Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É certo punir jogadores pelo que fazem em dias de folga?

Posts Recomendados

Postado

Dois casos:

Caldense dispensa atacantes Pablo Pardal e João Diogo por indisciplina. De acordo com o clube, jogadores cometeram atos 'incompatíveis com a conduta esperada de atletas profissionais'

Guardiola defende trio do City flagrado em saída noturna: "Vão ser multados porque não me convidaram". Walker, Mahrez e Grealish aparecem em vídeo no centro de Manchester após jantar, e técnico não vê problemas: "Estou chateado porque não me convidaram"

São casos com condutas distintas, o que tem de similar é que ambos os casos aconteceram em momentos de folga, e a presunção parece ser também a mesma, de que os jogadores têm que se portar de uma certa maneira em todos os momentos.

"Código de conduta" não é algo restrito ao futebol mas tenho a impressão que é onde isso é aplicado nas condições mais restritivas possíveis. Não sei se não é uma reação desproporcional ao amadorismo folclórico de não muito tempo atrás...

A gente sabe que resultado ruim no futebol sempre vai ter uma explicação simples e aí jogadores que querem se divertir vão virar alvos fáceis nesses casos, mas não sei se não deveriam ter essa opção. A gente também sabe que se isso for habitual o jogador vai encurtar a própria carreira e também prejudicar o time atual, que é onde acho que isso acaba sendo visto como justificado, porque se um atleta de modalidade individual quiser se acabar na noite ele só prejudicaria a si.

Aí entra o outro caso do City que é quase uma nota de rodapé ali:

Em dezembro, Grealish e Foden foram advertidos pelo técnico depois que foram fotografados em uma casa noturna após vitória por 7 a 0 sobre o Leeds United. Mas, desta vez, o problema foi outro para o treinador.

Entendendo que nesse outro caso a advertência foi por causa do horário, já parece uma ação mais ponderada que multar jogadores por um jantar ou dispensar jogadores por beberem e fazerem molecagem durante o dia de folga.

Trazendo pro FM, que também tem seu código de conduta mas que vai mais nessa linha, de que você (agindo pelo clube) deve cobrar as obrigações no campo e em treinamentos.

E tudo isso dentro do escopo de ações comuns e não (possivelmente) criminosas, que aí entraria numa discussão diferente de ferir a imagem do clube por tabela. Robinho, Danilo Avelar, etc.

Enfim, é um caso que já tinha achado curioso quando veio a notícia do City mas que pega outro rumo quando falamos de clubes pequenos, porque no caso de clubes grandes daria pra argumentar que o regime especial faz parte do pacote de serem pagos como exceções entre exceções, mas isso não se aplica em clubes menores e aí eu tenho que pensar se todo clube que paga salário mínimo pra contrato de 3-4 meses vai também cobrar regime de concentração 24/7...

Postado

No meu entendimento se o desempenho do jogador foi afetado pelo que ele fez na folga vale no máximo um chamado de atenção, e só. Até pq se o rendimento dele for afetado, o treinador tem argumentos válidos pra afastar o cara do time titular. 

Postado
1 hora atrás, bstrelow disse:

No meu entendimento se o desempenho do jogador foi afetado pelo que ele fez na folga vale no máximo um chamado de atenção, e só. Até pq se o rendimento dele for afetado, o treinador tem argumentos válidos pra afastar o cara do time titular. 

O problema é que o futebol é o único "emprego" que te permite ser incompetente e não ser mandado embora (até pode, mas a real é que é inviável).

Se o cara que for pra noitada cair o rendimento mas mesmo assim ele for melhor do que o "jogador regrado" ??

As análises são muito relativas.

Postado
11 horas atrás, bstrelow disse:

O foda é tu conseguir aferir isso, não?

Postado
47 minutos atrás, ZMB disse:

O foda é tu conseguir aferir isso, não?

Em time grande não é tão difícil, claro que tem dias que o desempenho vai cair por outros fatores, mas pelo histórico do jogador tu já pode ter uma noção. 

10 horas atrás, Lewiks disse:

O problema é que o futebol é o único "emprego" que te permite ser incompetente e não ser mandado embora (até pode, mas a real é que é inviável).

Se o cara que for pra noitada cair o rendimento mas mesmo assim ele for melhor do que o "jogador regrado" ??

As análises são muito relativas.

Esse é outro ponto mesmo, mas hoje em dia cada vez mais o nível dos jogadores está parelho, se tu não for muito bom, não consegue se destacar tanto assim. Vide o Douglas Costa aqui no Grêmio, era muito melhor que a maioria, mas não se destacou em nada. 

Postado

Romário era o diabo, mas chegava no jogo e metia 3 gols.

E também tem caso de jogador que é festeiro, mas não dá conta de chegar 100% no jogo por conta disso.

Cada caso é um caso, mas no geral, concordo que deve haver uma punição caso o desempenho em campo seja afetado.

Postado

No caso específico da Caldense, e tendo em vista que a matéria ali traz todo o caso, achei a punição exagerada, e só seria capaz de concordar se as tais "brincadeiras de risco" fossem algo que colocasse a integridade física de um terceiro em risco, o que não parece ter acontecido. Porém, também entendo que os jogadores provavelmente tinham contrato até o final do Estadual, não havia nenhuma grande multa rescisória e as vezes nem chance de multar o cara dado o salário que ele recebe.

Enfim, acho injusto punir jogadores pelo dia de folga sim, acho que esse "afetar o desempenho" só vai acontecer se o cara fizer isso toda folga ou se ele fizer fora da folga, e entendo ser impossível criar uma regra que consiga abraçar a maior parte dos exemplos, caso do código de conduta. É o tipo de situação que cabe avaliar medidas caso a caso.

Postado

Jogador de elite acho bem justo, o cara é pessoa publica. Ganha mais que CEO de empresa, se quer Riqueza, fama e poder, aguenta as consequências para conseguir isso também.

Jogador de time merda, já é mais injusto. Só que a quantidade de jogadores desses clubes que tem punições como da caldense são bem menores do que os escadolos dos medalhões. E querendo ou não, em uma cidade pequena, um jogador de futebol do principal time que aparece na TV quando joga com galo e cruzeiro, não deixa de ser uma celebridade e ter algumas regalias 

• Vice-Presidente
Postado

Desde que ele não utilize drogas, ou esteja lesionado, não vejo problemas algum. É a folga deles#.

Postado

Embora exista separação da vida pessoal e profissional. A imagem do jogador é vinculada ao time pelo qual ele joga. Se ele ficar fazendo merda na folga dele, mesmo que não haja queda no desempenho, ele vai, mesmo que indiretamente, causar prejuízo à imagem do clube. Acho um assunto bem delicado. 

Postado

Esportes de alto rendimento é complicado, principalmente nos dias de hoje que o nível de preparação e cuidados são absurdos. Se quiser tá sempre em cima é preciso tá sempre regrado, mesmo nas folgas. Não é pra deixar de curtirem, mas com moderação e controle de horário.

Jogador de futebol em grandes clubes ainda são privilegiados pq recebem uma grana boa por esse esforço, e os outros esportes que precisam se limitar ainda mais pra ter a chance de brilhar numas olimpíadas e ter algum reconhecimento depois de 4 anos treinando? 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...