Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Rate My Tatic - Ferramenta que identifica desequilíbrio em sua tática

Posts Recomendados

Postado
Em 06/10/2020 em 20:09, Douglas. disse:

Underlap não tem impacto no encaixe tático. Ou você se refere às parcerias entre meio-campistas (M/MA) centrais e atacantes?

0xKO4TV.jpg

Era isso mesmo.

Neste movimento o lateral vai para o meio e o meia para a lateral??

Postado
2 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

Era isso mesmo.

Não exatamente. Se o meia avança pelo lado, o lateral até pode fechar o meio em caso de perda de bola mas inicialmente ele vai tentar defender e atacar (que é a "overlapping partnership") pelo lado também.

Essas parcerias ali são sempre movimentos ofensivos. As observações defensivas vão ter relação é com a estratégia de jogo, o posicionamento tático e os papéis de cada jogador.

Postado
On 10/6/2020 at 2:06 PM, RicardoRodrigues said:

Alguém poderia mostrar um exemplo de tatica com underlap? nao consegui em nenhuma fazer isso funcionar 

Depois de mexer bastante na ferramenta "rate my tactic" e ler alguns dos tutoriais dos sites que eles recomendam lá (guidetofm.com e guidetofootball.com), entendi melhor essas instruções do overlapping e underlapping... O underlap funciona instruindo o jogador externo da parceria verde (overlapping) a não efetuar dribles para o fundo e não cruzar a bola antecipadamente, procurando centralizar o jogo com passes direcionados aos meias centrais ou meia-atacantes mais próximos... Diminui o número de cruzamentos, favorecendo esquemas que visam a manutenção da posse... Oferece menos risco na posse e prejudica um pouco a penetração de espaço na defesa adversária... spacer.png

Postado
1 hora atrás, juliommc disse:

Depois de mexer bastante na ferramenta "rate my tactic" e ler alguns dos tutoriais dos sites que eles recomendam lá (guidetofm.com e guidetofootball.com), entendi melhor essas instruções do overlapping e underlapping... O underlap funciona instruindo o jogador externo da parceria verde (overlapping) a não efetuar dribles para o fundo e não cruzar a bola antecipadamente, procurando centralizar o jogo com passes direcionados aos meias centrais ou meia-atacantes mais próximos... Diminui o número de cruzamentos, favorecendo esquemas que visam a manutenção da posse... Oferece menos risco na posse e prejudica um pouco a penetração de espaço na defesa adversária... spacer.png

Bah, valeu agora entendi, jamais pensaria que seria isso hahaah

Postado

Funciona melhor com um Mezala em ataque, combinado com um playmaker em suporte no extremo...

Postado
2 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

Bah, valeu agora entendi, jamais pensaria que seria isso hahaah

É uma das funções mais confusas do jogo.

Postado
27 minutos atrás, BobJJ disse:

É uma das funções mais confusas do jogo.

Como? O que está no guia também está na descrição da função dentro do jogo...

(minha tática não tem wingers, mas pra ilustrar)

slxhyAh.jpg

Postado
18 minutos atrás, Douglas. disse:

Como? O que está no guia também está na descrição da função dentro do jogo...

(minha tática não tem wingers, mas pra ilustrar)

slxhyAh.jpg

Porque o Overlap e Underlap no jogo muitas vezes pode ser feito só usando as funções dos jogadores, ai acaba meio que sendo redundante. Ou vai ver o problema sou eu que nunca consegui usar de forma efetiva.

Postado
8 horas atrás, juliommc disse:

Overlapping partnerships(verde) oferece mais risco como o próprio nome menciona HIGH RISK Overlapping partnerships, e de fato funciona bem em um esquema de manutenção de posse, porém de maneira mais efetiva, os jogadores irão procurar bastante espaço com circulação da bola

Postado
5 hours ago, Leonardo Castello said:

Overlapping partnerships(verde) oferece mais risco como o próprio nome menciona HIGH RISK Overlapping partnerships, e de fato funciona bem em um esquema de manutenção de posse, porém de maneira mais efetiva, os jogadores irão procurar bastante espaço com circulação da bola

Isso...

