Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TSV 1860 München - De volta ao topo


Posts Recomendados

Postado

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2044/45

 

Final melancólico

 

SEGUNDA METADE DA TEMPORADA

O começo de temporada foi difícil. Tivemos até nossos bons momentos, onde pude acreditar na classificação para as oitavas da UCL e onde até em ‘sorte de campeão’ estava falando na Bundesliga. Esses tempos, hoje, já parecem muito distantes da realidade.

Demorei para arrumar nossas dificuldades ofensivas e, principalmente, defensivas, mas perto do fim da temporada retomei algumas ideias que já tinha utilizado e que não sei por qual motivo não conseguia mais considerar para a equipe. Mostro a seguir a pequena, mas importante, mudança que tivemos – já tarde demais.

 

TÁTICA

Tatica7ef18c2262c7c9d1.png

A defesa das laterais do campo já é um problema estrutural do 4231, tendo os pontas muito distantes dos laterais e com apenas dois homens no meio-campo, tendo que comprometer toda a equipe para marcar as jogadas de lado. Durante bastante tempo, temos nos saído até que bem com um Ala-apoiar no lado do Segundo Volante e um Defesa Lateral-Atacar no lado do MD-Apoiar. Mas, infelizmente, os adversários hoje conseguem explorar demais nossos laterais e algo precisava ser feito.

A mudança foi simples, é verdade, mas crucial. Talvez eu não tenha me dado conta que desde a saída do Mehdi – que era um lateral-direito fora de série e que conseguia cobrir todo o campo sem nos deixar expostos, ou ao menos dando conta de cobrir o espaço – nossa defesa decaiu bastante. Olhando melhor, talvez não dê para usar dois laterais tão ofensivos, mesmo que Escouto seja um ótimo jogador. Ainda assim, o problema não era apenas na direita. Ainda faltam ajustes para contrabalançar a falta de apoio de um dos laterais no ataque, mas essa mudança do lateral do lado do SV para DL-Apoiar e a volta do volante em Defender fizeram o time parecer mais sólido. No lado ofensivo, tenho bastante trabalho pela frente para voltar a ter um time capaz de criar e converter muitas chances, mas ao longo dessa metade final de temporada ficamos devendo bastante na finalização - até criamos bem, faltou curar a síndrome do pé torto. 

 

TRANSFERÊNCIAS

Transferencias5e420388b94d61c5.png

 

Aqui, já admito que fiz burrada. Kemajou vinha fazendo grande temporada e se afirmando cada vez mais como nosso lateral-esquerdo, mas o Lyon fez uma proposta marota e eu fiz uma contraproposta que valeria a pena. Eles aceitaram, e deixei sair nosso titular por € 25M. Valor acima do jogador, bom lucro, mas e o restante da temporada? Tudo bem que não brigamos por muita coisa na Bundesliga e é sempre importante cuidar das finanças com a possibilidade de ficar fora das competições continentais, mas admito que não era hora disso. Já o Kevin, basicamente não entrava em campo e tiramos um dinheiro no empréstimo dele até o fim da temporada.

Gravilin (LE) – O substituto de Kemajou custou uma fração do valor recebido, apenas € 3,3M, mas não é um jogador que chega para ser titular - muito pelo contrário. Priorizei a parte financeira, além de o russo ser jovem e ser formado na Alemanha – esse, aliás, o principal motivo de ele ser o escolhido. Valdemir assume a titularidade.

 

DFB-POKAL

3ª Eliminatória - Bayer 04 (C)

Dessa vez teremos um adversário mais fácil e jogaremos em casa, o que dá algum conforto para esperar uma vitória, mas para fazer valer o favoritismo temos que aumentar muito o nível apresentado no começo de temporada. Criamos a primeira chance boa, mas foi o Bayer que saiu na frente em cruzamento - sorte que reagimos instantaneamente em virada de jogo para Radovic empatar. Depois de alguns minutos, novo cruzamento e Bayer na frente de novo antes do intervalo. Logo na volta do intervalo o Bayer conseguiu mais um gol pelo alto, dessa vez em falta cobrada na área e mais uma vez marcou em cruzamento depois disso, acabando com nossas chances praticamente. Ainda descontamos com Aydin em escanteio, mas Gastón sofreu toque e precisou sair antes do fim da partida, nos deixando com um a menos e selando a derrota por 2x4.

POKAL_Bayer871417e36daecefc.png

POKAL_R130c4671bd4a7a6ff.png

Olhando as chances criadas, foi uma derrota injusta, mas pecamos demais defensivamente - foram 4 gols em jogada pelo alto, o que deveria ser um ponto forte da nossa defesa. Voltamos para casa envergonhados por mais um vexame.

 

 

EUROPA LEAGUE

 

1ª Fase de Classificação (Ida) - Lokomotiv Moscow (C)

Eliminados da Pokal cedo novamente, e fazendo campanha fraca mais uma vez na Bundesliga, a Europa League passa a ser nossa esperança na temporada. Pegamos novamente um adversário fraco de início, e devo conseguir descansar alguns jogadores entre as partidas para chegar inteiro na próxima fase - já considerando que passaremos, mas do jeito que a coisa anda...

Fomos de time misto, apostando na superioridade técnica do nosso elenco e pensa no medo quando sofremos o gol no PRIMEIRO lance do Lokomotiv: perdemos a posse no lado do campo e veio um lançamento de muito longe e uma testada certeira para abrir o placar. Daí em diante, só nós jogamos, criando uma chance atras da outra. Na segunda etapa, a coisa passou dos limites: chegamos a perder chance com o goleiro virando Usain Bolt para voltar à meta após passe errado e toque de Ygor pro gol vazio, e Alison Rodrigo poderia soltar uma bomba que o goleiro pegava. Só aos 36' é que conseguimos o empate, com Alison Rodrigo fazendo o pivô e ajeitando para Bares soltar o pé de dentro da área: empate por 1x1 e vamos tendo que correr atrás do resultado fora de casa.

UEL_LokomotivCasa8ebbf4167d7e4b6c.png

 

1ª Fase de Classificação (Volta) - Lokomotiv Moscow (F)

Precisando marcar gols, fui com time praticamente titular para a partida. Acabamos saindo novamente atrás, sofrendo gol em cruzamento do lado direito e ficamos com a tensão alta para o segundo tempo. Bem no início do 2T marcamos um gol em escanteio, mas logo anulado por impedimento, e conseguimos o empate com belo chute de longa distância de Torres, mas cedemos contragolpe e sofremos o segundo quase sem tempo para comemorar. Já nos acréscimos, criamos boa jogada pela direita e Alison Rodrigo aproveitou - e novamente o VAR deu impedimento. Saímos derrotados por 1x2 e eliminados precocemente.

UEL_LokomotivFora05546776964268ad.png

UEL_R1f8c57ca721684ebc.png

Foi um verdadeiro vexame. Tivemos 180' de futebol para provar que merecíamos algo nessa temporada e falhamos. Mais que isso, já tivemos a primeira reclamação mais séria - havia prometido taças para renovar com Sánchez e a derrota causou sua total insatisfação. Se as copas eram nossa esperança de dias melhores, acabamos com outro pesadelo para lidar na reta final de temporada.

 

 

BUNDESLIGA

Rodada 17 - Bayer 04 (C)

Voltamos com apenas uma mudança no elenco - e para pior - mas acredito que temos toda possibilidade de dar a volta por cima na Bundesliga.

Fizemos um começo de jogo bem abaixo do ideal, mas conseguimos pelo menos marcar o primeiro gol após bola bem trabalhada e chute preciso de Bares de fora da área. Na segunda etapa, sofremos o empate na bola parada que vem nos castigando bastante, e o gol nos acordou, com duas chances vindo logo em seguida para nós, uma no pé da trave, outra defendida. Mas, para nosso deleite, foi a bola parada que trouxe o gol: escanteio no segundo pau e testada precisa de Aydin. O mesmo Aydin acertou um chutaço de fora minutos depois e fechou o placar em 3x1.

 

Rodada 18 - Hertha Berlin (C)

Buscando nossa recuperação, agora temos o sempre difícil Hertha pela frente com bastante pressão da imprensa. Saímos na frente em ótimo cruzamento de Koçi para Amerkamp livre, e após tomar um sufoco do Hertha onde Sewonou brilhou no gol, recuperamos uma bola no campo de ataque e fomos de pé em pé até o gol de Ygor. Perto do dim do 1T, Bares acertou falta na barreira, mas Amerkamp emendou de primeira na sobra e fez o terceiro - tudo dando certo demais para nós! Na segunda etapa, só tivemos que levar o jogo em banho-maria, e ainda fomos presenteados com um gol no último lance do estreante Gavrilin, que só teve 20' em campo: 4x0.

J_Herthaf165c11a1f54516a.png

 

Rodada 19 - Bayern (F)

Ao menos conseguimos duas vitórias na volta antes de enfrentarmos o Bayern fora de casa. Levamos uma bola nas costas da defesa inacreditável aos 4' de jogo e nosso plano de jogo caiu por terra. Não tivemos nenhuma boa chegada para buscar o empate, e foi um milagre termos chegado ao intervalo apenas um gol atrás. Em cruzamento da esquerda, o Bayern ampliou no 2T,em bola longa sofremos o terceiro e o caixão foi fechado em chute de fora da área: 0x4.

 

Rodada 20 - Hamburgo (C)

Simplesmente o lanterninha da Bundesliga pela frente, melhor que isso impossível após o vexame no Derby, mas... um balde de água fria com apenas 6': chute de bem longe, toque do goleiro, mas não o suficiente para tirar na meta - gol do Hamburgo. Ainda bem que Alison Rodrigo resolveu voltar a marcar apenas 10 minutos depois, em belo lançamento de Bares, e empatou a partida. Perto do fim do 1T, bela virada de jogo de Ygor achou Amerkamp, que bateu por baixo das pernas do goleiro para virar antes da parada. A segunda etapa foi só controlar e levar o resultado de 2x1 para casa.

 

Rodada 21 - Arminia Bielefeld (F)

Jogo fraquíssimo das duas equipes, com erros repetidos no ataque e nenhuma grande chance de tirar o 0x0 do placar.

 

Rodada 22 - VfB Stuttgart (C)

Dominamos completamente a partida, empilhando finalizações fracas até abrir o placar em cruzamento para Ygor. Na segunda metade do jogo, tivemos novamente muitas chances de finalizar ao gol e falhamos uma após a outra, ficando apenas com o 1x0.

 

Rodada 23 - SC Freiburg (F)

Após uma boa recuperação, já estamos a 4 pontos do G4. Precisamos continuar vencendo para diminuir essa diferença, ou ao menos acompanhar o bolo de cima. Abrimos o placar com Juan em escanteio em um 1T bem tranquilo onde apenas nós finalizamos, e repetimos a atuação dominante na segunda metade do jogo, garantindo o magro 1x0 sem passar sustos.

J_Freiburga1933bf4873db7ee.png

 

Rodada 24 - Hoffenheim (C)

Chegamos para a partida logo após a eliminação na UEL, então a partir de agora é foco 100% na Bundesliga para buscar a classificação para a Champions. Nem 5' de jogo e gol dos caras em cruzamento da direita, mas conseguimos empatar com Amerkamp em jogada de escanteio e viramos pouco tempo depois em chute colocado de Torres de fora da área que pegou na trave e mal ultrapassou a linha. Na segunda etapa sofremos o empate em escanteio, e mais uma vez perdemos chances incríveis e tivemos gol anulado por impedimento antes de terminar o jogo com o empate por 2x2.

J_Hoffenheim3f19a204a0d2e734.png

 

R19ca6f4835c4508a8.png

 

Rodada 25 - Borussia Dortmund (F)

O empate na última rodada nos impediu de chegar a um jogo de distância do G4, então seria muito importante pontuar fora de casa contra o líder Dortmund - duvido muito que sejamos capazes disso.

Saímos atrás em contra-ataque rápido e chute de longe do Dortmundo com apenas 4' de jogo, e sofremos outro na bola parada ali pelos 20' de jogo. Não parecia nossa noite, errando passes na intermediária o tempo inteiro, mas diminuímos em jogada individual de Valdemir que soltou o pé de dentro da área depois de driblar meio time. Até tivemos nossas chances no 2T, mas o Borussia perdeu muitas chances também, já no minuto final fizeram outro e mereceram a vitória por 1x3.

 

Rodada 26 - Wolfsburg (C)

Temos apenas 9 jogos pela frente, então cada jogo conta muito. Escouto cometeu pênalti aos 9' de jogo mas Sewonou voou para defender, com Torres logo na sequência fazendo um golaço de falta por fora da barreira - a moral foi lá no alto, mas faltou criatividade para ambas as equipes no restante do 1T. Voltamos do intervalo com Ygor fazendo um belo gol após cortar da direita pro meio, e ampliamos em chute de longe de Amerkamp. No geral, uma boa atuação nosssa depois de mudanças táticas que realizei e um 3x0 com merecimento.

 

Rodada 27 – SV Werder (F)

Ainda temos 5 pontos para tirar de diferença ao Hertha. O jogo começou muito lento, e quando conseguimos marcar em escanteio o árbitro viu puxão de Alison Rodrigo no zagueiro e anulou o tento. Voltamos melhores na segunda etapa e perdemos duas boas chances de gol, até que uma cena digna de trapalhões nos trouxe o gol: após rebater escanteio, o volante do Werder chutou a bola no rosto do Bares e a bola sobrou limpa para Ygor sozinho ele e o goleiro - aí não tinha como errar. Apenas dois minutos depois, Juan foi puxado em escanteio e o juiz apontou a cal, Ygor bateu bem e fez o segundo dele e nosso. O Werder descontou de fora da área, mas conseguimos segurar o resultado e levar o 2x1.

J_Werder78ee2722661229db.png

 

Rodada 28 - Borussia M'gladbach (C)

Emendamos bom contra-ataque com Ygor virando para Amerkamp marcar cedo no 1T, e a mudança de centroavante pela má fase de Alison Rodrigo funcionou minutos depois, com ótimo cruzamento de Escouto para Bares - jogando no comando de ataque - ampliar. Tivemos um gol anulado na segunda etapa e poderiamos tranquilamente ter feito mais, ainda que o 2x0 esteja de bom tamanho.

