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Mezzala x Carrilero


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Postado

Diferença entre as duas funções, podem explicar?

 

Percebi que as tarefas de cada função são similares, mas a definição de cada uma as diferem muito.

Postado

no meu entendimento:

Mezzala é uma função atacante intermediaria entre um MC e meia ala, um exemplo, Gabriel Menino no palmeiras, é MC mas se apresenta sempre na ala direita  dando suporte ao lateral e ao meia atacante direito qd o Palmeiras tem a posse da bola, sem a posse da bola, volta a jogar centralizado compondo o meio campo.

Carrileiro é uma função mais defensiva intermediaria entre um MC e lateral, não consigo agora pensar um exemplo real para citar, mas na pratica  faz o inverso do Mezzala, quando seu time tem a bola compõe o meio campo de forma mais defensiva, quando perde a bola cai pelas alas para cobrir possível buraco deixado pelos laterais em jogadas de contra-ataque do adversário.

Minha humilde opinião, no FM mezzala é fundamental em várias táticas, carileiro é dispensável em qq uma.

Postado
26 minutos atrás, Diego Santos -PS disse:

no meu entendimento:

Mezzala é uma função atacante intermediaria entre um MC e meia ala, um exemplo, Gabriel Menino no palmeiras, é MC mas se apresenta sempre na ala direita  dando suporte ao lateral e ao meia atacante direito qd o Palmeiras tem a posse da bola, sem a posse da bola, volta a jogar centralizado compondo o meio campo.

Carrileiro é uma função mais defensiva intermediaria entre um MC e lateral, não consigo agora pensar um exemplo real para citar, mas na pratica  faz o inverso do Mezzala, quando seu time tem a bola compõe o meio campo de forma mais defensiva, quando perde a bola cai pelas alas para cobrir possível buraco deixado pelos laterais em jogadas de contra-ataque do adversário.

Minha humilde opinião, no FM mezzala é fundamental em várias táticas, carileiro é dispensável em qq uma.

Interessante, Mezzala sempre ficou claro pra mim com o Iniesta caindo na esquerda na ausência do Abidal, mas nunca compreendi a diferença em relação ao Carrilero.

Pela tua explicação, eu penso que então um Carrilero é necessário numa formação sem lateral, como um 3-4-3, certo?

 

Ultimamente eu tenho usado Carrilero, mas ainda assim não ficou muito evidente qual o real papel dentro do game.

Eu uso um 4-3-3 com os laterais avançados como alas e no meio tem um Pivô, um CJA e um Carrilero. O jogo é bem bonito, mas sinto falta de ofensividade.

 

Estou fazendo certo usando Carrilero mesmo meu time tendo bastante amplitude com alas e pontas?

Postado
1 minuto atrás, schacoffee disse:

Interessante, Mezzala sempre ficou claro pra mim com o Iniesta caindo na esquerda na ausência do Abidal, mas nunca compreendi a diferença em relação ao Carrilero.

Pela tua explicação, eu penso que então um Carrilero é necessário numa formação sem lateral, como um 3-4-3, certo?

 

Ultimamente eu tenho usado Carrilero, mas ainda assim não ficou muito evidente qual o real papel dentro do game.

Eu uso um 4-3-3 com os laterais avançados como alas e no meio tem um Pivô, um CJA e um Carrilero. O jogo é bem bonito, mas sinto falta de ofensividade.

 

Estou fazendo certo usando Carrilero mesmo meu time tendo bastante amplitude com alas e pontas?

na teoria sim, o carrileiro funcionaria bem em uma formação sem laterais ou com laterais alas muito avançados, porém na pratica quando se tira uma peça do meio campo acaba deixando um buraco para uma evolução central, nunca fui fã de carrileiro, mas este FM especificamente consegui evoluir muito bem com táticas de linhas muito avançadas o q se exige pressão alta e dar combate antes da área central para retomada da bola, acredito q um carrileiro não funciona para sufocar o adversário.

Postado (editado)

Então @Diego Santos -PS, essa é minha tática principal. Eu jogo um jogo baseado na posse de bola e a formação que mais me agradou para a movimentação dos jogadores foi essa:

https://prnt.sc/ugagc8

Anteriormente eu usava um Construtor Recuado/apoiar no lugar do Carrilero e um Ala Completo na esquerda, o resto eu mantive a mesma coisa.

