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Primeiras Impressões - FM 2020


Henrique M.

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Postado
2 horas atrás, Rudsonnunes disse:
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  Tenho Desde do FM10 ate o FM20,  gostei muito do FM17, realmente os estádios já foram melhores e os desenvolvedores nunca melhoram a qualidade dos gráficos dos estádios e no FM20 ficou pior e o valor do jogo ficou mais caro.  O FM17 a ME tentava emular a filosofia dos treinadores diferente em cada time, lembro dos jogos contra a Roma onde o treinador não jogava com centravante, tinha uma diferença em jogar contra o Real, Barça, Milan que tem táticas diferente.  No FM20  não tenho visto esse identidade em cada time, a ME joga do mesmo jeito, to com salve com o SP, fui jogar contra The Strongest, depois Inter  pela liberta e depois Ponte pelo paulista, todos eles jogaram do mesmo jeito! 

O FM 2017 foi o que mais me divertiu. Tanto em termos de saves mais emocionantes como pelos gráficos e estádios. Minha raiva é quando penso no que os desenvolvedores fizeram com os estádios desde os FM 2018 pra cá. Ainda bem que eu não sou o único aqui a criticar. 

  • Respostas 599
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13 horas atrás, Álvaro Rodrigues disse:

Desde 2018 pra cá eu não tenho gostado dos estádios no FM. Mas essa versão está se superando negativamente e ninguém sequer critica isso na Sigames.

Eles acham isso uma coisa "cosmética" que não faz diferença no jogo. E criar um editor de estadio nem pensar, pq ai podem pensar q eles tao dando brechas pra galera fazer estádios que nao são de clubes licenciados.

Postado

Como faço pra comprar de forma segura o FM 2020? cya

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Algum patch pra jogar a série D? Brasil mundial up sem previsão

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23 horas atrás, othiagofelipe disse:

Algum patch pra jogar a série D? Brasil mundial up sem previsão

Vai ser lançado essa semana ainda

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13 horas atrás, Lohan disse:

Vai ser lançado essa semana ainda

showw...

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Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

Postado
18 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

  Você esta falando de lançamento longo nas costa do zagueiro, ou aqueles da lateral que passar pela zaga e sempre tem alguém no segunda trava para fazer o gol.  

Postado
19 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

Cara, isso aí está DEMAIS.

Eu vim aqui postar justamente isso. Tá bem díficil..

Outra coisa que reparei: quanto mais elementos você insere à sua tática, menos o seu time rende. O que tá rolando é deixar a tática o mais simples possível. Inclusive, estou tendo que usar a linha da zaga mais baixa e mesmo assim continuo tomando bola nas costas dos zagueiros.

Postado

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

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1 hora atrás, SD Carneiro disse:

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

Sim, identifiquei as mesmas coisas.

O que mais me irrita são os erros de finalização cara a cara com o goleiro. Eu tenho umas 10 por jogo(isso que a tática está para jogar mais curto e mesmo assim fazem lançamentos -.-), faço uma ou nenhuma. O adversário tem 3 e faz 1 ou 2.

Outra coisa que percebi é que eu fui pra 5 disputas de penaltis nas copas e só ganhei uma, sendo que em todas, botei os melhores batedores primeiro e eles erraram. Não sei se aconteceu com mais alguém ou se é azar meu mesmo. 😞

O que acho estranho é eu ter contratado um jogador, assinando contrato de 4 anos e na próxima temporada o cara já quer um novo contrato, sendo que o cara tem mais 3 anos ainda e nem é titular(apesar de jogar bem).

O que faço é sempre tentar fazer mais gols que o adversário, mesmo quando estou ganhando o jogo, continuo a atacar porque sei que o jogo vai me sabotar em algum momento.

Postado
4 horas atrás, SD Carneiro disse:

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

Concordo!!!Acho que esse FM é o mais scriptado que fizeram, é tipo o famoso handcap do fifa, parece que o jogo já é programado o resultado de quem vai ganhar e qualquer instrução que vc dá não funciona, acho que isso foi por falta de uma concorrente forte pra competir com a SI Games, então eles viram que não tem concorrência e desleixaram no jogo!!!Parei de jogar FM por causa disso!!!

Postado

Com 1 semana de jogo acho que já estou apto a dar minha opinião sobre o FM 20.

