Tsuru Postado 23 de Abril 2021 Denunciar Postado 23 de Abril 2021 Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM - parte 1 Por sporadicsmiles Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/473595-tactical-frameworks-and-squad-building-an-in-depth-guide-to-how-i-approach-fm/ Tradução e adaptação: Tsuru “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada você também sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você vai sucumbir em todas as batalhas.” Sun Tzu Recentemente, tenho lido “A Arte da Guerra”, pois é algo que vejo citado em várias formas o tempo todo. Enquanto o lia, algumas citações realmente me chamaram a atenção em relação ao futebol, e em relação a como eu abordo o Football Manager. Percebi que estava, inconscientemente, na maior parte do tempo, seguindo algumas dessas regras. A citação acima é espetacularmente reveladora em termos de como abordar o jogo de uma maneira bem-sucedida. Tudo se resume a duas coisas; conheça a si mesmo e conheça sua oposição. Parece tão simples. Duas coisas a fazer para ter sucesso (em média) no jogo. No final das contas, isso me inspirou a finalmente escrever minha abordagem para o jogo. É bom colocar as coisas em um só lugar. Tentarei enquadrar isso como uma abordagem bastante básica do jogo. Como tenho ideias e como tento colocá-las no jogo. Não sou um especialista em táticas de futebol, nem no jogo. Há anos que jogo da mesma forma, sendo assim, os exemplos a partir dos quais vou extrair são todos do meu salvamento principal. Tudo o que vou mostrar a vocês é como eu mesmo jogo o jogo, não preparando algo especificamente para este tópico. Espero que isso seja útil para as pessoas que estão procurando aprender a jogar ou para desenvolver sua própria maneira. Discutirei não apenas o lado tático, mas como recruto jogadores e gerencio meu time, gerencio a felicidade do time e provavelmente outras coisas. Com esse preâmbulo relativamente longo (muito bem se você leu tudo isso), vamos começar com a primeira coisa que você deve fazer. Conheça a si mesmo. Conhecendo a mim mesmo. Como eu quero jogar? O primeiro aspecto de conhecer a si mesmo é saber como você deseja jogar o jogo. Isso não é apenas tático, mas também como filosofia geral de administração de um clube. Cleon discutiu essas ideias anteriormente (e em seu blog), assim como Rashidi. Portanto, observe que as coisas que escrevo aqui quase nunca são exclusivamente minhas próprias idéias. Eu tirei bastante desses fóruns, outros blogs, youtube, etc. Então, como eu quero jogar. Quais são os principais aspectos da minha filosofia futebolística? Vamos dividi-los ponto por ponto. Quero jogar um futebol positivo e atraente, sempre que possível. Quero curtir ver meu time jogar, não apenas ganhar partidas. Quero ter certeza de que cada jogador que joga para mim saia melhor do que quando chegou. Sejam os jogadores jovens que nunca vão jogar para mim ou os jogadores de primeira equipe que vão para clubes maiores. O desenvolvimento do jogador é importante. Quero que meus jogadores sejam determinados e trabalhem duro. Eles devem dar tudo pelo clube. Eu quero tentar favorecer os jovens e evitar gastar salários estupidamente altos com jogadores. Essas coisas me dão algumas regras pelas quais posso jogar (mais como diretrizes, como se fosse um código pirata). Eu não tenho que me apegar a elas religiosamente. Posso contratar um jogador mais velho se for realmente necessário, por exemplo. Isso serve como um ponto de partida importante, no entanto, para a discussão a seguir. Podemos dividir essas filosofias em 3 grupos, essencialmente. O primeiro é tático. Eu decidi como quero jogar, de forma ampla. Eu tenho que descobrir como quero implementar isso. Vamos passar muito tempo discutindo isso. O segundo é o treinamento. Quero fazer meus jogadores melhores, então devo treiná-los o mais próximo possível de seu potencial. Gastaremos menos tempo falando sobre isso, já que é uma coisa pessoal em que talvez os outros não estejam interessados. O terceiro é o gerenciamento do time; manter os jogadores felizes, ter jogadores com os contratos corretos e recrutamento. Vou passar muito tempo falando sobre isso, porque é algo vital para meus sucessos de longo prazo. Capítulo 1: O processo de design tático Como já observei, jogo dessa maneira há anos. Conseqüentemente, eu realmente trabalhei em como essa tática funciona e a adaptei com o tempo. Observe também que essa é a maneira básica de jogar, pensando nos jogos em que espero poder ganhar. Haverá várias coisas que farei em situações reais durante as partidas. Discutirei tudo isso