 

Esse Carrilero aí seria uma boa ideia no teu entendimento?

Editado por schacoffee
Postado
32 minutos atrás, schacoffee disse:

Então @Diego Santos -PS, essa é minha tática principal. Eu jogo um jogo baseado na posse de bola e a formação que mais me agradou para a movimentação dos jogadores foi essa:

https://prnt.sc/ugagc8

Anteriormente eu usava um Construtor Recuado/apoiar no lugar do Carrilero e um Ala Completo na esquerda, o resto eu mantive a mesma coisa.

 

Esse Carrilero aí seria uma boa ideia no teu entendimento?

Assim como eu citei vc joga tbm com linhas defensivas muito avançadas e alta pressão no adversário, o carrileiro cobre bem a ala qd necessário, porem pode causar buracos no meio campo que prejudiquem na retomada da bola no campo do adversário, o pivo defensivo cobre o carrileiro mas chama o adversário para o seu campo de ataque.

Não quer dizer que vá funcionar, mas uma opinião do que eu faria, transformaria o carrileiro em MRB (apoiar) podendo até colocar em algum jogador com funções de extremo esquerda com função personalizada de Mezzala (apoiar), transformaria o CJA em CJ recuado (apoiar) atrasaria os alas para a msm linha da defesa, deixa os zagueiros com bola (já que joga com passe curto e jogando á partir da defesa), tiraria o PD e levaria para a MOC (talvez como meia ofensivo msm), acho q a retomada da bola no campo do adversário melhoraria muito.

O importante tbm é ter as peças certas para cada uma destas funções.

Postado (editado)

@schacoffee o carrilero é uma função que não encaixa muito bem em um sistema como o que você está usando, uma vez que a função dele é preencher o espaço nas áreas abertas do campo. Por esse motivo, ele é mais recomendado para sistemas que não possuem jogadores na função de M(L) e M(R) e MO(E) E MO(R). Exemplo: 442 diamante

No teu caso, como você esta usando um carrilero, um avançado interior e um ala (apoiar) pelo lado esquerdo, o carrilero não está conseguindo preencher a função do lado esquerdo e está, provavelmente, "batendo cabeça" com o ala e o avançado e acaba sendo empurrado para frente, atuando mais ou menos como um Box-to-box só que sem as características de um box-to-box. Ou seja, ele não está conseguindo fazer a função de forma efetiva.

Coincidentemente eu estou preparando um material explicando um pouco mais sobre a função e o posicionamento do Carrilero, além de outras funções do jogo.

Se você tiver interesse, me segue lá no instagram: @conframanager.

Editado por LuizH
Postado
1 hora atrás, Diego Santos -PS disse:

Assim como eu citei vc joga tbm com linhas defensivas muito avançadas e alta pressão no adversário, o carrileiro cobre bem a ala qd necessário, porem pode causar buracos no meio campo que prejudiquem na retomada da bola no campo do adversário, o pivo defensivo cobre o carrileiro mas chama o adversário para o seu campo de ataque.

Não quer dizer que vá funcionar, mas uma opinião do que eu faria, transformaria o carrileiro em MRB (apoiar) podendo até colocar em algum jogador com funções de extremo esquerda com função personalizada de Mezzala (apoiar), transformaria o CJA em CJ recuado (apoiar) atrasaria os alas para a msm linha da defesa, deixa os zagueiros com bola (já que joga com passe curto e jogando á partir da defesa), tiraria o PD e levaria para a MOC (talvez como meia ofensivo msm), acho q a retomada da bola no campo do adversário melhoraria muito.

O importante tbm é ter as peças certas para cada uma destas funções.

Então, vou testar essas alterações... 4-2-3-1, correto? Mas será que esse meio campo com um MRB e um CJ recuado não perderia muita influência no ataque?

Logo nesse momento me veio na cabeça usar um Avançado sombra, mas infelizmente não tenho jogadores para isso. Vou dar uma olhada!

