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Primeiras Impressões - FM 2022


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Só passei raiva com jogadores rejeitando empréstimos por enquanto. Teve um que me fez pagar parte do salário até o fim do contrato mas isso já acontecia sempre.

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Uma coisa que não achei foi, na parte de responsabilidade da equipe técnica, o local em que decidíamos se as equipes reserva/sub-20 usariam a mesma tática da equipe principal. Já está automático.

Postado
6 horas atrás, jonnyjones81 disse:

Uma coisa que não achei foi, na parte de responsabilidade da equipe técnica, o local em que decidíamos se as equipes reserva/sub-20 usariam a mesma tática da equipe principal. Já está automático.

Já ficava na parte das táticas de cada equipe de reservas/base antes. Você pode escolher uma das 3 táticas do time principal ou deixar o treinador usar a dele:

 

gU8GsyF.jpg

 

22 horas atrás, Masca disse:

Fiquei mais estressado com Rodriguinho rejeitando proposta do Montreal Impact kkkkkkkkk

Isso aconteceu aqui agora há pouco:

 

kdMnQhf.jpg

 

Esses R$6.000,00 teriam ajudado em 2021, agora já é tarde. 😭

Postado
2 horas atrás, Douglas. disse:

Já ficava na parte das táticas de cada equipe de reservas/base antes. Você pode escolher uma das 3 táticas do time principal ou deixar o treinador usar a dele:

 

gU8GsyF.jpg

 

 

De fato. Infelizmente, para poder deixar dessa forma, não se pode controlar nada da equipe sub-20. Eu estava controlando os treinos individuais e não me permitia mexer nas táticas.

Postado
1 hora atrás, jonnyjones81 disse:

Eu estava controlando os treinos individuais e não me permitia mexer nas táticas.

Eu faço o contrário, deixo tudo com o treinador mas mudo individualmente dos jogadores que acho que devem treinar num papel diferente.

Aí inclusive meus jogadores de maior potencial já nem ficam ali, coloco no elenco principal por causa da mentoria e disponibilizo pros jogos nos times de baixo.

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O escudo do Atlético-GO sempre fica errado aqui, com um genérico. Com vocês também tá assim?

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Game Pass assinado.

Uma dica pra galera: comprem isso https://www.nuuvem.com/item/xbox-live-gift-card-digital-12-m e utilizem o cupom 25nuubox pra R$25,00 de desconto.

Depois resgatem isso no app do XBox no PC, ou na sua conta da Microsoft. Atenção, o Live é só pra console, pra usar no PC tem que fazer o upgrade pro Ultimate. Após ativado, faça o up pra Ultimate (que está na promoção de R$5,00 no 1º mês). Dessa forma, sua conta Gold passará para Ultimate, funcionando tanto pra console quanto pra PC (isso não é bug, é promoção mesmo). Após o up, CANCELE a renovação automática. Pronto, agora vc terá 13 meses de Game Pass Ultimate no PC, por apenas R$180,00. Sendo que se fosse pagar mensalmente, os 13 meses ficariam R$585,00.

Postado (editado)

PRÓS

Match Engine tá boa, mesmo jogando no 2D percebe-se uma melhoria.

Jogadores estão mais fiéis às instruções de jogo, com menos chutões e mais jogadas trabalhadas pelo meio.

--

CONTRAS

A parte de criação do visual do treinador tá bizarro. Tira que ta feio. Esse brush do Paint pra representar a barba já existia desde a versão passada?

Várias incosistências de design e interface de usuário.

Editado por Matias_
Postado

Uma coisa que ficou ruim/estranha com essa nova faixa de preço do jogador é na tela de Observação, para pesquisar os jogadores, porque normalmente colocava do mais caro pro mais barato, agora nem dá, fica meio confuso.

Postado
16 horas atrás, Matias_ disse:

PRÓS

Match Engine tá boa, mesmo jogando no 2D percebe-se uma melhoria.

Jogadores estão mais fiéis às instruções de jogo, com menos chutões e mais jogadas trabalhadas pelo meio.