mais tarde, o objetivo inicial é mostrar o processo de pensamento por trás de como colocar em ação minha visão discutida no início do texto. Vamos iniciar com a distribuição dos jogadores (shape). Esta é a base de tudo que farei. Ainda não tenho nenhuma função de jogador, nenhuma mentalidade, nenhuma instrução, nada. Como eu escolhi essa distribuição? Bem, eu normalmente não inicio em uma grande equipe, então eu gosto de ter um volante para dar um pouco de cobertura defensiva. Também gosto de empurrar meus zagueiros bem altos no campo - futebol de ataque atraente na minha cabeça significa que temos muitas opções de ataque, incluindo os zagueiros. Também pode ser força do hábito. Você poderia facilmente pensar em maneiras de fazer tudo o que discuto funcionar também em outras estruturas táticas (ou com pequenas variações dependendo de uma série de fatores, como por exemplo os jogadores que você tem à disposição, as características do seu time e a maneira como prefere jogar). Então, o que eu preciso fazer a seguir é descobrir como quero marcar gols. Como vou criar meu futebol de ataque atraente? Como acabei de dizer, quero muitas opções de ataque. Quero ter muitos jogadores que possam fazer gols. Isso deve criar variedade, e a variedade é atraente no futebol. Então, como vou criar meu espaço? Vou começar com meu atacante. Onde há espaço ao redor dele? Está atrás dele. Eu quero que ele se mova para este espaço. Então, vou escolher a função Atacante Recuado com tarefa Apoiar (DLF-S, em inglês), que se moverá para este espaço. Então, que espaço será criado pelo Atacante Recuado Apoiar e seu movimento? Com sorte, ele vai tirar os zagueiros centrais da posição, o objetivo é fazer um dos beques segui-lo mais de perto. Por outro lado, se ninguém fizer isso, ele estará em posição de receber a bola. Imagine que criei um pouco de espaço no centro do campo arrastando um DC com meu atacante. Quem posso colocar na lacuna que acaba de ser criada? Bem, existem duas opções. Posso tentar colocar um jogador de flanco em uma posição central, ou posso tentar fazer com que um meio-campista central se sobreponha ao atacante. Vamos fazer as duas coisas, e isso me dá mais dois papéis; uma função Atacante Interior com tarefa Atacar (IF-A, em inglês) e uma função Meia Central com tarefa Atacar (CM-A, em inglês). Vou colocá-los em lados opostos para tentar explorar espaços dos dois lados e sobrecarregar a defesa. Note que eles podem estar em qualquer um dos lados, aqui eu ilustro como eu jogo quando tenho jogadores de flanco com o pé direito. Agora tenho dois métodos/caminhos para marcar gols, e ambos contam com o movimento do Atacante Recuado. Ele “desce no campo” e pega a bola. Um zagueiro ou vem com ele, ou corre para apertar a marcação porque ele tem a bola em um pequeno espaço de uma área perigosa. O AR pode então passar a bola para o Atacante Interior ou o MC Atacar. Esses dois jogadores podem então chutar ou apoiar um ao outro na criação de uma oportunidade, este é outro bom motivo para que os dois jogadores se sobreponham. Eles podem apoiar um ao outro depois que o Atacante Recuado tiver feito seu trabalho, com uma defesa toda atrapalhada. No papel, isso parece muito bom. Ok, ainda temos muitos jogadores que não têm funções. O que devemos fazer com eles? Comecemos com o outro meio-campista. Ele precisa ser mais contido, já que temos um colega baseado em movimento próximo a ele. O que eu realmente quero que ele faça? Uma coisa é sempre fornecer a bola para o Atacante Recuado. Ele também precisa ser capaz de aproveitar o espaço que o AR cria sem necessariamente passar a bola para ele. Ou para “reciclar a posse”, leia-se, receber e girar a bola para outro jogador se não houver naquele momento uma chance clara de criar uma jogada. Acabei de descrever um organizador de jogo para você. Eu geralmente uso um Construtor de Jogo Recuado com tarefa Apoiar (DLP-S, em inglês), mas não há razão para que um Construtor de Jogo Avançado não funcione. Eu normalmente o quero um pouco mais atrás, porque estou sempre preocupado com a possibilidade de muitos jogadores atuarem avançados. Isso adiciona outra “camada” de criação de jogadas e marcação de gols: o Construtor de Jogo Recuado pode passar a bola para o MC (A) ou para o AI (A) conforme eles correrem para o espaço criado pelo Atacante Recuado. Também não há razão para que o atacante não possa fazer seu próprio movimento para frente e receber um desses passes. Que outro espaço criamos? Bem, o AI (A) está “flutuando por dentro”, então temos espaço no flanco esquerdo. Vamos colocar alguém nesse espaço