Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Posts Recomendados

Postado

'Sou um dos treinadores mais modernos', diz Renato Gaúcho, do Grêmio, em busca da ponta da tabela

O resfriado delata a pouca intimidade com o frio. Renato Gaúcho espirra, funga, mas encontra fôlego para falar sobre a saúde do seu time, o Grêmio, segundo colocado na classificação do Brasileiro. O duelo com o líder Corinthians, neste domingo, às 16h, em casa, vale a ponta da tabela. Vale como um cala-boca para quem duvidou do fanfarrão, agora mais comedido, capaz até de arrependimentos. Porque os erros, assim como a única derrota do Grêmio no campeonato, atrapalham uma vida. Já o resfriado é passageiro.

Você disse recentemente que não levava a sério a carreira. Quando isso mudou?

Eu quis dizer que, quando comecei, não sabia se daria certo, pois há uma diferença entre ser jogador e técnico. Mas o estágio no Madureira foi fundamental. Gostei e percebi que levava jeito para a coisa. Se eu tivesse começado em um clube grande, talvez me desiludisse e ficasse pelo caminho.

Você não trabalhou em tantos clubes...

Recebi várias propostas para sair, mas nunca quis ir. Já tive propostas do Japão, da Arábia... Nunca fui e nunca irei.

Por que essa resistência?

Já tive experiência como jogador. E olha que eu morava em Roma. Mas para mim não dá, porque sinto saudade e não posso viver fora, com a cabeça aqui. Mas os trabalhos que realizei onde passei foram excepcionais.

Sente-se respeitado como um treinador de primeira linha?

Sim. Afirmo que sou, pelo respeito dos dirigentes com os quais trabalhei, pelos bons contratos que fiz e pelo que falam de mim no Brasil.

Arrepende-se de algo?

Eu me arrependo de ter ficado muito tempo parado. Ainda acho que deve-se fazer um trabalho por dois anos e dar um tempo para a cabeça. Mas exagerei nas minhas férias. No ano passado, conversei com o Cuca quando eliminamos o Palmeiras da Copa do Brasil. Ele me disse: “Vou fazer que nem você, Renato. Vou me dar um tempo”. A questão é que eu errei. Deveria ter parado por cinco ou seis meses. Parei por mais de dois anos.

O que perdeu nesse tempo?

Dinheiro. Mas, se fiquei um tempo sem ganhar dinheiro, também aproveitei para assistir a todos os jogos. Tanto que voltei sem dificuldade.

Você assiste a muitos jogos?

Acredito que sou o treinador que mais assiste a jogos. Moro em um hotel, não tenho o que fazer. Vejo a primeira divisão, a segunda, os jogos lá de fora... E levo comigo o que tem dentro da minha cabeça. Sei até onde vai o meu QI.

Até onde vai?

Vai longe. Quando eu falo sobre não estudar... O que seria estudar no futebol? Não vale ir para a Europa, tirar três fotos e só. Assisto a quase todos os jogos lá de fora e não vejo tanta diferença em relação aos daqui. Tem o Real Madrid e o Barcelona, mas aí não conta. Com o produto que eles têm, fica fácil.

Você assiste a mais jogos do que quando trabalha no Rio?

Aqui no Sul, realmente vejo mais, pela vida que levo. Em um dia com sete jogos, se eu vejo dois ou três no Rio, aqui eu posso ver cinco. Aqui, fico com a tevê na minha frente o tempo todo. O ruim é que estou deixando de viver a vida. Aqui, nunca saí. Faço tudo no hotel. O assédio é grande. Até os colorados que me xingam no estádio querem tirar foto comigo. Só saio do hotel para trabalhar. Mas está bom assim. Falei que quando voltasse a trabalhar, pegaria firme. Estou pegando firme.

Arrepende-se de alguma frase do passado?

Eu me arrependo de ter dito, no Fluminense, que ia brincar no Brasileiro. Mas só me arrependo porque a gente no Brasil tem que ficar com um pé atrás. Você diz uma palavra e cada um interpreta como quer. Há os inteligentes e os maldosos.

Arrepende-se de ter oferecido churrasco ao Gaúcho, depois de uma derrota para o Flamengo, em 1992, quando era jogador do Botafogo?

