Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado
4 hours ago, Masca said:

Oooorra, reapareço (do nada) no fórum e sou agraciado com uma homenagem dessas hahahaha

Maneiro demais, Leho. Pena que nem comprei o FM21, pra testar =/

Você merece meu amigo, você é o pica dessa parada toda na verdade hahahaha!

---

92 downloads realizados, tâmo junto galerinha.

• 8 meses depois...
Postado

Boa, Leho! Essas modalidades novas de treinamento foram uma das coisas que mais me empolgaram no jogo ao longo dos últimos anos. Particularmente, eu costumo criar diversas rotinas diferentes para abranger quase todos os aspectos que eu desejo que meu time se torne proficiente. Desde rotinas bastante específicas para um jogo único, até rotinas extremamente genéricas que permitem tempo para o jogador desenvolver coisas que eu quero que ele faça.

Por exemplo, os treinos de goleiros (na parte geral), defender bolas áreas e bolas rasteiras (na parte de defesa), de construção e concretização das jogadas (na parte técnica) permitem que blocos específicos se dediquem ao treinamento de posição/papel/tarefa que escolhemos para eles e são treinos extremamente úteis quando você quer adiantar o progresso na proficiência de um jogador em uma posição que ele não é muito familiarizado. Além, é claro, de fornecer treinos de atributos importantes aos blocos primários de jogadores. Costumo abusar muito destes treinamentos específicos nas rotinas que crio para minhas categorias de base e meus jovens rapidamente se tornam proficientes nas posições que coloco para treinar.

Os treinos de preparação de jogo, em especial o de táticas, trabalho em equipe e ritmo de jogo são impecáveis para criar harmonia no plantel e deixar os jogadores felizes. O mesmo vale pro de coesão e atividades comunitárias, na aba de treinamentos extracurriculares.

• Diretor Geral
Postado

Obrigado pela resposta, @Herr Jones! Assim como você, nas últimas versões eu tenho me divertido com essa parte da montagem de rotinas de treinos, e o resultado prático desse "cuidado" com o treinamento dos meus times é sempre bem notório em campo. Na verdade foi percebendo essa melhora no rendimento dos jogadores e evolução dos atributos que eu me motivei ainda mais em se debruçar na questão.

Você chegou a usar/testar minhas rotinas? Porque pelo visto você gosta de criar as suas próprias também, aí queria um feedback de quem tá acostumado a mexer com essa parte, hehehe.

Eu tô querendo atualizar esse meu pack aí do tópico, inclusive com algumas sugestões que a galera deu aqui mas me falta tempo. De todo modo, quais são essas diversas rotinas diferentes que você costuma aplicar nos teus saves? Fiquei curioso, rs rs. De repente a gente pode fazer uma parceria aí pra lançar uma atualização pra galera, hehe que tal?

Qualquer coisa pode me chamar via MP. 😉👊🏽

• 7 meses depois...
  • Diretor Geral
Postado

Ainda não foi dessa vez que eu atualizei minhas rotinas, mas queria deixar aqui um material legal pra quem gosta de tomar conta por si próprio dos treinos dentro do FM22, customizando suas semanas e tudo mais:

Gosto bastante dos conteúdos do canal do Alex, e gosto igualmente de aprender mais sobre treinos também. Por isso trouxe esse vídeo aqui, espero que possa agregar um pouquinho que seja no conhecimento de cada um aí sobre o tema, ou pelo menos pra reforçar o que já sabem!

Duas coisas que me chamaram a atenção:

→ Uso das sessões extra (SE) em praticamente todos os dias da semana;
→ Ênfase nas bolas paradas (especialmente na rotina de semana cheia)

• Leho. mudou o título para Rotinas de Treinos #FM21 & 22 (by Leho.)
Postado
Em 07/09/2022 em 15:00, Leho. disse:

Ainda não foi dessa vez que eu atualizei minhas rotinas, mas queria deixar aqui um material legal pra quem gosta de tomar conta por si próprio dos treinos dentro do FM22, customizando suas semanas e tudo mais:

Gosto bastante dos conteúdos do canal do Alex, e gosto igualmente de aprender mais sobre treinos também. Por isso trouxe esse vídeo aqui, espero que possa agregar um pouquinho que seja no conhecimento de cada um aí sobre o tema, ou pelo menos pra reforçar o que já sabem!

