Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Por que a geração de ouro da Inglaterra "falhou"?

Lowko é Powko

Posts Recomendados

Postado

Vi um vídeo ontem e decidi trazer a discussão pra cá. Ferdinand, Lampard e Gerrard discutem sobre porque a seleção inglesa não foi mais longe com a qualidade que possuía. A explicação deles, por cima, é que não havia um laço tão forte entre os jogadores que atuavam por clubes e não tinham crescido juntos nas seleções de base do país, além de uma forma de jogar antiquada que não aproveitava o que de melhor a seleção oferecia, seu meio de campo.

england-euro-2004.jpg?strip=all&quality=

Em 2004, na Euro, o treineiro era o sueco Sven-Göran Eriksson, e o time se organizava assim:

300px-ENG-SUI_2004-06-17.svg.png

Caiu nas quartas de final após uma derrota nos pênaltis para Portugal, que acabou como vice-campeão.

Em 2006, na Copa do Mundo, cai novamente para Portugal, nas quartas e nos pênaltis. O 4-4-2 básico se manteve,, com a formação sendo mais ou menos essa:

QpUVdN6zejgv6YjyYKX6TQISy37KG6uxMsqBciJ6

E em 2010, sob Fabio Capello, a Inglaterra quase não passou da fase de grupos, apenas para ser goleada pela Alemanha nas oitavas.

E aí, o que vocês acham?

Postado

Em 2010, no apito. E também pela ausência de um goleiro que acompanhasse o nível dos jogadores de linha. Aliás, desde o Seaman a Inglaterra não tem um goleiro decente (desconsiderando o Pickford, que até onde vi vinha falhando muito). 

Agora, esse meio-campo de 2004... que meio-campo!

Postado

da geração do Gerrard, a de 2010 foi bem, mas tiveram um gol mal-anulado.

Postado

Futebol é um esporte de resultados bastante aleatórios, que competência dos jogadores e do trabalho coletivo conta muito, mas não é determinante.

Postado

Cara, era um CANO esse time. Realmente, o único ponto fraco era o goleiro...

• Diretor Geral
Postado
3 hours ago, Lowko é Powko said:

[...] além de uma forma de jogar antiquada que não aproveitava o que de melhor a seleção oferecia, seu meio de campo.

Acho que o ponto-chave de uma possível resposta é justamente esse: o estilo de jogo. Qualidade técnica tinha, entendimento tático idem, faltava acionar melhor as peças numa estratégia que favorecesse suas principais vantagens... problema é que era extremamente tentador cair sempre no estilo do "chuveirinho", na primeira e mínima dificuldade que surgisse.

Os caras jogaram desde os primórdios assim, por que não (pensava o torcedor)? Hahahaha e aí esse material humano que nos clubes se sobressaía e fazia história, na Seleção era praticamente subaproveitado.

Quantas bolas o Beckham não alçou praticamente do meio-de-campo buscando o jogo aéreo do Rooney e do Crouch, quando poderia mt bem botá-la na grama e trabalhar ao lado de Gerrard e Lampard, por exemplo.

Postado

Muitos fatores, inclusive um técnico que conseguisse encaixar da melhor forma o time, não é só escalar os melhores que funciona.

Se falam muito dos jogadores de meio campo, mas lembro da época que o J. Cole jogava muita bola, era o diferente desse time, o único que partia pra cima usando o drible e velocidade.

Postado

Discussão interessante. Pra mim faltou técnico, aliás esse é um problema crônico das seleções inglesas que mesmo com boas gerações não tinham um padrão de jogo que favorecesse todas essas estrelas.

Sobre 2010: sim, teve o erro de arbitragem...mas falando sério: a Alemanha passou o carro pra cima daquele time e da Argentina em seguida, em questão de padrão era um time muito mais bem organizado.

Postado
11 hours ago, David Reis said:

Discussão interessante. Pra mim faltou técnico, aliás esse é um problema crônico das seleções inglesas que mesmo com boas gerações não tinham um padrão de jogo que favorecesse todas essas estrelas.

Sobre 2010: sim, teve o erro de arbitragem...mas falando sério: a Alemanha passou o carro pra cima daquele time e da Argentina em seguida, em questão de padrão era um time muito mais bem organizado.

Pior que assistindo aos melhores momentos de Alemanha x Argentina, a Argentina criou bem mais, mas, pra variar, o Higuaín perdeu boas chances de gol, o Agüero também... depois de perder esse caminhão de gols, a Alemanha foi lá e fez mais três no desespero argentino. Contra a Inglaterra, se o gol do Lampard vale, era o empate em um momento que eram melhores no jogo. Se ia virar ou não ninguém sabe, mas a história podia ser bem diferente se tivesse o VAR... é um goleiro, já que o James falhou em uns dois gols.

