Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

International Board aumenta o número de substituições para 5 no futebol

SilveiraGOD.

Posts Recomendados

Postado

São 5 substituições que podem ser realizadas em até 3 momentos do jogo. A regra passa a valer temporariamente pras temporadas de 19/20 e 20/21 visando a saúde física dos jogadores nessa volta pós coronga.

No entanto, tem gente que tá apostando que a regra veio pra ficar:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/diori-vasconcelos/amp/2020/05/aposto-que-a-fifa-tornara-as-cinco-substituicoes-no-futebol-definitivas-depois-da-pandemia-ck9yil7g4003p015nho9qazb3.html

O texto:

"Os organizadores das competições terão a opção de aplicar qualquer das seguintes situações:

"Durante a partida, ambas equipes:

• Poderão utilizar um máximo de cinco suplentes
  • Terão um máximo de três oportunidades para proceder com uma substituição*
  • Poderão realizar substituições durante o intervalo

Em caso de prorrogação, ambas equipes: 

• Poderão realizar uma substituição adicional, tendo atingido ou não o número máximo de suplentes permitidos.
  • Terão uma chance a mais de substituição, caso tenham atingido o número máximo dessas oportunidades.
  • Poderão realizar substituições: antes de começar e durante o intervalo da prorrogação

Se as equipes não tiverem utilizado o número máximo de suplentes e não tiverem esgotado o número máximo de oportunidades de substituição poderão utilizar as chances restantes durante a prorrogação.

* Caso as duas equipes realizem uma substituição ao mesmo tempo, contará como uma oportunidade de substituição de três possíveis para cada equipe."

https://www.theifab.com/news/five-substitutes-option-temporarily-allowed-for-competition-organisers

Postado

Tá aí um negócio que eu vejo como bom e ruim ao mesmo tempo. É interessante porque isso dá mais opções para o treinador durante o jogo, mas é ruim porque um time com um elenco bom tem tudo pra se sobressair aos outros.

Pega o City por exemplo, entra em campo contra os Sheffield United com o time escalado com: Ederson; Walker, Otamendi, Laporte e Zinchenko; Rodri, De Bruyne e David Silva; Bernardo Silva, Agüero e Sterling.

Nisso o Sheffield faz um bom jogo e consegue segurar um bom resultado, mas aí o time começa a cansar e já começa a ser necessário a substituição de caras como Lundstram, Basham, Stevens, Norwood etc. que são os melhores do time, obviamente o nível cai um pouco. Aí no City o Guardiola simplesmente pega e tem a opção de colocar em campo Sané, Mahrez, Gabriel Jesus, Foden e Fernandinho, tirando os que estavam cansados ou mal no jogo. O City leva vantagem clara porque além de "se livrar" dos que não estavam mais produzindo no jogo, ainda entra gente com qualidade técnica suficiente pra manter o nível do time ou até melhorar.

É um bangue bem complicado de se fazer.

Postado
3 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Não li o texto do link, mas isso aí acho que não é mistério nenhum mesmo, já que esse papo das cinco substituições é uma das coisas que já tava em pauta, se me lembro bem, desde um pouco antes da pandemia. Já tinha vazado (?) sobre a reunião que fizeram com toda a pauta (eram uns 5 itens, acho, sendo um deles esse das substituições - que, inclusive, acho que chegou a ser testado, ou seria testado em alguma competição que tava perto de acontecer, não lembro ao certo).

3 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

* Caso as duas equipes realizem uma substituição ao mesmo tempo, restará uma oportunidade a cada uma delas."

A substituição adicional já ocorre em algumas competições, então não é novidade manterem, mas esse trecho aqui não faz sentido algum. Cada equipe tem 3 momentos nos quais pode efetuar as 5 substituições, mas se ambas efetuarem substituições AO MESMO tempo é como se cada uma estivesse usando dois desses três momentos? Isso não faz sentido nenhum. Tipo... se fosse numa situação na qual os treinadores combinariam de mudar juntos pra economizar esses momentos, faria sentido, mas numa modalidade na qual os dois treinadores estão se enfrentando, se "ajudar" não é exatamente algo que deve estar nos planos deles, então né...

Postado
6 horas atrás, Bigode. disse:

Não li o texto do link, mas isso aí acho que não é mistério nenhum mesmo, já que esse papo das cinco substituições é uma das coisas que já tava em pauta, se me lembro bem, desde um pouco antes da pandemia. Já tinha vazado (?) sobre a reunião que fizeram com toda a pauta (eram uns 5 itens, acho, sendo um deles esse das substituições - que, inclusive, acho que chegou a ser testado, ou seria testado em alguma competição que tava perto de acontecer, não lembro ao certo).

A substituição adicional já ocorre em algumas competições, então não é novidade manterem, mas esse trecho aqui não faz sentido algum. Cada equipe tem 3 momentos nos quais pode efetuar as 5 substituições, mas se ambas efetuarem substituições AO MESMO tempo é como se cada uma estivesse usando dois desses três momentos? Isso não faz sentido nenhum. Tipo... se fosse numa situação na qual os treinadores combinariam de mudar juntos pra economizar esses momentos, faria sentido, mas numa modalidade na qual os dois treinadores estão se enfrentando, se "ajudar" não é exatamente algo que deve estar nos planos deles, então né...

O cara da matéria traduziu nas coxas essa parte. Quer dizer que se os dois substituírem ao mesmo tempo, conta como uma oportunidade de substituição em três pra cada clube. Arrumei agora.

• Diretor Geral
Postado
15 hours ago, EduFernandes said:

Tá aí um negócio que eu vejo como bom e ruim ao mesmo tempo. É interessante porque isso dá mais opções para o treinador durante o jogo, mas é ruim porque um time com um elenco bom tem tudo pra se sobressair aos outros.

[...]

É uma questão delicada mesmo. Concordo que o ganho pra grandes equipes e que possuem um poderio técnico em seu elenco vai ser latente, enfrentando equipes menores e que malemá tem um 11 pra botar em campo. Mas acho que a questão sanitária aqui falou mais alto, e deveria falar mesmo.

Voltar ao nível de competição mais alto, depois de um baque desses é complicado pra cacete. Se pra gente que não é atleta já vai ser foda, imagina pra eles?

Esses dias eu tava meio que lembrando do caso do Breno, ex-SPFC e que fez a lambança toda lá na Alemanha, ficando um tempão parado e retornando depois ao futebol. Ele JAMAIS será o mesmo Breno que despontou e tinha um bom potencial, agora vive com lesões e tentando se sustentar em uma regularidade bem complicada dentro do Vasco. Óbvio que traçando um paralelo pra nossa situação de hoje, nossos atletas não ficarão esse mesmo tempo parados, mas o baque já é forte o suficiente pra que se tomem medidas, e essa das substituições é uma delas.

Resumindo: acho válido, principalmente pela questão da saúde e segurança dos atletas. E se bobear, a FIFA implementa de vez quando normalizarem as coisas.

• 4 meses depois...
Postado

Discordo de vocês. 5 substituições são boas pra times com elencos não tão bons também.

Significa que você pode poupar mais jogadores, e pra equipes com jogadores limitados isso é excelente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...