Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O Guia das Instruções de Beira de Campo do FM

Henrique M.

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

n5L77mb.png

Dúvidas sobre as instruções de beira de campo ou ordens ou palestras ou gritos sempre existem e vão existir. Seja por parte de quem já conhece o jogo e não usa a ferramente, seja por parte de quem está chegando agora. É importante frisar que o Guia das instruções de beira de campo do FM não é um material que pretende explicar quando, onde e como usar (ou não usar) essas instruções, mas que obviamente forneceremos um contexto onde é mais apropriado optar por determinada instrução.. O objetivo é explicar o que cada uma significa e a reação que ela causa dentro do jogo.

O que são as instruções de beira de campo?

As instruções ou ordens de beira de campo é uma das opções que você tem, como treinador, de tentar interferir no comportamento e atuação dos seus jogadores. O menu fica localizado na parte superior direita da tela, durante uma partida. A localização é baseada nas skins padrões fornecidas pela Sports Interactive, se você faz uso de uma skin alternativa, o menu de instruções pode estar em outro lugar.

FC-Ferreiras---Sao-Luis_-Pitchc86b8fae56

As instruções, quando usadas, afetam a motivação e linguagem corporal dos atletas. Elas funcionam de maneira similar as palestras de pré-jogo e do intervalo. Os resultados que podem ser obtidos variam de jogador para jogador, já que a personalidade do jogador irá afetar a reação do mesmo. Dessa forma, é preciso compreender seus jogadores para extrair o máximo das instruções de beira de campo.

E é importante frisar nenhuma instruções irá alterar sua tática, apesar de algumas delas sugerirem que isso pode ocorrer. As instruções se relacionam apenas com o moral dos jogadores e sua linguagem corporal, elas não modificam nenhum tipo de instruções aos jogadores, seja coletivamente ou individualmente. Por fim, todas elas são de curta duração, ou seja, não funcionam por toda a extensão de um jogo. Um tempo de referência bom seria 10 minutos entre cada instrução e outra, contudo, o próprio jogo irá lhe proibir de utilizar em sequência o menu, ou seja, quando estiver liberado uma nova interação, certamente a última instrução já perdeu seu efeito.

Quais são as instruções de beira de campo?

Ao todo, existem dez instruções de beira de campo:

• Encorajar;
  • Acalmar;
  • Pedir criatividade;
  • Concentrar;
  • Mostrar Alguma garra;
  • Sem Pressão;
  • Juntar Linhas;
  • Avançar;
  • Pedir mais;
  • Elogiar;

Como usar as instruções de beira de campo?

Para usar essas instruções é fácil, basta clicar no botão das ordens, que um menu flutuante irá aparecer. Nele, você terá dez tipos de instruções diferentes para escolher. Ao clicar em qualquer uma delas, você dará aquela instrução para todo o seu time.

FC-Ferreiras---Sao-Luis_-Pitch9e0fc204d2

Contudo, caso você deseje direcionar sua instrução para algum grupo de jogadores ou até mesmo para apenas um jogador, basta clicar na setinha branca, que um novo menu irá abrir. A primeira opção lhe permite escolher qualquer jogador para direcionar a sua instrução ou grito. Em uma caixinha no canto superior direito, você pode escolher direcionar para seus defensores, meio-campistas e atacantes, assim como para todo mundo, mas é meio contraprodutivo, já que existe uma opção que faz a mesma coisa em menos passos.

FC-Ferreiras---Sao-Luis_-Pitchada54b38b4

O que fazem as instruções de beira de campo?

Encorajar

Essa é simples, como o nome diz, ela fornece encorajamento para seus jogadores, e aumenta o moral dos mesmos. Essa opção apresenta melhores resultados com jogadores que estão com o moral baixo ou bem aquém do restante dos companheiros de equipe. Ao utilizá-la, você irá tentar dar aquele empurrãozinho para que o time se recupere de algum baque.

Acalmar

Essa instrução busca acalmar os jogadores para evitar que eles tomem cartões, seja o amarelo ou o vermelho. Essa é uma instrução que causa muita confusão, já que muita gente acha que ela serve para acalmar os jogadores que estão receosos ou com medo na partida. Ela deve ser utilizada em jogadores que estão amarelados ou em algum jogador que está com a linguagem corporal nervosa ou furiosa.