Postado

Eu sou defensor do futebol objetivo, mas tudo tem limite. Uma seleção que ter Peter Crouch como titular não vai ganhar nada em lugar nenhum.

• Diretor Geral
Postado
21 hours ago, Thiago said:

[...] Se falam muito dos jogadores de meio campo, mas lembro da época que o J. Cole jogava muita bola, era o diferente desse time, o único que partia pra cima usando o drible e velocidade.

Joe Cole era um ótimo meia, pena que de vidro. Não tinha consistência nem regularidade, e isso o prejudicou bastante também na Seleção.

• Vice-Presidente
Postado

A Inglaterra é um país obsoleto no futebol mundial desde quando a Hungria ensaiava em encantar o futebol mundial. Desde sempre, eles se aliaram nos princípios básicos do que era o futebol nos seus primórdios, um jogo físico e o mais caótico possível. Durante todos os anos de futebol, o objetivo sempre foi maximizar as chances ao seu favor e minimizar as contras, diminuindo a natureza caótica do futebol. O último técnico revolucionário inglês foi o Herbert Chapman, que morreu antes da segunda guerra mundial. Talvez se tivessem disputado as três primeiras Copas teriam mais Copas, mas a soberba falou mais alto.

Desde sempre, a produção de atletas no futebol inglês prezou por simples preceitos: força física e altura para quem fosse jogador de defesa, meio-campo e ataque. Velocidade e aceleração se você fosse jogador de lado de campo, e se conseguisse ser ágil, alto e forte, melhor ainda. O futebol evoluiu muito tecnicamente e eles foram perdendo a vantagem que o físico lhes dava, à medida que fisicamente, o restante evoluía. E a evolução técnica de outros países, permitiu inovações táticas que a Inglaterra nunca acompanhou. Nos anos 90, depois que os técnicos ingleses pareciam incapazes de evoluir taticamente a seleção, passaram a se apoiar na esperança de que um estrangeiro ia resolver. O estrangeiro também não resolveu.

As coisas começaram a mudar com o dinheiro da Premier League e com as ideias estrangeiras entrando dentro da gestão e formação de atletas. Além, é claro, de terem achado um treinador que conseguiu modernizar taticamente a seleção inglesa em volta dos preceitos de jogo que a FA escolheu priorizar. Hoje, você ainda tem muitos jogadores físicos, entretanto, os jogadores hoje, acompanham mais o rigor do futebol moderno, seja fisicamente, seja tecnicamente, seja taticamente. Mesmo que eles ainda sejam apaixonados por atletas com mais capacidades físicas do que o restante.

Entretanto, o principal problema da Inglaterra é que por terem inventado um futebol e terem conseguido uma Copa em casa, à base de muita pancadaria e chuveirinho, eles acham que são uma seleção de grande relevância. Tecnicamente, a relevância deles é a mesma do Uruguai, mas vocês não veem o Uruguai sonhando que toda Copa é a Copa deles. Tanto é que a melhor Copa deles desde 66, foi uma em que ninguém acreditava na seleção e o foco estava todo em 2022 (onde provavelmente vão dar vexame de novo). As expectativas que existem sobre a seleção inglesa não são compatíveis com a realidade, e isso gera um fator psicológico muito importante na psique de qualquer um que vai disputar uma competição de seleções vestindo a camisa deles.

E vale lembrar que a geração de Ouro da Inglaterra teve que encarar o auge da Fúria Espanhola, a magia de um país que fez 3 finais de Copa em 16 anos, uma Itália unificada em torno de um escândalo futebolístico e uma França que contava com Zinedine Zidane e uma de suas maiores gerações. Se você for pegar qualquer um dos expoentes da geração de ouro inglesa, a maioria não fardaria nos times do Brasil, da Espanha e da Itália, e ainda acho que Beckham, Lampard e Gerrard suariam para entrar no 11 inicial da França. São todos grandes jogadores, obviamente, mas tiveram a sorte de nascer num país menos favorecido de talentos futebolísticos, então, a concorrência era menor.

Postado

Meu admin me representa e me enche de orgulho.

Postado

Tiraria 10 no Enem.

Postado

Estava indo bem demais, pena que fechou com isso:

12 horas atrás, Henrique M. disse:

(...) Se você for pegar qualquer um dos expoentes da geração de ouro inglesa, a maioria não fardaria nos times do Brasil, da Espanha e da Itália, e ainda acho que Beckham, Lampard e Gerrard suariam para entrar no 11 inicial da França. São todos grandes jogadores, obviamente, mas tiveram a sorte de nascer num país menos favorecido de talentos futebolísticos, então, a concorrência era menor.

Gerrard era top tier.

