Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado
On 5/3/2020 at 8:41 PM, Gourcuff said:

[...] e prefiro ver só o que o FM entrega sobre os atributos escondidos. [...]

Aí seria dentro dos relatórios dos olheiros e/ou STAFF né?

On 5/4/2020 at 11:12 AM, Gourcuff said:

Dois vieram com PA relativamente bons, mas nada indicando que seriam wonderkids, enquanto o outro veio um lixo total. Quero fazer o lateral esquerdo vingar pra ter um homegrown russo (inscrição de campeonato e essas coisas) e acho que ele vai ser o que vai compensar mais. Os outros, por causa da personalidade, tão evoluindo finalmente, mas não tenho esperança nenhuma enquanto a personalidade não mudar (estão treinando com o elenco principal e recebendo tutoria).

Pô, o zagueirão se não fosse acomodado daria pra trabalhar legal, hahaha. Já o atacante achei bem fraquinho, não sei se perderia meu tempo, hahahaha... o lateral não é lá essas coisas, mas pelo menos é equilibrado e pode evoluir, quem sabe.

14 hours ago, Masca said:

Vocês tem algum teto a ser pago em um jogador de 16, 17 anos que os olheiros recomendam com mais de 80?

Cara, acho que tudo depende da situação. Do clube, da posição do jogador, do momento do teu time, enfim... mas acho razoável não gastar mais do que você gastaria pra trazer um jogador já pronto pra compor elenco, por exemplo.

Postado
2 horas atrás, Leho. disse:

Aí seria dentro dos relatórios dos olheiros e/ou STAFF né?

Isso, aí mesmo.

Em 04/05/2020 em 15:36, Henrique M. disse:

Não e nunca foi, a questão é que a determinação está aliada em conjunto com outras questões ocultas que moldam a personalidade do jogador. O mais importante é a personalidade e o tempo de jogo.

E o Henrique tá certo aqui. No papel, Determinação não é fator pra evolução dos atributos. Mas, no meu ver, principalmente quando o jovem chega na idade de jogar regularmente (18, 19 anos), Determinação vira essencial pra ele jogar bem dentro das partidas, que começam a virar o principal aspecto na continuidade da evolução pra bater no PA.

Postado

Esse tópico me deixou curioso e fui prestar mais atenção no meu save. Atualmente tô jogando com o Genk, da Bélgica, que se tornou o principalmente Clube do país, tenho todas as estruturas de treino e análise de dados de última geração e mesmo assim só surgem jovens intermediários. Em mais de 3 temporadas só surgiu um jogador com 4 estrelas de PA, o resta sempre com, no máximo, 3 estrelas. Enquanto em outros clubes, inclusive times bem menores, surgem jogadores melhores.

Mudei meu Diretor Jovem e estou observando mais os resultados disso.

EP9bexO.png

Postado

Muito bom o tópico e o texto que meu xará trouxe!

Aqui no meu save (Basel), infraestrutura e recrutamento no máximo e bom diretor jovem. Tenho notado o mesmo que o Léo falou. Em 3 temporadas, o melhor newgen foi um 4* de PA e aquela prévia da base, nunca bate. Nessa última, eu animei porque falava que tinham bons alas (e eu precisava). Não surgiu 1 ala 🤣

Também notei que surgem bons/ótimos newgens nas potencias, como Real, Barça, Liverpool, PSG e outros bons/ótimos em times sem expressão nenhuma. Eu acho que isso é uma loteria hahahaha.

Sobre desenvolver os jovens com empréstimos, com certeza tempo de jogo é importante, mas a infraestrutura de treino do time que que solicita o empréstimo, tem que ser boa também, não?

Postado

E só pra complementar. Como tem prodígio nessa versão né? E não digo de newgen, mas sim de jogadores jovens reais. Impressionante a quantidade...não sei se os avaliadores foram bonzinhos ou se a turma jovem realmente é boa mesmo...mas assim, é prodígio pra caralh* que tô vendo hahaha.

