Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Rate My Tatic - Ferramenta que identifica desequilíbrio em sua tática

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado
20 minutes ago, felipevalle said:

@Leho. a 4-3-3 em linha baixa, passe curto, ritmo lento, etc. Os pontas fazem vários gols e joga mais bonito que a 4-4-2, p. ex.

Tipo essa que montei só que alterando as instruções coletivas?

Spoiler

0csRe0Q.png

Postado (editado)

@Leho. acho que entendi a lógica por trás da sua tática. Queria algo que realizasse contra-ataques letais. Mas sem ser muito defensiva. Por isso que deixou a mentalidade no balanceado. Colocou o passe misto para não ficar manjada também. 

Eu, antes de testar achei que fosse sofrer na defesa, pois têm meias abertos. Um ataca e outro ainda pisa na área. Ambos fazem um jogo mais verticalizado e avançado, o que poderia fazer o time sofrer contra quem explorasse isso. E como são de corredores centrais, até mantém a solidez pelo meio, o que é importante para não desbalancear ela, mas são ideais para atacar pelo meio, quando precisar, o que pode contrastar com a tua instrução de se manter aberto. Além disso, manteve a urgência na pressão para recuperar a bola e recompor rápido o time, assim interliga o contra-ataque sem muita delonga.

E com as instruções que te comentei acho que seria legal mudar uma outra função da sua. Por exemplo, por jogar estreito o PD não seria tão legal ser um ponta, mas sim um avançado interior ou ponta invertidoE como saio jogando de trás, jogar a partida da defesa é interessante. Já a sua é um pouco mais direta. É um outro estilo de contra-ataque. Penso que seja legal montar a principal com o teu gosto mesmo, e as variantes de acordo com a necessidade da partida.

E quanto aos resultados que tive com ela:

média de posse de bola: 51% (mediana, pois o intuito não é prender tanto a bola, mas a mentalidade balanceada reteve um pouco mais ela)

média de finalizações no alvo: 4,66

média de chances reais: 2,66

Outros fatos positivos:

Boa em cruzamentos completados. E isso que meu PD era canhoto com várias mpj de avançado interior. 

Nos desarmes vencidos, cabeçadas ganhas, e impedimentos ganhamos quase todas. Só teve uma partida que o adversário ganhou nas cabeçadas. Ele foi na 4-2-3-1 Wide, apostando nos cruzamentos, mas perdeu por 2-0, com boa atuação do PE, que marcou duas vezes, se infiltrando pelo meio.

E os contras:

Talvez pela familiaridade tática ser baixa tenha marcado poucos gols e cedido empates em demasia, inclusive em casa. Lembrei da tal empatite 🤣🤣🤣

Pode ser que umas duas temporadas com ela e esteja bem calibrada.

Enfim, achei ela mediana. Mas não perdeu nenhum jogo, inclusive contra a 4-2-3-1 Wide. Sendo que enfrentei por 3 ocasiões essa formação.

Mas acho que no transcorrer da partida seria legal ter uma ou duas variantes ofensivas. Uma pelo meio e outra mantendo a largura aberta.

Editado por felipevalle
  • Diretor Geral
Postado

@felipevalle, cara acho que você entendeu errado. Essa tática aí que postei no "quote" à você é minha tática padrão, a que uso em 90% dos jogos com o time hahahaha, de pressão alta e controle da posse.

Eu só queria saber de você se a formatação tática poderia ser essa mesma da minha default, numa versão mais defensiva que você sugeriu. Só isso hahaha.

Na verdade eu queria montar uma tática mais defensiva sem os pontas avançados assim, por isso pensei na 4-1-4-1 e na 4-4-2. Tenho pra mim que 2 linhas de quatro bem estruturadas é uma boa estratégia pra se defender de um time que explorará os flancos, mas que também pode cair pelo meio. Mas pelo visto o pessoal aqui não tem essa estratégia como uma de suas opções pra se defender, hahahaha! Aí fiquei na dúvida e por isso pedi sugestões.

Postado (editado)

@Leho. para que eu sugeri acho que não. Pois ela se baseia numa linha mais baixa que a tua, para atrair mais o adversário.

Mas mudando uma ou outra função daria sim. Exemplo, o armador atacando, ou o atacante completo.

Além disso, dá até para manter a largura aberta.

Mas a 4-4-2 também é boa para revidar. Uma outra que sou fãnzaço é a 4-4-1-1 sueca. Ela fecha bem e ainda faz uns revides mortais, e nem precisa ter aquela marcação bruta para funcionar.