Postado
22 minutos atrás, Temujin disse:

Gerrard era top tier.

é. Forçou a barra.

Mas não acho o Gerrard um jogador que desequilibrava. É mais ou menos que nem o Milner, se não tiver um time ajudando, não irá render bem.

• Vice-Presidente
Postado
1 hour ago, Temujin said:

Gerrard era top tier.

Quem você tiraria do Brasil de 98 e 2002, da França de 98 e 2006, da Itália de 2006 e da Espanha de 2010 para colocar ele?

Postado
1 hora atrás, felipevalle disse:

é. Forçou a barra.

Mas não acho o Gerrard um jogador que desequilibrava. É mais ou menos que nem o Milner, se não tiver um time ajudando, não irá render bem.

Puts

Postado

Também não acho o Gerrard top tier não. Ele foi um grande jogador mas a imagem fica aumentada pela relação com o Liverpool.

Postado
2 horas atrás, felipevalle disse:

é. Forçou a barra.

smkaMfaIOFASOFKdsioanvdosfnognsvófdanvifdmapvfadlc,vds

Postado
6 horas atrás, Henrique M. disse:

Quem você tiraria do Brasil de 98 e 2002, da França de 98 e 2006, da Itália de 2006 e da Espanha de 2010 para colocar ele?

Dessas seleções todas, tiraria apenas o Perrotta pra colocá-lo, mas precisaria de mudança tática ainda...

Postado

Cadê o textão, Silveira????????

Postado
1 hora atrás, ZaMBiA disse:

Cadê o textão, Silveira????????

A gente lê umas coisas que não dá nem ânimo pra contra-argumentar, malandro. Tá louco sfijaOIFJSAFjaOIFasjiojsaiofojafjiosa!

Postado
7 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

smkaMfaIOFASOFKdsioanvdosfnognsvófdanvifdmapvfadlc,vds

assisti inúmeras partidas do Liverpool na época dele, e não me lembro de decidir o jogo sozinho. Foi esse o sentido. Talves o termo adequado seja decisor. Não era a dele. Mas era bom e tal.

Postado
6 minutos atrás, felipevalle disse:

assisti inúmeras partidas do Liverpool na época dele, e não me lembro de decidir o jogo sozinho. Foi esse o sentido. Talves o termo adequado seja decisor. Não era a dele. Mas era bom e tal.

Ganhou final de Copa da Liga contra um United monstruoso  fazendo gol na final.
Meteu o golaaaaaaço da vitória contra o Olimpiacos nos acréscimos e levou o Liverpool pras oitavas da UCL (seríamos desclassificados)
Meteu o gol salvador nos acréscimos que levou o time a vencer nos pênaltis a FA contra o West Ham (marcou 2 gols depois de o time estar tomando 2x0)
Destruiu o Real na UCL em 2009 com 2 gols
Recebeu o pênalti numa jogada monstra contra o United que decidiu o jogo com a cobrança do Murphy
Tem gol da virada contra o United e dentro da casa deles
E na possivelmente melhor final de todos os tempos do campeonato de clubes mais importante do mundo sofreu pênalti e fez gol (além de ter jogado uma barbaridade)

E eu tô falando só o que vem à cabeça porque são momentos mais importantes e que envolviam títulos. O Gerrard tem o pé frio de na maior parte da carreira dele no Liverpool ter tido times bem medíocres. Foram talvez uns 4 ou 5 anos com times realmente ótimos. Na PL era a coisa mais normal do mundo ele carregar o time com o Torres nas costas e depois com o Suárez (aí mais com a ajuda do Sturridge, também). O cara é um DEUS e um dos maiores motivos de ser tão querido pela torcida é justamente por estar lá pra decidir nos momentos mais importantes. É por isso, por exemplo, que tocam o foda-se pra escorregada dele contra o Chelsea porque ele fez tão mais que foda-se.

_

Eu tenho a impressão de que o pessoal pegou os últimos 2~3 anos da carreira do Gerrard no Liverpool pra comentar sobre. O cara foi world class durante uns 6~7 anos da carreira e sempre sendo decisivo onde dava pra ser. Marca pra caralho, tem um passe absurdo (se fosse italiano franzino tocador de bola longa falariam mais), um dos melhores finalizadores de média/longa distância que eu já vi na vida, empurrava o time pra frente como eu poucas vezes vi alguém fazer e era decisivo. 

E já que estamos falando de seleção: o Gerrard fardaria como titular em praticamente qualquer seleção nos últimos 20 anos. Fácil. 

O problema da Inglaterra foram duas coisas simples: várias outras seleções tinham uns canhões e a Inglaterra nunca teve treinador. A gente já viu ter uma caralhada de jogador top em campo sem treinero a merda que dá.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...