Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado

Tsuru

Posts Recomendados

Postado

665195547_Umatticasemtticaemuitosgritosbeiradogramado.png.6b9e6dd270a00b4cce7855585b874da4.png

Por herne79
Tradução e adaptação: Tsuru
Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/487345-no-tactic-and-lots-of-experimental-shouting/

Tenho feito algumas experiências e brincado com o uso dos gritos à beira do gramado sem instruções táticas. Ou seja, não uso nenhuma instrução de equipe, de jogador ou à oposição, e escolho sempre mentalidade Equilibrada.

Tudo o que fiz foi escolher um time, uma formação e juntar algumas funções e tarefas dos jogadores. Então, durante as partidas, eu apenas uso gritos da linha lateral, sem outras alterações (além de substituições). Nunca fiz isso antes, então queria ver duas coisas:

1. O efeito de não usar nenhuma instrução. Quero deixar as coisas o mais "baunilha" possível, sem sobrecarregar os jogadores com instruções táticas. Em outras palavras, eu dou a eles a estrutura (mentalidade, formação e tarefas) e, em seguida, deixo que eles prossigam com as coisas. Não tenho nenhum estilo tático em mente (uma razão primária para usar TIs, etc.) e quero remover (na medida do possível) qualquer influência externa que possa distrair meus jogadores. Quero focar nos jogadores tanto quanto possível.

2. O que acontece ao usar os gritos na beira do gramado? Isso faz alguma coisa? Seria ainda mais difícil avaliar isso se eu jogasse um monte de TIs na minha equipe ou fizesse mudanças táticas constantes durante o curso de uma partida.

Minha configuração:

oEGrXgl.png

Funções:
CD - Defesa Central
WB - Ala
CM - Meia Central
T - N10
AM - Meia Ofensivo
IF - Atacante Interior
AF - Ponta de Lança

Tarefas:
D - Defender
Su - Apoiar
At - Atacar

Eu queria usar uma equipe prevista para terminar no meio da tabela. Portanto, devo esperar alguns jogos disputados contra times semelhantes, alguns (espero) jogos mais fáceis contra os candidatos ao rebaixamento e jogos mais difíceis contra os melhores times. Eu quero uma variedade de níveis diferentes de jogo, que eu não conseguiria se eu fosse com um clube superior ou inferior. É também por isso que escolhi a mentalidade equilibrada. Então, escolhi o West Ham. Sim, sou fã, mas também estou bastante familiarizado com os jogadores, o que me ajuda a definir as coisas.

É literalmente isso. A única mudança tática leve que às vezes fazia era trocar o Ponta de Lança por um Oportunista, mas isso era raro.

Portanto, meu objetivo era nada mais do que atingir meu objetivo de início de temporada (9º lugar). Com o West Ham, posso ganhar a primeira temporada da Premier League se estabelecer um certo estilo de jogo usando o criador tático e bagunçar as coisas durante as partidas, mas aqui não estou fazendo nada disso, então tudo que quero fazer é terminar na pior das hipóteses, 9º. Daqui para frente, o plano é melhorar gradualmente os jogadores do clube - então as melhorias na posição na liga viriam de jogadores melhores, e não do meu gênio tático (* ahem *). Veja como eu me saí no final da primeira temporada:

dDDnlPE.png

Terminei em 3º, o que me surpreendeu muito para ser sincero. Eu sei que uma abordagem de "nenhuma (ou poucas) instruções táticas" ainda pode produzir bons resultados se as funções e tarefas dos jogadores forem bem definidos, mas a parte interessante aqui para mim é o impacto dos gritos da linha de lateral em jogo. Eu nunca os uso e para ser justo, é difícil decifrar o impacto que eles realmente têm - pode ser nada mais do que um placebo - mas depois de usá-los durante toda a temporada, vi as reações do jogador a eles (nem sempre positivas, para ser sincero) e o resultado, é difícil descontar seu efeito.

Acabei de terminar a primeira temporada e estou construindo um time. Moise Kean e Donny van de Beek por 20m e 15m respectivamente lol (Juve e Ajax devem estar loucos) junto com Jack Butland no gol também por 15m farão muito bem. Assim, quando eu começar a jogar novamente, irei passar em mais detalhes (com exemplos) de como tenho usado os gritos.

Eu tenho que dizer, a primeira temporada foi muito interessante e um pouco reveladora.

Postado

Pq um N10 na ponta?

