Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação

Posts Recomendados

Postado

AMWts8C68VuW8WENvfLCkLSao46JwizPp171pUcW

Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.

Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.

Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.

Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).

Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.

Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).

Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.

Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.

Postado

Histórico :

Mostrar conteúdo oculto
  •  
Postado

Rascunho de atualizações. Favor não ler o spoiler para não tirar a graça caso tenha algo que não está no tópico ainda.

Mostrar conteúdo oculto

Mostrar conteúdo oculto

Mostrar conteúdo oculto
Postado

AMWts8C68VuW8WENvfLCkLSao46JwizPp171pUcW

S01E01 - Apresentação do clube

University of Pretoria Football Club

O clube escolhido para o save é o time da Universidade de Pretória. O nome oficial da equipe é esse aí do título, mas o clube é mais comumente chamado de AmaTuks, Tuks ou, mais carinhosamente, Tukkies. Pelo que encontrei na internet, Tuks é um nome utilizado para se referir à Universidade de Pretória, ou aos seus estudantes - algo como chamar alguém de uspiano no Brasil. A explicação está no nome original da universidade: Transvaal University College (não me perguntem porque o "C" virou "K").

AMWts8BLCQ3q5fj6qzJX5GBo1eiyYLIUXZQnetzQ

Eu achei as camisetas da equipe bem bonitas (versão branca), especialmente por não estarem cobertas de logos de patrocinadores.

A prática do futebol na Universidade de Pretória se inicia em 1983, data que o FM utiliza como fundação do clube. A Wikipedia traz como ano de fundação 2002, que é quando o clube inicia a profissionalização. Discussões à parte, o que nos interessa é saber que o clube entrou na 3ª divisão nacional em 2003, quando comprou a licença de outra equipe para disputar a competição. A promoção veio logo em seguida, ao final da temporada 04/05. Na 2ª divisão, o Tuks ficou até 2012, quando foi campeão e subiu para a elite. Em 2017 o clube voltou para a segundona, local onde permanece até hoje. Além do título da 2ª divisão, o maior sucesso esportivo é um vice-campeonato da Copa Sul-africana em 2011.

Escolhi o Tuks como equipe para esse save por dois motivos. O primeiro foram as infraestruturas do clube. Por estar ligado a uma instituição de alto orçamento, o AmaTuks tem instalações muito acima da média para o nível em que joga.

AMWts8DBxiIo2nKX3wJYV_nMC4ct_OAEOYVVtBx5

Obs: nos dois primeiros posts vão aparecer imagens com skins diferentes, pois eu não estava muito preocupado com a qualidade visual já que não ia postar aqui. A mistura vai ficar feia, mas tentem ignorar essa parte. Depois melhora.

O Tuks Stadium nem é tão imponente assim. Os 15 mil lugares são muito mais do que precisamos, mas em um país que sediou Copa do Mundo recentemente estádios grandes são comuns - temos rivais que podem receber até 45 mil torcedores. O que realmente me chamou a atenção são as estruturas de treino, com excelentes condições de treino, boas condições para as camadas jovens, bom recrutamento e um treino de camadas jovens adequado. Praticamente todas as outras equipes da divisão tem estruturas muito piores. A única equipe que rivalizava com os Tukkies estava cotada para a primeira colocação, e eu não queria assumir o favorito da divisão. O AmaTuks está cotado para a parte de baixo da tabela e por isso me atraiu muito mais.

O outro motivo de escolha é que considero que o clube tem uma história que justifica o desafio. Pelo que li, o forte investimento no futebol (que não dá lucro) é uma aposta de marketing da universidade para tentar se colocar em um papel de destaque nacional, como instituição de excelência para a formação dos jovens sul-africanos. Ora, qual forma melhor de se utilizar o futebol para mostrar a excelência da instituição como entidade formadora do que montar uma equipe apenas com atletas oriundos da própria base?

Competições

O AmaTuks vai disputar duas competições na temporada 2020/21. A principal delas é a Primeira Divisão Sul-africana (que, apesar do nome, é a 2ª divisão nacional, atrás da Primeira Liga). A liga é disputada por 16 equipes que se enfrentam em turno e returno. O campeão sobe direto para a Primeira Liga, enquanto que 2º e 3º colocados se classificam para um triangular final com o penúltimo da divisão de cima. Na ponta de baixo, os dois últimos são rebaixados.

