Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Qual lance você mudaria?

David R.

Posts Recomendados

Postado

image.png.840e5553dcd6fe4420802db3e5e36cb9.png

E se...

Depois de cada partida, eliminação ou qualquer coisa que envolva o futebol...a maior pergunta que fica na cabeça do torcedor é o famoso "e se...". Pensando nisso, eu criei esse tópico para discutirmos o que aconteceria em outro multiverso se tal lance acontecesse de forma diferente, se tal jogador não tivesse sido expulso, uma substituição errada, uma lesão, um erro de arbitragem ou qualquer outro detalhe básico que poderia ter mudado tudo ou até mesmo nada. É importante inclusive imaginar o impacto que esse lance pode ter feito nos anos seguintes das equipes envolvidas, na venda de determinado jogador ou demissão de um técnico..enfim, não há limites.

Vou começar com o famoso Diego Souza x Cássio:

Pra quem não se lembra ou não sabe, Corinthians x Vasco estavam disputando o jogo da volta das quartas de final da Libertadores de 2012. O jogo da ida em São Januário terminou em 0 x 0, foi uma partida bastante equilibrada e a volta estava seguindo o mesmo caminho...com poucas chances de gol para cada lado. Até que aos 12' do 2T, Diego Souza vence uma dividida com Alessandro e o lance mais doloroso para os vascaínos nesse século aconteceu:

Spoiler

O gol da vitória do Corinthians foi acontecer só aos 42' do segundo tempo, num cabeceio de Paulinho em um escanteio. Passando de fase, o Corinthians derrotou o Santos de Neymar nas semi-finais (1 x 0 e 1 x 1) e se sagrou campeão ao vencer o Boca Juniors na final (1 x 1 e 2 x 0) 

Vamos ao debate - 'E se o Diego Souza faz aquele gol':

- O Vasco conseguiria segurar a inevitável pressão da equipe corinthiana nos 35' de segundo tempo que restavam? Vale ressaltar que pelo critério de gol fora, o Corinthians só passaria com a virada.

- Caso passasse, o Vasco seria campeão da Libertadores? Vale lembrar que o próximo adversário na fase seguinte seria o Santos.

Segue abaixo a escalação do Santos no jogo da semi-final contra o Corinthians

Spoiler

image.png.e4d3dc1c503a3e5c3d0ff6e7221dad6e.png

Já o Vasco, teve o desfalque de Dedé nos confrontos contra o Corinthians...mas ele certamente voltaria em uma eventual semi-final:

Spoiler

image.png.64afb2c26629d49377f44c826adab337.png

- E se o Vasco se sagrasse campeão, qual o impacto que esse título teria nos anos seguintes do clube? Vale lembrar que em 2013, o Vasco foi rebaixado e tudo se iniciou com o desmanche gradual dessa equipe logo após a eliminação. 

- Podemos estender a discussão ao Santos também: Caso passasse pelo Vasco, venceria o Boca Juniors e se isolaria na liderança de títulos entre os times brasileiros? Venceria o Chelsea no Mundial e o Neymar teria um tamanho ainda maior antes mesmo de chegar a Europa? Neymar seria de forma unanime o maior jogador do clube pós-Pelé?

Agora do lado do Corinthians:

- Com a eliminação da Libertadores e, consequentemente, sem disputar o Mundial...quando o Corinthians teria tanta chance de vencer uma Libertadores? Vale lembrar que em 2012, o Atlético-MG já começou a montagem do time que seria campeão no ano seguinte. 

- O título da Libertadores e do Mundial de 2012 foram o grande salto da carreira de Tite...que se tornou o grande nome dentre os técnicos brasileiros de forma quase consensual. Depois de terminar seu contrato no final da temporada de 2013, ele resolveu tirar o ano sabático e obviamente seria o primeiro nome lógico para assumir a seleção (mas ninguém consegue explicar o motivo pelo qual a CBF escolheu o Dunga após o fiasco de 2014). Em 2015, ele retorna ao Corinthians e vence o campeonato brasileiro de forma bastante contundente e com um time que tima uma proposta bem diferente daquele que tinha sido campeão brasileiro em 2011 e da Libertadores no ano seguinte. No entanto...eu acredito que o ano sabático só aconteceu porque ele já tinha ciencia de que era o principal nome no mercado nacional. Nesse caso eu pergunto: Qual seria o tamanho de Tite no futebol nacional? 

