diegodfa Postado 22 de Novembro 2023 Denunciar Postado 22 de Novembro 2023 (editado) Em 19/11/2023 em 19:01, Banton disse: Caramba, parabéns! Vem um assistente técnico aí. Seu trabalho é espetacular. Até me inspirou em um save aqui a começar prestar mais atenção nesses pequenos detalhes do jogo. Estou valorizando mais as estatísticas que o jogo disponibiliza. Estou tentando encaixar essa tática só que ela em "Defensiva". Porquê essa formação é extremamente ofensiva, então quero equilibrar as coisas e a mentalidade Defensiva abaixa o ritmo, então, ficaria algo coeso. Mas não estou tendo muito sucesso. A equipe segura muito o resultado. Geralmente a maioria dos gols que eu faço é de bola parada ou alguma falha bizonha do adversário. Dificilmente é mérito da equipe. Mudei para "Contra-Atacar". Vamos ver se muda algo e deixamos de ser tão passivos. Encontrei esse vídeo. Não sei se é inspirado nesse tópico ou no original, mas aqui ele agrega bastante sobre essas 3 táticas numa partida. Eu tenho utilizado apenas duas. Uma atacante com bloco baixo e uma cautelosa com bloco alto. Não tem um meio termo. Talvez por isso não estou tendo tanto sucesso. O assistente tecnico chegou e demandou horas de trabalho em horários aleatórios rsrs Então essa sua tática jogando na mentalidade Defensiva que é um tipo de mentalidade defensiva assim como as mentalidade Cautelosa e Muito defensiva são ideais para confrontos onde sua equipe não é a favorita, não terá a posse e vai se manter no próprio terço defensivo e são mentalidades que de largada já tem menos riscos. No caso da Defensiva ela é utilizada quando vc claramente não é favorito ao jogo e você espera que o adversário vai conseguir colocar uma pressão alongada no seu terço defensivo, mantem jogadores atras da bola restringe o espaço no meio, desacelera o jogo buscando frustrar o adversário e tirar o Ritmo da partida, busca jogadas de bola direta para os atacantes seguidas de passes certeiros e rápidos para fazer os gols no contra ataque. Eu particularmente só uso essa mentalidade quando chega no fim do jogo, prefiro a Cautelosa, o fato de não gostar é pq ela força muita ligação direta... Sua tática tem as parcerias diretas necessárias para um jogo montado para o contra ataque pelo meio e pelo lado esquerdo (Traços Rosas) quanto mais grosso o traço mais risco tem essa ligação, a tentativa da bola longa é mais arriscada, no meu entender pra esse tipo de tatica funcionar considerando que vc vai fazer uma Defesa Cautelosa/Sem pressão (Vc não disse qual seu estilo defensivo Agressivo/Com Pressão ou Cauteloso/Sem Pressão) vc vai precisar de excelente passadores, pq o risco no passe é muito alto, se não passarem bem esse passe direto vai ser somente pra entregar a posse pro adversário, principalmente na linha de defesa e nos jogadores a frente da defesa, vc tb que deve ter um time com boa presença fisica, aerea, foco, consciencia sem bola capacidade de marcação e desarme. Nos jogadores de frente eles precisam ter boa mobilidade e movimento sem bola pra criar essas conexões inteligentes entre os jogadores e o contra ataque ocorrer com mais naturalidade. No seu lado direito perceba que existem mais parcerias amarelas que são de sobreposição, aqui vc precisa tomar um cuidado apenas no caso do seu time estar no ultimo terço e perder a bola, esses jogadores precisam de boa transição senão vão ser pegos fora de posição e pode ser difícil fazer Contra Pressão e o adversário pode aproveitar essa transição mais lenta, se esse não for o caso o uso do Reagrupar pode equilibrar melhor isso em times com transição mais lenta. Mas não estou tendo muito sucesso. A equipe segura muito o resultado. Geralmente a maioria dos gols que eu faço é de bola parada ou alguma falha bizonha do adversário. Dificilmente é mérito da equipe. Isso aqui pode ser devido sua tatica ter muitas instruçoes de baixo risco, e somado a mentalidade tb de baixo risco vai criar um cenario onde seu time tem uma posse inutil e não vai fomentar