AMWts8BKeAXhg_W1rSOns2rchyll7HCqGJWk1dE1

Além do troféu e do direito de disputar a divisão superior, o campeão também embolsa 172 mil euros. Em relação à premiação financeira, a liga também tem uma regra curiosa: o campeonato é dividido em quatro partes de oito sete ou oito jogos cada, e a equipe de melhor campanha em cada um desses períodos leva 27,5 mil euros adicionais. Os valores não chegam a ser muito significativos - para comparação, nossa folha salarial anual é de cerca de 800 mil euros -, mas é claro que seria legal vencer algum desses períodos.

Dito isso, a tendência é que nossa equipe brigue mais para não cair do que para ficar entre os primeiros. A imprensa coloca o AmaTuks como provável 13º colocado. A diretoria também espera apenas evitar o rebaixamento.

A outra competição que disputamos é a Taça da África do Sul. A competição em estilo mata-mata de jogo único se inicia com uma fase preliminar envolvendo as 16 equipes da 2ª divisão. Os oito vencedores se classificam para os 16-avos de final, onde se juntam a outras oito equipes vindas do futebol amador (que disputaram eliminatórias próprias) e às dezesseis equipes da 1ª divisão. Um aspecto interessante é que os confrontos são sorteados aleatoriamente, então é possível evitar as equipes mais fortes nesse primeiro momento.

O prêmio máximo pela Taça é de 650 mil euros, mas é claro que nossa equipe nem sonha em chegar até lá. A expectativa é apenas passar a fase preliminar, o que renderia 11 mil euros para o clube.

Elenco

AMWts8DFhYjLhXu4CGPevvv1FSR0yjV9R0bsFELs

Esse é o elenco completo do clube assim que cheguei. Subi todo mundo para o time principal nesse momento inicial, já que em um save de base é interessante já ter bem claro quais são as opções para o futuro.

Vou deixar a análise mais detalhada do elenco para o próximo post. Dito isso, faço uma pergunta aos leitores: perceberam algo de errado (ou, ao menos, esquisito) na imagem acima?

Postado

Que escolha bem interessante de clube. Boa sorte.

Postado

O conterrâneo do @Cadete213 joga lá. 

Postado
  Em 04/03/2023 em 05:05, Danut disse:

Dito isso, faço uma pergunta aos leitores: perceberam algo de errado (ou, ao menos, esquisito) na imagem acima?

Expand  

Fora o salário de 100 mil, nada estranho pra mim uHauhauahauhaua

Boa sorte Danut, é um desafio bem difícil. Que tenha felicidade nas fornadas!

Postado

Boa sorte Danut e que o save seja duradouro.🖖

Postado
  Em 04/03/2023 em 10:02, Cadete213 disse:

Que escolha bem interessante de clube. Boa sorte.

Expand  

Eu estava bem sem saber em que país queria jogar, mas depois que vi essa equipe da universidade a decisão foi rápida. 

Em 04/03/2023 em 11:11, felipevalle disse:

O conterrâneo do @Cadete213 joga lá. 

Expand  

Te refere ao Cláudio de Almeida?

Em 04/03/2023 em 11:50, div disse:

Fora o salário de 100 mil, nada estranho pra mim uHauhauahauhaua

Boa sorte Danut, é um desafio bem difícil. Que tenha felicidade nas fornadas!

Expand  

O Clifford Ngobeni é o típico volantão que comanda meio campos há anos, e aí recebe um salário bem acima da média. Só que com a idade já não justifica mais essa grana toda. Realmente é um atleta que tem seu futuro no clube bastante ameaçado (embora deva ser titular de início).

Mas não era esse o ponto a que eu me referia com a pergunta. Vamos ver se alguém acerta :D

Sobre a dificuldade, eu não tenho muita certeza do que esperar. Inclusive isso é parte do motivo pelo qual resolvi trazer a história para cá, para descobrirmos juntos o nível de dificuldade de algo assim. Acho que com outras equipes da divisão seria muito complicado, mas com as estruturas do Pretória já saímos com uma vantagem legal. Quanto essas estruturas vão tornar o desafio mais fácil é algo a se descobrir.

Em 04/03/2023 em 13:36, LC disse:

Boa sorte Danut e que o save seja duradouro.🖖

Expand  

Obrigado LC.

Postado

Bom, agora posso completar meu bingo do seu retorno hahaha

Bacana a escolha de clube e desafio. Boa sorte!

Postado
  Em 04/03/2023 em 15:48, #Vini disse:

Bom, agora posso completar meu bingo do seu retorno hahaha

Bacana a escolha de clube e desafio. Boa sorte!

Expand  

Eu juro que tentei resistir. Foi mais forte que eu.