--

CONTRAS

A parte de criação do visual do treinador tá bizarro. Tira que ta feio. Esse brush do Paint pra representar a barba já existia desde a versão passada?

Várias incosistências de design e interface de usuário.

também odiei a barba e as sobrancelhas dos caras kkkkk ficou horrivel

Postado

Iniciei um primeiro save com o Bahia, mas tá impossível vei.

Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-americana e Série A. Ou monta um elenco de 50 jogadores ou não tem como.

Postado (editado)

Joguei pouco até agora, eu pulei do 20 para o 22 mas porra o FM a muito tempo ta dando valor demais para interação com os jogadores. Cada interação na imprensa pesa demais, quando você fala ou não com algum zé ruela que ta reclamando também tem peso exagerado para jogadores "influentes" que são irrelevantes. Esse realismo ta ficando meio irreal.

Eu ignoro a porra toda na imprensa pq é melhor não ter nenhum ganho de performance do que arriscar falar uma merda e cair a moral do time e com o jogador que reclama eu minto para ele o tempo inteiro ,falo sempre o que o maluco quer ouvir ( que vai jogar nos próximos jogos, vou emprestar pra time merda pra ele se desenvolver , vou contratar para dar profundidade e etc), quando ele reclama eu minto de novo e as vezes da para levar o jogador no papo até a janela de transferências e vender sem muito estrago no moral do time. 

Só que essas coisinhas são muito repetitivas cara, nunca vem uma coisas de verdade mesmo. Tipo 5 jogadores pegos na orgia pela imprensa depois de uma derrota. Jogador pego dirigindo bêbado. Jogador reclamando de substituição te mandando tomar no cu ( até ja vi em algum momento reclamação por substituição em algum fm passado). Torcida quebrando carro de jogador. 

Problemas de vaidade quase não existem, porra quem não lembra edilson x pet ou marcelinho carioca x ricardinho. O proprio cr7 que "exige" ser o centro das atenções. Coisas bem melhores do que zezinho quer jogar e não anda mais o mesmo. 

Ainda aconteceu comigo uma vez de eu querer ser puxa saco do craque do time e o fdp ficar puto com o elogio. Pq ai não precisava de muito para eu me impressionar. Que bagulho burro cara.( isso em FM antigos)

Uma coisa que não tem é treino coletivo. Reservas x titulares, você testando os caras na posição. Ai é frio, tem so la aquela parte de treino meio ultrapassada. As partes psicológicas deveriam ser menos relevante também, isso é quase como acreditar que o discurso do pofexo luxa ganha jogo. Coisa da década passada achar que agitar braço, e apontar dedo deveria interferir no resultado...

Os tecnicos são meio iguais, falam de foma energica, mas acredito muito mais nas falas deles taticas e não em "boa sorte", "vão la e me impressionem". Sei la velho, acho que o fm tinha que evoluir...

 

 

Editado por tod
Postado
1 hora atrás, tod disse:

Joguei pouco até agora, eu pulei do 20 para o 22 mas porra o FM a muito tempo ta dando valor demais para interação com os jogadores. Cada interação na imprensa pesa demais, quando você fala ou não com algum zé ruela que ta reclamando também tem peso exagerado para jogadores "influentes" que são irrelevantes. Esse realismo ta ficando meio irreal.

Isso é a parte do jogo no sentido literal, pra dar ao jogador a oportunidade de fazer um ajuste fino. Você pode ignorar, como você disse, mas é um algo a mais pra que não limite a experiência puramente a estatísticas. Se não fosse assim o treinador humano teria que ser extremamente eficiente pra ter sempre o melhor time e as expectativas sempre se confirmariam.

 

1 hora atrás, tod disse:

Problemas de vaidade quase não existem, porra quem não lembra edilson x pet ou marcelinho carioca x ricardinho. O proprio cr7 que "exige" ser o centro das atenções. Coisas bem melhores do que zezinho quer jogar e não anda mais o mesmo. 

