Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O Basco: Futebol e outras histórias

LC

Posts Recomendados

Postado

qb5lZAd.png

2XmTRY0.png

Aeroporto de Bilbao

Como minha vida mudou da água para o vinho. De jogador de futebol e ativista Basco para treinador de futebol e pai de uma linda criança. As voltas que o mundo dá. Ainda sou um ativista basco, mas neste momento estou pensando no meu trabalho e no meu filho. Já decidi entrar para a política quando me aposentar do futebol e por isso mantenho alguns contatos no Partido Nacionalista Basco, mas isso é quando deixar o futebol. Neste momento estou esperando o jato particular que fretei para buscar o meu filho, sua Tia Sasha e a avó dele. Quero que eles assistam a final da Copa del Rey no meu camarote no San Mamés. Se ganharmos vamos todos comemorar na Praça Central com os jogadores e toda torcida do Athlétic.

L9jjqVQ.png

A imprensa coloca 60% de chances para o Barcelona de Jorge Jesus e 40% de chances para nossa equipe e mostrei isso aos jogadores e conversei com eles antes da partida.

- Olá a todos. Os períodistas nos colocam com 40% de chances de conquistarmos a Copa del Rey. Acredito que eles esqueceram quem é o líder da La Liga e das nossas vitórias sobre o Alavés, La Coruña, Celta de Vigo, Levante e Villarreal. Fora que não perdemos para o Madridistas nesta temporada.

tRGMhYL.png

Nossa única derrota no período foi contra os Colchoneros por 1x0 e mesmo assim continuamos na liderança com 27 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. Marcamos 62 gols e sofremos 16. Saldo positivo de 46 gols e a defesa menos vazada da competição.

q0EcWJA.png

Temos neste momento 84 pontos, 4 pontos a mais que o Real Madrid e 17 a mais do terceiro colocado, o Barcelona. Conquistamos a vaga para a fase de Grupos da Champions League e isso nos dá uma certa tranquilidade até mesmo nos jogos da Europa League.

- Isso mesmo chefe. Na Europa League poucos jornalistas acreditavam que poderíamos chegar tão longe.

- Exato Iñaki Willians. Vamos falar da Europa League.

FZ8O3Nc.png

- O que eu falei para vocês quando fomos enfrentar os alemães do Eintracht Frankfurt? Me digam em voz alta.

- QUE IRÍAMOS NOS CLASSIFICAR PARA AS SEMIFINAIS.

- No primeiro jogo e no segundo jogo nós entramos em campo com a tática 4-2-3-1. Tática essa usada por toda a temporada, mas os alemães vieram numa tática que parecia ser defensiva, a 5-2-1-2. Eles abriram o placar com Sieb, aos 10 minutos e por mais que tentássemos nada dava certo. A postura defensiva deles foi quase perfeita. No segundo tempo conseguimos furar a retranca e empatamos a partida através de Artola, aos 56 minutos. Uma mudança de posicionamento  e a tática alemã passou para a 5-2-3 e atacante. Aos 73 minutos White dá a vitória para o Eintracht Frankfurt. NO SEGUNDO JOGO MANTIVEMOS A MESMA FORMAÇÃO E O QUE ACONTECEU?

- VENCEMOS, VENCEMOS. SOMOS OS MELHORES. ZU ZARA NAGUSIA, ATHLÉTIC, ATHLÉTIC.

- Vencemos a partida por 1x0, gol de Unai Lopez.

tg4ReXE.png

Passamos pelos alemães e agora vamos enfrentar o poderoso, mas nem tanto Liverpool. O primeiro jogo será em Anfield Road e devemos usar a mesma tática do jogo de hoje.

KMOH9wI.png

- Voltando para o jogo de hoje eu quero apenas uma coisa. Repitam comigo:

" Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. A luta pela vida nem sempre é vantajosa aos fortes nem aos espertos.Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente.Eu conseguirei! "

- Repitam: EU CONSEGUIREI, EU CONSEGUIREI. Vitória, vitória, vitória e apenas vitória.