- O Título da Libertadores mudou o patamar de alguns jogadores, dentre eles Paulinho, que em 2013 foi vendido ao Tottenham por 20M de Euros. Ele inclusive se tornou títular na seleção de Felipão tanto na Copa das Confederações quanto na fase de grupos da Copa do Mundo. Ele teria alcançado esse patamar sem o título da Libertadores?

Fiquem a vontade para debater e propor outros lances ou acontecimentos chaves no futebol. Amanhã retorno com minha opinião sobre essas questões que eu levantei.

• Vice-Presidente
Postado

Acho que o Santos de Neymar teria mais uma Libertadores se o Vasco passasse.

Na história recente do Cruzeiro, mudaria o pênalti do Thiago Neves contra o CSA. Mas, dos meus anos de torcedor, mudaria o gol que o Kléber perdeu contra o Estudiantes, em La Plata, na final da Libertadores. Só não dói mais lembrar disso, porque tínhamos um catador de galinhas no gol no jogo seguinte. 

Fui revendo os melhores momentos para achar o momento certo, e o Fábio pegou até pensamento nesse jogo aí, pra depois abrir as pernas em casa.

Postado

Resumindo, se o Diego Souza faz aquele gol, não jogariamos 2 copas do mundo com 1 a menos em campo, não seriamos obrigados a aturar o Tite e sua panela já seleção, e  o Corinthians continuaria no patamar de antes, ganhando as coisas só na base do apito. Ou seja, o Diego Souza fudeu o futebol brasileiro tipo um africano estuprando uma jovem virgem chinesa.

Postado

Eu acho que o Boca era campeão se o Vasco passasse. Não sei porque, mas penso que o Santos não teria a força mental que o Corinthians teve. 

5 hours ago, Henrique M. said:

Na história recente do Cruzeiro, mudaria o pênalti do Thiago Neves contra o CSA. Mas, dos meus anos de torcedor, mudaria o gol que o Kléber perdeu contra o Estudiantes, em La Plata, na final da Libertadores. Só não dói mais lembrar disso, porque tínhamos um catador de galinhas no gol no jogo seguinte. 

Fui revendo os melhores momentos para achar o momento certo, e o Fábio pegou até pensamento nesse jogo aí, pra depois abrir as pernas em casa.

Eu acho que foi a melhor atuação dele pelo Cruzeiro, mas não o coloco como "único" culpado pela volta, porque o time todo foi muito mal. Mas o mais curioso é que na minha cabeça esse chute do Kléber tinha ido por cima. 😅

Postado

Tem 3, um que talvez não mudasse em nada, a expulsão do Sandro Goiano contra o boca em 2007, até aquele momento da partida, sabe-se lá como, o Grêmio era melhor que o boca em campo (o gol do Palácio foi em impedimento, diga-se de passagem). Segundo lance, a falta e a "abrida" de barreira do bosta do Barrios que ocasionou no gol do CR7 contra o grêmio no mundial de 2017. E por último, o cara-a-cara com o goleiro do River na arena do Cebolinha onde ele perdeu a chance de matar o confronto.

Postado

1 - Gol no fim do Cruzeiro na Copa do Brasil em 2000.
2 - Gol no fim do Once Caldas na Libertadores 2004.
3 - Gol no fim do Fluminense na Libertadores 2008.

Esses vem na mente rapidinho. E a Copa do Brasil foi o pior, pois era moleque, tinha toda aquela história do SP voltar pra Libertadores depois de vários anos e toda vez batia na trave, mas esse de perder a vaga no último minuto foi foda. kkkkk

Postado

Gosto nem de pensar 😞

Os que o Léo falou, apoio totalmente.

Tem também um gol feito que o Alex Mineiro furou contra o Cruzeiro na semi-final da Libertadores de 2009 (?)...

Postado
9 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Gosto nem de pensar 😞

Os que o Léo falou, apoio totalmente.

Tem também um gol feito que o Alex Mineiro furou contra o Cruzeiro na semi-final da Libertadores de 2009 (?)...

Sim, no mineirão, grêmio perdeu 3 gols feitos, 1 com o Aléx e outros 2 com o Máxi LA BARBIE López.

Postado
7 horas atrás, Henrique M. disse:

suportamos bem a pressãozinha que fizeram 🤣🤣🤣

Postado

Acho que se o Diego Souza fizesse o gol, o Corinthians não conseguiria nem empatar. Mas não sei se o Vasco aguentaria Santos ou Boca não.

