Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

África, o berço da bola

Posts Recomendados

Postado
4 minutos atrás, PedroJr14 disse:

Belo desafio. É legal ver que o futebol sempre sobreviveu na África mesmo com todas as adversidades. É legal de ver também a evolução de algumas seleções e as surpresas que a Copa Africana de nações nos traz a cada edição. Espero que tenha uma boa diversão, estarei acompanhando.

Sempre tive curiosidade de ver como era o futebol na África, sempre tiveram aquela aura de futebol bonito e irresponsável. O plano é me divertir mesmo ao mesmo tempo em que tento evoluir a bola por lá.

Postado

Opa, já conheço a sua qualidade de relatar saves desde o Sunderland então sei que esse vai ser bom

Boa sorte e acompanhando

Postado

Taí, país interessante, com excelentes revelações há um bom tempo no futebol mundial, participação recente em Copas.

Deve dar sim um bom caldo por um bom tempo.

Postado

Antes do Garbarnia, cheguei a pensar em me aventurar pelo território africano e olhando seu projeto agora, vejo que será um grande desafio, mas acredito que muito prazeroso. Acompanharei com certeza.

Postado
Em 04/08/2019 em 10:30, Selat disse:

Opa, já conheço a sua qualidade de relatar saves desde o Sunderland então sei que esse vai ser bom

Boa sorte e acompanhando

Obrigado, @Selat!

18 horas atrás, Lanko disse:

Taí, país interessante, com excelentes revelações há um bom tempo no futebol mundial, participação recente em Copas.

Deve dar sim um bom caldo por um bom tempo.

Verdade, Gana sempre revelou ótimos jogadores. Espero fazer o mesmo, ainda mais trabalhando em uma academia.

55 minutos atrás, Vannces disse:

Antes do Garbarnia, cheguei a pensar em me aventurar pelo território africano e olhando seu projeto agora, vejo que será um grande desafio, mas acredito que muito prazeroso. Acompanharei com certeza.

E eu sempre quis fazer um save na Polônia, por causa das minhas raízes.

Será uma novidade para mim contar uma história em ligas nesse nível, estava muito acostumado com a Europa.

Postado

Tem que ver como estarão os adversário. Estas estrelas de potencial são reais ou é falta de uma avaliação?

Postado
4 horas atrás, Neynaocai disse:

Tem que ver como estarão os adversário. Estas estrelas de potencial são reais ou é falta de uma avaliação?

Veremos durante a temporada...

Postado

spacer.png

O feitiço vira contra o feiticeiro

31 de janeiro de 2019

Assim que assumi o Unistar, percebi algumas carências no elenco mas a ideia inicial era não contratar muito. Havia a limitação de idade e, principalmente, a financeira. Minha prioridade era montar a comissão técnica e, aí, surgiu o primeiro problema: ninguém respondeu aos anúncios colocados e ninguém pesquisado aceitava receber o baixo salário disponibilizado para as diversas funções. Nem mesmo adicionando bônus por competição. Ficamos, então, apenas com os profissionais que já estavam no clube.

Marcando os amistosos de pré-temporada, me deparei com um velho conhecido de uma história passada. O primeiro adversário escolhido foi o Cheetah FC e o meia Emmanuel Toku carregou o time nas costas. Tentei contratá-lo, ele topou a oferta que seria o maior salário do elenco mas, na hora de assinar, preferiu receber muito mais na Costa do Marfim. Justo.

spacer.png

Por falar em salários, preocupado com as finanças do clube, cuja previsão era de queda livre já no curto prazo, sentei para negociar com todos os jogadores do elenco. A intenção era tentar oferecer contratos com valores por jogo e, assim, tentar diminuir a folha. Os salários eram, quase todos, de €23. Ofereci ao primeiro €1 por partida, jogando ou não, e ele aceitou. Fiz o mesmo com quase todos os demais e todos toparam. Tudo muito bom, tudo muito bem, pelo menos até que os jogadores começaram a receber propostas de outros clubes. Ficamos completamente desprotegidos. Corri, então, para refazer os contratos e, no final da história, os salários subiram e perdi três jogadores, dois no último dia da janela. O quarto, Souradjou, foi negociado porque ultrapassou a idade permitida no clube.