6bhLBFq.png

Com esse espírito aguerrido nós entramos em campo para saldar nossa imensa torcida. La Catedral estava lotada. Fomos aplaudidos de pé. Como falei, fiquei encantado com a formação do Eintracht Frankfurt e resolvi adaptar ao nossos jogadores e ficou dessa forma:

w6k8k4w.png

Um zagueiro central, um zagueiro com bola, um ala apoio e um ala completo apoiando. Um construtor de Jogo recuado, um Mezalla, dois extremos invertidos no apoio e um falso 9. Acho que isso enganou ao Jorge Jesus, pois com 1 minuto de jogo Iñaki Willians cabeceia sozinho dentro da pequena área e aos 6 minutos Unai Lopez converte uma penalidade. Abrimos 2x0 e os Culés ficaram iguais a cucarachas tontas. Aos 19 a nossa defesa dá bobeira e Conman diminui. No segundo tempo eu monto a Muralha Basca:

jUhvpUG.png

O Barcelona tenta de todas as formas quebrar a nossa barreira, mas não consegue. O tempo foi passando e resolvi pedir aos jogadores para tocarem mais a bola para irritar os Culés e fazer o tempo passar. Ainda tivemos duas oportunidades de ampliar o placar, mas o jogo terminou 2x1 a nosso favor:

1Q047ap.png

Com o resultado nós conquistamos o primeiro título da temporada, mas ainda faltam 2 para conquistarmos o tão sonhado Triplete.Zu Zara Nagusia. Athlétic, Athlétiiiiiic.

aBGHjPB.png

nmyZcln.jpg

BP6TyTf.gif

• Respostas 281
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Entrada muito forte na final da taça e mesmo sofrendo um golo, geriste bem acabando por conquistar o troféu. Liverpool será um grande jogo e com o atual momento de forma na Liga, tens tudo alinhado para serss campeão. Vamos Athletic. 

Postado

Agora que deu a última rasteira no inimigo de seu inimigo, não pode cair para Castilla. O sangue derramado em casa é mais importante do que o e em terras estrangeiras.

Postado

Se não der certo na política após o futebol pode virar coach hehe

Que campanha na La Liga, simplesmente não toma conhecimento de quem vê pela frente. Na Copa do Rei deu o óbvio, o que quer dizer que foi campeão. Parabéns pelo título.

Agora é seguir assim na Liga e passar pelos reds.

Postado

Triplete à vista? Está perto que quase o cheiras. Vamos em frente. 

PEACE

Postado

Excelente campanha, sem dúvida mais títulos virão para coroar a melhor equipe. Aguardo ansiosamente🏆🏆

Postado

Vencendo a Copa del Rey em cima do Barcelona e com um esquema Guardiola. Show de bola.

Agora é bater o Real em La Liga e ganhar a estátua. Champions é detalhe.

Postado
23 horas atrás, Cadete213 disse:

Entrada muito forte na final da taça e mesmo sofrendo um golo, geriste bem acabando por conquistar o troféu. Liverpool será um grande jogo e com o atual momento de forma na Liga, tens tudo alinhado para serss campeão. Vamos Athletic. 

Eu diria que a mudança tática foi fundamental para surpreender os Culés. Levantamos a primeira Taça na temporada e vamos atrás das outras duas.

23 horas atrás, Andreh68 disse:

Agora que deu a última rasteira no inimigo de seu inimigo, não pode cair para Castilla. O sangue derramado em casa é mais importante do que o e em terras estrangeiras.

Vamos com tudo para ganhar a La Liga e quem sabe a Liga Europa. Chances nós temos.

22 horas atrás, div disse:

Se não der certo na política após o futebol pode virar coach hehe

Que campanha na La Liga, simplesmente não toma conhecimento de quem vê pela frente. Na Copa do Rei deu o óbvio, o que quer dizer que foi campeão. Parabéns pelo título.

Agora é seguir assim na Liga e passar pelos reds.

Até agora estamos atropelando mesmo e vamos com tudo para ganhar a La Liga e se der a E.L. Vai ser uma reta final de temporada que dará gosto

11 horas atrás, six_strings disse:

Triplete à vista? Está perto que quase o cheiras. Vamos em frente. 

PEACE

É isso que queremos.

10 horas atrás, Victor Duque disse:

Excelente campanha, sem dúvida mais títulos virão para coroar a melhor equipe. Aguardo ansiosamente🏆🏆

A campanha na Copa del Rey nos dá a certeza que será difícil perder a La Liga. Na Europa League existe a dificuldade de enfrentar o Liverpool, mas quem sabe não chegamos a grande final?