A título de Cruzeiro, mais que mudar qualquer lance do time, igual o @Henrique M. colocou o gol perdido do Kléber, eu mudaria dois, que curiosamente envolvem o Fluminense:

- A cagada do Marinho na última rodada de 2002 que nos deixou em 9º após uma recuperação absurda... Se o Cruzeiro passasse, poderia enfrentar o mesmo caminho que o Santos, que era difícil, mas eu acho que poderia chegar para o título;

- O gol do Sheik na última rodada de 2010, que apagaria a sensação de injustiça depois da derrota contra o Sandro Meira Ricci

Postado
3 horas atrás, Léo R. disse:

Tem 3, um que talvez não mudasse em nada, a expulsão do Sandro Goiano contra o boca em 2007, até aquele momento da partida, sabe-se lá como, o Grêmio era melhor que o boca em campo (o gol do Palácio foi em impedimento, diga-se de passagem). Segundo lance, a falta e a "abrida" de barreira do bosta do Barrios que ocasionou no gol do CR7 contra o grêmio no mundial de 2017. E por último, o cara-a-cara com o goleiro do River na arena do Cebolinha onde ele perdeu a chance de matar o confronto.

Acho difícil que em 2007 qualquer coisa mudasse o resultado final. O Boca era muito mais time.

Do mundial de 2017 eu coloco o pênalti no Ramiro como mais decisivo. Se tivesse dado pênalti e tivéssemos saído com 1x0, seria outro jogo.

No terceiro, concordo totalmente.

Postado

Caso o Vasco fosse campeão, acredito que o rebaixamento de 2013 não aconteceria. Consequentemente, Eurico JAMAIS seria eleito em 2014 e assim o rebaixamento de 2015 também não aconteceria. O Vasco provavelmente estaria numa crise bem menor e com 2 rebaixamentos a menos na conta...claro que não seria uma potência nacional porque aquele time não se sustentava. Dedé sairia em breve de qualquer jeito e Juninho e Felipe já também seguiriam o mesmo rumo.

Aliás esses dois poderiam ter um fim de carreira bem mais dignos no Vasco, já que foram tratados de forma completamente desrespeitosa pela diretoria seguinte (do grandíssimo fdp chamado Renê Simões).

Nesse caso, pegando num cenário um pouco otimista. O Diego Souza pode ter sido diretamente responsável por 2 rebaixamentos do Vasco e uma crise enorme que foi consequencia disso.

Maaaas, sendo um pouco mais racional. Dentre Santos, Vasco e Boca...acredito que o Santos era quem tinha o time mais completo e já estava calejado na Libertadores. O Vasco vacilava em jogos internacionais, na Sul-americana do ano anterior sofreu bastante no jogo da volta contra a La U do Sampaoli. Mesmo levando em consideração que o retrospecto do Vasco (com Dedé) não era ruim contra o Santos do Neymar...não sei se passaria do Boca. Eu acredito que o Santos só perdeu pro Corinthians, porque foram tantos duelos entre Tite e Neymar..que o Corinthians aprendeu a anular aquele time. Boca e Vasco não estavam nesse nível. 

Agora...se o Neymar vence mais uma Libertadores e (porque não?) um mundial antes de completar 21 anos. Seria um início de carreira pra todo mundo colocar ele como potencial Top5 da história do Futebol Brasileiro, claro que ele teria que se provar nos anos seguintes.

Postado

Esse lance do Diego Sono é um dos mais marcantes do futebol pra mim. De cabeça vem a cabeçada do Zidane e o gol do Juninho em 98.

Mudando não apenas um lance, mas um jogo. A última vez que o Rio Branco (PR) disputou a última divisão nacional, essa divisão ainda era a Série C, em 2006. Conseguiu uma vaga também na Copa do Brasil de 2007, e começou eliminando o Avaí. Empatou na Estradinha em 0x0 e venceu na Ressacada, por 1x0. Pegaria então o Villa Nova, de Minas Gerais, na próxima fase. No primeiro jogo, em casa, vitória por 3x0. Pensando em garantir a passagem, tira o pé contra o Atlético, na Arena, pela segunda fase do Paranaense. Eu estava lá, perdemos de 5x0.