também. Isso significa que precisamos de um lateral com visão de ataque, normalmente eu uso um Defesa Lateral com tarefa Atacar (FB-A, em inglês). Esse movimento está criando uma sobrecarga à esquerda do meu ataque, ou seja, a defesa terá que comprometer os jogadores com o seu lado direito para lidar com esta ameaça. Se meu atacante flutuar para a esquerda também, melhor ainda. Mais sobrecarga, mais defensores necessários. Por que isso é bom? Bem, se eu posso forçar a defesa a desviar para a minha esquerda, automaticamente aparece espaço no meu flanco direito. Espaço, aliás, no qual quero colocar meu MC (A). E o ponta da direita? Você poderia ter outro Atacante Interior para explorar este espaço, mas normalmente não é assim que eu jogo. Se eu inundar a esquerda da defesa também, a oposição pode não se comprometer jogadores demais em defender seu flanco direito. Portanto, vamos manter a largura com um Extremo. Com tarefa Apoiar, porque quero ele com espaço para operar (não pressionado contra a linha defensiva, ele vai ser menos perigoso lá). Isso cria outra maneira de marcar gols diretamente. Duas maneiras, realmente. O primeiro seria um cruzamento do flanco esquerdo para o direito, com o Extremo entrando em velocidade, MC (A) ou Atacante Recuado, todos potencialmente disponíveis para um cruzamento. Da mesma forma, um cruzamento da ala direita para a esquerda encontrará um AI (A) e, possivelmente, o Atacante Recuado. Às vezes, até o lateral esquerdo fica superaventureiro. Com qual tipo de lateral devo colocar o Extremo no flanco direito? Bem, na verdade, esse papel depende muito da situação. Um DL Atacar também pode funcionar aqui se eu quiser realmente sobrecarregar a defesa, isso torna muito difícil para uma equipe comprometer homens suficientes em qualquer área. Eu também poderia usar uma função mais defensiva se eu quiser ter cobertura defensiva adicional, um DL (D) por exemplo. E com o bombardeio do MC (A) adiante, há espaço para usar um Defesa Ala Invertido para me dar outro jogador no meio do campo (eu não faço isso com frequência). Nota do tradutor: Uma opção mais conservadora mas não muito seria utilizar um DL Apoiar. E dependendo da configuração, um Ala Apoiar pode funcionar também. Existem mais 4 funções para atribuir, apenas uma delas é interessante. O que eu quero que o volante faça? Bem, um pouco de tudo. Ele precisa ser um pouco destruidor, não deixando ninguém passar facilmente por ele. Ao mesmo tempo, ele precisa manter sua posição para fornecer cobertura defensiva em todos os momentos, porque uso uma configuração muito agressiva. Finalmente, quero que ele atue como um pivô para ajudar a reciclar a bola da esquerda para a direita e vice-versa (em combinação com o Armador Recuado). Então eu normalmente jogo um simples Médio Defensivo com tarefa Defender aqui, e me certifico de ter (ou comprar) um jogador que é capaz de fazer todas essas coisas. É um papel muito exigente. Finalmente, os zagueiros são simples: DC (D), e o goleiro um Goleiro (D). Eu não preciso que eles façam nada extravagante, apenas evitem (tentem...) que gols sejam marcados. As conclusões a tirar são: Criei uma tática baseada apenas no que quero que aconteça, usando o bom senso. Eu criei pelo menos 4 maneiras comuns de marcar um gol. Isso é apenas contar o que eu faço com a posse, não jogadas definidas ou contra-ataques. Você notará que não falei sobre as instruções da equipe, instruções do jogador, mentalidade, etc. Acho que isso é secundário para mim. Capítulo 2: Transformando “O que você quer/gosta/precisa” em “Instruções de FM” Podemos finalmente começar a falar sobre as instruções do time, do jogador e do adversário. Eles são importantes para a minha configuração tática, mas ao projetar um estilo de jogo, normalmente as adiciono depois para gerar o tipo de futebol que desejo. Haverá situações em que você saberá algumas instruções que deseja com base em suas próprias idéias de como deseja jogar, então não tome essas postagens como a única maneira de fazer as coisas. Eles são apenas a maneira como gosto de pensar sobre os problemas. Observe também que essas são configurações “padrão” que usarei quando achar que posso aplicar meu próprio estilo. Eu faço alterações para situações específicas e detalharei algumas delas mais tarde. Instruções da equipe Então, como vou decidir quais instruções de equipe quero usar? Posso voltar ao primeiro post e pensar no que quero fazer. Meu objetivo é jogar um futebol atraente. Isso é muito amplo/vago e por um bom motivo: ainda não defini o que considero um futebol atraente. No post anterior, mencionei