24 minutos atrás, LuizH disse:

@schacoffee o carrilero é uma função que não encaixa muito bem em um sistema como o que você está usando, uma vez que a função dele é preencher o espaço nas áreas abertas do campo. Por esse motivo, ele é mais recomendado para sistemas que não possuem jogadores na função de M(L) e M(R) e MO(E) E MO(R). Exemplo: 442 diamante

No teu caso, como você esta usando um carrilero, um avançado interior e um ala (apoiar) pelo lado esquerdo, o carrilero não está conseguindo preencher a função do lado esquerdo e está, provavelmente, "batendo cabeça" com o ala e o avançado e acaba sendo empurrado para frente, atuando mais ou menos como um Box-to-box só que sem as características de um box-to-box. Ou seja, ele não está conseguindo fazer a função de forma efetiva.

Coincidentemente eu estou preparando um material explicando um pouco mais sobre a função e o posicionamento do Carrilero, além de outras funções do jogo.

Se você tiver interesse, me segue lá no instagram: @conframanager.

Então, agora eu percebi mais ou menos o que tá acontecendo e por que eu não via diferença entre carrilero e mezzala, provavelmente o ala tá "roubando" a tarefa dele, né?

Esse meu jogador que estou treinando como Carrilero há uns meses é o Matheus Henrique. Ele é meu meia mais versátil, tanto na defesa como no ataque, ele tem todos os atributos de um carrilero e mezzala de acordo com o treino de posição, então pensei que seria o ideal. Além de que ele é um ótimo box-to-box, como tu mencionou, ele tá jogando como b2b '-'

Postado
1 hora atrás, schacoffee disse:

Então, agora eu percebi mais ou menos o que tá acontecendo e por que eu não via diferença entre carrilero e mezzala, provavelmente o ala tá "roubando" a tarefa dele, né?

Esse meu jogador que estou treinando como Carrilero há uns meses é o Matheus Henrique. Ele é meu meia mais versátil, tanto na defesa como no ataque, ele tem todos os atributos de um carrilero e mezzala de acordo com o treino de posição, então pensei que seria o ideal. Além de que ele é um ótimo box-to-box, como tu mencionou, ele tá jogando como b2b '-'

Você tem que analisar se as oportunidades estão sendo criadas ali. Os 3 jogadores podem formar parcerias mas não vai adiantar se nenhum dos 3 conseguem ao menos Key Passes (oportunidades de gol)

 

Sua formação foi a primeira que vi um Trequartista aberto como opção pra fechar sem observações:

mX9LTSE.png

 

zCK2GxW.png

 

 

Mas não sei dizer se essa história de "tática 5 estrelas" vai ser sempre o melhor pro seu time não. Acho o site mais interessante pra observar a interação entre papéis, onde vão ocorrer parcerias, etc.

Postado
10 horas atrás, Douglas. disse:

Você tem que analisar se as oportunidades estão sendo criadas ali. Os 3 jogadores podem formar parcerias mas não vai adiantar se nenhum dos 3 conseguem ao menos Key Passes (oportunidades de gol)

 

Sua formação foi a primeira que vi um Trequartista aberto como opção pra fechar sem observações:

mX9LTSE.png

 

zCK2GxW.png

 

 

Mas não sei dizer se essa história de "tática 5 estrelas" vai ser sempre o melhor pro seu time não. Acho o site mais interessante pra observar a interação entre papéis, onde vão ocorrer parcerias, etc.

Então, eu criei essa tática ao redor de alguns jogadores chave dentro do Grêmio e parece que eles estão muito bem, porém o resto, mesmo sendo capazes de suprir as necessidades e melhorar os pontos fracos, a engrenagem parece um pouco menos "agressiva". O futebol é muito bonito, há muita posse e movimentação, mas parece que a pressão é menos intensa como deveria ser para um clube que prioriza posse...

Quanto as oportunidades de gol, eu gosto de treinar os traços individuais, por exemplo o próprio carrilero eu treino com traços de um construtor de jogo, assim eles desempenham dentro de campo como eu quero jogando em funções para o time, entende?

Quando optei por carrilero, vi o meu meio campo mais fluido, diferente de quando eu usava mezzala, por que o time tinha uma ofensividade muito alta naquele lado esquero e sempre tomava bola no espaço aberto. Meus zagueiros são bons, mas não muito velozes...

Postado
8 horas atrás, schacoffee disse:

Então, eu criei essa tática ao redor de alguns jogadores chave dentro do Grêmio e parece que eles estão muito bem, porém o resto, mesmo sendo capazes de suprir as necessidades e melhorar os pontos fracos, a engrenagem parece um pouco menos "agressiva". O futebol é muito bonito, há muita posse e movimentação, mas parece que a pressão é menos intensa como deveria ser para um clube que prioriza posse...

