Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Holger Danske - O Herói Dinamarquês


AllMight

Posts Recomendados

Postado

Já pareces um bancário com essa engenharia financeira toda. Resultou e agora é atacar a parte final da época com confiança. Tudo é possível.

  • Respostas 464
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Sabe uma coisa que deu certo comigo? Comecei a colocar o Diretor de Futebol para renovar contratos - não automaticamente, mas colocando lá "diretor negocia renovação". Aí ia dar uma olhada e ele conseguia uma proposta melhor que a minha. Reduzi bem os salários assim.

  • 2 semanas atrás...
Postado
Em 14/09/2021 em 11:29, Cadete213 disse:

Já pareces um bancário com essa engenharia financeira toda. Resultou e agora é atacar a parte final da época com confiança. Tudo é possível.

Vindo de um, é um ótimo elogio hahhaa.  Sim, esse é o nosso objetivo, vamos para cima!

Em 15/09/2021 em 14:21, Nei of disse:

Sabe uma coisa que deu certo comigo? Comecei a colocar o Diretor de Futebol para renovar contratos - não automaticamente, mas colocando lá "diretor negocia renovação". Aí ia dar uma olhada e ele conseguia uma proposta melhor que a minha. Reduzi bem os salários assim.

Cara eu nunca tive essa coragem, vou testar no futuro. Eu sempre tive a impressão que eles eram piores negociadores que os humanos.

Postado

AM-JKLVNNhlWt6rocGrekUK0UYJ_yRYUyvAEbPWx

 

AM-JKLVBP8rK-J9boZbfXYvzzK3bKLe9JcIDlLxk

EMPATADÃO
Engenharia financeira | Próximo capítulo

 

Depois de uma inter-temporada de muita engenharia financeira para conseguir manter um time competitivo, chegava a hora de colocar a bola para rolar. Como preparação para o retorno da liga fizemos cinco amistosos, onde ganhamos quatro partidas e empatamos uma.

O retorno da NordicBet Liga era contra o FC Helsingør, líder do campeonato e meu ex-clube. Alinhamos nossa tática defensiva (4-1-4-1) e fomos em busca de não tomar gols. Começa o jogo e logo temos a chance de abrir o placar em um pênalti, mas René Larsen acaba chutando no meio gol e deixando fácil para o goleiro deles pegar. Porém esse pênalti perdido não fez falta nem para o René e nem para o time, já que ele marcou dois gols ainda no primeiro tempo e controlamos nossos adversários durante o jogo todo sem dar chances para eles criarem perigo. Final de jogo e um ótimo 2 a 0 contra o líder do campeonato. Contra a forte equipe do SønderjyskE alinhamos novamente o 4-1-4-1 mas não tivemos a mesma sorte da partida anterior e levamos um gol no final do primeiro tempo em uma ótima triangulação deles, depois voltamos mais ofensivos mas ainda assim não conseguimos criar perigo e no fim da partida fomos penalizados com mais um gol fechando o 0 a 2

Para recuperar a autoestima nada melhor que enfrentar uma das piores equipes do campeonato como o Hvidovre IF, fomos com a nossa tática mais ofensiva (4-2-3-1) e vencemos inapelavelmente por 3 a 0. Na sequência outra vitória incontestável, desta vez por 2 a 0 e contra o Næsby BK, ainda perdemos um pênalti nesta partida e não os deixamos finalizar nenhuma vez durante a partida toda, seja no gol ou para fora. Encerramos o mês contra o Thisted FC e mesmo indo para cima desde o início do jogo e buscando a vitória o gol teimou em não sair e empatamos a partida por 0 a 0.

AM-JKLUtLs9z8LX-b5c431Th8yvffPoSqyHzUzW8

 

