capacidade atual dele era melhor distribuído para o que eu queria que ele fizesse, mas isso é outro debate hahahaha

Vlw pelo excelente feedback, amigo! Eu não tinha parado pra pensar nessas correlações que tu faz pra analisar os goleiros, vou passar a olhar com mais carinho agora pra elas. E sobre a skin das estatísticas, eu já conhecia mas ainda não me aventurei nela. Vamos ver se tomo coragem mais pra frente.

Postado

Olha, acho que isso vai variar conforme o time e a tática.

Jogando numa equipe candidata ao Top3 e com uma tática mais ofensiva, a tendência é dos goleiros não terem grande destaque simplesmente pelo fato deles não serem muito exigidos.

Eu vou trazer dois exemplos. Micahel Zetterer teve três temporadas com médias acima de 7.20 na Eredivisie, jogando com uma equipe naquele momento considerada pequena dentro da Holanda. E no meu save atual, estou jogando com três zagueiros então o goleiro é importante porque eventualmente, vai ter lance de 1x1 com alguma frequência e apesar de também ter atributos baixos, Christian Gonzalez terminou essa temporada (primeira como titular) com média acima de 7.20

Então para mim é um conjunto de fatores, não somente os atributos do goleiro que farão dele um paredão.

 

  • 2 semanas atrás...
Postado

Não é uma regra, mas costumo olhar sempre primeiro para os atributos que eu considero primordiais - Reflexos, 1v1, Posicionamento e Concentração - onde o cara tem que, no mínimo, ter bom nível em relação à divisão. Depois, espero bons atributos também em Agilidade, Alcance Aéreo, Comunicação, Domínio de Área e Antecipação, mas vejo mais no geral, com um ou outro podendo estar abaixo.

Além dos atributos, gosto de olhar as estatísticas, em especial: razão entre chutes sofridos/gols sofridos, razão de defesas com a ponta dos dedos/gols sofridos, e entre defesas seguras/desviadas.

O resto, como tendências, força, jogo de mãos e atributos com bola, não dou muita relevância para escolher entre um e outro goleiro. 

  • Diretor Geral
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Porra, passei minha vida toda de manager analisando mal os goleiros, hahahahaha... que merda isso. Nego caga pro "Jogo de Mãos" que eu sempre achei fundamental, kkkkk! Bom que aprende direito agora.

Postado
4 horas atrás, Leho. disse:

Porra, passei minha vida toda de manager analisando mal os goleiros, hahahahaha... que merda isso. Nego caga pro "Jogo de Mãos" que eu sempre achei fundamental, kkkkk! Bom que aprende direito agora.

É que é fácil a gente olhar os jogadores mais famosos e se prender naquilo, sendo que vão ser exemplos generalistas e excepcionais. Não deixa de ser algo desejável, principalmente à medida que seu time for de mediano pra cima, mas esse ajuste fino de baixo pra cima é mais eficiente, até pra gente enxergar o jogo melhor.

  • Diretor Geral
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12 horas atrás, Douglas. disse:

[...], mas esse ajuste fino de baixo pra cima é mais eficiente, até pra gente enxergar o jogo melhor.

Exatamente isso, esse tipo de ajuste é que eu não tenho tão calibrado assim entende? Imagino que porque eu, durante todos esse anos de jogatina, tenha me aventurado mt pouco (ou quase nada) em desafios em divisões mais baixas. A leitura desse tópico (e de outros tantos que seguem a mesma linha) já vai me servir de grande valia pra ajustar essas análises daqui pra frente.

Postado

Esse fórum é muito bom caralho kkkkkkk

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