Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Teste Tático de Um Zagueiro: 1-4-2-3

Johann Duwe

Posts Recomendados

Postado

Durante a virada do ano de 2019 uma ideia tática começou a entrar em minha cabeça e conversando com alguns amigos, concordaram que seria algo divertido a ser explorado. Dada essa introdução, devo dizer que a intenção nunca foi usar somente um zagueiro, mas sim usar três de forma assimétrica pois estou usando dois volantes em funções específicas (Trinco e Pivô Defensivo) sendo estes os dois zagueiros adicionais.

A escolha para a equipe não poderia deixar de ser italiana e optei por uma candidata ao rebaixamento, o Frosinone Calcio.

Elenco A e Elenco B - O Elenco pouco foi mudado, lembro de haver outro goleiro emprestado, mas ele foi devolvido em Janeiro. De destaque, temos Camillo Ciano e Luca Valzania.

Previsão da Imprensa - Cotado para a 19a Colocação, terminamos acima e nunca sofremos risco de rebaixamento graças ao excelente primeiro semestre.

Calendário de Julho-Setembro, Outubro-Janeiro, Fevereiro-Abril e Maio. O primeiro semestre foi muito bom, chegamos a ficar na sexta posição por uma rodada, mas o usual era nos manter próximo a décima posição, e mesmo com o terrível segundo semestre essa posição não se alterou.

spacer.png

spacer.png

Terminamos a temporada com uma posição respeitável na 12° Colocação do campeonato, ofensivamente fomos bem e marcamos muitos gols, ficando abaixo somente dos 6 melhores classificados. Porém, defensivamente fomos horríveis, só não sofremos mais gols do que Empoli e Cagliari.

Sobre a tática, até Dezembro eu usei uma linha defensiva mais baixa e mudei no segundo semestre. Eu sei que foi isso que influenciou na drástica mudança de resultados, pois antes, linha defensiva baixa e três defensores, era muito mais difícil de sermos furados e isso mudou do vinho para a água com a mudança, pois com a linha alta havia muito e muito espaço para o ataque adversário explorar.

A função de Trinco e Pivô Defensivo eu gostei bastante e até a mudança, eram funções muito bacanas pois realmente dava para ver eles executando funções de zagueiros. Irei jogar mais uma temporada, mantendo o esqueleto defensivo e mudando na parte ofensiva, deixando de jogar com pontas para focar no meio campo e usarei dois atacantes.

• Diretor Geral
Postado

Curioso esse esquema, um zagueiro apenas de cara assim soa um tanto quanto suicida, hahahahaha.

Agora, você falou sobre mas não disse o motivo de ter optado pela mudança na linha defensiva. Por que subiu ela @Johann Duwe? Times que brigam na parte de baixo da tabela geralmente tendem a se proteger com ela bem baixa, como você acabou fazendo no 1º semestre da temporada.

Postado
3 horas atrás, Leho. disse:

Curioso esse esquema, um zagueiro apenas de cara assim soa um tanto quanto suicida, hahahahaha.

Agora, você falou sobre mas não disse o motivo de ter optado pela mudança na linha defensiva. Por que subiu ela @Johann Duwe? Times que brigam na parte de baixo da tabela geralmente tendem a se proteger com ela bem baixa, como você acabou fazendo no 1º semestre da temporada.

Optei por mudar a linha justamente por ser um teste hahahah.

A minha ideia era de manter o time adversário longe da minha defesa, porém o tiro saiu pela culatra. Com a linha recuada era possível manter o time compacto defensivamente, porém com a linha alta isso se desfez e ai resultou nos péssimos resultados.

• Diretor Geral
Postado
1 hour ago, Johann Duwe said:

Optei por mudar a linha justamente por ser um teste hahahah.

A minha ideia era de manter o time adversário longe da minha defesa, porém o tiro saiu pela culatra. Com a linha recuada era possível manter o time compacto defensivamente, porém com a linha alta isso se desfez e ai resultou nos péssimos resultados.