Quanto as oportunidades de gol, eu gosto de treinar os traços individuais, por exemplo o próprio carrilero eu treino com traços de um construtor de jogo, assim eles desempenham dentro de campo como eu quero jogando em funções para o time, entende?

Quando optei por carrilero, vi o meu meio campo mais fluido, diferente de quando eu usava mezzala, por que o time tinha uma ofensividade muito alta naquele lado esquero e sempre tomava bola no espaço aberto. Meus zagueiros são bons, mas não muito velozes...

Nesses casos é bom ter variações pra momentos diferentes. Você vê a que funciona na maior parte do tempo e salva a outra pra momentos que precisar atacar mais. Eu acabo usando os 3 slots de táticas só pra isso, sempre acabo com uma tática que uso 90% do tempo.

Postado
On 9/11/2020 at 4:56 PM, schacoffee said:

Diferença entre as duas funções, podem explicar?

 

Percebi que as tarefas de cada função são similares, mas a definição de cada uma as diferem muito.

“O Mezzala é um papel tático típico do futebol italiano, que pode ser traduzido aproximadamente como meia-ala. Exige boas capacidade técnica e velocidade, iniciará o jogo em uma posição central e, com a bola, tentará se mover para fora e até tentar cruzamentos para a área. Geralmente uma boa opção para uma equipe que não tem largura, o mezzala tentará se mover em direção à ponta e alargar a defesa.

Às vezes, o mezzala também aparece na área, mas ele tende a ser mais eficaz em espaços mais amplos e tende a obrigar os adversários do centro de campo a acompanhá-lo fora de posição.

Atualmente, Di Maria é um ótimo exemplo de Mezzala, jogando sempre de dentro pra fora. No seu período no Real Madrid com Carlo Ancelotti, se aprimorou na função. O argentino, que era um Extremo original, começava no centro do campo e depois se movia para fora (com Cristiano Ronaldo se movendo para dentro) e abrindo espaços importantes.”

Indicação: 4-4-2 (losango); 4-3-3; 4-1-4-1.

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“O Carrilero, é uma função onde o jogador tem de trazer equilíbrio entre ataque e defesa, enquanto participa do processo ofensivo não como uma saída criativa, mas como um possível receptor de passes. Ele se diferencia de um “Box-to-Box”, pois não pisa muito na área além de ter mais funções defensivas, procurando marcar e enfrentar adversários e cobrir as laterais do campo.

Como exemplo de Carrilero, há o Alan no Napoli.”

Indicações táticas: acredito que quando se joga com “Ponta de Lança Aberto” (Raumdeuter) seja importante um Carrilero do mesmo lado para cobrir os espaços deixados pelo atacante, como no exemplo.

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Fonte: Denis Alves

Postado
Em 19/09/2020 em 20:49, skp disse:

“O Mezzala é um papel tático típico do futebol italiano, que pode ser traduzido aproximadamente como meia-ala. Exige boas capacidade técnica e velocidade, iniciará o jogo em uma posição central e, com a bola, tentará se mover para fora e até tentar cruzamentos para a área. Geralmente uma boa opção para uma equipe que não tem largura, o mezzala tentará se mover em direção à ponta e alargar a defesa.

Às vezes, o mezzala também aparece na área, mas ele tende a ser mais eficaz em espaços mais amplos e tende a obrigar os adversários do centro de campo a acompanhá-lo fora de posição.

Atualmente, Di Maria é um ótimo exemplo de Mezzala, jogando sempre de dentro pra fora. No seu período no Real Madrid com Carlo Ancelotti, se aprimorou na função. O argentino, que era um Extremo original, começava no centro do campo e depois se movia para fora (com Cristiano Ronaldo se movendo para dentro) e abrindo espaços importantes.”

Indicação: 4-4-2 (losango); 4-3-3; 4-1-4-1.

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“O Carrilero, é uma função onde o jogador tem de trazer equilíbrio entre ataque e defesa, enquanto participa do processo ofensivo não como uma saída criativa, mas como um possível receptor de passes. Ele se diferencia de um “Box-to-Box”, pois não pisa muito na área além de ter mais funções defensivas, procurando marcar e enfrentar adversários e cobrir as laterais do campo.

