Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

África, o berço da bola


Posts Recomendados

Postado
13 horas atrás, Bigode. disse:

Gostei da mudança. Um clube recém-promovido, que já seria um belo desafio, e pra completar, uma liga teoricamente mais forte e prestigiada.

Já chegou a passar o olho pelos outros clubes? Há muita discrepância do nível do seu elenco para os times que já estavam presentes na divisão? Em relação ao que observou do seu elenco: é uma possibilidade trazer jogadores com os quais já trabalhou ou até pra dificultar um pouco mais o desafio irá evitar?

Boa sorte!

Alguns times estão bem acima, casos do Al-Ahly e do Pyramids, principalmente. Mas outros como o Zamalek e o Ismaily também tem uma certa reputação. Sobre trazer jogadores com quem trabalhei, foi uma possibilidade que pensei, sim. Até pedi relatórios dos zagueiros do Diambars, os dois nigerianos, mas estavam bastante acima do orçamento. E não acho que isso facilitaria o desafio, acho até bem próximo da realidade um treinador querer trabalhar com jogadores que já conhece.

 

9 horas atrás, paulo too disse:

boa sorte nesse novo desafio, um save bem diferente esse, que bela historia essa aventura pela africa, tera um desafio bom com o recem promovido, em busca de mais visibilidade em sua carreira.

Obrigado, realmente será um desafio interessante.

 

2 horas atrás, marciof89 disse:

Chega numa das ligas mais fortes do continente (se pá a mais forte) com um baita desafio pela frente. O elenco parece bom, mas como você tá falando que os maiores destaques são emprestados de grandes times da liga, então talvez seja difícil num primeiro momento. Como tem grana e tal, acho que o caminho natural vai ser fazer o mesmo que a maior parte dos times árabes faz: recorrer aos brazucas.

Boa sorte!

Se não me engano, a Premier League egípcia estava em segundo no ranking, atrás da liga tunisiana. Acho que é isso.

O clube tem uma situação financeira estável mas, se você olhar, a verba para transferências não é tão alta. Tem uma margem boa para salários, só que isso não quer dizer muito se você não consegue atrair jogadores que ganham tanto. O que é o caso dos brasileiros. Além do que o âmbito de observação ainda é restrito, teria que me limitar aos que jogam na África.

Postado

spacer.png

 

Janela bem feita

1 de agosto de 2023

 

A sensação ao fim da pré-temporada é de dever cumprido. Nem tanto pelos resultados dos amistosos que nem contam muito e serviram mais para ver, em campo, os jogadores que estavam no clube com contrato de experiência. A impressão é de que, apesar de não ter conseguido fechar com alguns e ter pago, talvez, um pouco mais do que o necessário por outros, conseguimos trazer um bom pacote de reforços para o Sohag não passar sustos na temporada. Esse sentimento se baseia na mudança na previsão feita para o time que passou de último, com probabilidade de 1000-1 junto com as outras duas equipes que subiram para a Premier League, para hoje ter chances de 350 para 1. Além da renovação com Yasser Aly, Omar Youssef e El Sayed Ahmed, são dez novos jogadores, praticamente um time inteiro, e o foco, como havia dito, foi a defesa.

 

spacer.png

 

spacer.png

spacer.png

 

Curiosamente, no entanto, o primeiro da lista foi um meia atacante. Mohamed Abdel Latif estava sem contrato há um ano, desde que saiu do Ittihad. Adel Abdel Wahab, que também veio sem custos, chega para disputar posição com o El Sayed Ahmed no ataque mas também pode jogar na ponta esquerda. Dois são estrangeiros, o goleiro argelino Mahfoud Bouzid e o meia moçambicano Shelton Timane.  Gastamos dinheiro, efetivamente, na transferência dos dois zagueiros que devem formar a dupla titular. Mahmoud Hamdy tem experiência em grandes clubes e esteve na pré-lista da convocação para a Copa do Mundo de 2018. Seu companheiro será Mohamed Gomaa, protagonista da maior novela da pré-temporada. Depois de várias tentativas de trazê-lo por um valor menor, Gomaa só saiu do rebaixado El Dakhleya pela multa rescisória. Ayman Fathy e Ibrahim Fathy, dois laterais esquerdos, chegam ao clube por empréstimo. Também por empréstimo, veio o bom e promissor meia central Sherif Abdel Fatah. Por fim, para compor elenco, o zagueiro Mohamed Sabry. Faltou um lateral direito para brigar com Dennis Joseph. Ainda temos alguns dias até o fechamento da janela mas dificilmente teremos novidades.

