Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Leonardo, diretor do PSG e desafeto do elenco


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
Postado

Como Leonardo virou desafeto de Neymar, ganhou força e elevou tensão no PSG

JUNHO 14, 2020

Leonardo Nascimento de Araújo – Wikipédia, a enciclopédia livre
Ex-jogador é diretor esportivo do clube francês em que atuou na década de 90 há exatamente um ano

Há um ano, o diretor de futebol do Paris Saint-Germain, Leonardo, chegou com carta-branca para promover mudanças e tomar o controle do vestiário. Em pouco tempo, virou desafeto dos jogadores e passou toda a temporada sendo ignorado por Neymar. Agora, a decisão de colocar um fim na história dos ídolos Thiago Silva e Cavani no clube é um novo ponto de atrito com o elenco e aumenta o ambiente de tensão com o qual convive o PSG.

Leonardo é visto internamente como centralizador. Fala diretamente com o proprietário do PSG, o emir do Qatar, Tamim bin Hamad Al-Thani, sem precisar passar pela ponte do presidente Nasser al-Khelaifi, e tem força interna justamente por tocar em jogadores poderosos. Do entorno dos brasileiros do PSG, Thiago Silva, Marquinhos e Neymar, a reportagem do UOL Esporte já ouviu diversas críticas ao comportamento do dirigente.

A gestão Leonardo ainda colhe outros desafetos no vestiário. Há relatos de calorosa briga com o goleiro Keylor Navas, que defendia o elenco de críticas do dirigente por comportamento festivo. Navas, Neymar e Cavani foram repreendidos por aparecerem em vídeo girando a camisa e dançando em uma festa de aniversário de Di Maria, Cavani e Icardi dois dias depois da derrota por 2 a 1 para o Borussia Dortmund, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. A virada e classificação foram celebradas justamente com a imitação do festejo do trio, estando o elenco ali "cutucando" diversos críticos como Leonardo.

A relação de Leonardo com Neymar inexiste, definem pessoas próximas do atacante. Já foram várias atitudes do dirigente apontadas como irritantes, tais como um suposto jogo de cena em negociação de transferência para o Barcelona, críticas à celebração em festa de aniversário sendo expostas ao elenco e até uma proibição de jogar quando já estava recuperado de lesão - este último caso levou Neymar a criticar o PSG abertamente.

Por outro lado, há quem defenda de que Leonardo virou uma figura anti jogador tão ativa que acabou unindo o vestiário. A temporada do PSG é ótima, sendo o time campeão francês, finalista da Copa da França e da Copa da Liga da França, e garantido nas quartas de final da Liga dos Campeões.
 

“O Neymar foi a pessoa mais importante para a união do grupo. Ele organizou um jantar em casa com todo o elenco antes do jogo decisivo contra o Borussia Dortmund. Ali, acho que formamos um vínculo sagrado.”Ander Herrera, em entrevista recente à rádio COPE, da Espanha.
 

Thiago Silva esperava proposta

Zagueiro brasileiro ficará livre no mercado após agosto - Stephane Mahe/Reuters
Zagueiro brasileiro ficará livre no mercado após agosto. Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Thiago Silva explicitou a prioridade de permanecer no Paris Saint-Germain. No entanto, jamais contou com proposta de renovação. O zagueiro esperava por oferta de, ao menos, um ano de contrato, mas acredita que Leonardo teve papel fundamental para a decisão.

A postura do diretor esportivo do PSG é a de não renovar contratos no PSG. Assim, Cavani e Choupo-Moting também já são considerados fora dos planos do time para a próxima temporada. O entendimento é que os ordenados pagos pelo PSG estavam muito acima da média do mercado. Leonardo acredita que o clube francês criou uma cultura do dinheiro inviável desde que foi adquirido por um fundo de investimentos do Qatar, em 2011.

O primeiro a se irritar com as decisões de Leonardo foi o brasileiro Daniel Alves. O ato inicial do dirigente assim que voltou ao clube há um ano foi o de não renovar o contrato do lateral por entendimento que o salário pago a ele era exagerado.

Com pouco interesse em renovação, outro que passa pelo mesmo cenário é o lateral direito Thomas Meunier. Sem contrato a partir de junho, nunca partiu do belga uma iniciativa de renovação. Já o mesmo não se pode dizer de Di Maria, com vínculo até o junho de 2021. O argentino de 32 anos quer seguir, mas desconfia que vai passar pelo mesmo sofrimento de Cavani e Thiago Silva.

Na contramão dos jogadores que sofreram com a chegada de Leonardo está Marquinhos. O dirigente acredita que o zagueiro é o jogador-modelo para o futuro do clube por conta da idade, 25 anos, experiência, e identificação com a torcida do PSG. Ele ganhou aumento ao renovar o contrato no fim do ano passado — o vínculo atual é até junho de 2024. Já a situação de Neymar ainda é tratada com cautela no clube. Leonardo ainda não conversou com representantes do jogador sobre a renovação, mas está ciente que o desejo de transferência para o Barcelona jamais teve um final.