Iniciamos abril contra o Esbjerg fB, uma equipe forte mas que não estava tão bem na tabela, por isso fomos com a nossa tática mais equilibrada (4-1-2-3) e que tinha sido responsável pela nossa sequência boa antes da pausa de inverno. Porém fomos presas fáceis e perdemos por 1 a 2. Esta partida foi um choque para mim, não conseguimos nos achar em campo com a tática que melhor jogamos no primeiro semestre. É incrível como a falta de Baidoo como regista minou o time nesta partida. Na sequência empatamos com o Kolding IF por 1 a 1, saímos perdendo e no final do jogo tivemos um jogador expulso, mas ainda assim conseguimos buscar o empate com um a menos nos minutos finais. Depois empatamos com o FC Fredericia por 1 a 1 em um jogo onde saímos perdendo logo no início e tivemos que remar muito para conseguir o empate no finzinho da partida. Contra o Randers FC tivemos um dos melhores jogos da temporada, os dois times jogaram para frente e buscaram o resultado, a partida começou com o time azul abrindo o placar logo aos três minutos, não demoramos para empatar e no segundo tempo viramos a partida, mas minutos após, concedemos um pênalti ao adversário que sacramentou o 2 a 2 no placar.

Nesta altura acumulávamos cinco jogos sem ganhar, e os boatos de demissão eram constantes, infelizmente não tirei print porque eu realmente achei que seria demitido. Mas conseguimos nos recuperar e agora não tenho os prints dessa turbulência. Mas seguindo, o começo da recuperação veio no último jogo de abril, quando enfrentamos o Vendsyssel FF e vencemos por 2 a 0 com uma ajuda enorme de Sebastian Hausner, volante deles que fez o favor de ser expulso logo nos primeiros dez minutos de partida, aí eles não tiveram forças para nos segurar.

AM-JKLV-rXU4XR9ayk5jz7KGWNWjPg8SR70pxwFh

 

Iniciamos o último mês de competição contra o FC Roskilde, e que jogo estranho! Os três gols do primeiro tempo saíram em um espaço de três minutos (18', 19' e 20'), e depois no segundo tempo tivemos dois gols em dois minutos (83' e 84'). Melhor para nós que ganhamos por 3 a 2. Depois entramos numa sequência de duas pedreiras contra rivais diretos ao acesso, no primeiro jogo encaramos o FC Helsingør e ganhamos a partida por 3 a 1 com todos os gols do jogo acontecendo no primeiro tempo. Na sequência pegamos o SønderjyskE e passamos o trator por cima deles, vitória fácil, novamente por 3 a 1, mas com mais dominância da nossa parte.

Após 32 rodadas, chegamos na rodada final e ainda vivos na disputa pelo acesso, porém dependeríamos de uma soma de combinações de resultados. Precisaríamos ganhar nossa partida e torcer para FC Helsingør e o SønderjyskE não ganharem suas partidas. Em caso de vitória do FC Helsingør, já era acesso, em caso de vitória do SønderjyskE precisaríamos tirar três gols de saldo, que é o primeiro critério de desempate.

AM-JKLWqR65VnhF2mANN6tium0pfqwyRubFEVYhh

 

E foi nesse panorama que chegamos a última rodada, precisaríamos golear o Hvidovre IF, e cumprimos com a nossa parte, ganhamos a partida por 3 a 0, com todos os gols saindo no primeiro tempo, no segundo tempo continuei tentando colocar o time para cima mas parece que os meninos estavam satisfeitos com o placar e não quiseram fazer mais nada. Pior para nós, o SønderjyskE ganhou a sua partida por 3 a 0 também e não conseguimos descontar o saldo de gols.

AM-JKLVY3AjSU7VRFsHRPyf8AVPrSc5aD8rKeOTG

 

Olhando os jogos disputados após a pausa de inverno é decepcionante que tenhamos tido um mês de abril com somente uma vitória, um golzinho a mais em qualquer uma dessas partidas empatadas teria nos rendido o acesso.

AM-JKLVZ1EJfqCB_BHH6ArpQlno_yjI9QpJn1893

 

Tivemos três times empatados com 62 pontos ao término do campeonato e o acesso foi decidido por dois gols a mais de saldo. Essa pontuação conquistaria o acesso em 8 das 12 edições disputadas até aqui no save. Fomos a segunda equipe que menos perdeu na divisão porém empatamos muitos jogos. Antes do reinício dos jogos após a parada de inverno, se me falassem que disputaríamos o acesso até a última rodada e só o perderíamos no saldo de gols, sinceramente eu duvidaria e acharia que se isso acontecesse seria uma ótima temporada de estreia no time. Mas mesmo tentando enxergar por um ponto de vista mais positivo, não dá pra deixar de sentir frustração ao chegar tão perto. 

