Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Rate My Tatic - Ferramenta que identifica desequilíbrio em sua tática

Posts Recomendados

Postado
2 horas atrás, victoroctaviop disse:

Alguém conseguiu montar uma tática 5 estrelas jogando com 3 zagueiros? To quebrando a cabeça aqui faz um tempo e até agora não consegui muito sucesso hahaha

acabei de montar uma 5 estrelas vou upar aqui pra você.  3-5-1-1 pelo meio.
https://www.mediafire.com/file/0s8kpj2t46qrroy/3-5-1-1_by_marcss34.fmf/file

8hXQ3Pi.png

Postado
Em 22/03/2021 em 20:00, marcss34 disse:

acabei de montar uma 5 estrelas vou upar aqui pra você.  3-5-1-1 pelo meio.
https://www.mediafire.com/file/0s8kpj2t46qrroy/3-5-1-1_by_marcss34.fmf/file

8hXQ3Pi.png

Baixei pra dar uma olhada e curti o que vi dentro do jogo. Legal sua tática, @marcss34!

Dei uma modificada nela com meu toque pessoal, deixando um pouco mais ofensiva e nas funções eu prefiro Trinco, por ter menos papel na linha de zagueiros e além disso ele se movimenta bastante lateralmente na defesa, dependendo de onde a bola está.

Postado

Pena que não dá pra setar o lado que se deseja jogar. Imagine usar essa de três zagueiros e os resultados serem muito parecidos jogando pelo meio, ou pelas pontas.

Postado
Em 24/03/2021 em 22:10, felipevalle disse:

Pena que não dá pra setar o lado que se deseja jogar. Imagine usar essa de três zagueiros e os resultados serem muito parecidos jogando pelo meio, ou pelas pontas.

Se não colocar nada, provavelmente o jogo vai ser focado onde tem jogadores criativos.

Postado

Eles dizem que "Levar a bola até a Área" contrasta com o estilo de jogo Positivo. Sendo que a própria descrição da mentalidade fala sobre isso. Não entendi isso ainda.

Postado
4 horas atrás, Banton disse:

Eles dizem que "Levar a bola até a Área" contrasta com o estilo de jogo Positivo. Sendo que a própria descrição da mentalidade fala sobre isso. Não entendi isso ainda.

Os conflitos levantados nem sempre são observações perfeitas. Nesse caso eu acho que é como se estivessem falando que é uma instrução pra estilos mais cautelosos, de Balanceado pra lá, enquanto de Positivo pra mais ofensivo o esperado é que o time finalize mais rápido que a instrução deixa.

Eu acho que esses conflitos são úteis dependendo dos times envolvidos. Num jogo onde seu time está errando demais, por exemplo, pode valer à pena fazê-los trabalhar mais antes de tentar a finalização ou passe final.

Postado (editado)

Eu não consegui entender quase nada, mesmo lendo todas as postagens a respeito do Rate My Tatic. Consegui melhorar a minha conforme as instruções de ranking, notei diferença no jogo, boa ferramenta, mas eu não consegui de jeito nenhum fazer uma 5 estrelas.

Jogo FM desde o 2008, essa versão é a de longe a mais dificil pra mim. Naõ consegui encaixar nenhuma tática até agora que me deu tranquilidade de usar somente ela. Todas passa uns 10 jogos, fica ruim.

Editado por gbonanni
Postado (editado)
Em 30/03/2021 em 19:17, gbonanni disse:

Eu não consegui entender quase nada, mesmo lendo todas as postagens a respeito do Rate My Tatic. Consegui melhorar a minha conforme as instruções de ranking, notei diferença no jogo, boa ferramenta, mas eu não consegui de jeito nenhum fazer uma 5 estrelas.

Jogo FM desde o 2008, essa versão é a de longe a mais dificil pra mim. Naõ consegui encaixar nenhuma tática até agora que me deu tranquilidade de usar somente ela. Todas passa uns 10 jogos, fica ruim.

A máquina começa a anular teus pontos fortes e explorar seus pontos fracos. É a mesma coisa que deveríamos fazer. É para isso que botaram tanto staffs. Agora realmente uma só tática não surte mais efeito – a não ser que sua equipe seja superior a todas que enfrenta ou que explore bugs do jogo. O nível da equipe tem que ser muito bom para superar essa análise de desempenho da IA.

Meu time costuma fazer muitos gols de bola parada. O que dá pra perceber com isso? Que meu esquema está sendo anulado de alguma forma onde só conseguimos tirar vantagem a partir de faltas, cobranças laterais, escanteios e até mesmo pênalti. Tô sempre mudando algo. Uma função, uma instrução, uma tarefa... Você pode manter a formação e o estilo. Mas vai ter que estudar partida por partida.

-

Sobre cinco estrelas. Não leve isso em consideração. O site é apenas um facilitador para quem não quer ler o guia do FM.

Lá diz que se teu time cumpre 9 de penetração, 15,5 de solidez defensiva e tanto de suporte (varia de estilo de jogo, passes curtos pedem no mínimo 13,5)

Já basta.

