Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
Postado

SBq0bpT.png

 

Fala comunidade, beleza? Tô trazendo pra vocês aqui em primeira mão minha primeira tradução de um conteúdo sobre FM. Sempre consumi muito esse tipo de material aqui no fórum (mas não somente), porém nunca havia contribuído com nada nesse sentido. Eis que chegou a hora, haha!

Pra abrir os trabalhos eu resolvi traduzir um capítulo de um guia bem maior e que já deve ser conhecido por alguns de vocês, o "Pairs & Combinations". O autor escreveu lá em 2015, detalhando setor por setor, as melhores formas de setarmos as funções e tarefas de cada jogador de nossas equipes (além de outras coisas). Em 2020 ele meio que lançou uma "atualização" desse guia, se adequando às mudanças que o jogo trouxe de lá pra cá.

Eu peguei então esse último e escolhi um setor que eu particularmente amo e acho FUNDAMENTAL num time de futebol: o meio-campo. Existem muitas dúvidas, discussões e informações a se compartilhar bem interessantes nessa área do campo, por isso fiz essa escolha e agora vos apresento este capítulo!

p.s: agradeço já de antemão nosso querido @Henrique M., pela força moral hahaha e por se dar ao trabalho de revisar tudo, e também ao miguxo @_Matheus_ pela arte do banner acima. Valeu lindos!

 

O “Meio-campo” (by Pairs & Combinations)
(The Central Midfield)

O meio campo central é a sala de máquinas de uma equipe, o núcleo cerebral criativo, é onde as decisões se tornam realmente coisa séria. Boas decisões nesse setor do campo ganham jogos, decisões ruins perdem jogos, simples assim. Entenda-se como meio-campo central todas as linhas de posicionamento possíveis: defensivas, centrais e de ataque. Há muitas variáveis possíveis neste setor e suas escolhas serão significativamente afetadas pelo seu estilo de jogo. Um meio-campo central geralmente precisa fornecer os seguintes pilares:

  • Segurança defensiva;
  • Dinamismo;
  • Controle técnico e de criatividade.

Segurança defensiva

Este é um termo bastante amplo. A primeira coisa que você precisa entender é como vai se defender: em geral é uma escolha entre pressionar o adversário ou manter sua formação. Obviamente que existem muito mais detalhes do que isso, mas das duas, uma: ou você está pressionando o adversário para justamente diminuir seu espaço (de jogo) ou você está preocupado em montar uma barreira sólida para evitar que ele transpasse e alcance sua meta. Isso não quer dizer que você também não possa ter um meio termo entre as duas coisas.

Ao invés de ser taxativo aqui e dizer "você não pode isso, você não pode aquilo", prefiro “recomendar fortemente” que sempre se tenha uma função defensiva neste setor. O Dinamismo e o Controle técnico e de criatividade não são só providos por este setor, existem outras posições que também podem contribuir nesse sentido, já a segurança defensiva deve ser tratada como prioridade nesta região do campo, é inegociável.

Abaixo está um quadro com um resumo rápido de suas opções de função para os meio-campistas e onde elas se encaixam melhor, se nos sistemas de pressão ou nos mais estruturados:

Função (tarefa DEFENDER)

Sist. Pressão

Sist. Estruturado

Trinco

❌

✅

Médio Defensivo

✅

✅

Pivô Defensivo

✅

✅

MRB

✅

❌

CJR

✅

✅

Médio Centro

✅

✅

Você pode notar que o Trinco e o Meio-campista Recuperador de Bolas (MRB) são as únicas funções que realmente são adequados para apenas um único tipo de sistema defensivo. O Trinco foi projetado para proteger o espaço onde especialmente o “camisa 10” adversário (meia-ofensivo) flutua, de modo que, por sua natureza ele não saia pra pressionar; se ele for colocado dentro de um sistema de pressão é provável que acabe deixando lacunas ao não manter pressão sobre o seu marcador. Já o MRB é o inverso completo disso: ele não apenas protege o seu espaço designado como também sai para pressionar e com isso negar espaço aos adversários, o que significa que, em um sistema mais estruturado, ele abandonará sua formação original quebrando assim sua estratégia de posicionamento tático.