Pedir criatividade

Essa instrução busca fazer com que seus jogadores se esqueçam momentaneamente de suas obrigações defensivas ou até mesmo da cautela do atleta. Ela fornece, momentaneamente, mais liberdade criativa para seus jogadores "desobedeçam" suas instruções. Ou seja, você pede para que seus atletas demonstrem mais criatividade na organização e construção de jogadas, ou até mesmo na hora de finalizar. Ela é interessante de ser usada quando as coisas parecem não estar fluindo do jeito que você esperava, ou então, para tentar surpreender algum adversário sem ter que modificar toda sua estrutura tática.

Concentrar

Essa instrução pede aos seus jogadores para que se foquem e concentrem no jogo. Ela deve ser direcionada para jogadores que estão se mostrando complacentes ou desinteressados com o jogo. Ela é uma boa maneira de trazer um atleta de volta para o jogo ou até mesmo evitar que seu time cometa algum erro bobo ou deslize após fazer ou sofrer um gol.

Mostrar Alguma Garra

Essa instrução tem o mesmo objetivo da torcida quando grita: "Raça, Raça, Raça, Raça!". Ela busca colocar aquele instinto matador e aquela vontade imensurável de destruir o adversário, de se jogar na frente de todas as bolas que forem ao gol. Essa é melhor para jogos decisivos, ou naquele clássico, e seus jogadores não parecem lá muito interessados em jogar futebol. Usar com parcimônia, pois pode fazer com que seus jogadores fiquem frustrados ou furiosos.

Sem pressão

Lembra quando eu disse que muita gente utiliza o Acalmar para tentar fazer com que quem estiver se sentindo pressionado pela partida, consiga se tranquilizar? Essa é a instrução que deve ser utilizada no lugar com o objetivo de dar um pouco de paz e tranquilidade para que um atleta não sinta o peso do jogo ou da camisa. Ela casa bem com jogadores jovens ou que estão estreando, ou então, algum jogador que está voltando de lesão.

Juntar Linhas

Essa instrução visa diminuir o espaço entre suas linhas e modificar o foco da sua equipe, temporariamente, para a defesa. Ela é importante para quem quer segurar aquela vantagem nos minutos finais, mas não quer abdicar de seu estilo tradicional, ou então, naquele momento após um gol, para evitar que o adversário empate imediatamente.

Avançar

Essa instrução é oposto do Juntar Linhas, ela visa mandar seu time para cima do adversário, modificando o foco, temporariamente, para o ataque. Como ela é o oposto da instrução mais defensiva, essa deve ser usada quando você precisa urgentemente de um gol, ou então para surpreender um adversário. Vai bem depois daquele golzinho sofrido.

Pedir Mais

Essa instrução é para tentar acender o brilho nos olhos dos seus jogadores para buscar uma vitória. É uma opção menos agressiva que o Mostrar Alguma Garra, então, em um jogo normal ou mais tranquilo, pode ser uma boa opção. Usar com parcimônia, pois pode fazer com que seus jogadores fiquem frustrados ou furiosos.

Elogiar

Essa instrução elogia os jogadores, e como a maioria dos jogadores de FM não é muito adepta de ver seus jogadores feliz, quase ninguém usa. Contudo, elogiar seus jogadores pode ter o efeito contrário do que você imagina. Após um gol, ou até mesmo após um momento de extrema dominância do seu time, um elogio pode fazer com que seus jogadores fiquem ainda mais motivados para marcar um ou mais gols. Também use com parcimônia, já que se exagerar, pode fazer com que seus jogadores percam interesse pelo jogo ou fiquem complacentes.