9 horas atrás, Nei não cai (38D) disse:

Vencendo a Copa del Rey em cima do Barcelona e com um esquema Guardiola. Show de bola.

Agora é bater o Real em La Liga e ganhar a estátua. Champions é detalhe.

Acredito que possamos terminar o campeonato com 1 ou 2 pontos a frente dos madridistas. Na Liga Europa vamos tentar chegar a final. Seria uma conquista inédita para o treinador.

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

• Vice-Presidente
Postado

Já ganhou o primeiro título, mas, creio que dará para buscar mais conquistas, principalmente em solo espanhol.

Postado
3 horas atrás, Henrique M. disse:

Já ganhou o primeiro título, mas, creio que dará para buscar mais conquistas, principalmente em solo espanhol.

Na Lá Liga as nossas chances são ótimas e na Europa League vai depender do primeiro jogo. A tática vai ser a mesma usada no jogo contra o Barcelona e se obtivermos um bom resultado poderemos conquistar a vaga.

Postado

Eu acho que vai vencer todos os títulos ainda em disputa. E a tática usada contra o Barça foi muito interessante!

Postado

ZTSpNQW.png

5hOJH19.png

Após triplete, Athletic Bilbao é recebido por 50 mil pessoas no País Basco

Torcedores festejam conquista da La Liga e do título da Europa League.

Por Paulo Vinícius Coelho(PVC)

A festa feita pelos títulos conquistados  pelo Athletic Bilbao ganhou tons de Copa do Mundo no País Basco. No dia seguinte a jogo contra a Juventus o elenco dos Leones voltou a Bilbao e foi recebido com festa pelos torcedores. Cerca de 50 mil pessoas foram à sede da prefeitura, onde os jogadores exibiram os troféus conquistados pelo clube. Copa Del Rey, La Liga e Europa League.

xrdmqCa.png

O calendário da equipe foi cheio. Primeiro, o plantel visitou a Igreja Basílica de Begoña, onde consagrou os troféus como oferenda. Depois, de ônibus, a delegação chegou à praça da prefeitura. Em festa, a multidão ouviu discursos do presidente, Josu Urrutia, do técnico, Andoni Arieta, e do capitão, o zagueiro Unai López. Mas foi o artilheiro da equipe com 21 gols, o atacante Iñaki Willians, que inflamou a torcida. I. Willians agradeceu o apoio dos torcedores e prometeu ficar mais 3 anos no clube.

- Estes troféus é por tudo que vocês nos deram. No fim, somos vocês, uma quadrilha. Isso apenas começou. No próximo título comemoraremos na gabarra – afirmou, em referência ao barco com que os campeões tradicionalmente desfilavam pelo rio Nervión nos tempos de glória do clube. 

tev5LBF.png

Mas você deve estar se perguntando como isso aconteceu. Como o Athlétic Bilbao conquistou a Triplete? Vencendo também a La Liga e a Europa League. Vamos primeiro falar da La Liga.

UPGlI40.png

A conquista da La Liga começou com a contratação de Andoni Arieta. Treinador basco que na temporada passada acabara de ser campeão da Premier League treinando o Arsenal. Alguns comentaristas esportivos acharam uma loucura do Arieta em sair do Arsenal( Campeão Inglês e da FA Cup) para treinar os Leões Bascos. Mas contrato assinado e Arieta começou o seu trabalho. Montou a equipe com jogadores vindo da Lezama e outros experientes, como Iñaki Willians, Unai López, Yerai e Jon Guridi. Essa mescla de juventude com experiência deu resultados, principalmente com a chegada do jovem Iñaki Iriarte, veio do FC Metz por €29 Milhões de Euros. Iriarte comando o meio campo da equipe basca e foi fundamental nas vitórias sobre o Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. Na reta final o Athlétic ganhou de Atlético de Madrid, Leganes e Levante.

sApDTck.png

O Athlétic terminou a competição com 98 pontos. Conquistou 31 vitórias, 5 empates e perdeu apenas duas partidas( Betis e Athlético de Madrid). Marcou 76 gols, sofreu 22 e teve um saldo positivo de 54 gols. O Artilheiro da equipe foi Iñaki Willians com 21 gols.

s6kgzC6.png

Nos dados dos jogadores e da equipe nós vemos ainda Yeray e Artola. O Athlétic também terminou o campeonato como a defesa menos vazada da competição com 22 gols. Numa entrevista recente, Andoni Arieta falou sobre o jogo defensivo do Athlétic:

" Somos uma equipe ofensiva, mas preservamos o jogo defensivo. Nossa marcação é forte, mas leal. Tanto que em todo o campeonato apenas um dos nossos jogadores fora expulso. Defender primeiro para depois atacar com tudo. Nosso contra-ataque é mortal."

