Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
Postado

IdIkQEp.png

O Football Manager é um jogo completamente diferente dos outros quando se trata dos requerimentos necessários para rodar o jogo. Normalmente, os requisitos mínimos de um jogo pesam bastante no lado da placa gráfica e do processador. Entretanto, com um 3D mais simples, e com uma necessidade maior de processamento entre os dias de jogo, os requisitos mínimos do FM são diferentes. Dessa forma, para quem sempre tem dúvida do que focar quando escolher ou montar um PC para jogar FM, trazemos esse guia para lhe falar o que realmente você deve priorizar se seu único objetivo é jogar FM.

Para começar, o jogo é capaz de rodar em computadores mais simples que os outros jogos de futebol e simulação que existem no mercado. Contudo, com uma engine de jogo que toma duas decisões por segundo, o FM pode se dar o luxo de abrir mão do poderio de uma placa de vídeo como a NVIDIA 2080 Titan RTX. Dessa forma, a placa de vídeo, que é um dos componentes que mais encarecem o valor final de um computador ou notebook, é a primeira coisa a ser analisada. Depois, analisaremos dois outros componentes vitais e discutiremos se o SSD irá impactar o jogo de uma maneira significativa.

Placa de vídeo

As placas de vídeos mínimas para se jogar o FM 2020 são:

  • Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT ou AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 – 256MB VRAM;

A Intel GMA X4500 é uma placa onboard, enquanto as outras são placas de vídeo dedicadas de notebook. E o mínimo, de 256MB de dedicação, demonstram que aqui é o lugar certo para não se importar. O jogo de simulação/estratégia Total War Saga: Troy, lançado recentemente, exige pelo menos 1GB de placa de vídeo como requerimentos mínimos para rodar o jogo. Portanto, se seu plano é só jogar FM, e com a filosofia da desenvolvedora em não trazer um 3D mais realista em termos gráficos no longo prazo, vale a pena economizar aqui para gastar nos outros dois requisitos mais importantes.

Processador

Depois de economizar com a placa de vídeo, é hora de olhar para os requisitos mínimos do jogo:

  • Intel Pentium 4, Intel Core ou AMD Athlon – 2.2 GHz +;

Ou seja, um Pentium 4 ainda é capaz de rodar o jogo no mínimo, e o Pentium 4 foi lançado em 2002. Entretanto, como o jogo processa muitas informações, seja, durante o jogo ou no dia-a-dia, que é onde o jogo vai passar mais tempo utilizando a potência do seu processador. Logo, quanto maior seu investimento aqui, maior será a velocidade da sua jogatina. Logo, não caia na bobeira de porque o jogo é capaz de rodar em processadores mais fracos, que é um desperdício.

Contudo, se você está apertado em grana, talvez, pegar um processador de uma geração mais antiga, irá lhe gerar uma boa economia e mesmo assim você conseguirá ter um bom rendimento no seu jogo. E vale sempre lembrar, o FM não é um jogo feito para ser jogado com todas as ligas e toda a database utilizada, portanto, mesmo um PC da NASA teria problemas no processamento do jogo em uma situação assim. O ideal é achar o equilíbrio entre o que você considera necessário e o que seu computador consegue processar durante o jogo.

Memória RAM

O FM 2020 necessita de apenas 2GB de RAM para rodar o jogo. Hoje em dia, a maioria dos jogos de grande porte necessitam, no mínimo, do triplo disso, com 8GB sendo muito frequente como configuração mínima em alguns jogos de maior orçamento. A maioria dos notebooks não dão muita liberdade de escolha, mas, hoje, 4GB de RAM é a configuração de entrada mais comum em notebooks mais baratos.

Entretanto, o Football Manager é um dos jogos que mais irão se favorecer do uso de memória RAM para melhorar a qualidade do jogo. Ou seja, ao invés de gastar um dinheirinho extra na placa de vídeo ou pegando um processador de última geração, talvez valha olhar carinhosamente para a quantidade de memória RAM na hora de escolher ou montar o seu PC para jogar FM. Ou seja, haverá uma diferença maior com 8GB de RAM do que com uma placa de vídeo top de linha.

