Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado

ryanfmteach2-758x426.png.547ae78c1c3c1b33cc9ff053be84e56a.png

Essa nova funcionalidade/área foi inserida na versão 2022 do jogo e desde então tem ganhado cada vez mais importância pra quem se arrisca a experimentar e se aprofundar dentro das informações que ela te traz.

Eu confesso que ainda não tô 100% ambientado com ela hahaha, é informação pra cacete e demanda TEMPO (principalmente) e um “pouco” de conhecimento pra interpretar tudo o que ela fornece. Mas de qualquer maneira, tô me forçando a cada vez mais inseri-la na minha rotina de jogo...

E vocês? Usam? Se sim, como costumam personalizar as informações e gráficos disponíveis? O que acham mais relevante de se observar? O que realmente é útil ali?

---

Pra não chegar aqui de mãos abanando sobre o tema hahahaha, vou deixar dois materiais que acho relevantes/úteis a quem quiser se aprofundar. São dois vídeos de youtubers de FM diferentes e que costumo acompanhar.

p.s: postei somente a parte 2 do Fefux ali pois acho mais valiosa quanto à informações, mas recomendo assistir a parte 1 (outro vídeo) no canal dele também. E no canal do Taticamente ele tem pelo menos mais 2 outros vídeos correlacionados sobre central de dados, os quais também recomendo a assistirem!

Postado

Bem, eu caí no FM 23 mês passado e ainda não consegui me aprofundar muito nele, mas a central de dados é realmente uma novidade interessante, o que seria fantástico de implementar nas próximas versões, é uma central de dados por liga carregada, com certeza iria facilitar o trabalho e vai ficar algo bem ao estilo Moneyball.

• Diretor Geral
Postado
2 horas atrás, Johann Duwe disse:

Bem, eu caí no FM 23 mês passado e ainda não consegui me aprofundar muito nele, mas a central de dados é realmente uma novidade interessante, o que seria fantástico de implementar nas próximas versões, é uma central de dados por liga carregada, com certeza iria facilitar o trabalho e vai ficar algo bem ao estilo Moneyball.

Cara, já que você tá se familiarizando com essa ferramenta só agora no 23, recomendo investir um tempinho pra conhecê-la melhor e consumir conteúdo sobre ela dentro da comunidade do FM na internet. Tem bastante coisa, e faz uma boa diferença. A gama de dados que ela te fornece é absurda.

E concordo contigo que, quando implementarem o acesso dessa ferramenta pra cada liga carregada dentro do save vai ficar ainda melhor. Só não sei a viabilidade disso, já que consumiria bastante do processador e pesaria ainda mais no jogo.

• Vice-Presidente
Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Cara, já que você tá se familiarizando com essa ferramenta só agora no 23, recomendo investir um tempinho pra conhecê-la melhor e consumir conteúdo sobre ela dentro da comunidade do FM na internet. Tem bastante coisa, e faz uma boa diferença. A gama de dados que ela te fornece é absurda.

E concordo contigo que, quando implementarem o acesso dessa ferramenta pra cada liga carregada dentro do save vai ficar ainda melhor. Só não sei a viabilidade disso, já que consumiria bastante do processador e pesaria ainda mais no jogo.

Faz mesmo? Continuo jogando FM como sempre joguei e isso não fez diferença nenhuma na minha vida.

• Diretor Geral
Postado
8 minutos atrás, Henrique M. disse:

Faz mesmo? Continuo jogando FM como sempre joguei e isso não fez diferença nenhuma na minha vida.

Experimenta usar.

• Vice-Presidente
Postado
2 minutos atrás, Leho. disse:

Experimenta usar.

Pra que? Qual o ganho? Qual a vantagem? O jogo continua igual.

• Diretor Geral
Postado
9 minutos atrás, Henrique M. disse:

Pra que? Qual o ganho? Qual a vantagem? O jogo continua igual.