Que jogo ruim! Eu não sei por que ainda insisto nesse jogo, cada ano os caras conseguem piorar.

Pra ser justo vou começar citando algumas (pouquíssimas) coisas que melhoraram. São basicamente dois aspectos.

- O carregamento no geral está mais rápido, os dias parecem passar de forma mais fluida, sem os travamentos de antes.

- O 2D (que é como eu jogo) também parece estar fluido, algumas movimentações foram melhoradas e outras acrescentadas. Muito pouco, mas foi.

Aí vem toda a parte que, na minha opinião, pioraram o jogo. 

- Esse centro de desenvolvimento é pura perfumaria, não acrescenta em absolutamente nada no jogo.

- Não notei nada demais nas transferências, apenas as mesmas coisas de sempre. Muitos jogadores continuam praticamente inacessíveis quando você tem dinheiro para comprá-lo. Ex: Harry Kane por mais de 1Bi de reais quando você tá com dinheiro, ai você faz algumas contratações, gasta um dinheiro e vai lá outro time e consegue contratar ele bem mais barato do que você conseguiria. Isso não é novo no FM, há várias versões isso acontece.

- Capacidade e potencial de muitos jogadores estão desajustadas. Alguns jogadores como o Maguire, Wan-Bissaka, Cebolinha, Arthur, entre outros, estão desajustados. Teve muita gente que fez boa temporada 2018/2019 que veio fraca nessa versão e dificilmente eles vão corrigir.

- Evoluir jogador? Está bem mais difícil. Na minha primeira temporada com o United adotei um esquema com 3 zagueiros no qual o Tuanzebe (22 anos, bom PA, 20 de determinação) era titular. Fez mais de 30 jogos só na Premier League, fez 4 gols e 4 assistências, classificação média boa, tudo isso e evoluiu praticamente nada. Sem contar que a parte dos atributos do jogador agora mostra os números "cheios" (ex: 15 de aceleração, 18 de velocidade...), não tem mais como você ver o progresso do jogador como antes (12.0, 12.2, 12.4...etc).

- Mas tudo isso não supera o que pra mim foi mais irritante nesta versão: a match engine. Pois bem, eu nunca vi um FM tão REPETITIVO como este. Sem exagero, 80% de toda partida é a mesma coisa: ambos os times dando chutão por trás da defesa adversária. Não importa se você baixa sua defesa, ou se você aumenta suas linhas no máximo possível pra encurralar o outro time, vai ser sempre a mesma coisa.

- Quando eu digo que o jogo está extremamente repetitivo não é exagero. Quando não ocorrem esses chutões por trás da defesa, os pontas vão correndo pela linha de fundo em direção ao gol e sempre acertam a rede pelo lado de fora. Quase 30 horas de jogo e eu não vi nenhum gol feito por um ponta dessa forma.

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

- Todo FM gera controvérsias em relação ao número de gols/chute, mas esse talvez seja o que mais me irritou nessa questão. Não tenho como provar, mas é bastante perceptível a presença de scripts no jogo. Como já disseram no tópico, se o jogo quiser que você perca uma partida você vai perder, não importa o que faça taticamente.

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

- Os estádios continuam a mesma coisa de sempre com aqueles espaços nas "quinas".

 

Isso foi só o que eu lembrei no momento, com certeza tem mais pontos negativos a serem ditos.

Quando eu comprei sabia que a chance de me decepcionar era alta e isso realmente aconteceu. Sinceramente, esse FM não vale nem 40 reais, quanto mais 150.

 

Postado
3 horas atrás, victorpetroll disse:

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

 

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

 

 

As funções que o jogador se encaixa não são determinantes, o que realmente pesa é se o jogador sabe jogar naquela posição do campo e se tem os atributos pra função. Eu uso jogadores com Desarme mediano como Mezzala, por exemplo, sem problema. Só que eles vão cometer mais faltas...

A estratégia de jogo depende também dos seus jogadores. Chutões são mais frequentes com jogadores com atributos mentais de medianos pra baixo, principalmente Compostura e Decisões. Além disso, claro, a mentalidade geral também vai ter algum peso. Uma postura mais defensiva, por exemplo, orienta o time inteiro a se arriscar menos.

 

Acho que desde o FM18 tenho usado alguma variação dessa tática (atualmente mudei HB pra DM, um IF pra W e AF pra Poacher), sempre com resultados bons e repare que poucos se adequam perfeitamente à função tática. Vê se bate com o que está fazendo:

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Postado
3 horas atrás, victorpetroll disse:

Com 1 semana de jogo acho que já estou apto a dar minha opinião sobre o FM 20.