Postado
2 horas atrás, Stay Heavy disse:

Sobre desenvolver os jovens com empréstimos, com certeza tempo de jogo é importante, mas a infraestrutura de treino do time que que solicita o empréstimo, tem que ser boa também, não?

Tem sim, o ideal é que seja um time com uma estrutura interessante.

2 horas atrás, Stay Heavy disse:

E só pra complementar. Como tem prodígio nessa versão né? E não digo de newgen, mas sim de jogadores jovens reais. Impressionante a quantidade...não sei se os avaliadores foram bonzinhos ou se a turma jovem realmente é boa mesmo...mas assim, é prodígio pra caralh* que tô vendo hahaha.

E tá surgindo muitos newgen apelões também hahaha

Postado
1 hora atrás, Masca disse:

Tem sim, o ideal é que seja um time com uma estrutura interessante.

Pois é, pq as vezes a gente tem a ideia de emprestar o jogador, pra ele poder jogar mais, porem muitas vezes ele pode ir pra algum time com infraestrutura ruim e apesar de jogar bastante, o clube não oferece/tem as melhores condições de treinos pro jogador se desenvolver melhor. Tem que ficar de olho mesmo.

• Diretor Geral
Postado
19 hours ago, Masca said:

E tá surgindo muitos newgen apelões também hahaha

Sempre surgiu né, mas nessa versão isso tá mais acentuado reamente hahahaha. Tive um volante aqui que só por Deus, o jovem era um monstro.

17 hours ago, Stay Heavy said:

Pois é, pq as vezes a gente tem a ideia de emprestar o jogador, pra ele poder jogar mais, porém muitas vezes ele pode ir pra algum time com infraestrutura ruim e apesar de jogar bastante, o clube não oferece/tem as melhores condições de treinos pro jogador se desenvolver melhor. Tem que ficar de olho mesmo.

Eu costumo pesar dois fatores pra emprestar: o principal é a infraestrutura mesmo, isso é básico. Tem que ser no mínimo boa. O segundo fator, e aí é algo mais pessoal meu, é relacionado à competitividade da liga e sua língua: tem que ser um torneio de um bom nível de exigência (dificuldade) e que se aproxime da língua falada do meu clube atual.

Falei 3 fatores né? hahahaha bom, é isso aí.

Infra, competitividade e língua falada. Gosto disso.

• Vice-Presidente
Postado
On 5/7/2020 at 12:58 PM, Masca said:

Esse tópico me deixou curioso e fui prestar mais atenção no meu save. Atualmente tô jogando com o Genk, da Bélgica, que se tornou o principalmente Clube do país, tenho todas as estruturas de treino e análise de dados de última geração e mesmo assim só surgem jovens intermediários. Em mais de 3 temporadas só surgiu um jogador com 4 estrelas de PA, o resta sempre com, no máximo, 3 estrelas. Enquanto em outros clubes, inclusive times bem menores, surgem jogadores melhores.

EP9bexO.png

Qual o nível de recrutamento? Em termos de PA, é o mais importante.

Postado
3 horas atrás, Henrique M. disse:

Qual o nível de recrutamento? Em termos de PA, é o mais importante.

Excepcional recrutamento de jovens jogadores

• Vice-Presidente
Postado
Just now, Masca said:

É, realmente, deveria ter melhor qualidade.

• Diretor Geral
Postado

Uma parada que eu só descobri agora, depois de jogar chegar mais longe num mesmo save, é que a infraestrutura que você conquista não é para sempre hahaha:

infra_piorada.png.17a3e2a6d47a94b54955c444bd9c2084.png

Óbvio que faz sentido, porque na vida real as atualizações da tecnologia são constantes e diárias, só não sabia que eles também simulavam dessa mesma maneira. Só achei sacanagem, eu mal tinha acabado de atualizar toda a minha infra' até o talo, e coisa de um ano depois já me aparece essa mensagem aí.