Existem opções de funções defensivas disponíveis em ambas as zonas do meio-campo: defensiva e central. Normalmente, sistemas de pressão vão dispor de mais jogadores em posições avançadas do campo. Já os sistemas mais estruturados vão fazer o contrário: espalhar jogadores em zonas mais recuadas. Assim como as funções e tarefas de cada jogador, a formação de sua equipe pode desempenhar um papel muito importante dentro da sua estratégia em se defender. Um 4-1-4-1 tem uma forma defensiva naturalmente compacta, com um Médio Defensivo posição entrelinhas - isso significa que você pode se dar ao luxo de ser um pouco mais aventureiro com suas funções e tarefas, se desejar. Se você utilizar apenas dois meias no setor de meio-campo, considere ser um pouco mais defensivo nesses quesitos. Você só não pode delegar a um único meio-campista central todo o trabalho defensivo no meio-campo, essa situação deve ser evitada sempre que possível.

Dinamismo

Essa é outra questão que é afetada pela forma como seu time joga. Se você costuma jogar no espaço das entrelinhas, você precisará de bons carregadores de bola e que gostem de ir até a linha de fundo. As equipes com estilo de jogo mais direto podem ser menos dependentes das chegadas até a entrada da área adversária (zona do pênalti), porém podem precisar de jogadores que possam oferecer uma ameaça com chutes de longa distância e/ou que recuperem essa bola nos arredores da grande área. Já uma equipe baseada na posse da bola pode estar mais focada no trabalho melhor dessa posse, mas ainda assim precisará de movimentações eficazes para fornecer-lhe linhas-de-passe e apoiar esse trabalho com a bola - essas movimentações podem ser um pouco menos agressivas, mas ainda são necessárias para aproveitar boas chances dentro do jogo.

A posição dos jogadores interfere nos tipos de movimentações que eles fazem. Normalmente, os jogadores que se movimentam a partir de posições mais recuadas do campo têm maior probabilidade de produzir ataques agressivos em direção ao gol, enquanto que aqueles que já se encontram em posições mais avançadas no terreno de jogo costumam apostar em investidas mais curtas, mais próximo ao gol ou em posições laterais.

Alguns de seus jogadores podem ser aqueles que quebram agressivamente as linhas, indo além dos atacantes. Outros podem ser aqueles que acompanham seu time, cobrindo grandes distâncias para estar sempre presentes em todo o campo. Vamos denominar o primeiro grupo de meias “velocistas” e o segundo grupo de meias “de resistência”.

Função (tarefa)

Resistência

Velocista

Médio Defensivo (apoiar)

✅

❌

MRB (apoiar)

✅

❌

Segundo Volante

❌

✅

Organizador Móvel

✅

❌

Médio Central (apoiar)

✅

❌

Médio Central (atacar)

❌

✅

Médio área-a-área

✅

❌

Carrilero

✅

❌

Mezzala

❌

✅

Médio Ofensivo (apoiar)

✅

❌

Médio Ofensivo (atacar)

❌

✅

Avançado Sombra

❌

✅

Jogadores que avançam agressivamente ao ataque (velocistas) podem se beneficiar de um companheiro “de cobertura” (resistência), para protegê-lo caso o time perca a posse de bola e tome o contra-ataque. Um exemplo dessa combinação seria o Segundo Volante junto do Trinco, justamente porque ambos estão posicionados mais defensivamente, porém o Segundo Volante avança bastante, enquanto o Trinco lhe cobre as costas.

Controle Técnico e de Criatividade

Assim como na questão do Dinamismo, você pode alcançar essa atribuição em outros setores diferentes do meio-campo central, mas a primeira pergunta que você precisa se fazer é: como seu time vai jogar? Se você joga num estilo mais direto, com apenas dois meias centrais, eles podem precisar priorizar outros aspectos de um desempenho no meio-campo. Já estilos que priorizam a posse quase sempre requerem pelo menos um meia que possa fornecer esse trabalho técnico e criativo no centro do campo.

O controle técnico pode ser fornecido em diferentes áreas do meio-campo. Um Regista por exemplo, tem total liberdade para receber a bola fora da defesa, flutuar no espaço (lateral e verticalmente) e fazer passes-chave ou que quebrem as linhas do meio-campo adversário. Um Trequartista faz a mesma coisa só que no terço final do terreno, deambulando pelo espaço, esperando para finalizar a gol ou passar, ou até mesmo servir de opção para tabelinhas (um-dois).

Além disso, você pode utilizar vários jogadores de criação para tentar oferecer controle técnico em várias áreas do campo. Dessa forma, um Construtor de Jogo Recuado e um Construtor de Jogo Avançado por exemplo podem permitir que seu time jogue com passes progressivos até chegar ao ataque, tentando dominar o espaço em todos os setores do jogo - isso pode ser especialmente útil se o adversário for um time mais forte que o seu, onde você teria o controle da posse evitando assim ser atacado.