que quero criar muitos tipos diferentes de chances de ser o mais atraente possível. Vamos aprofundar no que eu gosto. Quais times eu gosto de assistir jogar atualmente? Por mais que me dói dizer que sou um mancuniano (embora seja um torcedor do Huddersfield, por favor, tenha pena de mim nesta temporada), eu realmente gosto de assistir o jogo do Liverpool, leia-se, Klopp em geral. Alta intensidade, relativamente direta, eu também adoro assistir gols de contra-ataque. Nada desse absurdo de tiki taka para mim, prefiro um movimento com 4 passes incisivos sobre um com 40. Como isso se traduz em FM? Posso pensar em 3 coisas que selecionarei imediatamente: ritmo mais alto e contra-pressão (elementos do estilo de Klopp de que gosto) e contra-ataque (gosto de contra-ataques). Haverá algumas coisas complementares a serem adicionadas aqui. Se eu quiser jogar um jogo de pressão, vou definir minha linha de engajamento para mais alta, para colocar pressão sobre as equipes em seu próprio campo. Também usarei uma linha defensiva mais alta, para colocar mais jogadores em posição de pressionar mais jogadores sem sair muito da posição original. Agora, eu percebo que isso vai me deixar aberto a bolas por cima e contra-atacar. Este é um risco que corro de boa vontade. Eu quero jogar um futebol de ataque positivo. Às vezes vai dar errado e podemos conceder gols. Desde que isso não aconteça o tempo todo, o risco é aceitável. Você também notará que quero usar jogadores próximos à área para jogar a bola para os jogadores que passam por eles e entram na área. Por esta razão, eu seleciono “Levar a Bola Até a Área” (Work Ball Into Box, em inglês). Eu realmente não quero meu atacante pegando a bola no espaço, girando e chutando, idem para qualquer outro jogador. Quero ser paciente e dar chance para que todas as coisas que descrevi anteriormente aconteçam. Finalmente, eu normalmente não jogo com fortes ameaças aéreas na frente. Portanto, sou contra meu goleiro iniciar o jogo com passes longos, melhor tentar construir por trás. Para isso, vou usar "Jogar A Partir da Defesa" e dizer ao goleiro para distribuir para os zagueiros ou laterais. Fica assim: Vê como é simples? Selecionei apenas coisas que sei que quero. Tentei evitar que isso fosse complicado e sei exatamente por que todas as instruções estão lá. Instruções individuais As instruções dos jogadores são muito simples no meu caso, quase nunca uso. Peço aos 3 da frente para Pressionar Mais, assim como o MC (A). Este último porque ele frequentemente se encontra no alto do campo quando perdemos a bola, então ele também pode ajudar a tentar forçar um passe longo. Por que não tenho mais? Bem, simplesmente porque não tenho motivo para selecionar mais. Se eu adicionar mais, será circunstancial, porque vi algo durante uma partida. Instruções de oposição Finalmente, uma palavra sobre as instruções da oposição, tenho a sensação de que não são muito populares. Na verdade, eu me lembro de ter lido uma das pessoas aqui (esqueci quem) dizendo que são para pessoas que não sabem o que sua tática está fazendo. Vou fazer um contra-argumento para isso, com base na criação de zonas de pressão. Atualmente, no jogo, você não pode criar zonas do campo onde você pressiona e outras onde não, e tento replicar isso com instruções da oposição, visando posições específicas. Isso significa que minha equipe irá apertar jogadores de formas diferentes em áreas específicas do campo. O que é muito bom. Eu faço isso selecionando a intensidade de pressão mais alta em qualquer jogador jogando na posição de volante, goleiro e zagueiro. Também instruo minha equipe a enfrentar esses jogadores com mais força (Desarme Agressivo). Isso é para realmente colocar pressão sobre esses jogadores. Pressione-os com força, coloque um pé, faça um desarme. Em vez da pressão desfocada que você obtém dos TIs, criei algo que só deve acontecer em áreas específicas. Eu também pressionarei os meias laterais/pontas, que eu realmente não quero dar tempo para cruzar se eu puder evitar. Além disso, peço para levar ao pé mais fraco. Do meio para a frente eu não pressiono mais, eu defini para sofrerem Marcação Apertada. Por quê? Os jogadores que estão sendo pressionados vão querer limpar a jogada rapidamente, eles vão tentar fazer a bola avançar. Se eu retirar o máximo possível desses passes para frente, aumentamos as chances de recuperar a bola. Esse é o ponto de urgência. Ou ganhe a bola de volta com um desarme, ou force o outro lado a devolver a bola com um passe ruim ou apenas uma folga sem objetivo para aliviar a pressão. Espero que você possa ver porque