Duas coisas que me chamaram a atenção:

→ Uso das sessões extra (SE) em praticamente todos os dias da semana;
→ Ênfase nas bolas paradas (especialmente na rotina de semana cheia)

TaticaMente é, IMO, o melhor canal de FM do Brasil, com larga folga. Mas ainda não tinha assistindo o vídeo por completo. Valeu por me relembrar.

• Diretor Geral
Postado
11 minutos atrás, jonnyjones81 disse:

TaticaMente é, IMO, o melhor canal de FM do Brasil, com larga folga. Mas ainda não tinha assistindo o vídeo por completo. Valeu por me relembrar.

Eu não conheço mais profundamente nenhum outro canal sobre FM — embora saiba da existência deles (Fefux, Meidalli e etc etc) —, mas desde o primeiro vídeo que vi do Alex já curti logo de cara a forma como ele passa seu conhecimento, e desde então tenho aprendido bastante com ele.

Inclusive quero postar um outro tópico com vídeos dele falando sobre um outro tema bem interessante dentro do jogo. Vamos ver se rola.

• 3 meses depois...
Postado

Bom, achei desnecessário criar um tópico novo para isso, e acho que se encaixa aqui no tema. Eu conheci esse canal por acaso fuçando rotinas de treino para o FM 23 (e descobri que as rotinas do FM 22 funcionam no FM 23 normalmente)

Para quem gostou, segue mais vídeos INTERESSANTÍSSIMOS aqui no spoiler!

Spoiler

• Diretor Geral
Postado

Legal pra caralho trazer esse tipo de material pra cá, @Zap!. Já salvei aqui pra assistir depois, mas sempre gosto de consumir esse tipo de conteúdo sobre os treinos, sempre agrega na nossa jogatina e na maneira como encaramos esse aspecto do jogo.

E fique à vontade pra trazer outros materiais relacionados ao FM que não só sobre os treinos, o que a gente mais quer aqui é compartilhar conhecimento heheh.

• 5 meses depois...
  • Diretor Geral
Postado

Mais um material sobre treinos pra compartilhar aqui... e esse traz alguns contrapontos do que eu vinha praticando ingame e também assistindo por aí com outros materiais de outros produtores de conteúdo de FM:

Ele inclusive faz referência aos experimentos feitos no vídeo postado pelo @Zap! aí acima, pra defender e elucidar seus argumentos (e destruir alguns mitos, como ele próprio colocou ali no título do vídeo). O da pouca efetividade das sessões extra (SE) por exemplo me surpreendeu bastante.

Enfim, recomendo o play. E o canal do sujeito (Dekaan) é bem legal também (cheguei nele via o Alex, do Taticamente).

Postado
3 horas atrás, Leho. disse:

Mais um material sobre treinos pra compartilhar aqui... e esse traz alguns contrapontos do que eu vinha praticando ingame e também assistindo por aí com outros materiais de outros produtores de conteúdo de FM:

Ele inclusive faz referência aos experimentos feitos no vídeo postado pelo @Zap! aí acima, pra defender e elucidar seus argumentos (e destruir alguns mitos, como ele próprio colocou ali no título do vídeo). O da pouca efetividade das sessões extra (SE) por exemplo me surpreendeu bastante.

Enfim, recomendo o play. E o canal do sujeito (Dekaan) é bem legal também (cheguei nele via o Alex, do Taticamente).

sacanagem da SI embolar o treino pra gente ter que quebrar a cabeça descobrindo o treino mais adequado.

agora, uma dúvida, treinar ritmo de jogo afeta o quê exatamente?

• Diretor Geral
Postado
4 horas atrás, felipevalle disse:

[...]

agora, uma dúvida, treinar ritmo de jogo afeta o quê exatamente?

Não tô com o FM aberto aqui pra olhar com mais detalhes, mas imagino que incida bastante na questão física dos jogadores (condição física e a de jogo) e também na familiaridade tática, além de ser uma sessão que eleva a satisfação geral do elenco.

• 1 ano atrás...
  • Diretor Geral
Postado

Depois vem dar uma olhada nesse tópico aqui, @Seo Beraldo. Vi que você tá dispendendo parte da sua jogatina no FM nessa questão dos treinos, e muito me interessa trocar umas figurinhas sobre o tema contigo, se for possível é claro.