Antes da volta contra o Villa Nova, o Rio Branco é eliminado da Copa do Brasil por causa de um problema no registro de um jogador. O Avaí assume a vaga e elimina o Villa Nova, sendo eliminado na fase seguinte pelo Atlético Mineiro. Na sequência do Paranaense, o Grupo B termina com Atlético em 1º com 9 pontos, Paranavaí em 2º com 7 pontos, Rio Branco em 3º com também 7 pontos e Cianorte em 4º com 6 pontos e -2 de saldo. O que colocou o Paranavaí naquela semi foi o saldo de gols, zero, enquanto o Rio Branco tinha -4. Pra piorar, o Rio Branco empatou com o Paranavaí, na última rodada e fora de casa em 3x3, depois de abrir 2x0, e ainda meteu duas bolas na trave. O Cianorte empatou com o Atlético, na Arena, em 4x4. Se tivesse vencido, teria deixa Paranavaí e Rio Branco pra trás.

Segue uma narrativa:

PARANAVAÍ 3 x 3 RIO BRANCO

O Rio Branco abriu 2 a 0 (gols de Massaro e Lúcio Flávio), mas ainda no primeiro tempo o caseiro empatou (Edenílson e Rodrigo De Lazzari). Depois do intervalo, o Paranavaí virou: 3 a 2 (Thiago Henrique), mas o comboio de Paranaguá reagiu (mais um gol de Lúcio Flávio).

Quer mais? O Rio Branco balançou duas vezes a trave.

O empate colocou o Paranavaí na semifinal daquele campeonato graças a outro empate: o do Cianorte com o Atlético, na Arena da Baixada. Foi só 4 a 4! Faltou um gol para o Cianorte.

Quatro jogos depois, o Paranavai foi campeão estadual, ao empatar com o Paraná, por 0 a 0, na Vila Capanema (foto acima).

Ayrton Baptista Junior, 2018

Ou seja, o Rio Branco não só foi eliminado da Copa do Brasil quando provavelmente passaria como também tomou uma multa. E porque se poupou para o jogo de volta, que não aconteceu, tomou 5x0. Por causa desse 5x0, ficou com um saldo horrível e também não conseguiu avançar no Paranaense. Paranaense que foi conquistado pelo... Paranavaí!

O Rio Branco nunca se recuperou desse baque. Desde então, quase todos os anos luta pra não cair, se salvando com muita frequência na última rodada ou no quadrangular de rebaixamento, no que às vezes envolve ser salvo pelo saldo de gols.

Em 2019, fomos o 3º melhor pequeno Paranaense, e estávamos conseguindo retornar ao Nacional... até que a Federação Paranaense decidiu que ia ter Copa Paraná (que não havia sido disputada no ano anterior, por completa falta de estrutura e organização e sentido), envolvendo 5 equipes (!), das quais apenas uma era da primeira divisão estadual (!), sendo que esta equipe havia sido rebaixada meses antes com 1 vitória, 3 empates e 7 derrotas (!) e acabou ficando em último lugar na copa (!). O campeão dessa competição foi o Nacional de Rolândia, que disputará(ria) a Série D 2020.

Esse ano já estamos nas oitavas, e em tese vamos pra Série D com Cascavel e Cianorte. Se a FPF não tiver mais uma brilhante ideia.

obs: sei que saiu um pouco do tópico mas foi uma oportunidade pra eu tirar isso do meu peito.

Postado

Do Grêmio eu só mudaria o da Liberta que o Everton perdeu contra o River.

Do Brasil, seria legal se o Renato Augusto tivesse acertado aquele último chute contra a Bélgica.

Do Liverpool, o escorregão do Gerrard FIUASFHIASUFIUASFHAUIFHASIU

THE END.

Postado

Esse do DS do vasco contra o corinthians, sei lá o porquê, foi o lance que deu o título ao Corinthians.

Postado

Do meu time: em 2008, no Serra Dourada, perdemos para o Grêmio Barueri por 3x2 no que era eu acho que a 35ª rodada. Na metade do segundo tempo, quando tava 2x1 pro Barueri, o Túlio perdeu um pênalti. Se ele tivesse marcado e conseguissemos virar, e sem alterar nenhum outro resultado, o Vila Nova teria disputado a série A em 2009.

Da seleção: tiraria o gol contra do Fernandinho contra a Bélgica.

De times europeus: que Griezmann tivesse convertido o pênalti na final de 2016.