 

Rodada 29 - Hannover 96 (F)

TabelaR283a92f9a27082c4c7.png

Tínhamos a chance de talvez diminuir a vantagem de 1 ponto que Hertha e Augsburg têm sobre nós na tabela. Novamente sofremos com um cruzamento, e dessa vez o artilheiro da Bundesliga que marcou pelo Hannover para nos deixar atrás no intervalo. Na segunda etapa, um vermelho direto para jogador do rival nos deu a chance de buscar o resultado, mas quem fez foi o Hannover depois de conseguir pênalti em falta levantada na área - mais um na conta do artilheiro Guyot (o cara tem só 9 de finalização e é artilheiro da Bundesliga). Derrota pesada por 0x2.

 

Rodada 30 - Augsburg (C)

Após a derrota, agora temos um confronto direto com o rival Augsburg para tentar manter vivo o sonho da UCL, mesmo com 4 pontos de distância para os dois clubes acima de nós na 4ª e 5ª posições. Com nossa partida acontecendo no fim da rodada, já vimos o Hertha empatar e a partida poderia nos recolocar a apenas 1 ponto atrás de ambos os concorrentes.

Fizemos fraco 1T, quase sofrendo o gol em algumas oportunidades e sem criar muito, mas no 2T logo no primeiro minuto Alison Rodrigo foi às redes - pena que impedido por milímetros. Alison Rodrigo ainda teve a bola do jogo nos minutos finais para poder se consagrar, mas isolou e ficamos no 0x0. Já são 12 jogos sem gol do ‘furacão espanhol’, e contando...

J_Augsburgcbb62a0f647e2a64.png

 

Rodada 31 - Kaiserslautern (F)

TabelaR317eec925d88fbadf6.png

A chance que tínhamos era contra o Augsburg. Agora, fica muito difícil. Fomos ultrapassados pelo Hoffenheim e ainda temos 4 pontos de distância para o G4, agora com 3 times na nossa frente. Para piorar, enfrentamos ainda o Leipzig (F) e o Schalke (C) antes de fechar a temporada contra o Bayer (F). Não dá mais para acreditar, mas temos que seguir jogando.

Inacreditável. Não tem outra palavra para o que aconteceu aos 6' de jogo: Valdemir perdeu a posse na lateral de maneira totalmente idiota e não bastasse isso foi atrás para fazer o pênalti - gol dos caras e nós com uma pressão absurda. Ygor ajudou, trazendo o empate após receber livre na entrada da área e bater de canhota, mas aos 30' outro erro absurdamente ridículo em bola recuada e levamos o segundo. No 2T, sofremos o terceiro e acabou qualquer esperança na temporada: derrota por 1x3.

 

Rodada 32 - RB Leipzig (F)

TabelaR324fd1ede31fc10531.png

Apesar de já não existir mais chance de UCL e até UEL ser muito difícil, o Leipzig está na apenas 3 pontos de nós e cada centavo de premiação será importante para uma nova temporada fora da Europa.

A partida até começou bem parelha, mas nós que levamos o maior perigo na primeira etapa - novamente, faltou qualidade na hora de definir. Mais uma vez controlamos o jogo no 2T, mas faltou bola na rede. Empate injusto por 0x0.

J_Leipzigfab6a9ee4c0c43d0.png

 

Rodada 33 - Schalke 04 (C)

Apesar de não termos finalizado, defendemos muito bem na primeira etapa e fomos zerados para o intervalo. Na volta, até chegamos mais ao ataque, mas sofremos gol na bola parada e acabou assim: 0x1.

J_Schalke75eb591b40085228.png

 

Rodada 34 - Bayer 04 (F)

Ao menos um empate garante a 8ª colocação, uma vitória pode nos dar a 7ª e, quem sabe, a vaga na Conference League se o Augsburg vencer a final da Pokal contra o Monchengladbach. A imprensa apontava a partida como a última chance do treinador, com uma derrota resultando inevitavelmente na demissão - pouca coisa em jogo, não?

Fizemos uma primeira metade até que boa, mas simplesmente o pé fica torto na hora de bater para o gol e o jogo ficou zerado na primeira etapa. A segunda etapa foi igual, com apenas um detalhe bem pequeno... aos 45', Alison Rodrigo foi pro lado e cruzou, Amerkamp testou pro chão como manda o manual, e é gol. Vitória suada conseguida nos minutos finais, 1x0.

A vitória nos jogou para a 7ª colocação, com chances de ir ao menos para a Conference caso o Augsburg vencesse a Pokal, e na final... vitória do Borussia Monchengladbach por 2x1, na prorrogação. Não que nós merecêssemos algo depois dessa temporada horrorosa, mas não bateu legal mais essa derrota com a temporada já finalizada para nós.

Para ser sincero, até aguardei a demissão, mas ela não veio. Melhor para mim que continuo com chance de me recuperar e mostrar que posso levar essa equipe novamente à glória.

 

R2e37c44fb8a75d220.png

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacao1adf0121899c573a.png

 

DFB-Pokal

POKAL_Diagramaafde64491417ff1d.png

 

Champions League

UCL_Diagrama92fe03d393e43af7.png

 

Europa League

UEL_Diagrama244b5eef2a4af80c.png

 

FINANÇAS

Financas9303968428807191.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visaod2ac1d1543fec3f3.png

 

ESTATÍSTICAS

Inicio9eb5025641de35f2.png

 

Estatísticas Defensivas

17º em Total de Desarmes e 2º em % (22 por partida / 87%) | 13º em Faltas Cometidas (9,2 por partida) | 12º em Cartões Amarelos e 6º em Vermelhos (52 Amarelos / 2 Vermelhos) | 5º em Jogos sem Sofrer Gols (15 partidas) | 9º com Menos Gols Sofridos (38 gols)

Estatísticas Ofensivas

4º em Posse de Bola (53%) | 3º em Passes Completados e 3º em % (483 por partida / 88%) | 10º em Oportunidades Criadas (2,0 por partida) | 3º em Faltas Sofridas (12,1 por partida) | 4º em Chutes à Gol (7,8 por partida) | 8º em Gols Marcados (43 gols)

Estatísticas dos Jogadores

Alisson Rodrigo 12º em Gols (11) | Ygor 12º em Assistências (7) | Aydin 17º em Nota Média (7,21) | Passes Decisivos: Aydin 7º (63) e Sánchez 8º (57)

 

Destaques do time

Ygor e Amerkamp cresceram muito de produção na segunda metade da temporada, se tornando nossos dois principais nomes ofensivos, e só têm a crescer na próxima temporada, já aclimatados com o país e o clube.

Aydin segue sendo um porto seguro da equipe, e dessa vez – mesmo jogando como primeiro homem de meio-campo – aparecendo ainda mais na fase ofensiva: foram 10 participações em gols em 38 partidas.

 

Decepções

Alison Rodrigo. Apesar de novamente ser o maior marcador da equipe na temporada, o ‘furacão espanhol’ terminou a temporada ficando fora até do banco de reservas em algumas partidas, tamanha a seca de gols em que está – e não é por falta de chances.

Bares. Após uma temporada boa, que o fez largar na frente na corrida pela titularidade na vaga de ‘10’, o Tcheco não fez jus à preferência e termina a época com apenas 2 assistências, além de 4 gols.

O entregador de coletes. Esse que vos fala errou demais nessa que é uma temporada para esquecer. Depois de um início promissor na Champions, caímos drasticamente de produção e eu não soube administrar a equipe para contornar problemas defensivos e de má fase de alguns jogadores.

 

PRÊMIOS

Premiosd9e52b318c03d329.png

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Fechamos mais uma temporada onde não conquistamos nada – e aqui não falo apenas de títulos, mas de evolução da equipe dentro e fora de campo. Assumo os erros de avaliação que cometi – como me livrar de um titular, apesar da proposta por Kemajou ter sido boa financeiramente, ou a contratação de um jogador muito abaixo do padrão simplesmente por tentar cobrir um erro de planejamento das cotas de jogadores formados localmente.

Só perto do fim da temporada é que acabei arrumando a casa na defesa, fazendo com que a facilidade em encontrar espaço pelos lados fosse reduzida para os adversários, e tendo agora alguma luz no fim do túnel para a próxima temporada.

Em certos momentos, os resultados desanimaram bastante e cheguei a cogitar que essa seria minha última temporada dirigindo o TSV 1860 München – seja porque imaginei que seria demitido (acho que a campanha da UCL foi o que mais pesou para não ter sido), seja porque desacreditava na minha capacidade de dar volta aos acontecimentos e tentaria partir para outra. Bem, como deve estar claro, isso não vai acontecer. Não agora. E o trabalho está a todo vapor, com três contratações (duas livres) importantes já acertadas para a próxima temporada onde iremos atacar o título da Bundesliga.

Olhando para o lado bom, nossa base voltou a dar alegrias com novo triplete - regional, nacional e copa. Viva os garotos de Munique!

Falando em garotos, a fornada dessa temporada trás dois que se destacam, apesar de não serem super promessas. O atacante Taffertshoffer e o lateral-esquerdo Dygruber.

 

 

 

Estatísticas do Elenco | Confiança da Diretoria | Dinâmica | Fornada

  • Marcolation mudou o título para TSV 1860 München - De volta ao topo | Final melancólico | Att: 16/02
Postado

Azar na Pokal, azar na Europa...
Não vai jogar competições europeias na próxima temporada, com isso poderá focar na Pokal e na Bundesliga. Boa sorte.

Postado

Lateral esquerdo foi uma boa venda. Eliminação rápida na copa e na liga Europa e quase que recuperavas a tempo dos lugares europeus, mas equipa perdeu gás nos últimos jogos. 

Postado (editado)

Ah, as contratações de atletas reservas que não tem potencial para se tornarem relevantes na equipe. Depois de algumas janelas sem, já estava sentindo falta, rs. 

Sendo bem sincero, achei o Gravilin uma contratação muito ruim. Com os atributos técnicos que tem, não ia querer ele de titular numa equipe de topo da 2. Bundesliga. Não vejo o que ele pode acrescentar para quem pretende disputar o topo da 1ª divisão, mesmo que seja como opção de banco. 

Mas é aquela coisa né, torcendo para estar errado na minha opinião. Tomara que o rapaz faça tudo que tu espera dele e mais um pouco. 

 

Sobre a tática, sinto que ainda falta gente que se coloque como opção para a finalização das jogadas. Além do atacante o único cara que tem função de "ataque" é o extremo invertido, que pelo que eu andei lendo é um jogador menos incisivo, mais voltado a ser o cara que dá a assistência. 

Aliás, sobre isso: a minha experiência, tanto jogando quanto observando os saves aqui na área, é que geralmente quando o treinador passa muito tempo relatando que o time "cria chances, mas não converte" é porque na verdade não está criando chances com a qualidade que deveria. Não vou dizer que é impossível que o time esteja com o pé torto mesmo, mas em 90% das vezes o problema é na forma como as chances estão sendo criadas. É gente chutando de posições ruins, com muita marcação atrapalhando, coisas assim que acabam afetando o desempenho mas as vezes é difícil de perceber. Parece que é só o atacante que precisa colocar o pé na forma, mas na real é porque ele não tá tendo tempo suficiente para aquele último toque, ou está tendo que finalizar já meio desequilibrado pela marcação, ou tendo que mudar a trajetória do chute para tirar de gente que tá no caminho. 

 

Eliminação para o Bayer Leverkusen na Copa é do jogo. Claro que a gente queria ver mais do 1860, ainda mais jogando em casa, mas o time não tá em boa fase e o adversário era complicado. 

Já na Liga Europa o resultado foi muito ruim. Perder de time russo não dá. Pagou caro demais pela soberba de meter time misto. E pior que olhando para as estatísticas das partidas a eliminação foi totalmente merecida. Aliás, teu time tá de parabéns: não é todo dia que uma equipe consegue 37 finalizações e nenhuma chance clara de gol.

 

Na Bundesliga começou batendo o mesmo Bayer que te eliminou na copa um pouco depois. Mostra que realmente poderia ter ido mais longe na competição eliminatória. Mas enfim, fora a sacolada do Bayern os dois primeiros meses do ano foram bons na liga. 

Na sequência emendou mais alguns resultados interessantes (perdeu do líder, mas faz parte). O que foi muito ruim foi a derrota para o Hannover. Triste perder com um homem a mais. E bem curioso o artilheiro da Bundesliga ter 9 de finalização. 

Depois do Hannover emendou outro resultado frustrante ao empatar com o Augsburg. Dali em diante o treinador parece ter jogado a toalha, e isso acabou custando até mesmo as chances de uma classificação continental secundária. Perder a vaga para a Conference na prorrogação do jogo alheio foi triste. Mas realmente acho que faltou desempenho de parte do 1860 para justificar a vaga europeia.

Pelo menos não foi demitido. Ficaria muito triste se isso acontecesse, pois esse é o save que me motiva a entrar aqui na área para acompanhar. Até tenho gostado de ler alguns outros, mas o teu é o único que eu venho todo dia olhar se tem atualização. Espero que o treinador dê um jeito de arrumar a casa para que eu possa continuar a acompanhar aqui. A gente corneta nos comentários, critica as decisões, mas a verdade é que esse é o melhor save da área. Espero mesmo que ele não acabe tão cedo, embora imagine que tu esteja bem desanimado com os resultados. 

 

EDIT: Postei antes de me dar conta que tinha mais tópico para ler, rs. 

Olhando as estatísticas da equipe, me chamou a atenção que teu time é o 10º em oportunidades criadas. Acho que isso corrobora um pouco o meu pensamento, de que o problema não é só pé torto. Como o 1860 terminou com o 8º melhor ataque, pode-se dizer que o time até converte mais do que seria esperado. 

O Taffertshoffer já tem uns atributos bem interessantes. Acho que no futuro vamos ouvir falar dele na equipe principal do 1860, hein. 