LUSlJZGcz2iIoXw5H4-R8KN8NRIMmFT_xjBXDd6i

Os reforços, que seriam quatro ou cinco, viraram nove. Quatro fizeram testes durante a pré-temporada, três ficaram: o zagueiro Arthur Justice, o meia Adama Fofana e o atacante Mohammed Kudos. Os demais seis chegam por empréstimo: o goleiro Isaac Tetteh, lateral direito Richard Oviasu , os zagueiros Emmanuel Acheampong e Michael Asante, o meia direita Lawrence Tawiah e o meia Peter Zuma

Tetteh e Oviasu vieram através da parceria que fiz com o Ashanti Gold. Pedi, e tive que insistir, por essa parceria para a diretoria depois de perceber a dificuldade de trazer bons jogadores a custo zero. Não é o ideal, até porque estou precisando pagar os salários de alguns. Quero poder gerar e trabalhar nossos próprios craques e pretendo que isso venha com o tempo. E ainda tem o bônus pago pelo AshGold que cobre uns seis meses da nossa folha.

Chances na Division One League

Spoiler

spacer.png

• Bruno Trink mudou o título para África, o berço da bola - O feitiço vira contra o feiticeiro [05.08]
Postado

Problemas de jogar na África. Um pouco do continente, talvez mais da database um pouco superficial. Mas não se assuste, com o tempo essas dificuldades diminuem

Postado

Conseguiu montar um elenco ser onerar tanto as finanças. Pena que não aconteceu o mesmo com o Staff.

Os amistosos foram bons e espero que sejam um bom sinal para a temporada regular.

Boa sorte.

Postado

- Bom dia, sr. jogador, tudo bem?

- Tudo sim chefe, queria falar comigo?

- Sim, gostei do teu futebol, quero que assine um contrato conosco.

- Opa, claro, onde assino? Quanto vou ganhar?

- 1 euro por partida, o que você acha?

- 1 euro?!?

Assina, sai correndo e gritando feito louco: "Mãe, vou conseguir comprar uma casa nova pra vocês".

Spoiler

Resultado de imagem para eurotrip filme dinheiro praga

Postado
5 horas atrás, Andreh68 disse:

Problemas de jogar na África. Um pouco do continente, talvez mais da database um pouco superficial. Mas não se assuste, com o tempo essas dificuldades diminuem

Estou tranquilo quanto a essas questões da base, já comecei o save esperando o pior.

4 horas atrás, vinny_dp disse:

Conseguiu montar um elenco ser onerar tanto as finanças. Pena que não aconteceu o mesmo com o Staff.

Os amistosos foram bons e espero que sejam um bom sinal para a temporada regular.

Boa sorte.

Os adversários da pré-temporada não eram do melhor nível, valeram mais para ver os jogadores atuando. Não acredito que seja parâmetro para a temporada.

Sobre o staff, estou preocupado, com receio dos jogadores não evoluírem o suficiente.

2 horas atrás, Neynaocai disse:

- Bom dia, sr. jogador, tudo bem?

- Tudo sim chefe, queria falar comigo?

- Sim, gostei do teu futebol, quero que assine um contrato conosco.

- Opa, claro, onde assino? Quanto vou ganhar?

- 1 euro por partida, o que você acha?

- 1 euro?!?

Assina, sai correndo e gritando feito louco: "Mãe, vou conseguir comprar uma casa nova pra vocês".

Mostrar conteúdo oculto

Resultado de imagem para eurotrip filme dinheiro praga

Eurotrip rules!!!

Postado

Salários absurdos, mas é a realidade. Na África esse título pode ser literal, será que não teve feitiço mesmo?

Postado

Sobre o que eu disse no comentário anterior, acho que eu não estaria preparado para um desafio desse tamanho no continente africano. Acho que a base é a solução, mas sair da base jogadores de alto nível é algo que vai precisar de grana. Difícil heim!

Postado

Nossa, 1 dólar por partida. 50 dólares ao ano.

