Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quais/Quantas ligas selecionar?

DRMoreira04

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, boa noite.

Com a volta do futebol na Europa, me veio o desejo de iniciar um save por lá, porém, quando seleciono muitas ligas, o meu PC (obviamente) não roda tão rápido quanto eu gostaria.

Jogando na América do Sul, costumo selecionar todas as ligas do continente, EUA e México + TOP-6 da Europa + Rússia, Ucrânia, Bélgica, etc: o resultado é ótimo, roda bem bacana ainda mais que utilizo o FM Speeder.

Gostaria, portanto, de saber quais ligas vocês recomendariam que eu selecione quando for jogar em Portugal ou na Polônia, por exemplo? Quais ligas mais casam com esses países? Quantos mil jogadores eu posso selecionar que fica legal? Por fim, como vocês configuram os jogadores adicionados (naquela database mais manual)?

• Diretor Geral
Postado
10 hours ago, DRMoreira04 said:

[...]

Bom, se você seleciona esse tanto de liga aí jogando na América do Sul, seu PC nem é tão ruim assim vai, hahahah... mas vamos lá. Faz tempo que eu não jogo em Portugal, mas acho que se fosse pra criar um save por lá, eu adicionaria: TOP-5 da Europa + Brasil, Argentina, México, China, Turquia e Sérvia.

O @Henrique M. pode dizer também quais ele adicionou na sua história lá da PM.

Agora, na Polônia eu nunca joguei, mas se fosse pra criar um por lá, acho que desses que eu selecionei em Portugal eu retiraria os sul-americanos + México, e adicionaria nações vizinhas e que tenham relevância no futebol, como Ucrânia, Áustria, Rep. Tcheca, e por aí vai. 

Quanto ao tamanho da dB, aí é só o jogo que vai te dizer... quantos mil jogadores você costuma selecionar jogando na América Latina? Se baseie em cima desse número, é um bom parâmetro. Eu costumo selecionar "clubes de topo" de Europa + Am. do Sul, além de algumas nações dependendo do país que quero fazer carreira. Sempre fica algo em torno de 80k, pro meu PC é de boas.

Postado
Em 06/06/2020 em 07:42, Leho. disse:

Bom, se você seleciona esse tanto de liga aí jogando na América do Sul, seu PC nem é tão ruim assim vai, hahahah... mas vamos lá. Faz tempo que eu não jogo em Portugal, mas acho que se fosse pra criar um save por lá, eu adicionaria: TOP-5 da Europa + Brasil, Argentina, México, China, Turquia e Sérvia.

O @Henrique M. pode dizer também quais ele adicionou na sua história lá da PM.

Agora, na Polônia eu nunca joguei, mas se fosse pra criar um por lá, acho que desses que eu selecionei em Portugal eu retiraria os sul-americanos + México, e adicionaria nações vizinhas e que tenham relevância no futebol, como Ucrânia, Áustria, Rep. Tcheca, e por aí vai. 

Quanto ao tamanho da dB, aí é só o jogo que vai te dizer... quantos mil jogadores você costuma selecionar jogando na América Latina? Se baseie em cima desse número, é um bom parâmetro. Eu costumo selecionar "clubes de topo" de Europa + Am. do Sul, além de algumas nações dependendo do país que quero fazer carreira. Sempre fica algo em torno de 80k, pro meu PC é de boas.

Obrigado pela resposta, @Leho.!

Sim, na verdade o meu PC não é tão ruim assim, mas o problema está comigo mesmo: sou bem chato com a questão da realidade, daí, fico me cobrando ter o máximo possível de ligas selecionadas. Antes eu costumava selecionar TODAS as ligas do jogo, mais algumas adicionadas, ultrapassando os 120k de jogadores, entretanto, atualmente seleciono de 70 a 90k, aproximadamente.