Ué, mas você nem experimentou pra tirar essas conclusões... experimenta primeiro e depois volta aqui hahahaha.

Postado

no pós-jogo se já tem bastante experiência em analisar certos dados talvez não precise, mas como ferramenta do in-game aí sim muda muita coisa, pois é como os treinadores usam na vida real durante uma correção de rumo do time.

lembro dum jogo nessa última copa de mundo feminina em que o treinador dos 🇺🇲 acessou o app no tablet e fez uma mudança lá, deu a instrução para as atletas e o time dominou a partida.

xitado d+ 😁😁😁

• Vice-Presidente
Postado
4 horas atrás, Leho. disse:

Ué, mas você nem experimentou pra tirar essas conclusões... experimenta primeiro e depois volta aqui hahahaha.

Eu estou te perguntando porque eu quero saber. Você trouxe a parada para debate e não disse como usa e nem quais são as vantagens que você vê nisto.

Eu não uso porque não vejo utilidade na ferramenta, porque não adiciona nada de relevante na minha experiência. Gostaria que você pudesse me elucidar se ela ou não utilidade, quais as vantagens, para talvez repensar meu ponto. As minhas conclusões já foram tiradas, mas não significa que são absolutas.

• Diretor Geral
Postado
17 horas atrás, Henrique M. disse:

Eu estou te perguntando porque eu quero saber. Você trouxe a parada para debate e não disse como usa e nem quais são as vantagens que você vê nisto.

Eu não uso porque não vejo utilidade na ferramenta, porque não adiciona nada de relevante na minha experiência. Gostaria que você pudesse me elucidar se ela ou não utilidade, quais as vantagens, para talvez repensar meu ponto. As minhas conclusões já foram tiradas, mas não significa que são absolutas.

Eu criei o tópico justamente pra fomentar uma discussão e a troca de informações/experiências sobre essa ferramenta, até porque como já disse ali no primeiro post eu também estou aprendendo a usá-la e não domino perfeitamente a ponto de vir aqui dar aula sobre o assunto.

Mas do pouco que usufruí dela até aqui, dá pra dizer que consegui constatar uma má fase do meu goleiro titular, depois fui atrás de um substituto pro lugar dele, além de prospectar outros bons nomes que estavam se destacando estatisticamente no campeonato (zagueiro, volante e etc, etc). Isso mais na questão das futuras contratações.

No desempenho da equipe, também dá pra se ter uma ideia se a estratégia definida está tendo sucesso dentro de campo, por exemplo: queria um time de posse de bola mas que criasse chances com passes mais verticais e objetivos, e consegui constatar isso por meio da ferramenta. Enfim, são exemplos de aplicações práticas dentro do jogo, mas meu intuito aqui é mais aprender/absorver do que ensinar, rs rs.

Postado

Conhecia muito pouco dessa plataforma da Central de dados, pra não dizer que não conhecia nada. Achei interessante principalmente pra auxiliar na identificação de pontos fracos da equipe, de forma quantitativa.

A questão de avaliar números de jogadores do mesmo campeonato, pensando em possíveis reforços, também é bem legal.

Postado

Não gostei da forma como a ferramenta foi proposta. Acho que sua interface tem de ser mais amigavel para qualquer nivel de usuario.   
Essa ferramenta deveria ser tao simples e evidente como o relatorio do adjunto sobre o time que fala dos pontos fortes/fraquezas.
Torço que seja aperfeiçoado pois ai a central seria ate divertida./interessante e n tediante.

Postado
11 horas atrás, Felipe Franco disse:

Não gostei da forma como a ferramenta foi proposta. Acho que sua interface tem de ser mais amigavel para qualquer nivel de usuario.   
Essa ferramenta deveria ser tao simples e evidente como o relatorio do adjunto sobre o time que fala dos pontos fortes/fraquezas.
Torço que seja aperfeiçoado pois ai a central seria ate divertida./interessante e n tediante.

se dermos vários feedbacks no fórum da SI devem aprimorar nas próximas versões.