Postado
43 minutos atrás, Thiago disse:

Pq um N10 na ponta?

É o criador de jogadas dele. Provavelmente é um armador muito bom capaz de resolver sozinho, daí a opção por N10 em vez de Armador Avançado aberto.

Como o N10 pressiona menos e não se preocupa muito com a defesa, ele inteligentemente botou um Ala Defender para que o flanco não ficasse tão exposto.

Postado

Qual a reputação do seu treinador, amador, profissional ou deixou escolher de acordo com a liga?  Usar grito é o treinador elogiando ou pedindo a equipe ou jogador para fazer alguma coisa um treinador amador pedindo algo ao messi não deve ter nenhum efeito.  

Eu uso uma skim que mostra a reação dos jogadores depois do grito quando eu faço elogios todos ficam verdinho alegres,  quando grito pedindo mais fica dividido entre verde - laranja - roxo - vermelho,  pode ser que tenha algo com os atributos do técnico como motivação/disciplina/recursos humanos, porque tem uma opção que pode delega o treinador adjunto gerir os gritos  uma vez o meu treinador adjunto fez os gritos ficou tudo vermelho os jogadores kkkkkk  o FDP queria me derrubar

Postado

Interessante notar que tem um bom efeito, eu costuma usar, normalmente os jogadores reagem bem, mas não acho que faça muito efeito nas partidas. De todo modo pode ser uma boa se aprofundar mais nisso.

Postado

Nem me lembrava que dava pra usar trequartista nas pontas.

Agora, os gritos e as conversas motivacionais afetam sim. Só precisa ter paciência pra fazer isso nas partidas 😅

Postado
15 horas atrás, Rudsonnunes disse:

Qual a reputação do seu treinador, amador, profissional ou deixou escolher de acordo com a liga?  Usar grito é o treinador elogiando ou pedindo a equipe ou jogador para fazer alguma coisa um treinador amador pedindo algo ao messi não deve ter nenhum efeito.  

Eu uso uma skim que mostra a reação dos jogadores depois do grito quando eu faço elogios todos ficam verdinho alegres,  quando grito pedindo mais fica dividido entre verde - laranja - roxo - vermelho,  pode ser que tenha algo com os atributos do técnico como motivação/disciplina/recursos humanos, porque tem uma opção que pode delega o treinador adjunto gerir os gritos  uma vez o meu treinador adjunto fez os gritos ficou tudo vermelho os jogadores kkkkkk  o FDP queria me derrubar

Oi Rudson.

Na verdade essa é uma tradução de um tópico do fórum da SI, eu realmente não sei te responder esses detalhes. Qualquer coisa é só ir no link original no post e perguntar direto ao autor do tópico ;)

Eu já li que no 21 os gritos precisam ser individuais, se você fizer por equipe é uma receita para o desastre.

12 horas atrás, AllMight disse:

Interessante notar que tem um bom efeito, eu costuma usar, normalmente os jogadores reagem bem, mas não acho que faça muito efeito nas partidas. De todo modo pode ser uma boa se aprofundar mais nisso.

Eu acho também porque é uma situação jogo a jogo, mas você tem um retorno mais claro do problema do que mexer numa instrução tática, por exemplo. Fora que, dependendo da maneira como você jogue, não usar nenhuma instrução específica tem um lado bom: dá pra ter certeza quase absoluta que o problema são as funções e tarefas ou o moral/condição dos jogadores. ;) 

7 horas atrás, felipevalle disse:

Nem me lembrava que dava pra usar trequartista nas pontas.

Agora, os gritos e as conversas motivacionais afetam sim. Só precisa ter paciência pra fazer isso nas partidas 😅

Acho que quase ninguém se lembra, na real. Hahahaha

Eu tô tão acostumado a não usar que nem lembro de olhar, mas acho que não custa, mesmo que seja, sei lá, a cada 10 ou 15 minutos.

Postado

O grande problema dos gritos a beira do gramado é que as reações dependem muito da dinâmica de equipe e do status do treinador e, ao menos no 2020, há um certo vício nos gritos que funcionam com reações positivas e aqueles que só deixa o time puto.

Embora o cara tenha vendido o post como uma temporada onde ele só gritou a beira do gramado, eu consigo entender mais como um ano que ele manteve a moral dos jogadores lá em cima e é natural que jogadores motivados rendam mais que o normal. Ainda assim é uma prova pra mim que nem todas as respostas estão no editor tático.