Uma coisa que me confunde e que eu nunca mexi foi na implantação de jogadores de forma manual, quando as pessoas mexem diretamente na DB. Como funciona? Faz muita diferença ao invés de só selecionarmos as ligas mesmo?

• Diretor Geral
Postado
2 hours ago, DRMoreira04 said:

Uma coisa que me confunde e que eu nunca mexi foi na implantação de jogadores de forma manual, quando as pessoas mexem diretamente na DB. Como funciona? Faz muita diferença ao invés de só selecionarmos as ligas mesmo?

Não sei se entendi sua pergunta... você fala em implantação manual aquilo que a gente faz ao personalizar a dB? Seria isso?

Se for isso, faz bastante diferença sim, porque vai carregar jogadores que talvez você não tenha setado dentro das ligas jogáveis (ou "ver apenas"). Tanto faz diferença que ele influi diretamente no número total de jogadores carregados no momento da criação do save. Pode reparar.

• Vice-Presidente
Postado

O ideal é ter no máximo entre 40 mil e 60 mil jogadores carregados, se você planeja algo de longo prazo. Mais que isso, compromete a velocidade futura do jogo. Pra jogar em Portugal, como o Léo falou, escolhi essas ligas: Alemanha (apenas Bundesliga), Escócia (Premiership apenas), França (apenas Ligue 1), Inglaterra (apenas Premier League), Itália (apenas Serie A), Espanha (apenas LaLiga Santander), Portugal (2ª divisão distritais e acima), Rússia (Premier League apenas), Turquia (apenas Süper Lig), Ucrânia (apenas Prem'er Liha) e Brasil (apenas Brasileirão Série A).

Postado

O cálculo de quanto cada divisão pesa no processamento vai depender de quantos jogos ela adiciona. Então países com várias copas como Inglaterra e Brasil pesam mais que a média.

Se você conseguia rodar mais de 10 divisões incluindo esses dois, só aconselho a não adicionar mais de uma divisão de países onde você não planeja treinar. O arquivo do jogo salvo vai aumentar proporcionalmente à quantidade de ligas ativas mas o processamento dos dias não muda muito a não ser que sua RAM seja menos de 8GB.

Postado

Eu tô colocando apenas a liga em que quero jogar e o resto em "Apenas Ver". Ai na base de dados, eu coloco "Grande" ou boto todos os jogadores com reputação nacional do continente Europeu e Latino.

• Diretor Geral
Postado
2 hours ago, Banton said:

Eu tô colocando apenas a liga em que quero jogar e o resto em "Apenas Ver". Ai na base de dados, eu coloco "Grande" ou boto todos os jogadores com reputação nacional do continente Europeu e Latino.

E isso tem suprido bem suas necessidades e objetivos dentro do save? Na hora de pesquisar e contratar jogadores, por exemplo?

Postado
3 horas atrás, Leho. disse:

E isso tem suprido bem suas necessidades e objetivos dentro do save? Na hora de pesquisar e contratar jogadores, por exemplo?

Sim, irmão! Tá sendo bem bacana. É como se estivesse com várias ligas carregadas. Só que não mostra jogadores com reputação baixa (promessas por exemplo). Fora isso, tudo normal. Só tenho criado saves assim ultimamente.

Meu medo é quando a maioria dos jogadores reais se aposentarem e o save ser dominados por newgens. Ai eu não sei como vai ficar. Se os clubes vão ficar completos (com vários jogadores criados) ou se vai ter aqueles cinzas jogando.

• Diretor Geral
Postado
7 hours ago, Banton said:

Sim, irmão! Tá sendo bem bacana. É como se estivesse com várias ligas carregadas. Só que não mostra jogadores com reputação baixa (promessas por exemplo). Fora isso, tudo normal. Só tenho criado saves assim ultimamente.

Meu medo é quando a maioria dos jogadores reais se aposentarem e o save ser dominados por newgens. Ai eu não sei como vai ficar. Se os clubes vão ficar completos (com vários jogadores criados) ou se vai ter aqueles cinzas jogando.