Que jogo ruim! Eu não sei por que ainda insisto nesse jogo, cada ano os caras conseguem piorar.

Pra ser justo vou começar citando algumas (pouquíssimas) coisas que melhoraram. São basicamente dois aspectos.

- O carregamento no geral está mais rápido, os dias parecem passar de forma mais fluida, sem os travamentos de antes.

- O 2D (que é como eu jogo) também parece estar fluido, algumas movimentações foram melhoradas e outras acrescentadas. Muito pouco, mas foi.

Aí vem toda a parte que, na minha opinião, pioraram o jogo. 

- Esse centro de desenvolvimento é pura perfumaria, não acrescenta em absolutamente nada no jogo.

- Não notei nada demais nas transferências, apenas as mesmas coisas de sempre. Muitos jogadores continuam praticamente inacessíveis quando você tem dinheiro para comprá-lo. Ex: Harry Kane por mais de 1Bi de reais quando você tá com dinheiro, ai você faz algumas contratações, gasta um dinheiro e vai lá outro time e consegue contratar ele bem mais barato do que você conseguiria. Isso não é novo no FM, há várias versões isso acontece.

- Capacidade e potencial de muitos jogadores estão desajustadas. Alguns jogadores como o Maguire, Wan-Bissaka, Cebolinha, Arthur, entre outros, estão desajustados. Teve muita gente que fez boa temporada 2018/2019 que veio fraca nessa versão e dificilmente eles vão corrigir.

- Evoluir jogador? Está bem mais difícil. Na minha primeira temporada com o United adotei um esquema com 3 zagueiros no qual o Tuanzebe (22 anos, bom PA, 20 de determinação) era titular. Fez mais de 30 jogos só na Premier League, fez 4 gols e 4 assistências, classificação média boa, tudo isso e evoluiu praticamente nada. Sem contar que a parte dos atributos do jogador agora mostra os números "cheios" (ex: 15 de aceleração, 18 de velocidade...), não tem mais como você ver o progresso do jogador como antes (12.0, 12.2, 12.4...etc).

- Mas tudo isso não supera o que pra mim foi mais irritante nesta versão: a match engine. Pois bem, eu nunca vi um FM tão REPETITIVO como este. Sem exagero, 80% de toda partida é a mesma coisa: ambos os times dando chutão por trás da defesa adversária. Não importa se você baixa sua defesa, ou se você aumenta suas linhas no máximo possível pra encurralar o outro time, vai ser sempre a mesma coisa.

- Quando eu digo que o jogo está extremamente repetitivo não é exagero. Quando não ocorrem esses chutões por trás da defesa, os pontas vão correndo pela linha de fundo em direção ao gol e sempre acertam a rede pelo lado de fora. Quase 30 horas de jogo e eu não vi nenhum gol feito por um ponta dessa forma.

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

- Todo FM gera controvérsias em relação ao número de gols/chute, mas esse talvez seja o que mais me irritou nessa questão. Não tenho como provar, mas é bastante perceptível a presença de scripts no jogo. Como já disseram no tópico, se o jogo quiser que você perca uma partida você vai perder, não importa o que faça taticamente.

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

- Os estádios continuam a mesma coisa de sempre com aqueles espaços nas "quinas".

 

Isso foi só o que eu lembrei no momento, com certeza tem mais pontos negativos a serem ditos.

Quando eu comprei sabia que a chance de me decepcionar era alta e isso realmente aconteceu. Sinceramente, esse FM não vale nem 40 reais, quanto mais 150.

 

Tudo o que vc citou sobre a Match Engine está sendo comentado no fórum gringo da SI, praticamente todos os jogadores reclamam das mesmas coisas. Tenha certeza que os programadores sabem dos problemas.

Postado
8 horas atrás, Douglas. disse:

 

1- As funções que o jogador se encaixa não são determinantes, o que realmente pesa é se o jogador sabe jogar naquela posição do campo e se tem os atributos pra função. Eu uso jogadores com Desarme mediano como Mezzala, por exemplo, sem problema. Só que eles vão cometer mais faltas...

