Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Patch 20.4

papahico

Posts Recomendados

Postado
Em 08/03/2020 em 18:10, Lucas.Duarte disse:

Sim, vem desde o 19 mas pra mim no 20 é ainda pior, todas temporadas que joguei meus pontas foram os artilheiros. Nesse 20 eu já larguei de vez a tentativa de tentar fazer tática com MAC, totalmente inoperante.

Acho que a última vez que consegui usar MAC de forma satisfatória deve ter sido por volta do FM16. Desde que o 4-3-3 virou padrão, o jogo se concentra mais no meio do campo que no 3º quarto, então o MAC fica isolado na maior parte do tempo.

• Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta
Postado
10 hours ago, Douglas. said:

Acho que a última vez que consegui usar MAC de forma satisfatória deve ter sido por volta do FM16. Desde que o 4-3-3 virou padrão, o jogo se concentra mais no meio do campo que no 3º quarto, então o MAC fica isolado na maior parte do tempo.

Sim, é bem difícil fazer um MAC render mesmo. Eu tô jogando num 4-2-3-1 e o MAC é irregular, tem partida que joga demais e partida que não arruma  nada enquanto meu meia central é o motorzinho do time, posição mais importante no elenco.

Postado

Desisti do MAC tbm. Coloquei como MC.

Postado

Vcs tão falando aí de MAC quero ver é conseguirem fazer um atacante ter mais de 10 passes numa partida

Postado
Em 14/03/2020 em 01:07, Leonardo Castello disse:

Vcs tão falando aí de MAC quero ver é conseguirem fazer um atacante ter mais de 10 passes numa partida

Os meus quase sempre têm mais mas dificilmente vai passar de 20 mesmo.

Comparando com as estatísticas da IA, Advanced Forward e Inverted Winger parecem ter menos toques que a média do time em geral.

Spoiler

nM15EYO.jpg

DZ6cW2C.jpg

vYI7nR0.jpg

j8ehEK1.jpg

Postado
2 horas atrás, Douglas. disse:

Posta sua tática pra eu dá uma olhada, por favor.

Olha a média do meu atacante Pedro Scarlino kkkk

rOWMXzH.png

cqQvmdT.png

b2dHm7B.png

Postado
Em 16/03/2020 em 18:44, Leonardo Castello disse:

Posta sua tática pra eu dá uma olhada, por favor.

Olha a média do meu atacante Pedro Scarlino kkkk

Desde o FM18 eu faço apenas ajustes nos papéis de acordo com os jogadores:

AE4NkT4.jpg

AF funciona melhor pra atacantes com menos habilidade com a bola no pé, vai evitar se envolver muito fora da área. Se Passe/Técnica/First Touch são 12+ eu mudo pra Poacher

IF ou Winger de acordo com o pé preferido e se sabem finalizar, mas tento ter pelo menos um IF de qualquer jeito.

HB se o volante tem menos habilidade com a bola e DM (geralmente Suporte) caso tenha mais qualidade.

• Diretor Geral
Postado
13 hours ago, Douglas. said:

Desde o FM18 eu faço apenas ajustes nos papéis de acordo com os jogadores:

AE4NkT4.jpg

AF funciona melhor pra atacantes com menos habilidade com a bola no pé, vai evitar se envolver muito fora da área. Se Passe/Técnica/First Touch são 12+ eu mudo pra Poacher

IF ou Winger de acordo com o pé preferido e se sabem finalizar, mas tento ter pelo menos um IF de qualquer jeito.

HB se o volante tem menos habilidade com a bola e DM (geralmente Suporte) caso tenha mais qualidade.

Eu uso essa tática há anos e ao longo de várias e várias versões, e nas últimas ela se tornou praticamente a "Diablo 2.0" hahahaha, tamanho o overpower que possui. Tanto que a IA também faz uso da mesma maneira. Você também não tem essa sensação, Douglas?

Eu tô pra começar um save e tentar fugir dela, dessa zona de conforto tática que construí ao longo da jogatina haha.

Talvez na Itália, berço da concepção tática do futebol.

Postado
4 horas atrás, Leho. disse:

Eu uso essa tática há anos e ao longo de várias e várias versões, e nas últimas ela se tornou praticamente a "Diablo 2.0" hahahaha, tamanho o overpower que possui. Tanto que a IA também faz uso da mesma maneira. Você também não tem essa sensação, Douglas?

Eu tô pra começar um save e tentar fugir dela, dessa zona de conforto tática que construí ao longo da jogatina haha.

Talvez na Itália, berço da concepção tática do futebol.