Se você tem que buscar exemplos tão isolados, é porque não é tão habitual. Mas fora isso o jogo tem limitações até jurídicas nesse ponto. Em todo caso, jogadores com "personalidades ruins" vão te causar problemas com frequência muito maior. Eu sei porque sempre tinha que treinar o Sassá...

"Ciúme" não existe no jogo mas é relativamente fácil jogadores não se gostarem se tiverem personalidades muito diferentes, só não acontece muito porque tanto a gente quando a IA acabamos montando elencos mais homogêneos mesmo sem querer. Fora isso, em times com muitas estrelas os jogadores mais ambiciosos começam a pedir a cláusula de igualar o maior contrato, que dá pra gente contabilizar como um tipo de ciúme mas que só cria problemas financeiros.

Postado (editado)
3 horas atrás, tod disse:

Joguei pouco até agora, eu pulei do 20 para o 22 mas porra o FM a muito tempo ta dando valor demais para interação com os jogadores. Cada interação na imprensa pesa demais, quando você fala ou não com algum zé ruela que ta reclamando também tem peso exagerado para jogadores "influentes" que são irrelevantes. Esse realismo ta ficando meio irreal.

Eu ignoro a porra toda na imprensa pq é melhor não ter nenhum ganho de performance do que arriscar falar uma merda e cair a moral do time e com o jogador que reclama eu minto para ele o tempo inteiro ,falo sempre o que o maluco quer ouvir ( que vai jogar nos próximos jogos, vou emprestar pra time merda pra ele se desenvolver , vou contratar para dar profundidade e etc), quando ele reclama eu minto de novo e as vezes da para levar o jogador no papo até a janela de transferências e vender sem muito estrago no moral do time. 

[…]

 


Ainda aconteceu comigo uma vez de eu querer ser puxa saco do craque do time e o fdp ficar puto com o elogio. Pq ai não precisava de muito para eu me impressionar. Que bagulho burro cara.( isso em FM antigos)

 

 

 

Cara, eu concordo demais contigo, essa parte do FM beira o insuportável às vezes. Eu sei que a ideia é trazer “realismo” pro game, mas fica chato demais, prende demais o andamento do jogo e nem é exatamente tão realista assim. 

Eu treino o Flu e o Cazares é insuportável, por exemplo: se ele vai mal no treino e eu critico, ele reclama, se ele vai bem e eu elogio ele reclama também. Que mala! Tem jogador que eu não posso nem interagir porque ele reclama simplesmente de tudo!

Se não me engano até dá pra delegar isso, mas aí tu fica dependendo do adjunto não fazer besteira e te ferrar. 

É por isso que volta e meia eu me pego jogando no Xbox: lá essa parte de dinâmica, imprensa e equipe técnica é reduzida ao mínimo, então é basicamente você como treinador criando suas táticas e botando o time em campo pra jogar. Não tem dinâmica de time e reunião de elenco pra te tirar do buraco, mas também não tem pra te afundar. 

Quando eu quero um jogo mais leve e rápido, eu jogo lá, a única coisa realmente chata é que os treinos de equipe são simplificados demais (e eu acho que nem fazem diferença de fato) e não dá pra modificar o jogo pra adicionar logos, kits, etc.  No Brasileirão isso atrapalha demais a experiência, mas em ligas licenciadas fica aceitável. 

Editado por fabioaraujo89
Postado
2 horas atrás, Douglas. disse:

Isso é a parte do jogo no sentido literal, pra dar ao jogador a oportunidade de fazer um ajuste fino. Você pode ignorar, como você disse, mas é um algo a mais pra que não limite a experiência puramente a estatísticas. Se não fosse assim o treinador humano teria que ser extremamente eficiente pra ter sempre o melhor time e as expectativas sempre se confirmariam.

Então, eu sei que cada um tem sua experiência de jogo. Porém nesse caso acima, acaba que no final é estatística também. Com um tempo você descobre que não pode falar tal coisa antes de classico, que falar x quando você não é favorito faz teu time dar um gás e etc. É muito robótico e na minha opinião deixa a desejar. Quando você é novo no game ou na empolgação das primeiras temporadas, até faz algum sentido. Na 5º temporada eu já acho maçante as mesmas perguntas, as mesmas mecânicas e etc.. 