Mas, tudo depende, também, de como a jogada é efetuada... A mesma parceria do overlapping pode ser utilizada como underlapping... O lateral passando ao meia (carrilero), que devolve a bola ao lateral, que, então, a leva ao fundo e cruza da linha (por exemplo)... Overlapping. O meia passando ao lateral, que devolve ao meia, que, então, assegura a manutenção da posse... Underlapping.

O risco tático do overlapping é geralmente maior que o underlapping, o que significa dizer que o overlapping coloca a posse de bola em um risco maior que o underlapping (porque termina em tentativa de cruzamento)...

Mas isso também depende da função escolhida para o meia em questão... E depende de como a parceria é montada... Por exemplo: um Mezzala em ataque, cria parcerias com um inside forward ou inverted winger... é também uma parceria verde (e pode ser usada como underlapping ou overlapping)... Mas aqui, o jogador de dentro (Mezzala) tem papel mais ofensivo, o que torna a parceria de underlapping um pouco mais arriscada que a de overlapping (o contrário da outra situação), no que diz respeito à manutenção da posse.

Em termo de risco tático ofensivo (perda de posse), o método que eles denominam "refraining from crosses" (simplesmente evitar cruzamentos) combina com underlapping, oferecendo menor risco de perda da posse. Enquanto, cruzar da linha e levar a bola até a área combina com overlapping, representando maior risco que a situação anterior.

E esses dois métodos ainda oferecem menor risco que a instrução antecipar cruzamentos...

Colocar em risco a posse para conseguir penetração é o segredo dessas parcerias. ALTO-RISCO significa maior chance de perda da posse, mas também significa maior chance de criação de chances de gol.

Ficaria assim (de uma forma geral):

Underlapping + evitar cruzamentos (ou apenas underlapping ou apenas evitar cruzamentos) = valoriza manutenção de posse na fase ofensiva, com menor risco tático

Overlapping + levar a bola até a área = médio risco (valoriza em igual a penetração de espaço x manutenção de posse)

Cruzamentos antecipados = risco alto (valoriza penetração de espaço em detrimento de manutenção da posse)

O que entendi (de forma simplificada) lendo os textos dos sites citados no "rate my tactic"...Digo de forma simplificada porque é impressionante o grau de detalhamento dos sites... às vezes, até meio repetitivo... Mas show de bola... Rs.

Bom dia...

• 2 semanas atrás...
Postado (editado)

Pessoal,

Qual seria a melhor configuração pra um jogo com um ponta que é forte pra puxar pra dentro e buscando mais gol?

Tenho um ponta muito bom de finta e finalização que gostaria que ele atuasse como um segundo atacante. Isso seria um Inside Forward?

Editado por Lost
Postado
18 hours ago, Lost said:

Pessoal,

Qual seria a melhor configuração pra um jogo com um ponta que é forte pra puxar pra dentro e buscando mais gol?

Tenho um ponta muito bom de finta e finalização que gostaria que ele atuasse como um segundo atacante. Isso seria um Inside Forward?

Acredito que sim, a melhor função pra ele nesse caso é Inside Forward. Mas pra usar bem o jogador nessa situação depende do pé que ele tem como forte. Um IF na direita que seja destro vai ter mais dificuldade, porque ao puxar pra dentro a bola vai cair muito no pé esquerdo dele.

• 4 semanas atrás...
Postado

Depois de usar bastante o RMT, identifiquei um problema sério: eles inseriram no sistema deles uns tais de "estilos prontos", tipo "Pass and Move Football", "Direct Football" etc que são diferentes dos estilos do FM (dos templates inclusive). E muitas vezes eles desaconselham o uso de instruções que, dentro desses estilos, geram conflito.

Por exemplo, se você colocar mentalidade Positiva com Linha de Engajamento Mais Baixa, o RMT desaconselha porque "não se adequa ao estilo". O problema é que essa combinação em si é ótima para jogar no contra-ataque, o que pode gerar em quem usa a sensação que é preciso alterar algo que dentro do FM funciona perfeitamente.

Há outras pequenas questões, como por exemplo, eles meio que "vetam" funções/tarefas como Meia Area a Area, Ala Defender e Defesa Ala Invertido - pode reparar que quase toda vez que você coloca ele diz que "não dá solidez" ou "gera problemas de apoio". E sabemos que elas podem sim funcionar e muito bem.