o uso de IOs também pode conseguir isso, e aqui estão as configurações pictoricamente, para torná-lo mais claro. Isso lida com os fundamentos da minha configuração tática. Escrevi muito, o que faz com que pareça muito mais difícil do que é. Quando você pensa sobre o que eu realmente fiz, porém, é bastante simples. Acabei de escrever muitas palavras para explicar as coisas com o máximo de detalhes possível. Eu faço mudanças táticas durante as partidas com bastante frequência, e irei lidar com isso em um post futuro. Em seguida, porém, vou falar sobre os jogadores. Que jogadores quero, como os escolho, etc. Isso é tão importante quanto criar uma tática. Capítulo 3: Construindo um elenco “Conheça o seu inimigo e conheça a si mesmo e você pode lutar uma centena de batalhas sem nenhum desastre". Sun Tzu, A Arte da Guerra Mais Sun Tzu. Sinto-me um intelectual ao adicionar essas citações, mas, honestamente, muitas das coisas que li ressoaram em mim (citarei mais antes de terminar). Isso ajuda em jogos Total War também! Nesse caso, estou interessado em me conhecer novamente. Em particular, conhecendo meu time. Existem dois aspectos a serem tratados aqui. Conhecer os jogadores que você tem e conhecer os jogadores que deseja. Ambos são importantes para construir uma equipe (não apenas uma tática aqui). Como estou escrevendo isso com base no meu save atual, é difícil mostrar exemplos precisos para saber o time com que você começa, porque eu tive 2,5 temporadas no meu time atual para moldá-los como eu quero. Vou começar conhecendo os jogadores que quero. Como os jogadores se encaixam no meu time? Nos posts anteriores, escrevi em detalhes sobre o que quero que os jogadores façam. Agora preciso garantir que eles possam realmente fazer essas coisas, e isso significa selecionar os jogadores corretos nas posições corretas. Nem todos os jogadores serão capazes de fazer o que você está procurando e, por essa razão, as primeiras janelas de transferência em um clube são para comprar jogadores para encaixar no elenco. Discutirei alvos de transferência e gerenciamento do time mais tarde. Aqui, eu me concentro em entender quais atributos quero dos meus jogadores. Vou pegar o que quero que eles façam e traduzir em quais atributos eles precisam ter. Antes de mergulhar nas características específicas de posição que procuro, há algumas coisas que quero em todos os meus jogadores. Determinação, Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho. Quero um elenco muito empenhado e determinado, porque na minha cabeça esses atributos vão criar um lado resiliente que sempre dará o seu melhor, e não ficará muito desanimado se ficar em desvantagem. Não estou interessado em jogadores com determinação abaixo de 13 (para níveis superiores, isso pode ser escalonado com a liga em que você joga e eu devo estar entre os 3 primeiros em determinação na liga). Qualquer jogador abaixo de 13 de determinação não é interessante para mim, a menos que seja espetacular. Da mesma forma, costumo apontar para mais de 15. Isso tudo porque quero que meus jogadores se importem, lutem, não desistam. Eu acho (embora nunca tenha testado) que se você tiver um monte de jogadores idênticos em todos os atributos, exceto aquele que tem 15 para determinação e o outro 5, o grupo com 15 teria mais sucesso. Para Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho, tudo se resume a coisas semelhantes. Quero que os jogadores trabalhem como parte de um todo que pode ser maior do que a soma de suas partes. Da mesma forma, estou pedindo muito para muitos jogadores na tática que descrevi, então eles precisam ser capazes de trabalhar duro. Sou menos rigoroso com jogadores abaixo de 13 nesses atributos, mas, novamente, eu os evitaria se pudesse. Iniciando de trás para a frente Vamos começar com as posições mais fáceis, o goleiro e os zagueiros centrais, eu só preciso que eles sejam os melhores possíveis. Meu goleiro precisa ser capaz de defender os chutes (o que minha postura agressiva provavelmente dará ao adversário, não raramente), não há nada de especial aqui, e os defensores centrais também, eles precisam ter os melhores atributos possíveis para os defensores. Já que estou jogando de costas, vai ajudar se eles tiverem compostura e não forem péssimos no passe. Não quero que entrem em pânico e entreguem a bola sob pressão. Já que estou jogando com uma linha alta, um pouco de ritmo não vai doer. Eu realmente não estou incomodado com PPMs para esses caras. Esteja ciente deles para saber o que esperar de um jogador. Aqui estão o meu atual goleiro e zagueiros (Maguire e Schmeichel já