Eu me arrependo um pouco, porque não imaginava que estava fechando a porta de um clube para o resto da vida. Mas, sendo assim, o Botafogo também perde um grande treinador. Não tenho mágoa, e, quer saber? Se o Botafogo chegou àquela final (do Brasileiro de 1992), fui um dos responsáveis.

Vai ser, como técnico, tão bom quanto foi jogando bola?

Fui um puta jogador, e meu currículo fala por mim. E estou me tornando um grande treinador. Vai ser páreo duro. Eu me orgulho disso. Ainda tenho que ganhar mais títulos, mas não sou treinador há tanto tempo. Uma coisa é pegar um grande clube. Na maioria das vezes, trabalhei apagando incêndio.

É verdade que, em 2008, ignorou relatórios feitos pelo auxiliar Vinícius Eutrópio?

Não é bem isso. Na verdade, ele e o Fábio Mahseredjian faziam parte da comissão técnica permanente do Fluminense. Eles me disseram que cinco ou seis jogadores nossos não aguentariam a altitude, não me lembro qual era a partida. Falei: “Esses dados não me convencem. Eles vão jogar”. Eles jogaram e foram os melhores em campo. Ainda brinquei com a comissão técnica: “E agora?”

Sofria quando diziam no ano passado que você herdou um time arrumado pelo Roger?

Aquilo era coisa de duas ou três viúvas do Roger, com quem eu me dou bem. Minha primeira pergunta ao pessoal da imprensa, quando cheguei aqui, foi: “Por que, afinal, o Roger foi embora?”

Qual é a diferença entre o time dele e o seu?

Gosto que meu time valorize a posse de bola, mas, se precisar escolher, prefiro ter 30% de posse de bola e vencer os jogos. Quando cheguei, o time fazia gols, mas tomava também muitos gols, principalmente de bola parada. Trabalhei a parte ofensiva e defensiva. O time não agredia o adversário.

Acha que o Grêmio vai ser campeão brasileiro?

O Grêmio teria muita chance se estivesse disputando somente o Brasileiro. Mas estamos na Libertadores e na Copa do Brasil, e essas são as prioridades do momento. O que significa que o time não estará sempre completo. Vamos pegar o Corinthians (hoje) pelo Brasileiro e, na quarta-feira, o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. Então, provavelmente no sábado (1º de julho), contra o Palmeiras, não entraremos em campo com o time principal. Pois três dias depois jogamos pela Libertadores (contra o Godoy Cruz). Acho que vamos começar a perder gordura.

Qual é o segredo desse Grêmio, do Renato, que só perdeu uma partida?

Peraí. Perdemos para o Sport porque entramos com os reservas, muitos da base. Nove jogadores estavam no departamento médico. Botamos 2 a 0, mas faltou experiência. A verdade é que fiz pré-temporada, implantei minha ideias, converso muito com o grupo, mostro vídeos. E insisti para que trouxessem jogadores de custo baixo como o Léo Moura e o Cortez. Eu disse: “Traz, que eu garanto”.

Como você se define, como treinador?

Sou um dos treinadores mais modernos. Meu time joga de forma diferente em várias partidas, faz gol de tudo que é jeito, joga como time grande em qualquer lugar, faz gols fora de casa. Esse é o futebol moderno que implantei. Aliás, moderno, não. Muito moderno! Por ter sido atacante, quero gols, quero meu time para a frente. O Grêmio está atropelando todo mundo e está entre os times que menos fazem falta. Sabe por quê? Porque quero que meu time jogue futebol.

Você está grisalho...

Não pinto o cabelo. E, quer saber? Meu sonho sempre foi ficar grisalho. Sabe qual é minha diferença para o Richard Gere? O saldo bancário.

Você é rico ou precisa trabalhar para viver?

Se eu fosse um cara sozinho, seria rico. Mas um milhão de pessoas dependem de mim. Minha filha, Carol... Eu trabalho mais por ela. Se eu deixar, ela me quebra. Sou uma máquina de ganhar dinheiro, ela é uma máquina de gastar.

Sente falta do bronzeado de Ipanema?

Como posso ficar bronzeado nesse frio? Sou gaúcho, mas saí daqui aos 24 anos.

Gosta de chimarrão?