Como exemplo de Carrilero, há o Alan no Napoli.”

Indicações táticas: acredito que quando se joga com “Ponta de Lança Aberto” (Raumdeuter) seja importante um Carrilero do mesmo lado para cobrir os espaços deixados pelo atacante, como no exemplo.

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Fonte: Denis Alves

Posso usar esse carrilero do lado de um avançado interior em vez do ponta de lança aberto?

O lado esquerdo do meu antigo 4-1-4-1 é assim

Ala; Carrilero; Avançado Interior

  • Vice-Presidente
Postado
On 9/19/2020 at 8:49 PM, skp said:

“O Mezzala é um papel tático típico do futebol italiano, que pode ser traduzido aproximadamente como meia-ala. Exige boas capacidade técnica e velocidade, iniciará o jogo em uma posição central e, com a bola, tentará se mover para fora e até tentar cruzamentos para a área. Geralmente uma boa opção para uma equipe que não tem largura, o mezzala tentará se mover em direção à ponta e alargar a defesa.

Às vezes, o mezzala também aparece na área, mas ele tende a ser mais eficaz em espaços mais amplos e tende a obrigar os adversários do centro de campo a acompanhá-lo fora de posição.

Atualmente, Di Maria é um ótimo exemplo de Mezzala, jogando sempre de dentro pra fora. No seu período no Real Madrid com Carlo Ancelotti, se aprimorou na função. O argentino, que era um Extremo original, começava no centro do campo e depois se movia para fora (com Cristiano Ronaldo se movendo para dentro) e abrindo espaços importantes.”

Indicação: 4-4-2 (losango); 4-3-3; 4-1-4-1.

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“O Carrilero, é uma função onde o jogador tem de trazer equilíbrio entre ataque e defesa, enquanto participa do processo ofensivo não como uma saída criativa, mas como um possível receptor de passes. Ele se diferencia de um “Box-to-Box”, pois não pisa muito na área além de ter mais funções defensivas, procurando marcar e enfrentar adversários e cobrir as laterais do campo.

Como exemplo de Carrilero, há o Alan no Napoli.”

Indicações táticas: acredito que quando se joga com “Ponta de Lança Aberto” (Raumdeuter) seja importante um Carrilero do mesmo lado para cobrir os espaços deixados pelo atacante, como no exemplo.

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Fonte: Denis Alves

Carrilero não deve ser utilizado em funções que tem pontas, a grande diferença entre o Mezzala e o Carrilero são as direções em que eles correm. O Mezzala corre pra frente e pra trás, numa versão mais ofensiva do Área-a-Área, enquanto o Carrilero é perfeito para formações que não tem pontas porque ele corre para a esquerda e para a direita, dando amplitude ofensiva e defensiva para um time que não usa pontas. É uma função mais defensiva que ofensiva também.

Postado

Esse topico me tirou bastante duvida sobre a função de carrilero. Ja cheguei a usa-la mais no começo, quando ela foi criada, mas agora costumo jogar com  mezallas

  • 2 semanas atrás...
Postado

Eu não via muita importancia em Carrillero e dava preferência ao Mezzala quase sempre... Depois de analisar algumas situações no "ratemytactic" acabei descobrindo que em táticas "Narrow" (ala sem extremos), se o ala for ofensivo, ele não cria parcerias com o Mezzala em suporte... Nessa situação, é necessário utilizar o Carrillero para dar apoio e criar overllapings...

  • 2 meses depois...
Postado (editado)
Em 23/09/2020 em 10:13, Henrique M. disse:

Carrilero não deve ser utilizado em funções que tem pontas, a grande diferença entre o Mezzala e o Carrilero são as direções em que eles correm. O Mezzala corre pra frente e pra trás, numa versão mais ofensiva do Área-a-Área, enquanto o Carrilero é perfeito para formações que não tem pontas porque ele corre para a esquerda e para a direita, dando amplitude ofensiva e defensiva para um time que não usa pontas. É uma função mais defensiva que ofensiva também.

Isso aqui é muito importante para desmistificar que o Mezzala joga pelas pontas. Pelo contrário. O Mezzala como o Henrique falou, é uma versão mais agressiva do Área-a-Área. Ele tem por natureza, "explorar flancos", que é procurar buracos na defesa. Por isso, é comum ver ele buscando o jogo nas laterais como no centro também.