Hummmmm, que interessante!

Eu sempre olhei com desconfiança pra essa opção do "Ver Apenas", por isso fiquei curioso com sua estratégia, hahahaha. Bom saber que a experiência é boa assim também.

Postado
11 hours ago, Leho. said:

Olá, Leho e @Banton,

Acho que existe uma situação muito importante que envolve a questão da lista de ligas ativas de um save.

Deixar uma liga ativa e as demais "apenas ver" deixa o save mais fácil nos encontros continentais. Por exemplo, é muito mais fácil conquistar a Libertadores com um clube boliviano se somente a liga boliviana estiver ativa, do que se você ativar também as ligas brasileira e argentina. Da mesma forma será muito mais fácil conquistar a Champions com um clube francês se as ligas da Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália não estiverem ativas. Na minha opinião é preciso levar isso em conta, se a competitividade no save é algo importante para quem está jogando.

• Diretor Geral
Postado

Pois é @ggpofm, eu sei disso e tals... inclusive andei relendo esse tópico aí recentemente. Mas é interessante ver outros pontos na hora de se criar um save também, e isso vai depender do objetivo de cada na verdade né?

Mas valeu pelo toque mesmo assim. 😉

Postado

Geralmente em saves de carreira numa equipe só (Ex: Europa), carrego uma database pequena com todos os países da Europa + Brasil e Argentina.

a) Boto todos as equipes europeias + Brasil Argentina e países sul-americanos no "Ver Apenas"
b) No custom, boto países setados "Apenas times da 1ª divisão" (para países fortes como Itália, Alemanha, Espanha, Brasil e Argentina) 
c) E "Carregar equipes principais do país" (para países relativamente medianos/fracos como Turquia, Rússia, Ucrânia, além de Uruguai, Colômbia e Chile) 

Pra mim vem sendo bastante satisfatório. Gira em torno de 30-35mil jogadores.

• Diretor Geral
Postado
3 minutes ago, P.S.Y. said:

Geralmente em saves de carreira numa equipe só (Ex: Europa), carrego uma database pequena com todos os países da Europa + Brasil e Argentina.

a) Boto todos as equipes europeias + Brasil e Argentina no "Ver Apenas"
b) No custom, boto países setados "Apenas times da 1ª divisão" (para países fortes como Itália, Alemanha, Espanha, Brasil e Argentina) 
c) E "Carregar equipes principais do país" (para países relativamente medianos/fracos como Turquia, Rússia, Ucrânia, além de Uruguai, Colômbia e Chile) 

Pra mim vem sendo bastante satisfatório. Gira em torno de 30-35mil jogadores.

Mas divisão jogável então mesmo você só seta a do país do clube de carreira, certo? O resto é tudo no "Ver Apenas" nessa configuração que tu citou aí?

Postado
2 minutos atrás, Leho. disse:

Mas divisão jogável então mesmo você só seta a do país do clube de carreira, certo? O resto é tudo no "Ver Apenas" nessa configuração que tu citou aí?

Isso, Leho! Estou num save com o Plymouth Argyle na Inglaterra. Daí carrego a Inglaterra inteira e o resto dos países no "Ver Apenas". 

Aí lá no custom, faço essas alterações que citei acima. Pra mim, fazer isso ajuda a manter um certo equilíbrio nas competições europeias. 

Postado
2 hours ago, Leho. said:

Pois é @ggpofm, eu sei disso e tals... inclusive andei relendo esse tópico aí recentemente. Mas é interessante ver outros pontos na hora de se criar um save também, e isso vai depender do objetivo de cada na verdade né?

Mas valeu pelo toque mesmo assim. 😉

Sim, é importante ver outros pontos também, como a velocidade de processamento do save,  e como você bem disse, vai depender dos objetivos de casa um, por isso que eu também fiz a ressalva: "se a competitividade no save é algo importante para quem está jogando." 

