Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre extremo invertido e avançado interior?

Álvaro Rodrigues

Posts Recomendados

Postado

Queria saber a diferença entre o extremo invertido e o avançando interior. 

Postado

A faixa do campo que ele atua, a função por si só é parecida.

Postado

O Avançado Interior vai procurar entrar com a bola na área com maior frequência e tentar jogadas de linha de fundo muito raramente. Os Wingers vão tentar jogar com a bola mais longe da área, fazendo jogadas de linha de fundo e esperando ultrapassagem do lateral/ala, se houver.

Não uso muito o Extremo Invertido mas acho que todos eles vão entrar na área pra tentar um cabeceio ou rebote em cruzamentos.

Postado
Em 22/08/2020 em 23:36, Álvaro Rodrigues disse:

Real Madrid campeão da Champions em 2018. Peço que assista pelo menos alguns highlights porquê tem dois exemplos perfeitos dessas funções:

• Gareth Bale é o Extremo Invertido e o Cristiano Ronaldo é o Avançado Interior.

Mas sendo mais breve ainda: Avançado Interior é mais direto. Foco dele é fazer gol. Independente se for Apoiar ou Atacar, ele vai tentar o gol. Foda-se seu centroavante livre. É por isso que sempre utilizam o Avançado Interior combinado com um Falso 9. Pois esse ponta é basicamente um atacante mais aberto.

Extremo Invertido é uma função mais tática, envolve a combinação com um lateral mais ofensivo pra fazer o "overlap". Aqui você não precisa de um Falso 9 e sim de um goleador porque vai chover cruzamentos na linha de fundo e dentro da área.

Eu tô no FM 18 e não tem essa função ainda nos Meia-Atacante Direito e Esquerdo (Pontas). Mas me ajudaria bastante porquê minha tática depende muito desse overlapping.

Postado
7 horas atrás, Banton disse:

Real Madrid campeão da Champions em 2018. Peço que assista pelo menos alguns highlights porquê tem dois exemplos perfeitos dessas funções:

• Gareth Bale é o Extremo Invertido e o Cristiano Ronaldo é o Avançado Interior.

Mas sendo mais breve ainda: Avançado Interior é mais direto. Foco dele é fazer gol. Independente se for Apoiar ou Atacar, ele vai tentar o gol. Foda-se seu centroavante livre. É por isso que sempre utilizam o Avançado Interior combinado com um Falso 9. Pois esse ponta é basicamente um atacante mais aberto.

Extremo Invertido é uma função mais tática, envolve a combinação com um lateral mais ofensivo pra fazer o "overlap". Aqui você não precisa de um Falso 9 e sim de um goleador porque vai chover cruzamentos na linha de fundo e dentro da área.

Eu tô no FM 18 e não tem essa função ainda nos Meia-Atacante Direito e Esquerdo (Pontas). Mas me ajudaria bastante porquê minha tática depende muito desse overlapping.

Obrigado, cara. Suas dicas e informações ajudaram muito. Estou com o Athletic de Bilbao e estava na dúvida se usaria Muniain como extremo invertido ou avançado interior. Ele, pelo que vi, faz as duas funções muito bem. Valeu!

Em 24/08/2020 em 13:50, Douglas. disse:

O Avançado Interior vai procurar entrar com a bola na área com maior frequência e tentar jogadas de linha de fundo muito raramente. Os Wingers vão tentar jogar com a bola mais longe da área, fazendo jogadas de linha de fundo e esperando ultrapassagem do lateral/ala, se houver.

Não uso muito o Extremo Invertido mas acho que todos eles vão entrar na área pra tentar um cabeceio ou rebote em cruzamentos.

Valeu, cara!

Em 24/08/2020 em 11:59, Buzzuh disse:

A faixa do campo que ele atua, a função por si só é parecida.

Obrigado!

Postado
Em 25/08/2020 em 12:12, Banton disse:

Isso foi corrigido a partir do FM19 justamente porque tornava o Avançado Interior bem menos eficiente do que deveria. Essa função que você descreve agora é feita pelo Wide Target Man e pelo Raumdeuter. Com isso também o Falso 9 agora é bem menos utilizado - geralmente em táticas com Shadow Striker.

Aí o AI na função Suporte vai cortar mais pro meio enquanto na função Atacar, vai tentar entrar na área pra finalizar ou tentar assistência.