É, um problema que sempre tentam corrigir é o balanceamento entre táticas, que quase sempre tende a favorecer as táticas dos times mais bem sucedidos do momento. Sdds de quando o 3-4-3 do Bielsa e o 4-4-2 Diamante funcionavam no FM. 😅

Eu tive moderado sucesso tentando a antiga 4-4-2, com dois volantes e dois meias, mas o volume de jogo pelos lados é bem menor, mesmo com laterais no papel de ala. Ainda quero tentar o 4-1-3-2 com 3 meias centrais e ver se com dois Mezzalas o jogo fica melhor distribuído.

Nesse save com o Fortuna Dusseldorf, no início eu também experimentei um 4-2-4 pra tática kamikaze mas o resultado foi mais desapontante que o esperado; nem fui dominado pela falta de gente no meio-campo e nem criei mais chances que quando jogo com apenas um centroavante na área.

• Diretor Geral
Postado
3 hours ago, Douglas. said:

É, um problema que sempre tentam corrigir é o balanceamento entre táticas, que quase sempre tende a favorecer as táticas dos times mais bem sucedidos do momento. Sdds de quando o 3-4-3 do Bielsa e o 4-4-2 Diamante funcionavam no FM. 😅

Eu tive moderado sucesso tentando a antiga 4-4-2, com dois volantes e dois meias, mas o volume de jogo pelos lados é bem menor, mesmo com laterais no papel de ala. Ainda quero tentar o 4-1-3-2 com 3 meias centrais e ver se com dois Mezzalas o jogo fica melhor distribuído.

Nesse save com o Fortuna Dusseldorf, no início eu também experimentei um 4-2-4 pra tática kamikaze mas o resultado foi mais desapontante que o esperado; nem fui dominado pela falta de gente no meio-campo e nem criei mais chances que quando jogo com apenas um centroavante na área.

Então, jogando na Holanda (que adora um 4-3-3 hahaha) eu também tive sucesso com o clássico 4-4-2 em linha, mas foi apenas por uma temporada pra utilizar as peças que eu tinha à disposição na 1ª temporada. Depois consegui remontar o elenco pra me favorecer novamente na 4-1-3-2 (ou 4-5-1, ou 4-3-3 hahahaha. Whatever).

Essa 4-2-4 é sempre uma boa pedida pra versão ofensiva, mas também raramente vejo ela surtindo mt efeito.

Tava querendo testar algo com 3 zagueiros sabe? Ver se a IA me bota muito no cu ou se eu consigo bons resultados. Até porque 3 zag. é uma forma bem interessante de se anular ataques que usam pontas e um CA mais centralizado.

Postado

Aproveitando a boa discussão...

Aqui eu também só uso esse mesmo desenho tático, @Leho.. Já tem umas boas versões que é unanimidade pra mim. Vez ou outra tento algo diferente - normalmente o 1-4-2-3-1 - mas acabo sempre voltando pra isso aí. É o que mais me traz sucesso. É, como você apontou, minha zona de conforto. Mas tenho algumas diferenças em relação ao sistema do @Douglas. no que diz respeito as funções, como é de se esperar (e provavelmente em relação as instruções também).

Em relação aos outros esquemas que citaram: no meu save atual no FM19, com o Sheffield United, uso o 1-4-2-4 em algumas situações. Normalmente quando preciso buscar o resultado. Antes, era mais kamikaze, por assim dizer, e sacava um zagueiro para botar mais um avante (mantendo lá atrás a defesa "aberta", com dois laterais e um zagueiro mesmo), mas ultimamente tenho tentado ser agressivo assim quando necessário, mas de forma mais "conservadora": ao invés de sacar um zagueiro, saco meu volante - que joga de regista. Não posso dizer que esse plano kamikaze é 100% efetivo, mas pelo relato do Douglas, creio ter mais sucesso do que o colega.

Sobre o 1-4-1-3-2, com três meias centrais, @Douglas.: já faz algumas versões (foi no FM16), mas testei o sistema no meu antigo save com a Pro Vercelli, que relatei (e tá guardado) lá na PM e tive relativo sucesso com esse sistema. Acho que vale a tentativa, viu? Não lembro agora de cabeça as funções, mas é possível que tenha relatado no meu tópico ou que tenha a imagem do mesmo salva aqui no PC, já que tenho os arquivos de imagens e tal todos guardados. Se quiser, posso dar uma olhada.