Boa sorte para a próxima temporada. Estou na torcida. 

Editado por Danut
Postado

Em comparação com a primeira metade da temporada, podemos dizer que o returno na Bundesliga foi um certo avanço. Claro que não é o ideal, longe disso, mas pelo menos tirou qualquer sombra de uma metade de baixo da tabela.

Nas competições eliminatórias, eu realmente fiquei surpreso com a eliminação contra o Lokomotiv, acreditava que passaria deles pra chegar, ao menos, nas quartas-de-final. Enfim, boa sorte na próxima temporada.

Postado

Diante das expectativas do início de temporada, a campanha do 1860 não foi boa, mas deixando isso de lado e se concentrando na 1ª parte, houve uma evolução e isso é bom. Tivemos emoção nas rodadas finais, mas nesse momento eu diria que o clube recuou algumas casas e terá que conquistá-las novamente antes de sonhar com o título, que já esteve mais perto.

Não faz mal esse recuo, mas como você percebeu é preciso preservar os melhores jogadores e mantê-los no elenco se a ideia for conquistar títulos e não enriquecer os sócios do clube. E por falar em finanças, o clube não vem bem com duas temporadas seguidas no vermelho e a tendência é que isso se agrave na próxima temporada porque os custos do clube foram subindo com o passar dos anos e a ausência nas competições continentais cobrarão um preço. Atletas insatisfeitos por não disputarem competições continentais também será uma possibilidade. Na próxima temporada é possível que a diretoria exija bom desempenho nas competições e isso adicionará uma pressão a mais.

A juventude do clube é festejada, mas infelizmente quase ninguém teve espaço no time de cima, o que é uma lacuna de seu trabalho no Munique 1860. 

Se errar demasiadamente na próxima temporada como você mesmo disse que errou, terá problemas sérios.

Apesar de tudo, o save continua muito legal de ser acompanhado, mesmo com os problemas do 1860. A próxima temporada é uma que deve ser jogada com calma. A ansiedade pela vitória já levou muitos saves para o buraco. 

Força, 1860!

 

 

  • Vice-Presidente
Postado
Em 16/02/2023 em 22:38, Marcolation disse:

 

Não entendi muito bem a sugestão. Seria assim: DL(Apoiar) com MD(Defender) na esquerda, e CJ(Apoiar) com Ala(Atacar) na direita?

 

Como estava na tática anterior, seria DL ou Ala(atacar) na esquerda, e CJ (Apoiar) com DL ou Ala (Apoiar na direita). Mas você já mexeu e apesar das coisas melhorarem e você ter futuro, eu abandonaria esse 4-2-3-1 com dois volantes por uma versão mais ofensiva.

A temporada acabou e a equipe vem vivendo a sina de fazer uma boa temporada com calendário livre e outra ruim com competições continentais. O que sugere um problema de profundidade no elenco, onde a qualidade cai muito quando precisa rodar os jogadores.

Postado

É, a derrota pro time russo definitivamente não estava nos planos e acho que foi o grande ponto baixo dessa atualização, em termos de jogos. Na Bundes a campanha não foi das piores em si, embora é claro que a falta de uma vaga continental atrapalhe os planos para a temporada que vem. As finanças também estão no vermelho e o clube parece não conseguir mais cobrir os custos operacionais sem disputar competições europeias.

Já que a demissão não veio, hora de usar o calendário com menos jogos pra definir a parte tática, reconstruir a base da equipe e quem sabe dar mais oportunidades aos mais jovens, formando uma espinha dorsal para levar o time de volta à Europa daqui a duas épocas. Estamos na torcida!

Postado

Putz. Pior que sempre fico perplexo quando vejo a formação 4-2-3-1MD dando espaços para os atacantes adversários explorarem com facilidade. 

Nunca me entrou na cabeça um adversário passando com naturalidade pelos meus dois volantes. E pra completar a zaga não conseguir abafar o lance, mesmo estando de frente para a jogada.

Ao menos na teoria sempre penso numa sanfona ou num sanduíche defensivo. Se encaixando entre zaga e volância para afastar o perigo e recomeçar a transição mais tranquilo.

A única jogada adversária que relevo é quando tabelam bem, ou rápido e preciso. Aí penso: é do futebol, até aí ok, mas não será sempre que farão isso. E posso até perder, mas de dez jogadas que fizerem, não afasto uma, mas as outras nove meu time desarma e saí com consciência para o jogo.

Não sei se teu time faz isso, mas eu como treinador não me desanimaria caso jogassem assim.

Também têm as jogadas adversárias que exploram as costas dos teus alas ou mesmo forçando o x1 com eles, seja num passe diagonal do meia em direção ao ponta, ou numa jogada que sempre faço no PES: passe do lateral para o ponta em velocidade para forçar um cruzamento ou cortar para dentro e finalizar.

Enfim, acho que nesse caso teus volantes precisam ser bons na marcação e flutuarem como carrileros, assim interceptam mais e forçam o adversário a atacar mais pelo meio, e tendo mais gente no meio ficaria, ao menos em tese, mais fácil pra ti se defender né.

Outra coisa, algumas ameaças do adversário estão se criando mais pela região do teu volante Aydin ou mais pela esquerda do Sanchez? Ou na volância está mais tranquila do que nas laterais?

Postado
Em 16/02/2023 em 22:21, BabudneyII disse:

Azar na Pokal, azar na Europa...
Não vai jogar competições europeias na próxima temporada, com isso poderá focar na Pokal e na Bundesliga. Boa sorte.

Não sei se cabe tanto a palavra azar, mas podemos seguir com ela

Temos a obrigação de ir bem sem o calendário apertado - são entre 35 e 40 partidas apenas na temporada. Ficar fora novamente da UCL está fora de cogitação.

Em 17/02/2023 em 06:13, Cadete213 disse:

Lateral esquerdo foi uma boa venda. Eliminação rápida na copa e na liga Europa e quase que recuperavas a tempo dos lugares europeus, mas equipa perdeu gás nos últimos jogos. 

A grana foi boa, mas acabamos ficando com um problema de falta de alguém de nível mais alto no setor. Até recuperamos na Bundesliga, mas uma sequência ruim comprometeu o fim de temporada. Temos um ano para voltar à Europa.

Em 17/02/2023 em 09:11, Danut disse:

Ah, as contratações de atletas reservas que não tem potencial para se tornarem relevantes na equipe. Depois de algumas janelas sem, já estava sentindo falta, rs. 

Sendo bem sincero, achei o Gravilin uma contratação muito ruim. Com os atributos técnicos que tem, não ia querer ele de titular numa equipe de topo da 2. Bundesliga. Não vejo o que ele pode acrescentar para quem pretende disputar o topo da 1ª divisão, mesmo que seja como opção de banco. 

Mas é aquela coisa né, torcendo para estar errado na minha opinião. Tomara que o rapaz faça tudo que tu espera dele e mais um pouco. 

 

Sobre a tática, sinto que ainda falta gente que se coloque como opção para a finalização das jogadas. Além do atacante o único cara que tem função de "ataque" é o extremo invertido, que pelo que eu andei lendo é um jogador menos incisivo, mais voltado a ser o cara que dá a assistência. 

Aliás, sobre isso: a minha experiência, tanto jogando quanto observando os saves aqui na área, é que geralmente quando o treinador passa muito tempo relatando que o time "cria chances, mas não converte" é porque na verdade não está criando chances com a qualidade que deveria. Não vou dizer que é impossível que o time esteja com o pé torto mesmo, mas em 90% das vezes o problema é na forma como as chances estão sendo criadas. É gente chutando de posições ruins, com muita marcação atrapalhando, coisas assim que acabam afetando o desempenho mas as vezes é difícil de perceber. Parece que é só o atacante que precisa colocar o pé na forma, mas na real é porque ele não tá tendo tempo suficiente para aquele último toque, ou está tendo que finalizar já meio desequilibrado pela marcação, ou tendo que mudar a trajetória do chute para tirar de gente que tá no caminho. 

 

Eliminação para o Bayer Leverkusen na Copa é do jogo. Claro que a gente queria ver mais do 1860, ainda mais jogando em casa, mas o time não tá em boa fase e o adversário era complicado. 

Já na Liga Europa o resultado foi muito ruim. Perder de time russo não dá. Pagou caro demais pela soberba de meter time misto. E pior que olhando para as estatísticas das partidas a eliminação foi totalmente merecida. Aliás, teu time tá de parabéns: não é todo dia que uma equipe consegue 37 finalizações e nenhuma chance clara de gol.

 

Na Bundesliga começou batendo o mesmo Bayer que te eliminou na copa um pouco depois. Mostra que realmente poderia ter ido mais longe na competição eliminatória. Mas enfim, fora a sacolada do Bayern os dois primeiros meses do ano foram bons na liga. 

Na sequência emendou mais alguns resultados interessantes (perdeu do líder, mas faz parte). O que foi muito ruim foi a derrota para o Hannover. Triste perder com um homem a mais. E bem curioso o artilheiro da Bundesliga ter 9 de finalização. 

Depois do Hannover emendou outro resultado frustrante ao empatar com o Augsburg. Dali em diante o treinador parece ter jogado a toalha, e isso acabou custando até mesmo as chances de uma classificação continental secundária. Perder a vaga para a Conference na prorrogação do jogo alheio foi triste. Mas realmente acho que faltou desempenho de parte do 1860 para justificar a vaga europeia.

Pelo menos não foi demitido. Ficaria muito triste se isso acontecesse, pois esse é o save que me motiva a entrar aqui na área para acompanhar. Até tenho gostado de ler alguns outros, mas o teu é o único que eu venho todo dia olhar se tem atualização. Espero que o treinador dê um jeito de arrumar a casa para que eu possa continuar a acompanhar aqui. A gente corneta nos comentários, critica as decisões, mas a verdade é que esse é o melhor save da área. Espero mesmo que ele não acabe tão cedo, embora imagine que tu esteja bem desanimado com os resultados. 

 

EDIT: Postei antes de me dar conta que tinha mais tópico para ler, rs. 

Olhando as estatísticas da equipe, me chamou a atenção que teu time é o 10º em oportunidades criadas. Acho que isso corrobora um pouco o meu pensamento, de que o problema não é só pé torto. Como o 1860 terminou com o 8º melhor ataque, pode-se dizer que o time até converte mais do que seria esperado. 

O Taffertshoffer já tem uns atributos bem interessantes. Acho que no futuro vamos ouvir falar dele na equipe principal do 1860, hein. 

Boa sorte para a próxima temporada. Estou na torcida. 

Dessa vez a contratação foi mais considerando apenas o fim de temporada, para não ficarmos sem um reserva ali - até daria para me virar só com o Fragoulis que é zagueiro mas pode fazer a de DL-Apoiar ali. Gravilin veio apenas por ser "Alemão", mas como ficamos fora da Europa isso não adianta mais de nada.

Realmente, temos sim um problema de criar chances em ocasiões pouco favoráveis. Também concordo que o time ficava com falta de gente entrando na área, e já estou vendo como melhorar isso - apesar disso, realmente Alison Rodrigo falhou chances claríssimas, e infelizmente já é hora de perder o status de titular.

Na Pokal, foi aquele dia onde tudo dá errado para nós - que até criamos e finalizamos bem, mas erramos o gol - e tudo dá certo pro adversário - o Bayer criou menos mas fez os gols, ainda que contando bastante com a sorte. Na Europa eu fui burro em usar time misto, mas os gols que sofremos são imperdoáveis, assim como a falta de qualidade ofensiva apesar de ter chutado até a mãe.

O artilheiro da Bundesliga não só tinha 9 de finalização, como era centroavante baixo e com péssimo cabeceio - e ainda assim fez contra nós de cabeça. Era para termos batido Augsburg e Leipzig, e talvez conseguido mais pontos no geral além desses. Infelizmente, não fizemos o suficiente na primeira parte e isso acabou com nossa temporada na liga.

Obrigado pela moral que deu ao save. Não sei se é o melhor da área - aliás, isso é totalmente pessoal. Ainda assim, as muitas respostas mostram que ao menos os fracassos em Munique entretêm 😁.

Dessa vez ficamos muito abaixo nas estatísticas, o que mostra que tinha coisa muito errada na equipe. Conhecendo a fundo o elenco, acredito que o problema foi mesmo de ordem tática, comigo sem conseguir adaptar mudanças de forma ideal e perdendo a mão em muitos momentos. Vamos ver se consigo recuperar a moral do 1860 depois dessa temporada horrorosa.

Taffertshofer é ótimo Ponta-de-Lança Fixo, vamos ver se ele consegue um espaço no time quando tiver idade.

Em 17/02/2023 em 11:01, div disse:

Em comparação com a primeira metade da temporada, podemos dizer que o returno na Bundesliga foi um certo avanço. Claro que não é o ideal, longe disso, mas pelo menos tirou qualquer sombra de uma metade de baixo da tabela.

Nas competições eliminatórias, eu realmente fiquei surpreso com a eliminação contra o Lokomotiv, acreditava que passaria deles pra chegar, ao menos, nas quartas-de-final. Enfim, boa sorte na próxima temporada.

Até melhoramos, mas na reta final voltamos a ser muito ruins e o resultado final sem competições europeias foi merecido.

Infelizmente deu tudo errado na Rússia - e em Munique. Dava para ter ido bem mais longe.

Em 17/02/2023 em 13:50, GGilson disse:

Diante das expectativas do início de temporada, a campanha do 1860 não foi boa, mas deixando isso de lado e se concentrando na 1ª parte, houve uma evolução e isso é bom. Tivemos emoção nas rodadas finais, mas nesse momento eu diria que o clube recuou algumas casas e terá que conquistá-las novamente antes de sonhar com o título, que já esteve mais perto.