Postado
Em 22/08/2020 em 23:36, Álvaro Rodrigues disse:

Avançado Interior é tipo o Bruno Henrique do Flamengo na vida real. Basicamente um atacante aberto na ponta, ele sempre tenta fazer jogadas mais diretas, com mais velocidade, penetrando mais na área para tentar uma finalização ou se não conseguir ele passa para alguém que vem chegando. O Extremo Invertido é um cara designado para as laterais do campo mesmo, ele cria mais que o Avançado Interior e finaliza as jogadas menos, mas o posicionamento é quase o mesmo, cortando para dentro.

* o que o irmão ali em cima falou do CR7 e Bale é totalmente verdade. O Ronaldo era mais um finalizador, um cara mais agudo e o Bale desempenha o mesmo papel, mas com um pouco menos de "ofensividade".

Postado

Resumindo bem resumido, a diferença é a mentalidade. EI é menos ofensivo que o AI, logo isso afeta o posicionamento inicial, o posicionamento final e a faixa de campo em que o cara atua e pode pesar no jogo.

EI = por ter uma mentalidade mais equilibrada passa a ser mais criativo e atuar mais recuado, além de iniciar a jogada aberto e aí partir pra dentro.
AI = mentalidade mais ofensiva, faz mais movimento pra entrar na área e trabalhar no espaço contra a última linha do adversário, já tendo um posicionamento mais focado pra dentro.

Postado

As análises do Denis Alves são excelentes em relação ao futebol real e o jogo por si só.

Elaborado por: Denis Alves  - https://www.facebook.com/denis.alves.75873

Retirado de https://www.facebook.com/groups/1374304642801912/permalink/2676917989207231/

Olá pessoal! Mais uma postagem relacionando Futebol/FM.

Muitos pediram que eu fizesse sobre “Avançado Interior” e “Extremo Invertido”, então, aí está. Vou citar também como utilizamos estas funções no Madureira no Carioca 2020 (Vida Real).

O “Extremo Invertido” tende a ficar aberto oferecendo amplitude (isso ajuda a manter a posse) e só vem jogar “por dentro” após a bola chegar nele. Tende a fazer um “jogo mais horizontal” e, por receber a bola mais aberto, possibilita a ocorrência de mais cruzamentos de “pé invertido”, caso as opções “Cruzamento antecipado” e “Cruzamento mais frequente” estejam selecionadas (estas opções não estão disponíveis para o “Avançado Interior”). Para quem gosta de jogar com “sobreposição exterior” ele também é ideal, basta ativar “Segurar Bola”. Um bom exemplo é Éverton Ribeiro, no Flamengo talvez seja o jogador que mais se aproxima dessas ações: desde os cruzamentos, que funcionam como passes, até as sobreposições que realiza juntamente com Rafinha.

Já o “Avançado Interior” funciona como um atacante que joga aberto, mesmo com algumas funções defensivas. Tende a atacar o espaço (diagonal em direção ao gol) e não permanecer apenas aberto esperando pela bola. Raramente realiza cruzamentos e busca constantemente posições de finalização de fora e dentro da área. Acaba criando mais possibilidades de finalização. Podemos observar Bruno Henrique (em algumas partidas) como um bom exemplo. Mesmo jogando aberto pelo lado esquerdo, precisando estar atento ao avanço do lateral direito, “ataca o espaço” constantemente em busca de possibilidades de marcar o gol.

• 3 semanas atrás...
Postado

Além do que já comentaram aqui, eu diria que o Extremo Invertido é mais fácil de encontrar e/ou de adaptar um ponta comum (só colocar ele do lado do pé invertido e retreinar adequadamente). Como exige menos do jogador em si, times menores por vezes têm mais condições de contratar ele do que um Atacante Interior - e para eles também faz mais sentido, porque dá pra colocar ele com um goleador no centro (enquanto o AI geralmente exige um atacante de mais movimentação e suporte, mais caro e disputado).

Tem outra característica interessante do EI também que é a tendência a criar sobrecarga. Por ser menos incisivo que o AI, ele se movimenta por dentro e "prende" a zaga, abrindo o próprio flanco para a passagem do lateral, diminuindo a pressão sobre o atacante central e ajudando a abrir mais espaço para o ponta do flanco oposto.

Estou usando aqui um EI em Apoiar e um Extremo em Atacar, com um Armador Avançado Apoiar ao lado do EI. Isso faz com que o adversário tenha que deslocar totalmente a marcação para esse lado, e aí bobearam pimba, é bola invertida pro ponta rápido avançar com pouca marcação e colocar a bola na cabeça do atacante.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...