Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado

Então rapaziada, seguinte: primeiro vou deixar o vídeo que vi sobre esse tema logo abaixo (recomendo assistir) e depois faço as minhas considerações. O vídeo é de um streamer de FM (Fefux) que inclusive já teve outros vídeos postados aqui no FManager ano passado, se liguem:

E aí? Vocês costumam se dedicar a fazer essa abordagem nos seus saves? Toda santa semana, rs? Será que é realmente tão importante assim? Impacta tanto na moral global do elenco?

Confesso que pra mim é novidade (embora eu já soubesse dessa abordagem dele desde o FM2020). Não sei até que ponto fica repetitivo ou não, ou até que ponto impacta positivamente no desenvolvimento dos jogadores nos treinos. Só sei de uma coisa: dá um trabalho da porra, aoieuhoiuaheouiaeo!

Postado

Eu faço isso no FM 20, costumo fazer a cada duas semanas, notei que as notas nos treinos costumam ser melhores quando tu conversa com o jogador, mas só elogio notas acima de 8,5 e critico abaixo de 7 para evitar a fadiga.

• Diretor Geral
Postado
3 hours ago, bstrelow said:

Eu faço isso no FM 20, costumo fazer a cada duas semanas, notei que as notas nos treinos costumam ser melhores quando tu conversa com o jogador, mas só elogio notas acima de 8,5 e critico abaixo de 7 para evitar a fadiga.

Então, pra falar que eu não faço, muuuuuito raramente eu acabo elogiando um dos TOP3 que melhor treinaram na semana, e isso se for um jovem jogador que tem potencial pra evoluir também (veterano eu nem faço questão, haha). Mas fazer esse ritual toooooodo que o Fefux faz, eu nunca fiz em versão nenhuma do jogo.

Tô querendo aderir até pra ver se realmente esse impacto positivo todo na moral e dentro de campo é tão bom assim quanto ele diz ser no vídeo.

Postado
4 horas atrás, Leho. disse:

Então, pra falar que eu não faço, muuuuuito raramente eu acabo elogiando um dos TOP3 que melhor treinaram na semana, e isso se for um jovem jogador que tem potencial pra evoluir também (veterano eu nem faço questão, haha). Mas fazer esse ritual toooooodo que o Fefux faz, eu nunca fiz em versão nenhuma do jogo.

Tô querendo aderir até pra ver se realmente esse impacto positivo todo na moral e dentro de campo é tão bom assim quanto ele diz ser no vídeo.

Ah, eu faço isso só no treino do profissional, ir na base e no time 2 não rola, muito trabalho. Outra coisa que vale lembrar, esses caras fazem isso em live, tem tempo pra cacete, dá tempo de ler o chat e interagir ali, acredito que faça muita diferença também, pra quem já tem pouco tempo pra jogar, não vejo como algo que vá mudar muito o rumo do save. 

Postado

Normalmente, quando vinha aquela notícia das notas nos treinos, eu elogiava/criticava ali mesmo na notícia. Inclusive, antigamente achava que aquilo ali iria, no mínimo, elogiar/criticar os 3 citados, mas só depois descobri que servia só pro primeiro atleta. Mesmo assim, segui só assim.

Esses dias vi esse vídeo aí (na verdade vi o do FM20) e resolvi fazer o teste. Assim, não sei o quanto realmente tem impacto na evolução dos atributos, na velocidade pro jogador adquirir os MPJs ou posições/funções que está treinando, mas notei SIM uma melhora ao menos nas notas do treino. Tô fazendo isso toda semana e depois das duas primeiras, foram mais umas três e em todas tive todo mundo com nota verde (acima de 7).

Assim, cheguei a ter "problemas" porque o vídeo que vi era do FM20, e lá era diferente. Tu ainda podia elogiar/criticar com certos tons (entusiasmado, calmo, etc). No FM21 não tem, então jogadores abaixo de 7 quando fui criticar, a maioria aceitou na boa, mas alguns discordaram. Fiquei meio receoso, mas não deu em nada (talvez seja pelo respeito que já tenho junto ao elenco, não sei se isso faz diferença nesse caso) e, inclusive, mesmo os que discordaram acabaram tendo notas melhores depois.