Ah eu posso ignorar?

sim, porém também posso criticar por achar ruim. Acho até que os players tem que fazer essa reflexão. Essa mecânica de imprensa, interação está no jogo desde 2010? olhem quando foi implementado e como está 10 anos depois, praticamente a mesma coisa. pouco evoluiu..

2 horas atrás, Douglas. disse:

Se você tem que buscar exemplos tão isolados, é porque não é tão habitual. Mas fora isso o jogo tem limitações até jurídicas nesse ponto. Em todo caso, jogadores com "personalidades ruins" vão te causar problemas com frequência muito maior. Eu sei porque sempre tinha que treinar o Sassá...

Eu dei exemplos e nem são tão isolados assim com popstars como jogadores. Se eu pegar o Flamengo do elenco atual o Bruno Henrique já foi pego com carteira falsa, Gabigol em cassino ilegal, Diego furando quarentena de covid, Michael com depressão... São todos problemas pessoais mas que afetam o desempenho. É claro que o jogo não pode colocar "jogador x foi pego com 5 putas em um motel em coma alcoólico". Porém, poderiam ter cados complexos, "jogador x teve um comportamento indiferente e está em crise com a torcida". deseja dar apoio? responder perguntas sobre o ato do jogador x na entrevista. 

Na minha opinião esse tipo de experiência é ruim no jogo.

2 horas atrás, Douglas. disse:

"Ciúme" não existe no jogo mas é relativamente fácil jogadores não se gostarem se tiverem personalidades muito diferentes, só não acontece muito porque tanto a gente quando a IA acabamos montando elencos mais homogêneos mesmo sem querer. Fora isso, em times com muitas estrelas os jogadores mais ambiciosos começam a pedir a cláusula de igualar o maior contrato, que dá pra gente contabilizar como um tipo de ciúme mas que só cria problemas financeiros.

 Ciume, vaidade seria uma coisa super interessante de ter no jogo. Algo sobre gestão de grupo. Você pode lidar com um grupo estrelado como um Felipão(disciplinador) ou um Renato gaucho(sendo boleirão) ou de N formas. E os jogadores tem que ser complexos, não pode ser só ambicioso e é isso. Vai ter o cara vaidoso que tu consegue levar dando moral, tem o cara vaidoso que tu vai ter que dar esporro.

Além disso, é muito linear o jogo. Futebol não é assim. Existem atributos ocultos que tentam simular um pouco isso, mas é muito pouco. Dificilmente você vê no FM uma carreira como a do Keirrison, jogador consolidado(não era promessa mais) que acabou ou um Michael ou Mineiro que foram ser descobertos já com a idade avançada. O michael do Flamengo está chegando no auge agora com 25 anos.

No FM se você pegar uma promessa, fizer tudo certinho. dar tempo de jogo no inicio, ir colocando aos poucos. É muito grande a chance dele ser craque porque é decidido no PA, é linear. Tirando lesão, o cara não se "deslumbra", "não conhece amizades erradas" e tal. Da mesma forma se um cara nascer com PA 120, vai ser um merda, pode treinar para caralho, ganhar oportunidade para caralho, o cara é limitado. 

O exemplo do CR7 é jogado no lixo, já que o cara melhorou durante a carreira. Com 18 anos no sporting talvez um pesquisador do FM desse 170 de PA, só que o cara treinou para ser 200. O jogo deveria buscar ter uma variação para cima e para baixo de PA e não só no CA.

AHHH mas eu to exigindo demais. Bom o jogo é 200 conto, mesmo valor de horizon zero dawn(jogo foda, mundo aberto, cheio de coisa para fazer)

1 hora atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu treino o Flu e o Cazares é insuportável, por exemplo: se ele vai mal no treino e eu critico, ele reclama, se ele vai bem e eu elogio ele reclama também. Que mala! Tem jogador que eu não posso nem interagir porque ele reclama simplesmente de tudo!