Postado

Me lembro agora da semifinal da Libertadores 2018, Palmeiras x Boca. Fazia tempos que o Palmeiras não chegava longe na competição...

O primeiro jogo fomos bem recuados, esse era o jogo do Felipão... Conseguimos nos segurar, mas no final o Benedetto fez a festa.

Mas o que ficou marcado pra mim mesmo foi na volta. Precisávamos recuperar e logo no comecinho fizemos um gol, o que daria um ânimo, pena que o mesmo estava um pouquinho impedido. 

Esse gol anulado deixou o time completamente abatido.

Um lance mais antigo um pouco é a famosa falha do Marcos no mundial contra o Manchester em 99. Sem contar o gol mal anulado do Alex.

Postado
4 horas atrás, Darknite disse:

Acho difícil que em 2007 qualquer coisa mudasse o resultado final. O Boca era muito mais time.

Do mundial de 2017 eu coloco o pênalti no Ramiro como mais decisivo. Se tivesse dado pênalti e tivéssemos saído com 1x0, seria outro jogo.

No terceiro, concordo totalmente.

Tem o penalti do Bressan também né. 

Vejo muita chance do Grêmio ter sido campeão se tivesse passado, aí meus amigos...o não haveria limites para o ego do Renight hahaha

Tem essa outra aqui: 

image.png.6c252edc03977aac9801be13e403eb21.png

Da seleção, eu particularmente queria que o Pinilla tivesse feito o gol e eliminado o Brasil nas oitavas. Pelo menos não existiria o 7 x 1, ainda que fosse um vexame a eliminação pro Chile em casa.

Pro lado positivo: Se o Casemiro não leva cartão nas oitavas contra o México, talvez a história fosse outra.

Postado
7 minutes ago, David Reis said:

Tem o penalti do Bressan também né. 

Vejo muita chance do Grêmio ter sido campeão se tivesse passado, aí meus amigos...o não haveria limites para o ego do Renight hahaha

Tem essa outra aqui: 

image.png.6c252edc03977aac9801be13e403eb21.png

Da seleção, eu particularmente queria que o Pinilla tivesse feito o gol e eliminado o Brasil nas oitavas. Pelo menos não existiria o 7 x 1, ainda que fosse um vexame a eliminação pro Chile em casa.

Pro lado positivo: Se o Casemiro não leva cartão nas oitavas contra o México, talvez a história fosse outra.

E o próprio Borré dominando com a mão no primeiro gol do River. Foi um assalto na Arena aquele dia, mas como não foi o Boca, quase todo mundo esquece, hehehe.

Postado

Até agora o povo tricolor representou bem.

Fora os que já foram citados eu gostaria de destacar a lesão do (Deus) Rei Arthur.

E se ele jogasse o mundial ...

Postado
1 hora atrás, Paulo Henrique VNP disse:

Do meu time: em 2008, no Serra Dourada, perdemos para o Grêmio Barueri por 3x2 no que era eu acho que a 35ª rodada. Na metade do segundo tempo, quando tava 2x1 pro Barueri, o Túlio perdeu um pênalti. Se ele tivesse marcado e conseguissemos virar, e sem alterar nenhum outro resultado, o Vila Nova teria disputado a série A em 2009.

Da seleção: tiraria o gol contra do Fernandinho contra a Bélgica.

De times europeus: que Griezmann tivesse convertido o pênalti na final de 2016.

Caralho! Eu lembro muito desse jogo. Aliás, naquele ano o Vila fez de tudo pra não subir...incrível. Nada me tira da cabeça que os caras tiraram o pé na reta final por falta de bixo.

Postado
14 horas atrás, David Reis disse:

Caralho! Eu lembro muito desse jogo. Aliás, naquele ano o Vila fez de tudo pra não subir...incrível. Nada me tira da cabeça que os caras tiraram o pé na reta final por falta de bixo.

É o que dizem mano, aquela reta final foi vergonhosa e mesmo assim ficamos a 5 pontos do acesso. Jogos como esse, como o 2x0 contra o Paraná são jogos que deveriamos ter ganhado. Mas é a vida hahaha

Postado

Postado
1 hora atrás, Thiago disse:

Pra mim, melhor atuação em Copa pós-2002.

Postado
3 horas atrás, ZaMBiA disse:

Pra mim, melhor atuação em Copa pós-2002.

Na verdade esse time estava jogando muito bem em quase todos os jogos. O problema era a convocação num geral.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...