Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

galera, nós achamos nosso Einstein do gerenciamento: o fefux é muito fera, cria rotinas de bola parada, treinamentos, vê cada parte do aspecto tático a fundo, o canal dele é perfeito.

segue abaixo como montar uma rotina de treinos para a equipe e também como setar os treinos individuais:

• Leho. mudou o título para Como montar um plano de treinos e setar treinos individuais
  • Diretor Geral
Postado

O canal é interessante, ele tem boa didática e me parece ter amplo conhecimento do jogo. Bela dica, @CapitaoTsubasa!

Mas tem bastante coisa aí que é mais voltado ao público iniciante né (como setar o treino individual), o que não é exatamente um problema também heheh... como o FM é um jogo extremamente cheio de nuances, opções, alternativas e setores a serem explorados, até nesse tipo de conteúdo os mais experientes acabam extraindo alguma coisa, por menor que seja.

---

Quanto à rotina de treinos: ele basicamente escalona a semana com base na intensidade de cada dia, sendo o dia do jogo a referência. Legal, mas dá pra fazer de outras 'n' formas. E quando a semana tem 2 jogos? Ficou faltando esse tipo de exemplo.

Depois de algumas temporadas deixando nas mãos do Adjunto e mexendo pouco nisso, eu baixei algumas rotinas já prontas pra cenários específicos e acabei entendendo melhor a mecânica do sistema, e agora tô me arriscando a criar as minhas próprias. Além da intensidade, acho que a filosofia de jogo do treinador + as fraquezas técnicas e táticas do elenco também são fatores a se considerar na hora de montar a rotina da semana.

Na questão dos treinos individuais mt coisa ali eu já sabia, mas a aba "DESCANSO" confesso que era completamente inédita pra mim, oaiuheouiaheoihoae! 

Postado
4 horas atrás, Leho. disse:

E quando a semana tem 2 jogos? Ficou faltando esse tipo de exemplo.

Minha visão: esquece os treinos "normais" e foca em preparação de jogo/bola parada por causa do bônus. O objetivo dos treinos é ter uma semana completa pra cuidar da carga, pra não estourar jogador, e cuidar da distribuição dos atributos ao mesmo tempo balanceando os dois. Quando tem dois jogos na semana, não faz muito sentido explorar treinos que não sejam focados pra partida em si, então foca na loucura que é jogar dois jogos na semana dentro da ideia de manter o seu time consistente na maratona de partida.

716928271_PSVEindhoven_Calendrio.thumb.png.bac8c6671ab9c97a36fe21b61f785e4d.png

Uma semana completa: tenho tempo pra treinar, então vou focar na evolução dos atributos e pouco na preparação de jogo.

1384913808_PSVEindhoven_Calendrio2.thumb.PNG.9b732a8a8432805260686b16d8037e97.PNG

Dois jogos na semana: esqueço os treinos "normais" e foco só nos treinos que me oferecem o bônus ali (Próximo jogo). Como num jogo vou pegar o Barcelona, decidi colocar uma abordagem mais defensiva e, no domingo contra o VVV, botei treinos mais focados no lado ofensivo.

Essa abordagem focando na preparação pro jogo em si é mais importante ainda quando seu time é o mais fraco da liga ou um recém-promovido. Nessa hora o principal é aproveitar tudo que o FM dá de vantagem pro seu time aumentar a probabilidade de terminar vencendo.

• Diretor Geral
Postado

Mais ou menos como eu imaginava... treinos mais leves, sem forçar fisicamente o elenco.

Mas gostei bastante também da sua ideia, @Gourcuff! Faz todo o sentido focar em treinos mais voltados ao próx. jogo, como bolas paradas e etc, etc. Acho que em semanas de calendário apertado, a saída é essa: buscar um meio termo entre ativação e descanso, aproveitando pra melhorar alguns aspectos específicos como "cobrança de escanteios", por exemplo.