Esse ponto que você tocou mostra como isso é irreal. O Cazares é um mala? sim. Só que o que ele faz de errado? Ele vive fora de forma, caga para o time que joga, não se dedica e etc.

Você acha que o cazares chega no marcão toda hora e fala? to insatisfeito tenho que jogar. Ai o Marcão fala, você ta gordo e o outro ta jogando mais e ele continua puto. E uma conversa que não faz sentido...

Postado
2 horas atrás, tod disse:

Então, eu sei que cada um tem sua experiência de jogo. Porém nesse caso acima, acaba que no final é estatística também. Com um tempo você descobre que não pode falar tal coisa antes de classico, que falar x quando você não é favorito faz teu time dar um gás e etc. É muito robótico e na minha opinião deixa a desejar. Quando você é novo no game ou na empolgação das primeiras temporadas, até faz algum sentido. Na 5º temporada eu já acho maçante as mesmas perguntas, as mesmas mecânicas e etc.. 

Ah eu posso ignorar?

sim, porém também posso criticar por achar ruim. Acho até que os players tem que fazer essa reflexão. Essa mecânica de imprensa, interação está no jogo desde 2010? olhem quando foi implementado e como está 10 anos depois, praticamente a mesma coisa. pouco evoluiu..

Eu dei exemplos e nem são tão isolados assim com popstars como jogadores. Se eu pegar o Flamengo do elenco atual o Bruno Henrique já foi pego com carteira falsa, Gabigol em cassino ilegal, Diego furando quarentena de covid, Michael com depressão... São todos problemas pessoais mas que afetam o desempenho. É claro que o jogo não pode colocar "jogador x foi pego com 5 putas em um motel em coma alcoólico". Porém, poderiam ter cados complexos, "jogador x teve um comportamento indiferente e está em crise com a torcida". deseja dar apoio? responder perguntas sobre o ato do jogador x na entrevista. 

Na minha opinião esse tipo de experiência é ruim no jogo.

 Ciume, vaidade seria uma coisa super interessante de ter no jogo. Algo sobre gestão de grupo. Você pode lidar com um grupo estrelado como um Felipão(disciplinador) ou um Renato gaucho(sendo boleirão) ou de N formas. E os jogadores tem que ser complexos, não pode ser só ambicioso e é isso. Vai ter o cara vaidoso que tu consegue levar dando moral, tem o cara vaidoso que tu vai ter que dar esporro.

Além disso, é muito linear o jogo. Futebol não é assim. Existem atributos ocultos que tentam simular um pouco isso, mas é muito pouco. Dificilmente você vê no FM uma carreira como a do Keirrison, jogador consolidado(não era promessa mais) que acabou ou um Michael ou Mineiro que foram ser descobertos já com a idade avançada. O michael do Flamengo está chegando no auge agora com 25 anos.

No FM se você pegar uma promessa, fizer tudo certinho. dar tempo de jogo no inicio, ir colocando aos poucos. É muito grande a chance dele ser craque porque é decidido no PA, é linear. Tirando lesão, o cara não se "deslumbra", "não conhece amizades erradas" e tal. Da mesma forma se um cara nascer com PA 120, vai ser um merda, pode treinar para caralho, ganhar oportunidade para caralho, o cara é limitado. 

O exemplo do CR7 é jogado no lixo, já que o cara melhorou durante a carreira. Com 18 anos no sporting talvez um pesquisador do FM desse 170 de PA, só que o cara treinou para ser 200. O jogo deveria buscar ter uma variação para cima e para baixo de PA e não só no CA.

AHHH mas eu to exigindo demais. Bom o jogo é 200 conto, mesmo valor de horizon zero dawn(jogo foda, mundo aberto, cheio de coisa para fazer)

Esse ponto que você tocou mostra como isso é irreal. O Cazares é um mala? sim. Só que o que ele faz de errado? Ele vive fora de forma, caga para o time que joga, não se dedica e etc.