Acho que tem tudo para ser um desafio interessante. Agora é ver se corresponde às expectativas.

Postado

Também curti a escolha do clube! Boa sorte com os Tukkies!

Postado
  Em 04/03/2023 em 16:54, Anismaldo disse:

Gostei da proposta e do clube. Boa sorte!

Expand  

Obrigado. :D

Em 04/03/2023 em 17:00, mfeitosa disse:

Também curti a escolha do clube! Boa sorte com os Tukkies!

Expand  

Valeu. Acho que tem tudo para ser um lugar legal de se jogar.

Postado

Não sou o maior fã de desafio da base, mas achei legal a proposta por ser em um país e clube interessantes.

Curioso é ver que os dois veteranos tem salários astronômicos pros padrões do clube.

Agora, o que pretende fazer na próxima temporada quando simplesmente TODA a equipe fica sem contrato?

Boa sorte no save!

Postado

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S01E02 - Análise do elenco e primeiros jogos

Equipe técnica

Diferentemente do que acontece nas infraestruturas, que são excelentes, o AmaTuks fica devendo muito em termos de equipe técnica - quando cheguei estava mais para uma EUquipe. Sem orçamento livre também não pude trazer muita gente, contratando apenas dois preparadores, um cientista desportivo e um diretor de futebol jovem. Esse último chega para uma posição muito importante em um save de base, então queria alguém qualificado. Na prática chegou um cara com avaliação de potencial 3, porque eu tô jogando com um dos piores times da segunda divisão sul-africana né. 

Elenco

AMWts8DFhYjLhXu4CGPevvv1FSR0yjV9R0bsFELs

Na última atualização trouxe esta imagem do elenco e perguntei se alguém via algo de errado/esquisito nela. O primeiro a arriscar um palpite foi o @div, mas ele não chegou onde eu queria. Quem matou a charada foi o @Marcolation. O grande ponto que me assustou quando cheguei ao clube foi ver que todos os atletas do elenco tem contrato de apenas um ano. Achei isso um péssimo planejamento por parte da antiga diretoria.

Como vou jogar um save sem contratações, manter os atletas que já estão no clube é extremamente importante. Fui logo tentando renovar com alguns dos jogadores mais importantes por períodos mais longos. Para minha surpresa, não era permitido. Pensei que a diretoria estava tirando uma com minha cara. Aí fui olhar mais atentamente as regras da liga. Na 2ª divisão sul-africana não é permitido fazer contratos de mais de um ano com os jogadores. Acho que não preciso explicar o quanto isso complica as coisas, né.

Bem, problemas contratuais à parte, segue a análise mais detalhada do grupo que irá disputar essa primeira temporada.

Goleiros

AMWts8ApPSmdxwmtCEvHXsVVADFBsDjOcZ1IQJR3

Dumisani Tsibisi é o destaque. O goleiro de 25 anos deve continuar em nossa meta por muitos anos, a não ser que as finanças impeçam - ele tem o terceiro maior salário do elenco. A diferença de qualidade dele para os outros três é gigantesca. Dos reservas, provavelmente só Yurie Mortimer fica para o próximo ano, pois quero enxugar a folha salarial - e sinceramente não vi muita diferença nos reservas, são todos ruins.

Laterais direitos

AMWts8CUcUvrNnGiZEmdB4ueKnM4P3hP3OAfA5yw

Temos cinco atletas no elenco que o adjunto entende que jogam melhor como lateral direito, então a posição é forte candidata a ser enxugada para o futuro. Aliás, aqui a mudança é obrigatória, já que dois dos atletas estão apenas emprestados ao AmaTuks. Infelizmente são os dois destaques, incluindo a promessa de 20 anos Mpho Mathebula.

Dos que podem ficar no longo prazo o melhor é Tumisang Mashele. O rapaz é zagueiro de origem, mas meu adjunto diz que ele joga melhor na lateral. Considerando a total falta de força e impulsão, sou obrigado a concordar.

Laterais esquerdos

AMWts8B2mhzLSvMmqMrFkjTkgV1Doulzg9R9049j

Para o adjunto, só temos dois atletas que jogam melhor nessa posição. Um deles ainda é emprestado, o que complica um pouco o futuro. Até temos um zagueiro que sabe jogar de lateral também, mas aí ficaria sem a opção na zaga. Enfim, problema para o próximo ano, por enquanto vou deixar cada um na sua posição. Aqui o melhor atleta é Frank Motebejane, que até tem um potencial interessante - apesar de que com 25 anos acho que é hora do adjunto ser mais realista e admitir que o cara não chegou lá. Mas enfim, é rápido, sabe desarmar, dá para o gasto.