Não faz mal esse recuo, mas como você percebeu é preciso preservar os melhores jogadores e mantê-los no elenco se a ideia for conquistar títulos e não enriquecer os sócios do clube. E por falar em finanças, o clube não vem bem com duas temporadas seguidas no vermelho e a tendência é que isso se agrave na próxima temporada porque os custos do clube foram subindo com o passar dos anos e a ausência nas competições continentais cobrarão um preço. Atletas insatisfeitos por não disputarem competições continentais também será uma possibilidade. Na próxima temporada é possível que a diretoria exija bom desempenho nas competições e isso adicionará uma pressão a mais.

A juventude do clube é festejada, mas infelizmente quase ninguém teve espaço no time de cima, o que é uma lacuna de seu trabalho no Munique 1860. 

Se errar demasiadamente na próxima temporada como você mesmo disse que errou, terá problemas sérios.

Apesar de tudo, o save continua muito legal de ser acompanhado, mesmo com os problemas do 1860. A próxima temporada é uma que deve ser jogada com calma. A ansiedade pela vitória já levou muitos saves para o buraco. 

Força, 1860!

 

 

Acho que você tem razão em termos que buscar um retorno a ser uma BOA equipe antes de pensar em título, mas ainda assim os movimentos que fiz antes do fim da temporada em termos de contratações me dão esperança de nos recuperar e lutar lá em cima bem rápido.

Teremos muito trabalho pela frente na parte financeira, ainda mais sendo o 1860 um clube com estádio pequeno e pouca receita comercial. Talvez seja possível manter o corpo do elenco, lidando com alguns insatisfeitos, mas se ficarmos fora de novo de competições europeias, corremos o risco de uma regressão que não será possível reverter.

Tenho que concordar que não tenho usado muito a base do clube, mas eu acho - realmente um achismo - que nossas canteiras simplesmente não geraram tantos jogadores de alto nível desde que chegamos em um nível em que podemos retê-los. Prova disso são os jovens vendidos que começam a ter suas cláusulas de lucro em uma próxima transferência vencidas por serem dispensados. Entre os que se destacam, temos um zagueiro e um volante que saíram conosco ainda na 2.Bundesliga e já estão aposentados, um goleiro de nível mundial em fim de carreira no Brasil e outro titular na Bundesliga mas pior do que nosso reserva. Os melhores jogadores que tive chegaram a pouco tempo - entre eles Aydin, que é nosso melhor jogador hoje, e Ayoub, que tem apenas 18 anos e vem aos poucos subindo de produção. Pode ser que eu tenha dado pouco valor a minha base mesmo quando ela me ajudaria? Sim, claro. Mas não boto muita fé que seja o caso...

Obrigado por sempre acompanhar e, mais do que isso, incentivar o save.

Teremos uma temporada difícil pela frente e adianto que será uma em que arriscarei bastante - mas terei calma para levar e reconstruir taticamente o 1860.

Em 19/02/2023 em 13:33, Henrique M. disse:

Como estava na tática anterior, seria DL ou Ala(atacar) na esquerda, e CJ (Apoiar) com DL ou Ala (Apoiar na direita). Mas você já mexeu e apesar das coisas melhorarem e você ter futuro, eu abandonaria esse 4-2-3-1 com dois volantes por uma versão mais ofensiva.

A temporada acabou e a equipe vem vivendo a sina de fazer uma boa temporada com calendário livre e outra ruim com competições continentais. O que sugere um problema de profundidade no elenco, onde a qualidade cai muito quando precisa rodar os jogadores.

Eu cheguei a usar essa variação, mas faltava uma maior presença do volante como CJ, ainda que defensivamente tivesse uma melhora. Agora estou indo por outros caminhos táticos, vamos ver se consigo endireitar o 4231DM, que por enquanto acho que pode funcionar.

Apesar dessa ser uma conclusão que faz sentido pela sequência, não me vejo tendo tanto problema de utilizar o elenco - ao menos esse não é o Único problema, e possivelmente nem o maior.

21 horas atrás, Tsuru disse:

É, a derrota pro time russo definitivamente não estava nos planos e acho que foi o grande ponto baixo dessa atualização, em termos de jogos. Na Bundes a campanha não foi das piores em si, embora é claro que a falta de uma vaga continental atrapalhe os planos para a temporada que vem. As finanças também estão no vermelho e o clube parece não conseguir mais cobrir os custos operacionais sem disputar competições europeias.

Já que a demissão não veio, hora de usar o calendário com menos jogos pra definir a parte tática, reconstruir a base da equipe e quem sabe dar mais oportunidades aos mais jovens, formando uma espinha dorsal para levar o time de volta à Europa daqui a duas épocas. Estamos na torcida!

Apesar dos números muito maiores, não fizemos duas atuações boas contra os russos e foi uma eliminação merecida, que combinou com a péssima temporada.

Financeiramente estamos com problemas e isso com certeza pode dificultar uma boa temporada se tivermos de nos desfazer de bons jogadores. Espero não entrar nesse ciclo vicioso de falta de caixa, mas por enquanto acredito que temos tudo para voltar à Europa.

Temos uma temporada para reconstruir, testar e definir uma nova abordagem tática, e aí encorpar o elenco com uma grana de UCL e botar em prática quando for à vera, lutando em três frentes com obrigação de ir bem em todas.

Postado
21 horas atrás, felipevalle disse:

Putz. Pior que sempre fico perplexo quando vejo a formação 4-2-3-1MD dando espaços para os atacantes adversários explorarem com facilidade. 

Nunca me entrou na cabeça um adversário passando com naturalidade pelos meus dois volantes. E pra completar a zaga não conseguir abafar o lance, mesmo estando de frente para a jogada.

Ao menos na teoria sempre penso numa sanfona ou num sanduíche defensivo. Se encaixando entre zaga e volância para afastar o perigo e recomeçar a transição mais tranquilo.

A única jogada adversária que relevo é quando tabelam bem, ou rápido e preciso. Aí penso: é do futebol, até aí ok, mas não será sempre que farão isso. E posso até perder, mas de dez jogadas que fizerem, não afasto uma, mas as outras nove meu time desarma e saí com consciência para o jogo.

Não sei se teu time faz isso, mas eu como treinador não me desanimaria caso jogassem assim.

Também têm as jogadas adversárias que exploram as costas dos teus alas ou mesmo forçando o x1 com eles, seja num passe diagonal do meia em direção ao ponta, ou numa jogada que sempre faço no PES: passe do lateral para o ponta em velocidade para forçar um cruzamento ou cortar para dentro e finalizar.

Enfim, acho que nesse caso teus volantes precisam ser bons na marcação e flutuarem como carrileros, assim interceptam mais e forçam o adversário a atacar mais pelo meio, e tendo mais gente no meio ficaria, ao menos em tese, mais fácil pra ti se defender né.

Outra coisa, algumas ameaças do adversário estão se criando mais pela região do teu volante Aydin ou mais pela esquerda do Sanchez? Ou na volância está mais tranquila do que nas laterais?

Vou falar primeiramente da tática anterior, com o DL-Atacar na esquerda e o Ala-Apoiar na direita. Geralmente, o problema tem sido nas laterais. Pelo lado direito da nossa defesa, até dá pra entender pois temos um volante que sobe e o Ala fica sozinho para defender contra o ponta adversário - jogamos com a linha de defesa alta, então geralmente o Ala ainda tem algum espaço pra dar ao atacante até ter que decidir pelo desarme. Quando o adversário explorava demais esse flanco, mudar a tarefa para Defender parecia ser uma boa solução - o Ala subia menos e assim tinha que cobrir uma área bem menor defensivamente.

O problema mesmo era o lado esquerdo de defesa, onde o volante mesmo em Defender não resolvia - muitas vezes o adversário puxava uma aglomeração ali e trocava passes para desfazer a linha de defesa, ou - o que tinha mais efeito - fazia uma sobreposição de lateral+ponta e cruzava de longe, pegando as costas da defesa. Nada que eu fiz pareceu fazer esse lado melhorar, e só consegui ter sucesso quando voltei a uma dupla de laterais ao contrário, que já usei há algumas temporadas atrás - a que está na imagem do último post: Ala-Apoiar/Atacar junto do volante mais contido, e o DL-Apoiar no lado do Segundo Volante.

Realmente, a partir dessa mudança a defesa deixou de ser um problema e o problema no ataque intensificou 😅😅😅.

Postado

banner24e0e939648eec1d8.png 

 

 

 

TEMPORADA 2045/46

 

Pré-temporada 2045/46

 

PRÉ-TEMPORADA

Depois de 26 temporadas no comando do clube, mais uma vez estamos com os dias contados: o contrato do técnico vence ao fim da temporada, e terei que fazer uma temporada à altura da nova diretoria que não dá sossego para o até então ícone do TSV 1860 München.

Para essa tarefa, em uma temporada onde as finanças prometem problemas, os jogadores prometem problemas e a própria sequência ruim promete problemas, terei que encontrar soluções. E para isso, comecei mudando um monte de gente no elenco.

 

TRANSFERÊNCIAS

Entradas

Transf_PreJanelab73731ef7af0d488.png

 

Acertamos 3 das 6 entradas dessa janela ainda no fim da última temporada, e todas de grandes jogadores que chegam para ser titulares e (tomara) subir o patamar da equipe no setor ofensivo.

 

T_Entradasa0535af41f858f64.png

 

Montoya (ZG) - Hoje, não estamos com uma grande necessidade de zagueiros, mas Montoya era um dos meus observados para a possibilidade de Juan forçar uma transferência para uma equipe que dispute a UCL - como deu indícios que poderia fazer. O pedido acabou não se concretizando, mas resolvi apostar no jogador mesmo assim, em um acordo que só pagaremos a taxa de transferência de € 29M na próxima temporada, e uma taxa pequena de € 175m além do baixíssimo salário do jogador durante o empréstimo. Passamos a ter agora 3 zagueiros de altíssimo nível, e Montoya de início sai atrás na briga para fazer a dupla titular apenas pela falta de entrosamento.

Romero (LE) – Não sou de trazer jogadores por empréstimo, principalmente quando não há opção de compra no contrato, mas dessa vez achei que o colombiano do Milan era o melhor negócio para a lateral-esquerda sem nos comprometer financeiramente. Dono de um ótimo físico, bom defensivamente e que também sabe chegar ao ataque, o jovem de 19 anos vem para ser nosso titular da posição nessa temporada.

Wallin (VL) – Após o período de empréstimo péssimo de Kevin, precisava de alguém que chegasse para ser nosso reserva como primeiro volante e ocupar o espaço do Zhely, que tinha acordo de saída encaminhado. Já tinha o ucraniano de 24 anos nas minhas listas de alvo e, apesar de não ter o melhor físico e do preço um pouco salgado para nossa situação atual, é ótimo mentalmente e tem boa técnica, além de ter feito boas temporadas ano após ano no Shaktar.

Pepe (MA) – Sua contratação foi causada mais por um erro - depois de acertar detalhes contratuais, acabei esquecendo e entrei de férias até o começo da janela e o meia foi confirmado aqui. Ainda assim, chega para ser titular numa posição onde os destaques Bares e Torres não fizeram grande temporada e terão que se provar para continuar no clube. Seu único defeito é um passe abaixo da média, mas acredito que isso seja compensado pela sua visão e técnica com a bola nos pés, além do fato de que iremos utilizar o MOC com mais chegada na área, que o brasileiro tem de sobra.

Zamani (PD/AT) – Quando seu perfil apareceu, eu não acreditei. Além de alemão, o jovem surgido no Mainz 05 é extremamente completo como atacante e ponta. Mesmo não precisando tanto de alguém na ponta-direita após a temporada do Ygor, ofereci um contrato e o rapaz de 20 anos aceitou. Será titular e vou usá-lo como Extremo na direita, mas pode pintar também como centroavante.

Vandro (AT) – Mesmo em uma temporada onde deveria encher os cofres do clube com vendas, não dava para deixar passar o atacante brasileiro (mais um) do Grêmio de apenas 19 anos. O valor pago está muito abaixo do que ele vale, mesmo que atinja as metas que elevam a taxa para € 23M. Chega para acabar com a dor de cabeça numa posição onde Alison Rodrigo não nos deu a segurança de um goleador nas duas temporadas completas por aqui.

A imprensa parece ter gostado das nossas contratações, elencando duas delas como as mais importantes da janela de transferências na Alemanha.

Transf_Destaques72893ab31d2ea6fe.png

 

Saídas

T_Saidascb49f0b33c6d59de.png

 

Depois da última temporada eu precisava fazer caixa, mas mais do que isso eu queria uma reformulação do elenco, dando espaço para jogadores mais jovens e mandando embora alguns homens que rendiam sempre abaixo do esperado ou que não se desenvolviam o suficiente. A começar, falarei do único jogador que eu não queria me desfazer - mas que pediu para sair há algum tempo e me fez prometer que seria vendido após o fim da última temporada.

O volante búlgaro Zhelyazkov chegou no clube na temporada 2037/38 e ficou por aqui 8 boas temporadas onde foi capitão durante um bom tempo, inclusive em nossas conquistas da DFB-Pokal e da Europa League em 2041. Um primeiro volante primoroso na arte da defesa e dono de uma técnica refinada, Zhely, como eu costumava chamá-lo durante esse tempo em que vestiu a camisa dos Leões, redefiniu o que os torcedores do Sechzig esperam de um jogador da sua posição. Sempre foi um armador além de um "cabeça-de-área", e nossa bola de segurança quando a defesa estava bem postada. Deixará saudades - boa sorte com seu pé-de-meia na Arábia Saudita, Zhely!

Adeus_Zhelyde2c4070644d5a42.png

Entrando nas vendas que eu queria fazer, vou dividir em duas categorias: jovens promessas que acabaram não sendo tão promissores assim, e veteranos que entregaram menos do que prometiam.