Pela DBU Pokalen, o FC Nordsjælland sagrou- se campeão ao derrotar o FC Midtjylland por 1 a 0, nós caímos cedo e não ficamos nem para o print.

AM-JKLWteGFK5owrhDByBZAmxTFccekFq7pLRw4V

 

Tivemos apenas dois jogadores com mais de dez gols na temporada, eu não me incomodaria com esse número caso René Larsen tivesse sido decisivo no comando de ataque, mas o que vimos é que mesmo ele liderando o time na artilharia, ele sumiu em vários jogos e sentimos falta de um centroavante mais matador. De destaque temos os dois laterais pela esquerda, Bjarne Wass que foi titular no reinício dos jogos e Axel Friman que quando entrou representou muito bem e conquistou a vaga de titular para o restante da temporada. O outro destaque é Jakob Johansson, que destruiu na ponta esquerda mesmo não sendo habitual por alí, foi nosso vice-artilheiro e melhor jogador de ataque em classificação média, uma pena que teve algumas lesões demoradas durante a temporada.

AM-JKLVqgdV5cd7THLSaJpM6LyqWFWH-rXyfz-4wPQs24tIlkeLIQzpl1KvpwnGiJViEAOKL_WIa-qGSEUC2YUjre8orc_uymCEvGW_cTm2Utf2fjkUCO8bQIiyD9FsnHHLVFLS618H9VktQlFkN47R78hBV=w825-h615-no?authuser=2

 

AM-JKLWoFp61MnxDVi-L3CgMWDIsU9g48dcOK8FeCLMtrR76rJgAFHAg6wPlFcT9VJ2gVDtnpnQf3WGBISy6DmJ2xVe4RzPOVOthuHV334X6mYHIuKQnobslJhzrLwyQbI5ut6NCOMB2_CGB_dQv7ZRfVpNI=w573-h525-no?authuser=2Se antes da parada de inverno a tática que estávamos indo bem era o 4-1-2-3, após a parada de inverno e a saída de Michael Baidoo foi incrível como este desenho tático deixou de funcionar, nenhum dos reforços se adequaram a função de regista e para piorar não conseguimos achar uma função que funcionasse no lugar, a reta final de jogos foram todas no 4-2-3-1 e manter o desenho independentemente da força dos adversários se mostrou muito acertado e ganhamos as cinco últimas partidas do campeonato, além de termos empatado a partida anterior a essa sequência. Incrível como o time continuou seguro e ganhou muita potência ofensiva com um MAC de Construtor de Jogo Avançado - Atacar, normalmente esta é a posição em que tenho mais dificuldade de fazer um jogador render, mas Niels Storgaard caiu como uma luva na tática.

Também utilizamos o 4-1-4-1 nos primeiros dois jogos do período, conseguimos uma vitória importante e na sequência uma derrota da mesma proporção.

Para a próxima temporada a ideia é pegar tudo o que funcionou nesta e aprimorar, mas sabemos que não sou um teórico de táticas e que muito provavelmente a tendência é piorar. Mas a busca sempre tem que ser em melhorar e conseguir lugares mais altos na tabela.

 

 

Em busca de tentar manter o clube operando, a diretoria injetou mais 5,25M DKK nos cofres do clube. Com a situação delicada, levei um susto quando recebi a notícia que estaríamos pagando quase 400m DKK ao University of Pretoria FC por ser um clube satélite nosso, na hora já fui no painel de parcerias e cancelei a ligação, sobrou também para o FK Senica que também receberia uma bolada dessas sem nem ter jogadores com os quais pudéssemos aproveitar.

Terminamos a temporada com um preocupante saldo negativo de 9,7M DKK, mesmo com a diretoria tendo injetado cerca de 12M DKK ao longo da temporada.

 

AM-JKLVNTr5jXyeDlCfbYEMxCK97WYHgBDBdxPnO

 

E para encerrar a postagem, Danske renovou seu contrato por mais duas temporadas.

AM-JKLWUFq1U5YlBSghL7U6e11dtQrBEK6IbcWVK

 

Engenharia financeira | Próximo capítulo

AM-JKLVBP8rK-J9boZbfXYvzzK3bKLe9JcIDlLxk

  • AllMight mudou o título para Holger Danske - O Herói Dinamarquês - Empatadão [25/09]
Postado

O que fez o Horsens ficar tão endividado como está? Tem alguma ideia? Mesmo com aquela negociações que abriram margem salarial para você na temporada passada, tudo indica que o problema financeiro do clube está em outro item da lista de gastos. Qual seria?