Zagueiros

AMWts8C3s8RWt0f2jhGEOujkX3m17Pv2zCTTvJ_D

Outra posição curta, com só três atletas (fora os laterais que podem jogar de zagueiro, claro). Também não é uma posição com muita qualidade, como mostra o perfil do melhor deles, Katlego Mohamme. Para piorar, um dos atletas já tem 30 anos, então acho que vai ser uma posição que vai incomodar muito nos próximos anos se não surgir nenhuma grande promessa na base.

Volantes

AMWts8DVVo6Ql-7liM9CSA4LqeY9VNd0mtAQD3_4

Duas opções. Clifford Ngobeni é o maior salário do elenco e vai começar de titular, mas eu acho que logo ele perde a posição para o garoto Athenkosi Dlala, que é mais dinâmico - e, com 22 anos, tem muito mais futuro no save do que o veterano de 33.

Pontas direitos

AMWts8CSncuYA8JesM5n3_mv2j5tLXJKZvvebIY-

Se alguém queria profundidade de plantel, a ponta direita entrega. São oito atletas para a posição. Claro que vários podem jogar em outros lugares do campo - e muito provavelmente vão acabar sendo utilizados nessas outras posições, já que não tem espaço para tanto ponta direito. Mas também tem que considerar que metade deles são ruins mesmo na ponta direita, então dificilmente vão acrescentar muito jogando em outro lugar. Dos outros quatro, o grande destaque é o garoto Oswin Appollis. Infelizmente apenas emprestado ao clube, o rapaz de 19 anos está em um patamar acima dos companheiros. Tanto que é bem provável que acabe não jogando na ponta, pois acho que um jogador dessa qualidade pode ter mais impacto na parte central do campo.

Dos atletas com vínculo permanente o meu destaque é Nelson Maluleke. Com 22 anos, o atleta tem a situação inversa de Appollis: é meia central de origem, mas eu acho que lhe falta qualidade técnica para jogar por ali. Com boa velocidade, concordo com meu adjunto que seu lugar deve ser na ponta.

Pontas esquerdos

AMWts8Dd09ult1O2p9x3uLW612iuB2GZoGe2eHWC

Samuel Julies é um atleta bem interessante. Aos 29 anos não é exatamente o futuro do clube, mas também não chegou no ponto da aposentadoria. Deve ajudar o clube por alguns anos. O reserva supostamente tem algum potencial, mas não me empolga e provavelmente vai jogar mais pelo sub-21 mesmo.

Meias ofensivos

AMWts8DYzToUbPHMT_tzyi_pd3DC4QkQb1dYWWhc

Considerando apenas quem meu adjunto diz que joga melhor por aqui, a posição é muito fraca. O melhor é Nkosi Zulu, e ele certamente não tem capacidade de ser o centro do ataque da equipe. Se jogar com alguém na posição vai realmente ser um dos atletas que o adjunto coloca nas pontas, que eles são bem mais qualificados. Também não descarto jogar sem ninguém nessa parte, já que o time tem alguns volantes e meias razoáveis.

Centroavantes

AMWts8BA1cnepWr2xXspSzo_tVzxuCKx4akJzPF0

Collins Mbesuma é o homem-gol para essa temporada. Enfoque em "essa temporada", pois o único estrangeiro do elenco já tem 36 anos. Seu físico é impressionante para a idade, mas não dá para esperar que se mantenha por muito tempo. Depois dele a qualidade cai bastante, mas no futuro provavelmente vamos ter que nos contentar com Nqubeko Dlamini como empurrador de bolas para a rede.

Tática

AMWts8D8J893pfO41lF4JSJdqScb7XIKH2IUxIJ5

Na tática da esquerda finjam que o centroavante é Mbesuma como Jogador Alvo. Acho que ele tava lesionado quando tirei o print.

Como já joguei toda a primeira temporada, trouxe tanto a tática que iniciei o ano (à esquerda), quanto a tática que encerramos o ano (à direita). Elas tem suas diferenças, mas o plano geral de jogo é o mesmo desde o início: bola pelo alto para se aproveitar da força de Mbesuma. Se alguém quiser saber mais sobre as táticas é só perguntar.

1ª Divisão Nacional

AMWts8C8Y-jYd4Qt3Dslml4Ex1xlttDOpEgFV0Dx

Começamos o campeonato com uma sequência curiosa de quatro vitórias por 1 a 0. Apesar dos placares apertados, foram partidas em que estivemos mais perto de marcar o segundo do que de levar o empate. No segundo mês os resultados já foram mais distribuídos, e acabamos perdendo pontos em dois jogos. Ainda assim, estou muito feliz com esse começo da equipe.

