Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Avançado Trabalhador e PL: qual a diferença?

NICOLLAS

Posts Recomendados

Postado

Gostaria de saber qual é a diferença de avançado trabalhador para ponta de lança

Postado
13 horas atrás, NICOLLAS disse:

Gostaria de saber qual é a diferença de avançado trabalhador para ponta de lança

Avançado Trabalhador é para sistemas de pressão alta. É um jogador menos oportunista que um PL. Ou seja: você vai ter que ter alguma outra opção de gol na sua equipe. Mesmo com a tarefa atacar, ele vai segurar a bola e trabalhar bastante na meia lua do adversário.

Ponta-de-lança é aquele camisa 9 com mais mobilidade. Um jogador mais oportunista. A função dele é simples: pegou a bola, parte para o gol – mesmo que essa não seja a melhor decisão.

-

Dando a minha opinião baseada no que vi no FM 21. 

Outro detalhe interessante: Eu tenho um atacante estilo Diego Costa - Jogador Alvo mas agressivo suficiente para ser um Avançado Trabalhador. Não rendeu. Talvez por não ter velocidade e mobilidade.

Eu vejo o Avançado Trabalhador funcionando melhor com algum outro atacante do lado. Assim como aconteceu com Vardy e Jesus quando joga junto com Aguero. Justamente por ele ser um atacante que joga em prol da equipe doque alguém oportunista como um PL ou PL Fixo.

• Leho. mudou o título para Avançado Trabalhador e PL: qual a diferença?
Postado

Eu concordo em parte com o @Banton:

Em 02/04/2021 em 18:20, Banton disse:

Eu vejo o Avançado Trabalhador funcionando melhor com algum outro atacante do lado. Assim como aconteceu com Vardy e Jesus quando joga junto com Aguero. Justamente por ele ser um atacante que joga em prol da equipe doque alguém oportunista como um PL ou PL Fixo.

É bem isso. Por iniciar um pouco mais recuado que o PL comum, ele fica mais longe do gol - então ou precisa ser um baita jogador com muita velocidade e drible, ou vai precisar de ajuda (seja de outro atacante, um ponta goleador, um meia que chegue para finalizar, enfim). 

No esquema certo e com um jogador que chute bem de longe, a instrução "Rematar Sempre que Possível" também pode ajudar o AT, porque faz com que ele finalize a jogada mais rápido e dificulte o trabalho da marcação.

Em 02/04/2021 em 18:20, Banton disse:

Avançado Trabalhador é para sistemas de pressão alta. É um jogador menos oportunista que um PL. Ou seja: você vai ter que ter alguma outra opção de gol na sua equipe. Mesmo com a tarefa atacar, ele vai segurar a bola e trabalhar bastante na meia lua do adversário.

Aqui eu discordo em parte. Um AT num estilo de futebol defensivo pode ser excelente para tentar perturbar a defesa adversária (ainda que em teoria - ver mais abaixo) e não deixar que eles construam com mais liberdade (o que pode acontecer quando você baixa a Linha de Engajamento). Fora que ao iniciar mais recuado ele ajuda na compactação e facilita as transições rápidas (porque o passe direto para ele precisa ser menos longo, e porque ele não é por natureza tão egoísta).

Eu definiria o AT grosso modo como um meio termo entre o Atacante Recuado Atacar e o Ponta de Lança. Não joga nem tão adiantado que se afasta do time, e nem tão recuado a ponto de ficar longe demais do gol. Não segura tanto a bola esperando os colegas mas trabalha mais com eles do que o centroavante, que é um pouco mais egoísta. Não é tão focado em passe nem excessivamente em finalizar a jogada, meio que faz um pouco de cada coisa.

A SI vem tentando claramente melhorar essa função - o Atacante Defensivo era muito ruim e por vezes inútil (porque não pressionava na prática), o Trabalhador é bem melhor. Mas ainda acho que é uma função descrita como uma coisa que ela na prática acaba por não ser. Se eu pego um PL comum e boto "Pressionar Mais" nas instruções individuais de jogador, eu o vejo claramente apertando os zagueiros e o goleiro adversário e dificultando a saída de bola, que era exatamente o que eu esperaria de um AT. Mas se boto o AT - que já tem o "Pressionar Mais" por padrão - eu não o observo apertando a marcação da mesma maneira. E isso porque meu sistema atual aperta a saída de bola desde o começo.

Pode ser impressão? Pode. Mas é o que eu observo em campo.

Postado

Gabriel Jesus está parecendo bastante um AT de uns tempos pra cá.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...