Fui pesquisar e 1 cedi (moeda de Gana) vale 0,73 centavos. Ou seja, tá quase paridade. Imagina viver com ~200-300 reais ao ano. Mesmo que o cara seja amador e trabalhe no resto da semana.

EDIT: Vale também 0,19 centavos americanos. Isso dá uns... 5,3 cedis pra cada dólar. 50 dólares deve dar uns 250 a 270 cedis.

Postado
21 horas atrás, PedroJr14 disse:

Salários absurdos, mas é a realidade. Na África esse título pode ser literal, será que não teve feitiço mesmo?

Não entendi, que feitiço?

19 horas atrás, Vannces disse:

Sobre o que eu disse no comentário anterior, acho que eu não estaria preparado para um desafio desse tamanho no continente africano. Acho que a base é a solução, mas sair da base jogadores de alto nível é algo que vai precisar de grana. Difícil heim!

A base, nesse caso, tem que ser a solução. A Unistar Academy só aceita jogadores de até 20 anos e é mais complicado contratar nessa idade. Tenho que monitorar os moleques cujos contratos estão terminando, não temos dinheiro nem para pagar as compensações.

18 horas atrás, Lanko disse:

Nossa, 1 dólar por partida. 50 dólares ao ano.

Fui pesquisar e 1 cedi (moeda de Gana) vale 0,73 centavos. Ou seja, tá quase paridade. Imagina viver com ~200-300 reais ao ano. Mesmo que o cara seja amador e trabalhe no resto da semana.

EDIT: Vale também 0,19 centavos americanos. Isso dá uns... 5,3 cedis pra cada dólar. 50 dólares deve dar uns 250 a 270 cedis.

Como é um time sub-20, esses valores contam quase como uma ajuda de custo. Mas nem chega a 50 jogos, são 30 da Liga e mais uns poucos na Copa. E já tive que acertar os salários da maioria desses que aceitaram um euro.

Postado

spacer.png

Queda inesperada

21 de abril de 2019

Não esperava um início tão forte com a Unistar Academy. Entre os favoritos destacados no início da temporada, eramos o 13º no geral e 5º no grupo C. Dos quatro que estavam na nossa frente, já enfrentamos dois: vencemos o King Faisal no Baba Yara Sports Stadium e empatamos em casa com o New Edubiase United. Os resultados dos três primeiros meses nos colocam na vice-liderança da Division One, atrás apenas do "favoritaço" Accra Lions. Já abrimos, inclusive, uma boa distância do terceiro colocado. Já na Copa de Gana, optei por escalar o time reserva. Passamos com dificuldades pelo primeiro adversário e acabamos caindo na fase seguinte. Decepcionante por se tratarem de equipes de divisões inferiores do país mas o fato é que não temos elenco para disputar duas competições.

spacer.png

spacer.png

[GD1] Unistar Academy 2 x 1 Akosombo FC
Mesmo com as mudanças no elenco no último dia da janela de transferências, o esquema tático não foi alterado. Jogando em casa, o Unistar era favorito e, mesmo numa partida muito faltosa, conseguiu a vitória com gols de dois dos três únicos jogadores que estavam no clube quando Appadoo chegou. Johnson Adjesi diminuiu cobrando falta no último minuto.

[GD1] All Blacks 1 x 3 Unistar Academy
Mesma escalação da estreia para a primeira partida fora de casa. Mesma postura, abriu o placar em cobrança de escanteio com Zuma mas sofreu o empate em mais uma cobrança de falta. Fundamental foi conseguir o 2 a 1 ainda no primeiro tempo com um chutaço do Fofana de fora da área. No início da etapa final, Kudos aproveitou um vacilo da zaga, roubou a bola e avançou para fechar o placar.