Postado

Tá aí algo pra testar nesse fim de ciclo. Acho que desde sempre deixo no piloto automático... 😂

Postado

Será que é vantajoso eu apenas modificar as semanas de treino que já existem lá e acrescentar algo relevante para o tipo de abordagem daquela semana ou criar rotinas do zero igual fez o Fefux?

Olhando no FMBase e no próprio canal do Zealand, ele explica que prefere fazer alterações nos treinos que o próprio jogo te dá do que criar algo do total zero.

O que vocês pensam sobre isso?

• Diretor Geral
Postado
21 hours ago, schacoffee said:

Será que é vantajoso eu apenas modificar as semanas de treino que já existem lá e acrescentar algo relevante para o tipo de abordagem daquela semana ou criar rotinas do zero igual fez o Fefux?

Olhando no FMBase e no próprio canal do Zealand, ele explica que prefere fazer alterações nos treinos que o próprio jogo te dá do que criar algo do total zero.

O que vocês pensam sobre isso?

Cara, eu sinceramente não sei te dizer o que é mais vantajoso, mas acho que se você tem interesse e tempo disponível pra se debruçar nessa parte do jogo, acho que pode ser melhor do que deixar no "piloto automático" (onde o piloto seria o Adjunto, rs rs).

Eu comecei deixando TUDO a cargo do Adjunto. Só em alguns poucos saves eu mexia nos treinos individuais, mas quando não tava com saco nem tempo, ficava com o Adjunto também.

Depois, observando BASTANTE a forma como o Adjunto setava os treinos, fazendo as correlações com as semanas de jogos, os cenários enfrentados e etc, etc, passei a entender um pouquinho melhor, e a partir daí comecei também a fazer mudanças PONTUAIS nas rotinas dele. Mas continuava a cargo dele, não meu. Foi nesse momento que comecei a sentir uma leve melhora no meu time, tanto técnica quanto taticamente, dentro dos jogos e tal.

Logo, meu cenário ideal se tornou esse acima: Adjunto setava praticamente tudo, e eu ia pincelando algumas preferências minhas de acordo com o calendário e rendimento do time.

Fiquei MUITO TEMPO assim, até que vi algumas rotinas de treino prontas pra baixar na FMScout. Baixei e aí passei eu a tomar conta dos treinos, mas usando esses esquemas pré-prontos. Não saí do zero, portanto. E dessa maneira, passei a aprender ainda mais sobre como construir minhas semanas de treino (e tive resultados ainda melhores do que com a maneira que vinha fazendo, diga-se).

Com esse vídeo do Fefux acabei me desafiando e buscando, a partir de agora, construir minhas rotinas do ZERO. Ainda tô no começo, portanto não consigo te dar um bom feedback sobre, mas é gratificante pra caramba ver a parada no caminho certo. Ainda tô apanhando um pouco, nem todo mundo do elenco fica satisfeito como antes (e isso é um problema), mas vamos acertando as arestas aos poucos.

Nada é definitivo nem absoluto, cada time é um time, cada treinador tem uma estratégia e cada semana de treino pede um foco específico. Por isso essa parte demanda tempo, mas como eu disse, é bem satisfatório quando você mesmo customiza seus treinos e vê o resultado aparecer numa jogada bem trabalhada da equipe no jogo seguinte.

p.s: malz o textão. 🙈

Postado
Em 19/09/2020 em 22:03, Leho. disse:

Cara, eu sinceramente não sei te dizer o que é mais vantajoso, mas acho que se você tem interesse e tempo disponível pra se debruçar nessa parte do jogo, acho que pode ser melhor do que deixar no "piloto automático" (onde o piloto seria o Adjunto, rs rs).

Eu comecei deixando TUDO a cargo do Adjunto. Só em alguns poucos saves eu mexia nos treinos individuais, mas quando não tava com saco nem tempo, ficava com o Adjunto também.

