Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhores atributos - FM 20

Lowko é Powko

Posts Recomendados

Postado

Esbarrei com um vídeo há pouco sobre os melhores atributos do FM 2020, com uma abordagem que não ainda não tinha visto pra uma análise tão ampla. Em que pesem os problemas do teste - segmentação posicional, tamanho da amostra, entre outros - isso não desqualifica o trabalho.

Cada time representa um atributo e cada jogador de cada time tem todas as características iguais e todos os atributos em 10, exceto o atributos que seu time representa, que fica setado em 20 para todos os jogadores daquele time. Como são 36 atributos, são 36 times, que se enfrentam em jogo único em cada temporada. A liga foi então rodada 5 vezes (presumo que pela primeira vez em cada save) e a posição de cada time foi somada. Os times (atributos) com a menor pontuação, portanto, são os que obtêm menos pontos, uma vez que terminaram em posições superiores.

Os 5 piores são:

36º - Escanteios

35º - Agressividade

34º - Condição física natural

33º - Chutes de longa distância

32º - Tiros livres

Os 10 melhores são:

1º - Passe

2º - Impulsão

3º - Velocidade

4º - Aceleração

5º - Cabeceio

6º - Drible

7º - Índice de trabalho

8º - Força

9º - Resistência

10º - Decisões

Postado

Discordo, todos tem sua importância dentro de um contexto.

Agressividade por exemplo, muitos confundem com jogo sujo, mas não é nada disso, agressividade simplesmente é a vontade do jogador em recuperar a bola, em pressionar o adversário para errar o passe, é um atributo útil para o setor ofensivo também.

Condição Física Natural eu não lembro muito bem, mas acredito que ela esteja ligada a lesões, quanto maior o atributo menor é o risco, mas não tenho certeza quanto a isso.

Postado
5 horas atrás, Johann Duwe disse:

Discordo, todos tem sua importância dentro de um contexto.

Agressividade por exemplo, muitos confundem com jogo sujo, mas não é nada disso, agressividade simplesmente é a vontade do jogador em recuperar a bola, em pressionar o adversário para errar o passe, é um atributo útil para o setor ofensivo também.

Condição Física Natural eu não lembro muito bem, mas acredito que ela esteja ligada a lesões, quanto maior o atributo menor é o risco, mas não tenho certeza quanto a isso.

Tem uma série de falhas, né. Pra dar um exemplo dos limites do teste, podemos analisar como um time com todos os jogadores com posicionamento 20 foi inútil. Entretanto, se você pegar um time com zagueiros com posicionamento 20 e meias com outro atributo em 20, como passe, pode ter resultados muito bons.

Atributos que só se aplicam a um jogador também são quase inúteis se analisados da forma como foi. Escanteios, por exemplo, só é útil para quem cobra o escanteio. Se eu tenho apenas dois cobradores de escanteio durante toda a temporada, é um atributo inútil para todo o resto do time. Não à toa, atributos que influenciam apenas eventos raros são menos úteis, e portante "piores". Três dos cinco piores são assim.

Mas eu acho que a experiência em si é muito válida, e abre espaço para muitas outras coisas interessantes.

Postado

Algumas reflexões:

1) Uma cabeçada que é dada fora da entrada da grande área é considerada finalização de longa distância?

2) Para impulsão e cabeceio estarem tão bem colocadas será que deixou o passe no misto para ambos os times?

3) Para chute de longa distância ter ido mal não seria porque não havia uma tática sem CA no time? 

4) Até entendo que a decisão seja mais vital pra zagueiro e meia, do que para atacante, mas ela e a compostura não serem mais decisivas do que velocidade, drible e resistência é bem curioso hein.

Postado

Esse teste serviria se fosse 3 ou 4 anos atras, hoje os scripts sobrepôs os atributos em varias jogadas.

Hoje o seu time tem 50 chutes e 1 gol mesmo com CR7, messi ou neymar no time,  enquanto o time da IA 2 chutes e dois gols se for verificar os atributos descobre que são bem inferiores.

Analisando o teste pode tirar um conclusão o FM20 ta bem cagado ex:

Os atributos ofensivos finalização, compostura, não aparece nem entre os 10° melhores em um jogo onde deveria simular o futebol onde a essência é o gol por isso jogadores com 5 estrela como CR7, Messi e Nymala perde gol ate sem goleiro .