E com isso, chegamos ao fim do nosso guia de instruções de beira de campo do FM. Espero que ele possa lhe ajudar a encontrar a melhor maneira de se relacionar com seus jogadores e que você possa conquistar muitos títulos enlouquecendo seus jogadores da área técnica de tanto gritar na orelha deles.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o Engenharia do Futebol e FManager Brasil
Banner: @_Matheus_

• Diretor Geral
Postado

Já fizeram testes/experimentos sobre a efetividade desse gritos no FM20, @Henrique M.? Porque me lembro que nas versões anteriores eles eram completamente nulos, hahahahah... pra dizer o mínimo.

Eu estava deixando a cargo do Adjunto, mas percebi que depois de um tempo ele mais errava do que acertava nesses gritos, aí deixei comigo mesmo, e uso mt raramente. Os que mais lanço mão são: "encorajar", "acalmar" e "pedir mais". Não sabia desse "juntar linhas" aí, vou testar aqui.

Postado

Bem legal a explicação mesmo. Eu uso bastante esses gritos. Toda hora que posso eu uso. Mas eu acabei escolhendo só 3, porque são os únicos que surtiram efeito pra mim.

"Pedir Criatividade", "Mostrar Alguma Garra" (Esse aqui se estiver perdendo, o time todo fica motivado), e "Elogiar". Os outros sempre que uso metade fica motivado e metade confuso.

Postado

Uso sempre e são extremamente efetivos.

• Diretor Geral
Postado
5 hours ago, diegodfa said:

Uso sempre e são extremamente efetivos.

Que curioso isso, bacana esse seu relato! Nunca vi ninguém dizendo isso, sinceramente... mas você sente que eles surtem esse efeito todo no rendimento dentro de campo mesmo ou "apenas" na linguagem corporal dos atletas?

• Vice-Presidente
Postado
15 hours ago, Leho. said:

Já fizeram testes/experimentos sobre a efetividade desse gritos no FM20, @Henrique M.? Porque me lembro que nas versões anteriores eles eram completamente nulos, hahahahah... pra dizer o mínimo.

Eu estava deixando a cargo do Adjunto, mas percebi que depois de um tempo ele mais errava do que acertava nesses gritos, aí deixei comigo mesmo, e uso mt raramente. Os que mais lanço mão são: "encorajar", "acalmar" e "pedir mais". Não sabia desse "juntar linhas" aí, vou testar aqui.

Cara, eles são bastante bem-vistos na comunidade britânica, que utilizam ele a rodo, desde sempre. Talvez tenha um pouco de viés de confirmação desse pessoal, mas eles parecem bem satisfeitos com os resultados demonstrados.

• Diretor Geral
Postado
9 minutes ago, Henrique M. said:

Cara, eles são bastante bem-vistos na comunidade britânica, que utilizam ele a rodo, desde sempre. Talvez tenha um pouco de viés de confirmação desse pessoal, mas eles parecem bem satisfeitos com os resultados demonstrados.

Hummmm, interessante. Boa!
Vou me atentar melhor então à eles, e ver se consigo bons resultados igual aos amigos britânicos, e também aos brasileiros tipo o @diegodfa aí hehehe! Vlw 👍🏽

Postado
12 horas atrás, Leho. disse:

Que curioso isso, bacana esse seu relato! Nunca vi ninguém dizendo isso, sinceramente... mas você sente que eles surtem esse efeito todo no rendimento dentro de campo mesmo ou "apenas" na linguagem corporal dos atletas?

Afeta o moral e o rendimento dentro do campo, eu sempre jogo a partida olhando bastante a reação corporal do meu time e do adversário, pq noto q isso influi absurdamente na partida.

O pedir mais é um dos que mais uso antes de abrir o placar, as vezes tento usar nos minutos em q meu analista aponta em q o adversário toma mais gols, e quando meu time tá melhor no jogo mas pouca coisa acontece, pode custar um pouco de folego mas vale a pena.

Elogiar surti muito efeito tb, tenho usado quando faço gol.

Pedir concentração pra tirar a complacência tem bom efeito tb, em outros FM eu usava assim q fazia o gol, pq muitas vezes eu fazia um gol e logo na saída de bola ou no próximo momento o adversário empatava, e esse grito surtia efeito, agora nesse FM 20 eu tenho achado q o elogiar evita mais essa reação rápida do adversário, quando mando concentrar no cenário em que faço 1x0 os jogadores não tem reagido bem.

