Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clubes realizam reunião para discutir a criação da Liga Brasileira. Agora vai?

Posts Recomendados

Postado (editado)
  Em 10/07/2023 em 19:15, Rodrigodm disse:

"O negócio consiste na venda dos direitos comerciais dos clubes, referentes ao Campeonato Brasileiro, por 50 anos. Os investidores se comprometem a pagar até R$ 4,85 bilhões e, em contrapartida, receberão 20% das receitas futuras durante a duração da sociedade." Ta na notícia que o Dan Cunha colocou sobre o grupo do Botafogo etc.

https://ge.globo.com/futebol/noticia/2023/07/06/botafogo-coritiba-cruzeiro-e-vasco-anunciam-novo-grupo-para-criar-nova-liga.ghtml

É 20% da receita futura por 50 anos dos direitos comerciais. Se o grupo vender placa de publicidade, direitos de um jogo tipo fantasy, direitos em rede sociais, direitos de televisão, direitos de qualquer receita que inventarem, abate 20% para o grupo por 50 anos. A não ser que existam limitações nos contratos. Mas até onde eu vi, é isso. Por isso que a possibilidade de não vender 20% ou vender um percentual menor me parece melhor.

Expand  

Tem que ver quanto é o bolo disso atualmente. Por que os clubes podem rasgar dinheiro se venderam 20% de todo o bolo de grana comercial. Porém, eu imagino que talvez seja isso mesmo. O fundo comprou esses 20% por 2,5Bi da LFF , pegar só 20% de direitos de TV tem um risco grande pra eles. 

Editado por tod
Postado

Clubes precisam reconhecer que nem todos têm o mesmo tamanho, diz CEO da SIG

Mostrar conteúdo oculto

Postado
  Em 10/07/2023 em 15:33, tod disse:

O fundo pretende ganhar dinheiro apostando na valorização dos direitos de TV. Eu não sei os números corretos, mas eu ACHO que é algo em torno de 1,5BI o valor total do Brasileirão que a globo pagou por 5 anos. Então se os valores permanecerem iguais, dá 15bi em 50 anos e 20% disso é 3Bi, eles estão pagando 2,5Bi por menos clubes. Logo ,estão apostando que o valor vai aumentar., se não é preju.

Expand  

Os valores divulgados são sempre por temporada. A Globo fechou 2019-2024 por volta de R$1,1B/ano pra TV e PPV. Deve ter uns adicionais depois considerando internet e os clubes que estavam com a Turner e depois fecharam com a Globo também.

Por isso o risco é quase nulo, o negócio é mais como um empréstimo bancário com o percentual sendo a forma de pagamento. Por isso também que é diferente de adiantamento, porque nesse caso o valor seria parte de um contrato total já definido.

Postado (editado)
  Em 10/07/2023 em 21:31, Douglas. disse:

Os valores divulgados são sempre por temporada. A Globo fechou 2019-2024 por volta de R$1,1B/ano pra TV e PPV. Deve ter uns adicionais depois considerando internet e os clubes que estavam com a Turner e depois fecharam com a Globo também.

Por isso o risco é quase nulo, o negócio é mais como um empréstimo bancário com o percentual sendo a forma de pagamento. Por isso também que é diferente de adiantamento, porque nesse caso o valor seria parte de um contrato total já definido.

Expand  

Mas se for 1,1Bi ano. Pq diabos os clubes vão vender 20% por 50 anos? Não faz sentido para os clubes, principalmente os grandes. Por que a liga já nasce com valor de 50Bi em 50 anos, se não aumentar nem um real, 20% disso é 10Bi, os fundos ofereceram 4,8bi por todos os clubes.

Um empréstimo com baixíssimo risco, os clubes vão usar a grana para contratar um monte de jogador ruim da Europa, depois vão ter essa força de 20% na receita e vão reclamar que Flamengo e corinthians ganham muito. Dou 3 anos para isso colapsar. 

Editado por tod
Postado
  Em 10/07/2023 em 22:03, tod disse:

Mas se for 1,1Bi ano. Pq diabos os clubes vão vender 20% por 50 anos? Não faz sentido para os clubes, principalmente os grandes. Por que a liga já nasce com valor de 50Bi em 50 anos, se não aumentar nem um real, 20% disso é 10Bi, os fundos ofereceram 4,8bi por todos os clubes.