• Diretor Geral
Postado
Em 04/03/2023 em 21:03, Felipe Franco disse:

É uma ferramenta nova, com certeza vão trabalhar em cima dela nas próximas versões... concordo contigo que a interface ainda não é das mais amigáveis, eu fico perdido direto com tanto gráfico HAHAHAHAHAHA! Mas é isso, como o @felipevalle bem disse nossa parte é dar um retorno à eles (via fórum da SI) e aguardar.

Postado
Em 04/03/2023 em 21:03, Felipe Franco disse:

Isso é verdade. A parte de análise do próprio elenco, que da pra separar por zona de campo (Goleiros, Zaga, Meias e Atacantes) fica um pouco melhor de visualizar e analisar.

• 1 mês depois...
Postado

Eu usei muito no FM22 e agora no FM23 eu tô usando, mas em momentos mais específicos, porque eu gastava muito tempo olhando os dados dos jogadores e das equipes que demorava horrores pra jogar mesmo.

O primeiro ponto que melhorou bastante com o Data Hub foi a própria parte da pesquisa de jogadores, que eu achei mais interessante pesquisar pelos dados de rendimento deles do que especificamente por atributos; mandar um analista estabelecer um relatório sobre um determinado jogador ainda não está no ponto de bala que eu esperava mas já percorreu um bom caminho. A possibilidade de analisar como um adversário tende a jogar, as movimentações e corridas verticais que os jogadores deles fazem é uma coisa interessante que já me fez dar alguns nós táticos super agradáveis na IA (e tomar também, porque nesse FM23 a IA está um pouco mais reativa e se adapta melhor às situações tanto antes quanto durante o jogo). Também já achei jogadores que aparentemente ninguém no meu time gostou que eu tivesse contratado e chegou caindo como uma luva para fazer uma função que eu precisava e pegou a titularidade fácil demais.

O maior problema mesmo é que a interface é muito desagradável pra uma primeira vista, porque é muita informação jogada que você não faz ideia de como lidar para extrair alguma coisa daquilo. Também tem a parte que os dados rudimentares de times com poucos analistas, que é o que muita gente gosta de jogar, é genérico demais pra poder entender muitas coisas mais específicas e dificilmente alguém vai lá na salinha da direção pedir pra ter mais analistas, da mesma forma que a diretoria raramente aumenta sem que se peça, então se perde muita possibilidade nesse meio aí e acaba que as pessoas não sentem nenhuma diferença mesmo, porque realmente não utilizar a central de dados não vai ter impacto nenhum na jogabilidade enquanto ter a possibilidade de usar e entender melhor como seus próprios jogadores rendem em funções e tarefas distintas, ou compreender minuciosamente como o adversário joga para planejar estratégias de forma a neutralizar o jogo deles, ou até mesmo encontrar potenciais jogadores que seriam boas aquisições para o seu time só melhoraria a qualidade de jogo.

• Diretor Geral
Postado
32 minutos atrás, Herr Jones disse:

[...] Também já achei jogadores que aparentemente ninguém no meu time gostou que eu tivesse contratado e chegou caindo como uma luva para fazer uma função que eu precisava e pegou a titularidade fácil demais.

Tenho usado bastante nesse sentido de "buscar reforços" e mesmo que eu acabe não contratando todos os destaques de lá, geralmente os nomes são de jogadores meio que fora do radar dos olheiros e isso por si só já vale a "pescaria" por ali hahahah. É legal olhar também pro próprio elenco, e como você mesmo diz compreender melhor como seus atletas estão desempenhando suas funções dentro da tática.

É claro que tudo isso demanda tempo, aí se o caboclo não tem tanto assim sobrando e nem tá querendo mergulhar nisso profundamente dá pra passar reto pela central e tranquilo, a jogatina segue. Mas pra quem lança mão dela, é mais uma ferramenta que pode melhorar sua perícia dentro das partidas e análises dos jogadores.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...