Fiz tanta tática com cinco estrelas e a maioria delas é muito passiva. As vezes acontece casos como esse também:

Em 29/03/2021 em 20:37, Banton disse:

Ou então fala que tal função tem drible disciplinado ou que chuta menos do que a mentalidade pede. Coisas desse tipo.

Mas, continua sendo uma ferramenta muito boa. Construo a base da minha tática no site e vou adaptando ao meu conhecimento.

RMT é como se fosse o seu adjunto. A gente só leva em consideração o que ele diz, se realmente fizer sentido.

-

Editei o comentário, porque lembrei de uma coisa que muitos iniciantes vão deixar passar despercebido: Movimentos Preferidos e Instruções Individuais.

Um exemplo:

Não adianta você colocar um MC (Ap) / MRB (Ap) que são funções que aumentam a pontuação de solidez defensiva e de suporte. Se eles tem movimento preferido de se mover da posição ou se na instrução individual, você está pedindo para que ele "Chegue mais longe".

O RMT ainda não trabalha com esse tipo de informação. Ele não considera instruções individuais selecionadas pelo usuário e muito menos movimentos preferidos dos jogadores. 

Pode ser que o erro esteja aí também. Eu mesmo tive essa experiencia do exemplo e estou passando para vocês.

Editado por Banton
  • 4 meses depois...
Postado
Em 02/04/2021 em 14:39, Banton disse:

Fiz tanta tática com cinco estrelas e a maioria delas é muito passiva. As vezes acontece casos como esse também:

Ou então fala que tal função tem drible disciplinado ou que chuta menos do que a mentalidade pede. Coisas desse tipo.

Mas, continua sendo uma ferramenta muito boa. Construo a base da minha tática no site e vou adaptando ao meu conhecimento.

RMT é como se fosse o seu adjunto. A gente só leva em consideração o que ele diz, se realmente fizer sentido.

Pelo que a gente percebe é que as taticas 5 estrelas são taticas equilibradas, quando eu coloco uma tatica 5 estrela vejo o mesmo que vc um time passivo mas consistente,  como eu prefiro tatica com mentalidade atacante eu modifico pois não gosto de time passivo.  

Postado

Olá

Alguém tem todas as funções do Rate My Tatic traduzidas?
Eu estou analisando várias táticas diferentes e estou meio confuso com as funções...

Postado
52 minutos atrás, Luiz Henriquee disse:

Olá

Alguém tem todas as funções do Rate My Tatic traduzidas?
Eu estou analisando várias táticas diferentes e estou meio confuso com as funções...

Eu acho que as traduções mais confusas são as de volantes. Se precisar das outras, dá uma olhada no índice: https://www.fmanager.com.br/topic/126318-índice-de-guias-do-centro-tático/

Postado
3 horas atrás, Douglas. disse:

Eu acho que as traduções mais confusas são as de volantes. Se precisar das outras, dá uma olhada no índice: https://www.fmanager.com.br/topic/126318-índice-de-guias-do-centro-tático/

Muito obrigado!
Eu achei lá os pontas, laterais, meias ofensivos... mas não achei os MC/Médio Centro. Você poderia me informar se vai ser adicionado ainda ou eu não achei direito? Obrigado

Postado
1 hora atrás, Luiz Henriquee disse:

Muito obrigado!
Eu achei lá os pontas, laterais, meias ofensivos... mas não achei os MC/Médio Centro. Você poderia me informar se vai ser adicionado ainda ou eu não achei direito? Obrigado

Acho que as únicas funções pra MC que não têm aqui são Mezzala e Carrilero, que não são tão populares no FM20 e FM21. Têm os guias oficiais e semi-oficiais sobre:

https://www.footballmanager.com/the-byline/why-you-should-be-utilising-mezzala-role-wednesday-wisdom

https://fminside.net/guides/positional-guides/143-carrilero

https://thesetpieces.com/gaming/fm18-project-new-player-roles-explained/

O Mezzala eu lembro de ter sido muito efetivo no FM18 e FM19 mas desde o FM20 não consegui encaixar em nenhuma tática. Aí nossa base de conhecimento ficou mais nas observações dessas versões mais antigas, onde estava todo mundo aprendendo ao mesmo tempo:

https://www.fmanager.com.br/topic/131871-mezzala-a-joia-do-fm-2018/

https://www.fmanager.com.br/topic/133788-mezzala-x-carrilero/

Postado (editado)
13 horas atrás, Douglas. disse:

Acho que as únicas funções pra MC que não têm aqui são Mezzala e Carrilero, que não são tão populares no FM20 e FM21.

Mezzala e carrileiro são funções para jogar em taticas sem pontas, 433/ 4132/ 4312  e a maioria hoje utiliza as taticas com pontas 4231/ 442/ 4141 / 424 o mezzala e carrileiro ficam apganados nessa tatica.  

