Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Táticas Beraldianas 

Seo Beraldo

Posts Recomendados

Postado

Táticas Beraldianas 

Introdução 

Fala managers de plantão! Quero aos poucos voltar ao mundo do FM! E voltar a postar conteúdo! Como a agenda ainda não permite longos tópicos como histórias, ou acompanhamentos táticos, vou postar algumas táticas que obtive sucesso nos últimos anos de FM. Atualmente as táticas foram montadas e testadas no FM2020. 

Estarei deste post de introdução adicionando cada tática “linkada” ao local do tópico. Cada tática terá uma descrição, imagens de resultados, pretendo também incluir alguns vídeos com melhores momentos da tática. A forma de teste eh relativamente simples. Sempre um save qual estou jogando, e uma/duas simulações com times variados. Estas simulações eu deixo um ano o clube de férias com instrução a jogar com a tática. Mas antes de sair de férias, ajusto as instruções de equipe e o que fazer em cada senário, qual tática usar. Os testes serão feitos com: 

• Seleção que mais tenha jogadores adequados ao sistema. 
  • Time Grande 
  • Time Fim de tabela 
  • Time de divisões inferiores 

Quem estiver afim de testar, me avisa através de PM quando postar seus resultados. Ai incluo link para seu post no tópico principal. 

Táticas 

The Kraken – Paciência é Fundamental

The Flamboyant – Os Invenciveis

The Sandeman – Panela de Pressão

The Ypioca  – Quarteto Magico 

The Diamond - O Desertão

Postado

Cê tá de sacanagem! Tô fazendo uns testes numa pegada parecida aqui.

Postado
Em 06/02/2020 em 17:53, Lowko é Powko disse:

Cê tá de sacanagem! Tô fazendo uns testes numa pegada parecida aqui.

rs!! maneiro! depois me diga como ficou!

Postado

The KraKen 352 - Libero

Introdução

Eu sempre fui um admirador das táticas que exploram alas criativos e técnicos! Também sempre gostei de táticas com três zagueiros. No FM 18 e 19 eu obtive sucesso com uma tática 352. Mas não havia experimentado com o LIBERO ainda. Resolvi entrar de vez com essa tática e experimentando com o Libero no save atual que estou fazendo com o Milan. A atual temporada é 2025/2026, e o time esta fenomenal. Já é minha terceira temporada no comando do time, e na temporada passada contratei Oumar Solet, para ser o meu libero. Nessa atual temporada, dois jogadores chegaram sem contrato, Lautaro Martinez e Dayot Upamecano. Com o atual elenco que tenho, era o que faltava para a The KraKen.

oTi085w.png

Spoiler

5bkFrND.png

FGsWayR.png

dzqg43N.png

Formação em Campo e Funções dos Jogadores

Aplicando ao Football Manager

Minha expectativa com a The Kraken era uma tática em cima de três funções, Libero, Alas e um Atacante matador. A ideia, era que com um libero, nas fase de ataque, o time estaria atuando com o Libero como se fosse um quarto centro campista. Que os alas fosse ofensivos suficiente para atuarem como pontas. E que o atacante com função mais ofensiva fosse responsável pela grande maioria dos gols. Para tal estarei observando os seguintes pontos para garantir o sucesso da tática:

• Passes chaves – Libero deve ser um dos lideres desta estatística.
  • Assistências lideradas pelos laterais .
  • Gols em grande parte pelo atacante designado como mais ofensivo.

Eu mantenho muitas instruções personalizadas para os diferentes jogadores do elenco. Por exemplo, o zagueiro a esquerda do libero, geralmente é Upamecano, que quando escalado ali, a função passa a ser BALL PLAYING DEFENDER. O mesmo para o meia-central direito, se Cuisance for o escolhido para a posição, passa a ser de Mezzala.

O grande destaque da tática em minha opinião fica por conta das instruções em posse de bola dada no inicio de cada partida. Se o adversário jogar táticas que use pontas, meu foco de ataque sempre vai ser pelas alas sem uso de overlaps. Se o adversário não atua com alas, exploro o meio de campo, com a opção de overlaps. No decorrer da partida, observo estamos com muitos chutes bloqueados, tiro o work ball into box, pois estamos muito devagar e o adversário consegue se organizar para bloquear nossos chutes.

Depois de uma temporada, percebi que a tática não favorece a posse de bola. Do terço final da temporada adiante, comecei a tentar reverter isso, mas custou um pouco na questão de jogar bonito. Ainda precisar ser melhorado muito, mas a estratégia eh basicamente sentar e esperar o adversário pressionar, uma vez em nossa intermediaria, os centro campistas fecham o certo, os alas empurram os adversários para posições onde não vão encontrar linhas de passe. E a zaga com três zagueiros é dominante quando a bola eventualmente chega aos atacantes.

Grande parte dos gols saem de contra ataques puxados pelos centro-campistas e articulado pelos laterais. Mas, quando o time adversário consegue se reposicionar a tempo, nossos jogadores sabem segurar a bola, e voltar a jogar a partir da defesa. Nessas horas que vai ver o LIBERO partindo para o ataque, ficando bastante adiantado e geralmente fazendo passes chaves!