estavam no clube). Podemos ficar com essa zaga e olhar para os laterais, eles precisam ser meio que bons em tudo. Resistência é muito útil, porque eu os quero subindo e descendo pelos flancos durante todo o jogo. Eles também precisam ser capazes de cruzar muito bem, porque vou pedir-lhes que cruzem a bola. Quanto melhor eles puderem cruzar, mais perigosos serão. Nem é preciso dizer que estatísticas defensivas decentes sempre serão úteis para um lateral. Além disso, passe decente (eles precisam ser capazes de se conectar com o jogador à sua frente e o meio-campo para reciclar a bola devido ao “Levar a Bola Até a Área”) e visão (localizar uma possível bola para fazer um “passe a rasgar”) é bom. Isso cobre praticamente todos os laterais do jogo, então não há muito especial aqui. Aqui estão os jogadores que estou usando no momento: ambos estavam no clube quando assumi e não vi necessidade de substituí-los (e também temos boas opções de rotação). Vou passar para o atacante agora, principalmente porque é bastante simples. Estou procurando um Atacante Recuado ou Completo bem típico para jogar aqui, e os atributos que acompanham isso são obviamente importantes. Além disso, acho que os movimentos preferidos “joga de costas para o gol” e “vem atrás para buscar jogo” são bastante úteis, dada a descrição de como vou usar o atacante para criar chances para os outros: ele deve ser um criador tanto quanto um finalizador. Como tal, passe e visão também são atributos muito importantes e, por esse motivo, você pode até converter um meia ofensivo para essa função, se ele for forte o suficiente para segurar a bola. Esse tipo de atacante funciona quase como um organizador de jogo avançado. O jogador atual que tenho aqui, na verdade, não se encaixa nessa função ... ainda. Ele era alguém que meus olheiros encontraram e que parece ter um potencial incrível (e veio de graça). Portanto, estou jogando o jogo com ele e esperando que ele melhore. Seus MPJs são perfeitamente adequados para o que eu disse acima, mas seu passe e visão ainda não são bons o suficiente. Observe que também quebrei minha regra de trabalho em equipe para esse cara. Uma observação importante, você pode quebrar suas próprias diretrizes se achar que o jogador vale a pena. O pior cenário aqui é vendê-lo com um lucro enorme em algum momento. Os dois pontas são os próximos. Aqui, temos que prestar atenção primeiro ao pé. Quando assumi o Leicester, os pontas eram todos destros - e isso faz sentido pela forma como eu jogo. Um jogador com o pé direito corta pela esquerda e um jogador com o pé direito cruza da direita. Isso significa que simplesmente não estou interessado em pontas canhotos no momento, a menos que eles possam usar bem os dois pés, algo a que também se deve prestar bastante atenção. Novamente, não há nada muito especial aqui, estou usando esses papéis como o jogo os descreve. Portanto, uso o jogo como um guia do que é bom para cada função. Gosto que meu Atacante Interior tenha boa antecipação, drible, ritmo, visão, passe e finalização. Um bom tiro de longa distância também não faz mal. É útil ter um MPJ de cortar para o centro a partir da esquerda. E a Imprevisibilidade é adorável, nunca subestime o quão bom pode ser ter um jogador fazendo algo inesperado. Este é o meu Atacante Interior, que contratei na minha primeira temporada completa especificamente para desempenhar esse papel. Ele é o meu artilheiro na atual temporada, com 19 gols (o que significa que minhas ideias estão funcionando, aliás!). O mesmo vale para o extremo, uso o jogo como guia. Ritmo, drible, cruzamento são importantes. Mais uma vez, é bom ter Imprevisibilidade. Não há realmente muito a dizer sobre escolher um bom pontas que as pessoas ainda não conheçam ou que ainda não esteja no jogo. O jogador que tenho aqui também foi contratado na minha primeira temporada completa e acabou por ser um roubo. Ele não é um jogador ideal (e eu tenho um jovem que estou preparando que vou falar mais tarde para assumir), mas ele tem sido espetacular às vezes. Uma coisa que quero salientar é que sua combinação de talento e chutes de longa distância levam a alguns dos gols mais insanamente maravilhosos, em que ele desvia pela direita após um toque sublime de habilidade. Não subestime o quão bom pode ser ter um jogador fazendo algo inesperado. Ele também sabe jogar bem com os dois pés, o que é sempre bom. Então, agora chegamos à parte realmente interessante para mim: meu meio-campo. O meio-campo é absolutamente crítico para tudo o que faço, e nem sempre quero me ater aos atributos padrão que o jogo diz serem importantes