Depois, observando BASTANTE a forma como o Adjunto setava os treinos, fazendo as correlações com as semanas de jogos, os cenários enfrentados e etc, etc, passei a entender um pouquinho melhor, e a partir daí comecei também a fazer mudanças PONTUAIS nas rotinas dele. Mas continuava a cargo dele, não meu. Foi nesse momento que comecei a sentir uma leve melhora no meu time, tanto técnica quanto taticamente, dentro dos jogos e tal.

Logo, meu cenário ideal se tornou esse acima: Adjunto setava praticamente tudo, e eu ia pincelando algumas preferências minhas de acordo com o calendário e rendimento do time.

Fiquei MUITO TEMPO assim, até que vi algumas rotinas de treino prontas pra baixar na FMScout. Baixei e aí passei eu a tomar conta dos treinos, mas usando esses esquemas pré-prontos. Não saí do zero, portanto. E dessa maneira, passei a aprender ainda mais sobre como construir minhas semanas de treino (e tive resultados ainda melhores do que com a maneira que vinha fazendo, diga-se).

Com esse vídeo do Fefux acabei me desafiando e buscando, a partir de agora, construir minhas rotinas do ZERO. Ainda tô no começo, portanto não consigo te dar um bom feedback sobre, mas é gratificante pra caramba ver a parada no caminho certo. Ainda tô apanhando um pouco, nem todo mundo do elenco fica satisfeito como antes (e isso é um problema), mas vamos acertando as arestas aos poucos.

Nada é definitivo nem absoluto, cada time é um time, cada treinador tem uma estratégia e cada semana de treino pede um foco específico. Por isso essa parte demanda tempo, mas como eu disse, é bem satisfatório quando você mesmo customiza seus treinos e vê o resultado aparecer numa jogada bem trabalhada da equipe no jogo seguinte.

p.s: malz o textão. 🙈

Pra mim quanto mais prolixo e grande for o texto melhor 😄

Então, acho que não me expliquei bem, mas o que estou fazendo atualmente, de uns dias pra cá é customizar a semana de treino também, mas não estou certo de que é mesmo o adjunto que faz as semanas, por que coloquei como responsabilidade minha o treino geral e individual, mas mesmo assim vem umas semanas pré prontas.

Toda semana vem um e-mail sobre os treinos e lá aparece o tipo de treino daquela próxima semana (treino tático, treino posse, treino ofensivo, defensivo, estilo tiki-taka, etc etc)

Eu achei bem difícilzinha a criação de uma semana do absoluto zero, então estou apenas customizando e pra ser bem sincero, não vi tanta diferença assim. Talvez seja um pouco de ignorância minha, sei lá!

Enfim, não sou um jogador antigo, então mesmo que eu já saiba basicamente cada seção e aba do game, preciso me aprofundar mais sobre elas.

• Diretor Geral
Postado
On 9/22/2020 at 12:43 AM, schacoffee said:

Pra mim quanto mais prolixo e grande for o texto melhor 😄

Então, acho que não me expliquei bem, mas o que estou fazendo atualmente, de uns dias pra cá é customizar a semana de treino também, mas não estou certo de que é mesmo o adjunto que faz as semanas, por que coloquei como responsabilidade minha o treino geral e individual, mas mesmo assim vem umas semanas pré prontas.

Toda semana vem um e-mail sobre os treinos e lá aparece o tipo de treino daquela próxima semana (treino tático, treino posse, treino ofensivo, defensivo, estilo tiki-taka, etc etc)

Eu achei bem difícilzinha a criação de uma semana do absoluto zero, então estou apenas customizando e pra ser bem sincero, não vi tanta diferença assim. Talvez seja um pouco de ignorância minha, sei lá!

Enfim, não sou um jogador antigo, então mesmo que eu já saiba basicamente cada seção e aba do game, preciso me aprofundar mais sobre elas.