Bem legal a tradução e o experimento!

Postado
Em 11/08/2021 em 12:27, Peepe disse:

O grande problema dos gritos a beira do gramado é que as reações dependem muito da dinâmica de equipe e do status do treinador e, ao menos no 2020, há um certo vício nos gritos que funcionam com reações positivas e aqueles que só deixa o time puto.

Embora o cara tenha vendido o post como uma temporada onde ele só gritou a beira do gramado, eu consigo entender mais como um ano que ele manteve a moral dos jogadores lá em cima e é natural que jogadores motivados rendam mais que o normal. Ainda assim é uma prova pra mim que nem todas as respostas estão no editor tático.

Bem legal a tradução e o experimento!

Oi Peepe.

Também achei bem interessante. Na verdade eu penso em testar com uma pequena adaptação - usar uma tática sem instruções específicas, mentalidade Equilibrada, mas não me privar de acrescentar algumas instruções durante os jogos, se eu entender que a equipe precisa. Tipo pedir pra diminuir o ritmo ou controlar mais a bola se estivermos ganhando, por exemplo. Ou dar instruções de mais liberdade criativa na busca por um gol ou coisa assim, enfim, mas sempre deixando o "quadro em branco" entre os jogos.  Eu também não gosto muito de usar os gritos à beira do gramado, pra mim eles faziam mais sentido no 17 por exemplo, a mudança que fizeram os deixou meio estranhos e ainda são ruins de acessar, porque se eu deixar aberta a tela toda para ver a reação dos jogadores o campo fica muito pequeno. 

Tenho notado que o FM 21 está muito exigente com os estilos táticos: ou você tem o time adequado para o estilo em questão, ou a coisa não vai funcionar. Tanto é que puseram o adjunto para te dizer qual o estilo mais adequado, ainda que você não precise escolher o template que ele sugere. Eu por exemplo até gosto de colocar o time para atuar de uma maneira mais específica, mas jogando com times pequenos é mais difícil porque nem sempre se encontra os atletas adequados. Então já cheguei à conclusão que é melhor mesmo usar um "estilo sem estilo" e se focar em outros aspectos para solucionar os problemas da equipe. 

Postado
Em 13/08/2021 em 11:29, Tsuru disse:

Oi Peepe.

Também achei bem interessante. Na verdade eu penso em testar com uma pequena adaptação - usar uma tática sem instruções específicas, mentalidade Equilibrada, mas não me privar de acrescentar algumas instruções durante os jogos, se eu entender que a equipe precisa. Tipo pedir pra diminuir o ritmo ou controlar mais a bola se estivermos ganhando, por exemplo. Ou dar instruções de mais liberdade criativa na busca por um gol ou coisa assim, enfim, mas sempre deixando o "quadro em branco" entre os jogos.  Eu também não gosto muito de usar os gritos à beira do gramado, pra mim eles faziam mais sentido no 17 por exemplo, a mudança que fizeram os deixou meio estranhos e ainda são ruins de acessar, porque se eu deixar aberta a tela toda para ver a reação dos jogadores o campo fica muito pequeno. 

Tenho notado que o FM 21 está muito exigente com os estilos táticos: ou você tem o time adequado para o estilo em questão, ou a coisa não vai funcionar. Tanto é que puseram o adjunto para te dizer qual o estilo mais adequado, ainda que você não precise escolher o template que ele sugere. Eu por exemplo até gosto de colocar o time para atuar de uma maneira mais específica, mas jogando com times pequenos é mais difícil porque nem sempre se encontra os atletas adequados. Então já cheguei à conclusão que é melhor mesmo usar um "estilo sem estilo" e se focar em outros aspectos para solucionar os problemas da equipe. 

Sugiro vc da uma lida no post original,  e ler os comentarios e debate sobre o topico

Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/487345-no-tactic-and-lots-of-experimental-shouting/

Tem muita coisa interessante, os gritos altera a moral do jogador e do time e não diretamenente as tatica,  o grito concentrar não muda nada as instruções taticas mas pede ao time para ele se manter concentrado depois de fazer um gol ou de tomar uma gol, ou um jogador que entrou em campo pensando na proposta que recebeu ou na midia que esta de olho na suas exibições.  Encorajar não muda nada nas taticas mas pede um time mais fraco ou menos favorito na casas das aposta ter coragem para enfrenter um time melhor.  