Já em relação ao sistema com três zagueiros, @Leho.: também num FM mais antigo que o atual - e aí nesse caso não lembro qual foi a edição - cheguei a testar um sistema assim. Lembro-me que tinha problemas defensivos (e se não me falha a memória o ataque ia bem), e procurei essa mudança pra ver se conseguia maior consistência. Tive sucesso, pelo menos defensivamente com um 1-3-2-3-2. O problema aí passou a ser o ataque, que lembro não ter conseguido potencializar. Eram três zagueiros, dois volantes, se me lembro bem, uma linha de três meias (um meia central e os dois meias das pontas abertos) e aí os avançados. Acho que é um esquema que pode dar jogo. Seja assim, seja com algum ajuste (como avançar os meias laterais para extremos ou recuar um dos atacantes para a armação - embora aí acho que entraríamos naquele problema do MAC ser inutilizado, que vi gente reclamando agora, mas é algo que noto já faz tempo). Infelizmente, no caso desse sistema, e diferente do 1-4-1-3-2, tenho quase certeza que não tenho imagem alguma do sistema tático. Mas fica aí um alento e uma dica pra ti, que quer testar...

• Diretor Geral
Postado
1 hour ago, Bigode. said:

[...]

Já em relação ao sistema com três zagueiros, @Leho.: também num FM mais antigo que o atual - e aí nesse caso não lembro qual foi a edição - cheguei a testar um sistema assim. Lembro-me que tinha problemas defensivos (e se não me falha a memória o ataque ia bem), e procurei essa mudança pra ver se conseguia maior consistência. Tive sucesso, pelo menos defensivamente com um 1-3-2-3-2. O problema aí passou a ser o ataque, que lembro não ter conseguido potencializar. Eram três zagueiros, dois volantes, se me lembro bem, uma linha de três meias (um meia central e os dois meias das pontas abertos) e aí os avançados. Acho que é um esquema que pode dar jogo. Seja assim, seja com algum ajuste (como avançar os meias laterais para extremos ou recuar um dos atacantes para a armação - embora aí acho que entraríamos naquele problema do MAC ser inutilizado, que vi gente reclamando agora, mas é algo que noto já faz tempo). Infelizmente, no caso desse sistema, e diferente do 1-4-1-3-2, tenho quase certeza que não tenho imagem alguma do sistema tático. Mas fica aí um alento e uma dica pra ti, que quer testar...

Então, eu tenho em mente algo mais ou menos assim:

image.png.64d385bfef09c9a4df016fb545a688dc.png

Não sei até que ponto esse "gap" atrás dos atacantes pode ser um problema, mas minha ideia é ter um meia mais defensivo, outro liberado mais pra subir, os meias laterais com função híbrida e o restante da forma como já conhecemos. Se tiver um jogador com capacidade para tal, talvez até usar um líbero, não sei. Mas o seu formato é interessante também.

No fim das contas tudo depende do elenco, hahahaha não tem como fugir disso. Mas tô curioso pra testar, essa quarentena provavelmente vá me permitir isso.

Postado
3 horas atrás, Leho. disse:

Então, eu tenho em mente algo mais ou menos assim:

image.png.64d385bfef09c9a4df016fb545a688dc.png

Não sei até que ponto esse "gap" atrás dos atacantes pode ser um problema, mas minha ideia é ter um meia mais defensivo, outro liberado mais pra subir, os meias laterais com função híbrida e o restante da forma como já conhecemos. Se tiver um jogador com capacidade para tal, talvez até usar um líbero, não sei. Mas o seu formato é interessante também.

No fim das contas tudo depende do elenco, hahahaha não tem como fugir disso. Mas tô curioso pra testar, essa quarentena provavelmente vá me permitir isso.

Esse sistema que tu mostrou aí é bem interessante, mas é o que tu disse: vai depender das peças que você tiver no elenco.

Em relação ao buraco ali atrás dos atacantes, acho que isso pode ser facilmente resolvido não só com a função ali do meia que tem mais liberdade ofensiva, como também a partir da função de pelo menos um dos três atacantes ali. Naquele sistema que falamos que gostamos, eu não abro mão NUNCA que meu atacante seja um Avançado Completo. Gosto demais mesmo dessa função e do que ela pode proporcionar. E acho que pra ajudar nesse fator aí desse teu sistema tático, ter ao menos um Avançado Completo seria perfeito pra ti.

No mais... quando testar, nos conte no tópico da respectiva liga! Tô curioso. Agora com essa quarentena, devo começar enfim a dar atenção ao FM20 também, que comprei recentemente. Quem sabe eu não faça meus testes também?

• Diretor Geral
Postado
4 hours ago, Bigode. said:

Esse sistema que tu mostrou aí é bem interessante, mas é o que tu disse: vai depender das peças que você tiver no elenco.

Em relação ao buraco ali atrás dos atacantes, acho que isso pode ser facilmente resolvido não só com a função ali do meia que tem mais liberdade ofensiva, como também a partir da função de pelo menos um dos três atacantes ali. Naquele sistema que falamos que gostamos, eu não abro mão NUNCA que meu atacante seja um Avançado Completo. Gosto demais mesmo dessa função e do que ela pode proporcionar. E acho que pra ajudar nesse fator aí desse teu sistema tático, ter ao menos um Avançado Completo seria perfeito pra ti.