Ah, e @Leho.: é menos trabalhoso do que parece. Quando vi tive o mesmo pensamento que tu, mas é tranquilo. Ajuda o fato de que tu pode usar a barra de espaço e setinha pra baixo pra dinamizar o processo.

EDIT

Fui ver agora com calma esse vídeo do FM21 que você trouxe e me surpreendi com a parte do progresso ali. Sempre achei que aquelas estrelas ali no gráfico diziam respeito a capacidade atual do jogador, e não a qualidade do treino.

De qualquer maneira, achei que ele foi meio falho na utilização da ferramenta. Pra exemplificar: o André Silva, que foi quem ele usou pra mostrar o elogio do longo prazo. A capacidade potencial de treino dele é de 4 estrelas. E no mês de Setembro ele treinou a 4 estrelas, então faria sentido elogiar, como ele fez. Mas se tu reparar, o jogador treinou a menos de 4 estrelas em Agosto. Se o elogio/crítica a longo prazo deve ser feito a cada dois meses, então ele tem que ser baseado nesse mesmo período, não é mesmo? Sendo assim, tu soma as 4 estrelas de Setembro com o número de estrelas de Agosto e divide por dois. Não sei quantas estrelas foram em Agosto porque ele não mostrou, mas por ser menos do que 4, a média será inferior também, então ele teria que criticar, não elogiar.

Postado

Estou na 4ª temporada com meu time. Conquistei o campeonato nacional e a copa na atual. Nunca elogiei ou critiquei jogadores por conta do treino. Então da minha parte, essa questão não faz diferença. Mas tenho na cabeça algo que o @Thiago Anjo sempre ressaltou aqui no fórum: Dar oportunidades para quem está melhor nos treinos. E ele fala isso desde as versões anteriores. Era algo que nunca prestava atenção, mas como pulei do 18 para o 21, agora sou obrigado a notar esses detalhes. E quando meu time titular tem algum desfalque ou alguém em má fase, coloco o atleta que estiver se destacando nos treinos e dá resultado. Principalmente aquele miúdo maravilha que tirou +9 nos treinos, ele tá pedindo pra ganhar uma vaguinha.

É bizarro como o FM evoluiu. Realismo está absurdo. É a melhor versão do jogo. De fato. Só o que tá me deixando puto são os cruzamentos. Os jogadores estão mais cautelosos na hora de cruzar e mesmo sem marcação. Isso tem me deixado puto pra caralho.

• Diretor Geral
Postado
15 hours ago, bstrelow said:

Ah, eu faço isso só no treino do profissional, ir na base e no time 2 não rola, muito trabalho. [...]

Porra, mas eu também só faço pros profissionais e olhe lá oiaheuioaeoiuhaieho! Sobre o tempo disponível, é claro que eles (streamers) tem mt mais do que a gente, né? Eles meio que trabalham com isso, hahahaha, natural até.

14 hours ago, Bigode. said:

Normalmente, quando vinha aquela notícia das notas nos treinos, eu elogiava/criticava ali mesmo na notícia. Inclusive, antigamente achava que aquilo ali iria, no mínimo, elogiar/criticar os 3 citados, mas só depois descobri que servia só pro primeiro atleta. Mesmo assim, segui só assim.

Esses dias vi esse vídeo aí (na verdade vi o do FM20) e resolvi fazer o teste. [...]

[...]

Pô Bigodera, legal tu trazer esse feedback pra cá, vlw! Isso só reforça minha linha de raciocínio (e até por isso eu resolvi seguir o ritual do Fefux do vídeo). Eu já desde versões anteriores tenho pra mim que ferramentas que nos auxiliem a elevar a moral do elenco sempre podem ajudar. Algumas mais, outras menos, mas um jogador com a moral alta (mesmo que discretamente) já vai render melhor do que aquele que tá em baixa, isso é fato.

Porém, essa questão dos elogios/críticas aos treinos sempre passou por mim como algo que não impactasse tanto, só que a partir do vídeo que vi no FM2020 e agora esse do 21 acendeu uma luz de alerta pra mim aqui e resolvi acatar as sugestões. Vamos ver.