Na primeira categoria, temos os laterais Roskar e Gravilin (esse teve só meia temporada no clube), os pontas Joannin e Stathas e, por que não, o volante Kevin. Desses, o lateral-direito esloveno Roskar teve uma temporada e meia emprestado na Alemanha e, após ser chamado de volta no meio da última temporada sequer jogou, porque não conseguia confiar na sua capacidade nem mesmo como reserva. Os austríacos do Austria Viena aceitaram pagar um valor que chega a € 7,5M e me despedi com prazer e um belo lucro, visto que foi trazido por menos de um terço desse valor. Já o Russo formado na Alemanha Gravilin chegou apenas por esse motivo para o clube e, meia temporada e apenas 4 partidas depois, vai embora dando um pouco de lucro, que pode ser razoável se alcançar 50 jogos pelo Aston Villa - pesou muito o fato de termos descoberto que ele é inconsistente e não gosta de jogos grandes nos 6 meses de clube. Joannin teve tempo emprestado e se valorizou, mas não chegou ao nível de Bundesliga – foi emprestado novamente com opção de compra por € 3,75M que espero que seja exercida. Stathas surgiu com status de grande promessa junto de Ayoub, teve até umas chances no time principal onde foi bem, mas seu potencial simplesmente derreteu – saiu de 4 estrelas a duas após um empréstimo onde rendeu muito mal – recebo € 1,2M e mais 50% do lucro de uma futura venda. O último da categoria é Kevin, por quem paguei uma boa grana mas não teve espaço por aqui. Após ser emprestado e fazer uma metade de temporada horrível na Premier League (teve nota de 6,39 em 11 partidas), também descobrimos as temidas características no combo jogo grande e consistência – queria aproveitá-lo mas decidi vender mesmo com prejuízo e buscar alguém mais confiável.

Entre os veteranos, começo pelos que trouxeram maior desgosto. Gastón e Gray foram ambos contratados a peso de ouro – uma das muitas demonstrações de má gestão financeira do treinador, com os dois custando mais de € 30M cada e dando retorno bem baixo. Gastón só foi “bom” em sua primeira temporada, justamente onde vencemos nossos únicos títulos de topo, enquanto Gray até contribuía bem quando tinha chances, mas nunca num nível que não deixasse margem para disputa – pesou aqui a necessidade de desenvolver Ayoub que joga na posição onde os dois poderiam ter mais chances. A soma da venda de ambos não chega à metade do que gastamos para trazer um, mas vida que segue. A última saída foi do baixinho ponta-direito Radovic. O sérvio chegava aos 30 anos e fez uma temporada fraca, após uma ótima e uma média, o que me deixou aberto à possibilidade de negociá-lo. O Hannover chegou com € 8,5M, valor que é bem abaixo do que ele vale mas ainda nos daria uma margem de lucro, e deixei sair. Era ele ou o brasileiro Fábio, decidi pelo mais jovem.

 

ELENCO

Elencoe9f2ab2568e3c330.png

 

Apesar das até numerosas chegadas, conseguimos enxugar um pouco o número de atletas que terei a disposição nessa temporada para 26, ainda até grande para quem enfrenta apenas a Bundesliga e Pokal na temporada. Desses, apenas o terceiro goleiro, que é da base, não deve ter minutos. A avaliação do adjunto mostra uma qualidade altíssima no ataque e meio, enquanto ficamos devendo um pouco na defesa, especialmente lateral-esquerda. Tivemos destaque nas casas de apostas para Zamani como artilheiro e Aydin como melhor jogador.

Salarios13bf253f9a1e8268.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visaof037e397538b4c6a.png

 

Dessa vez a diretoria se contenta com uma qualificação para a Europa League - o que só é totalmente garantido com uma 5ª posição. Pessoalmente, vou atrás da vaga na UCL e espero estar na briga também pelo título, se conseguirmos nos acertar taticamente com as novas contratações cedo na temporada.

 

FINANÇAS

Financas96b77328e6fb4091.png

 

AMISTOSOS

Amistosos259d7ece30f8664b.png

 

 

DFB-Pokal

1ª Eliminatória - Rosenheim (F)

O tradicional jogo final da preparação para a temporada. Entramos de time reserva, mas nossos reservas hoje contam com Torres, Bares, Ygor e Alison Rodrigo. Está bom ou quer mais? Dentro de campo, Alison Rodrigo penou com dois gols anulados em sequência, mas finalmente voltou a marcar depois de 15 jogos de seca e fez logo três no 1T, com Ygor completando o placar. No 2T Alison fez mais dois e Torres e Estelmann também deixaram os seus na goleada por 8x0.

Na próxima fase, já temos um gigante pela frente: jogaremos em casa contra o Schalke 04.

POKAL_Sorteiobfa832b6e009d220.png

 

Bundesliga

Rodada 1 - Stuttgart (C)

Tudo pronto, time azeitado para uma ótima estreia em casa com favoritismo... mas faltou combinar com a defesa do Stuttgart. Dominamos totalmente o 1T, finalizando bastante (18x3) mas tendo pouca posse e pecando muito nos contra-ataques que nos fizeram levar 4 amarelos para o intervalo. O 2T trouxe o Stuttgart mais ligado na partida, chegando a ter a melhor chance do jogo que só parou na trave por capricho, e foi assim, jogando mal, que abrimos o placar - Valdemir estava mais solto e foi pra cima da defesa rabiscando todo mundo e já dentro da área cruzou para Vandro escorar e fazer seu primeiro com a camisa do clube. Já aos 35', tivemos sorte em falta na área e um defensor empurrou para a própria meta, e já com o Stuttgart sem forças fizemos o terceiro com Zamani. Apesar do placar elástico de 3x0, foi uma partida complicada que só se resolveu no 2T.

 

Rodada 2 - Hoffenheim (F)

Jogo complicado desde o começo, e após perdermos duas boas chances foi o Hoffenheim que abriu o placar com a "lei-do-ex" fazendo efeito na bola parada: falta levantada e lá estava Zé Maria para testar. Tivemos um gol anulado na segunda etapa, mas fizemos valer também na bola parada com Pepe empatando - pena que sofremos dois em sequência logo depois e assim terminou: derrota pesada por 1x3.

J_Hoffenheimecdc8ea073efbc29.png

 

Rodada 3 - Kaiserslautern (F)

Romero cometeu pênalti com apenas 12' de bola rolando, e já no fim da primeira etapa sofremos o segundo em um chute de rara (in)felicidade de longe e ficamos mais perto de tomar o terceiro do que de diminuir no restante da partida. Mais uma derrota, dessa vez por 0x2.

J_Kaiser7560fa2773ef26a9.png

R1ffcc6ba241f78d2a.png

 

 

Da euforia da janela, para a melancolia de um péssimo começo...

  • Marcolation mudou o título para TSV 1860 München - De volta ao topo | Pré-temporada 2045/46 | Att: 24/02
Postado

Muita hora nesta calma. Entendo que o treinador já esteja frustrado com o mau desempenho em anos anteriores e que as derrotas acendam o sinal de alerta, mas foram dois jogos apenas. É preciso olhar o que deu errado nessas partidas e pensar como reajustar para a sequência. Sem desespero, que o time tem todas as possibilidades de ir bem esse ano.

Sobre as transferências, começou contratando muito bem na janela, trazendo jogadores que vão elevar significativamente o nível da equipe e gastando muito pouco no processo. É o tipo de negócio que acho que faltou para o 1860 em outros momentos. Dois dos três últimos contratados me agradam bem menos, sendo que o lateral preocupa - nem ele nem o volante deveriam estar numa equipe desse nível, mas o lateral preocupa mais porque tu disse que chega para ser titular. Ainda assim, acho que no geral foi uma janela positiva, também porque conseguiu se livrar de alguns maus negócios que fez no passado. 

Única coisa que eu senti falta foi trazer um goleiro novo. Pela avaliação do elenco é um ponto fraco da equipe, acho que poderia ter trabalhado nessa parte. 

Postado

Então, vou cornetar um pouquinho, posso? Obrigado. Hahahaha

Eu gostei muito da janela de transferências, estava aqui super animado, mas quando cheguei na tela de elenco confesso que fiquei um pouco assustado. Por acaso eu uso a avaliação de capacidade dos jogadores pra entender as posições carentes da equipe, onde pode melhorar, onde há pouca profundidade e tal. Eu valorizo atributos, obviamente, mas sempre acho que pode ser relativo e sempre tem a parte oculta, muitas vezes definida pela personalidade, e é algo que só o adjunto consegue enxergar. Fora que te ajuda a entender qual é o nível deles em relação à liga, algo que pra mim é muito importante.

Eu entendo que é difícil ter jogadores excelentes como titular e reserva, claro, nem sempre o mercado favorece e tal, mas ainda assim...

Me chamou atenção que, dos teus três goleiros, nenhum tem três ou quatro estrelas de capacidade e menos ainda de potencial, ou seja, eles são fracos pro nível da Bundesliga. Você tem três zagueiros, Estelmann, Juan e Montoya, e eles são apenas bons pro nivel da Bundes. Mesma coisa com lateral esquerdo. 

Você usa um 4-2-3-1 profundo e, portanto, depende dos volantes pra muita coisa - eles têm de cobrir a tua intermediária, dar largura e preencher o meio, ligar o ataque, fechar os flancos, tudo, essencialmente. Portanto eu esperaria sinceramente que teus volantes fossem os melhores jogadores da equipe, e no entanto apenas um deles é realmente excelente, o Aydin. Na minha visão, uma formação assim precisaria de um volante como o Aydin e um parceiro quatro estrelas pra ele, eventualmente com um ou dois reservas de três estrelas, algo nessa linha.

Algo parecido ocorre com os pontas - não tem nenhum realmente excelente pro nível do campeonato. Não sei se você considera deslocar o Zamani ou o Vandro pras pontas, talvez junto com o Bares, eu realmente consideraria isso pra fazer uso de tudo junto do que você tem de melhor. Eu até poderia sugerir trocar a formação, acho que faria mais sentido, mas entendo que você não queira fazer isso, de boa.

Enfim, pra resumir, eu gostei da janela mas acho que ainda falta profundidade e faltam opções pro elenco render melhor, é algo a se trabalhar no futuro. Tomara que eu queime a língua e a equipe me surpreenda positivamente.

Postado

Gostei bastante das contratações pro setor ofensivo. Vandro tem cara de craque.

A respeito do que tu falou da contratação do Pepe acontecer por um erro na confirmação da contratação, eu te sugeriria não usar mais a opção "ir de férias" porque ela pula coisas importantes como essa e, às vezes, se não estiver atento, até a inscrição do elenco em alguma competição. Como eu sei que é muito chato ficar avançando manualmente em períodos que não tem nada relevante no clube, eu te sugeriria ativar a continuação automática, que tu pode ativar na aba de interface nas preferências do jogo. Eu também usava o recurso de ir de férias antigamente e depois que eu descobri a continuação automática, minha vida no FM melhorou 100% auhauhauhau

E quanto aos resultados dessa temporada, vou na linha do Danut, é muito cedo ainda pra qualquer coisa.

Postado

Vinha mesmo dizer que fizeste excelentes contratações, com esses prodígios. Começas bem a época mas depois essas duas derrotas surpreenderam-me. Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões.

Postado

Eu acredito que até o término da temporada o seu contrato será renovado pela diretoria. Ficaria surpreso se a relação com o Munique 1860 terminasse assim.

Sempre acho complicado opinar sobre contratações, afinal desconheço as opções que o autor do save dispunha, seja a respeito da qualidade dos jogadores, bem como dos custos envolvidos. Fora isso, assim como os bons treinadores reais, os bons treinadores de FM costumam fazer jogadores jogarem melhor dos que os atributos indicam. Por conta desses limites, sempre acho que minhas opiniões precisam ser vistas com reservas.

Dito isso, gostei do Montoya, ainda mais que veio por empréstimo, algo que pode ser muito útil quando bem utilizado e você deveria olhar mais para essa estratégia, mesmo se o salário fosse alto. Provavelmente, o Montoya poderá ter alguma dificuldade para fazer uma marcação apertada, mas parte do trabalho do técnico é esconder as deficiências de seu plantel.

Ao contratar jovens sempre devemos perguntar se eles podem entregar bons desempenhos desde já ou só daqui a alguns anos. Romero, Zamani e Vandro entram nessa situação. Romero parece o menos qualificado para dar uma resposta rápida, Vandro e Zamani podem entregar desde já. Se não entregarem será preciso reavaliar se investir em joadores muito jovens é um bom caminho para o estágio do 1860.

Wallin entra naquela situação de sabermos se vai render bem ao nível do que a Bundesliga exige. Como reserva ele pode ajudar, mas não parece muito capaz para ações defensivas. Já o "indesejado" Pepe tem uma questão a responder: se o passe abaixo da média será compensado pela visão e técnica, como você disse, ou se o passe abaixo da média prejudicará a visão e a técnica do jogador.

Já nas saídas, como você disse, existem aqueles que foram contratações que não deram certo e isso é algo que atrapalha o desempenho da sua equipe. Contrar bem é outra variável importante no desempenho final de uma equipe na temporada. 

De forma geral, conseguiu muito boas negociações praticamente sem gastar no fim das contas. Para mim, fazer caixa só faz sentido se for para gastar esse dinheiro em algo, infraestura, jogadores e/ou salários. Aumentar o saldo geral, no fim das contas só vejo servindo para o FM comer parte do dinheiro em dividendos para os acionistas.

O clube gasta como um time dos 5 melhores da Bundesliga e deveria disputar títulos nesse momento. Contudo, a realidade se mostrou outra e sendo assim, a redução da expectativa por parte da diretoria é algo muito salutar para o 1860. Nesse momento, acho que é uma fase de reestruturação do elenco para tentar algo melhor no futuro.  Identificar o setor e as posições mais carentes vão ajudá-lo a dar o salto que deseja.

Já vai pegar o S04 na DFB-Pokal? Se for eliminado sobrará mais tempo para outras competições. Se classificar, eliminará um favorito ao título. Duas derrotas desanimantes no primeiro mês e aí, as convicções e bom senso do treinador serão testados. Alguns mudam tudo, outros mantêm o que planejaram. Mas existe uma longa área intermediária entre uma coisa e outra que fornece excelentes opções.

 

Postado
Em 24/02/2023 em 08:09, Danut disse:

Muita hora nesta calma. Entendo que o treinador já esteja frustrado com o mau desempenho em anos anteriores e que as derrotas acendam o sinal de alerta, mas foram dois jogos apenas. É preciso olhar o que deu errado nessas partidas e pensar como reajustar para a sequência. Sem desespero, que o time tem todas as possibilidades de ir bem esse ano.