Juntar linhas no fim do jogo TB tem bom efeito.

O encorajar eu uso quando tomo o gol, mas não vejo grande efeito prático dentro do campo.

O avançar pra mim nem sempre surte efeito.

Eu usava muito o mostrar alguma garra, mas depois q descobri o pedir mais deixei de usar, mas depois desse post vou ver se uso em situações melhores, acho q estava usa do errado.

Um detalhe tb que noto é o seguinte, estou goleando de 3 x 0 e tem 2 jogadores mostrando complacência... e os outros estão sereno... eu peço concentração a todos e quase sempre surti efeito positivo em todos ou quase todos, na maioria das vezes os meu gritos são direcionados a todos os jogadores, só o acalmar que uso mais direcionado pra quem tem amarelo e to com receio de ser expulso, mas na maioria das vezes eu substituo nesses casos.

• Diretor Geral
Postado
11 hours ago, diegodfa said:

Porra, mt bacana seu relato... vlw! 👏🏽

Isso estimula jogadores como eu, que praticamente não utilizava esse recurso, a passar a olhá-lo com mais carinho daqui pra frente, nem que seja pra testar só, hahahaha. E eu já comecei a fazê-lo, diga-se.

Notei que é bem complicado ter feedback positivo com o "Acalmar" e o "Sem pressão", quase nunca consigo atingir positivamente meus jogadores que estão amarelados e/ou sentindo a pressão do jogo. O "Juntar Linhas" também só tá fazendo frustrar o time, e não necessariamente me ajudar a "fechar a casinha". Será que tem relação com o perfil psicológico do meu elenco?

Já pelo lado positivo, o que tem surtido bons efeitos aqui são o "Pedir Criatividade", "Pedir Mais" e "Elogiar". Os dois primeiros faço uso quando quero abrir o placar ou preciso buscar o resultado, já o "Elogiar" é pros momentos finais do jogo, pra elevar a moral e sustentar o bom rendimento.

Os outros gritos acabei testando também, mas eles oscilam mt o feedback, sendo mais negativo do que positivo.

Postado
3 horas atrás, Leho. disse:

Porra, mt bacana seu relato... vlw! 👏🏽

Isso estimula jogadores como eu, que praticamente não utilizava esse recurso, a passar a olhá-lo com mais carinho daqui pra frente, nem que seja pra testar só, hahahaha. E eu já comecei a fazê-lo, diga-se.

Notei que é bem complicado ter feedback positivo com o "Acalmar" e o "Sem pressão", quase nunca consigo atingir positivamente meus jogadores que estão amarelados e/ou sentindo a pressão do jogo. O "Juntar Linhas" também só tá fazendo frustrar o time, e não necessariamente me ajudar a "fechar a casinha". Será que tem relação com o perfil psicológico do meu elenco?

Já pelo lado positivo, o que tem surtido bons efeitos aqui são o "Pedir Criatividade", "Pedir Mais" e "Elogiar". Os dois primeiros faço uso quando quero abrir o placar ou preciso buscar o resultado, já o "Elogiar" é pros momentos finais do jogo, pra elevar a moral e sustentar o bom rendimento.

Os outros gritos acabei testando também, mas eles oscilam mt o feedback, sendo mais negativo do que positivo.

Eu creio que tem haver sim com o perfil do atleta, o acalmar e sem pressão tenta usar mais direcionado pro atleta e não pra todos jogadores.

O juntar linhas eu uso bem menos que os outros, as vezes eu sinto efeito, mas pode acontecer o que vc relatou sim.

• Diretor Geral
Postado
19 minutes ago, diegodfa said:

Eu creio que tem haver sim com o perfil do atleta, o acalmar e sem pressão tenta usar mais direcionado pro atleta e não pra todos jogadores.

Esses dois eu uso sempre direcionado ao atleta em específico, nunca num geral. E raramente consigo acalmá-los e/ou tranquilizá-los.

Com complacência é a mesma coisa. Se encorajo ou peço mais garra os acomodados, eles se sentem "intimidados com o feedback". É foda meu parceiro, hahahahahah!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...