E é realmente mortal, vide o que aconteceu ao Liverpool e a Juventus na Europa League.

lvhIHGe.png

Os jogos contra o Liverpool foram tensos, que mereciam ter sido a grande final do torneio. No primeiro jogo em Anfield o Athlétic fora melhor, mas acabou cedendo o empate. O Liverpool saiu na frente com gol de Lautáro Martinez, isso a 1 minuto de jogo. O Athlétic só foi empatar aos 50 minutos, através de Iñaki Willians. Aos 68 minutos Nico Serrano desempata o jogo. Athlétic estava ganhando por 2x1, mas aos 86 minutos de jogo a defesa vacila e Ednaldo empata a partida.

bD7xyu0.png

Com o resultado do primeiro jogo os Leões Bascos precisariam de 2 resultados para chegarem a grande final(Vitória simples e empate com menos de 2 gols) e senhores, o drama aconteceu. O Athlétic dominava todas as ações do jogo e mesmo que o Liverpool tentasse algo, a tática bem postada do time basco impedia qualquer ação ofensiva do Liverpool. Infelizmente aos 91 minutos de jogo a zaga vacila e...

QsZ7E4T.png

Gol dos Reds. O gol de Octávio Carranza deu esperanças aos torcedores do Liverpool, pois marcaram o gol aos 91 minutos de jogo e qualquer outro time levaria uma ducha fria, mas o Athlétic não é um clube qualquer. Os leões são guerreiros e aos 92 minutos Nico Willians manda um míssil em direção a meta do Liverpool...

Fl63SFr.gif

e MARCA UM GOLAÇO. A torcida do Athlétic vai a loucura. Dentro e fora do estádio( ainda bem que estava sozinho em casa: Imaginem um doido gritando gol). Athlétic classificado para  agrande final contra a Juventus que atropelou a Atalanta, num agregado de 6x2.

9Q0TnPR.png

Na volta da Inglaterra, Nico Willhans foi recebido como herói, mas as palavras de Andoni Arieta ecoaram por toda a Bilbao:

" Devemos comemorar a classificação para a grande final hoje, mas amanhã voltaremos aos treinos. Faltam apenas um jogo para a glória ou para a decepção. Eu prefiro me preparar para a glória."

E foi feito o que o treinador mandou, pois no dia seguinte estavam todos concentrados para a grande final contra a Juventus. A equipe viajou para a Holanda 3 dias antes da final. O treinador e sua equipe ficaram concentrados próximos ao Estádio De Kuip( Estádio do Feyenoord). As equipes entraram em campo concentradas e quase não se via um sorriso. Jogo tenso para ambas as equipes até que Iriarte rouba a bola no meio de campo e lança para Unai Vencedor, que ganha na corrida dos zagueiros da Juventus e toca na saída do goleiro. Athlétic 1x0. Como falei acima...O contra-ataque basco é fatal. Veio o segundo tempo e a Juventus aumenta a ofensividade, mas esbarra na Muralha Basca criada por Andoni Arieta. Aos 55 minutos Artola recebe dentro da pequena área e marca. Athlétic abre 2x0 sobre uma atônita Juventus. O time italiano ainda tenta reagir com o gol de Saka aos 79 minutos, mas o gol de Yeray aos 92 minutos, fecham o caixão da Juventus. Final: Athlétic Bilbao 3x1 Juventus.

Athlétic Clube Bilbao se sagra campeão da Europa League e conquista o Triplete.

1nDbUM8.png

A45fapt.gif

Postado

Que festa! Ainda bem que não tem mais carro explodindo!

Nossa, mas foi apertado hein, O empate com o Barcelona por pouco não entrega o título pros franquistas.

E essa semifinal, pqp. Gol aos 91 era pra matar. Incrível

Agora é festa! Parabéns!