Sobre as transferências, começou contratando muito bem na janela, trazendo jogadores que vão elevar significativamente o nível da equipe e gastando muito pouco no processo. É o tipo de negócio que acho que faltou para o 1860 em outros momentos. Dois dos três últimos contratados me agradam bem menos, sendo que o lateral preocupa - nem ele nem o volante deveriam estar numa equipe desse nível, mas o lateral preocupa mais porque tu disse que chega para ser titular. Ainda assim, acho que no geral foi uma janela positiva, também porque conseguiu se livrar de alguns maus negócios que fez no passado. 

Única coisa que eu senti falta foi trazer um goleiro novo. Pela avaliação do elenco é um ponto fraco da equipe, acho que poderia ter trabalhado nessa parte. 

Realmente, foi uma grande mudança no elenco, além de ter mexido bastante taticamente, então não dá pra desesperar agora - ainda que as atuações nas duas partidas fora de casa terem sido pavorosas.

Realmente o lateral não está no nível ideal, e foi escolhido mais pela possibilidade de vir por empréstimo. Já o volante, eu vejo que a avaliação do adjunto não é das melhores, mas o cara tem atributos interessantes, um histórico ótimo (sim, em uma liga bem mais fraca na Ucrânia) e ainda quebra um galho na lateral-direita, onde não temos ninguém além dos dois da posição. Achou ele tão ruim assim?

Sobre os goleiros: a avaliação do elenco, na minha opinião, costuma enganar. Sei que é uma opinião um pouco impopular aqui pelo fórum, mas a variação dessas estrelas ocorre tão rápido, e de forma tão intensa, que não posso usar isso como mais do que uma referência, algo como um indicador. O próprio goleiro, que o olheiro hoje dá 2,5 estrelas, quando chegou tinha, salvo engano, 4 estrelas. Com certeza o alemão não piorou como jogador de lá para cá, e lembro de ele ter 3 estrelas em algum momento da última temporada. Esse mesmo goleiro entrou na seleção da Bundesliga no nosso vice-campeonato... A chegada do Vandro e Zamani, cada um com 4,5 estrelas, parece ter impactado negativamente a avaliação de todo o elenco, o que me dá um indício de que as estrelas significam menos do que costumamos dar crédito.

Sobre essa avaliação, ainda, vi um vídeo do Zealand que parece fazer sentido pela minha experiência com as estrelinhas mudando toda hora - segundo ele, elas dizem respeito apenas a uma avaliação dentro da equipe, isto é: não leva comparação entre a liga, não indica o valor de CA, apenas apresenta a avaliação do staff sobre o papel que o jogador desempenha no elenco, e nisso entram idade, tempo de contrato, se é formado no país/clube... não sei até que ponto isso é real, mas tendo a levar essa visão.

Dito isto: goleiro não é problema hoje.

Em 24/02/2023 em 09:02, Tsuru disse:

Então, vou cornetar um pouquinho, posso? Obrigado. Hahahaha

Eu gostei muito da janela de transferências, estava aqui super animado, mas quando cheguei na tela de elenco confesso que fiquei um pouco assustado. Por acaso eu uso a avaliação de capacidade dos jogadores pra entender as posições carentes da equipe, onde pode melhorar, onde há pouca profundidade e tal. Eu valorizo atributos, obviamente, mas sempre acho que pode ser relativo e sempre tem a parte oculta, muitas vezes definida pela personalidade, e é algo que só o adjunto consegue enxergar. Fora que te ajuda a entender qual é o nível deles em relação à liga, algo que pra mim é muito importante.

Eu entendo que é difícil ter jogadores excelentes como titular e reserva, claro, nem sempre o mercado favorece e tal, mas ainda assim...

Me chamou atenção que, dos teus três goleiros, nenhum tem três ou quatro estrelas de capacidade e menos ainda de potencial, ou seja, eles são fracos pro nível da Bundesliga. Você tem três zagueiros, Estelmann, Juan e Montoya, e eles são apenas bons pro nivel da Bundes. Mesma coisa com lateral esquerdo. 

Você usa um 4-2-3-1 profundo e, portanto, depende dos volantes pra muita coisa - eles têm de cobrir a tua intermediária, dar largura e preencher o meio, ligar o ataque, fechar os flancos, tudo, essencialmente. Portanto eu esperaria sinceramente que teus volantes fossem os melhores jogadores da equipe, e no entanto apenas um deles é realmente excelente, o Aydin. Na minha visão, uma formação assim precisaria de um volante como o Aydin e um parceiro quatro estrelas pra ele, eventualmente com um ou dois reservas de três estrelas, algo nessa linha.

Algo parecido ocorre com os pontas - não tem nenhum realmente excelente pro nível do campeonato. Não sei se você considera deslocar o Zamani ou o Vandro pras pontas, talvez junto com o Bares, eu realmente consideraria isso pra fazer uso de tudo junto do que você tem de melhor. Eu até poderia sugerir trocar a formação, acho que faria mais sentido, mas entendo que você não queira fazer isso, de boa.

Enfim, pra resumir, eu gostei da janela mas acho que ainda falta profundidade e faltam opções pro elenco render melhor, é algo a se trabalhar no futuro. Tomara que eu queime a língua e a equipe me surpreenda positivamente.

Entendo a preocupação, mas a parte final da resposta ao Danut também cabe aqui - tenho um pé atrás com as estrelinhas... Inclusive, recomendo esse vídeo do Zealand, até para corneta sobre o rapaz.

Meus dois principais goleiros são bons, disso eu tenho alguma confiança, apesar do reserva ter lá seus problemas de personalidade. Sewonou, inclusive, é um dos destaques da equipe desde que chegou e chegou a ter lá suas 3,5 ou 4 estrelas, e não acredito que tenha virado um Muralha do dia pra noite - o problema está mais na avaliação do que no jogador, na minha visão.

Os zagueiros, também, confio bastante. Estelmann sempre teve 4 estrelas, de uma hora pra outra não tem mais. Juan e o recém chegado Montoya também são bons, como o valor deles mesmo parece indicar. Já a lateral-esquerda... Essa realmente deve ser nosso ponto fraco. O colombiano que chega por empréstimo é promissor, mas hoje tem nível abaixo do que um titular da Bundesliga precisaria, enquanto Valdemir até é bom e já foi nosso titular, mas não chega a ter nível de titular e já tem 30 anos.

Agora vamos aos volantes. Aydin não há o que falar, é craque. Já o restante... eu não concordo com os avaliadores, até porque o titular de anos, Sánchez, sempre foi visto como 4 estrelas, e novamente de uma hora para outra perdeu uma estrela. Os reservas, confio no Waldemar, e também no recém chegado Wallin. E ainda cheguei a usar o Torres durante algumas partidas da próxima atualização por ali.

Nas pontas, cheguei a destacar que Zamani chega para ser titular como ponta na direita, e mais uma vez as tais estrelinhas contam uma história muito diferente da última temporada - Ygor e Amerkamp eram 4 ou 4,5 estrelas e simplesmente deixaram de ser com a chegada dos novos craques. Percebe o padrão?

Não sei se queimará a língua, até porque tenho muito a ajustar taticamente agora que tenho praticamente meio time titular novo.

Em 24/02/2023 em 11:03, div disse:

Gostei bastante das contratações pro setor ofensivo. Vandro tem cara de craque.

A respeito do que tu falou da contratação do Pepe acontecer por um erro na confirmação da contratação, eu te sugeriria não usar mais a opção "ir de férias" porque ela pula coisas importantes como essa e, às vezes, se não estiver atento, até a inscrição do elenco em alguma competição. Como eu sei que é muito chato ficar avançando manualmente em períodos que não tem nada relevante no clube, eu te sugeriria ativar a continuação automática, que tu pode ativar na aba de interface nas preferências do jogo. Eu também usava o recurso de ir de férias antigamente e depois que eu descobri a continuação automática, minha vida no FM melhorou 100% auhauhauhau

E quanto aos resultados dessa temporada, vou na linha do Danut, é muito cedo ainda pra qualquer coisa.

Valeu pelas dicas, div. A questão das férias foi um descuido, mas agora vou evitar usar esse recurso. A continuação automática já é minha amiga há pelo menos 10 temporadas e não deixo mais sem 😁, foi apenas a segunda vez que usei as férias pra dar uma acelerada numa época que não costuma ter nada - só que dessa vez tinha algo.

Também acho que é cedo, mas já acendeu o sinal de alerta...

Em 25/02/2023 em 07:18, Cadete213 disse:

Vinha mesmo dizer que fizeste excelentes contratações, com esses prodígios. Começas bem a época mas depois essas duas derrotas surpreenderam-me. Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões.

Me rendi aos tais miúdos maravilha, principalmente quando vêm de graça como Zamani e Pepe 😁. Vamos ver se melhoramos com o decorrer da temporada.

23 horas atrás, GGilson disse:

Eu acredito que até o término da temporada o seu contrato será renovado pela diretoria. Ficaria surpreso se a relação com o Munique 1860 terminasse assim.

Sempre acho complicado opinar sobre contratações, afinal desconheço as opções que o autor do save dispunha, seja a respeito da qualidade dos jogadores, bem como dos custos envolvidos. Fora isso, assim como os bons treinadores reais, os bons treinadores de FM costumam fazer jogadores jogarem melhor dos que os atributos indicam. Por conta desses limites, sempre acho que minhas opiniões precisam ser vistas com reservas.

Dito isso, gostei do Montoya, ainda mais que veio por empréstimo, algo que pode ser muito útil quando bem utilizado e você deveria olhar mais para essa estratégia, mesmo se o salário fosse alto. Provavelmente, o Montoya poderá ter alguma dificuldade para fazer uma marcação apertada, mas parte do trabalho do técnico é esconder as deficiências de seu plantel.

Ao contratar jovens sempre devemos perguntar se eles podem entregar bons desempenhos desde já ou só daqui a alguns anos. Romero, Zamani e Vandro entram nessa situação. Romero parece o menos qualificado para dar uma resposta rápida, Vandro e Zamani podem entregar desde já. Se não entregarem será preciso reavaliar se investir em joadores muito jovens é um bom caminho para o estágio do 1860.

Wallin entra naquela situação de sabermos se vai render bem ao nível do que a Bundesliga exige. Como reserva ele pode ajudar, mas não parece muito capaz para ações defensivas. Já o "indesejado" Pepe tem uma questão a responder: se o passe abaixo da média será compensado pela visão e técnica, como você disse, ou se o passe abaixo da média prejudicará a visão e a técnica do jogador.

Já nas saídas, como você disse, existem aqueles que foram contratações que não deram certo e isso é algo que atrapalha o desempenho da sua equipe. Contrar bem é outra variável importante no desempenho final de uma equipe na temporada. 

De forma geral, conseguiu muito boas negociações praticamente sem gastar no fim das contas. Para mim, fazer caixa só faz sentido se for para gastar esse dinheiro em algo, infraestura, jogadores e/ou salários. Aumentar o saldo geral, no fim das contas só vejo servindo para o FM comer parte do dinheiro em dividendos para os acionistas.

O clube gasta como um time dos 5 melhores da Bundesliga e deveria disputar títulos nesse momento. Contudo, a realidade se mostrou outra e sendo assim, a redução da expectativa por parte da diretoria é algo muito salutar para o 1860. Nesse momento, acho que é uma fase de reestruturação do elenco para tentar algo melhor no futuro.  Identificar o setor e as posições mais carentes vão ajudá-lo a dar o salto que deseja.

Já vai pegar o S04 na DFB-Pokal? Se for eliminado sobrará mais tempo para outras competições. Se classificar, eliminará um favorito ao título. Duas derrotas desanimantes no primeiro mês e aí, as convicções e bom senso do treinador serão testados. Alguns mudam tudo, outros mantêm o que planejaram. Mas existe uma longa área intermediária entre uma coisa e outra que fornece excelentes opções.

 

Será? Espero que sim, apesar de o novo presidente do clube não parecer ser tão fã assim do meu trabalho...

Montoya foi uma contração "de luxo", visto que tem capacidade de titular mas vem para ser, inicialmente, opção. Tenho testado desde antes tirar a marcação cerrada das instruções, e talvez isso tire um pouco do peso sobre ele. 

Sobre os jovens, os dois que chegam em definitivo eu espero que estejam prontos para contribuir, pois conto com os dois para a titularidade. Já o Romero, realmente não é tão bom, e foi o que achei melhor trazer com o dinheiro que tinha - empréstimo que não compromete nada financeiramente pelo baixo salário e taxa. Inevitável vai ser a busca por um novo lateral-esquerdo na próxima época, dois se eu realmente não renovar com Valdemir, coisa que hoje não pretendo.

Dava pra ter conseguido um pouco mais nas vendas, e talvez tenha pago demais no volante, mas no fim das contas ficamos no 0x0 e se nos classificarmos para a UCL as finanças voltam a ordem.

Sobre sermos um dos "top 5" em gastos, minha ideia vem e vai sobre isso... Por momentos, acho que deveria ter um rendimento bem superior, uma vez que somos os "melhores do resto". Por outras, penso que é normal oscilar, pois mesmo agora com nossa folha ultrapassando os € 9M mensais, estamos mais perto do 10º do que do 4º em salários - e esse 4º mesmo vive em altos e baixos.

A menor expectativa da diretoria ajuda, mas ainda temos que dar um bom resultado em campo apesar da reestruturação pra garantir a renovação do contrato e do save.

Temos só 2 competições, então não dá pra escolher adversário, mas pegar logo o Schalke é dureza. Tomara que dê pra passar, mas se não, vamos ter que jogar tudo na Bundesliga.

A princípio, estou indo numa mistura das duas coisas: mudando sem abandonar completamente o que criei na pré-temporada. Ainda temos muito para arrumar taticamente.