HD x SDD

Hoje em dia, é comum os PCs com foco em jogos virem com SDDs ao invés de HDs como configuração básica de armazenamento de dados. Jogos com muitos recursos, bastante telas de carregamento e que renderiza muitos cenários se beneficiam de um SDD, entretanto, FM não é um jogo que exige muitos recursos, conforme os requisitos mínimos, não tem muitas telas de carregamento e apenas renderiza as partidas, e isso se você joga no 3D.

Dessa forma, gastar mais dinheiro com um SDD não irá lhe trazer muitos benefícios. Você poderá carregar o jogo mais rápido, mas o custo x benefício é inexistente. E vale lembrar, essa avaliação é somente sobre a ótica do FM, se você pretende ter um SSD para agilizar o carregamento do seu sistema operacional, ou para outras funções, desconsidere isso.

Análise de algumas opções do mercado atual

Para clarificar ainda mais, irei avaliar algumas opções do mercado atual e ver se o preço com relação a função de usar para tarefas diárias e jogar FM fará com que o notebook seja um bom investimento. Selecionei quatro modelos de 4GB, que são os modelos de entrada e dois com 8GB de RAM, que considero, pessoalmente, o mínimo ideal para jogar um save de longo prazo de FM.

Opções de 4GB

O mais barato que encontrei foi o Samsung Flash F30, na faixa dos 2.400 reais. Com um processador Intel Celeron e com placa de vídeo on-board, ele seria o mínimo do mínimo para rodar o FM. O jogo rodaria, mas, para quem gosta de jogar com muitas ligas, é uma opção que não deveria ser considerado.

Na sequência, o Lenovo IdeaPad S145 81XM0002BR, na faixa dos 2.850 reais. Ele também conta com uma placa de vídeo on-board, mas já conta com um processador mais robusto, um i3 de 8ª geração. É um salto considerável de qualidade, entretanto, ainda temos mais duas opções para explorar.

Temos também um Dell Inspiron 3000, marca tradicional e bem vista por muitos. Na faixa dos 2.950 reais, também conta com a placa de vídeo on-board, e vem com um i3 de 7ª geração. Fica no mesmo patamar da Lenovo, entretanto, o fato de ser Dell, lhe dá um processar de uma geração mais antiga por um preço um pouquinho maior.

Retornamos à Samsung para finalizar as opções de 4GB, dessa vez com o Samsung Book E30, na faixa dos 3000 reais. Ele já conta com um i3 de 10ª geração, o que já justifica o preço um pouquinho maior, mas, ainda assim, a placa de vídeo é on-board. No fim, de todas essas opções, eu acabaria optando pelo Lenovo, por ser mais barato, já que a diferença seria irrisória em termos de jogabilidade no FM.

Por esses preços, eu não recomendaria nenhum desses notebooks para alguém que quisesse jogar FM sem sofrimentos com velocidade.

Opções de 8GB

Agora, avaliando o que já considero o mínimo ideal na hora de escolher um PC para jogar  FM, notebooks que já vem com 8GB de memória RAM. Optei pelas duas opções mais baratas que encontrei, um Lenovo e um ASUS. Ambos apresentam um belo salto, em termos de preço, com relação às opções mais baratas de 4GB.

O Lenovo IdeaPad S145 81s90005br vem com um processador Intel I5 de 8ª geração e também vem com placa de vídeo on-board. Ele é obviamente um grande upgrade com relação às opções de 4GB e a diferença de preço nem é tão grande. Na faixa dos 3.300 reais, custa cerca de 500 reais mais que a versão inferior da mesma linha de produtos da Lenovo, no fim, você está pagando 500 reais para levar 4GB de RAM. Obviamente que tem outros por menores, mas para a nossa avaliação, é o que importa.

O ASUS M509DA-BR324T está na faixa dos 3.400 reais e tem como grande diferença o processador Ryzen 5 da AMD, um xodozinho da internet no ano que passou. Também vem com placa de vídeo integrada e é bem parecido com a opção da Lenovo.

Em termos de preço e olhando para essas seis opções, fiquei bastante surpreso com o preço dos notebooks e o que eles oferecem. Estão caros e oferecem pouco. Não à toa, muita gente sofre em tentar achar um bom notebook ou PC de entrada para jogar FM.