Postado

Fantástico. Jogos muito equilibrados contra Liverpool e vitória merecida na final contra a Vecchia Signora. Na Liga, foi mesmo até às últimas mas levas o troféu para casa. Que lindo ver essa gente toda na rua a celebrar. Saudades.

Postado
4 horas atrás, Andreh68 disse:

Que festa! Ainda bem que não tem mais carro explodindo!

Nossa, mas foi apertado hein, O empate com o Barcelona por pouco não entrega o título pros franquistas.

E essa semifinal, pqp. Gol aos 91 era pra matar. Incrível

Agora é festa! Parabéns!

Nada de bombas.

Foi apertado, principalmente porque os Madridista venceram os seus jogos, mas no fim deu a lógica. Contra o Liverpool foi emocionante, pois levamos o gol aos 91 minutos e o Nico Willians solta a bomba e faz um golaço. Ainda bem que estava sozinho em casa. O jogo contra a Juventus foi até tranquilo.

3 horas atrás, Cadete213 disse:

Fantástico. Jogos muito equilibrados contra Liverpool e vitória merecida na final contra a Vecchia Signora. Na Liga, foi mesmo até às últimas mas levas o troféu para casa. Que lindo ver essa gente toda na rua a celebrar. Saudades.

Dá saudades de ir aos estádios. Hoje no Maracanã, Flamengo x Internacional, daria fácil 70 mil torcedores dentro do estádio. Vida que segue e vamos torcer para quê dê tudo certo com as vacinas. O jogo contra a Juventus foi até tranquilo, mas a semifinal contra os Rede foi emocionante.

Postado

Que época fantástica. Espera-se ainda mais para a próxima temporada.

PEACE

Postado

Além do bom futebol não faltou raça e paixão por parte da equipe, e quando uma equipe tem isso, é muito difícil de parar! Bilbao está em festa!!

Postado
19 horas atrás, marciof89 disse:

Eu acho que vai vencer todos os títulos ainda em disputa. E a tática usada contra o Barça foi muito interessante!

E sua previsão se confirmou. Conquistamos a Tríplice Coroa. No jogo contra o Frankfurt eu percebi que eles estavam usando essa tática e achei que valia apena usá-la contra um time da Lá Liga e depois contra o Barcelona. A tática usada foi fundamental para a conquista.

1 hora atrás, six_strings disse:

Que época fantástica. Espera-se ainda mais para a próxima temporada.

PEACE

Assim espero. Quero confirmar os títulos nacionais e tentar chegar às semifinais da Champions.

1 hora atrás, Victor Duque disse:

Além do bom futebol não faltou raça e paixão por parte da equipe, e quando uma equipe tem isso, é muito difícil de parar! Bilbao está em festa!!

Nossa temporada foi perfeita com a conquista da Tríplice Coroa. Agora é curtir um descanso e preparar bem a próxima temporada.

Postado

Que loucura esse jogo contra o Liverpool. Já é o maior treinador basco da história? Próximo passo é habilitar e treinar a seleção basca? hahaha

Postado
2 horas atrás, Nei não cai (38D) disse:

Que loucura esse jogo contra o Liverpool. Já é o maior treinador basco da história? Próximo passo é habilitar e treinar a seleção basca? hahaha

A Seleção Basca infelizmente não dá para habilitar no meu save.Mas até que seria interessante. Quanto as semifinais contra o Liverpool foi emoção pura e o gol do Nico Willians foi extraordinário. Agora é preparar a próxima temporada para tentar renovar os títulos nacionais e chegar às semifinais da Champions.

Postado

Parabéns pelos títulos, coroando uma temporada perfeita. Vai fazendo história a frente do Bilbao e agora falta a Champions.

Postado
45 minutos atrás, div disse:

Parabéns pelos títulos, coroando uma temporada perfeita. Vai fazendo história a frente do Bilbao e agora falta a Champions.

Valeu Div. Falta a Champions e um Mundial. Vamos ver pra onde a ficção irá me levar. Lembrando que não é apenas o FM o que comanda o save.😜😎

Eskerrik asko.

Postado

Quando o cara tá em casa, ele está em casa. Fala ai. saokposakpoaskposak

Grande temporada frente ao Bilbao, acho que nem o mais otimista dos torcedores poderiam imaginar que conseguiria a triplete ou a La Liga, diferente da copa do Rey e a Euro, que eram bem paupaveis. 