O moral de Leonardo no PSG

Leonardo é figura de grande aceitação entre os fãs do PSG. Ele foi o primeiro dirigente da era Qatar no clube e teve atuação capital para a contratação de vários reforços de peso, como Verratti, Maxwell, Ibrahimovic, Thiago Silva, Thiago Motta, Pastore, Marquinhos e Cavani.

A primeira passagem pelo PSG foi finalizada em 2013 depois que o dirigente foi suspenso por um ano pela Federação Francesa de Futebol (FFF) sob a acusação de ter empurrado um árbitro. Leonardo negou ter praticado a agressão.

A volta de Leonardo ao PSG aconteceu justamente pela análise de que o perfil linha dura faria com que os jogadores mudassem comportamentos. Tanto que a apresentação por parte do presidente, Nasser al-Khelaifi, veio logo após um duro discurso ao elenco.

"Nesta temporada, os jogadores terão que assumir responsabilidades muito maiores do que antes Tem que ser completamente diferente. Terão que fazer mais, trabalhar bem mais. Não estão aqui no Paris-Saint Germain para se divertirem. E se não concordarem com este ponto de vista, as portas estão abertas. Adeus! Não quero continuar a ter jogadores com comportamentos de popstars", foi o recado do presidente do PSG em entrevista à revista France Football.

Outro ponto de Leonardo que agrada os fanáticos pelo PSG está no volume de declarações oficiais. Esse era uma das principais críticas aos dirigentes do clube na gestão Qatar. Desde que o dirigente brasileiro retornou ao clube, os principais assuntos são tratados publicamente.

"Sobre Thiago Silva e Cavani a gente sempre se pergunta se é preciso continuar o caminho juntos, ou se é melhor evitar um ano a mais. As histórias foram muito bonitas. Mas sim, chegamos ao fim", comunicou Leonardo em entrevista ao "Le Journal du Dimanche", da França.

@UOL Esporte

  • Vice-Presidente
Postado

A única coisa que me chamou a atenção nessa matéria foi que o Ander Herrera está no PSG. 

Postado

Bem, depois de ler tudo, posso dizer:

Nossa, Leonardo zero defeitos. Nunca errou.

 

Inclusive, me lembra dos jogadores do Barcelona reclamando com as cobranças do auxiliar do Setién há uns meses.

Postado

Sei não, hein... o PSG já tem um elenco fodido de enxuto, ainda vai perder Thiago Silva e Cavani numa tacada só?

Fiquei de cara ao ver que o Thiago já tem 35... pra mim é titular e faixa ainda. Já o Cavani acabou perdendo lugar pro Icardi, é mais natural que saia mas não deixa de ser um golpe. 

  • Diretor Geral
Postado
6 hours ago, EduFernandes said:

[...] Nossa, Leonardo zero defeitos. Nunca errou. [...]

Contém ironia ou não? hahahahah

A gente pode discordar das escolhas técnicas na montagem de elenco, isso acho discutível e tudo mais (como abrir mão do Thiago Silva, por exemplo), agora: essa postura enérgica/austera do Léo me agrada muito em um cara contratado para um cargo como o dele, dentro de um time como o PSG.

Se ele (Léo diretor) deixar, vira bagunça demais porra hahahaha. Neymar com certeza viu que não teria chances de botar suas asinhas pra fora com ele e daí nem quis estabelecer diálogo. Uma pena, acredito que ambos se beneficiariam um do outro dentro de uma "amizade" nessa situação.

 

No mais, o PSG precisa de inteligência pra montar elenco, inteligência no comando técnico dentro de campo e austeridade fora dele pra segurar a onda de um grupo galático. Pra mim a fórmula é essa, tá claro. Dá pra fazer diferente e ganhar? Dá, mas aí acho mais complicado.

Postado
11 minutes ago, Leho. said:

Contém ironia ou não? hahahahah

A gente pode discordar das escolhas técnicas na montagem de elenco, isso acho discutível e tudo mais (como abrir mão do Thiago Silva, por exemplo), agora: essa postura enérgica/austera do Léo me agrada muito em um cara contratado para um cargo como o dele, dentro de um time como o PSG.

Se ele (Léo diretor) deixar, vira bagunça demais porra hahahaha. Neymar com certeza viu que não teria chances de botar suas asinhas pra fora com ele e daí nem quis estabelecer diálogo. Uma pena, acredito que ambos se beneficiariam um do outro dentro de uma "amizade" nessa situação.