Cuidado ao usar e não levem muito ao pé da letra, às vezes mais vale pedir ajuda a outros jogadores e fazer algo mais adequado ao time que você tem nas mãos do que confiar na ferramenta.

Postado
Em 27/11/2020 em 13:04, Tsuru disse:

Depois de usar bastante o RMT, identifiquei um problema sério: eles inseriram no sistema deles uns tais de "estilos prontos", tipo "Pass and Move Football", "Direct Football" etc que são diferentes dos estilos do FM (dos templates inclusive). E muitas vezes eles desaconselham o uso de instruções que, dentro desses estilos, geram conflito.

Por exemplo, se você colocar mentalidade Positiva com Linha de Engajamento Mais Baixa, o RMT desaconselha porque "não se adequa ao estilo". O problema é que essa combinação em si é ótima para jogar no contra-ataque, o que pode gerar em quem usa a sensação que é preciso alterar algo que dentro do FM funciona perfeitamente.

Há outras pequenas questões, como por exemplo, eles meio que "vetam" funções/tarefas como Meia Area a Area, Ala Defender e Defesa Ala Invertido - pode reparar que quase toda vez que você coloca ele diz que "não dá solidez" ou "gera problemas de apoio". E sabemos que elas podem sim funcionar e muito bem.

Cuidado ao usar e não levem muito ao pé da letra, às vezes mais vale pedir ajuda a outros jogadores e fazer algo mais adequado ao time que você tem nas mãos do que confiar na ferramenta.

Esse aplicativo/site sempre diz que fica ruim com lateral ou ala defender.

Postado
Em 29/11/2020 em 01:35, Thiago disse:

Esse aplicativo/site sempre diz que fica ruim com lateral ou ala defender.

Pois é. Considerando as dicas de outros jogadores e a experiência com o FM, diria que pode ajudar com a tática mas já não determina o que eu faço (como achei que seria no começo).

• 1 mês depois...
Postado
On 11/27/2020 at 1:04 PM, Tsuru said:

Sim... Há esse "problema".

Digo entre aspas pois vejo que desaconselhar não é impedir... Por exemplo, você pode querer valorizar solidez em sua equipe, jogando de forma mais defensiva. Daí você acrescenta detalhes à sua tática que valorizem a solidez (laterais mais defensivos, volantes, apenas um atacante, pontas defensivos, mentalidade, etc...). O aplicativo não te dará as famosas cinco estrelas. Vai mencionar o fato de que falta apoio nas laterais do campo ou que o "escore de penetração" está baixo, etc... Significa que a tática não está balanceada... e essa pode ser exatamente a sua idéia. Valorizar solidez, em detrimento de apoio ou penetração...

Jogar com dois pontas, por exemplo... Na maioria das vezes vai haver problemas na criação de espaço (o aplicativo dirá que não há parcerias para "stretching play"), mas você quer exatamente isso (porque vai jogar de forma direta) e, em algumas situações, pode ser extremamente útil...

As próprias táticas nativas do FM não ganham cinco estrelas do aplicativo, na maioria das vezes... e olha que eu já testei todas no aplicativo...

Rs.

Mas é uma ferramenta de extrema valia, desde que a gente entenda o que ela nos diz... Os dois sites guidetofootball.com e guidetofm.com, que eles mencionam, explicam minuciosamente esses detalhes.

Postado
Em 07/01/2021 em 20:15, juliommc disse:

Sim... Há esse "problema".

Digo entre aspas pois vejo que desaconselhar não é impedir... Por exemplo, você pode querer valorizar solidez em sua equipe, jogando de forma mais defensiva. Daí você acrescenta detalhes à sua tática que valorizem a solidez (laterais mais defensivos, volantes, apenas um atacante, pontas defensivos, mentalidade, etc...). O aplicativo não te dará as famosas cinco estrelas. Vai mencionar o fato de que falta apoio nas laterais do campo ou que o "escore de penetração" está baixo, etc... Significa que a tática não está balanceada... e essa pode ser exatamente a sua idéia. Valorizar solidez, em detrimento de apoio ou penetração...