Postado
4 horas atrás, felipevalle disse:

Algumas reflexões:

1) Uma cabeçada que é dada fora da entrada da grande área é considerada finalização de longa distância?

2) Para impulsão e cabeceio estarem tão bem colocadas será que deixou o passe no misto para ambos os times?

3) Para chute de longa distância ter ido mal não seria porque não havia uma tática sem CA no time? 

4) Até entendo que a decisão seja mais vital pra zagueiro e meia, do que para atacante, mas ela e a compostura não serem mais decisivas do que velocidade, drible e resistência é bem curioso hein.

1 - Acho que conta como cabeçada.

2 - Deixou o passe no 10 para ambos os times, segundo ele.

3 - Boa pergunta. Pode muito bem ser o motivo.

4 - Pois é. O jogo se baseia na realidade mas o que o jogo reproduz não é a realidade, é o modelo da realidade baseado num código. Todos esperavam que decisão estivesse lá em cima

3 horas atrás, Rudsonnunes disse:

Esse teste serviria se fosse 3 ou 4 anos atras, hoje os scripts sobrepôs os atributos em varias jogadas.

Hoje o seu time tem 50 chutes e 1 gol mesmo com CR7, messi ou neymar no time,  enquanto o time da IA 2 chutes e dois gols se for verificar os atributos descobre que são bem inferiores.

Os atributos ofensivos finalização, compostura, não aparece nem entre os 10° melhores em um jogo onde deveria simular o futebol onde a essência é o gol por isso jogadores com 5 estrela como CR7, Messi e Nymala perde gol ate sem goleiro .

Não sei se chega a isso, porque a reclamação sobre gols perdidos na frente do goleiro vem de muito mais anos que três ou quatro. Eu lembro que nos primeiros FMs a grande bronca era a quantidade de chances para os adversários nos últimos minutos de jogo, e a quantidade de gols que saíam nesses minutos.

O que seria esse script?

• Vice-Presidente
Postado
8 hours ago, Lowko é Powko said:

O que seria esse script?

Algo que o pessoal utiliza para dizer que é um mecanismo gerado pelo próprio código do jogo para favorecer a máquina.

Postado

Esse top 10 com pouquíssimos atributos mentais, quem diria. Confesso que esperava decisões no top 3.

Em 27/07/2020 em 13:34, Johann Duwe disse:

Condição Física Natural é o quão rápido se recupera o jogador, se por exemplo 2 jogadores jogaram num sábado, um com CFN >15 e outro com <11, num eventual jogo na quarta-feira o primeiro vai ter condição mais próxima ou até acima de 90% enquanto o outro vai ter bastante menos. Provavelmente também se aplique à rapidez de recuperação das lesões, mas nunca prestei atenção nisso.

Postado

Condição Fisica natural também se refere a longevidade dos atributos fisicos, quanto maior, menor aquela queda brusca com a idade.

• Diretor Geral
Postado
3 hours ago, Paulo Henrique VNP said:

Esse TOP10 com pouquíssimos atributos mentais, quem diria. Confesso que esperava decisões no TOP3.

Pois é, eu também me surpreendi com os atrib. físicos dominando o TOP10 ali, em detrimento aos mentais. Além de decisões, antecipação e compostura também estariam num hipotético ranking dentro do meu subconsciente, hahaha.

Mas acho que isso diz mt sobre como encarar essa experiência aí: não dá pra levar ao pé da letra que os 5 piores realmente e definitivamente são os 5 piores nem que os 5 melhores também o são. É algo mt relativo e dependente do contexto, como bem disse o @Johann Duwe ali.

Dentro do experimento, o fato de um time inteiro ter determinado atributo em alta mudou radicalmente o contexto. Por exemplo: o time da "velocidade" deve ter explorado mt as jogadas mais agudas, de linha de fundo e etc etc, conseguindo marcar mt gols assim; já defensivamente, mesmo se posicionando mal eles podem ter conseguido contornar isso com sua vantagem física. O time da agressividade no entanto, com certeza sofreu com cartões e expulsões.

Acho que dá pra extrair o resultado da seguinte maneira: existem atributos que influenciam mais e outros que influenciam menos no jogo. Não que seja um melhor que o outro.