Agora, levar tudo? Grande resultado! Conseguiu surpreender a todos, e já começa a impressionar o filhote com as festa para coloca-lo no caminho dos bascos como um grande torcedor do clube. Desejo sucesso na sequencia!

Postado
11 horas atrás, Valismaalane disse:

Quando o cara tá em casa, ele está em casa. Fala ai. saokposakpoaskposak

Grande temporada frente ao Bilbao, acho que nem o mais otimista dos torcedores poderiam imaginar que conseguiria a triplete ou a La Liga, diferente da copa do Rey e a Euro, que eram bem paupaveis. 

Agora, levar tudo? Grande resultado! Conseguiu surpreender a todos, e já começa a impressionar o filhote com as festa para coloca-lo no caminho dos bascos como um grande torcedor do clube. Desejo sucesso na sequencia!

Fizemos uma bela temporada e espero conseguir mais um título ou dois antes de encerrar o save.Provavelmente fecho na primeira semana de Março e passo a me dedicar ao save do Romanoff.

Eskerrik asko.

Postado
Spoiler

Em 21/02/2021 em 15:23, LC disse:

ZTSpNQW.png

5hOJH19.png

Após triplete, Athletic Bilbao é recebido por 50 mil pessoas no País Basco

Torcedores festejam conquista da La Liga e do título da Europa League.

Por Paulo Vinícius Coelho(PVC)

A festa feita pelos títulos conquistados  pelo Athletic Bilbao ganhou tons de Copa do Mundo no País Basco. No dia seguinte a jogo contra a Juventus o elenco dos Leones voltou a Bilbao e foi recebido com festa pelos torcedores. Cerca de 50 mil pessoas foram à sede da prefeitura, onde os jogadores exibiram os troféus conquistados pelo clube. Copa Del Rey, La Liga e Europa League.

xrdmqCa.png

O calendário da equipe foi cheio. Primeiro, o plantel visitou a Igreja Basílica de Begoña, onde consagrou os troféus como oferenda. Depois, de ônibus, a delegação chegou à praça da prefeitura. Em festa, a multidão ouviu discursos do presidente, Josu Urrutia, do técnico, Andoni Arieta, e do capitão, o zagueiro Unai López. Mas foi o artilheiro da equipe com 21 gols, o atacante Iñaki Willians, que inflamou a torcida. I. Willians agradeceu o apoio dos torcedores e prometeu ficar mais 3 anos no clube.

- Estes troféus é por tudo que vocês nos deram. No fim, somos vocês, uma quadrilha. Isso apenas começou. No próximo título comemoraremos na gabarra – afirmou, em referência ao barco com que os campeões tradicionalmente desfilavam pelo rio Nervión nos tempos de glória do clube. 

tev5LBF.png

Mas você deve estar se perguntando como isso aconteceu. Como o Athlétic Bilbao conquistou a Triplete? Vencendo também a La Liga e a Europa League. Vamos primeiro falar da La Liga.

UPGlI40.png

A conquista da La Liga começou com a contratação de Andoni Arieta. Treinador basco que na temporada passada acabara de ser campeão da Premier League treinando o Arsenal. Alguns comentaristas esportivos acharam uma loucura do Arieta em sair do Arsenal( Campeão Inglês e da FA Cup) para treinar os Leões Bascos. Mas contrato assinado e Arieta começou o seu trabalho. Montou a equipe com jogadores vindo da Lezama e outros experientes, como Iñaki Willians, Unai López, Yerai e Jon Guridi. Essa mescla de juventude com experiência deu resultados, principalmente com a chegada do jovem Iñaki Iriarte, veio do FC Metz por €29 Milhões de Euros. Iriarte comando o meio campo da equipe basca e foi fundamental nas vitórias sobre o Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid. Na reta final o Athlétic ganhou de Atlético de Madrid, Leganes e Levante.

sApDTck.png

O Athlétic terminou a competição com 98 pontos. Conquistou 31 vitórias, 5 empates e perdeu apenas duas partidas( Betis e Athlético de Madrid). Marcou 76 gols, sofreu 22 e teve um saldo positivo de 54 gols. O Artilheiro da equipe foi Iñaki Willians com 21 gols.

s6kgzC6.png

Nos dados dos jogadores e da equipe nós vemos ainda Yeray e Artola. O Athlétic também terminou o campeonato como a defesa menos vazada da competição com 22 gols. Numa entrevista recente, Andoni Arieta falou sobre o jogo defensivo do Athlétic:

" Somos uma equipe ofensiva, mas preservamos o jogo defensivo. Nossa marcação é forte, mas leal. Tanto que em todo o campeonato apenas um dos nossos jogadores fora expulso. Defender primeiro para depois atacar com tudo. Nosso contra-ataque é mortal."