AMWts8B2cbmqdShXKFGMr_lCpFS3BEldh4maGjEMIcKPn0RwQ0QL_npFBrSg5mqwR8956y4LHF6hZcLtI9CZTwQ-B8wnA6K_SpI5KN6cxP9Lr-5QG3OdnIqrYZbs9tOplq77M56RZCAwPZBvC3IvK0u5X2zmpw=w853-h576-no?authuser=0

Até aqui os Tukkies ocupam a segunda colocação na tabela, tendo perdido o primeiro prêmio financeiro da competição apenas no saldo de gols. É uma campanha muito acima do que se esperava de nós, e sinceramente não acho que vá durar. De qualquer modo, começar assim já nos deixa numa situação muito tranquila para evitar o rebaixamento no fim do ano, que é o primeiro objetivo.

Taça Sul-africana

Iniciamos a competição na fase preliminar, recebendo o Cape Town Spurs. Os visitantes acabaram conquistando a vitória por 2 a 1 na prorrogação, nos eliminando da competição já no primeiro jogo. Eu não vou comentar mais nada sobre a partida, pois acho que as estatísticas falam mais do que eu poderia dizer.

AMWts8AjuYCT0OedikXdHxjzGVj6P088kul9Ix10

Postado
  Em 04/03/2023 em 19:52, Marcolation disse:

Não sou o maior fã de desafio da base, mas achei legal a proposta por ser em um país e clube interessantes.

Curioso é ver que os dois veteranos tem salários astronômicos pros padrões do clube.

Agora, o que pretende fazer na próxima temporada quando simplesmente TODA a equipe fica sem contrato?

Boa sorte no save!

Expand  

Eu acho um dos desafios mais legais do FM. Mas gosto é gosto, né. Que bom que gostou do clube e país ao menos.

Realmente, os salários dos veteranos são muito altos. É algo que acontece na vida real também né, quem nunca passou raiva com seu time pagando até o que não tem para algum medalhão que já não justifica esse salário? Espero que os nossos ao menos justifiquem ganhar tanto.

Como coloquei ali na atualização, tu acertou o ponto que eu queria ver se alguém prestava atenção :D Realmente os contratos são todos de só um ano. Como expliquei no post, não é nem culpa da diretoria, e sim uma regra absurda da divisão. Vai complicar demais a nossa vida, ainda mais em um desafio de base. Não sei o que vou fazer, sinceramente. Torcer para o assédio sobre os atletas do clube não ser muito grande. 

Obrigado.

Postado

Bem-vindo à jogatina, Danut. Sabia que não aguentaria muito tempo depois que começou a acompanhar a área novamente.

Espero que tenha se preocupado em carregar os jogadores africanos dos países mais importantes do continente para garantir uma maior competitividade, já que não terá outra ligas de países africanos ativas. Se não tiver feito isso, mais adiante poderá encontrar muitos jogadores cinzas nas equipes de outros países que defrontar nas competições continentais.

Como você considera o Youth Challenge mais longo, do que complicado, espero que você tenha mais paciência, ou qualquer outra coisa que tenha faltado, em seus últimos saves.

Gostei dos contratos por apenas um ano, agregam um desafio a mais, porém, creio que os Amatuks não ficarão muito na divisão, para minha infelicidade.😀

As primeiras oito partidas indicam que o risco de rebaixamento deve ser apenas uma miragem criada pelo FM. Muito provavelmente lutará pela promoção. Você já me surpreendeu negativamente algumas vezes.

Gostei do clube escolhido.

Postado

Bom jogo na Taça e perder contra uma equipa com Spurs no nome, é sempre mau, kkkkk. Os garotos não estão para brincadeira na Liga e já vão lutando pelo primeiro lugar. Que assim continue.

Postado

Um começo muito bom, ainda mais considerando que era candidato ao rebaixamento. Antes de ver as partidas, imaginei que teria problemas - seu grande trunfo no ataque é levantar a bola na área para um jogador que tem 8 de impulsão? Parece estar funcionando, não sei se exatamente esse tipo de jogada, mas é algo para se pensar.

Gostei do elenco que tem a disposição, especialmente com um ótimo goleiro titular.

Vai ser complicado montar uma equipe na próxima temporada, e o desafio promete ser bem grande se não conquistar o acesso logo de cara, uma vez que terá que contar apenas com a base e ainda pode perder as melhores promessas após uma temporada.