[GD1] Unistar Academy 3 x 1 B.A. United
Voltando para casa, uma mudança no ataque, Issoufou no lugar do Kudos, apenas para manter o grupo ligado. Time com dificuldades para levar perigo ao gol adversário, teve a chance de abrir o placar com o pênalti sofrido por Diallo. Taiwah cobrou e Osei defendeu. No final do primeiro tempo, no entanto, o menino se recuperou. Fez jogada pela direita, cruzou e, no rebote, Fofana pegou lindo voleio de fora da área. Em duas cobranças de escanteio da esquerda, Taiwah marcou duas vezes, uma de cabeça e uma com o pé esquerdo. Joseph Frimpong diminuiu no único chute no gol do Tetteh.

[GD1] Bofoakwa Tano 1 x 2 Unistar Academy
Bright Gyan fez sua estreia no gol depois de lesão na virilha. Fora de casa, o time não muda sua forma de jogar, pelo menos até agora contra adversários menos favoritos. O primeiro gol saiu em cobrança de pênalti, dessa vez Taiwah não desperdiçou. A primeira etapa terminou com três dos quatro da linha defensiva do Unistar pendurados com cartão amarelo. Os quarenta e cinco minutos finais foram mornos, com uma chance perdida para cada lado. Nos acréscimos, o lance que definiu a partida. Gyan fez uma defesa monstruosa, à queima-roupa, e, no contra-ataque, Yeboah acertou a trave e Owusu ampliou no rebote. Ainda deu tempo de Justice cometer um pênalti e Duncan diminuir.

[GNC] Eastern Rovers 1 x 2 Unistar Academy
Time reserva na 2ª rodada da Copa de Gana e, por causa disso, uma mudança tática, entrando com dois atacantes. Kudos marcou o primeiro gol, Evans Acheapong empatou. Novamente, o time recebeu muitos cartões amarelos na primeira etapa, cinco. Dessa vez, Inusah Diallo acabou expulso ainda na metade do segundo tempo. Mesmo com um a menos e se defendendo mais, o Unistar conseguiu o gol da vitória com Acheampong batendo da entrada da área.

[GD1] King Faisal 0 x 3 Unistar Academy
Postura um pouco diferente em Kumasi, um pouco mais cautelosa, linhas mais recuadas. Ainda assim, as melhores chances do primeiro tempo eram do Unistar. Teve mais a bola, finalizou mais e marcou dois gols além de ter acertado duas vezes a trave do goleiro Owusu. Diallo marcou o terceiro cobrando falta. Uma atuação bastante segura e, diria, até surpreendente contra uma equipe que, teoricamente, era favorita.

[GD1] Unistar Academy 2 x 0 Gbewaa FC
O gol saiu muito rápido, antes dos três minutos, e, depois disso, o time ainda perdeu algumas oportunidades razoáveis e relaxou. Nem o remate forte que sofreu na trave acordou a equipe. No intervalo, bronca nos jogadores. Melhorou um pouco, nada demais. Owusu aumentou para 2 a 0 se aproveitando de uma cobrança ruim de lateral. Depois de uma partida excelente, um jogo ruim, mas o importante, como dizem, são os três pontos.

[GD1] Unistar Academy 1 x 1 New Edubiase Utd
Confronto direto contra um dos favoritos ao acesso no grupo C, 2º contra 3º colocados. O primeiro tempo foi todo nosso, tivemos 71% da posse da bola, doze chutes mas apenas quatro no gol do adversário. Finalmente, o gol saiu numa arrancada do Owusu que terminou com um chute colocado de esquerda. Só que, numa saída errada do Gyan, Badu empatou. Nos minutos finais, Owusu marcou novamente, mas estava impedido. Fim de jogo e o Unistar perde seus primeiros pontos no campeonato.

[GD1] Okyeman Planners 1 x 2 Unistar Academy
Addai e Yeboah, que já tinha reclamado de falta de oportunidades, foram para o jogo nos lugares de Fofana e Diallo. Pela primeira vez, os donos da casa conseguiram manter a bola e não nos permitiam um único chute. No primeiro, depois de um chutão do Acheampong, Kudos fez 1 a 0. Melhorou um pouco depois do gol, o time conseguiu ter mais a bola mas ainda terminou atrás o primeiro tempo nesse quesito. Como na partida anterior, Gyan falhou novamente e o adversário empatou. Menos mal que Kudos, no lance seguinte, marcou novamente, de cabeça. E foi só.