Ah sim, você diz das rotinas que são setadas por padrão quando você assume a responsabilidade do treino geral, certo? Entendi.

Então, eu não cheguei a jogar dessa maneira, fazia minhas alterações pontuais em cima das rotinas sugeridas e setadas pelo Adjunto mesmo, e acho que a diferença entre as duas é que o Adjunto deve customizar um pouco mais de acordo com seu time e suas táticas planejadas nos slots. A por padrão quando você está no comando deve ser bem mais crua e sem tanto foco naquilo que você tá treinando com o time taticamente, por exemplo.

Sobre criar rotina do zero, não é fácil mesmo não. Dá um trabalinho bom, hahahaha por isso falei do tempo disponível ali. Precisa ter tempo pra se debruçar, criar e ir aparando as arestas depois. Eu depois de fazer um save longo apenas mexendo nas sugestões do Ajdunto é que comecei a me aventurar nisso sozinho, e tô gostando (embora não tenha encontrado ainda o equilíbrio certo nas minhas rotinas).

Postado
Em 23/09/2020 em 07:56, Leho. disse:

Ah sim, você diz das rotinas que são setadas por padrão quando você assume a responsabilidade do treino geral, certo? Entendi.

Então, eu não cheguei a jogar dessa maneira, fazia minhas alterações pontuais em cima das rotinas sugeridas e setadas pelo Adjunto mesmo, e acho que a diferença entre as duas é que o Adjunto deve customizar um pouco mais de acordo com seu time e suas táticas planejadas nos slots. A por padrão quando você está no comando deve ser bem mais crua e sem tanto foco naquilo que você tá treinando com o time taticamente, por exemplo.

Sobre criar rotina do zero, não é fácil mesmo não. Dá um trabalinho bom, hahahaha por isso falei do tempo disponível ali. Precisa ter tempo pra se debruçar, criar e ir aparando as arestas depois. Eu depois de fazer um save longo apenas mexendo nas sugestões do Ajdunto é que comecei a me aventurar nisso sozinho, e tô gostando (embora não tenha encontrado ainda o equilíbrio certo nas minhas rotinas).

Cara, criaram um training planner no excel que ficou bem maneiro, mas eu particularmente não entendi muito bem o funcionamento e o que devo procurar lá.

Não sei se já postaram isso aqui nos fóruns, mas dá uma olhada e vê se consegue perceber algo que possa nos ajudar! Estou tentando, mas ainda não saquei muito bem:

https://www.fmscout.com/a-fm20-training-planner.html

• Diretor Geral
Postado
18 minutes ago, schacoffee said:

Cara, criaram um training planner no excel que ficou bem maneiro, mas eu particularmente não entendi muito bem o funcionamento e o que devo procurar lá.

Não sei se já postaram isso aqui nos fóruns, mas dá uma olhada e vê se consegue perceber algo que possa nos ajudar! Estou tentando, mas ainda não saquei muito bem:

É, eu vi isso aí do "Training Planner", inclusive já baixei mas ainda não fucei mt nele não, hahaha.

Mas como assim você não entendeu o funcionamento? Basicamente ele serve pra você montar suas rotinas sem precisar abrir o FM, além de te informar o nível de intensidade e qual o tipo de periodização tática exato daquele dia de treino (ativação, recuperação, força, resistência, velocidade ou "OFF"). Só nisso você já tem informação suficiente pra planejar suas rotinas, aí é começar a testá-las e ir acertando o que não tiver funcionando legal.

Postado
1 hora atrás, Leho. disse:

É, eu vi isso aí do "Training Planner", inclusive já baixei mas ainda não fucei mt nele não, hahaha.

Mas como assim você não entendeu o funcionamento? Basicamente ele serve pra você montar suas rotinas sem precisar abrir o FM, além de te informar o nível de intensidade e qual o tipo de periodização tática exato daquele dia de treino (ativação, recuperação, força, resistência, velocidade ou "OFF"). Só nisso você já tem informação suficiente pra planejar suas rotinas, aí é começar a testá-las e ir acertando o que não tiver funcionando legal.