Jogar com dois pontas, por exemplo... Na maioria das vezes vai haver problemas na criação de espaço (o aplicativo dirá que não há parcerias para "stretching play"), mas você quer exatamente isso (porque vai jogar de forma direta) e, em algumas situações, pode ser extremamente útil...

As próprias táticas nativas do FM não ganham cinco estrelas do aplicativo, na maioria das vezes... e olha que eu já testei todas no aplicativo...

Rs.

Mas é uma ferramenta de extrema valia, desde que a gente entenda o que ela nos diz... Os dois sites guidetofootball.com e guidetofm.com, que eles mencionam, explicam minuciosamente esses detalhes.

Não é necessariamente um problema, por que quando tu ajusta as táticas e fica um pouquinho diferente das preset do próprio jogo, o RMT identifica as táticas que tu colocou lá e te diz qual o estilo 'aproximado'. Por exemplo, quando vou criar uma tática, quase sempre do "zero" (não existe zero de fato, sempre é inspiração, mas o que quero dizer é não pegar tática pronta na net), pego 3 estilos que me agradam, hoje em dia são Tiki-Taka, Gegenpress e Contra-ataque fluído (que por incrível que pareça é meio baseado em posse também), aí pego as instruções que mais me agradam de cada um dos 3 e vou montando a minha própria tática, no final o RMT identificou como Pass and Move. Deixei para o meu adjunto criar as agendas de treino e ele de fato cria agendas parecidas com as de Tiki-Taka, mas também com treinos mais físicos. Então o estilo que eu estou usando, mesmo que sem escolher de fato aquele estilo, é um Tiki-Taka com mais pressão que o padrão Tiki-Taka, é como se fosse uma fusão de Guardiola e Klopp na mesma tática. Particularmente eu achei isso incrível.

Postado
On 1/14/2021 at 11:33 AM, schacoffee said:

Não é necessariamente um problema, por que quando tu ajusta as táticas e fica um pouquinho diferente das preset do próprio jogo, o RMT identifica as táticas que tu colocou lá e te diz qual o estilo 'aproximado'. Por exemplo, quando vou criar uma tática, quase sempre do "zero" (não existe zero de fato, sempre é inspiração, mas o que quero dizer é não pegar tática pronta na net), pego 3 estilos que me agradam, hoje em dia são Tiki-Taka, Gegenpress e Contra-ataque fluído (que por incrível que pareça é meio baseado em posse também), aí pego as instruções que mais me agradam de cada um dos 3 e vou montando a minha própria tática, no final o RMT identificou como Pass and Move. Deixei para o meu adjunto criar as agendas de treino e ele de fato cria agendas parecidas com as de Tiki-Taka, mas também com treinos mais físicos. Então o estilo que eu estou usando, mesmo que sem escolher de fato aquele estilo, é um Tiki-Taka com mais pressão que o padrão Tiki-Taka, é como se fosse uma fusão de Guardiola e Klopp na mesma tática. Particularmente eu achei isso incrível.

Esse estilo é apenas um nome genérico que o app passa pra você baseado em três coisas...

Estilo com a bola, mentalidade e estilo sem bola...

Se você, por exemplo joga com mentalidade cautelosa (considerando apenas o estilo com a bola), você vai ter:

Mentalidade cautelosa e passe curto : POSSESSION FOOTBALL

Mentalidade cautelosa e passe direto : LONG BALL FOOTBALL

Mentalidade cautelosa e passe balanceado : DEFENSIVE FOOTBALL

Mudando a mentalidade para positiva ou atacante, você vai ter:

Mentalidade positiva e passe curto : PASS AND MOVE FOOTBALL

Mentalidade positiva e passe direto : DIRECT ATTACKING FOOTBALL

Mentalidade positiva e passe balanceado : ATTACKING FOOTBALL

Combinando cada um desses estilos com o estilo defensivo, você ainda gera outros estilos... Por exemplo:

DIRECT ATTACKING FOOTBALL + defesa com pressão = DIRECT HIGH PRESSURE FOOTBALL

E por aí vai...

E você pode ir adicionando adicionando instruções que combinem ou contrastem com o dado estilo... Por exemplo: com o PASS AND MOVE FOOTBALL, você pode querer valorizar ainda mais a posse e adicionar, por exemplo: LOWER TEMPO, NARROW POSITIONING, PLAY OUT OF DEFENCE, etc...