[GD1] Unistar Academy 4 x 2 RTU
Após duas falhas, Gyan voltou para o banco de reservas junto com Addai e Yeboah. Com menos de 15 minutos, já tínhamos feito 3 a 0. E o time não parou. Tawiah marcou o quarto e poderiam ter acontecido muitos outros. A RTU não deu um chute a gol no primeiro tempo. O ritmo baixou, o adversário diminuiu e, aí, o time acordou novamente. Voltou a controlar o jogo no campo de ataque mas sofreu o segundo gol em mais um chutaço indefensável de fora da área.

[GNC] Okwahu Utd 3 x 2 Unistar Academy
Voltamos a uma partida da Copa contra uma equipe das divisões inferiores, mais uma vez com o time reserva. Não fazíamos um bom jogo até quando Addai marcou um golaço no ângulo. Kwabena ampliou cobrando falta com a ajuda de um desvio na barreira. Só que o time não voltou do intervalo e sofreu o empate em cinco minutos. Sofremos a virada aos 23 em uma saída mal feita pela defesa. Entraram os titulares que estavam no banco, Owusu, Diallo e Acheampong mas não foram suficientes para evitar o primeiro revés da temporada.

spacer.png

Difícil escolher apenas um destaque no elenco nesse primeiro trimestre. Do time considerado titular, apenas o goleiro e Peter Zuma, que faz o trabalho sujo no meio de campo, não tem média acima de 7. Owusu é o artilheiro com seis gols, mas Kudos vem logo atrás. Kudos também é o líder em assistências junto com Diallo. A linha de quatro defensiva vem sendo muito consistente e o único ponto de atenção, por enquanto, é o gol. Meu titular, no início do ano, seria o Gyan que sofreu uma lesão na virilha. Tetteh entrou no seu lugar e não foi mal mas o titular voltou na quarta partida. Falhou algumas vezes e voltou para o banco. Os dois são mais ou menos do mesmo nível, talvez precisasse de um jogador melhor mas, por enquanto, não estão comprometendo. Muito porque, como temos tido muito mais posse de bola que os adversários, sofremos poucos ataques. Entretanto, é algo para ficar de olho mais para a frente.

spacer.png

• Bruno Trink mudou o título para África, o berço da bola - Queda inesperada [08.08]
Postado

Início muitíssimo bom, superando expectativas. Mais importante ainda: ao menos pelas imagens - e você que está aí jogo a jogo pode dizer se elas mentem ou não - o time parece ter bom domínio em praticamente todas as partidas, seja na posse de bola ou no número de finalizações.

Notável também a consistência da defesa (apesar do fulano que falhou em dois ou três jogos seguidos), a melhor do campeonato até o momento. Curioso para ver como será o embate com o avassalador ataque do Accra Lions, que começa a destoar bem dos concorrentes. Vamos ver também como a equipe se porta com a pressão de lutar no topo da tabela.

Boa sorte na sequência!

Postado

Eu ia comentar justamente sobre aquele volante no meio campo, todos que jogaram por ali tiveram notas baixas. Agora se explica por serem os vilões.

São meias roubadores de bola?

Você escolheu este esquema por questão de elenco ou por fazer parte de alguma ideia de jogo?

No mais, faz excelente temporada até aqui. Acho engraçado que como estamos acostumados com sobrenomes dos jogadores africanos, todos parecem craques: Asante, Diallo, Zuma, Mensah hahaha

Postado
19 horas atrás, Bigode. disse:

Início muitíssimo bom, superando expectativas. Mais importante ainda: ao menos pelas imagens - e você que está aí jogo a jogo pode dizer se elas mentem ou não - o time parece ter bom domínio em praticamente todas as partidas, seja na posse de bola ou no número de finalizações.

Notável também a consistência da defesa (apesar do fulano que falhou em dois ou três jogos seguidos), a melhor do campeonato até o momento. Curioso para ver como será o embate com o avassalador ataque do Accra Lions, que começa a destoar bem dos concorrentes. Vamos ver também como a equipe se porta com a pressão de lutar no topo da tabela.