Resultados

KelvX3W.png

Ao final de uma temporada e meia atuando 93% do tempo, os principais destaques:

• 82 chances a favor vs contra;
  • 1 chance de gol a cada 39 minutos;
  • 1 chance contra a cada 145 minutos;
  • Lautaro Martinez marcou 47 gols em 54 partidas (40 apenas na Serie A);
  • Assistências predominantes de cruzamentos;
  • Oumar Solet, o Libero, foi o segundo jogador com maior quantidade de passes chaves;
  • Impressionante defesa com apenas 17 gols sofridos;

Por default, joguei a maior parte do tempo com o meio de campo com dois CARRILEIROS e um ATACKING MIDFIELDER na posição de 1. Porem, quando o meio de campo era formado por Cuisance na posição 1, ele tinha a posição personalizada para ADVANCED PLAYMAKER. No meio de campo, se o jovens regens Boomkens ou Perez e  estivesse em campo, jogavam como BALL WINNING MIDFIELDERS, pois são bastante agressivos. Como Perez jogou grande parte da temporada, o meio de campo foi predominante BALL WINNING MIDFIELDER e CARRILERO. Em alguns momentos, eu experimentei com CUISANCE jogando de DEEP LYING PLAYMAKER ao lado de um CARRILERO. Para tentar ter mais passes penetrantes, mas o melhor trio para o meio de campo foi:

ADVANCED PLAYMAKER

BALL WINNING MIDFIELDER - CARRILEIRO

Os jovens Di Dedda e Oliva não foram competentes na função de NO1, tanto ADVANCED PLAYMAKER COMO ATTACKING MIDFIELDER. Ambos são jogadores com mais características de jogarem recuados. Cuisance praticamente não teve um reserva há altura no decorrer da temporada.

vMYXssv.png

ufw7KBT.png

VV8zCva.png

RcHBoK8.png

J2Ciddx.png

Postado

Se a ideia era que o líbero fosse bem participativo nas assistências, ao menos nessa temporada deixou a desejar. Ainda que o Upamecano tenha feito vários gols (apesar dele atuar em outra função na zaga). Imagino que participando na bola parada.

Outro fato interessante é que ambos os alas apoiaram otimamente. Principalmente o que é líder nato. É o ponto de referência na criação das jogadas pela ala.

E por fim, achava que o Cutrone à essa altura tivesse mais 🌟 tanto de potencial quanto de atual. 

Postado

Será que a tática se aplica a um time sem qualidade técnica?

Postado
Em 11/02/2020 em 03:41, felipevalle disse:

Se a ideia era que o líbero fosse bem participativo nas assistências, ao menos nessa temporada deixou a desejar. Ainda que o Upamecano tenha feito vários gols (apesar dele atuar em outra função na zaga). Imagino que participando na bola parada.

Outro fato interessante é que ambos os alas apoiaram otimamente. Principalmente o que é líder nato. É o ponto de referência na criação das jogadas pela ala.

E por fim, achava que o Cutrone à essa altura tivesse mais 🌟 tanto de potencial quanto de atual. 

Então, o que eu espero do libero é que ele seja participativo fazendo passes chaves. Ele nao foi lider de assistencias, mas foi o segundo jogador com maior quantidade de passes chaves. Portanto, o libero foi muito bem, acima do que eu esperava para falar a verdade. Sim, Upamecano, e os demais zagueiros, marcaram gols de bola parada.

Os alas foram fundameintais, o Holandes Janssen um mestre e capitao do time. Cansou de meter bolas para Lautaro!

Cutrone me custou horrores, achei que ele seria fundamental, mas deixou muito a desejar na temporada anterior. Tive sorte em conseguir Lautaro Martinez em fim de contrato, pois na temporada anterior foi a primeira fase da The Kraken, e Cutrone e Kean nao atuaram como esperava na posicao de matador.

Em 11/02/2020 em 06:42, Lowko é Powko disse:

Será que a tática se aplica a um time sem qualidade técnica?

Hum, eu acho que sim, Talvez o Libero tenha que ser o jogador com melhor qualidade tecnica. Experimenta, me diga como foi. FIque de olho nas analises, se seu libero ou defensores estiverem cometendo muitos erros. Faça alteracao para que nao jogue a partir da defesa. POis talvez seus zagueiros nao tenham os atributos mentais para sair jogando com a bola aos pes. 

• 1 mês depois...
Postado

Muito legal sua tática. eu também voltei a jogar FM recentemente. Única vez que consegui fazer uma tática com 3 zagueiros foi no CM0102! hahaha

Vou tentar algo por aqui novamente

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 28/03/2020 em 17:41, roraimaacfilho disse:

Muito legal sua tática. eu também voltei a jogar FM recentemente. Única vez que consegui fazer uma tática com 3 zagueiros foi no CM0102! hahaha

Vou tentar algo por aqui novamente

Boa sorte man! Depois posta ai seus resultados

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...