aqui. Em primeiro lugar, preferia que todos os meus meio-campistas fossem defensores decentes. Ou, na pior das hipóteses, não defendessem absolutamente mal. Preciso que eles sejam capazes de interromper o jogo e que todos sejam bons nisso. Não tenho espaço para jogadores de luxo no meu time - eu não jogaria com um jogador do tipo Ozil, por exemplo. Vamos agora olhar para cada posição, uma por uma, e ver de onde eu me afasto das ideias padrão de atributos. O volante é provavelmente o mais importante, mas menos apreciado (definitivamente pela classificação) dos membros do meu time. Ele tem que ser um jogador de dupla função: em primeiro lugar, ele está lá para proteger a defesa, quebrar os contadores, fazer desarmes etc. Portanto, ele precisa ser bom, seja com tarefa apoiar ou defender. Em segundo lugar, ele é meu pivô. Eu o uso para mover os ataques da esquerda para a direita, bem como para achar alguém que está sempre livre para um passe, e então o repasse para outra pessoa. Ele não precisa fazer coisas extravagantes, mas também precisa agir como um construtor de jogo auxiliar. Portanto, ele precisa ser um jogador muito bom e versátil. Você pode se safar com um volante regular, mas o dinamismo da tática é muito auxiliado por ter um jogador versátil. Aqui está o cara que eu utilizo, trazido especificamente para essa função. Ele ainda tem o MPJ “Faz Passes a Rasgar”, o que o fará agir como um criador de jogos com mais frequência. Ele é exatamente o que eu quero. O Construtor de Jogo Recuado no meio-campo é meio que o oposto do DM. Quero que ele seja principalmente um organizador de jogo, um craque, que também possa defender muito bem. Eu basicamente quero o mesmo jogador que tenho para o papel de MD, mas coloco mais peso em passes, visão, etc. ao escolher este jogador. Eu quero que o Armador Recuado e o DM sejam basicamente intercambiáveis. Isso é novamente crítico para fazer meu meio-campo funcionar. Selecionei um MD (S) e um CJR (S), mas eles estão desempenhando funções muito semelhantes em minha tática. Mais uma vez, poderia ser um craque que não é bom na defesa, mas acho que meu time sofreria defensivamente. Tive a sorte de assumir o Leicester não muito depois de eles terem comprado o Tonali, por isso tinha um jogador pronto nesta posição. Finalmente, o MC (A). Ele é meu jogador favorito, na verdade. Pense no que eu quero que ele faça. Ele precisa agir como um Atacante Sombra às vezes (sobrepor o atacante e chutar a gol), e um armador avançado outras vezes (pegar a bola na intermediária adversária e criar chances para os outros). Ele precisa ser capaz de pressionar. Ele precisa ser capaz de defender. Estou pedindo muito a este jogador. Não há muitos jogadores que serão capazes de fazer tudo isso, então você pode ter que priorizar. Eu geralmente torno a defesa menos importante, pois ele é o mais avançado do meio-campo, e seu trabalho principal é criar e marcar gols. Então, quais atributos eu quero? Bem, para começar ele precisa de uma boa finalização, sem bola, passe, visão, decisões, primeiro toque. O que provavelmente não é uma lista exaustiva. O MPJ “avança sempre que possível” é ótimo aqui. Assim como “faz tabelinhas”, o que incentiva boas interações com o atacante. Esses jogadores são difíceis de encontrar. Na verdade, eu tendo a tentar converter AMCs ou mesmo atacantes para esse papel. Eu também priorizo a pontuação sobre a criação sobre a defesa ao olhar para os atributos. Usei Maddison neste papel (já no clube), ou Hojbjerg (que foi contratado por uma ninharia de Southampton porque não achavam que ele era bom o suficiente). Novamente, você pode ver como seus atributos se encaixam perfeitamente no molde do jogador de que preciso. Conclusões Aí está você. Não tenho certeza se isso ficará tão claro quanto as partes anteriores, porque eu me tornei muito bom em escolher jogadores inconscientemente depois de fazer isso por vários anos. Isso significa que pode ser difícil articular exatamente o que procuro. O que quero deixar claro é que você precisa pensar sobre o que os jogadores precisam fazer em sua tática, não apenas quais atributos as funções que você selecionou exigem. Para mim, isso é mais importante no meio-campo, onde quero ter muita versatilidade. Sinta-se à vontade para perguntar aqui, para que eu possa tentar explicar coisas que não estão tão claras! Na próxima parte vou expandir como gerencio meu time. Isso afastará o lado tático das coisas para discutir como construir para o sucesso a longo prazo (espero) e estabilidade. Nota do tradutor: a próxima parte será postada na seção Jogadores e Staff.