 

spacer.png

spacer.png

 

O elenco encontrado e o perfil dos reforços que consegui trazer para o clube acabaram me encaminhando para um esquema tático de que não sou muito adepto, sem jogadores ofensivos pelos lados. Ainda mais depois das duas primeiras experiências do Appadoo onde a grande maioria dos gols saía a partir das pontas. As partidas iniciais serão fundamentais para ver se essa forma de jogo funcionará ou se precisarei fazer ajustes ou adaptações.

 

spacer.png

Postado

Achei que o Hamdy era o goleirão.

Então é natal...🎶

Postado

Esquemão árvore de natal que eu nunca fiz funcionar no FM, curioso pra ver o que você fará com ele.

Postado

Tô com o Marcio, já tive uma árvore de natal dessas nas mãos, mas nunca fiz dar certo hohoho.
Seria uma árvore de natal ou uma pirâmide?

Postado
Em 24/10/2019 em 12:00, Neynaocai disse:

Achei que o Hamdy era o goleirão.

Então é natal...🎶

Tum-dum-tsssss... 🥁

 

Em 25/10/2019 em 00:27, marciof89 disse:

Esquemão árvore de natal que eu nunca fiz funcionar no FM, curioso pra ver o que você fará com ele.

Pois é, eu também nunca fui fã, já tentei outras vezes. Mas era o que dava pra fazer com o elenco que eu consegui montar. Vamos ver se funciona ou se precisarei adaptar durante o ano.

 

Em 26/10/2019 em 09:41, Jirimias disse:

Tô com o Marcio, já tive uma árvore de natal dessas nas mãos, mas nunca fiz dar certo hohoho.
Seria uma árvore de natal ou uma pirâmide?

É, está mais para pirâmide mesmo.

Postado

spacer.png

 

No bolo

7 de outubro de 2023

 

Quem diria? Dois meses e uma campanha surpreendente do Sohag. Pra quem era candidato a rebaixamento, o meio da tabela é um lugar bem interessante. Ainda mais por estar nove pontos longe da zona da confusão e apenas três atrás do terceiro colocado. Al-Ahly e Zamalek fazem, até agora, um campeonato à parte, muito na frente do Pyramids e do Wadi Degla. Verdade que a tabela nesse início foi razoavelmente favorável. Teremos ainda mais dois adversários acessíveis e, depois, a partir do Zamalek, uma sequência bastante mais complicada. Então veremos qual a nossa real situação na Premier League. Lamentável, no entanto, foi a eliminação logo na estreia da Egyptian Cup com uma derrota para um time da segunda divisão. Não que fôssemos, de alguma forma, candidatos a título mas esperava chegar ao menos um pouco mais longe. 

 

spacer.png

spacer.png

 

[EPL] El Gouna 1 x 1 Sohag FC
Para a estreia na Premier League, tínhamos dois jogadores, teoricamente, titulares suspensos, e mais um lesionado na pré-temporada. Era um time muito diferente do que subiu para a primeira divisão. Começamos a partida de forma cautelosa, com um pouco mais a bola que o adversário, mas com dificuldade para acertar as finalizações. A primeira chance clara de gol foi deles e, completando um cruzamento da esquerda, Al-Shammari fez 1 a 0. Subi um pouco o time na segunda etapa mas pouco produzíamos até que fiz uma mudança tática, com duas substituições e abrindo dois meias. Saiu a jogada pela esquerda e Ahmed empatou. Ótimo resultado.

[EPL] Sohag FC 2 x 0 Haras El-Hodoud
Gomaa e Abdel Latif entraram naturalmente no time titular enquanto as últimas contratações ficaram no banco. O time troca, naturalmente, passes por dentro, falta amplitude. O primeiro lance de perigo saiu assim, num chute de longe que bateu no travessão. Era a forma com que conseguíamos chegar. Fica naturalmente a esperança por uma bola parada. Ahmed cobrou uma falta com pouco ângulo, direto, e a bola entrou. Seis minutos depois e praticamente da mesma posição, o atacante marcou novamente. 

[EPL] Sohag FC 3 x 0 Ghazl El-Mahalla
Time repetido para novo jogo em casa. Se os meias não dão amplitude, os laterais tem que dar. Joseph cruzou da direita, a zaga rebateu e a bola sobrou para Aly. O meia avançou e bateu de esquerda. Ahmed, no limite do impedimento, ampliou. Antes do fim do primeiro tempo, Abdel Latif fez o terceiro, de cabeça. A segunda etapa foi basicamente de controle da grande vantagem conquistada nos primeiros quarenta e cinco minutos.