Eu acho interessante e ajuda a entender bem a engine do jogo... Os sites que eles indicam por lá são sensacionais.

Boa noite aí...

Postado
Em 16/01/2021 em 23:56, juliommc disse:

Esse estilo é apenas um nome genérico que o app passa pra você baseado em três coisas...

Estilo com a bola, mentalidade e estilo sem bola...

Se você, por exemplo joga com mentalidade cautelosa (considerando apenas o estilo com a bola), você vai ter:

Mentalidade cautelosa e passe curto : POSSESSION FOOTBALL

Mentalidade cautelosa e passe direto : LONG BALL FOOTBALL

Mentalidade cautelosa e passe balanceado : DEFENSIVE FOOTBALL

Mudando a mentalidade para positiva ou atacante, você vai ter:

Mentalidade positiva e passe curto : PASS AND MOVE FOOTBALL

Mentalidade positiva e passe direto : DIRECT ATTACKING FOOTBALL

Mentalidade positiva e passe balanceado : ATTACKING FOOTBALL

Combinando cada um desses estilos com o estilo defensivo, você ainda gera outros estilos... Por exemplo:

DIRECT ATTACKING FOOTBALL + defesa com pressão = DIRECT HIGH PRESSURE FOOTBALL

E por aí vai...

E você pode ir adicionando adicionando instruções que combinem ou contrastem com o dado estilo... Por exemplo: com o PASS AND MOVE FOOTBALL, você pode querer valorizar ainda mais a posse e adicionar, por exemplo: LOWER TEMPO, NARROW POSITIONING, PLAY OUT OF DEFENCE, etc...

Eu acho interessante e ajuda a entender bem a engine do jogo... Os sites que eles indicam por lá são sensacionais.

Boa noite aí...

Sim, essa de estilo eu entendi, li todos os guias do Guide to FM, o site que eles usaram como base para o app.

Lançaram recentemente os analisadores, que achei muito bom e é super mais detalhado que o próprio RMT.

Quando criei uma tática com 2 Carrileros e o RMT identificou com 5 estrelas, eu pensava que deveria usar ela, já que em termos de equilíbrio a tática estava bem ajustada, mas sem ofensividade nenhuma.

Depois com o analisador, eu ajustei mais ainda e hoje tenho uma tática "Aggressive Pass and Move" muito linda de se ver, bem inspirada mesmo no Futebol Total.

Postado
3 hours ago, schacoffee said:

Sim, essa de estilo eu entendi, li todos os guias do Guide to FM, o site que eles usaram como base para o app.

Lançaram recentemente os analisadores, que achei muito bom e é super mais detalhado que o próprio RMT.

Quando criei uma tática com 2 Carrileros e o RMT identificou com 5 estrelas, eu pensava que deveria usar ela, já que em termos de equilíbrio a tática estava bem ajustada, mas sem ofensividade nenhuma.

Depois com o analisador, eu ajustei mais ainda e hoje tenho uma tática "Aggressive Pass and Move" muito linda de se ver, bem inspirada mesmo no Futebol Total.

O PASS AND MOVE + defesa com pressão é o AGRESSIVE PASS AND MOVE. Que é futebol de posse... A tática default CONTROL POSSESSION (se não me engano) que vem de modelo no jogo é meio esse estilo... Assim como o próprio TIKI TAKA do jogo... Mentalidade positiva, passes curtos e valorização da restrição de espaço (ao invés de proteção) no estilo defensivo...

Eu também uso bem esse estilo no FM... Nos meus ultimos saves andei testando variações... rs

Mas gosto de jogar um pouco mais direto também...

É bacana de se ver mesmo... tanto no 3D quanto no 2D (que, aliás, eu ando preferindo)... kkkk

Boa noite aí...

Postado (editado)
Em 17/10/2020 em 21:00, RicardoRodrigues disse:

Era isso mesmo.

A tática que estou montando é basicamente igual a essa. Estou com 5 estrelas mas em Balanced.

Uma pergunta que eu faço é: quanto mais verde ficam os números de penetração, solidez e suporte, melhor? porque estou achando 11 de penetração muito pouco apesar de estar 5 estrelas.

