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Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas


Tsuru

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Apesar disso não ser explicado em nenhum momento dentro do FM - e tudo fazer parecer o contrário - os templates táticos não devem ser utilizados como táticas prontas, e sim como pontos de partida para os jogadores construírem as suas próprias. Uma vez que o jogador os adota como táticas prontas, está indo por sua conta e risco. E é claro que isso vale também para o gegenpress.

A questão foi abordada no fórum oficial da Sports Interactive, por isso achei importante compartilhar por aqui já que não existe nenhum material similar em português. O usuário herne79, que teve a oportunidade de olhar os templates antes da inclusão no jogo ainda no FM 19, explicou por lá o seguinte (a tradução/adaptação é minha):
 

"Como alguém que deu feedback sobre os templates antes de serem lançados há alguns anos, gostaria de dar a todos uma perspectiva diferente, pois parece existir uma boa quantidade de mal-entendido.

Ao olhar para um desses templates (já esqueci qual deles agora, mas era um dos mais defensivos), mostrei o que estava faltando e como talvez pudesse ser melhorado. Mas eu estava perdendo todo o ponto de ser um template - nada mais do que um ponto de partida principalmente para técnicos inexperientes que simplesmente não sabem por onde começar, com objetivo de transmitir alguns princípios gerais básicos de design tático. Eles são algo para ser adaptado dependendo dos jogadores disponíveis e adversários. É isso. Eles não são o artigo acabado, não são uma "roupa de tamanho único", não são uma supertática e se você usá-los como tal, você o faz por sua própria conta e risco. O feedback que dei [à Sports Interactive] foi mostrando como poderia ser mais um "artigo acabado", mas isso tiraria o objetivo de ser um template.

Portanto, é muito bom ter as pessoas mais experientes comentando sobre como esses templates são exagerados, inúteis, mal projetados etc., mas, como aconteceu comigo, você está perdendo o ponto. Bem, em algumas áreas, pode-se argumentar que essas predefinições podem ser enganosas, talvez excessivamente passivas ou agressivas, e isso poderia ser pior para técnicos inexperientes. Porém, novamente, eles são apenas um ponto de partida. Uma referência se você quiser - algo que diz "ok, aqui estão alguns princípios gerais para fazer você pensar sobre esses estilos, agora pegue esses princípios e adapte-os".

E eu sugeriria que, diante dessa perspectiva, eles servem a esse propósito. Para sistemas defensivos, eles fazem você pensar sobre a formação, se defender mais profundamente, jogar passivamente, e o oposto para sistemas mais ofensivos. Se eles se revelarem "exagerados", cabe a nós adaptá-los. Para sistemas de posse de bola, as predefinições introduzem alguns princípios gerais de controle de bola, tempo, passes mais curtos e assim por diante. Mas isso não fica muito claro no jogo.

Há uma falta de informação e muitos mal-entendidos não apenas sobre o que as coisas realmente fazem, mas - muito mais importante - como as coisas se combinam. O problema é usar o template Catenaccio de uma forma não intencional - você não o adapta para o seu time de jogo ou para o adversário e realmente não presta muita atenção aos princípios dados que podem ter levado você a fazer algumas mudanças. Você acabou de usá-lo como uma roupa de tamanho único, que não é como deveria ser usado. Vou enfatizar que não é sua culpa porque não é realmente claro no jogo qual é o uso pretendido."
 

Eu já desconfiava disso - os templates são realmente muito ruins se utilizados sem alteração, e a SI geralmente não gosta de oferecer nada pronto, o objetivo deles é sempre definir uma lógica de tentativa e erro que nos leve a fazer as coisas da nossa maneira. Para mim esse depoimento confirma as desconfianças que eu tinha, por isso sugiro que tomem muito cuidado se - e quando - utilizarem os templates táticos.

Estou dizendo que eles não funcionam? Não, de forma alguma, apenas recomendando cautela mesmo, para evitar frustrações com o desenrolar do jogo, e tentando ajudar a entender qual é o real papel deles dentro do FM.