Postado
9 horas atrás, ggpofm disse:

Olá, Leho e @Banton,

Acho que existe uma situação muito importante que envolve a questão da lista de ligas ativas de um save.

Deixar uma liga ativa e as demais "apenas ver" deixa o save mais fácil nos encontros continentais. Por exemplo, é muito mais fácil conquistar a Libertadores com um clube boliviano se somente a liga boliviana estiver ativa, do que se você ativar também as ligas brasileira e argentina. Da mesma forma será muito mais fácil conquistar a Champions com um clube francês se as ligas da Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália não estiverem ativas. Na minha opinião é preciso levar isso em conta, se a competitividade no save é algo importante para quem está jogando.

Então, amigo... Joguei muito pouco o FM 19 e no 20 eu desinstalei depois de meia hora jogando. Essa minha versão é a 18, então não sei se o meu feedback serve para os FM mais atuais. Mas, vou falar um pouco sobre como estão as coisas desde que resolvi jogar com 1 liga ativa apenas.

Aqui estão ativas: França (todas as divisões) e Itália (1ª e 2ª). O resto das ligas eu me baseei no ranking do próprio jogo e coloquei em 'Apenas Ver'. Já na database, o tamanho está 'Grande' mas coloquei também os continentes da América do Sul e Europa com a opção 'Jogadores de reputação nacional'.

Eu jogo assim há um bom tempo e foi graças a esse tópico que você mencionou que pude chegar nesse estilo de database. A minha preocupação não era com a falta de competitividade e sim com o mercado. Mas ainda bem que as coisas estão funcionando como o esperado porquê todos os jogadores de reputação nacional estão presentes. Com isso, equipes que vão para torneios continentais, tem seu elenco completo. Principalmente clubes de reputação grande. Obviamente, times de ligas não-oficiais ficam com jogadores em falta, mas tem mais jogadores que o padrão. Por exemplo, dois jogadores do meu time são da Estônia e Montenegro respectivamente. Tem um jogador chamado Bruno Xavier. O cara tava escondido num time que nunca ouvi falar no Brasil e trouxe ele para o meu time - mesmo não tendo o Brasil ativo. Mas por conta da sua reputação ser Nacional, ele apareceu no game.

E não fica preso só na América do Sul e Europa. Em países asiáticos, é possível ver europeus e latinos também. Ou seja, a opção de "jogadores de reputação nacional" não se limita apenas ao continente. Eu como bom Flamenguista, encontrei o Thiago Santos (atualmente na Chapecoense) brilhando no seu antigo clube da Índia.Confesso à você que não joguei a Champions League desde que passei a utilizar essas modificações na database. Mas acredito que esteja competitivo devido a quantidade de jogadores presentes no save e ao mercado muito ativo.

Postado
43 minutes ago, Banton said:

Mas acredito que esteja competitivo devido a quantidade de jogadores presentes no save e ao mercado muito ativo.

Compreendo perfeitamente seu interesse por um mercado mais ativo e é totalmente válida sua escolha, afinal é o seu foco. Contudo no que diz respeito à competitividade e aos confrontos com clubes europeus de países que não estão ativos no seu save, com o passar das temporadas e os jogadores reais começarem a se aposentar você verá que a competitividade será enfraquecida e isso ocorre em qualquer versão do FM, infelizmente.

Logicamente, você pode continuar carregando a database que deseja, mas colocando o mínimo de ligas ativas para ter uma Champions League mais desafiante. Por exemplo, no seu caso as três ligas europeias mais bem ranqueadas (Inglaterra, Espanha e Alemanha) não estão ativas. Não tenha dúvidas, será mais fácil ganhar a Champions. Só achei importante fazer a ressalva para marcar a diferença entre um save com ligas ativas e outro com ligas ativas e outras em apenas ver. Bola pra frente e boa sorte com o save.😉

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...