Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Sugestão sobre tática 4-2-3-1

luucaasr

Posts Recomendados

Postado

Fala galera, entrei pro mundo do fm em 2016, mas quase sempre utilizei taticas prontas, sem me aprofundar muito no game, mas sou apaixonado por esse jogo e agora que tenho mais tempo, decidi entrar de cabeça nesse fm 2020. To tentando criar minhas próprias táticas, mas quero entender como funciona, o que estou fazendo de errado, no que posso melhorar, o que devo manter, dicas no geral também se alguém tiver.

Enfim, é o seguinte, iniciei um save com o Milan e to tentando implementar uma tática que priorize o toque de bola mais curto, construindo a jogada lentamente pra chegar na área adversária. Na defesa manter as posições, sem pressionar demais pra não deixar buracos nas linhas defensivas. Não quero que o time fique dando chutões, desperdiçando a bola, nem que fique forçando dribles.

O meu time tem bons atributos em passes no geral, inclusive coloquei alguns jogadores pra treinarem passe, acredito que essa filosofia seja uma boa para esse time, mas to tendo alguns problemas, meu atacante não ta rendendo nada, quando cheguei no time Piatek era o craque do time, mas em 13 jogos fez apenas 2 gols e tá tendo exibições pífias (e todo mês ele é o destaque no treino, nota em média 9), inclusive apareceu um aviso da diretoria que está preocupada com as péssimas exibições. Os dois extremos invertidos também não tão rendendo quase nada e uma coisa que me incomoda é que muitas vezes os pontas ou os laterais chutam em vez de tocar no meio da área, muitas vezes tem 1 ou 2 livres na área, coloquei a instrução rematar menos, mas continua não tocando pro meio. Na defesa, tomo uns gols mt bobos, principalmente nos minutos finais das partidas (cheguei a empatar um jogo que eu estava ganhando por 3x0), e não sei se observei corretamente, mas vi por certas vezes um dos dois zagueiro mal posicionado, quebrando a linha defensiva. E por fim, muitas vezes vejo umas ótimas trocas de passe do jeito que eu quero, mas em certas situações os jogadores erram passes de 0.5 metros, lançam umas bolas sem sentido e a maioria dos gols que faço não é da forma que eu imagino que deveria ser.

Gostaria de saber o que tem de errado na tática ou se devo implementar um novo estilo de jogo ou se estou analisando as coisas da forma errada. Desde já agradeço.

Segue os prints da tática

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

• Leho. mudou o título para Sugestão sobre tática 4-2-3-1
Postado

Ta errado em jogar o Football Bug 20

Espero ter ajudado.

Postado
3 horas atrás, Buzzuh disse:

Ta errado em jogar o Football Bug 20

Espero ter ajudado.

tá tão ruim assim??

Postado

Segue alguns link aqui do fórum que explica como criar uma tática recomendo vc tirar um tempo para ler, assim você vai ter um conhecimento básico.

https://www.fmanager.com.br/topic/117656-guia-teórico-e-prático-sobre-o-football-manager/

https://www.fmanager.com.br/topic/126318-índice-de-guias-do-centro-tático/

https://www.fmanager.com.br/topic/132641-fluidez-da-equipe/

A sua tática tem algumas instruções conflitantes na teoria (mas como o fm é um programam vc pode colocar qualquer instrução que a programação vai tentar executar se vai da certo ou não rng) 

Se vc quer um time que saia jogando tocando a bola, tem que colocar sair a partir da defesa e colocar levar a bola ate a área, (isso fara seu time começa tocando a bola e levar ate o gol).

Instrução contra ataque tem o objetivo de roubar a bola do adversário e  como poucos toques chegar ao gol aproveitando as brechas deixadas,  como vc tem interesse em tocar a bola curta para usar contra ataque nessa forma vc tem que mudar muita coisa. 

Instrução sobreposição exterior - se vc passar a seta do mouse em cima do quadro verde vai te informar que o jogador fica com a bola e espera a passagem de um lateral, ou seja pede para o seu time manter a posse da bola (segurar não tocar) e esperar a passagem do lateral,  quando o lateral tem a bola ele cruza.  

Pressão -vc colocou para pressionar o goleiro e o time reagrupar, as duas coisa não vai dar muito certo, ou o jogador volta para  recompor a defesa ou ele deixa posicionamento defensivo e pressiona o goleiro.  

Recomendo vc deixar as instruções tudo no normal e acrescente apenas sair a partir da defesa e levar a bola ate a área depois no decorrer dos jogos vc vai acrescentando o que o seu time precisa. EX: mais pressão, aumentar a velocidade dos passes,  pressão no goleiro etc...  assim vc vai encontra as melhores instruções para sua equipe! 

Postado
1 hora atrás, Rudsonnunes disse:

Segue alguns link aqui do fórum que explica como criar uma tática recomendo vc tirar um tempo para ler, assim você vai ter um conhecimento básico.

https://www.fmanager.com.br/topic/117656-guia-teórico-e-prático-sobre-o-football-manager/

https://www.fmanager.com.br/topic/126318-índice-de-guias-do-centro-tático/

https://www.fmanager.com.br/topic/132641-fluidez-da-equipe/

A sua tática tem algumas instruções conflitantes na teoria (mas como o fm é um programam vc pode colocar qualquer instrução que a programação vai tentar executar se vai da certo ou não rng) 

Se vc quer um time que saia jogando tocando a bola, tem que colocar sair a partir da defesa e colocar levar a bola ate a área, (isso fara seu time começa tocando a bola e levar ate o gol).