No mais... quando testar, nos conte no tópico da respectiva liga! Tô curioso. Agora com essa quarentena, devo começar enfim a dar atenção ao FM20 também, que comprei recentemente. Quem sabe eu não faça meus testes também?

Pois é, um Avançado Completo já ajudaria bastante a preencher a lacuna ali da intermediária ofensiva, ou até mesmo um Avançado Recuado, vamos ver.

Pode deixar, vou tentar trazer sim os testes pra cá, até porque essa quarentena infelizmente vai longe.

E vamos juntos pô! Engata um save aí também, 😜📒⚽

Postado

Uma coisa que nunca fiz foi utilizar táticas matadoras. Eventualmente testei uma ou outra, mas preferia roubar no jogo (voltando) do que utilizar táticas feitas por outras pessoas. hehe

Vou ver como funciona essa do @Douglas.

@Leho., onde você fez esse esqueminha aí?

• Diretor Geral
Postado
13 minutes ago, Lowko é Powko said:

@Leho., onde você fez esse esqueminha aí?

http://lineupbuilder.com/

Muito bom pra ilustrar taticamente suas ideias, heheh. Recomendo. Simples e intuitivo.

Postado

@Leho., por curiosidade: tu joga em modo janela ou full screen?

• Diretor Geral
Postado
29 minutes ago, Bigode. said:

@Leho., por curiosidade: tu joga em modo janela ou full screen?

Janela. Alt+tab no fórum ou no Youtube, hahahaha...

Postado
3 minutos atrás, Leho. disse:

Janela. Alt+tab no fórum ou no Youtube, hahahaha...

E tu não tá com problema nenhum? Porque aqui jogo também em modo janela (e em 85% de zoom), mas sempre que abro o FM, as configurações relacionadas a isso resetam (e o jogo abre em full screen e 100%). Não é algo que vai exatamente afetar a experiência, mas é chato DEMAIS ter que alterar isso toda vez que abro o jogo.

Tentei acessar o fórum oficial da SI, achei alguns tópicos de gente relatando o problema (e isso desde Janeiro, ao menos), mas não me parece que deram uma solução para isso. Queria saber se tu tá passando por isso ou se passou (e conseguiu resolver)...

• Diretor Geral
Postado
1 hour ago, Bigode. said:

E tu não tá com problema nenhum? Porque aqui jogo também em modo janela (e em 85% de zoom), mas sempre que abro o FM, as configurações relacionadas a isso resetam (e o jogo abre em full screen e 100%). Não é algo que vai exatamente afetar a experiência, mas é chato DEMAIS ter que alterar isso toda vez que abro o jogo.

Tentei acessar o fórum oficial da SI, achei alguns tópicos de gente relatando o problema (e isso desde Janeiro, ao menos), mas não me parece que deram uma solução para isso. Queria saber se tu tá passando por isso ou se passou (e conseguiu resolver)...

Então, não. Aqui sempre abre em janela, normal... mas não coloco menos zoom como você não (85%), às vezes é isso. Você já testou?

Postado
1 minuto atrás, Leho. disse:

Então, não. Aqui sempre abre em janela, normal... mas não coloco menos zoom como você não (85%), às vezes é isso. Você já testou?

Não testei essa variante ainda não. Embora acho improvável que seja isso, vou fazer o teste. Valeu pela ajuda!

Postado

Atualizou pro 20.4.1.. alguem sabe a lista de mudanças ? Não achei

Postado
20 minutos atrás, Lusquerinhas do Amaral disse:

Atualizou pro 20.4.1.. alguem sabe a lista de mudanças ? Não achei

Segundo um administrador do fórum oficial, foi apenas uma atualização mudando o banner no menu principal.

"It's just an update changing the banner on the main menu. Unfortunately the system that normally does these in a much simpler fashion was broken previously, hence why the update is largely than it would be normally when we update something like this."

Postado
2 minutos atrás, Bigode. disse:

Segundo um administrador do fórum oficial, foi apenas uma atualização mudando o banner no menu principal.

"It's just an update changing the banner on the main menu. Unfortunately the system that normally does these in a much simpler fashion was broken previously, hence why the update is largely than it would be normally when we update something like this."

Ah sim..
Estranho pelo tamanho né.. quase 300mb

Valeu Bigodera

Postado
15 minutos atrás, Lusquerinhas do Amaral disse:

Ah sim..
Estranho pelo tamanho né.. quase 300mb

Valeu Bigodera

Pois é, foi a dúvida do pessoal no fórum oficial também. Mas pelo que deu a entender, a maneira como eles faziam antes deu ruim, então fizeram esse update mais pesado agora pra no futuro, quando precisarem mexer nisso, a atualização ser leve.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...