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Depois vem dar uma olhada nesse tópico aqui, @Seo Beraldo. Vi que você tá dispendendo parte da sua jogatina no FM nessa questão dos treinos, e muito me interessa trocar umas figurinhas sobre o tema contigo, se for possível é claro.

Hoje chegando em casa para ler o que você já tem descrito. Passando o olho nas imagens, parece que esta no caminho certo. Porém eu faria algumas mudanças gerais. 

Minha sugestão para facilitar eh um pack com:

• Pré Tempo Inicial - Focado em atividades físicas/resistência e menos tempo de bola
  • Pré Tempo Final - Focado em mais tempo de bola - menos atividades físicas/resistência
  • Semana A - Gerais, Unidades, Foco 
  • Semana B - Gerais, Unidades, Foco 
  • Semana C - Física/Resistência Gerais, Unidades, Foco 
  • Semana D - Se for um freak que nem eu e consegue micromanage rsrs.

Ou seja, basicamente eu tenho um sistema que durante a pré temporada eu mantenho 2-3 semanas com o Pré temporada Inicial, depois fecho a pré temporada com Pré tempo Final.
e durante o restante da temporada, eu fico alternando A, B, D a cada semana, e coloco a C depois de fazer o rodízio de A, B, D (Comecei com rodízio de a cada semana rodar A e B, num ciclo de 3-4 vezes e aí incluir um C. ou Até os jogadores reclamarem da falta de treino físico/resistência. 

A, B, D quando eu falo em Gerais, Unidades e Foco, eh um balanço que tento fazer no decorrer da semana, e como eu paro depois de toda partida para mudar o treino da semana seguinte. Ja me acostumei. 

Terminei uma partida num domingo, já entrei no treino que começa na segunda-feira. Nela vejo, por exemplo, que vou jogar contra um time melhor e fora de casa no domingo seguinte. Vou montar o treino da semana com as sessões de Foco e Unidades focadas em sistemas defensivos. Ou se for um jogo de copa, eventualmente posso focar em penalidades. 

A forma que eu salvo meu pack eh uma semana A,B OU D, vai ter em alguns dias o bloco DESCANSAR. Porém, eu não descanso. Eh apenas para ajustar os treinos de foco ou unidades de acordo com o momento. Um exemplo é, se nas últimas semanas eu observar uma queda de gols. Posso incluir uma sessão de CRIAR JOGADAS, ou se eu notar que estamos perdendo a bola, incluir uma sessão que de foco em coesão do grupo ou familiaridade tática. E por ai vai.

Gostei da ideia, bora trocar umas figurinhas, de repente um conteúdo bem legal. 

Você costuma usar esses packs no Brasil? ou ligas mais organizadas?

• Diretor Geral
Postado
21 horas atrás, Seo Beraldo disse:

Hoje chegando em casa para ler o que você já tem descrito. Passando o olho nas imagens, parece que esta no caminho certo. Porém eu faria algumas mudanças gerais. 

Minha sugestão para facilitar eh um pack com:

• Pré Tempo Inicial - Focado em atividades físicas/resistência e menos tempo de bola
  • Pré Tempo Final - Focado em mais tempo de bola - menos atividades físicas/resistência
  • Semana A - Gerais, Unidades, Foco 
  • Semana B - Gerais, Unidades, Foco 
  • Semana C - Física/Resistência Gerais, Unidades, Foco 
  • Semana D - Se for um freak que nem eu e consegue micromanage rsrs.

Ou seja, basicamente eu tenho um sistema que durante a pré temporada eu mantenho 2-3 semanas com o Pré temporada Inicial, depois fecho a pré temporada com Pré tempo Final.
e durante o restante da temporada, eu fico alternando A, B, D a cada semana, e coloco a C depois de fazer o rodízio de A, B, D (Comecei com rodízio de a cada semana rodar A e B, num ciclo de 3-4 vezes e aí incluir um C. ou Até os jogadores reclamarem da falta de treino físico/resistência. 

A, B, D quando eu falo em Gerais, Unidades e Foco, eh um balanço que tento fazer no decorrer da semana, e como eu paro depois de toda partida para mudar o treino da semana seguinte. Ja me acostumei. 

Terminei uma partida num domingo, já entrei no treino que começa na segunda-feira. Nela vejo, por exemplo, que vou jogar contra um time melhor e fora de casa no domingo seguinte. Vou montar o treino da semana com as sessões de Foco e Unidades focadas em sistemas defensivos. Ou se for um jogo de copa, eventualmente posso focar em penalidades. 