Um empréstimo com baixíssimo risco, os clubes vão usar a grana para contratar um monte de jogador ruim da Europa, depois vão ter essa força de 20% na receita e vão reclamar que Flamengo e corinthians ganham muito. Dou 3 anos para isso colapsar. 

Expand  

É isso que foi pouco falado, sobre o quê mais envolve essa entrada de um investidor, porque sendo só isso do dinheiro nem precisava ter a discussão de também dar poder de decisão sobre formatação de uma eventual liga, etc. Só essa taxa de retorno já valeria o negócio pelo lado deles.

Caso com alguns paralelos, parece que essa é uma matéria anterior que foi atualizada recentemente sobre os clubes alemães terem rejeitado um negócio um pouco similar pra venderem parte dos direitos da liga deles, que já existe: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2023/05/30/entenda-porque-os-clubes-alemaes-recusaram-bolada-de-euro2-bilhoes-apesar-da-hegemonia-do-bayern.ghtml

Postado

Atletico não era um dos líderes da forte? Bela trairagem. 

Postado

Tinham me falado que a Libra tinha morrido...

Postado
  Em 11/07/2023 em 17:14, Rodrigodm disse:

Atletico não era um dos líderes da forte? Bela trairagem. 

Expand  

Não defendendo, parexe que a BTG está dentro da SAF do Galo, ou seja... mandaram sair.

Postado
  Em 11/07/2023 em 20:18, Sunday disse:

Não defendendo, parexe que a BTG está dentro da SAF do Galo, ou seja... mandaram sair.

Expand  

Se for isso, fecha o clube pq acabou né.

Postado

E no final o Atlético mg vai virar a cadelinha do Flamengo no outro grupo, que fim patético. 

Postado

Não eram eles a encabeçar o outro grupo e não se sujeitar aos clubes do eixo? Hahaha que piada! 

Depois querem falar mal do Flamengo que só pensa nele, a verdade que TODOS só olham para o próprio umbigo, e as vezes se passam de bom moço pra poder atrair outros para o seu lado, só que na primeira oportunidade roem a corda...

E não concordo com a postura do Flamengo. Que chegou em um nível que pra conseguir crescer mais, só vai ser possível se o todo crescer junto... Mas novamente, a ignorância impera. 

Postado

Daqui a pouco Cruzeiro, Vasco e Fluminense voltam pra Libra e aí acabou essa história de Forte Futebol. Internacional não se decidiu. Botafogo saiu fora, mas Textor já deu a entender que alinha do lado do que se resolver mais rápido.

Daí vai ser Petraglia contra o resto do mundo. Sempre ele.

Postado
  Em 11/07/2023 em 23:35, StrongAxe disse:

Daqui a pouco Cruzeiro, Vasco e Fluminense voltam pra Libra e aí acabou essa história de Forte Futebol. Internacional não se decidiu. Botafogo saiu fora, mas Textor já deu a entender que alinha do lado do que se resolver mais rápido.

Expand  

Só 3 clubes ainda não assinaram. Internacional, Náutico e ABC.

Postado

Vi comentários que na libra existe um acordo para negociarem em bloco mas é opcional a venda(adiantamento) desses 12,5%. 

Postado
  Em 11/07/2023 em 20:18, Sunday disse:

Expand  

Sim, o Galo tem quase 200mi em dívidas com o BTG, e eles junto com os 4Rs, decidiram por ir pra Libra, o presidente do Galo até se desculpou na nota que anuncia o acerto com a Libra e a saída do LFF

Postado
  Em 11/07/2023 em 18:35, raskor disse:

Tinham me falado que a Libra tinha morrido...

Expand  

Po, ganharam o Galo e perderam Botafogo, Vasco e Cruzeiro... me parece que não foi uma boa troca

Postado
  Em 12/07/2023 em 01:30, Vinicius Vaz / Gaúcho disse:

Po, ganharam o Galo e perderam Botafogo, Vasco e Cruzeiro... me parece que não foi uma boa troca

Expand  

Um cavalo paraguaio minúsculo, um time falido e um time de meio de tabela por um dos top 3 no Brasil na atualidade e pronto para se consolidar como tal por meio da SAF.

A Libra hoje tem os 3 times mais ricos, os outros três grandes do principal centro do país, o maior do Nordeste e o maior do Sul. 