Eu utilizo mezzala e carrileiro no meu 433/ 4132 o mezzala na esquerda combinado com meu ala funciona perfeito explora o espaço deixado pelo lateral, chuta de fora entra na area para finalizar.   No lado direito fica meu carrileiro combinado com meu lateral atacar, o carrileiro não sobe fica na zona central e aberto na direita, chuta de fora, faz lançamento longo,  faz mais tabela na passagem do lateral. 

Editado por Rudsonnunes
  • 2 semanas atrás...
Postado

Em 27/08/2021 em 03:08, Douglas. disse:

O Mezzala eu lembro de ter sido muito efetivo no FM18 e FM19 mas desde o FM20 não consegui encaixar em nenhuma tática. Aí nossa base de conhecimento ficou mais nas observações dessas versões mais antigas, onde estava todo mundo aprendendo ao mesmo tempo:

Se não me engano as funções e tarefas foram ajustadas a partir do FM 20 - tipo o MAA que era quase um MC Atacar menos agressivo. Eu suspeito que o Mezzala tenha sido igualmente ajustado e ficado menos poderoso.

• 2 meses depois...
Postado
Em 20/01/2021 em 11:49, schacoffee disse:

A questão não é que seja melhor, mas sim a intensidade e frequência com que isso acontece, muita penetração seria pouca solidez, por que haverão muitas corridas para o ataque e pouca solidez no meio para criar jogadas. Interpreto penetração ofensiva como um time querendo desesperadamente marcar um gol, colocando 5 atacantes no campo. Mas quem vai armar jogo para esses 5 atacantes? Entende?

A ideia do site é encontrar equilíbrio e muitas vezes quando tu vai adicionar mais penetração, vai diminuir o suporte e solidez. Aumentando suporte, vai diminuir a penetração, e por aí vai.

Recomendo dar uma olhada nessa ferramenta aqui:

https://www.guidetofm.com/tactics/playing-style-implementation/#style-analyser

Ela é bem mais completa que o RMT, podendo adicionar instruções personalizadas de cada jogador.

Eu usava muito o RMT para ver como estão minhas táticas e só consegui 5 estrelas em uma.

Com a ferramenta deu uma clareada nas ideias e consegui criar uma tática melhor, mas que se eu colocar ela no RMT, não vai ter as 5 estrelas.

Detalhe, esse site, o Guide to FM, é base para o RMT.

Você pode explicar como funciona esse analisador?

Postado
2 horas atrás, lipetavares disse:

Você pode explicar como funciona esse analisador?

Você define qual estilo de jogo quer implementar no time, depois coloca as posições dos jogadores e funções se baseando na formação que tu quer usar e logo abaixo vêm as instruções do time. Na coluna mais a direita tu pode ver se a instrução é boa ou não para o estilo que tu quer. Bem mais embaixo, terminando já a configuração de todo o estilo que tu quer ele vi sugerir mudanças. Pode parecer complicado, mas é bem simples.

Postado
Em 06/11/2021 em 15:29, schacoffee disse:

Você define qual estilo de jogo quer implementar no time, depois coloca as posições dos jogadores e funções se baseando na formação que tu quer usar e logo abaixo vêm as instruções do time. Na coluna mais a direita tu pode ver se a instrução é boa ou não para o estilo que tu quer. Bem mais embaixo, terminando já a configuração de todo o estilo que tu quer ele vi sugerir mudanças. Pode parecer complicado, mas é bem simples.

Essas ferramentas são legais, mas ainda acho que são boas mais assim como um ponto de partida. Tem coisas que fica mais fácil de você testar e achar um equilíbrio dentro do próprio FM, porque às vezes um jogador seu consegue compensar uma falha eventual do sistema em si, ou então o sistema que a gente monta acaba sendo complicado demais pros jogadores que tem etc.

Em resumo: por mais teoria tática que a gente conheça (seja ela de textos, de vídeos ou de ferramentas), é só na prática que as coisas realmente acontecem. 😉

Postado
1 hora atrás, Tsuru disse:

Essas ferramentas são legais, mas ainda acho que são boas mais assim como um ponto de partida. Tem coisas que fica mais fácil de você testar e achar um equilíbrio dentro do próprio FM, porque às vezes um jogador seu consegue compensar uma falha eventual do sistema em si, ou então o sistema que a gente monta acaba sendo complicado demais pros jogadores que tem etc.

Em resumo: por mais teoria tática que a gente conheça (seja ela de textos, de vídeos ou de ferramentas), é só na prática que as coisas realmente acontecem. 😉

Evidentemente. A ferramenta está ali para ajudar somente.

O jogo faz a gente se desenvolver como treinador.

Essa é a graça, não é?

Postado
5 minutos atrás, schacoffee disse:

Evidentemente. A ferramenta está ali para ajudar somente.

O jogo faz a gente se desenvolver como treinador.

Essa é a graça, não é?

Sim. Eu comentei mais no sentido que alguém (não é seu caso) pode achar que essas ferramentas fazem algum milagre ou fazem o time automaticamente jogar bem, o que não é necessariamente verdade. 

• 2 anos atrás...

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...