O controle técnico não diz respeito somente aos jogadores que gostam de dar passes em progressão ou enfiadas de bola ao ataque, diz respeito também sobre jogadores que gostam de ditar o ritmo de jogo com o passe dentro da construção das jogadas, procurando encontrar constantemente seus companheiros em posições mais avançadas e também sobre aqueles que procuram carregar a bola. Você vai notar que um meio-campista poderá se encaixar em várias dessas categorias diferentes, desempenhando mais de uma função dentro da equipe.

Função

Passador

Driblador

CJR

✅

❌

Regista

✅

🔶 (parcialmente)

Organizador Móvel

✅

🔶

CJA

✅

✅

Trequartista

✅

✅

Enganche

✅

❌

Mezzala

✅

🔶

Médio Ofensivo

✅

✅

 A criatividade não é aplicada apenas no trabalho com a posse, mas também sem a bola: o movimento dos jogadores que vão até o fundo do campo, caem pelos lados ou exploram os espaços entrelinhas podem tirar os oponentes de sua posição original ou criar superioridade numérica em outras áreas. O Trequartista faz muito movimento lateral, além de simplesmente deambular pelo campo ofensivo. Isso pode ajudar a criar uma superioridade numérica nos flancos, por exemplo. Já o Enganche ficará mais restrito na zona onde originalmente ocupa o clássico “camisa 10” (centralizado, bem próximo da grande área), sem executar movimentos laterais. Como já discutimos, isso pode atrair oponentes, liberando colegas de equipe nos espaços criados a partir disso. O grande “porém” com relação ao Trequartista e Enganche, comparado a um CJA por exemplo é que embora o movimento sem bola deles seja mais interessante (oferecendo uma transição ofensiva mais ágil), geralmente eles não oferecerão muita contribuição defensiva, o que pode se tornar um desafio pra quem opta por um sistema de pressão no adversário. Você precisará levar isso em consideração ao escolher o restante das funções dentro de sua formação, pois pode ser necessário selecionar mais dois jogadores mais defensivos para balancear esse sistema.

Considere também o impacto que um jogador pode ter no ritmo de jogo da sua equipe. Jogadores criativos, mas mais diretos aumentarão esse ritmo - o que pode não ser a melhor opção se você estiver jogando com um estilo de controle da posse. Por outro lado, um passador mais cadenciado (um CJA, por exemplo) provavelmente não vai fornecer um bom suporte para uma equipe que joga com transições rápidas, enfrentando uma boa retranca. Na verdade, não existe o certo e o errado nessas decisões e construções da equipe, porém todas as suas escolhas com relação a estilo, formação, funções e tarefas devem se complementar, para não haver conflito entre elas.

Meias centrais que “abrem” o campo

Alguns meias centrais também precisam ter alguma responsabilidade pela largura do jogo da equipe. Isso é muito observado numa estrutura com três meias centrais e passa-se a ser quase que fundamental quando a formação alinha 4 meio-campistas no setor.

Aliás, jogar com 4 meias centrais é uma clara estratégia para dar consistência ao setor, se valendo de uma superioridade numérica para fortalecer ainda mais a proteção à defesa. Obviamente que essa superioridade precisa oferecer uma boa dose de criatividade e movimentos ofensivos, além é claro de trabalhar duro defensivamente também, oferecendo um certo equilíbrio para compensar a falta de jogadores de lado de campo nos sistemas que não utilizam esse tipo de jogador.

Todavia, (utilizar 4 meias) é um ótimo recurso para preencher a área mais importante do campo, com jogadores que oferecerão tanto uma estabilidade defensiva, quanto uma superioridade numérica ofensiva também. As maneiras mais óbvias de formatar o setor com esses 4 jogadores são a formação em diamante (VOL, 2 MCs e MAC) e a formação “BOX” ou “caixa” (2 VOLs e 2 MACs).

É importante enfatizar aqui que a largura é algo que você precisa considerar dentro de seu sistema de jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Assim, você pode prover largura para seu sistema com seus laterais/alas avançando de forma bastante agressiva ou pode também utilizar movimentos laterais de funções centrais dos meias, como o Trequartista (que flutua para os flancos), o Mezzala (que provém amplitude de jogo com e sem a bola), ou um Carrilero, que vai subir e descer no setor entre os espaços livres. Por mais que você goste da estratégia de posse de bola ou de dominar o meio, você precisa de largura em seu estilo de jogo, mesmo que seja apenas para espaçar seus adversários e criar mais espaço para jogar. As funções que você escolhe em um meio-campo como esse também dependem do estilo de jogo que você gosta de usar (de posse, sem a bola, com dribles, forma mais defensiva e etc).