Em outra situação, o mês de abril não teria sido tão ruim, mas acabou cobrando um preço alto como você disse. Sentimentos contraditórios neste fim de campeonato. Se por um lado, é de se lamentar a perda da promoção no saldo de gols, por outrro é preciso ter em mente que a campanha, no geral, foi muito boa.

Diferentemente de você, não acho que o time vai piorar. Muito pelo contrário. A tendência é sempre melhorar de uma temporada para outra, mas para isso precisa contratar jogadores melhores para as áreas mais carentes da equipe. Dá para sair coisa boa daí para a próxima temporada.

 

Postado

Para mim o triplo empate com 62 pontos e a pouca diferença no saldo mostrou que a equipe está no caminho certo, inclusive tendo superado a fase mais complicada e engatado uma reta final muito boa. Faltou pouco e, mantendo essa pegada, a promoção vai vir mais cedo do que mais tarde. 

E lá vou eu dar mais um pitaco tático: pra mim esse Atacante Interior Atacar pela esquerda não tá fazendo muito sentido porque você já tem um centroavante e outro Atacante Interior em Apoiar, então a dupla de ataque já tá meio que resolvida. O que eu testaria? Transformaria o AI Atacar em um Extremo Apoiar (usando ele do lado do pé invertido mesmo) e acrescentaria a instrução individual "Deambular da Posição". Assim você vai ter um Extremo de pé trocado com uma movimentação própria, capaz de aparecer na área para finalizar ou abrir para o flanco do campo quando necessário, um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias. Nunca usei mas li sobre isso outro dia e, considerando seu desenho, acho que vale testar e observar, pode ser exatamente o que você precisa.

Que venha a próxima temporada!

 

Postado

Equilíbrio que chama?

Fez uma reta final excelente engatando várias vitórias seguidas, mas infelizmente o Sonderjyske só deslizou uma vez e não foi suficiente pra garantir a subida do Horsens. Mas o final de temporada anima e parece que o time estava realmente jogando bem (12 gols em 4 jogos é sinal que o ataque estava funcionando). Se conseguir repetir esse desempenho durante toda temporada que vem, pode conseguir o acesso.

Postado

A derrota ao SønderjyskE acabou definindo o final. Porém, os empates - sempre eles - atrapalham demais.

Os cavalos amarelos estão no caminho certo.

Postado

muito empate que acaba por determinar a não subida de divisão. foi mesmo por muito pouco. já as finanças, há que tentar melhorar esse aspecto.

  • 3 semanas atrás...
Postado

Retomando a leitura do save!

É um saco quando a gente quase consegue, né? hahahahahh fica um gosto muito agridoce, ainda mais por causa dessas empatadas. Mas tem um ponto positivo: vai entrar bem mais favorito na próxima temporada pra subir. As vezes é melhor fazer as coisas com calma do que se precipitar. Concordo com o GG: Dá pra tirar muita coisa positiva da temporada. Afinal, um time que fica a 1 ponto de subir na temporada anterior, só não sobe se fizer muito mal seu dever de casa.

Boa sorte! 

Postado
Em 26/09/2021 em 08:11, GGilson disse:

O que fez o Horsens ficar tão endividado como está? Tem alguma ideia? Mesmo com aquela negociações que abriram margem salarial para você na temporada passada, tudo indica que o problema financeiro do clube está em outro item da lista de gastos. Qual seria?

Em outra situação, o mês de abril não teria sido tão ruim, mas acabou cobrando um preço alto como você disse. Sentimentos contraditórios neste fim de campeonato. Se por um lado, é de se lamentar a perda da promoção no saldo de gols, por outrro é preciso ter em mente que a campanha, no geral, foi muito boa.

Diferentemente de você, não acho que o time vai piorar. Muito pelo contrário. A tendência é sempre melhorar de uma temporada para outra, mas para isso precisa contratar jogadores melhores para as áreas mais carentes da equipe. Dá para sair coisa boa daí para a próxima temporada.

 

Fala Gilson tudo bem? 