Tanto as instalações dos profissionais quanto a dos jovens decaíram meia estrela. Tive que investir ($) novamente. 

Postado
5 horas atrás, Leho. disse:

Uma parada que eu só descobri agora, depois de jogar chegar mais longe num mesmo save, é que a infraestrutura que você conquista não é para sempre hahaha:

Óbvio que faz sentido, porque na vida real as atualizações da tecnologia são constantes e diárias, só não sabia que eles também simulavam dessa mesma maneira. Só achei sacanagem, eu mal tinha acabado de atualizar toda a minha infra' até o talo, e coisa de um ano depois já me aparece essa mensagem aí.

Tanto as instalações dos profissionais quanto a dos jovens decaíram meia estrela. Tive que investir ($) novamente. 

Apareceu isso pra mim também e, de fato, faz todo sentido hahaha

• Vice-Presidente
Postado
12 hours ago, Leho. said:

Caralho, Léo, qual foi o save mais longo que você já fez? hahaha

• Diretor Geral
Postado
1 hour ago, Henrique M. said:

Caralho, Léo, qual foi o save mais longo que você já fez? hahaha

Se não me engano foi no FM'08 com o Belenenses, mas não lembro ao certo quantas temporadas foram. Esse meu atual no FM'20 tá entrando pra minha história de manager também, hahahaha indo pra décima temporada na Holanda.

Mas num geral, desde o FM2005 eu não faço saves longos, pelo contrário, são bem curtos na verdade.

Acho que só na época do CM01/02 que meus saves perduravam, rs.

Postado
Em 08/05/2020 em 12:50, Henrique M. disse:

É, realmente, deveria ter melhor qualidade.

Percebi aqui que o âmbito de observação para jovens não estava no máximo, coloquei Mundial pra ver se melhora.

• Vice-Presidente
Postado
2 minutes ago, Masca said:

Percebi aqui que o âmbito de observação para jovens não estava no máximo, coloquei Mundial pra ver se melhora.

Mas isso é para olheiros, não tem nada a ver com fornada.

Postado
1 minuto atrás, Henrique M. disse:

Mas isso é para olheiros, não tem nada a ver com fornada.

Então não sei hahaha

• Diretor Geral
Postado

Aproveitando o tópico pra perguntar pra todos: como vocês fazem a captação externa pra sua base? Digo, como vocês vão buscar os garotos (newgens) pra poder contratar pros times Sub-19, Sub-21 e etc, etc de seus clubes?

Ficam no aguardo dos olheiros e seus relatórios, clicam no F5 e vão pesquisar manualmente, procuram a garotada tão logo surgem novas fornadas em seus países... e aí?

Postado
Em 07/05/2020 em 08:58, Masca disse:

EP9bexO.png

Em 08/05/2020 em 12:49, Masca disse:

Toda essa estrutura, olha a última leve de jovens:

ZaD5gAv.jpg

Postado
2 horas atrás, Leho. disse:

Aproveitando o tópico pra perguntar pra todos: como vocês fazem a captação externa pra sua base? Digo, como vocês vão buscar os garotos (newgens) pra poder contratar pros times Sub-19, Sub-21 e etc, etc de seus clubes?

Ficam no aguardo dos olheiros e seus relatórios, clicam no F5 e vão pesquisar manualmente, procuram a garotada tão logo surgem novas fornadas em seus países... e aí?

As vezes vou no F5, filtro pela idade e coloca os olheiros pra avaliarem muita, muita gente mesmo. Vou nas Seleções de base e peço relatórios, coloco tarefas por regiões, olhando jogadores abaixo de 20, 19 anos...

• Vice-Presidente
Postado
11 hours ago, Masca said:

Toda essa estrutura, olha a última leve de jovens:

ZaD5gAv.jpg

Posta o perfil do seu diretor aí, Masquinha.