Você acha que o cazares chega no marcão toda hora e fala? to insatisfeito tenho que jogar. Ai o Marcão fala, você ta gordo e o outro ta jogando mais e ele continua puto. E uma conversa que não faz sentido...

Eu entendi totalmente diferente o que você quis dizer Hahahahahahaha

Você acha que essa parte tá muito simplista e deveria ter mais complexidade e aleatoriedade.

Eu acho que essa parte do jogo já tá complexa até demais, tira muito o foco do essencial, do fundamental, porque são muitas variáveis menores e chatinhas pra controlar.

Eu demorei muito para começar a jogar FM justamente porque parecia que eu nunca ia conseguir entender o mínimo do game para ter uma experiência razoável. 
 

Mas eu entendo seu ponto, realmente depois que começamos a pegar o jeito fica um pouco repetitivo, principalmente para quem joga há muito tempo, como você. 

Postado
8 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu entendi totalmente diferente o que você quis dizer Hahahahahahaha

Você acha que essa parte tá muito simplista e deveria ter mais complexidade e aleatoriedade.

Eu acho que essa parte do jogo já tá complexa até demais, tira muito o foco do essencial, do fundamental, porque são muitas variáveis menores e chatinhas pra controlar.

Eu demorei muito para começar a jogar FM justamente porque parecia que eu nunca ia conseguir entender o mínimo do game para ter uma experiência razoável. 
 

Mas eu entendo seu ponto, realmente depois que começamos a pegar o jeito fica um pouco repetitivo, principalmente para quem joga há muito tempo, como você. 

Sim, eu acho essa parte esta muito chata e irreal (vc falar algo na entrevista não deveria afetar o rendimento). Realmente tem a versão touch ou alguma coisa assim que você tira toda essa parte. Eu acho que a IA/programação do jogo tem que ser mais complexa e você jogando tem que sentir um realismo maior. 

Tipo, o cachacares, não tem que ficar reclamando. Você como tecnico olhando o rendimento dele que pode ir lá e tentar mudar a cabeça dele para ser mais profissional ou algo assim.

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1 hora atrás, tod disse:

Sim, eu acho essa parte esta muito chata e irreal (vc falar algo na entrevista não deveria afetar o rendimento). Realmente tem a versão touch ou alguma coisa assim que você tira toda essa parte. Eu acho que a IA/programação do jogo tem que ser mais complexa e você jogando tem que sentir um realismo maior. 

Se isso acontecesse essas interações passariam a ser obrigatórias, o que além de dividir os tipos de jogadores e o que querem do jogo também mudaria o rumo do desenvolvimento. A simulação sempre foi mais focada nos jogos em si, o extra-campo sempre foi apenas pra adicionar algum tempero, antes de maneira mais estática e agora com a possibilidade da gente interferir mais se quiser.

 

1 hora atrás, tod disse:

Tipo, o cachacares, não tem que ficar reclamando. Você como tecnico olhando o rendimento dele que pode ir lá e tentar mudar a cabeça dele para ser mais profissional ou algo assim.

Isso dentro do jogo é o aviso sobre a conduta. Nunca vi funcionar mas você fala com o jogador que ele tem que mudar o comportamento e ele aceita o comentário ou não. O jogador só reclama de não ser escalado se não for acomodado (imagino que Profissionalismo e Ambição abaixo de 10). Tem jogador que você pode esquecer que ele existe e ele nunca vai te pedir nem pra ser emprestado.

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Pro pessoal que já jogou muitos jogos, principalmente quem já terminou uma temporada, qual foi a frequência de expulsões por 2º amarelo do seu time e em geral? Eu vejo maior frequência quando um time é bem mais fraco mas os números gerais parecem de moderado pra baixo. Aí teria que ver se os números da temporada simulada ficam distantes da realidade.