E eu concordo com a visão do herne79? Não, de forma alguma. Acho que, da maneira como estão, os templates confundem mais do que ajudam e não esclarecem nada sobre princípios táticos, muito menos ajudam a construir algo - tem duzentas maneiras mais fáceis de começar do que com eles. Mas isso só confirma que usá-los como táticas prontas tem um grau de risco enorme.

Postado

Por isso que eu evito essas táticas "prontas" e prefiro desenvolver minhas próprias criações. Se bem me lembro até usei ano passado o Wing Play jogando nas divisões baixas da Inglaterra.

E como disseram vários membros do fórum da SI, aqueles templates tem várias instruções em conflito, com uma sobrepondo a outra, única exceção talvez seja o Gegenpressing.

Postado

Concordo sim. Templates assim como o conselho de tática sempre deixam a desejar. Mas servem para pontuar alguma carência. Algo que pode ser observado mais rápido com essa ferramenta do que visualmente pelo jogador.

Mesmo o RTM ou a outra ferramenta do GtF, só uso como parâmetro das funções. Mas depois faço adaptações ao meu estilo. Por exemplo, jogo numa versão da 4-2-3-1 que aponta alguns contrastes de equilíbrio, mas que na prática faz muitos gols. E é isso que procuro numa tática. Se fosse pra corrigi-la, perderia força ofensiva e não é esse o intuito.

Fora que há várias recomendações do jogo como do RTM que na prática são ineficientes, e que demandaria muito mais tempo para dar resultado e não seria tão bom quanto uma adaptada.

Lembro de uma rapidamente com La U que dizia pro time jogar num 4-2-3-1 dm, e até fiz um teste paralelo que deu bom resultado, mas nem se comparava com a minha tática.

 

Postado

Eu acho que a ideia foi excelente de mostrar aos iniciantes os estilos de jogo mas o modo como eles introduziram no jogo é errado pra caramba. O cara que não entende nada de Football Manager vai levar aquilo ali ao pé da letra, acaba se frustrando com os resultados e desistindo da franquia.

E para entender o FM é coisa de anos. Não é fácil. Não é a toa que existe esse fórum aqui para facilitar as coisas.

 

 

Postado
16 horas atrás, Johann Duwe disse:

Por isso que eu evito essas táticas "prontas" e prefiro desenvolver minhas próprias criações. Se bem me lembro até usei ano passado o Wing Play jogando nas divisões baixas da Inglaterra.

E como disseram vários membros do fórum da SI, aqueles templates tem várias instruções em conflito, com uma sobrepondo a outra, única exceção talvez seja o Gegenpressing.

Eu nem chego perto, de verdade. O máximo que eu fazia até a temporada passada era olhar quais templates o adjunto sugeria, pra ter uma ideia de possíveis estilos de jogo - mas prefiro olhar a previsão da mídia para a classificação final e a partir daí pensar se vou ser mais agressivo ou mais reativo.

A questão levantada pelo herne é que nem o Wing Play e nem o Gegen deveriam ser utilizados da forma como estão, é realmente pra ajustar. E se você reparar bem, eles dois têm algumas questões defensivas que dá pra arrumar, quando eu usava o Wing Play fazia muitos gols e sofria muitos também.

O que eu acho bizarro é que a comunicação disso é muito malfeita dentro do jogo, em nenhum momento eles sugerem que é um ponto de partida ou uma ideia. Pelo contrário, tudo dá a entender que é plug and play. O que deve ter de gente que escolhe um template, dá ruim, muda pra outro, dá ruim, o cara se irrita e atira o notebook pela janela, não deve estar no gibi...

16 horas atrás, felipevalle disse:

Concordo sim. Templates assim como o conselho de tática sempre deixam a desejar. Mas servem para pontuar alguma carência. Algo que pode ser observado mais rápido com essa ferramenta do que visualmente pelo jogador.

Mesmo o RTM ou a outra ferramenta do GtF, só uso como parâmetro das funções. Mas depois faço adaptações ao meu estilo. Por exemplo, jogo numa versão da 4-2-3-1 que aponta alguns contrastes de equilíbrio, mas que na prática faz muitos gols. E é isso que procuro numa tática. Se fosse pra corrigi-la, perderia força ofensiva e não é esse o intuito.