No G4 do Brasileirão, 3 são da Libra e um é do bloquinho novo. 

Foi uma boa troca.

A LFF tem muitos times, mas a Libra tem os times de peso e isso influencia, e muito, nas questões relacionadas as cotas de TV, unificação dos grupos, etc.

Postado
  Em 12/07/2023 em 13:18, raskor disse:

Um cavalo paraguaio minúsculo, um time falido e um time de meio de tabela por um dos top 3 no Brasil na atualidade e pronto para se consolidar como tal por meio da SAF.

A Libra hoje tem os 3 times mais ricos, os outros três grandes do principal centro do país, o maior do Nordeste e o maior do Sul. 

No G4 do Brasileirão, 3 são da Libra e um é do bloquinho novo. 

Foi uma boa troca.

A LFF tem muitos times, mas a Libra tem os times de peso e isso influencia, e muito, nas questões relacionadas as cotas de TV, unificação dos grupos, etc.

Expand  

No fim das contas, eu acredito que o valor que os grupos vão receber vai ser bem parecido, a diferença é que pro Flamengo receber o valor que pretende, alguém vai ter q abrir mão do seu, vamos ver até quando isso dura... No mais, o Botafogo eu até concordo com relação ao que tu falou, agora, Vasco e Cruzeiro são muito maiores que o Galo... o Vasco é top4 do país, esse time ainda ser gigante depois de tudo que passou nos últimos tempos só comprova o tamanho da força deles, embora eu ache q fizeram um péssimo negócio com a SAF...

Eu fico triste pq eu acho que o melhor pra todo mundo era uma Liga como é na Premier, mas como falou o cara na matéria que colocaram acima, isso só vai acontecer o dia que a legislação obrigar a negociar de forma conjunta os direitos de transmissão do campeonato

Postado
  Em 12/07/2023 em 14:11, Vinicius Vaz / Gaúcho disse:

No fim das contas, eu acredito que o valor que os grupos vão receber vai ser bem parecido, a diferença é que pro Flamengo receber o valor que pretende, alguém vai ter q abrir mão do seu, vamos ver até quando isso dura... No mais, o Botafogo eu até concordo com relação ao que tu falou, agora, Vasco e Cruzeiro são muito maiores que o Galo... o Vasco é top4 do país, esse time ainda ser gigante depois de tudo que passou nos últimos tempos só comprova o tamanho da força deles, embora eu ache q fizeram um péssimo negócio com a SAF...

Eu fico triste pq eu acho que o melhor pra todo mundo era uma Liga como é na Premier, mas como falou o cara na matéria que colocaram acima, isso só vai acontecer o dia que a legislação obrigar a negociar de forma conjunta os direitos de transmissão do campeonato

Expand  

So a libra dar a oportunidade de fechar uma porcentagem menor ja valeria a pena pra qualquer clube participar dela. Essa venda de 20% por 50 anos me parece uma loucura total. 

• 2 semanas atrás...
Postado

Por isso que essa participação dos fundos está mal explicada. O detalhe mais prático é só esse, de que vão procurar acordos de venda dos direitos do bloco que representam, mas essa intermediação precisava de tudo isso se os clubes nem são obrigados a aceitar o que for proposto?

Postado
  Em 28/07/2023 em 12:45, Douglas. disse:

Por isso que essa participação dos fundos está mal explicada. O detalhe mais prático é só esse, de que vão procurar acordos de venda dos direitos do bloco que representam, mas essa intermediação precisava de tudo isso se os clubes nem são obrigados a aceitar o que for proposto?

Expand  

O problema que já tao assinando algo por 50 anos. Desde do começo ta muito claro que quem não vender porcentagem por um período tão longo se dará melhor. 

• 1 mês depois...
Postado

https://ge.globo.com/negocios-do-esporte/noticia/2023/08/31/investidores-de-condominio-entre-safs-e-forte-futebol-vao-a-mercado-levantar-r-800-milhoes-entenda.ghtml

Pelo menos uma ponta do que comentei antes está aí, até então não tinha explicação nenhuma do porquê os clubes precisavam formar sociedade pra fazer a negociação de direitos. Ainda falta alguma explicação do porquê esses serviços não poderiam ser negociados de outra forma, com preço fixo ao invés de comprometer o percentual futuro, ou porquê negociar em percentual seria mais vantajoso...

• 1 mês depois...

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...