 

No mais, o PSG precisa de inteligência pra montar elenco, inteligência no comando técnico dentro de campo e austeridade fora dele pra segurar a onda de um grupo galático. Pra mim a fórmula é essa, tá claro. Dá pra fazer diferente e ganhar? Dá, mas aí acho mais complicado.

Zero ironia, hahahaha

Ele tá certíssimo. Tem que botar ordem na casa. Só dele reclamar dos jogadores se exibindo em festas, de Neymar descendo até o chão em camarotes durante lesão e afins, e ver os jogadores ficando com raivinha já mostra que ele tem toda razão. Jogadores desse tipo seriam escanteados pelo Guardiola em dois minutos. Aliás, aposto vintão que é o principal motivo pelo qual o Pep ignora totalmente o Neymar nas janelas de transferências.

Quanto a não renovação com Thiago e Cavani, bem, uma hora ia acontecer. O Thiago acho até que dava pra manter mais uma temporada, embora eu também ache que Marquinhos já é um bom pilar pra defesa e que os jovens Kimbembé e Kehrer são bem promissores. Fora a capacidade de poder ir ao mercado e comprar um zagueiro top. Já o Cavani, é ídolo lá, e tem faro de gol, mas não é o bastante pra ambição do PSG, ter um empurrador de bolas pro gol já iniciando a decadência. Até acho o Icardi outro empurrador de bolas pro gol,, até pior taticamente que o Cavani, mas é mais jovem pelo menos.

Postado

Acho que seria interessante fazer uma transição mais harmônica em relação a vaga do Thiago. Vejo, pelo pouco que acompanhei, os dois zagueiros franceses (Kimpembe e Kheler) distantes da titularidade (e substituir a força que o Thiago tem) e da pressão que sempre tem no Paris. Maaas já que estão querendo elevar o nível, aproveitaria estes dois anos sem FPF e iria com os dois pés no Koulibaly. É um dos poucos zagueiros World Class ainda fora dos gigantes. 
 

Quanto ao Cavani, sinceramente, sempre achei que o Paris poderia ter mais, por mais influente, histórico e importante que ele seja por lá. Icardi já é uma substituição interessante, mas se brincar ainda dá para buscar uma boa promessa e qualificar ainda mais o elenco, como o Daka no RBS, por exemplo.

  • Diretor Geral
Postado
18 hours ago, Dan_Cunha said:

Acho que seria interessante fazer uma transição mais harmônica em relação a vaga do Thiago. Vejo, pelo pouco que acompanhei, os dois zagueiros franceses (Kimpembe e Kheler) distantes da titularidade (e substituir a força que o Thiago tem) e da pressão que sempre tem no Paris. Maaas já que estão querendo elevar o nível, aproveitaria estes dois anos sem FPF e iria com os dois pés no Koulibaly. É um dos poucos zagueiros World Class ainda fora dos gigantes. 
 

Quanto ao Cavani, sinceramente, sempre achei que o Paris poderia ter mais, por mais influente, histórico e importante que ele seja por lá. Icardi já é uma substituição interessante, mas se brincar ainda dá para buscar uma boa promessa e qualificar ainda mais o elenco, como o Daka no RBS, por exemplo.

Pois é, substituir o Thiago não vai ser nada fácil, o Léo precisa estar bem atento ao mercado porque como você bem falou, só o Marquinhos hoje tem condições de segurar a bronca como zagueiro nesse time, os outros dois tem potencial mas ainda não estão nesse nível.

Koulibaly seria uma peça mt interessante, realmente. Mas com a grana que eles tem, dá pra abrir mais o leque, hahahaha.

Quanto ao Cavani, aí tá certinho em dispensar... "caneleiro empurrador de bola pro gol", nunca vi nada mt além disso no cara. É óbvio que tem a raça uruguaia, é um atacante de fibra e tals, mas se o projeto é vencer a Champions, acho que precisam ir além disso.

Postado

Não venham olhar para Geromel e Kannemann.

  • Diretor Geral
Postado
22 hours ago, ZaMBiA said:

Não venham olhar para Geromel e Kannemann.

Muito menos pra Bruno Alves e Arboleda. 😤

Postado

Acabou a oba-oba e a bagunça, agora tem de ser profissional! Simples assim.
Acho o Leonardo um cara acima da média como diretor de futebol, sempre nos FM15, FM16 e FM17 tentava o contratar para colocar o Flamengo no eixo novamente.
O problema que muitos clubes enfrentam hoje é o jogador achar que é maior que uma instituição, o único que talvez seja realmente é o Pelé e olhe lá.
O problema que muitos treinadores e dirigentes tem reclamado é o modo como os jogadores se comportam atualmente, não existe uma hierarquia bem definida nos clubes que geralmente são reféns de empresários e jogadores!

 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...