Meias centrais que provém Largura

CARRILERO ✔️

MEZZALA ✔️

TREQUARTISTA ✔️

 Existem algumas opções para você configurar o meio-campo “BOX” (ou o da caixa): com dois pares de jogadores no meio-campo de ataque, na faixa central ou mais defensivo. Uma maneira simples de escolher as funções e tarefas aqui é lembrar: você precisa de um par mais defensivo e um par mais ofensivo de jogadores. Traga essa decisão de volta às funções essenciais de um meio-campo: segurança defensiva, dinamismo e controle técnico e de criatividade.

Em um meio-campo diamante, o MAC corre um alto risco de ser “excluído” do jogo, para que isso não aconteça você possui duas saídas: você pode usá-lo para atrair oponentes e depois explorar o espaço que eles vão gerar em suas costas (por exemplo usando um Enganche ou um CJA na tarefa Suporte), ou pode garantir que ele tenha um bom movimento lateral ou vertical para se desmarcar dos adversários ou até mesmo atraí-los com ele. Um Trequartista flutua para as laterais do campo, e um Avançado Sombra tende a avançar agressivamente. Você também pode considerar o Médio Atacante, que pode realizar movimentos verticais e laterais, dependendo da situação.

Uma função adicional das formações de meio-campo com quatro jogadores é que elas permitem selecionar um número maior de funções específicas. Por exemplo: um Regista ou um CJR pode se beneficiar da ajuda defensiva adicional de companheiros de equipe, enquanto o MRB pode se sentir à vontade para pressionar em busca da bola, sabendo que existem outros companheiros em posições mais recuadas para lhe cobrir, caso ele esteja exposto.

 

Texto traduzido e adaptado por Leho. para o FManager Brasil. Capítulo extraído do volume "Pairs & Combinations - The Ultimate Guide", de autoria do membro Llama3, registrado no fórum da SI.

Fonte: https://community.sigames.com/topic/513829-pairs-combinations-the-ultimate-guide-released/
Revisão: @Henrique M.
Banner: @_Matheus_

Postado

Muito bom texto.

  • Diretor Geral
Postado
6 hours ago, Thiago said:

Muito bom texto.

Obrigado, Thiagão!

O pessoal gostando e interagindo, eu vou tentar continuar com esse guia dentro dos outros setores do time, pois acho que esclarece bastante as coisas em determinadas funções dentro da tática e tals. É bem bacana.

Postado
37 minutos atrás, Leho. disse:

Obrigado, Thiagão!

O pessoal gostando e interagindo, eu vou tentar continuar com esse guia dentro dos outros setores do time, pois acho que esclarece bastante as coisas em determinadas funções dentro da tática e tals. É bem bacana.

Algumas coisas eu já sabia e outras não.

Das funções, tem umas que não gosto de usar, raramente uso. MRB acho que faz muitas faltas e Médio de área a área acho um jogador burro as vezes, chuta muito de longe sem precisar, o Mezzala faz a função muito melhor.

  • Diretor Geral
Postado
22 minutes ago, Thiago said:

Algumas coisas eu já sabia e outras não.

Das funções, tem umas que não gosto de usar, raramente uso. MRB acho que faz muitas faltas e Médio de área a área acho um jogador burro as vezes, chuta muito de longe sem precisar, o Mezzala faz a função muito melhor.

Pois é, pra nós que já jogamos anos a fio esse tipo de conteúdo sempre traz info' que a gente já sabe, o legal então é absorver aquilo que desconhecíamos ou que passava desapercebido por nós durante a jogatina, heheh. Info nova.

😉

---

MRB realmente é um jogador com alto índice de faltas (e de amarelos também), mas aí eu acho que é da função, é o preço que se paga. Eu gosto de usá-lo quando o seu companheiro de meio-campo não é lá um cara que vai ajudar mt defensivamente, como um meia bastante criativo e letárgico. Agora, se você tiver dois jogadores mais híbridos (ataque <<->> defesa), aí acho que o MRB não compensa mesmo.