Editado por felipevalle
Postado

Att:

Fui campeão da La Liga com a tática de posse mas não estou satisfeito. Caí nas quartas da Champions pq a tática de posse não estava sendo tão eficiente contra times fortes. Ela não aproveita as linhas altas do adversário para as jogadas de contra ataque. Inclusive meu artilheiro foi meu ponta pq meu centroavante (Atacante Completo/Apoiar) tava mais abrindo espaço do que sendo uma ameaça de gol, faz sentido, até pq eu queria mais posse e paciência.

Nessa nova temporada meu foco volta pra tática vertical/rápida usando o ponta de lança 

Postado

Venho usando esse "Rate My Tactic" já faz alguns dias. É interessante, mas encontrei alguns empecilhos:

1: Não tem como você adicionar instruções de jogador. O que é chatinho pra mim, visto que curto usar vários como "Aguentar Posição/Hold Position", o "Movimentar Pelos Espaços/Move Into Channels" e "Ir Para Zonas Abertas/Run Wide With Ball".

2: Estilos táticos, de acordo com o site, é bem preto e branco. Não tem como você aplicar um estilo tático híbrido sem aparecer um "warning" do tipo: "The player instructions implement a shoot less often style method which contrasts with the selected playing style".

Passei esse feedback pro desenvolvedor desse site no Twitter e ele disse que as instruções de jogador vão ser adicionadas no próximo release. Já o segundo problema parece não ter solução, de acordo com o desenvolvedor. Ele disse que não é possível ter um guia sistemático pra criar um estilo tático híbrido. Você precisa pensar sobre quais elementos de cada estilo de componentes antagônicos você deseja incluir e o por quê e meio que ignorar os "warnings" que aparece.

Postado
12 hours ago, killerkrieger said:

2: Estilos táticos, de acordo com o site, é bem preto e branco. Não tem como você aplicar um estilo tático híbrido sem aparecer um "warning" do tipo: "The player instructions implement a shoot less often style method which contrasts with the selected playing style".

Uma das coisas que mais me incomodaram.

Postado
Em 25/07/2020 em 06:44, felipevalle disse:

para quem curte planejar a tática na planilha, essa tabela dá um panorama bom.

y8srhx5g7d541.png

legenda: 

d - defender, s - apoiar, a - atacar

Ódio eterno ao FM moderno.

Postado

Até comprei o FM 20 depois desse site. Que parada genial. 

O engraçado é que me descobri um repetidor de tática. Fui testando várias formações (pensando em diferentes elencos) e no final das contas, sempre caía no 4141 Wide. E sempre jogando agressivo. Só assim consegui atingir 5 estrelas de forma decente. 

Postado
3 horas atrás, pedrobello disse:

O engraçado é que me descobri um repetidor de tática. Fui testando várias formações (pensando em diferentes elencos) e no final das contas, sempre caía no 4141 Wide. E sempre jogando agressivo. Só assim consegui atingir 5 estrelas de forma decente. 

Eu consegui montar 5 estrelas em todos, exceto nas formações sem pontas. Sempre no fim das contas eles dizem que não tem jogador suficiente abrindo o jogo. Alguém conseguiu?

Postado
5 horas atrás, pedrobello disse:

dá para montar tática de tudo quanto é jeito. Desde ataque direto, de controle, de contra-ataque, etc.

Eu ainda acho que nem todo elenco é moldado pro 4-3-3. Têm alguns que possuem dois bons volantes e um bom meia-atacante, daí é legal jogar na 4-2-3-1, como a tática principal, por exemplo.

Postado (editado)
2 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Eu consegui montar 5 estrelas em todos, exceto nas formações sem pontas. Sempre no fim das contas eles dizem que não tem jogador suficiente abrindo o jogo. Alguém conseguiu?

na 4-4-2 diamante estreito coloquei:

x2 dc def, x2 ala apoiar, vol 1x trinco, e no meio o que faz dar largura é 1 mezzala e o outro carrilero. No ataque 1 mac como armador av, e 1x atacante defensivo e o outro completo. 

Nesse tipo de formação estreita se não ajeitar o meio ficam apontando falta de penetração, por conta do pessoal de trás não dar amplitude suficiente no apoio. Fora que é quase certo ter que jogar com alas apoiando. Se tu deixa lateral limitado fica bem previsível o time. 

Já nas instruções tu monta ela de acordo com o teu gosto, desde que não apontem contraste lá.

Mas se apontar, pode testar pra ver como se saí. Lembro-me que montei uma 4-3-1-2 com constrastes na penetração, mas fiz vários gols (maioria da dupla de ataque). Só que também levei vários. Eram jogos bem francos. Gostei viu 😁😁😁

Claro que com algumas mudanças deixaria mais equilibrada, mas como era mais pra teste deixei assim.