Nunca tomei. Eu tomo é chope, porra.

REY

Postado
3 minutos atrás, Tehh disse:

http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/apos-reves-para-o-timao-gremio-se-reapresenta-com-bolanos-e-marcelo-oliveira.ghtml

Que o Killer já possa jogar na quarta, entrando no segundo tempo e marcando o seu gol, amém.

Curioso pra ver se o Renato terá a cara de pau de forçar o Oliveira como titular a partir da semana que vem caso ele vá bem contra o Palmeiras.

Por enquanto ele tem sido bem coerente na questão do Maicon, espero que role algo com o Olixeira e Cortez. O segundo ta longe de ser um craque, mas surpreendeu demais nos jogos. 

Postado

Miller não foi relacionado. Maicon está com tendinite. Nada de novo.

Postado
22 minutos atrás, @Vinny disse:

Miller não foi relacionado. Maicon está com tendinite. Nada de novo.

Miller deve voltar só domingo mesmo.

O desumano ou ta numa zica forte ou ta bixado. Pelo menos assim não corre risco dele tirar vaga do Arthur tão cedo haha

Postado

hahahha

Achei que ele já tinha feito gol no Grêmio. Merece.

Já sonho com uns 7 milhões de Euros no Pedro Rocha. Michel já tem 27 anos, não faço ideia de quanto valha.

Postado

Pedro Rocha tá ON THE VERGE de virar um cara acima da média e ir pra um clube médio/quase grande da Europa e num bom centro ou apenas um bom jogador que vai pra um centro escroto ou bate  e volta.

Dependendo jogo que tu assiste dele, parece que ele é CRACK ou parece que é um lixo que só sabe correr.

Postado

Agora que ele percebeu que não sabe finalizar e ta passando a bola ta jogando bem.

Menos de 15k nem inicia a conversa.

Michel ta por emprestimo (mas com clausula de compra). 

Postado

Pelo menos vieram observar o jogo certo dele AHEHUEAUHAEHUUH

Postado
2 minutos atrás, bstrelow disse:

Pelo menos vieram observar o jogo certo dele AHEHUEAUHAEHUUH

Verdade...Jogou bem...

3 minutos atrás, Iagotta disse:

Agora que ele percebeu que não sabe finalizar e ta passando a bola ta jogando bem.

Menos de 15k nem inicia a conversa.

Michel ta por emprestimo (mas com clausula de compra). 

Euros? Nem o SP consegue algo nessa faixa, pelo futebol de HOJE dele.

Postado
5 minutos atrás, @Vinny disse:

Euros? Nem o SP consegue algo nessa faixa, pelo futebol de HOJE dele.

sim

po, os cara pagam umas fortuna por qualquer vagabundo, o Grêmio tem socar a faca neles. 

Postado

Grupo de amigos no Whats está representado por essa beleza rara

Ti8f1lF.png

Postado

— Se houver alguma saída, tentaremos repor. Se surgir outro negócio bom para o grupo, iremos contratar. Hoje, não estamos procurando jogadores para nenhuma outra posição — disse o dirigente.

Complicado essa declaração. Espero que seja despiste porque o Grêmio poderia se beneficiar de contratações baratas para a reserva dos zagueiros e do Grohe, por exemplo. Visto que os atuais reservas comprometem demais quando entram.

Fora o camisa 5 que estão procurando desde o começo do ano e agora desistiram? Vão colocar o desumano de 5 no lugar do Michel?

Postado

http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2017/06/jornalista-cita-tite-e-ve-renato-gaucho-entre-os-melhores-gestores-do-brasil.html

- O que é o melhor técnico? É o cara que entende mais de tática ou o cara que é o melhor gestor, pegando as habilidades de todo mundo, etc. O Tite, por exemplo, é o melhor técnico do Brasil? Possivelmente não, possivelmente tenha gente que taticamente seja mais esperto, mas o Tite é o melhor gestor do Brasil. Tem um Cléber Xavier ao lado que taticamente talvez seja superior, tem os analistas de desempenho, o Fábio Mahseredjian, da preparação física. O que o Renato (Gaúcho) está fazendo hoje, ele está se mostrando um excelente gestor de grupo e é um dos melhores do Brasil hoje nesse caso - considerou. 