Aaaah tá, hahahaha.

E como foram as atuações dos volantes? Quem se saiu melhor, digamos assim: o trinco ou o pivô defensivo? Eu sinceramente não vejo a diferença nessas funções, e raramente as utilizo em meus esquemas.

Postado
26 minutos atrás, Leho. disse:

Aaaah tá, hahahaha.

E como foram as atuações dos volantes? Quem se saiu melhor, digamos assim: o trinco ou o pivô defensivo? Eu sinceramente não vejo a diferença nessas funções, e raramente as utilizo em meus esquemas.

Eu costumo jogar em inglês e só mudar de idioma por conta das imagens mesmo, e pela língua inglesa as funções seriam Anchor Man e Half Back.

Ambas funções tem na minha opinião, um único objetivo, que é destruir e impedir os ataques adversários, em tradução literal, ficando plantado como uma âncora ou um quase zagueiro, alguém que sai um pouco e volta quando necessário.

E por se tratar de um time cotado ao rebaixamento, é complicado analisar quem foi melhor, porém os jogadores que atuaram como Half Back tiveram médias ligeiramente menores do que os atuando como Anchor Man.

Postado

Como disseram, jogar com um zagueiro parece suicidio, mas os volantes e a linha baixa equilibraram muito bem o esquema. 

Como ja to na minha segunda metade de temporada, talvez eu resolva testar essa tatica aqui, apesar que to bem satisfeito jogar no 443 com mentalidade defensiva, to ganhando de lavada em posse bola e atacando com regularidade. 

Postado

Como você mantinha um time compacto se a linha de pressão era mais alta que a default, mantendo a linha defensiva sem mudança? Essa é a minha maior dúvida.

Outra coisa: na centro-direito, a utilização de um mezzala não ficou redundante com um avançado interior? Ele não se batem? Essa dúvida é menor porque o primeiro é de apoio e o segundo é de ataque. Se fosse o contrário, imagino que haveria um problema.

Postado
7 horas atrás, senna889091 disse:

Como disseram, jogar com um zagueiro parece suicidio, mas os volantes e a linha baixa equilibraram muito bem o esquema. 

Como ja to na minha segunda metade de temporada, talvez eu resolva testar essa tatica aqui, apesar que to bem satisfeito jogar no 443 com mentalidade defensiva, to ganhando de lavada em posse bola e atacando com regularidade. 

Só parece ahahahah. Sim, enquanto eu mantive a linha defensiva baixa foi possível conseguir bons resultados.

3 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Como você mantinha um time compacto se a linha de pressão era mais alta que a default, mantendo a linha defensiva sem mudança? Essa é a minha maior dúvida.

Outra coisa: na centro-direito, a utilização de um mezzala não ficou redundante com um avançado interior? Ele não se batem? Essa dúvida é menor porque o primeiro é de apoio e o segundo é de ataque. Se fosse o contrário, imagino que haveria um problema.

Não sei se entendi direito, mas eu adaptava as duas linhas para ficarem compactas, linha defensiva e ofensiva baixas ou altas para deixar o time compacto.

No lado direito sim, eu sofri com isso mas não optei por mudar a função do Mezzala, ali infelizmente eventualmente surgia um buraco com o Mezzala e Avançado Interior ocupando espaços muitos próximos no ataque, defasando o meio campo.

Postado
26 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Não sei se entendi direito, mas eu adaptava as duas linhas para ficarem compactas, linha defensiva e ofensiva baixas ou altas para deixar o time compacto.

É que na imagem que você passou, a linha de pressão é alta mas a linha defensiva é standard.

Postado

Novos testes?

• 2 semanas atrás...
Postado
Em 29/01/2020 em 23:50, Lowko é Powko disse:

Novos testes?

Não realizei, mas posso disponibilizar as duas táticas para download, caso queira.

Postado

Mande.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...