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17 horas atrás, Douglas. disse:

Pro pessoal que já jogou muitos jogos, principalmente quem já terminou uma temporada, qual foi a frequência de expulsões por 2º amarelo do seu time e em geral? Eu vejo maior frequência quando um time é bem mais fraco mas os números gerais parecem de moderado pra baixo. Aí teria que ver se os números da temporada simulada ficam distantes da realidade.

eu to jogando exatamente com a mesma formação do FM21, uma que eu mesmo bolei. Senti uma diminuição drástica no número de cartões, principalmente os amarelos

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6 horas atrás, Mtvianna disse:

eu to jogando exatamente com a mesma formação do FM21, uma que eu mesmo bolei. Senti uma diminuição drástica no número de cartões, principalmente os amarelos

É, no 20 nem tanto mas no 21 tinha hora que até enchia o saco. No FM22 eu só tive jogador expulso em amistosos até então, e os amarelos chegam a 4-5 mais raramente que antes.

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Alguém sabe dizer o que significa essa linha pontilhada em amarelo? no fm antigo quando colocávamos o mouse em cima ele falava o significado, mas esse fm 22 não mostra.

R9ptw5q.jpg

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11 horas atrás, rodrigofec disse:

Alguém sabe dizer o que significa essa linha pontilhada em amarelo? no fm antigo quando colocávamos o mouse em cima ele falava o significado, mas esse fm 22 não mostra.

R9ptw5q.jpg

Olhar no perfil do jogador. Deve ter uma menção à parceria e a cor vai ser a intensidade.

 

f5WPZYT.jpg

 

uQKhxY9.jpg

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Alguém anima fazer um save online no FM 22?

me chama no wpp: 51 9 97064757

  • Diretor Geral
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Bom, não joguei uma temporada inteira ainda, tô próximo da metade dela aliás, mas vou deixar algumas primeiras impressões pro pessoal que ainda não comprou e tá pensando em comprar o jogo.

 

Positivas:

🔹 Velocidade do jogo: tá realmente MUITO rápido. Sei que todo ano isso é comentado e pode até parecer clichê, mas eu pelo menos tô sentindo isso pela primeira vez em anos de jogatina, as transições de tela e o processamento dos dias especialmente tão bastante dinâmicos;

🔹 Responsividade tática: me parece que a ME agora tá respondendo de forma mais certeira o que a gente seta nas instruções, tanto coletivas quanto individuais e/ou de funções & tarefas. Acredito que tenha melhorado em relação ao 21;

🔹 Atacantes goleadores: ufa, parecem ter corrigido esse ponto "falho" digamos, onde nossos CAs não eram tão responsáveis pelos gols do time. No 22 eles estão bem mais participativos nesse quesito;

🔹 Data Hub: acho que é talvez a melhor inovação dessa versão. Bastante intuitiva e didática, mastiga os dados e números de forma que você realmente possa utilizá-los como reflexão e estudo pra melhorar o rendimento em campo. Gostei do que vi até aqui;

 

Negativas:

🔻 Excesso de impedimentos: tá exagerado, pelo menos aqui pra mim. Precisam calibrar isso pros próximos patches;

🔻 Pouca ou quase nada mudança gráfica: realmente parecem ter economizado tempo/dinheiro nesse quesito. Não chega a ser um problema, mas poderiam ter mudado a cara de algumas telas até pra diferenciar as versões anteriores e tal;

🔻 Valores de mercado: não gostei da inovação de colocar uma faixa de preço, deixa as coisas mais bagunçadas. Entendo que seja pra aumentar o nível de proximidade com a realidade mas não gostei, enfim;

🔻 Interações treinador/imprensa: continua um saco. Impressionante isso, são as mesmas mensagens de sempre! Poderiam mudar os textos ou simplesmente diminuírem esse tipo de ação dentro do jogo.

 

 

 

Resumindo grosseiramente: é um FM21 com a adição do Data Hub. Se você não jogou a versão anterior vai sentir uma boa diferença, e se já jogou, vai se imaginar numa continuação do que já vinha sendo feito, com algumas poucas melhorias. Nada de novo em se tratando da SI né, mas é isso.

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