É difícil saber o que aconteceu, mas o ponto mais baixo do saldo em por volta do fim da temporada 25/26, que é justamente uma temporada antes do Horsens cair para a NordicBet Liga, então é difícil dizer o que possa ter acontecido, talvez a diretoria tenha feito um investimento significativo no elenco em busca de brigar pelo título e a realidade possa ter sido bem diferente do que eles esperavam. Sobre o momento atual, mesmo economizando e trabalhando abaixo do orçamento proposto pela diretoria, o clube ainda não é sustentável e acho que não será tão cedo, nesta temporada fechamos com 40M de receitas e 38M de despesas, porém o tal do 'Retorno' que é o dinheiro arrecadado pelo clube sem o doping financeiro de injeção de dinheiro pelo presidente e sem as transferências foi de apenas 22M. Ou seja para caminharmos com as próprias pernas teríamos que arrecadar pelo menos mais 16M. 

 image.thumb.png.f9bd9254492b7640eead247d98651deb.png

Sobre onde está a sangria, só posso imaginar que nossa vida seria mais fácil caso não tivesse o empréstimo para pagar, 5M por ano é bem complicado, é metade do que gastamos em salários. De qualquer forma não vejo muita coisa que eu possa fazer para diminuir essas despesas, talvez diminuir a comissão técnica, mas acho que não seria um movimento inteligente.

Tudo depende do ponto de vista né, se olharmos com um visão menos apaixonada que a minha, eu fiz uma temporada bem boa perto dos problemas que surgiram ao longo do ano. Comecei com um elenco desequilibrado e sem jogadores para os lados do campo, e quando abriu a janela a diretoria diminuiu meu orçamento em uma proporção considerável e ainda assim esse time brigou até o último minuto pela promoção. Mas a frustração de chegar até esse último minuto e não conseguir é bem grande.

Já temos uma base e a tendência é melhorar mesmo, mas eu não duvido mais da minha capacidade de estragar tudo hahahhaa.

 

Em 27/09/2021 em 08:33, Tsuru disse:

Para mim o triplo empate com 62 pontos e a pouca diferença no saldo mostrou que a equipe está no caminho certo, inclusive tendo superado a fase mais complicada e engatado uma reta final muito boa. Faltou pouco e, mantendo essa pegada, a promoção vai vir mais cedo do que mais tarde. 

E lá vou eu dar mais um pitaco tático: pra mim esse Atacante Interior Atacar pela esquerda não tá fazendo muito sentido porque você já tem um centroavante e outro Atacante Interior em Apoiar, então a dupla de ataque já tá meio que resolvida. O que eu testaria? Transformaria o AI Atacar em um Extremo Apoiar (usando ele do lado do pé invertido mesmo) e acrescentaria a instrução individual "Deambular da Posição". Assim você vai ter um Extremo de pé trocado com uma movimentação própria, capaz de aparecer na área para finalizar ou abrir para o flanco do campo quando necessário, um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias. Nunca usei mas li sobre isso outro dia e, considerando seu desenho, acho que vale testar e observar, pode ser exatamente o que você precisa.

Que venha a próxima temporada!

 

Tomara que venha mais cedo, é como eu disse ao gilson, em uma visão menos apaixonada que a minha, foi uma temporada bem boa pelas adversidades encontradas ao longo do caminho. 

Sobre seu pitaco tático, eu acho muito coerente o que você disse, porém, sem brincadeira o avançado interior - atacar foi o melhor jogador do time, mesmo ele jogando em uma posição que não é natural, carregou a gente nas costas em muitas oportunidades. é mais fácil eu mexer no ataque inteiro do que nele, sabe aquela história de time que está ganhando não se mexe, eu a encarnação dela hahahha.

Em 30/09/2021 em 14:24, div disse:

Equilíbrio que chama?

Fez uma reta final excelente engatando várias vitórias seguidas, mas infelizmente o Sonderjyske só deslizou uma vez e não foi suficiente pra garantir a subida do Horsens. Mas o final de temporada anima e parece que o time estava realmente jogando bem (12 gols em 4 jogos é sinal que o ataque estava funcionando). Se conseguir repetir esse desempenho durante toda temporada que vem, pode conseguir o acesso.

Né hahahhahaha Parece até o Brasileirão, o 'campeonato mais disputado do mundo'.