2- A estratégia de jogo depende também dos seus jogadores. Chutões são mais frequentes com jogadores com atributos mentais de medianos pra baixo, principalmente Compostura e Decisões. Além disso, claro, a mentalidade geral também vai ter algum peso. Uma postura mais defensiva, por exemplo, orienta o time inteiro a se arriscar menos.

1- Isso é óbvio, todo mundo sabe disso, mas não deixa de estar errado.

2- Meu primeiro save foi com o United. Escolhi o tiki-taki pré-montado, o time tinha, no geral +60% de posse de bola, beirando os 70 em alguns jogos. E ainda assim as principais jogadas da equipe eram basicamente os jogadores dando chutão por trás da defesa do adversário. Não importava se era o Pogba ou o Tuanzebe (que no final da Premier League teve 4 assistências), as jogadas eram sempre iguais.

Postado

Pessoal, estou com dificuldade para contratar um treinador adjunto. Alguma dica?

Postado
Em 10/12/2019 em 19:12, Lohan disse:

Vai ser lançado essa semana ainda

No caso foi adiado ou sai ainda hoje? 

Postado
11 horas atrás, victorpetroll disse:

1- Isso é óbvio, todo mundo sabe disso, mas não deixa de estar errado.

 

Mas não está errado. Funções que exigem menos atributos ou atributos mais comuns vão ser predominantes mesmo. Qualquer zagueiro pode ser um No-Nonsense CB mas poucos terão todos os atributos pra desempenharem funções mais completas, o que não quer dizer que você não possa usá-los nessas funções... É parecido com o dilema de quem quer um time inteiro cotado em 5 estrelas.

 

11 horas atrás, victorpetroll disse:

2- Meu primeiro save foi com o United. Escolhi o tiki-taki pré-montado, o time tinha, no geral +60% de posse de bola, beirando os 70 em alguns jogos. E ainda assim as principais jogadas da equipe eram basicamente os jogadores dando chutão por trás da defesa do adversário. Não importava se era o Pogba ou o Tuanzebe (que no final da Premier League teve 4 assistências), as jogadas eram sempre iguais.

Eu comentei sobre o time não sair jogando da defesa mas esses lançamentos não significam que o time não está usando, só que os gols não têm saído assim. Ao menos não entendo que o Tiki-taka impeça que um jogador com visão de jogo faça um passe longo ao invés de tentar entrar com a bola dentro do gol.

Eu acho, sim, que os gols originados de erros de posicionamento defensivo estão muito frequentes mas não chegam a ser tãaao frequentes nos meus jogos, só que eu não jogo na Inglaterra e cada liga tem algumas peculiaridades táticas que podem influenciar.

Postado
Em 06/12/2019 em 10:37, Álvaro Rodrigues disse:

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Essa imagem é do estádio na atual versão do FM. Não tem nada a ver com o estádio real. Não sei por qual motivo destruiram o estádio desse jeito. O que isso tem em comum com o San Mamés hoje? Nada. Eu iria tirar print do estádio no FM 17, mas vou ter que baixar o jogo novamente. 

Realmente esse vão é horroroso.

Em 11/12/2019 em 14:43, Dan_Cunha disse:

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

Isso é explorado tanto a favor quanto contra e é um dos "furos" dessa ME. Eu jogo com defesa alta com a seleção brasileira na mentalidade Controlar. No PSG como tive alguns problemas maiores de bolas nas costas, jogo com a defesa normal, mentalidade Ataque. Mas seus zagueiros tem velocidade e outros atributos pra jogar com linha alta, alem dos treinos?

Em 12/12/2019 em 16:05, SD Carneiro disse:

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

1- Mas o time está bem desenvolvido na defesa pra jogar nessa intensidade na defesa? Tem jogadores pra isso. Até com o PSG eu tive problemas no inicio pra implementar essa marcação e foi resolvido com treino e reposição de algumas peças. 

2- Laterais, sempre a favor ou contra, são os buracos da defesa. Você pode coloca-los como Defesa Lateral. Talvez "pressionar menos" ajude também.

Em 12/12/2019 em 17:33, Panz0x disse:

Sim, identifiquei as mesmas coisas.

O que mais me irrita são os erros de finalização cara a cara com o goleiro. Eu tenho umas 10 por jogo(isso que a tática está para jogar mais curto e mesmo assim fazem lançamentos -.-), faço uma ou nenhuma. O adversário tem 3 e faz 1 ou 2.