O Denis Silva que o rapaz citou ali, a gente teve uma pequena discussão há muito tempo sobre essa função. Eu falei que o Gérson do Flamengo fazia essa função no Flamengo de Jorge Jesus e falei do Pogba também. Enquanto ele dizia que o Mezzala é um ponta que joga por dentro e busca as laterais do campo. Acabou que todo mundo acatou a opinião do rapaz mesmo estando errada...

Em 07/10/2020 em 12:38, juliommc disse:

Eu não via muita importancia em Carrillero e dava preferência ao Mezzala quase sempre... Depois de analisar algumas situações no "ratemytactic" acabei descobrindo que em táticas "Narrow" (ala sem extremos), se o ala for ofensivo, ele não cria parcerias com o Mezzala em suporte... Nessa situação, é necessário utilizar o Carrillero para dar apoio e criar overllapings...

Formações "Narrow" são justamente as formações ideias para usar o Carrillero. Por exemplo, o 4-1-2-1-2 (4-4-2 diamante).

Editado por Banton
  • 1 mês depois...
Postado
Em 12/12/2020 em 19:18, Banton disse:

Isso aqui é muito importante para desmistificar que o Mezzala joga pelas pontas. Pelo contrário. O Mezzala como o Henrique falou, é uma versão mais agressiva do Área-a-Área. Ele tem por natureza, "explorar flancos", que é procurar buracos na defesa. Por isso, é comum ver ele buscando o jogo nas laterais como no centro também.

O Denis Silva que o rapaz citou ali, a gente teve uma pequena discussão há muito tempo sobre essa função. Eu falei que o Gérson do Flamengo fazia essa função no Flamengo de Jorge Jesus e falei do Pogba também. Enquanto ele dizia que o Mezzala é um ponta que joga por dentro e busca as laterais do campo. Acabou que todo mundo acatou a opinião do rapaz mesmo estando errada...

Formações "Narrow" são justamente as formações ideias para usar o Carrillero. Por exemplo, o 4-1-2-1-2 (4-4-2 diamante).

Velho, percebi que o carrilero tem movimentações parecidas com as do box-to-box, porém atuando na maior parte do tempo aberto. O box-to-box, vai para o lado oposto também, enquanto o carrilero fica sempre no máximo bem na metade do campo em sentido vertical. Mesmo com pontas no time ele desempenha bem. Quando se tem um avançado interior ou extremo invertido que cortam para dentro, é como se a formação não tivesse de fato um ponta, aí quem cobre o buraco é o carrilero ou o lateral do mesmo lado. Não senti que ele é inútil em times que têm pontas.

Postado (editado)
Em 19/01/2021 em 13:11, schacoffee disse:

Velho, percebi que o carrilero tem movimentações parecidas com as do box-to-box, porém atuando na maior parte do tempo aberto. O box-to-box, vai para o lado oposto também, enquanto o carrilero fica sempre no máximo bem na metade do campo em sentido vertical. Mesmo com pontas no time ele desempenha bem. Quando se tem um avançado interior ou extremo invertido que cortam para dentro, é como se a formação não tivesse de fato um ponta, aí quem cobre o buraco é o carrilero ou o lateral do mesmo lado. Não senti que ele é inútil em times que têm pontas.

Eu jogo o FM 18. Eu não compro os atuais porque achei muito cansativo e detalhe demais.

Porém o carillero aqui é meio isso que você falou. Eu achava que ele era um protetor de espaço mas ele funciona mais como um box to box que gosta de apoiar os lados do campo porém não dá nenhuma consistência defensiva. Pelo menos eu não vi isso utilizando laterais ofensivos. 

O carillero é o que muitos pensam que o mezzala é. Parece que ele só vai aparecer nos lados do campo quando o time está em construção. Não é necessariamente um jogador defensivo e sim realmente de apoio. O que me deixou puto pois eu achava que a função dele era cobrir espaços quando na verdade ele ajuda a dar largura e apoio a times que jogam sem pontas.

Editado por Banton
  • 1 ano atrás...
Postado

Uma aula de um dos jogadores mais abençoados da história do futebol. Físico, mental e tecnicamente! Clarence Seedorf.

Lembrei desse tópico e resolvi trazer como o Mezzala (At) atua. Um show do holandês contra a Sampdoria.

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