Sobre a falha dele na utilização dos elogios a longo prazo eu também notei isso no vídeo, mas acho que deu pra ficar claro o funcionamento da estratégia em si então tá ótimo hahaha.

9 hours ago, Banton said:

Estou na 4ª temporada com meu time. Conquistei o campeonato nacional e a copa na atual. Nunca elogiei ou critiquei jogadores por conta do treino. Então da minha parte, essa questão não faz diferença. Mas tenho na cabeça algo que o @Thiago Anjo sempre ressaltou aqui no fórum: Dar oportunidades para quem está melhor nos treinos. E ele fala isso desde as versões anteriores. Era algo que nunca prestava atenção, mas como pulei do 18 para o 21, agora sou obrigado a notar esses detalhes. E quando meu time titular tem algum desfalque ou alguém em má fase, coloco o atleta que estiver se destacando nos treinos e dá resultado. Principalmente aquele miúdo maravilha que tirou +9 nos treinos, ele tá pedindo pra ganhar uma vaguinha.

[...]

Isso eu também não dava tanta importância, até começar a seguir mais os conselhos do meu Adjunto sobre as escalações iniciais dos jogos (sempre gosto de pegar a opinião dele sobre isso no pré-jogo) e perceber que ele se guiava bastante em cima das avaliações dos treinos. Aí passei a considerar essas notas (desde o FM19 se não me engano), mas não é algo determinante também não, apenas um auxílio digamos assim.

p.s: essa questão do cruzamento me incomoda também, mas aí é papo pra outro tópico. 

Postado

Lembro que no FMH15 me preocupava com o moral dos atletas antes de cada partida. Era bem trabalhoso, ainda que simples ao mesmo tempo. Em resumo, elogiava quem o adjunto indicasse que poderia se beneficiar, e evitava os que gostavam mais de conversa aberta da pressão pública, ou que ele se sentisse temeroso quanto ao resultado.

Quanto ao treino, não havia nenhuma opção de elogio ao treino. Então, se visse na barra de progresso alguma queda, ou estagnação não tinha nada para se fazer. Talvez com elogio ajudasse, mas não cheguei a observar isso. Sei que a maioria dos jogadores do mobile vendia quem não apresentasse mais evolução nos atributos.

Já no touch ou do pc é um pouco melhor para se resolver isso.

Quanto a dar oportunidades, como rotaciono bem o time, boa parte já joga durante a temporada. E isso de algum jogador estar se destacando no treino no momento ainda não sei se é melhor de fato, do que algum reserva imediato com o moral parecido, mas com atributos técnicos melhores para a função tática.

• Diretor Geral
Postado
8 hours ago, felipevalle said:

[...] E isso de algum jogador estar se destacando no treino no momento ainda não sei se é melhor de fato, do que algum reserva imediato com o moral parecido, mas com atributos técnicos melhores para a função tática.

Mas aí é o que eu falei: não dá pra levar ao pé da letra mas sim apenas como mais uma informação pra te ajudar na hora de escolher os 11. Porque se for colocar só quem tá treinando bem, com certeza teu esquema vai ter jogador improvisado e ferrando com o funcionamento da equipe hahahah.

• 1 ano atrás...
  • Diretor Geral
Postado
18 horas atrás, nelson tavares disse:

No FM23 não aparece a opção... Será que está em outro lugar?

Pode ser que você tenha chegado recentemente no clube, aí não vai aparecer mesmo. Nesse caso aparece somente algumas semanas depois.

Postado
7 horas atrás, Leho. disse:

Pode ser que você tenha chegado recentemente no clube, aí não vai aparecer mesmo. Nesse caso aparece somente algumas semanas depois.

Eu li isso em algum lugar, mas lá disseram que era 1 mês depois, algo do tipo. Eu já estou no clube ha 50 dias.

Alguém aí que joga o FM23 teria como confirmar pra mim se aparece a opção?

Mas obrigado @Leho.

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 12/12/2022 em 14:23, Leho. disse:

Demorou pra burro mas apareceu de alguns jogadores, no mesmo lugar do FM22. Só que agora começo a achar que a chegada do jogador também influencia. Porque ainda não apareceu para os jogadores que chegaram depois.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...