Outra coisa que percebi é que eu fui pra 5 disputas de penaltis nas copas e só ganhei uma, sendo que em todas, botei os melhores batedores primeiro e eles erraram. Não sei se aconteceu com mais alguém ou se é azar meu mesmo. 😞

O que acho estranho é eu ter contratado um jogador, assinando contrato de 4 anos e na próxima temporada o cara já quer um novo contrato, sendo que o cara tem mais 3 anos ainda e nem é titular(apesar de jogar bem).

O que faço é sempre tentar fazer mais gols que o adversário, mesmo quando estou ganhando o jogo, continuo a atacar porque sei que o jogo vai me sabotar em algum momento.

Deve ser azar ou a ver com a versao do seu savegame, que mesmos com os updates da SI, alguns bugs podem de alguma forma persistirem, ai só com novo savegame que poderá resolver. 

É o jogador ou o empresário? Só ignorar se nao for necessário.

Em 13/12/2019 em 20:41, victorpetroll disse:

Com 1 semana de jogo acho que já estou apto a dar minha opinião sobre o FM 20.

Que jogo ruim! Eu não sei por que ainda insisto nesse jogo, cada ano os caras conseguem piorar.

Pra ser justo vou começar citando algumas (pouquíssimas) coisas que melhoraram. São basicamente dois aspectos.

- O carregamento no geral está mais rápido, os dias parecem passar de forma mais fluida, sem os travamentos de antes.

- O 2D (que é como eu jogo) também parece estar fluido, algumas movimentações foram melhoradas e outras acrescentadas. Muito pouco, mas foi.

Aí vem toda a parte que, na minha opinião, pioraram o jogo. 

- Esse centro de desenvolvimento é pura perfumaria, não acrescenta em absolutamente nada no jogo.

- Não notei nada demais nas transferências, apenas as mesmas coisas de sempre. Muitos jogadores continuam praticamente inacessíveis quando você tem dinheiro para comprá-lo. Ex: Harry Kane por mais de 1Bi de reais quando você tá com dinheiro, ai você faz algumas contratações, gasta um dinheiro e vai lá outro time e consegue contratar ele bem mais barato do que você conseguiria. Isso não é novo no FM, há várias versões isso acontece.

- Capacidade e potencial de muitos jogadores estão desajustadas. Alguns jogadores como o Maguire, Wan-Bissaka, Cebolinha, Arthur, entre outros, estão desajustados. Teve muita gente que fez boa temporada 2018/2019 que veio fraca nessa versão e dificilmente eles vão corrigir.

- Evoluir jogador? Está bem mais difícil. Na minha primeira temporada com o United adotei um esquema com 3 zagueiros no qual o Tuanzebe (22 anos, bom PA, 20 de determinação) era titular. Fez mais de 30 jogos só na Premier League, fez 4 gols e 4 assistências, classificação média boa, tudo isso e evoluiu praticamente nada. Sem contar que a parte dos atributos do jogador agora mostra os números "cheios" (ex: 15 de aceleração, 18 de velocidade...), não tem mais como você ver o progresso do jogador como antes (12.0, 12.2, 12.4...etc).

- Mas tudo isso não supera o que pra mim foi mais irritante nesta versão: a match engine. Pois bem, eu nunca vi um FM tão REPETITIVO como este. Sem exagero, 80% de toda partida é a mesma coisa: ambos os times dando chutão por trás da defesa adversária. Não importa se você baixa sua defesa, ou se você aumenta suas linhas no máximo possível pra encurralar o outro time, vai ser sempre a mesma coisa.

- Quando eu digo que o jogo está extremamente repetitivo não é exagero. Quando não ocorrem esses chutões por trás da defesa, os pontas vão correndo pela linha de fundo em direção ao gol e sempre acertam a rede pelo lado de fora. Quase 30 horas de jogo e eu não vi nenhum gol feito por um ponta dessa forma.

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

- Todo FM gera controvérsias em relação ao número de gols/chute, mas esse talvez seja o que mais me irritou nessa questão. Não tenho como provar, mas é bastante perceptível a presença de scripts no jogo. Como já disseram no tópico, se o jogo quiser que você perca uma partida você vai perder, não importa o que faça taticamente.

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

- Os estádios continuam a mesma coisa de sempre com aqueles espaços nas "quinas".