E é realmente mortal, vide o que aconteceu ao Liverpool e a Juventus na Europa League.

lvhIHGe.png

Os jogos contra o Liverpool foram tensos, que mereciam ter sido a grande final do torneio. No primeiro jogo em Anfield o Athlétic fora melhor, mas acabou cedendo o empate. O Liverpool saiu na frente com gol de Lautáro Martinez, isso a 1 minuto de jogo. O Athlétic só foi empatar aos 50 minutos, através de Iñaki Willians. Aos 68 minutos Nico Serrano desempata o jogo. Athlétic estava ganhando por 2x1, mas aos 86 minutos de jogo a defesa vacila e Ednaldo empata a partida.

bD7xyu0.png

Com o resultado do primeiro jogo os Leões Bascos precisariam de 2 resultados para chegarem a grande final(Vitória simples e empate com menos de 2 gols) e senhores, o drama aconteceu. O Athlétic dominava todas as ações do jogo e mesmo que o Liverpool tentasse algo, a tática bem postada do time basco impedia qualquer ação ofensiva do Liverpool. Infelizmente aos 91 minutos de jogo a zaga vacila e...

QsZ7E4T.png

Gol dos Reds. O gol de Octávio Carranza deu esperanças aos torcedores do Liverpool, pois marcaram o gol aos 91 minutos de jogo e qualquer outro time levaria uma ducha fria, mas o Athlétic não é um clube qualquer. Os leões são guerreiros e aos 92 minutos Nico Willians manda um míssil em direção a meta do Liverpool...

Fl63SFr.gif

e MARCA UM GOLAÇO. A torcida do Athlétic vai a loucura. Dentro e fora do estádio( ainda bem que estava sozinho em casa: Imaginem um doido gritando gol). Athlétic classificado para  agrande final contra a Juventus que atropelou a Atalanta, num agregado de 6x2.

9Q0TnPR.png

Na volta da Inglaterra, Nico Willhans foi recebido como herói, mas as palavras de Andoni Arieta ecoaram por toda a Bilbao:

" Devemos comemorar a classificação para a grande final hoje, mas amanhã voltaremos aos treinos. Faltam apenas um jogo para a glória ou para a decepção. Eu prefiro me preparar para a glória."

E foi feito o que o treinador mandou, pois no dia seguinte estavam todos concentrados para a grande final contra a Juventus. A equipe viajou para a Holanda 3 dias antes da final. O treinador e sua equipe ficaram concentrados próximos ao Estádio De Kuip( Estádio do Feyenoord). As equipes entraram em campo concentradas e quase não se via um sorriso. Jogo tenso para ambas as equipes até que Iriarte rouba a bola no meio de campo e lança para Unai Vencedor, que ganha na corrida dos zagueiros da Juventus e toca na saída do goleiro. Athlétic 1x0. Como falei acima...O contra-ataque basco é fatal. Veio o segundo tempo e a Juventus aumenta a ofensividade, mas esbarra na Muralha Basca criada por Andoni Arieta. Aos 55 minutos Artola recebe dentro da pequena área e marca. Athlétic abre 2x0 sobre uma atônita Juventus. O time italiano ainda tenta reagir com o gol de Saka aos 79 minutos, mas o gol de Yeray aos 92 minutos, fecham o caixão da Juventus. Final: Athlétic Bilbao 3x1 Juventus.

Athlétic Clube Bilbao se sagra campeão da Europa League e conquista o Triplete.

1nDbUM8.png

A45fapt.gif

Que sensacional, essa duas táticas ficaram absurdas.
Parabéns pela excelente campanha no Bilbao, agora a UCL é obrigação kkkkkkkkkk

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...