Fora que há várias recomendações do jogo como do RTM que na prática são ineficientes, e que demandaria muito mais tempo para dar resultado e não seria tão bom quanto uma adaptada.

Lembro de uma rapidamente com La U que dizia pro time jogar num 4-2-3-1 dm, e até fiz um teste paralelo que deu bom resultado, mas nem se comparava com a minha tática.

A própria necessidade de existir uma ferramenta como o RMT - que como um simples ponto de partida é excelente e infinitamente melhor do que as porcarias dos templates, diga-se - já mostra que a parte de criação tática dentro do jogo tem uma série de problemas. 

Mas há quem acredite que isso é proposital pois segue uma lógica bem estranha de que, se tudo fosse explicado e facilitado dentro do FM o jogo ficaria fácil e sem graça, e que temos que descobrir sozinhos, acertando e errando. Como se todo mundo tivesse esse tempo e paciência disponíveis, ou como se alguns não quisessem simplesmente ligar o jogo, botar ali qualquer coisa que funcione e jogar algumas partidas. Ou como se algumas pessoas simplesmente não se irritassem por não conseguir descobrir o que não funciona rapidamente - nem todo mundo tem saco pra assistir todas as partidas no Alargado e ficar tentando analisar taticamente erros e buracos. Até porque isso pode ser altamente subjetivo.

Tipo, eu leio, estudo, gosto de design tático, acho maneiro mesmo. Mas quantas vezes já veio gente me pedir ajuda, eu comecei a trocar ideia e a pessoa simplesmente ficou sem paciência, tacou qualquer coisa de forma aleatória e foi pro jogo? Design tático leva tempo, exige paciência, ter uma ideia, aplicar, ajustar, reaplicar, ajustar...tem quem curta e quem não. São perfis diferentes de jogadores e a falta de informação sobre o que fazem os templates acaba meio que levando esse jogador a acreditar que existe um caminho mais fácil - o que segundo o herne, meio que não existe. Ao menos não dentro do jogo né, o fórum oficial tá cheio de táticas pra download feitas por gente especializada em "quebrar" a ME; é basicamente só baixar e jogar. Obviamente que, se os jogadores tivessem mais facilidade pra fazer as deles esse tipo de coisa existiria em menor quantidade.

Há quem diga ainda que a falta de informação dentro do jogo meio que alimenta a criação de comunidades e a troca de informação entre os jogadores de FM, e que isso é visto com bons olhos por quem desenvolve. 

Eu não sei. Mas que eu preferia algo similar ao RMT dentro do jogo em vez de um monte de templates inúteis, certamente eu preferia.

11 horas atrás, Banton disse:

Eu acho que a ideia foi excelente de mostrar aos iniciantes os estilos de jogo mas o modo como eles introduziram no jogo é errado pra caramba. O cara que não entende nada de Football Manager vai levar aquilo ali ao pé da letra, acaba se frustrando com os resultados e desistindo da franquia.

E para entender o FM é coisa de anos. Não é fácil. Não é a toa que existe esse fórum aqui para facilitar as coisas.

Então...foi isso que eu discuti (no bom sentido) com o herne. Pra mim mostra os estilos de jogo mas de uma forma tosca e malfeita, porque leva, sei lá, o cara acreditar que pra jogar defensivamente basta seguir ou copiar o que é feito no template Catenaccio, que é por exemplo excessivamente passivo. E dependendo do ajuste feito ele fica pior - não ataca nem defende direito. Ou então que pra Contra-Ataque, seja Fluido ou Direto, você precisa necessariamente usar uma mentalidade Cautelosa - e dá pra jogar no Contra Ataque em qualquer mentalidade, eu fiquei uma temporada inteira usando contragolpe na Positiva por exemplo. 

Os templates podiam ter menos instruções ou ser um pouquinho mais coerentes, e ao mesmo tempo a comunicação de serem pontos de partida também podia ser melhor. Senão acontece o que você comentou, o cara que não entende, não tem saco ou quer simplesmente jogar o jogo sem pensar muito vai levar aquilo ao pé da letra, e eu não sei quem foi a pessoa que realmente acreditou que apostar numa lógica de tentativa e erro ia levar a mais insistência do que, sei lá, a reload, frustração e abandono. 