Se eu repetir o desempenhos dos últimos jogos serei campeão com 100% de aproveitamento hahahaha. Mas entendi o que você disse e realmente temos que começar a temporada com o pé na porta e mantendo as vitórias em sequência.

Em 01/10/2021 em 07:45, Nei of disse:

A derrota ao SønderjyskE acabou definindo o final. Porém, os empates - sempre eles - atrapalham demais.

Os cavalos amarelos estão no caminho certo.

Pois é, muito triste. 

Opa, só espero que não se machuquem ao longo do trajeto e fiquem empacado mais um ano no mesmo jockey clube.

Em 01/10/2021 em 17:46, Cadete213 disse:

muito empate que acaba por determinar a não subida de divisão. foi mesmo por muito pouco. já as finanças, há que tentar melhorar esse aspecto.

Sim, o time empatou demais. Sobre as finanças, em resposta ao GG eu fui mais detalhado, realmente não sei em que posso economizar sem perder qualidade.

Em 16/10/2021 em 22:09, marciof89 disse:

Retomando a leitura do save!

É um saco quando a gente quase consegue, né? hahahahahh fica um gosto muito agridoce, ainda mais por causa dessas empatadas. Mas tem um ponto positivo: vai entrar bem mais favorito na próxima temporada pra subir. As vezes é melhor fazer as coisas com calma do que se precipitar. Concordo com o GG: Dá pra tirar muita coisa positiva da temporada. Afinal, um time que fica a 1 ponto de subir na temporada anterior, só não sobe se fizer muito mal seu dever de casa.

Boa sorte! 

Com certeza, é um porre! Spoiler alert, entrei como maior favorito pela imprensa pra próxima temporada. E concordo contigo, não é cenário de terra arrasada, temos um ótimo ponto de partida para a próxima temporada, mas que esse final foi de foder, foi!

  • Fujarra mudou o título para Holger Danske - O Herói Dinamarquês - Empatadão [25/09] - Apagar em 25/12
Postado

FIM DE SAVE

Fala pessoal tudo bem? Infelizmente este é um ponto final na jornada do nosso herói, recentemente passei por muitos problemas de tempo para poder dar continuidade ao save, e quando esse tempo voltou não consegui terminar de escrever a próxima atualização por desânimo mesmo, pra mim isso é um sinal de que não estou mais me divertindo ao contar essa história. Uma pena não encerrar mais uma história, mas bola que segue.

No mais queria agradecer a todos que acompanharam o save. Sempre aprendo com os comentários de vocês. Obrigado!

  • AllMight mudou o título para Holger Danske - O Herói Dinamarquês - Fim de Save
Postado

Ah, que pena Diogo. Seu save estava na lista dos meus preferidos e sempre aguarda uma nova atualização, com certeza tinha muito a ser jogado. Lamento que a tentativa de seguir a diante não tenha dado certo. Então nem vale a pena fazer um apelo. Holger Danske deixará saudades. Espero que você arranje um tempinho para retornar em breve aos saves.

Postado
1 hora atrás, GGilson disse:

Ah, que pena Diogo. Seu save estava na lista dos meus preferidos e sempre aguarda uma nova atualização, com certeza tinha muito a ser jogado. Lamento que a tentativa de seguir a diante não tenha dado certo. Então nem vale a pena fazer um apelo. Holger Danske deixará saudades. Espero que você arranje um tempinho para retornar em breve aos saves.

Obrigado pelo elogio ao save, eu acho uma pena encerrar sem ao menos ter ido mais longe, mas ao mesmo tempo eu perdi a vontade de seguir adiante, e não foi uma decisão tomada num dia ruim, estou a quase dois meses sem postar e já faz algumas semanas que eu estava 'escrevendo' a postagem da próxima atualização e não terminava. Sobre retornar, cara meu desejo é continuar contando histórias aqui na área, mas a próxima eu quero me organizar melhor para tentar manter um ritmo, ainda não sei como vou fazer, mas não quero começar e já ter hiatos de postagens.

Postado

Era um baita save cara, vai realmente fazer falta. Mas eu já sentia o seu desânimo e não era de hoje, no fim, aconteceu o que já estava "contado" para acontecer.

  • div mudou o título para Holger Danske - O Herói Dinamarquês
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...