Postado
4 horas atrás, Silveira. disse:

Ó o nível da zica:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2017/06/comentarista-compara-arthur-a-iniesta-caberia-no-barcelona-como-uma-luva-9828612.html

SFJOIAFOIASJOFAFJIASFIJSO!

Detalhe que se for pra comparar com alguém do Barcelona, seria com o Xavi. Iniesta é outra coisa.

P. Rock que é nosso Iniesta. Muito melhor que o catalão, diga-se.

Postado

Tava de bobeira no Twitter e achei uns radares feitos em relação ao Luan. Não sei se o pessoal aqui tá familiarizado com essa forma de apresentar informações (acho que o Silveira. tá), mas achei bem legal. Tem desde 2014. Os três primeiro anos dele tão aqui:

Ele foi melhorando de um ano pro outro. Em 2016 ele participou melhor do jogo do que antes, mas diminuiu o resultado final - gols e assistências. Ainda assim, tava dando indicações de melhora. 

E aí vem 2017. Ele tá jogando pra caralho em 2017. São números muito bons. 

Postado

@SoccerGremio
Real Betis e Sevilla interessados no Pedro Rocha, valores entorno de 9 milhões de euros (R$ 33 milhões).

Além disso, fala-se que um olheiro do Sevilla veio na Arena nesta quarta, a fim de observar o Pedro e o Michel.

Vai ser foda segurar esse time até o final do ano. E temos que evitar um desmanche!

Postado

Gols por jogadores na temporada:

Lucas Barrios - 14
Luan - 13
Bolaños - 8
Ramiro e Everton - 7
Pedro Rocha e Fernandinho - 5
Michel- 4
Léo Moura - 3
Edilson - 2
Bruno Cortez, Lucas Rex, Arthur, Geromel, Thyere e Kannemann - 1

---------

Dos titulares só o Marcelo Oliveira não fez gol ainda.

Nossos atacantes tão fedendo a gol, pqp. 

Postado (editado)

Everton tem mais gols que o Pedro Rocha, isso é bulliyng na certa. 

Editado por bstrelow
Postado

A fase é tão boa que nem o Bolaños, que começou o ano voando, tá fazendo falta.

Postado

- Bolaños e Olixeira vão jogar hoje, tomara que o Renight mantenha a coerência e respeite o grande momento que os substitutos tem vívido, tem que retomar a vaga no campo.

- Empréstimo do Wallace Oliveira acabou e ele voltou pro Chelsea. Poucas vezes vi um cara tão podre jogar no Grêmio hahaha

- Wallace Reis emprestado para o Vitória (esse time ta querendo todos nossos piores zagueiro, ja levou o Fred, queria o Bressan e agora o Wallace). 3M jogados no lixo com esse cara, apesar de eu achar ele melhor que o Bressan e do nível Thyere; Não tivesse vindo o Bruno Rodrigo poderia ter ficado pra compor elenco.

Postado
1 hora atrás, Iagotta disse:

- Bolaños e Olixeira vão jogar hoje, tomara que o Renight mantenha a coerência e respeite o grande momento que os substitutos tem vívido, tem que retomar a vaga no campo.

- Empréstimo do Wallace Oliveira acabou e ele voltou pro Chelsea. Poucas vezes vi um cara tão podre jogar no Grêmio hahaha

- Wallace Reis emprestado para o Vitória (esse time ta querendo todos nossos piores zagueiro, ja levou o Fred, queria o Bressan e agora o Wallace). 3M jogados no lixo com esse cara, apesar de eu achar ele melhor que o Bressan e do nível Thyere; Não tivesse vindo o Bruno Rodrigo poderia ter ficado pra compor elenco.

Só noticia boa. Aos poucos o Romildo e seus amigos começam a entender sobre futebol.

Porra, vi aqui os relacionados pro jogo e o Léo Moura e nem o Maicon foram relacionados. Que merda é essa? O Capitão Desumano não consegue mais ficar em pé?

Aliás, a nossa defesa terá: Grassi, um lateral direito improvisado - provavelmente o Kaio -, BRESSAN TITULAR, Thyere e Pangaré; Jaílson e Machado, Lincoln, Everton, Fernandinho e Bolaños.

Nem com um milagre venceremos hoje 

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...