Já o problema do B2B aí é simples de resolver: setar individualmente para "NÃO rematar de longe", hehe... eu odeio essa caraterística, justamente porque gosto de impor o controle da posse e trabalhar a jogada de pé em pé. Jogador "burro" chutando de longe me emputece demais, hahahahaha! O Mezzala eu tenho usado menos, não sei se porque não estar tão familiarizado ainda com a função, não sei...

Postado

Realmente muito bom o texto, cobre praticamente tudo que se precisa saber sobre as funções de meio campo. 

Eu não gosto muito de jogar com pontas/extremos, por isso uso 2 mezzalas para dar amplitude ao time e um Organizador Móvel centralizado, mas lendo agora o artigo já estou mudando um pouco minha visão, e vou testar uma posição mais "segura", como um MC Defender ou até mesmo um CJR Defender. Eu costumo usar um Pivô Defensivo associado a essa trinca, se não o time fica muito ofensivo, e esse Pivô na maioria das vezes funciona como um 3º zagueiro. 

Algumas outras funções como o Carrilero eu nunca tentei, e nem mesmo jogar com 2 volantes. 

Grande artigo, traga mais quando der heheh. 

Valeu demais!!

Postado

Eu me baseio muito nesse material que você traduziu. Poderia fazer o mesmo com o resto! Seria muito útil ao fórum e os usuários!!!

  • Diretor Geral
Postado
3 hours ago, ElPeroMG said:

[...] Algumas outras funções como o Carrilero eu nunca tentei, e nem mesmo jogar com 2 volantes. [...]

Nunca jogou com 2 volantes por opção ou pela situação dos elencos mesmo? Porque é uma formatação que sempre me agradou, desde mt tempo e mt versões anteriores. A grande preocupação aqui é não esvaziar completamente a faixa do meio-campo central: um dos volantes PRECISA dar suporte ofensivo e preencher essa lacuna que se cria. Ou até mesmo setar um meia ofensivo pra dar suporte ali, é outra opção também.

Mas te falar que funciona direitinho, hehehe. É só saber montar.

Obrigado pelos elogios, com esse feedback fica difícil não se motivar a traduzir mais hahahah! 😂😉

 

1 hour ago, Banton said:

Eu me baseio muito nesse material que você traduziu. Poderia fazer o mesmo com o resto! Seria muito útil ao fórum e os usuários!!!

Esse material é bem famoso no nosso meio dos managers né, heheh... o autor foi mt feliz ao produzi-lo. Eu já havia explorado ele um pouco, mas confesso que nunca mergulhei da forma como o fiz agora, pra poder traduzi-lo aqui pro fórum. É mt bom! Claro, como já disse pro Thiago ali, tem mt coisa que a gente já sabia pela experiência de jogar a tanto tempo, mas tem mt coisa também que casa perfeitamente com o nosso conhecimento prévio, e isso é mt bacana!

Vamos ver, vamos ver hahaha... quero traduzir mais sim. Veremos.

Postado

Eu havia lido esse artigo acho que uns 3 anos atrás e ele abriu meus olhos. Não apenas esse mas outros tbm. Antes eu apanhava rs, nem sabia o que eu escolhia ou como as diferentes funções empenhavam juntas. Bom demais, o artigo completo acho que fala tbm das combinações no ataque.

  • 1 ano atrás...
Postado

Pra vocês qual o melhor trio em um 4-3-3 com pontas, ofensivo. Queria simular um "5"( uso MD - Defender),"8"(uso MAA) e um "10"(uso o CJA - Atacar), seria essa a melhor maneira?

Postado (editado)
Em 01/11/2021 em 14:39, joaopedromp1 disse:

Pra vocês qual o melhor trio em um 4-3-3 com pontas, ofensivo. Queria simular um "5"( uso MD - Defender),"8"(uso MAA) e um "10"(uso o CJA - Atacar), seria essa a melhor maneira?

Só altera o CJA - Atacar pelo MC (At). Mas o seu atacante no 4-3-3 por ser isolado, ele tem que ter uma função coletiva também. Um AvR (At) ou um Atacante Completo (At) é uma boa com esse MC (At) e os pontas também.

E dependendo da função dos seus laterais, eu pensaria seriamente em ajustar esse MAA (Ap) para MRB (Ap). Fazem quase a mesma função, só que o MRB (Ap) é mais defensivo. Inclusive, tornou-se uma das minhas preferidas. Só toma cuidado com os cartões. Eu geralmente fazia um misto entre MAA e MRB com o MC (Ap) pois ele é um coringa. Dá pra editar TODAS as instruções dele e colocava de acordo com a tática.

Editado por Banton
  • 2 meses depois...

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...