A forma que eu salvo meu pack eh uma semana A,B OU D, vai ter em alguns dias o bloco DESCANSAR. Porém, eu não descanso. Eh apenas para ajustar os treinos de foco ou unidades de acordo com o momento. Um exemplo é, se nas últimas semanas eu observar uma queda de gols. Posso incluir uma sessão de CRIAR JOGADAS, ou se eu notar que estamos perdendo a bola, incluir uma sessão que de foco em coesão do grupo ou familiaridade tática. E por ai vai.

Gostei da ideia, bora trocar umas figurinhas, de repente um conteúdo bem legal. 

Você costuma usar esses packs no Brasil? ou ligas mais organizadas?

Hummmm, bacana sua metodologia!

Sobre a divisão das rotinas na Pré-Temporada em 'inicial' e 'final', eu já faço algo parecido com o que você estipula aí mas não atualizei por aqui infelizmente. Gosto de dar uma boa dose de carga física no início da temporada e depois ir dosando/mesclando com treinos da parte tática, especialmente que privilegiem a familiaridade tática.

Gostei também dessa "Semana C" do seu pack, entrando num rodízio de vez em quando pra manter a carga física dos jogadores em bom nível. Não tinha pensado nisso.

Agora, fiquei curioso sobre essas "Semanas A, B e D", eu até consigo imaginar do que se trata mas não consegui visualizar mt bem como você balanceia o treino geral, do treino de unidades e do treino de foco também. Se puder postar uma imagem de exemplo, que tal?

E sobre a última pergunta, eu já usei esse meu pack no Brasil sim, só que praticamente o alto volume de jogos impossibilita estruturar boas semanas de treino. Assim, eu acabava usando MUITO a rotina de treinos "2J", que é a que contempla uma estrutura de 2 jogos na semana, com descansos após as partidas e treinos mais leves entre elas. Acho meio difícil fugir disso jogando no calendário brasileiro (a não ser com updates fantasy).

Obrigado pela resposta e espero aprender contigo sobre o tema, hehe! Tmj! 👊🏽

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

Hummmm, bacana sua metodologia!

Sobre a divisão das rotinas na Pré-Temporada em 'inicial' e 'final', eu já faço algo parecido com o que você estipula aí mas não atualizei por aqui infelizmente. Gosto de dar uma boa dose de carga física no início da temporada e depois ir dosando/mesclando com treinos da parte tática, especialmente que privilegiem a familiaridade tática.

Gostei também dessa "Semana C" do seu pack, entrando num rodízio de vez em quando pra manter a carga física dos jogadores em bom nível. Não tinha pensado nisso.

Agora, fiquei curioso sobre essas "Semanas A, B e D", eu até consigo imaginar do que se trata mas não consegui visualizar mt bem como você balanceia o treino geral, do treino de unidades e do treino de foco também. Se puder postar uma imagem de exemplo, que tal?

E sobre a última pergunta, eu já usei esse meu pack no Brasil sim, só que praticamente o alto volume de jogos impossibilita estruturar boas semanas de treino. Assim, eu acabava usando MUITO a rotina de treinos "2J", que é a que contempla uma estrutura de 2 jogos na semana, com descansos após as partidas e treinos mais leves entre elas. Acho meio difícil fugir disso jogando no calendário brasileiro (a não ser com updates fantasy).

Obrigado pela resposta e espero aprender contigo sobre o tema, hehe! Tmj! 👊🏽

Segue imagem!

esse eh o esqueleto da minha semana...

De terca a sabado, onde vc ve REST... eu coloco as sessoes para formar os treinos A e B. O mais importante eh manter a intesividade de mais alta para mais baixa ate o fim de semana.

Nesse esqueleto especifico que mandei, eh o que eu tava tentando usar com o Vasco. Onde simplismenet nao criavamos xG suficiente. Portanto mantive o Chance Creation como parte do esqueleto. one on ones e routines eu tbm ja deixo no esqueleto pois tenho habito de esquecer. Mas dependendo do jogo, ou momento... eu plugo ali alguma coisa que faz mas sentido no  momento.

Segunda feira... aquele rest no fim do dia... eh minha carta na manga. E forma de punicao! Se a gente perdeu o jogo do domingo anterior... Esse bloco extra de descanso... vira alguma forma de treino fisico COMO CASTIGO!

Semana Base.png

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...