Mas e a questão dos atributos?

• Diretor Geral
Postado
9 hours ago, schacoffee said:

Mas e a questão dos atributos?

Que que tem? É simples, uai: conforme você vai construindo a sua rotina da semana e setando os treinos diários, a tabela dos atributos vai mostrando o que tá melhorando, o que tá piorando... não entendi mt bem qual sua dúvida na verdade, hahahah!

Postado (editado)

Eu criei minha própria rotina de treinos já faz um bom tempo, sempre pedi por treinos mais elaborados, nunca q eu ia deixar nas mãos do auxiliar. A estrutura em si é baseada em mt pressão e ataque pelos flancos

Ou0nssd.png

Editado por Leonardo Castello
  • Diretor Geral
Postado
10 hours ago, Leonardo Castello said:

Eu criei minha própria rotina de treinos já faz um bom tempo, sempre pedi por treinos mais elaborados, nunca q eu ia deixar nas mãos do auxiliar. A estrutura em si é baseada em mt pressão e ataque pelos flancos

Ou0nssd.png

Porra, que maneiro Léo! Parabéns pelo pioneirismo hahahaha... teria como compartilhar com a gente?

Uma dúvida: quais as diferenças entre as semanas da pré-temporada ali? Só o nível de intensidade dos treinos mesmo, ou você customiza mais coisas além disso?

Postado

Porra, que maneiro Léo! Parabéns pelo pioneirismo hahahaha... teria como compartilhar com a gente?

Uma dúvida: quais as diferenças entre as semanas da pré-temporada ali? Só o nível de intensidade dos treinos mesmo, ou você customiza mais coisas além disso?

Então, Léo. Minha pré-temporada é baseada em 3 fatores, condição física/familiaridade tática/estilo de jogo(dna do clube).

A 1º semana é super pesada e sem jogos. todos os dias meu time trabalha nas 3 sessões/turnos, nos primeiros dias o foco maior é na condição física, no decorrer, o ganho de familiaridade tática  porém com treinos mais em grupo, nada específico. 

A 2º semana ainda começa com o treino de condição física, mas já fica um pouco mais especializado e acelero a coesão e familiaridade  da tática. A única diferença é que enquanto a primeira semana tem mais foco nas sessões gerais onde todos os jogadores trabalham juntos como uma equipe (diferente das sessões de unidade), a segunda semana começa a introduzir mais subprincípios do modelo de jogo, como 'Ataque temporizado'  e 'Ataque pelas alas'. Aqui já teremos nossa primeira partida no Sábado

A 3º semana teremos duas partidas(quarta e sábado). Devido a carga alta de jogos, nenhum dos jogadores vai pra academia, o foco será destinado a familiaridade tática e ao ritmo de jogo dos atletas.

A 4º semana será um pouco mais leve e com 1 partida apenas(no sábado) já que as últimas 2 semanas foram super pesadas. Aqui eu dou prioridade total ao estilo de jogo/dna do time, ataque temporizado, jogar pelas alas, jogar pela defesa, defender com pressão, transição-pressionar, etc. Defesa, meio e ataque são trabalhados de forma 100% especializada.

A 5º e última semana mais uma vez teremos 2 jogos e é basicamente um espelho da 3º semana, ritmo e familiaridade e trabalho em equipe.

Ao todo são 6 partidas, 3 com o time A e 3 com o time B, todos os jogadores jogam. E lembrando que essa pre-season é baseada no calendário Espanhol, mas acredito que vcs possam elaborar algo parecido para os outros países de uma maneira mais enxuta ou até mesmo mais detalhada.

• Diretor Geral
Postado

@Leonardo Castello, outra dúvida: seus jogadores aceitam de boa suas rotinas de treino? Ou você já teve (ou tem) problemas de insatisfação com alguns deles por causa disso? Aqui comigo atualmente apenas um jogador tá insatisfeito, pedindo por mais treinos gerais (aqueles azuis escuros, imagino eu).