Instrução contra ataque tem o objetivo de roubar a bola do adversário e  como poucos toques chegar ao gol aproveitando as brechas deixadas,  como vc tem interesse em tocar a bola curta para usar contra ataque nessa forma vc tem que mudar muita coisa. 

Instrução sobreposição exterior - se vc passar a seta do mouse em cima do quadro verde vai te informar que o jogador fica com a bola e espera a passagem de um lateral, ou seja pede para o seu time manter a posse da bola (segurar não tocar) e esperar a passagem do lateral,  quando o lateral tem a bola ele cruza.  

Pressão -vc colocou para pressionar o goleiro e o time reagrupar, as duas coisa não vai dar muito certo, ou o jogador volta para  recompor a defesa ou ele deixa posicionamento defensivo e pressiona o goleiro.  

Recomendo vc deixar as instruções tudo no normal e acrescente apenas sair a partir da defesa e levar a bola ate a área depois no decorrer dos jogos vc vai acrescentando o que o seu time precisa. EX: mais pressão, aumentar a velocidade dos passes,  pressão no goleiro etc...  assim vc vai encontra as melhores instruções para sua equipe! 

Boa noite, eu li muitas coisas pra ter um conhecimento básico, to lendo aos poucos pra não ficar informação demais, inclusive já li praticamente todos os tópicos do guia do site Engenharia do Futebol, que se não me engano é do @Henrique M., conteúdo muito bom, foi muito esclarecedor, mas como já li aqui no próprio fórum, procuro ler um pouco e tentar colocar em prática, do que ler tudo de uma vez e ficar mais perdido do que estava anteriormente.

Suas análises fazem muito sentido, não tinha visto dessa forma, vou tentar aplicar e ver se vejo alguma mudança na forma de jogar.

A instrução de sobrepor não sabia que poderia interferir dessa forma na minha tática e a questão da pressão faz muito sentido (me sentindo até meio lerdo kkkk). A instrução de recompor é uma boa? Ou devo tentar jogar com mais pressão?

Muito obrigado pela ajuda! Volto depois com um feedback!

Postado
14 horas atrás, PauloH__BR disse:

Sim já li um bocado, tens uns italianos muito bom tbem.  

Tem alguns guia aqui do site que são baseados ou foram traduzidos desse guias!

Postado
45 minutos atrás, Rudsonnunes disse:

Sim já li um bocado, tens uns italianos muito bom tbem.  

Tem alguns guia aqui do site que são baseados ou foram traduzidos desse guias!

Sim, eu quis dizer principalmente no Youtube.

Postado
3 horas atrás, PauloH__BR disse:

Sim, eu quis dizer principalmente no Youtube.

O do Youtube é editado não é em tempo real, tinha uma galera no fórum da SI onde ele posta questionando ele na teoria funciona mas como o FM é um programa que faz aquilo que foi programado a teoria nem sempre funciona na pratica. 

• 5 meses depois...
Postado

Bom dia...

Comecei recentemente com o FM 2020... Pulei do 18 para o 20. Não passei pelo 19... A perspectiva é bem diferente, entre as duas versões do programa. Com mudanças significativas na área de criação tática.

Mas, de uma forma geral, levando-se em consideração questões gerais à respeito de formação e estilo, acredito que falte apoio à sua defesa. Ao enfrentar equipes que joguem de forma rápida e direta, com bons jogadores no setor ofensivo (principalmente no quesito "rapidez"), talvez você tenha muitas dificuldades defensivas, tomando gols em excesso nos contra-ataques. O motivo principal é que falta cobertura às subidas dos defensores laterais... Eu, normalmente, utilizo um deles com a função atacar e o outro apoiando ou defendendo e, ainda assim, deixo um meio campista na cobertura, com papel defensivo (prefiro deixar um volante mesmo, mas pode até ser um meio campista central, com papel mais estático e função defensiva); pra subir os dois laterais, geralmente deixo dois volantes, sendo um com maior liberdade (na maioria das vezes um construtor recuado no apoio))...

Ofensivamente falando, você precisa ter jogadores criativos do meio pra frente e centroavantes que saibam se posicionar e aproveitar espaços pequenos, com muita mobilidade e inteligência... Tecnicamente, você precisa de jogadores quase perfeitos no setor ofensivo. Porque, ao enfrentar defesas de boa qualidade, dificilmente vai conseguir furá-las. Mesmo as defesas razoáveis apenas, nos dias de hoje, conseguem se defender bem contra o jogo de posse executado por jogadores de qualidade questionável...

spacer.png

spacer.png

Pivô único - um lateral ofensivo e o outro apoiando, com um volante encarregado na cobertura (eu prefiro, aqui, outras funções que não a da imagem,  mas, eventualmente uso o BWM mesmo; o motivo é que essa função é mais de "primeiro combate" que de cobertura e isso pode comprometer a tarefa um pouco)...

spacer.png

Pivô duplo - ideal para proteger a subida dos dois defensores laterais e para esquemas que visam a manutenção da posse de bola (o construtor recuado é uma boa opção para participar da recirculação de posse no ataque, oferecendo cobertura ofensiva, garantindo opção para retirar a bola da zona de pressão, mudando o lado das ações e fazendo a defesa adversária flutuar)...

spacer.png

Nesse seu esquema, considerando que deve ter opções boas para todas as posições (do ponto de vista individual), eu mudaria algumas instruções, depois de ajeitar as funções dos jogadores, como descrito acima...

Acrescentaria contra-pressão e jogar a partir da defesa; removeria as instruções reagrupar, contra-atacar e evitar reposição curta do GR...

Além disso, eu aumentaria um ponto na largura atacante...

Bons jogos e bom dia...

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...