Editado por felipevalle
Postado

Eu não duvido que dê pra fazer funcionar mais tipos de formação. A questão foi eu perceber que sempre tendo a fazer funcionar o mesmo estilo de jogo, passes e distribuição no campo.

• Diretor Geral
Postado
11 hours ago, pedrobello said:

Eu não duvido que dê pra fazer funcionar mais tipos de formação. A questão foi eu perceber que sempre tendo a fazer funcionar o mesmo estilo de jogo, passes e distribuição no campo.

Eu sempre caio nessa mesma tendência, hahahaha mas acredito que o FM nos induza a isso também, de certo modo.

Postado

Ainda não consegui fazer um 4-2-3-1 de 5 estrelas... E eu tô cansado de tanto usar meu 4-3-3 nos meus saves que até enjoei de jogar.

Postado
3 horas atrás, Banton disse:

Ainda não consegui fazer um 4-2-3-1 de 5 estrelas... E eu tô cansado de tanto usar meu 4-3-3 nos meus saves que até enjoei de jogar.

Montei 2 agora

Posse

0aWj4ix.png

Vertical

CWaY6lD.png

• 2 semanas atrás...
Postado

Boa noite, galera. Só pra mim que nao aparece essas estrelas que vocês tanto falam? Se alguem puder me ajudar... Queria testar algumas taticas.

Postado
Em 16/08/2020 em 21:09, Joao Guilhermeqp disse:

Boa noite, galera. Só pra mim que nao aparece essas estrelas que vocês tanto falam? Se alguem puder me ajudar... Queria testar algumas taticas.

Acho que as estrelas só aparecem em quatro e meia e cinco se você resolver os avisos que o sistema dá.

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 30/07/2020 em 16:19, Lowko é Powko disse:

Ódio eterno ao FM moderno.

Alguém me explica mais o menos o que quer dizer essa planilha?

Fiquei me perguntando o por quê das posições com cores... Existe algo pra analisar tipo combinações e tal?

Não entendi muito bem a figura hahaha!

E outra: estou com dificuldade de montar uma tática 5 estrelas (chegou bem perto disso) com um estilo de jogo com muita posse, estilo Tiki-Taka com pressão alta. Sempre que monto uma tática com um Contrutor de jogo recuado, o site diz que falta opção no meio para Stretch Play (no meu entendimento, mais amplitude). A formação é o 4-3-3 (4-1-4-1 no FM)

Outro problema é que quando eu consigo ajustar o problema do meio, aparece que a tática implementa um estilo disciplinado demais em relação ao estilo de jogo (Tiki-Taka)

Alguém pode me ajudar?

Postado
Em 29/08/2020 em 22:52, schacoffee disse:

Alguém me explica mais o menos o que quer dizer essa planilha?

Fiquei me perguntando o por quê das posições com cores... Existe algo pra analisar tipo combinações e tal?

Não entendi muito bem a figura hahaha!

E outra: estou com dificuldade de montar uma tática 5 estrelas (chegou bem perto disso) com um estilo de jogo com muita posse, estilo Tiki-Taka com pressão alta. Sempre que monto uma tática com um Contrutor de jogo recuado, o site diz que falta opção no meio para Stretch Play (no meu entendimento, mais amplitude). A formação é o 4-3-3 (4-1-4-1 no FM)

Outro problema é que quando eu consigo ajustar o problema do meio, aparece que a tática implementa um estilo disciplinado demais em relação ao estilo de jogo (Tiki-Taka)

Alguém pode me ajudar?

Pelo que pesquisei, nada muito importante, mas que talvez possa ajudar algumas pessoas. São as funções disponíveis em cada posição, das mais ofensivas, em cima, para as mais defensivas, embaixo, com os deveres ao lado. As cores servem apenas para indicar as funções que existem em mais de uma posição, como trequartista e ball winning midfielder. Se não tiver cor, aquela função existe apenas naquela posição.

Quanto à tática, acho difícil jogar de forma tão agressiva e avançada utilizando um construtor recuado. Não acho que faça muito sentido. Eu tentei fazer, e não consegui porque faltava um pouquinho ou de solidez ou de penetração em algum dos lados, a depender de como estavam dispostas as funções no meio-campo. Numa 4-2-3-1, entretanto, que eu acho que faz mais sentido dentro do que você quer, eu consegui.

tikitaka.thumb.png.b5f7adc7eb1b10c03a1dc32c20ae354b.png

tikitaka2.thumb.png.d3beb1181d72495dd3b747bd75bee28f.png

Postado (editado)
1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

Pelo que pesquisei, nada muito importante, mas que talvez possa ajudar algumas pessoas. São as funções disponíveis em cada posição, das mais ofensivas, em cima, para as mais defensivas, embaixo, com os deveres ao lado. As cores servem apenas para indicar as funções que existem em mais de uma posição, como trequartista e ball winning midfielder. Se não tiver cor, aquela função existe apenas naquela posição.