Outra coisa: Acho que já faz um ano que eu tô tentando criar um 4-2-3-1 VOL nesse site e não consigo. É meio sem sentido o que eu consegui com 5 estrelas, mas vou ter que testar. 

Editado por Banton
Postado (editado)
16 horas atrás, Banton disse:

A tática que estou montando é basicamente igual a essa. Estou com 5 estrelas mas em Balanced.

Uma pergunta que eu faço é: quanto mais verde ficam os números de penetração, solidez e suporte, melhor? porque estou achando 11 de penetração muito pouco apesar de estar 5 estrelas.

Outra coisa: Acho que já faz um ano que eu tô tentando criar um 4-2-3-1 VOL nesse site e não consigo. É meio sem sentido o que eu consegui com 5 estrelas, mas vou ter que testar. 

A questão não é que seja melhor, mas sim a intensidade e frequência com que isso acontece, muita penetração seria pouca solidez, por que haverão muitas corridas para o ataque e pouca solidez no meio para criar jogadas. Interpreto penetração ofensiva como um time querendo desesperadamente marcar um gol, colocando 5 atacantes no campo. Mas quem vai armar jogo para esses 5 atacantes? Entende?

A ideia do site é encontrar equilíbrio e muitas vezes quando tu vai adicionar mais penetração, vai diminuir o suporte e solidez. Aumentando suporte, vai diminuir a penetração, e por aí vai.

Recomendo dar uma olhada nessa ferramenta aqui:

https://www.guidetofm.com/tactics/playing-style-implementation/#style-analyser

Ela é bem mais completa que o RMT, podendo adicionar instruções personalizadas de cada jogador.

Eu usava muito o RMT para ver como estão minhas táticas e só consegui 5 estrelas em uma.

Com a ferramenta deu uma clareada nas ideias e consegui criar uma tática melhor, mas que se eu colocar ela no RMT, não vai ter as 5 estrelas.

Detalhe, esse site, o Guide to FM, é base para o RMT.

Editado por schacoffee
Postado
4 horas atrás, schacoffee disse:

A questão não é que seja melhor, mas sim a intensidade e frequência com que isso acontece, muita penetração seria pouca solidez, por que haverão muitas corridas para o ataque e pouca solidez no meio para criar jogadas. Interpreto penetração ofensiva como um time querendo desesperadamente marcar um gol, colocando 5 atacantes no campo. Mas quem vai armar jogo para esses 5 atacantes? Entende?

A ideia do site é encontrar equilíbrio e muitas vezes quando tu vai adicionar mais penetração, vai diminuir o suporte e solidez. Aumentando suporte, vai diminuir a penetração, e por aí vai.

Ela é bem mais completa que o RMT, podendo adicionar instruções personalizadas de cada jogador.

Eu usava muito o RMT para ver como estão minhas táticas e só consegui 5 estrelas em uma.

Com a ferramenta deu uma clareada nas ideias e consegui criar uma tática melhor, mas que se eu colocar ela no RMT, não vai ter as 5 estrelas.

Pois é, amigão. Não dá pra usar esse site como base. Principalmente quem tem experiência em FM. Mas a ideia do site é muito boa pra esclarecer algumas dúvidas. Porém para montar tática não é o ideal. É como diz o título do tópico. É apenas para encontrar aonde tá o defeito do time.

Postado
13 hours ago, schacoffee said:

9 hours ago, Banton said:

Pois é, amigão. Não dá pra usar esse site como base. Principalmente quem tem experiência em FM. Mas a ideia do site é muito boa pra esclarecer algumas dúvidas. Porém para montar tática não é o ideal. É como diz o título do tópico. É apenas para encontrar aonde tá o defeito do time.

Por aí...

A ferramenta é um guia, pra ajudar a entender e talz... E ela é muito boa no que propõe...

Mas não é a verdade absoluta da questão tática do FM...

E tudo sempre depende dos jogadores que você tem em mão, sempre...

Boa noite...

• 2 meses depois...
Postado

Alguém conseguiu montar uma tática 5 estrelas jogando com 3 zagueiros? To quebrando a cabeça aqui faz um tempo e até agora não consegui muito sucesso hahaha

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...