Boa sorte na sequência!

Temos dominado mesmo todas as partidas, em casa ou fora (gegen é vida!). O fulano que falhou foi o goleiro que era titular e hoje é reserva.

Esse jogo contra os Lions será fundamental, até por ser em casa. Se vencermos, botamos pressão para o lado de lá.

7 horas atrás, Neynaocai disse:

Eu ia comentar justamente sobre aquele volante no meio campo, todos que jogaram por ali tiveram notas baixas. Agora se explica por serem os vilões.

São meias roubadores de bola?

Você escolheu este esquema por questão de elenco ou por fazer parte de alguma ideia de jogo?

No mais, faz excelente temporada até aqui. Acho engraçado que como estamos acostumados com sobrenomes dos jogadores africanos, todos parecem craques: Asante, Diallo, Zuma, Mensah hahaha

Acontece nesse save, aconteceu no do Sunderland, esse MC ou DMC que é mais marcador, normalmente, tem recebido notas menores. No entanto, são fundamentais para carregar o piano, fazer o trabalho sujo. Nesse esquema do Unistar, é um "recuperador de bolas". Sobre o esquema, era o mais equilibrado que consegui montar e que se adaptava ao elenco que eu tinha. Não pensei em ideia de jogo específica para esse save, vai depender dos elencos.

Meu elenco tem três Diallo e dois Addai!

Postado

será que só eu que ficou tentando pronunciar os nomes dos times? 🤣🤣

Enfim, ao menos por enquanto indo conforme o esperado no nacional. 

Já na copa, depois do ocorrido pretende colocar os reservas, caso participe da próxima edição?

Postado

Começo excelente mesmo, já na vice-liderança com vários jogadores rendendo bastante.

É mesmo curioso os nomes dos times, alguns bem nitidamente africanos outros parecem nomes de times da segundona inglesa. Tem até um All Blacks e um Proud United.

Pacific Heroes FC me parece mais nome de equipe americana de Counter Strike do que de futebol haha.

Postado
Em ‎09‎/‎08‎/‎2019 em 18:37, felipevalle disse:

será que só eu que ficou tentando pronunciar os nomes dos times? 🤣🤣

Enfim, ao menos por enquanto indo conforme o esperado no nacional. 

Já na copa, depois do ocorrido pretende colocar os reservas, caso participe da próxima edição?

Eu tenho o hábito de narrar, mentalmente, os jogos. Ficou divertido com esses nomes africanos. 🤣

Essa decisão entre reservas e titulares sempre depende muito do elenco que eu tenho. Talvez, se tivéssemos enfrentado adversários de nível mais alto, eu poderia colocar um time misto. Depende muito.

Em ‎09‎/‎08‎/‎2019 em 19:17, Lanko disse:

Começo excelente mesmo, já na vice-liderança com vários jogadores rendendo bastante.

É mesmo curioso os nomes dos times, alguns bem nitidamente africanos outros parecem nomes de times da segundona inglesa. Tem até um All Blacks e um Proud United.

Pacific Heroes FC me parece mais nome de equipe americana de Counter Strike do que de futebol haha.

A colonização inglesa que deve ter influenciado esses nomes. Não cheguei a estudar isso, mas é bem provável. Tem, por exemplo, em outros grupos, o Berekum Chelsea e o Berekum Arsenal.

O time encaixou e, felizmente, estou tendo pouquíssimos problemas com lesões. Isso ajuda bastante.

Postado

O time parece ter encaixado, em um nível tão baixo ter conseguido este encaixe pode fazer a equipe ir longe, mas uma quebra de confiança pode fazer cair bastante. 

Como estão as finanças? Continuam ruins? E qual a média de público? 

Postado
18 horas atrás, arecibo8 disse:

O time parece ter encaixado, em um nível tão baixo ter conseguido este encaixe pode fazer a equipe ir longe, mas uma quebra de confiança pode fazer cair bastante. 

Como estão as finanças? Continuam ruins? E qual a média de público? 

Vou falar um pouco sobre isso na próxima atualização.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...