bstrelow Postado 24 de Abril 2021 Denunciar Postado 24 de Abril 2021 Bom demais, parabéns pelo empenho e trabalho na tradução!
Tsuru Postado 24 de Abril 2021 Autor Denunciar Postado 24 de Abril 2021 15 minutos atrás, bstrelow disse: Bom demais, parabéns pelo empenho e trabalho na tradução! Obrigado! Espero que ajude o pessoal aqui
felipevalle Postado 6 de Junho 2021 Denunciar Postado 6 de Junho 2021 Tinha lido um tempo atrás esse post em inglês. Acho que até testei esse estilo dele. Mas alguém tentou replicar?
Tsuru Postado 7 de Junho 2021 Autor Denunciar Postado 7 de Junho 2021 17 horas atrás, felipevalle disse: Tinha lido um tempo atrás esse post em inglês. Acho que até testei esse estilo dele. Mas alguém tentou replicar? Eu testei. Mas fiquei com a sensação que essa tática é bem específica para os jogadores que ele tem. Outro detalhe é que esse Armador Recuado Apoiar é absolutamente irritante (e faz umas versões que noto isso). Tem gente que adora usar ele como segundo homem de meio campo, o que eu vejo é um meia capenga que não defende direito e não apoia o ataque o suficiente. Quando usei eu mudei para CJA Apoiar e fluiu bem melhor (mas aí talvez valha experimentar com um Trinco em vez de MD).
felipevalle Postado 7 de Junho 2021 Denunciar Postado 7 de Junho 2021 4 horas atrás, Tsuru disse: Eu testei. Mas fiquei com a sensação que essa tática é bem específica para os jogadores que ele tem. Outro detalhe é que esse Armador Recuado Apoiar é absolutamente irritante (e faz umas versões que noto isso). Tem gente que adora usar ele como segundo homem de meio campo, o que eu vejo é um meia capenga que não defende direito e não apoia o ataque o suficiente. Quando usei eu mudei para CJA Apoiar e fluiu bem melhor (mas aí talvez valha experimentar com um Trinco em vez de MD). Será que o médio criativo seria muito arriscado? Confesso que essa função ainda não me aprofundei. Sempre curti a ideia de um meia na volância regendo o meio. Tenho a impressão que aí teria que fortalecer o meio na frente dele, fora que sobrecarregaria os alas nessa 433 né
Tsuru Postado 7 de Junho 2021 Autor Denunciar Postado 7 de Junho 2021 1 hora atrás, felipevalle disse: Será que o médio criativo seria muito arriscado? Confesso que essa função ainda não me aprofundei. Sempre curti a ideia de um meia na volância regendo o meio. Tenho a impressão que aí teria que fortalecer o meio na frente dele, fora que sobrecarregaria os alas nessa 433 né Você pode tentar ele coberto por um MC-D ou um Armador Recuado Apoiar. Há algumas versões atrás eu tentei e não gostei do resultado, mas a ME mudou bastante e não sei se agora funcionaria melhor.
Diretor Geral Leho. Postado 30 de Junho 2021 Diretor Geral Denunciar Postado 30 de Junho 2021 Vai ter a "parte 2", @Tsuru?
Tsuru Postado 30 de Junho 2021 Autor Denunciar Postado 30 de Junho 2021 4 minutos atrás, Leho. disse: Vai ter a "parte 2", @Tsuru? Vai sim, vou pegar pra traduzir assim que terminar a tradução do guia de instruções à oposição no FM
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.