Ainda sobre esse regulamento esquisito, fico me perguntando o porquê dessa regra. Imagino que possa ter algo a ver com impedir um endividamento das equipes de primeira divisão, fazendo estas terem opções de contratação sem comprometer uma taxa de transferência. Seja lá por qual razão, a regra está aí, e o que você pode fazer é seguir.

• Vice-Presidente
Postado

Só porque falei no save do @mfeitosa que os saves de base estavam em falta, vieram dois de vez.

O desafio é interessante e concordo com sua afirmação de que simplifica muito o loop do FM. A pré-temporada passa voando.

Pesquisei as últimas temporadas do seu time para fazer um comparativo e considerando que eles terminaram essa temporada que você está jogando na rabeira, os resultados são extremamente positivos. E notei também que na temporada seguinte a equipe ficou em segundo lugar, mas continuou na mesma divisão na seguinte, ou seja, não é tarefa fácil contra um time que vem de cima jogando um triangular ao invés do tradicional mata-mata.

Postado
  Em 04/03/2023 em 21:16, GGilson disse:

Bem-vindo à jogatina, Danut. Sabia que não aguentaria muito tempo depois que começou a acompanhar a área novamente.

Espero que tenha se preocupado em carregar os jogadores africanos dos países mais importantes do continente para garantir uma maior competitividade, já que não terá outra ligas de países africanos ativas. Se não tiver feito isso, mais adiante poderá encontrar muitos jogadores cinzas nas equipes de outros países que defrontar nas competições continentais.

Como você considera o Youth Challenge mais longo, do que complicado, espero que você tenha mais paciência, ou qualquer outra coisa que tenha faltado, em seus últimos saves.

Gostei dos contratos por apenas um ano, agregam um desafio a mais, porém, creio que os Amatuks não ficarão muito na divisão, para minha infelicidade.😀

As primeiras oito partidas indicam que o risco de rebaixamento deve ser apenas uma miragem criada pelo FM. Muito provavelmente lutará pela promoção. Você já me surpreendeu negativamente algumas vezes.

Gostei do clube escolhido.

Expand  

Eu achei mesmo que ia ficar só como leitor por enquanto. Mas não foi o caso.

Não carreguei ninguém, não. Confesso que nem me passou pela cabeça, em parte porque como meu PC é velho eu tô acostumado a só carregar o estritamente necessário para rodar o jogo. Mas de qualquer maneira, carregar os jogadores traria algum benefício no longo prazo? Porque não acredito que vá disputar competição continental tão cedo.

Olha, a expectativa é que o clube tenha bastante dificuldade para subir de divisão, pois o elenco não é dos melhores e deve piorar depois da atual temporada (muitos atletas importantes são velhos ou emprestados). Mas até aqui estamos surpreendendo. A ver o que acontecerá no futuro. A diretoria é mais otimista que a imprensa e acha que o time tem condições de ficar ali pela 8ª colocação. Eu acho que dá para bater essa meta da diretoria, ainda mais depois do começo que tivemos. Se subissem mais clubes até diria que dá para sonhar, mas como só o campeão sobe direto acho muito improvável.

Que bom que gostou do clube.

Em 05/03/2023 em 10:57, Cadete213 disse:

Bom jogo na Taça e perder contra uma equipa com Spurs no nome, é sempre mau, kkkkk. Os garotos não estão para brincadeira na Liga e já vão lutando pelo primeiro lugar. Que assim continue.

Expand  

Time está surpreendendo bastante na liga. Tomara que a gente continue lá em cima, apesar de eu achar difícil manter o ritmo desse início.

Em 05/03/2023 em 12:37, Marcolation disse:

Um começo muito bom, ainda mais considerando que era candidato ao rebaixamento. Antes de ver as partidas, imaginei que teria problemas - seu grande trunfo no ataque é levantar a bola na área para um jogador que tem 8 de impulsão? Parece estar funcionando, não sei se exatamente esse tipo de jogada, mas é algo para se pensar.

Gostei do elenco que tem a disposição, especialmente com um ótimo goleiro titular.

Vai ser complicado montar uma equipe na próxima temporada, e o desafio promete ser bem grande se não conquistar o acesso logo de cara, uma vez que terá que contar apenas com a base e ainda pode perder as melhores promessas após uma temporada.

Ainda sobre esse regulamento esquisito, fico me perguntando o porquê dessa regra. Imagino que possa ter algo a ver com impedir um endividamento das equipes de primeira divisão, fazendo estas terem opções de contratação sem comprometer uma taxa de transferência. Seja lá por qual razão, a regra está aí, e o que você pode fazer é seguir.