 

Isso foi só o que eu lembrei no momento, com certeza tem mais pontos negativos a serem ditos.

Quando eu comprei sabia que a chance de me decepcionar era alta e isso realmente aconteceu. Sinceramente, esse FM não vale nem 40 reais, quanto mais 150.

 

- O centro nao ta lá atoa. Te permite ver com mais precisão os jogadores que precisam de tempo de jogo, quem ta realmente desenvolvendo e quem ta regredindo. E a parte de observar os jogadores emprestados te da maiores detalhes de como ta indo o jogador no emprestimo e se ta se desenvolvendo.

- Essa parte é um antigo problema, eu prefiro esperar um time fazer uma oferta  ai eu igualo, melhor que eu fazer primeiro e acabar pagando mais caro. Mas senti o mercado bem mais aquecido que em 19, até de centros que eu ja esperava ver mais atividades só que nao tinha tanto no jogo como do Oriente Médio e China.

- Tambem notei CA/PA meio zoadas de alguns jogadores.

- Aqui os pontas tao indo bem e são junto com o atacante os jogadores mais perigosos do meu time.

Em 14/12/2019 em 14:35, elfacchi disse:

Pessoal, estou com dificuldade para contratar um treinador adjunto. Alguma dica?

coloque na busca pra procurar como função treinador adjunto e que tenha conhecimento "parcial" da função, q vai te dar mais opções. 

Se ta perguntando sobre atributos, eu sempre faço um mix da area de treino q eu quero reforçar + bom nivel de avaliação de potencial/capacidade do jogador e conhecimento tático

Postado

Eu me registrei nesse forum somente para desabafar sobre esse jogo lixo que foi produzido, e os 150 reais que gastei nele. problemas que não via desde o FM05 sugiram neste game. 

como já foi falado o numero de bolas nas costas e os "gols bobos" sofridos pelo time tem me desanimado para jogar. 

mas o pior, é que se eu sair de ferias e deixar meu adjunto ir ao jogo, meu time é uma máquina. ganha absolutamente tudo, muito embora eu sempre perca para praticamente qualquer time, jogando com os mesmos jogadores e a mesma tatica que ele.

resumo do jogo: tenho sido mais diretor de futebol, contratando jogadores e equipe tecnica, criando treinos e desenvolvendo jovens, do que direcionando meu time.

acho que é hora de voltar para o FM19

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Já como não dá pra ler tudo, alguém pode fazer um resumo bem breve sobre como está o jogo, se vale ou não a pena, o que melhorou, o que piorou, etc? Agradece.

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9 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Já como não dá pra ler tudo, alguém pode fazer um resumo bem breve sobre como está o jogo, se vale ou não a pena, o que melhorou, o que piorou, etc? Agradece.

Queria tb. Tô vendo a galera reclamando muito e tô com um pé atrás de comprar agora. Talvez quando sair uma grande att.

Postado
13 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Já como não dá pra ler tudo, alguém pode fazer um resumo bem breve sobre como está o jogo, se vale ou não a pena, o que melhorou, o que piorou, etc? Agradece.

 

4 horas atrás, Galford Strife disse:

Queria tb. Tô vendo a galera reclamando muito e tô com um pé atrás de comprar agora. Talvez quando sair uma grande att.

 

Depende muito do que achou das versões anteriores. FM18-19-20 são bem parecidos se desconsiderar os incrementos sutis. Só que se os dois anteriores tinham um certo vício pra repetirem muitos chutes de fora da área, agora o vício é pra jogadas com a defesa batendo cabeça contra bolas enfiadas em profundidade. Estatísticamente não chega a ser um exploit como eram os chutes de fora da área mas pode se tornar repetitivo dependendo da liga.

O que dá pra aconselhar é procurarem vídeos de gameplay de outros jogadores mesmo, sem ser os introdutórios apresentando as novidades pra ver como é a fluidez, o motor de jogo e tudo o mais.

 

O mais recente que achei:

 

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Essa questão de gostar ou não do jogo vai muito de como a pessoa joga, ligas e tudo mais. Por exemplo, no FM 19 reclamei bastante do mercado por aqui, e percebi que era retrucado por jogadores que, em outros posts, demonstravam ter um estilo de jogo baseado mais na continuidade/desenvolvimento de jovens. A percepção muda de player pra player.