contra ataques, imagina; Mentalidade: Defensiva Com Posse Passe e Ritmo: Baixo Liberdade criativa: Mais disciplinado Jogar a partir da defesa: SIM Levar bola ate a área: Sim Em Transição Reagrupar/Manter Formação Sem Posse Linha Engajamento: Baixa Linha Defensiva: Baixa Pressão: Menos urgente Desarme: Suave Todas essas instruções são de baixo risco, então esse minha tática teria demasiadas instruções de baixo risco, seria difícil manter a posse e aproveitar qualquer situação favorável a minha equipe, precisa de mais equilíbrio, principalmente se for iniciar um jogo. Agora onde vc vai encontrar esse equilíbrio? depende do que vc tem em mãos, faz sentido eu mandar um desarme agressivo se meu time não tem essa capacidade, vai ser ali que eu vou aumentar o risco? Mas pode ser que um Contra atacar e um Contra pressão na fase de transição minha equipe seja muito capaz de fazer, então da pra buscar equilíbrio marcando essas opções, poderia também mandar Enfrentar defesa ou arrematar assim que possível, enfim tem que buscar equilíbrio nas instruções onde seu time é capaz de entregar algo senão vc vai aumentar um risco onde nao faz sentido pra vc. Para Aumentar o risco do seu estilo de jogo você pode adicionar ou aumentar instruções de mais risco, também pode remover ou reduzir instruções de menor risco, o inverso vale para um estilo de maior risco. Vc tb tem que avaliar se faz sentido jogar todos os jogos na mentalidade Defensiva, vai ter jogo que esse cenário não se encaixa e ai é melhor alterar pra cauteloso, equilibrado, não dá pra ficar refém só de uma mentalidade. Eu falei de varias capacidades acima Presença Física, Foco, Consciência etc.. de maneira resumida os atributos Mentais que pra mim muitas vezes é dificil de assimilar e que acaba me fazendo desvalorizar algum atributo, que estão norteando essas habilidades são; Jogadores De modo Geral, pra mim esses são os principais atributos de um jogador seja qual for a posição que ele vai jogar, as vezes não da pra ter tudo e acaba abrindo mão de algo; Compostura Concentração Indice de Trabalho Trabalho em equipe Antecipação Decisão Jogadores defensivos: Posicionamento Jogadores ofensivo: Sem Bola, Aceleração, Agilidade, Velocidade (Esses atributos físicos são a mobilidade do jogador, que eu acredito ser importante pensando num bom contra ataque) Outros atributos interessantes; Determinação, Bravura, Agressividade Bom vc disse que colocou o Contra Atacar, acredito que marcou a opção de Contra Ataque na parte de Transição (essa guia e instruções de transição ao meu ver é a cereja do bolo da sua tática essas instruções tem muito peso na busca desse equilíbrio de riscos), faz muito sentido no que você está buscando, mas qual é a real capacidade e o limite do seu time encaixar esse contra ataque na bola longa? Sobre o vídeo eu ja tinha visto em algum momento, acho que é valido mas usaria apenas 2 táticas idênticas com mentalidades diferentes, a questão do bloco que ele diz baixo e alto em cada tática, não faria tanta diferença assim, quando vc mexe apenas nas alturas das linhas não tem impacto grande na familiaridade, então eu faria isso a qualquer momento dependendo da circunstancia do jogo, e faço muitas vezes antes do jogo começar. O que precisa ser treinado e não gosto de mudar drasticamente é o Desenho tático a pressão exercida sem bola, o passe e o ritmo isso ai se vc mexer vai ter bastante impacto, então cada vez mais uso 2 táticas iguais com mudanças na Mentalidade, pressão, passe e ritmo (não necessariamente em tudo), e a terceira tática seria uma mais diferente que vai demorar mais a ser usada, basicamente no Bahia tenho 2 táticas com 4-4-2 Losango e 1 com 4-1-4-1 (Com 2 MC e 2 Extremos Avançados) essa com extremos em não gosto muito mas quando enfrento equipes que usam 2 alas e eles são uma grande ameaça prefiro espelhar e marcar melhor o lado. Editado 22 de Novembro 2023 por diegodfa Citar
Posts Recomendados
Participe da Conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.