Expand  

Então, realmente o Mbesuma não é um primor em termos de impulsão. Mas tem que analisar no contexto. Eu não sei os atributos dos outros zagueiros da divisão porque estou jogando com atributos ocultos, mas na minha equipe os defensores são todos atletas muito fracos no jogo aéreo. O melhor deles é o Katlego Mohamme, que tem 9 de impulsão, 8 de equilíbrio, 7 de força. Os demais são bem abaixo disso. Então, assumindo que o restante da liga esteja nesse nível, os 8 de impulsão do Mbesuma já colocam ele em um patamar bem interessante pra divisão. E aí o cara tem 18 de força e boa agressividade e bravura para simplesmente empurrar o adversário no corpo e ganhar a jogada mesmo sem chegar lá no 3º andar.

Essa foi a minha lógica ao montar a ideia de jogo. Até aqui está funcionando. E já adianto que funcionou bem até o final, com o Mbesuma sendo peça central do nosso ataque na temporada toda.

O goleiro titular é muito acima da média. Eu espero que os outros não se liguem nisso, pois ele poderia estar em clubes de outro patamar. Se sair, será uma perda enorme.

Pois é, se continuar na segundona terei um trabalho e tanto. No meio de ano se alguma equipe vem atrás de jogadores eu fico de mãos atadas, pois não posso nem oferecer um contrato mais longo para o cara. O máximo que dá para fazer é oferecer um salário mais alto até o final da temporada e torcer para que seja o suficiente para convencer ele a ficar. Mas contra equipes da elite ou do estrangeiro não dá para competir. Nos 3 ou 4 meses finais do ano eu até consigo oferecer contrato para a outra temporada né, mas com certeza se surgir alguma grande promessa no clube esse período vai ser tarde demais.

Não sei o motivo para essa limitação de um ano nos contratos. Adoraria saber, pois é algo bem diferente do usual. Talvez seja alguma preocupação nesse sentido aí que tu falou.

Em 05/03/2023 em 18:13, Henrique M. disse:

Só porque falei no save do @mfeitosa que os saves de base estavam em falta, vieram dois de vez.

O desafio é interessante e concordo com sua afirmação de que simplifica muito o loop do FM. A pré-temporada passa voando.

Pesquisei as últimas temporadas do seu time para fazer um comparativo e considerando que eles terminaram essa temporada que você está jogando na rabeira, os resultados são extremamente positivos. E notei também que na temporada seguinte a equipe ficou em segundo lugar, mas continuou na mesma divisão na seguinte, ou seja, não é tarefa fácil contra um time que vem de cima jogando um triangular ao invés do tradicional mata-mata.

Expand  

Curiosa a coincidência. Mas save de base é um clássico né, volta e meia tem que ter um (ou dois).

Sim, essa velocidade para passar os períodos sem jogos é um dos grandes atrativos da proposta para mim. Tem que cuidar um pouco mais do staff, e responder propostas de vendas, mas é muito mais fácil do que ficar observando um monte de gente até encontrar aquele reforço perfeito. Entendo quem prefere contratar, tem seu lado divertido, só não é para mim nesse momento.

Não tinha me ocorrido fazer essa pesquisa aí dos resultados, mas achei muito interessante a informação. Claro que nem sempre o time na vida real fez aquilo que deveria, as vezes teve algum problema que não será replicado no FM. Mas parece que a previsão da imprensa não estava tão errada assim então. Agora é ver quanto tempo conseguimos manter a produção acima da expectativa.

Sobre o acesso, eu não sei nada sobre a liga sul-africana, mas acompanhando o futebol alemão já sei que é muito difícil quem está na divisão inferior vencer contra quem está na divisão superior. No caso aqui pra vencer a disputa pelo acesso tem que bater duas equipes ainda - o da divisão superior e outro da mesma divisão. Acho que o acesso só vai vir quando conseguir ser campeão mesmo.

Postado

Não sei as regras atuais, mas no FM 18, a liga da África do Sul me chamava muita atenção. Mas infelizmente eles tem uma parada muito chata do visto de trabalho para poder atuar lá. Acredito que poderia ser a liga mais poderosa da África caso fossem mais "cabeça aberta" com a questão dos jogadores estrangeiros.

Ia não só ser uma ponte de jogadores africanos para a Europa, como também voltar a valorizar o país e seus jogadores.