Tentando fazer uma comparação com o FM19, consigo sim ver vários pontos positivos:

1) Mercado mais aquecido (mas sim, ainda poderia ser melhorado e ainda há um certo desequilíbrio entre propostas jogador - máquina e máquina-máquina)

2) O jogo agora dá uma melhor atenção aos desenvolvimentos dos jovens. Possibilidade maiores de empréstimos e jogadores mais dispostos a isso. Essa ‘mudança de comportamento ‘ do jogo é, na minha opinião, muito mais válida é importante que o novo Centro de Desenvolvimento, que sim, é apenas uma otimização de outras abas separadas do FM 2019

3) A aba filosofias do clube (apesar de mal elaborada em alguns casos) dá um desafio bacana para alguns clubes

4) Movimentos 3D mais fluídos.

5) Arrumaram/Normalizaram as reclamações de jogadores insatisfeitos com reserva e/ou buscando mais espaços.

6) Atualizações de BD e jogadores. É legal ver novos nomes como Kobe, Ansu Fati, Karamoko e tudo mais, bem como uma melhoria em outros, como Van de Beek, De Jong (que era ridículo no 19), etc, etc.

O restante me parece similar ao 19 ou não tão relevante para se destacar.

 

Agora, existem problemas sim. E sim, alguns bem irritantes.

1) Atualmente há esse problema de “bola nas costas” de zagueiros. Vamos ser sinceros, não é pq um sofre menos que não exista. Ah, mas acontece para o player também. Sim, ocorre, o que torna mais ridículo ainda. E não, não há como eliminá-lo. Até pode diminuir, mas sempre sairão gols desta forma, independente do que faça. Mas acho que isso provavelmente deve ser corrigido/diminuído em outros patches.

 

2) Mais uma vez, como acontecia no Fm 19, colocaram/mantiveram uma demasiada importância para os “gritos”. As vezes me passa a impressão que ganhar ou perder depende da instrução a beira de campo, e não da tática que uso ou da qualidade do meu elenco. Não que o grito não seja importante, mas com certeza não deveria ter essa relevância. Desbalanceado.

3) Para quem joga no Brasil, essa questão de filosofia do clube, principalmente quando este clube tem como filosofia ‘contratar jogadores de renome ‘ ativada é um absurdo, numa boa. Eu treinar o Corinthians e a direção esperar que eu traga jogadores de renome como Neymar, Dybala e companhia é ridículo. Sinceramente, pesquisadores brasileiros, se não balancearam esta função, a retirem. Estraga a experiência de qualquer jogador.

4) Realmente parece haver uma “predisposição para resultados” em alguns jogos. Na real sempre achei que acontecia isso no FM (quem nunca perdeu com o seu time, sem nenhuma explicação, mesmo estando embalado/dominando um campeonato? 😅). E, de certa forma, a depender do save, o torna menos “monótono “. Mas no FM20 isso me parece mais frequente e meio desbalanceado. Ex: Em um save com o Mônaco, vindo de 8 jogos sem derrota (6V 2E) tomei um sacode, em casa, do Strausbourg, que estava na parte inferior da tabela. O que estranhei foi que, apesar do 3x1, meus jogadores estavam com notas razoáveis (de 6.3 a 6.8). Beleza, gravei o jogo em um novo file e resolvi voltar a partida algumas vezes, usando o modo férias + adjunto, para testar a situação ( principalmente depois que vi posts do pessoal reclamando aqui no fórum). Resultado: de 10 partidas simuladas, minha equipe perdeu 7, empatou uma e ganhou uma ( a décima, que foi quando parei). Alguns resultados foram até mais elásticos que a primeira partida (saiu até um 4x0 😅). E percebi que isso não ocorre só com o player. Com o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, cheguei a observar um Avaí 5x0 no Flamengo e Goiás 6x1 no Cruzeiro, ambos embalados e bem colocados na tabela.

É como falei, a experiência e avaliação vai muito de como cada um joga. Por exemplo, essa reclamação 3 é bem específica, então outros provavelmente não vivenciaram ou nem ligam, pq não passam por este problema. Mas se fosse para tentar listar, até agora, seria isso.

 

Resumindo: Acho sim que vale a compra, mas se fosse hoje, esperaria o tal “último patch “. Migrei pq o FM 19 foi um dos poucos que não gostei do tal último patch, mas se fosse hoje teria continuado, até pq, apesar dos pesares, meu último save no 19 estava divertido.

 

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