Quanto à tática, acho difícil jogar de forma tão agressiva e avançada utilizando um construtor recuado. Não acho que faça muito sentido. Eu tentei fazer, e não consegui porque faltava um pouquinho ou de solidez ou de penetração em algum dos lados, a depender de como estavam dispostas as funções no meio-campo. Numa 4-2-3-1, entretanto, que eu acho que faz mais sentido dentro do que você quer, eu consegui.

tikitaka.thumb.png.b5f7adc7eb1b10c03a1dc32c20ae354b.png

tikitaka2.thumb.png.d3beb1181d72495dd3b747bd75bee28f.png

Interessante, eu achei que seria uma boa ter um meia mais defensivo e outro mais ofensivo. Eu usava Pivô D, Construtor Recuado S e Construtor Avançado A no meu 433. Lendo em alguns lugares eu vi que a galera não recomenda dois playmakers, mas particularmente eu não entendi o por quê já que o estilo é de posse! Esse meio campo é problemático mesmo?

Para o meu estilo de posse de bola, mas com algumas infiltrações, não curto jogo muito lento, quais funções de meio tu me recomenda?

Editado por schacoffee
Postado
2 horas atrás, schacoffee disse:

Interessante, eu achei que seria uma boa ter um meia mais defensivo e outro mais ofensivo. Eu usava Pivô D, Construtor Recuado S e Construtor Avançado A no meu 433. Lendo em alguns lugares eu vi que a galera não recomenda dois playmakers, mas particularmente eu não entendi o por quê já que o estilo é de posse! Esse meio campo é problemático mesmo?

Para o meu estilo de posse de bola, mas com algumas infiltrações, não curto jogo muito lento, quais funções de meio tu me recomenda?

Não sei se você consegue ter tiki taka e um meio com construtor recuado ao mesmo tempo que tem troca de passes rápida e e linha avançada.

O tikitaka presume um jogo menos rápido, mesmo nas versões mais diretas do Guardiola. A linha alta de marcação significa um time mais compacto e pressão (coisa que o CJR não consegue fazer). Se a sua linha de pressão ofensiva for proporcionalmente menos avançada do que a defensiva, seu time ficará ainda mais compacto.

Eu não vejo problema, necessariamente, em jogar com dois construtores de jogo. Mas não é necessário dois construtores pra jogar com posse. O construtor não é apenas quem retém a posse, mas quem cria, e quem cria precisa precisa arriscar. Eu optaria, inicialmente, por jogar na primeira formação que eu mandei aqui, modificando apenas o ponta esquerda para jogar como avançado interior, como o direita.

• 4 semanas atrás...
Postado

Essa ferramenta é ótima para quem tem dificuldades e/ou está tentando entender porque a tática não funciona. O mais legal é que eles fizeram uma pré-análise das instruções individuais de cada função/tarefa, algo que praticamente nenhum guia tático de FM na internet parece ter feito.

Observei inclusive algumas coisas interessantes que derrubam "mitos" de quem escreve sobre FM, como a eterna sugestão de não usar ala com extremo (o que pode ser ótimo dependendo da sua configuração) e o cuidado redobrado com a função de MC Atacar - sempre que eu coloco ela no Rate my Tactic, independente da formação e cobertura, ele sinaliza que a defesa vai ficar desprotegida. 

Outro detalhe interessante é que ele raramente recomenda o Defesa Lateral com tarefa Atacar, porque naturalmente pressupõe um jogo de muitos cruzamentos - desfazendo outro mito muito difundido por aí, o de que Extremo Apoiar com DL Atacar é uma dupla segura que te dá cobertura defensiva e amplitude. Até pode ser, mas impõe um monte de chuveirinhos nem sempre necessários, não dá pra sair colocando por colocar.

Também quebra o mito de que é recomendável ter, em um flanco, um jogador com tarefa atacar e outro com tarefa apoiar, algo que depende muito da sua configuração e das instruções utilizadas.

• 2 semanas atrás...
Postado

Alguém poderia mostrar um exemplo de tatica com underlap? nao consegui em nenhuma fazer isso funcionar 

Postado
5 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

Alguém poderia mostrar um exemplo de tatica com underlap? nao consegui em nenhuma fazer isso funcionar 

Underlap não tem impacto no encaixe tático. Ou você se refere às parcerias entre meio-campistas (M/MA) centrais e atacantes?

0xKO4TV.jpg

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...