Ainda bem que existem os fóruns né. Senão acho que eu já teria largado faz tempo 🙂 

Postado

Realmente o jogo peca bastante não só nesses templates, mas em não fornecer informações mais específicas de algumas funções/instruções.

Muitas coisas funcionam de forma diferente na prática do que seria esperado pela descrição do jogo, e para os novos jogadores isso pode ser bem frustrante.

Não fossem os fóruns, acho que teria desistido também de jogar. Tem muitos guias e discussões legais e até informações conflitantes em diferentes lugares, mas ter um espaço para pensar o jogo e compartilhar suas percepções táticas deixa o processo menos chato e tedioso, e começa a ser até legal.

Postado
16 minutos atrás, Marcolation disse:

Realmente o jogo peca bastante não só nesses templates, mas em não fornecer informações mais específicas de algumas funções/instruções.

Muitas coisas funcionam de forma diferente na prática do que seria esperado pela descrição do jogo, e para os novos jogadores isso pode ser bem frustrante.

Não fossem os fóruns, acho que teria desistido também de jogar. Tem muitos guias e discussões legais e até informações conflitantes em diferentes lugares, mas ter um espaço para pensar o jogo e compartilhar suas percepções táticas deixa o processo menos chato e tedioso, e começa a ser até legal.

É como eu disse, eles meio que querem que você aprenda observando na prática. Mas isso pode ser altamente subjetivo e o seu jogador em campo ter, sei lá, um comportamento estranho por conta da marcação ou formação adversária. Ou seu atacante não estar fazendo gols porque a função dele e dos outros em volta o deixa isolado. Ou a mentalidade escolhida estar deixando seus jogadores "afobados" e finalizando tudo de forma muito apressada.

Nessas e outras situações não costuma ter absolutamente nenhuma pista do problema. O adjunto, que talvez pudesse dar conselhos assim, só fica dizendo bobagens e se contradizendo, as estatísticas de jogo são muito vagas e as notas dos jogadores parecem ser bem aleatórias. Então se tem algo errado e o jogador só vê os lances-chave, como muitos, fica igual cego tateando no escuro, muda aleatoriamente sem saber como nem o porquê. Eu por exemplo só melhorei taticamente depois que botei o 2D - porque consigo enxergar todo o campo - e passei a ver tudo no Alargado. Consome mais tempo, mas vale a pena. Agora, entendo perfeitamente que tem gente que não tem tempo nem saco.

Se eles querem que a gente faça sozinho, então que criem ferramentas pra nos ensinar a fazer. Não custava nada ter uma animação interativa explicando o que faz cada função e tarefa, da mesma forma que eles mostram nos templates, por exemplo. Ou uma ferramenta na mesma linha do RMT, no sentido de dizer "olha, seu lado esquerdo está desequilibrado, procure outra combinação", ou "seu atacante está isolado demais, tente mexer nisso". Podia ser inclusive uma ferramenta "paga" dentro do jogo, da mesma forma que acontece com o orçamento de observação, pra evitar abusos nesse sentido. 

Mas sinceramente, desencanei, o jogo é assim há muito tempo e eu duvido que mude de forma muito radical. Ainda bem mesmo que temos os fóruns e podemos trocar experiências e informações. 🙂 

Postado

Paga com dinheiro do jogo. Favor né 😅

Postado
21 horas atrás, felipevalle disse:

Paga com dinheiro do jogo. Favor né 😅

Se eles acham que precisa dificultar um pouco e querem evitar "abusos", dá pra fazer como o orçamento de observação. Até determinado momento que o clube comprasse o "software" que fizesse isso sem precisar pagar mais. Embora eu pessoalmente ache que com um RMT disponível isso já devia vir no jogo e com uso ilimitado, sem nenhum tipo de pagamento ou assim.

Mas sinceramente acho pouco provável qualquer coisa assim, pra mim o que vai acontecer é que numa das próximas versões eles vão trazer um novo criador tático e meio que dar um "reboot" nessa parte.

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