Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O problema do 1 vs. 1

Lowko é Powko

Posts Recomendados

Postado

Não sei se o tópico fica melhor aqui ou no Centro Tático, mas aqui vai: como vocês estão driblando o problema do 1vs1?

Eu levantei essa questão no tópico das primeiras impressões, mas sinto que seria legal abordar essa questão em separado. Pelo que percebi, o último patch melhorou esse problema pra alguns e não pra outros. Aqui, eu estou terminando uma temporada na Rep. Tcheca e não fiz um gol sequer no 1vs1, e levei apenas dois. Esses dois gols que sofri foram num momento em que eu estava quase sendo demitido e botei o meu time absurdamente pra frente num jogo em que estava perdendo em casa por 2x0, e acabei perdendo por 4x1. De resto, nenhum 1vs1 com gol marcado. É uma situação bizarra.

Chutar muito de longe? Jogador com atacante recuado, abrindo as pontas? Chuveirinhos?

Postado

To jogando na série Regional.

Antes do beta notei que a proporção de gols de longa distância e cruzados eram maiores que no 1x1, sendo que os atributos de remate de longa distancia eram inferiores ao de finalização, compostura e etc dos atacantes. Também era raro ver gols de cabeça, até da máquina.

Com o beta notei uma melhora no 1x1 e redução de gols de longa distância, porém notava uma proporção grande de gols decorrentes de bolas paradas.

Com o update notei que houve uma melhora significativa, apesar de achar que os atacantes em geral tem feito menos gols que nas outras versões que joguei (FM 15-).

Ofensivamente o que tem funcionado comigo é utilizar dois extremos invertidos, um atacante trabalhador (Ap) e um ponta de lança (essa função ainda estou testando, preciso de um CA melhor pra concluir e que tenha um bom cabeceio). Ofensivamente os atacantes puxam a marcação e tem ficado espaços nas extremidades que os pontas exploram, já quando o time adversário ataca acaba ficando espaço no centro da defesa, pois os extremos combatem nas laterais, que permite enfiada de bolas.

• Leho. mudou o título para O problema do 1 vs. 1
  • Diretor Geral
Postado

Eu acho que esse "problema" da ineficácia dos lances mano-a-mano entre atacante e goleiro surgiu oriundo de outro "bug" desse FM 2020: as enfiadas de bola no costado da zaga. Antes dos últimos patches, essas bolas enfiadas eram extremamente corriqueiras e por mt vezes, sem sentido algum.

O jogo fica truncado, fechado, e de repente alguém me aparecia com essa bola nas costas da defesa... tanto do nosso time quanto do adversário. Pros dois lados. Quase que uma válvula de escape da ME (bugada, claro).

Porém, antes do patch eu notei que os gols saíam mais facilmente nessa condição, e com a correção e posterior diminuição dessa jogada "bugada" do jogo, aí os gols minguaram. Hoje, com o jogo atualizado, são raros os gols no 1x1.

O que eu tento fazer pra melhorar isso? Olha, eu sinceramente não me incomodo com essas perdas de gol, no momento fico puto mas depois acabo relevando, já que meu time chega ao gol de outras maneiras.

Mas o que gosto de enfocar quando meu time não vai bem no ataque são os treinos: aposto mt em treinos ofensivos. E isso tem me ajudado de certa forma. Treino ofensivo e treino técnico, pra ser mais exato.

Postado

Eu fui rebaixado e demitido e comecei outro save com o mesmo time para testar as coisas. Dessa vez, bem menos 1vs1, com um número razoável de gols. Mesmo patch.

Eu diria que esse problema, a princípio, está resolvido. Só não entendo esses dois resultados tão discrepantes.

Edit: comecei a usar mais chutes de longe, me parece muito overpowered. Numa liga sem qualidade, como a que tô jogando, meu único bom chutador do time (15) fez 5 gols em 20 jogos, e isso que comecei a focar nesses chutes da metade pro fim da temporada.

Postado

O que funcionou pra mim foi procurar pontas de lança velozes e com finalização e compostura boa/razoável. Não elimina o problema, mas eles costumam acertar com uma maior frequência. Neste esquema emplaquei dois artilheiros da temporada com o Ajax (Musa Barrow e Kasper Dolberg) e com o Corinthians (Matheus Cunha, 2x).

Postado

Não testei, mas ensinar o movimento preferido de driblar o goleiro ao atacante pode ser que resolva também.

Postado

Mais uma temporada aqui e considero o problema absolutamente resolvido.

• Vice-Presidente
Postado
6 hours ago, Lowko é Powko said:

Mais uma temporada aqui e considero o problema absolutamente resolvido.

E não vai entregar o ouro?

Postado

Eu acho que foi só variância. hahaha

Na real também estou com mais jogadores à frente, além do meu principal atacante ser canhoto jogar do lado centro-esquerdo do ataque, o que incentiva mais chutes cruzados.

Postado

No meio caso eu resolvi antes da ultima atualização jogando com 4-3-3 raiz  3 atacantes em linha, quem tem 1 não tem nada, dificilmente o 3 atacantes vão errar tudo rs...   depois da att eu mantive o salve, 1 vs 1 ficou do mesmo jeito só que a agora os atacantes controlados pela (IA, maquina) também perdem, então a percepção parece que melhorou, mas pelas estáticas da temporada passada ta no mesmo porem os outros atacantes de outros time ficaram menos eficiente! 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...