Postado

Sobre o volante, achei ele um reserva ok se tu tiver atrás de um jogador de saída de bola (e não um marcador). Mas me preocupa o baixo atributo de "sem bola", acho que um meia de construção de jogo precisa saber se posicionar quando o time vai sair pro ataque. E no geral achei ele no máximo mediano, o que não é o que se deve buscar para uma equipe de topo em uma liga forte. Mas de novo: para reserva, acho que é ok.

Sobre as estrelas de avaliação: elas indicam o nível do jogador em relação ao teu elenco, sendo que um jogador médio do grupo é 3 estrelas. Isso não é segredo na verdade, mas por algum motivo tem muita gente que não sabe.

Se teu goleiro chegou como 4 estrelas é porque naquele elenco ele era (na avaliação do adjunto) um jogador acima da média do grupo. Depois o grupo melhorou e com isso o goleiro passou a ser um jogador na média. Mais recentemente, está abaixo dela.

Aí tu pode dizer: "mas então essas estrelas não servem de nada, o mesmo goleiro foi de ótima opção para jogador ruim, de que me adianta isso"? Mas tu tem que pensar que o foco é justamente como aquele jogador se enquadra no teu grupo. Um goleiro que é ótimo negócio para um Hertha Berlim da vida não vai ser um ótimo negócio para ser titular no Bayern. Da mesma forma, o goleiro que podia ser uma ótima opção no 1860 de alguns anos atrás talvez não tenha o nível necessário para um 1860 que está querendo chegar mais longe. Se a avaliação dele desceu para 2 estrelas, teu adjunto tá dizendo "olha, esse cara aqui é um ponto fraco do elenco, a qualidade dele não é a mesma do resto do nosso grupo". E eu acho que tu devia prestar mais atenção nisso, pois essa montagem de grupo de jogadores parece ser a área que tu tá tendo mais dificuldade no save.

Claro que, sendo as estrelas relativas ao resto do elenco, tu não vai conseguir ter um time formado por jogadores 4 ou 5 estrelas. Porque sempre que trouxer alguém muito acima do nível do resto, isso vai trazer as estrelas dos que já tavam mais para baixo. Mas o ideal é focar em trazer reforços que representem uma melhora para o elenco, e evitar ao máximo que o time principal tenha alguém abaixo da média. Pessoalmente, tento evitar trazer jogadores abaixo de 4 estrelas (atual ou potencial), justamente porque quero que cada reforço signifique que a equipe está avançando, se tornando um grupo melhor. Se é para trazer alguém que é igual ao que já tenho, vou trazer por quê?

Claro que eventualmente tu precisa trazer alguém que não é o ideal, porque alguma outra equipe levou teu titular de última hora, ou faltou dinheiro e o antigo titular passou do auge, essas coisas. Mas minha regra geral é essa: ou chega para melhorar o elenco, ou não precisa chegar.

E em relação ao elenco que já tenho, se estou escalando alguém com 2,5 estrelas ou menos como titular, isso acende o alerta máximo. O cara é abaixo da média e tá entre os onze que jogam sempre? Tem algo errado aí. Preciso de uma razão muito boa para não ir atrás de uma opção de mais qualidade.

 

Por fim, vale ressaltar que as estrelas realmente são a avaliação do adjunto sobre a capacidade né, não a capacidade em si. Eu já vi jogador mudar de número de estrelas sem mudar nada no elenco, simplesmente porque ele tava indo muito bem e ganhando prêmios de artilheiro e tal. Esses outros fatores que tu diz que o cara do vídeo menciona possivelmente são parte do que o jogo coloca nessa avaliação do adjunto. Mas mesmo sabendo que ela não é uma correspondência perfeita com a verdadeira capacidade do jogador, minha experiência é que ela funciona melhor do que a avaliação do jogador humano em quase todos os casos. Eventualmente tu vai ter um atleta que é pior no geral mas que tu sabe que se encaixa melhor no que tu quer em termos táticos, mas é muito difícil que o adjunto erre sobre o nível geral do atleta.

Postado

Teve bons amistosos, boas contratações, começou bem na Pokal e na Bundes, porém perdeu dois jogos. Mas pode se recuperar e chegar nas cabeças.

Boa sorte.

  • Vice-Presidente
Postado

Sempre muito triste quando um jogador identificado quer sair para novos pastos, mas é compreensível na altura da carreira do atleta.

Tive a mesma surpresa do Tsuru com a avaliação das estrelas do elenco, achei que existe um grande desequilíbrio na qualidade do 11 inicial e para alguns reservas também, e pelos comentários de que alguns atletas não vem rendendo, talvez esteja aí o xis da questão. Sei que muitas vezes não se mostra a qualidade dos atletas em outras posições e só o que se compara com as informações que o jogo tem da sua equipe e do nível em que ela deveria estar jogando. Vejo que você tem um time muito bom do meio para frente, mas com poucas opções do mesmo nível na defesa.

Depois desse mau começo é fácil apontar essas coisas, mas acho que faz parte do aprendizado e vejo como positiva sua estratégia no mercado e espero que seja o começo da virada de página em busca de uma maior regularidade.

Postado
Em 26/02/2023 em 13:25, Danut disse:

Sobre o volante, achei ele um reserva ok se tu tiver atrás de um jogador de saída de bola (e não um marcador). Mas me preocupa o baixo atributo de "sem bola", acho que um meia de construção de jogo precisa saber se posicionar quando o time vai sair pro ataque. E no geral achei ele no máximo mediano, o que não é o que se deve buscar para uma equipe de topo em uma liga forte. Mas de novo: para reserva, acho que é ok.

Sobre as estrelas de avaliação: elas indicam o nível do jogador em relação ao teu elenco, sendo que um jogador médio do grupo é 3 estrelas. Isso não é segredo na verdade, mas por algum motivo tem muita gente que não sabe.

Se teu goleiro chegou como 4 estrelas é porque naquele elenco ele era (na avaliação do adjunto) um jogador acima da média do grupo. Depois o grupo melhorou e com isso o goleiro passou a ser um jogador na média. Mais recentemente, está abaixo dela.

Aí tu pode dizer: "mas então essas estrelas não servem de nada, o mesmo goleiro foi de ótima opção para jogador ruim, de que me adianta isso"? Mas tu tem que pensar que o foco é justamente como aquele jogador se enquadra no teu grupo. Um goleiro que é ótimo negócio para um Hertha Berlim da vida não vai ser um ótimo negócio para ser titular no Bayern. Da mesma forma, o goleiro que podia ser uma ótima opção no 1860 de alguns anos atrás talvez não tenha o nível necessário para um 1860 que está querendo chegar mais longe. Se a avaliação dele desceu para 2 estrelas, teu adjunto tá dizendo "olha, esse cara aqui é um ponto fraco do elenco, a qualidade dele não é a mesma do resto do nosso grupo". E eu acho que tu devia prestar mais atenção nisso, pois essa montagem de grupo de jogadores parece ser a área que tu tá tendo mais dificuldade no save.

Claro que, sendo as estrelas relativas ao resto do elenco, tu não vai conseguir ter um time formado por jogadores 4 ou 5 estrelas. Porque sempre que trouxer alguém muito acima do nível do resto, isso vai trazer as estrelas dos que já tavam mais para baixo. Mas o ideal é focar em trazer reforços que representem uma melhora para o elenco, e evitar ao máximo que o time principal tenha alguém abaixo da média. Pessoalmente, tento evitar trazer jogadores abaixo de 4 estrelas (atual ou potencial), justamente porque quero que cada reforço signifique que a equipe está avançando, se tornando um grupo melhor. Se é para trazer alguém que é igual ao que já tenho, vou trazer por quê?

Claro que eventualmente tu precisa trazer alguém que não é o ideal, porque alguma outra equipe levou teu titular de última hora, ou faltou dinheiro e o antigo titular passou do auge, essas coisas. Mas minha regra geral é essa: ou chega para melhorar o elenco, ou não precisa chegar.

E em relação ao elenco que já tenho, se estou escalando alguém com 2,5 estrelas ou menos como titular, isso acende o alerta máximo. O cara é abaixo da média e tá entre os onze que jogam sempre? Tem algo errado aí. Preciso de uma razão muito boa para não ir atrás de uma opção de mais qualidade.

 

Por fim, vale ressaltar que as estrelas realmente são a avaliação do adjunto sobre a capacidade né, não a capacidade em si. Eu já vi jogador mudar de número de estrelas sem mudar nada no elenco, simplesmente porque ele tava indo muito bem e ganhando prêmios de artilheiro e tal. Esses outros fatores que tu diz que o cara do vídeo menciona possivelmente são parte do que o jogo coloca nessa avaliação do adjunto. Mas mesmo sabendo que ela não é uma correspondência perfeita com a verdadeira capacidade do jogador, minha experiência é que ela funciona melhor do que a avaliação do jogador humano em quase todos os casos. Eventualmente tu vai ter um atleta que é pior no geral mas que tu sabe que se encaixa melhor no que tu quer em termos táticos, mas é muito difícil que o adjunto erre sobre o nível geral do atleta.

O volante veio para ser reserva, gosto de ter ambos os volantes tendo boa saída de bola apesar de pretender usar ele apenas na posição de primeiro volante - muito pela falta de capacidade ofensiva. Ele não é um primor defensivo, mas a princípio parece um jogador razoável em todas as áreas e faz a lateral, duas coisas que valorizo.

Eu mesmo não tinha muito bem essa ideia em relação às estrelas, e vejo muita gente falar sobre elas em outros contextos - como a capacidade da equipe em relação à liga, por exemplo. Entendo que elas são importantes para saber onde o time é mais forte e etc, mas não é a primeira coisa que eu olho na hora de contratar ou decidir mudanças no elenco.

O que eu mantenho é que, desde a chegada dos três reforços - Pepe, Zamani e Vandro, as estrelas mudaram muito para baixo em toda a equipe. Claro, eles são jogadores com capacidade a nível mundial, assim como o Aydin, mas essas estrelas devem mudar tão logo comecem as partidas e alguns tenham performance mais ou menos boa. Eu particularmente acho surreal como o Estelmann, por exemplo, que é um ótimo zagueiro, que sempre foi de 3,5 estrelas pra cima do nada virou alguém abaixo do nosso nível. Ter jogadores muito acima do nível do restante do elenco, na minha visão, deu uma certa distorcida nas avaliações, fazendo muitos jogadores de nível diferente parecerem de mesmo nível, apenas porque lá na ponta temos esses outliers.

Outra questão é: às vezes eu tenho que trazer alguém pro elenco e simplesmente não tenho como achar um jogador de nível maior do que os que tenho pelo valor que tenho disponível. Claro, foram muitos (muitos mesmo) erros em contratações nas temporadas anteriores, mas tem horas que tem que vir alguém mesmo que seja mais do mesmo, se não ficamos sem opção.

Por isso, apesar de concordar com a maior parte do comentário, não concordo que devo acender o alerta se algum jogador meu tiver 2,5 estrelas e for titular, a menos que olhando as outras partes isso faça sentido. No meu caso, tenho um alerta enorme na lateral-esquerda: os dois jogadores que temos tem 2 estrelas, e mesmo sem pensar nas estrelas já sabia que são dois caras que não estão no nível que preciso. Agora, no gol e na zaga, apesar de termos um titular 2,5 em ambos, não vejo o menor problema porque Sewonou é um baita goleiro, sempre se destaca em relação à liga e já foi da seleção da Bundesliga conosco. Estelmann, apesar de ser péssimo com a bola nos pés, é o zagueiro mais confiável que tenho, até porque não exijo que ele faça mais do que defender. Mesmo que eu quisesse trazer alguém pra elevar o nível nessas posições, seria muito mais dinheiro do que posso gastar - os zagueiros que observei além do Montoya eram todos acima de € 50M pedidos, e o único goleiro que achei que valeria a pena trocar o Sewonou é o titular do Bayern de 22 anos, ou seja - nunca vou conseguir comprá-lo.

Valeu pelo comentário!

Em 26/02/2023 em 13:56, BabudneyII disse:

Teve bons amistosos, boas contratações, começou bem na Pokal e na Bundes, porém perdeu dois jogos. Mas pode se recuperar e chegar nas cabeças.

Boa sorte.

Os amistosos enganaram, e assim que começou os jogos fora de casa tomamos duas sapecadas, vamos tentar recuperar logo de cara para não comprometer a temporada.

20 horas atrás, Henrique M. disse:

Sempre muito triste quando um jogador identificado quer sair para novos pastos, mas é compreensível na altura da carreira do atleta.

Tive a mesma surpresa do Tsuru com a avaliação das estrelas do elenco, achei que existe um grande desequilíbrio na qualidade do 11 inicial e para alguns reservas também, e pelos comentários de que alguns atletas não vem rendendo, talvez esteja aí o xis da questão. Sei que muitas vezes não se mostra a qualidade dos atletas em outras posições e só o que se compara com as informações que o jogo tem da sua equipe e do nível em que ela deveria estar jogando. Vejo que você tem um time muito bom do meio para frente, mas com poucas opções do mesmo nível na defesa.

Depois desse mau começo é fácil apontar essas coisas, mas acho que faz parte do aprendizado e vejo como positiva sua estratégia no mercado e espero que seja o começo da virada de página em busca de uma maior regularidade.

Realmente é compreensível, já tem um tempo que ele estava indicando que queria ir para outro lugar, mas era nosso homem de segurança na volância desde que ele chegou - sempre conseguia um jeito de entrar na equipe, seja por uma lesão, uma má fase. Era praticamente nosso 12º jogador nessa última temporada e agora vai ser difícil substituí-lo. Bateu tristeza mesmo foi nele ir para a Arábia ganhar quase 3x mais do que ganhava aqui, não tinha nem como competir.

Realmente temos esse desequilíbrio, mas acredito que isso aconteceu mais nessa temporada do que nas últimas pela chegada de 3 caras fora de série. De repente, todo mundo ficou até uma estrela abaixo da avaliação na última temporada. Ainda temos alguns pontos de preocupação, principalmente no setor defensivo - na lateral-esquerda os dois são abaixo da média, os reservas na volância não são tão bons... Mas acredito que nosso time titular está num nível muito alto, e temos as peças para fazer uma campanha de luta pela UCL, e quem sabe pelo título se encaixar a tempo os novos reforços.