Postado

@Leonardo Castello, outra dúvida: seus jogadores aceitam de boa suas rotinas de treino? Ou você já teve (ou tem) problemas de insatisfação com alguns deles por causa disso? Aqui comigo atualmente apenas um jogador tá insatisfeito, pedindo por mais treinos gerais (aqueles azuis escuros, imagino eu).

Nunca aceitam. Sou obrigado a deixar a responsabilidade de treino geral nas mãos do auxiliar, aí na hora de mudar a rotina semanal aparece aquela pergunta se quero ser responsabilizado pelo treino, falo que quero "mudar só dessa vez"

Foi o único jeito de não ter jogador insatisfeito.

• Diretor Geral
Postado
4 minutes ago, Leonardo Castello said:

Nunca aceitam. Sou obrigado a deixar a responsabilidade de treino geral nas mãos do auxiliar, aí na hora de mudar a rotina semanal aparece aquela pergunta se quero ser responsabilizado pelo treino, falo que quero "mudar só dessa vez"

Foi o único jeito de não ter jogador insatisfeito.

Putz, sério? Que merda foda, hein.

Mas tipo, são vários que não aceitam? Ou apenas alguns?

Postado
8 minutos atrás, Leho. disse:

Putz, sério? Que merda foda, hein.

Mas tipo, são vários que não aceitam? Ou apenas alguns?

Mó chato, espero que isso seja arrumado no 21. São só alguns, é mais um toc meu em não ver jogador insatisfeito kkkkk

Postado

Isso de jogadores insatisfeitos sempre tem e eu sempre deixo com o adjunto.

Aí quase toda semana tem:

"Fulano reclamou dos treinos, vai fazer alguma mudança?"

"É, vamos ver isso aí" 😂

• 4 semanas atrás...
Postado
Em 28/09/2020 em 14:21, Leonardo Castello disse:

Essa ferramenta de organização de treinos no excel é muuuito boa, tô brincando nela aqui

A ideia é muito boa mas tem algumas falhas, inclusive parei de me basear nela. Uma das falhas é sobre quais atributos estão se desenvolvendo em cada treino, bolas paradas, por exemplo, ele diz que está aumentando o cruzamento da unidade defensiva/ofensiva, na prática e na vida real isso faz sentido, mas no FM não diz que esse atributo faz parte dessa rotina de treino pra evolução. Outra coisa é sobre a intensidade, não acredito que esteja bem elaborado, o treino/carga "activation" que é recomendado pra um dia antes da partida é relativamente alto pra todas as unidades.

Enfim, achei melhor continuar com minha rotina semanal, seguindo o DNA tático que implementei no clube.

Defender pelo ataque, jogar pela defesa, sobreposição do ataque, ataque pelas alas, são treinos importantes na minha abordagem 

• Diretor Geral
Postado
5 hours ago, Leonardo Castello said:

A ideia é muito boa mas tem algumas falhas, inclusive parei de me basear nela. [...]

Então, mas aí é que tá: não é pra seguir fielmente a plataforma, tim-tim-por-tim-tim. Pelo menos eu não vejo assim. O legal é absorver as boas informações, se utilizar do programa pra montar suas rotinas fora do jogo e tentar implementar a sua própria maneira de ditar os treinos, levando todo o seu conhecimento em consideração pra isso (e não só o que é dito dentro do material do 'planner' aí).

Eu me guiei com algumas informações deles, outras do que eu vi em rotinas já prontas (que eu baixei e usei), e outras do que eu penso sobre treinos no FM. Um mistão disso tudo, hahahahaha!

Acho que o caminho é esse. E claro, compartilhar nossas experiências aqui também ajuda mt, pra ensinar e aprender ao mesmo tempo.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...