Postado
10 hours ago, Henrique M. said:

Posta o perfil do seu diretor aí, Masquinha.

tVgjkoW.jpg

Esse chegou no meio da temporada, quando saiu aquela prévio sobre os jovens tava com outro.

Postado
4 horas atrás, Leho. disse:

Aqui eu faço um mistão.

>>> Sempre quando sai minha fornada, vou nas cinco grandes ligas e passo de time em time (na janela de Transferências, setando pra aparecer só os jovens das fornadas). Visito também uma ou outra liga, tipo holandesa, belga, sérvia e portuguesa, que costumam revelar bons jogadores, mas nesses casos passo mais nos grandes clubes e em um ou outro que sei que vez ou outra revelam algum bom jogador.

O problema dessa estratégia é que ela é meio falha no sentido de que 1- nem todo país tem a fornada no mesmo período e 2- agora não há mais uma data fixa de fornada por país (antes, era uma data fixa pra todo clube, então todo time italiano tinha fornada no mesmo dia, agora não é mais assim). Sendo assim, tem clubes que ainda não liberaram a fornada - e eu acabo esquecendo de passar lá de novo - e tem países nos quais as fornadas já foram faz tempo suficiente que os jovens já estão todos de contrato assinado e não rola mais 'abordar pra assinar', pagando uma compensação ao clube.

>>> Outro método é, eventualmente, dar uma olhada nas seleções de base. Vou de país em país (não todos, claro, mas eventualmente dou uma olhada em alguns mais fraquinhos também porque pode calhar de surgir algo interessante) e olho todos os elencos de base - e, dependendo do país, olho também o elenco principal, porque às vezes por ter pouca oferta, um jogador muito jovem é logo cedo convocado pra seleção principal.

>>> Me utilizo do F5, setando a idade de 15 a 18 anos. Esse é o mais básico e geral. Mas o que faço também é especificar mais, selecionando as posições também (assim, consigo bater o olho de forma mais fácil e saber quem acho que vale a pena pedir pros olheiros observarem). É interessante também setar alguns atributos importantes com um valor mínimo, como Determinação, Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho - com outros atributos podendo entrar nessa equação a depender da posição.

>>> Num método parecido com o primeiro, vez ou outra dou uma olhada nos elencos de base de outros clubes, ao menos dos clubes do mesmo país no qual estou, à procura de jovens além daqueles que estavam na lista da fornada. Também tô sempre atento durante as partidas - enquanto o jogo tá rolando sem os melhores momentos (e está naquela tela com as escalações das duas equipes), fico de olho nos jogadores que estão jogando, especialmente pra ver se tem algum nome que possa ser regen - ou não, caso eu tenha alguma necessidade imediata também - e olho o perfil do fulano ainda durante a partida, já pedindo relatório caso eu ache necessário.

>>> E, como falei, acho que em outro tópico, recentemente tomei pra mim a responsabilidade de setar o que os olheiros deveriam fazer, e mandei todos procurarem jogadores com um potencial mínimo (muito bom) e uma idade máxima em diversas localidades.

• Diretor Geral
Postado
10 hours ago, Bigode. said:

Aqui eu faço um mistão.

[...]

Eu faço algo parecido com você nas pesquisas do F5: setar faixa de idade (18 pra baixo), posição (de acordo com as carências da minha canteira) e atributos (de acordo com a posição). A partir daí peço os relatórios da minha equipe de olheiros, mas nem sempre fico atrelado à eles.

Muitas das vezes, observando atributos e personalidade, eu já contrato mesmo antes do relatório (e isso quando o valor pedido pelo clube não é exagerado, rs rs). Geralmente quando chega a análise do olheiro ela não é das melhores, mas aí prefiro apostar no meu tino de treinador mesmo hahaha!

Mas valeu pelo post! Bem informativo. 👏🏽

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...