Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O "Grupo City" vai dominar o futebol mundial?

Banton

Posts Recomendados

Postado

City Football Group – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vocês acreditam que esse grupo pode monopolizar o futebol? Eles já são donos de vários clubes de diversos países... E se essa ideia virar moda? O que será dos clubes pequenos sem sugar daddys?

Postado

Tá muito estranho essa onda de contratações de jovens e por valores relativamente altos.. To sentindo sujeira por baixo dos panos nisso aí..

Postado

Vai dominar a lavanderia de grana, isso sim 🤣

Postado

Acho que falar de lavagem de dinheiro é algo fora de questão. Que interesse tem os EAU de lavar dinheiro no futebol, onde o mercado é pequeno e a visibilidade é alta? Aliás, que interesse tem os EAU de lavar dinheiro? As empresas são absolutamente relacionadas aos Estados e seus líderes. O próprio orçamento deve se confundir, por assim dizer.

Postado

Concordo com o @Lowko é Powko. Acredito que isso seja mais relacionado a Soft Power do que a lavagem de dinheiro mesmo.

Postado

Acho mais plausível que estejam fazendo um investimento a longo prazo imaginando que esses clubes podem se valorizar e com isso o grupo passa a ter patrimônio valorizado em vários países. Depois que poderiam usar o futebol pra mandar dinheiro de um lado pro outro, mas se aproveitanto de brechas tarifárias, não porque têm "dinheiro sujo".

Postado

Eu acho que seja uma tendência mesmo esses mega grupos donos de clubes de futebol. E é possível que clubes gigantes se tornem cada vez mais empresas, deixando o aspecto associativo de lado. 

E assim, eu acho meio merda do lado esportivo. Coisas tipo "Superliga Européia" ficam cada vez mais possíveis, por serem mais lucrativas. E por ser um mercado mais frágil, acho mais fácil esse movimento se intensificar MUITO na américa do sul, e de um jeito mal feito. 

• Diretor Geral
Postado

Eu acho que mesmo que vire tendência, eles vão esbarrar na cultura do futebol e na forma como seus "clientes" (no caso, os torcedores) se relacionam com seus clubes e as marcas candidatas a ingressar nisso tudo.

A gente já tá tendo uma noção disso com o RB Brasil aqui, que não conseguiu atingir seus objetivos a curto prazo e teve que forçar a empresa a "comprar" uma segunda franquia digamos assim, que é o Bragantino. Ou seja: mesmo despejando milhões em cima da marca e dos clubes, o processo não é tão simples, leva tempo e mesmo assim tem toda uma cultura do esporte no país pra se absorver.

Acho que a tendência é que isso se intensifique sim, mas sem criar monopólios ou dominâncias, pelo menos no que diz respeito ao futebol.

Postado

É só mais um pra rede. Nem dá pra pensar numa rivalidade com o Troyes.

Postado

A quem tiver acesso, recomendo o livro Clube Empresa, abordagens críticas globais às sociedades anônimas no futebol.

Embora eu achasse que o livro fosse tratar o assunto de forma um pouco mais jurídica e com um pouco mais de atenção à realidade brasileira, vale a pena ainda assim. O que se tenta é demonstrar as fragilidades da empresarialização do futebol a partir de casos de clubes específicos onde esse processo ocorreu ou ocorre, como a Universidad de Chile, o Sevilla, o Belenenses e o Racing.

No que diz respeito a esse tópico, há três artigos abordando os investimentos chineses, árabes e a questão do multi-club ownership. Recomendo aqui porque se trata do assunto do tópico, e sei que quem se interessa por esse tipo de assunto geralmente também se interessa pelo tema do livro como um todo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...