Lembrete

Lembrem-se, esse não é um guia para você que quer montar um PC para jogar os melhores e últimos jogos que são lançados. Esse guia é dedicado para quem utiliza o PC para tarefas mais simples e que além do FM, não joga quase nada. Portanto, para os mais ávidos gamers, esse guia não serve de nada. Só serve mesmo para auxiliar aqueles que querem ou já tem um PC que a única coisa que ele pretende jogar. ou priorizar jogar, é o FM. Ou seja, é realmente um guia exclusivo para quem quer escolher ou montar um PC para FM.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
Banner: @_Matheus_

 

 

  • 2 semanas atrás...
Postado

Muito bom texto, sempre vem a galera com duvidas se o proprio pc roda o jogo ou recomendação de configuração e esse guia vai dar um direcionamento 

  • 1 mês depois...
Postado

Há uma diferença consideravel entre 8gb e 16gb de ram? Será que o jogo consegue usar até 16gb ou tem um limite?

Se o processador vai influenciar na passagem dos dias, a ram ajuda no que exatamente?

Postado

Falando bem rapidamente e no geral:

A RAM vai ajudar a lidar com um maior número de informações simultâneas. 

Por exemplo: vc escolhe rodar apenas 01 liga. Va de 8gb. Vc escolhe 15 ligas. Vá de 16gb.

Já o processador vc precisa para garantir que o jogo rode, independentemente de qtas ligas. 

  • Vice-Presidente
Postado
19 hours ago, just12 said:

Há uma diferença consideravel entre 8gb e 16gb de ram? Será que o jogo consegue usar até 16gb ou tem um limite?

Se o processador vai influenciar na passagem dos dias, a ram ajuda no que exatamente?

O que o Thiago disse ali é justamente a resposta.

  • 2 anos atrás...
Postado

No meu caso, preciso de 32gb, kkkkkkkkkkkk. Queira usar até da Ásia, Africa ou América do Norte. RSRSRSRS

 

Postado

O processador importa mais ainda quando se aumenta o nível de detalhamento do jogo (em outras palavras a quantidade de jogos que é de fato "jogada" pela IA e não apenas simulada).

Eu por exemplo com um R7 5800x carrego 216k jogadores com todas as ligas do jogo como jogáveis (uma ou outra segunda divisão eu deixo como Apenas Ver), mas o que causa impacto no processador é que eu coloco o nível de detalhe dos 7 principais campeonatos europeus + Brasil e Argentina para serem jogados e não simulados. Isso impacta quando chega janela de transferências também, pois com mais detalhamento existe mais contratações por parte dos clubes.

  • Diretor Geral
Postado
1 hora atrás, Zap! disse:

[...], mas o que causa impacto no processador é que eu coloco o nível de detalhe dos 7 principais campeonatos europeus + Brasil e Argentina para serem jogados e não simulados. [...]

Como se seta isso? Na hora de criar o save ou depois?

Postado (editado)
29 minutos atrás, Leho. disse:

Como se seta isso? Na hora de criar o save ou depois?

Quando clica no menu do jogo aparece, pode ser qualquer momento do jogo.

z5YoQOR.png

 

Aí a Aba de detalhes é assim:

Spoiler

gyhu4Jz.png

xbQjdIo.png

84RHzaI.png

 

CUIDADO COM AUMENTAR O NÍVEL DE DETALHES! Pesa MUITO no processador.

 

Editado por Zap!
  • 4 meses depois...
Postado
Em 18/08/2020 em 17:44, Henrique M. disse:

O ASUS M509DA-BR324T está na faixa dos 3.400 reais e tem como grande diferença o processador Ryzen 5 da AMD, um xodozinho da internet no ano que passou. Também vem com placa de vídeo integrada e é bem parecido com a opção da Lenovo.

Ressucitando o tópico aqui... pra quem tá precisando adquirir um PC novo pra poder jogar Fm, faz 1 ou 2 meses que eu acabei comprando uma CPU com o próprio AMD Ryzen 5 4600G com 16 GB e posso dizer que atendeu minhas necessidades no quesito jogatina.

Pensei até em comprar esse notebook, mas acabei optando por uma CPU por enquanto.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...