Vamos ver se os reforços se pagam, pois precisamos retornar à Europa - o impacto financeiro é muito grande quando ficamos de fora e arriscamos a regredir.

 

Postado

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2045/46

 

Caminhando lentamente

 

DFB POKAL

2ª Eliminatória – Schalke 04 (C)

Tivemos má sorte no sorteio, mas tendo apenas duas competições no calendário não dá para escolher adversário. A partida foi muito amarrada, em parte pela nossa postura mais defensiva e em parte pelos visitantes também buscando um jogo mais lento, postados com um 4141. Chegamos ao intervalo com apenas 35% de posse, mas tendo tido a única boa chance do jogo. Voltamos um pouco melhores, ditando mais o ritmo e chegando com perigo - enquanto o Schalke mal conseguia trocar passes. Infelizmente, a outra grande chance da etapa que tivemos também foi desperdiçada e fomos ao prolongamento. Na prorrogação... Sidibé acertou um tapa na bola de fora da área, com nojo, e abriu o placar para o Schalke. Já estava perto do fim do primeiro tempo de prorrogação e fui para o tudo ou nada. Chegamos muito perto de empatar com Bares na segunda etapa, mas não conseguimos o gol. Derrota por 0x1 que apesar de não ser "justa", também não é injusta - venceu o time que foi mais eficiente.

POKAL_R1cf153f0b40f31633.png

POKAL_Schalked2313e92eb551b97.png

 

BUNDESLIGA

Rodada 4 -  FC Köln (C)

Bares mostrou que quer o lugar de titular fazendo um belo gol de falta por fora da barreira aos 5' e Ygor ampliou em ótimo contra-ataque. Não fizemos bom 1T apesar dos gols, enquanto o segundo ao menos teve mais produção ofensiva, apesar de nenhum gol. No fim, o resultado é o que conta e saímos com a vitória por 2x0.

 

Rodada 5 - Borussia Dortmund (F)

Erramos um passe e o gol do Dortmund saiu com 1' de jogo, depois Escouto fez pênalti bobo mas lá estava Sewonou para nos salvar. A defesa do pênalti nos deu moral e empatamos ainda no 1T após ótima cobrança de falta de Bares que o goleiro pegou, mas deu rebote - Estelmann estava lá para conferir para as redes. Infelizmente, também na bola parada sofremos novamente após sobra de escanteio e fomos ao intervalo atrás. Na volta, novamente um erro bobo deu o gol ao Dortmund, nos desconcentrando, e sofremos outro em sequência. Para piorar, quando conseguimos criar as chances, desperdiçamos, e isso também custou caro. Saímos com uma derrota dura por 1x4.

 

Rodada 6 – Augsburg (C)

Nosso começo de temporada é bastante errático, sofrendo demais na defesa e sem muita qualidade na construção, e pegaremos o atual líder do campeonato. Defensivamente fomos muito bem no começo da partida, impedindo chegadas mais agudas do Augsburg, mas ofensivamente fomos um caco. Uma hora, falhamos na defesa e isso custou caro: cruzamento rápido que Montoya não subiu na hora certa, bola na rede. Por sorte, reagimos quase instantaneamente para empatar em bom cruzamento da direita que Bares testou pro gol. Na bola parada, conseguimos a virada com Zamani ainda no 1T, e assim ficou o placar - diria até que justo, em uma partida onde foram poucas as finalizações: 2x1.

J_Augsburge377054bfccd69b2.png

 

Rodada 7 - Hertha Belin (C)

Continuando nossa sequência de partidas em casa, precisamos manter as vitórias para tentar a recuperação fora de casa. Começamos muito bem o jogo, criando oportunidades a rodo, mas falhando na hora de concluir até Vandro abrir o placar já próximo do fim do 1T. Continuamos bem em cima na segunda etapa, mas acabamos cedendo contragolpe que levou ao empate aos 18' e não conseguimos nos recuperar do golpe. Empate por 1x1 que dói pela situação geral da partida.

J_Hertha9cba2b188a7eebaa.png

 

Rodada 8 – Hannover (F)

Nosso começo foi bem fraco até aqui, e agora precisamos de uma recuperação até o fim do ano para seguir vivos no sonho do título. Saímos na frente com Vandro após confusão em falta levantada na área e ampliamos com Bares acertando belo chute de longe que destravaram um 1T de pouquíssimo movimento. Demos mole logo na saída de bola do 2T e levamos o gol, mas o Hannover teve um jogador expulso após segundo amarelo e... simplesmente sofremos o empate no minuto final da partida, em bola nas costas da defesa. Inaceitável. Inacreditável. Para o Hannover, o 2x2 foi ótimo, para nós, pior que uma derrota.

 

Rodada 9 – Wolfsburg (C)

Depois de dois empates onde saímos na frente e cedemos de forma vergonhosa, é hora de mandar um recado com uma atuação segura. Tivemos gol bem anulado com apenas 6' de jogo, mas abrimos o placar com Amerkamp recebendo totalmente livre na entrada da área. Apesar de não jogar bem, ampliamos na bola parada com Juan no 2T e levamos o resultado com tranquilidade: 2x0.

 

Rodada 10 – Bayern (F)

Pegamos o líder Bayern com apenas dois dias de descanso após a derrota pela Pokal na prorrogação, e ainda sem uma identidade formada na equipe, com muitas mudanças na temporada. Entramos bem defensivos e conseguimos segurar até os 40', quando sofremos o gol em cruzamento. No 2T, achamos o caminho ofensivo - mas perdemos as duas principais chances criadas. Final 0x1, justo pelo que jogamos.

J_Bayerndfdc0010aa4708e4.png

 

R195c0734a39871b95.png

 

Rodada 11 – SV Werder (C)

Zamani perdeu uma chance incrível no meio do 1T, mas Vandro colocou lá dentro também numa chance cara a cara com o goleiro, pena que na bola parada o Werder levou a melhor e empatou. Já no fim da primeira etapa, conseguimos voltar à frente com Pepe chegando por trás em cruzamento e não poupando força na finalização, fechando o placar do intervalo. No 2T, reduzi a velocidade do jogo para tentar levar o placar favorável, e assim ficou: vitória por 2x1, mais sofrida do que deveria.

 

Rodada 12 – Bayer 04 (F)

Uma onda de insatisfação no elenco entre os reservas surgiu antes da partida contra Bayer, mas resolvi não rodar o time - os reclamões também estão sem ritmo, então melhor deixar que reclamem. Demorou apenas 1' para abrirmos o placar com Juan em escanteio, e tivemos chance de fazer até mais do que isso na primeira etapa, mas acabamos é sofrendo o empate já perto do intervalo. Na volta, conseguimos voltar à frente do placar com Pepe em ótima roubada de bola no campo ofensivo, e levamos a vitória no apito final por 2x1.

J_Bayer9b0fb8a5c2a6bf27.png

 

 

Rodada 13 - Schalke 04 (C)

Se quisermos algo a sério nessa temporada, precisamos vencer os melhores. Uma bola na trave para cada equipe bem cedo no jogo, e isso foi basicamente o que vale mencionar na primeira etapa. O segundo tempo foi tão pouco emocionante como o primeiro, e terminamos com um 0x0 feio de se ver.

J_Schalke1d1ad381d5bae687.png

 

Rodada 14 – RB Leipzig (F)

Fizemos um fraco 1T, com o Leipzig também mal combinando para um jogo feio de assistir. No geral, perdemos a luta pela posse contra o 4312 adversário, mas no 2T conseguimos nos encontrar como equipe e criar algumas boas chances - pena que, mais uma vez, desperdiçamos todas sem dó para outro 0x0.

J_Leipzig6eedc60e97247e8a.png

 

Rodada 15 – Borussia M'gladbach (C)

Chegamos para mais um jogo em casa estando na 5ª posição - longe da briga pelo título que almejava, mas ainda na briga pela UCL, que é provavelmente o objetivo mais realista. Não fizemos lá uma grande primeira etapa, mas dominamos a posse e só nós finalizamos, com Ygor perdendo livre contra o goleiro a nossa melhor oportunidade. No 2T, um vacilo botou o jogo a perder, com Montoya perdendo no corpo em enfiada de bola e saímos atrás. Até tentei jogar a equipe ao ataque, mas nada feito. Saímos com derrota por 0x1, péssimo para nós e ainda em casa.

J_Monchengladbachc8d4fe0be2f86c99.png

 

Rodada 16 – Arminia Bielefeld (F)

Fechamos o ano contra o lanterninha da competição e precisando urgentemente mostrar uma melhora. Criamos, criamos, criamos e nada de gol no 1T, e no 2T, para variar, perdemos novas chances e cedemos um gol completamente evitável. Nova derrota por 0x1 e crise instaurada com sucesso antes da parada.

 

R2b5f9188820c701f9.png

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacao622d334ec63d8381.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao5d3d3c628c1655d7.png

 

ESTATÍSTICAS

Estatísticas na Bundesliga

Estatísticas Defensivas:

14º em Total de Desarmes e 3º em % (24,1 por partida / 87%) | 14º em Faltas Cometidas (9,1 por partida) | 14º em Cartões Amarelos e 12º em Vermelhos (24 Amarelos / 0 Vermelhos) | 8º em Jogos sem Sofrer Gols (5 partidas) | 7º com Menos Gols Sofridos (18 gols)

Estatísticas Ofensivas:

6º em Posse de Bola (53%) | 7º em Passes Completados e 4º em % (434 por partida / 87%) | 12º em Oportunidades Criadas (2,0 por partida) | 2º em Faltas Sofridas (12,4 por partida) | 6º em Chutes à Gol (7,6 por partida) | 12º em Gols Marcados (18 gols)

Estatísticas de Jogadores:

Zamani 6º em Assistências (4) e 7º em Oportunidades Criadas (8)

 

Destaques do time

Apesar das oscilações normais para alguém de sua idade e que acabou de chegar ao clube, Zamani vem sendo fundamental na criação de chances – setor onde estamos pecando muito nos números e, o que é pior, não conseguindo aproveitar as chances que criamos.

 

Decepções

Se na última temporada tivemos Amerkamp e Ygor como estreantes destaques, nessa temporada ambos estão devendo bastante – com certeza parte da culpa é minha, que venho utilizando Ygor como ponta-esquerdo ao invés de direito, e tenho revezado ambos quase sempre no papel de Extremo, o que não tem dado muito certo.

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Bom, a primeira reação ao ver a equipe com apenas 22 pontos conquistados e na 9ª posição, além de eliminada na segunda fase da Pokal, seria achar que essa é mais uma temporada perdida. Apesar do evidente mal começo, acho que algumas coisas são importantes de se destacar – a tal ideia de ver o copo “meio-cheio”.

Defensivamente, acredito que melhoramos bastante em relação à última temporada. Tirando a derrota com 4 gols para o Borussia Dortmund, só sofremos mais de um gol no inexplicável empate por 2x2 com o Hannover fora de casa. Ofensivamente é que a coisa está feia... Mesmo tendo 2 chances criadas por partida, essa estatística nos deixa como apenas o 12º time que mais cria, além de sermos o 12º em gols marcados. Ao menos na minha avaliação, tivemos uma perceptível melhora ofensiva desde que adotei uma medida importante no nosso meio-campo, e que será mais detalhada na próxima seção – deixamos de utilizar um Segundo Volante, passando a usar novamente a função de Regista como segundo homem de meio-campo. Sánchez faz bem essa função de armador, Aydin pode tranquilamente jogar ali também e até mesmo Torres deve ter tempo de jogo por ali – a concorrência é bem menor do que na função de camisa 10, onde Pepe ainda busca se encontrar e Bares teve mal começo, mas ambos são ótimos jogadores.

Nossa defesa sofre ainda bastante com erros bobos e ainda teimamos em perder ótimas chances – isso, aliás, é um dos motivos de eu estar mais tranquilo: dá para ver que a equipe começa a funcionar melhor e criar mais, e posso dizer tranquilamente que ao menos 5 partidas onde tropeçamos (3 empates e 2 derrotas), não só poderiam como deveriam ter sido vitórias. Se conseguirmos ajustar os detalhes que estão faltando, creio que temos chance de chegar na vaga na UCL – a competição promete ser feroz, com os 4 melhores colocados já tendo mais de 30 pontos. Para os tais “detalhes”, já tenho ao menos duas mudanças relevantes a serem feitas, que falarei mais na próxima atualização.

 

TÁTICA

Nossa parte tática mudou muito desde a pré-temporada até essa primeira metade de temporada. Apesar da grande mudança que ocorreu ter sido a saída do SV para voltar a usar um Regista como na época antiga do save, também comecei tentando usar o ponta-direito Zamani como um Extremo, o que acabou não funcionando tão bem.

Tatica24537a7e0c34c3ac8.png

Depois, decidi utilizar o lado esquerdo mais aberto, com um Extremo (Atacar) por ali, mas apesar de hoje parecermos uma equipe mais azeitada, essa posição não tem rendido bem na maior parte dos jogos. Vou testar mais algumas coisas, mas acredito que estou chegando perto de uma tática funcional para o elenco que temos.

Tatica1e9d2ea1052adbf8c.png

 

 

Estatísticas do Elenco | Dinâmica | Confiança da Diretoria | Fornada

  • Marcolation mudou o título para TSV 1860 München - De volta ao topo | Caminhando lentamente | Att: 27/02
Postado

Lentamente e a copa já ficou para trás. Na Liga, o top 4 será complicado esta época e derrotas contra Gladbach e Bielefeld não ajudam. 

Postado

Rapaz pensei em ler que já estava no Top 4 da Liga, mas como disse o @Cadete213, derrotas para o Gladbach e Bielefeld não ajudam em nada. Fora o empate com o Schalke. Quase fim do primeiro turno e vai ter que tentar reverter esse quadro para chegar próximo dos 4 primeiros. Boa sorte na sequência.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...