Postado

Meu top-5:

1. Decisões
  2. Determinação
  3. Índice de Trabalho
  4. Trabalho de Equipe
  5. Agressividade/Bravura/Imprevisibilidade (Dependendo da área onde o jogador atua)

Jamais vou considerar passe como atributo técnico como fundamental em uma equipe minha. Já tive um meia-atacante (Leonardo Fernández - Fenix) com 15 em Passe, Técnica e Visão de Jogo mas com 9 em Decisões. O moleque só fazia merda em campo.

Decisões é fundamental demais. Principalmente para jogadores do meio de campo/armação. Acho que cada posição tem seu atributo em especial mas Decisões engloba todas as posições junto com Determinação, Trabalho em Equipe e Indice de Trabalho... e se possível como o @Johann Duwe bem falou: ter Bravura e Agressividade também ajuda.

4 horas atrás, Buzzuh disse:

Condição Fisica natural também se refere a longevidade dos atributos fisicos, quanto maior, menor aquela queda brusca com a idade.

By the numbers: Stats back up Adama Traore's superb Wolves season ...

Condição Física pelo o que sei não dá pra ser treinado. Acho que isso que dizer o quão bom é o sistema biológico do jogador. Nunca parei para notar mas com certeza o Cristiano Ronaldo deve ter 20 disso porquê o homem é uma aberração física. Acho que uma boa tradução seria Atleticismo ou Potência física. Vou passar a perceber se jogadores com notas altas aqui conseguem desenvolver com mais facilidade os atributos físicos. Porquê alguma coisa me diz que esse atributo está ligado a condição física natural do jogador.

Jogadores com alto nível desse atributo se recuperam mais rápido de lesões e ficam 100% na maioria das partidas. É tudo o que sei sobre esse atributo.

Postado
6 horas atrás, Banton disse:

Meu top-5:

1. Decisões
  2. Determinação
  3. Índice de Trabalho
  4. Trabalho de Equipe
  5. Agressividade/Bravura/Imprevisibilidade (Dependendo da área onde o jogador atua)

Jamais vou considerar passe como atributo técnico como fundamental em uma equipe minha. Já tive um meia-atacante (Leonardo Fernández - Fenix) com 15 em Passe, Técnica e Visão de Jogo mas com 9 em Decisões. O moleque só fazia merda em campo.

Decisões é fundamental demais. Principalmente para jogadores do meio de campo/armação. Acho que cada posição tem seu atributo em especial mas Decisões engloba todas as posições junto com Determinação, Trabalho em Equipe e Indice de Trabalho... e se possível como o @Johann Duwe bem falou: ter Bravura e Agressividade também ajuda.

Uma hipótese é que Decisões só comecem a contar mais com algum nível em outros atributos. Nesse caso, funcionaria mais como complemente ou como potencializador. De nada adianta ter Decisões 20, pra pra fazer um passe, se você tem Passe 1. É complicado fazer essa afirmações no FM porque o número de variáveis é muito grande, então depende muito do detalhamento do teste, do isolamento das variáveis e do tamanho da amostra.

• Diretor Geral
Postado
9 hours ago, Lowko é Powko said:

[...] É complicado fazer essa afirmações no FM porque o número de variáveis é muito grande, então depende muito do detalhamento do teste, do isolamento das variáveis e do tamanho da amostra.

Exato, por isso fiz ressalvas ali no outro post, por entender que o contexto da análise é importantíssimo nesse caso dos atributos.

Contudo, eu concordo com o ranking do @Banton ali, embora trocasse um ou outro atributo, no geral é isso: gosto de montar elencos (quando possível) que sejam mentalmente fortes e inteligentes, em decisões, antecipação, compostura e concentração por exemplo, além da tríade de que eu chamo de "força de vontade" hahahah (determinação, índice de trabalho e trabalho em equipe).

Óbvio que além dos mentais, cada posição vai exigir seu combinado de físico + técnico, e é aí que entra o contexto (da função no caso), haha.

Postado

A análise estatística é interessante porém dificilmente vai ser definitiva. Os resultados dependem muito dos adversários, então o efeito medido vai ser mais sentido numa liga que em outra. É o mesmo caso de uma tática ser mais eficiente numa liga que em outra, por exemplo.

Postado
Em 27/07/2020 em 15:55, Rudsonnunes disse:

Foi o que pensei vendo o resultado desse teste. Mas no fim, como disseram, o FM é jogo de imensas variáveis, o resultado do experimento nao é algo fechado. 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...