O autor desse topico original se baseo as configurações taticas nesse outro topico: Pares e combinações - o guia definitivo (lançado)

https://community.sigames.com/forums/topic/513829-pairs-combinations-the-ultimate-guide-released/  e foi por isso que conseguiu bom resultado diretamente, se ele tivesse feito o teste usando apenas a formação baunilha (aque ja vem no fm) e jogado apenas com os gritos como ele fez o resultado provavelmente não seria o mesmo.

No fm  para as coisas funcionarem esta na combinações dos jogadores dentro da sua formação e muita gente não sabe com isso funciona pois SI deixe meio oculto kk 

Postado
Em 14/08/2021 em 15:59, Rudsonnunes disse:

Sugiro vc da uma lida no post original,  e ler os comentarios e debate sobre o topico

Tem muita coisa interessante, os gritos altera a moral do jogador e do time e não diretamenente as tatica,  o grito concentrar não muda nada as instruções taticas mas pede ao time para ele se manter concentrado depois de fazer um gol ou de tomar uma gol, ou um jogador que entrou em campo pensando na proposta que recebeu ou na midia que esta de olho na suas exibições.  Encorajar não muda nada nas taticas mas pede um time mais fraco ou menos favorito na casas das aposta ter coragem para enfrenter um time melhor.  

O autor desse topico original se baseo as configurações taticas nesse outro topico: Pares e combinações - o guia definitivo (lançado)

https://community.sigames.com/forums/topic/513829-pairs-combinations-the-ultimate-guide-released/  e foi por isso que conseguiu bom resultado diretamente, se ele tivesse feito o teste usando apenas a formação baunilha (aque ja vem no fm) e jogado apenas com os gritos como ele fez o resultado provavelmente não seria o mesmo.

No fm  para as coisas funcionarem esta na combinações dos jogadores dentro da sua formação e muita gente não sabe com isso funciona pois SI deixe meio oculto kk 

Na verdade a formação "baunilha" a que ele se refere, e que usou no jogo, foi criada por ele mesmo. Em nenhum momento ele menciona as que vêm por padrão no FM, e que podem ou não vir com um estilo tático definido. 

Também discordo que o autor do tópico original tenha criado com base no Pairs and Combinations, porque ele utiliza algumas combinações de funções e tarefas que o P&C desaconselha. 

Sobre a combinação de funções e tarefas ser o mais importante, concordo e concordo também que a SI não diz isso de forma muito clara. Eu suspeito, e é só suspeita mesmo, que a maioria dos jogadores de FM prefere estilos mais definidos e específicos. E como essa mesma maioria geralmente escolhe equipes médias ou grandes da Europa e monta um esquadrão em pouco tempo (três ou quatro temporadas, eu chutaria), meio que qualquer estilo funciona bem. Portanto não acho que seja uma questão nem de esconder ou revelar, acho que é uma estratégia de mercado: eles formatam o jogo de forma a dialogar com e agradar a maior parcela dos jogadores.

Postado
Em 16/08/2021 em 12:16, Tsuru disse:

Também discordo que o autor do tópico original tenha criado com base no Pairs and Combinations, porque ele utiliza algumas combinações de funções e tarefas que o P&C desaconselha. 

A P&C não faz um formula magica não precisa sequir todas sugestões o proprio autor deixa isso bem claro no topico dele, ele não é um programador, não trabalha para SI e apenas fez o trabalho de fazer os teste baseado no seu proprio conhecimento, eu uso dois PL e funciona perfeitamente não sigo a risca o que ele diz.  

Formação Baunilha é aquela que ja vem no jogo que o Player (jogador) não meche em nada isso é se tem interesse real em fazer algum teste limpo com o minimo ou nenhuma interferencia. 

No fm21 quando o jogador escolhe um formação baunilha ja aparece a posição dos jogadores  as instruções da equipe ja ficam configurada pelo estilo tatico escolhido, se alterar qualquer coisa vai aparecer estilo tatico personalizado, a programação faz isso para deixar claro que o jogador preferiu sair do modo Baunilha isso facilitar para o programador e desenvolvedores resoverem os erros que podem ocorrer. 

Por isso nesse teste de gritos, onde ele alterou algumas coisas preferindo um modo personalizado ficou meio contaminado, o proprio autor do P&C deixa claro la que gritos so muda a moral do jogadores, o artigo P&C foi atualizado esse anos para o F21.   

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...