Steven Pienaar foi meu craque no CM 03/04 e eu contratava sempre nos FIFAs antigos de console. Muito boa sorte!

Postado
  Em 06/03/2023 em 02:13, Danut disse:

Não carreguei ninguém, não. Confesso que nem me passou pela cabeça, em parte porque como meu PC é velho eu tô acostumado a só carregar o estritamente necessário para rodar o jogo. Mas de qualquer maneira, carregar os jogadores traria algum benefício no longo prazo? Porque não acredito que vá disputar competição continental tão cedo.

Expand  

Faz diferença, sim, mas é aquela história, são escolhas e cada um faz as suas.😃

O quantidade de jogadores carregados no início de um save ficará mais ou menos constante durante as temporadas. Os newgens que serão a reposição dos jogadores aposentados correspondem às ligas ativas no save e às nacionalidades/ligas carregadas de acordo com o tamanho da base de dados. Com poucas ligas ativas é possível que você encontre, fora delas, muitas equipes com jogadores cinzas, o que sabidamente torna o jogo menos competitivo. 

Uma maneira de ter maior precisão sobre a nacionalidade dos jogadores carregados e que serão repostos por newgens é usar uma base de dados personalizada, onde você pode garantir que jogadores de determinadas nacionalidades/ligas estejam presentes, mesmo quando as ligas não estejam ativas, já que ligas em "apenas visualização" não carrega os jogadores.

Se quiser conhecer mais sobre as diferenças de ligas ativas, inativas, apenas visualização, geração de newgens, sugiro as leituras:

E também: esse post do fórum da SI e esse post do FMScout.

PS: @Fujarra Gostei do banner. Ficou bem legal. Parabéns.

Postado (editado)
  Em 06/03/2023 em 11:42, GGilson disse:

Faz diferença, sim, mas é aquela história, são escolhas e cada um faz as suas.😃

O quantidade de jogadores carregados no início de um save ficará mais ou menos constante durante as temporadas. Os newgens que serão a reposição dos jogadores aposentados correspondem às ligas ativas no save e às nacionalidades/ligas carregadas de acordo com o tamanho da base de dados. Com poucas ligas ativas é possível que você encontre, fora delas, muitas equipes com jogadores cinzas, o que sabidamente torna o jogo menos competitivo. 

Uma maneira de ter maior precisão sobre a nacionalidade dos jogadores carregados e que serão repostos por newgens é usar uma base de dados personalizada, onde você pode garantir que jogadores de determinadas nacionalidades/ligas estejam presentes, mesmo quando as ligas não estejam ativas, já que ligas em "apenas visualização" não carrega os jogadores.

Se quiser conhecer mais sobre as diferenças de ligas ativas, inativas, apenas visualização, geração de newgens, sugiro as leituras

PS: @Fujarra Gostei do banner. Ficou bem legal. Parabéns.

Expand  

Bah, pior que eu já tinha lido esses links que tu indicou (o do fórum da SI não, mas os outros dois sim). Só não lembrava mais. Achava que carregar jogadores só tinha impacto no curto prazo, aí nem me preocupei mesmo. Pelo visto também tem pouco impacto na performance, então poderia ter feito. Bem, vai ficar para um próximo save. 

E o banner do Fujarra ficou muito legal mesmo. Na empolgação de postar esqueci de dar os créditos, mas vou corrigir isso. 

EDIT: Esqueci de responder o outro post.

Em 06/03/2023 em 02:43, Banton disse:

Não sei as regras atuais, mas no FM 18, a liga da África do Sul me chamava muita atenção. Mas infelizmente eles tem uma parada muito chata do visto de trabalho para poder atuar lá. Acredito que poderia ser a liga mais poderosa da África caso fossem mais "cabeça aberta" com a questão dos jogadores estrangeiros.

Ia não só ser uma ponte de jogadores africanos para a Europa, como também voltar a valorizar o país e seus jogadores.

Steven Pienaar foi meu craque no CM 03/04 e eu contratava sempre nos FIFAs antigos de console. Muito boa sorte!

Expand  

Sim, essa questão do visto de trabalho existe ainda. Para o meu save não deve afetar né, pois não vou contratar ninguém mesmo. Inclusive quanto mais difícil para os adversários trazerem atletas de fora, melhor :D Diminui a concorrência. Mas realmente quando se quer contratar deve incomodar. 

Pienaar tava no Dortmund bem ali na época que comecei a jogar FM. Lembro bem dele por isso (e só por isso mesmo, que na vida real a passagem no clube foi totalmente apagada). 

Valeu :D 

Editado por Danut

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...