[EPL] FC Masr 1 x 0 Sohag FC
Uma parada inexplicável de vinte dias seria, em teoria, prejudicial para nós que fazíamos uma campanha surpreendente. Tínhamos mais a bola mas, numa cobrança de escanteio, Hamdy fez pênalti. Youssef cobrou e abriu o placar. O adversário reverteu a posse e não nos deu uma oportunidade sequer para rematar ao gol. Timane, que já tinha recebido cartão amarelo no primeiro tempo, fez outra falta dura e foi expulso. Yaw Moses, velho conhecido dos tempos de Gana, era um perigo nos chutes de fora mas o resultado acabou mesmo no 1 a 0.

[EPL] Sohag FC 1 x 0 Aluminum
Omar Youssef era o substituto do Timane, suspenso. Os primeiros quarenta e cinco minutos foram praticamente iguais em tudo, inclusive na dificuldade para criar oportunidades. Nossa melhor chance foi uma cobrança de falta do Youssef que foi direto para fora. Continuávamos sentindo a falta de amplitude. Mesmo fora de suas posições, abri Mansour e Abdel Latif. Não posso dizer que esse movimento foi o que nos deu a vitória, até porque o gol saiu de um chute de Youssef da entrada da área. Fato é que a árvore de Natal está com os dias contados.

[EC] Al Moqaoloun 3 x 0 Sohag FC
Jogo de copa, o adversário era o segundo colocado no seu grupo da segunda divisão egípcia. Como o elenco não tem tantas opções, preferi fazer apenas algumas mudanças pontuais. Saímos atrás logo cedo, um chute da entrada da área bem no cantinho. Já os nossos remates não tinham a mesma eficiência. No minuto final da primeira etapa, Gomaa falhou, Manga roubou a bola e ampliou. Hassan Samy foi expulso por uma falta dura só que, mesmo com um a menos, eles marcaram o terceiro em nova falha individual do nosso zagueiro. Uma derrota vergonhosa que mostra que muito trabalho deve ser feito.

[EPL] Ismaily 3 x 0 Sohag FC
Perdemos Bouzid, com uma lesão abdominal razoavelmente séria, por alguns meses e não pudemos escalar o Ramy Ahmed por causa da cláusula de empréstimo. O início não foi nada agradável, sofremos dois gols de cabeça muito rapidamente. Depois desse princípio ruim, conseguimos fazer um restante de tempo até que razoável, equilibrado. Só que, na volta do vestiário, já sofremos o terceiro gol. Novamente, depois do revés, o jogo ficou mais igual. O problema é que o resultado era totalmente adverso e não conseguimos recuperar.

[EPL] Sohag FC 2 x 0 Nogoom
Mohamed Fathy na lateral direita, Timane e Ramy Ahmed eram as mudanças para esse jogo. Começamos levando perigo com um chute do Timane no travessão. O gol saiu a partir de uma cobrança de falta do moçambicano em que o goleiro deu rebote e Ahmed bateu para dentro. Fomos bem superiores mas o placar era magro. Só fomos ampliar nos acréscimos numa jogada, curiosamente, de contra-ataque.

[EPL] Al-Masry 2 x 0 Sohag FC
Mesmo time da última partida, apenas com o retorno do Joseph na lateral. Cada time tinha tido uma boa oportunidade quando Mostafa Hassan acertou um chute forte de fora da área para marcar o primeiro gol da partida. E foi só de importante que aconteceu até o apito do árbitro. Timane saiu com uma lesão no joelho durante uma segunda etapa em que pouco ocorreu até o gol de Amr Emam, que fechou o placar. 

[EPL] Sohag FC 1 x 1 Petrojet
Hamdy, suspenso, e Timane, lesionado, eram os desfalques. Foram oito chutes nos primeiros quarenta e cinco minutos, a grande maioria de longe e sem perigo para o gol adversário. No intervalo, mudei a estratégia, que estava um pouco mais cautelosa para uma partida em casa. Só que demos espaço para o contra-ataque. Num lance em que eu entendi que houve falta, Hassan Aly levou a bola desde o meio do campo, sem ninguém para acossar, e marcou. Mansour sofreu pênalti. Ele mesmo cobrou, forte, e acertou o travessão. O empate, enfim, saiu com o artilheiro, aproveitando cruzamento da esquerda. Abdel Rahim, que já tinha amarelo, fez pênalti e foi expulso. Menos mal que Toungara cobrou no meio do gol, em cima do Hamed. Acabou que não foi tão ruim.

[EPL] Al-Ahly 0 x 0 Sohag FC
Já seria, obviamente, uma partida complicada contra o líder e 100%. Com todos os desfalques, muitos jogadores emprestados pelo Al-Ahly, dificultaria ainda mais. Quem diria que marcaríamos primeiro? Pena que Timane estava em posição de impedimento. Fizemos um bom trabalho de segurar os favoritos, mantendo a bola longe da nossa área e não permitindo a eles chances claras de gol. Gamal, terceiro goleiro, fez excelente partida, com três ou quatro bolas decisivas. Ainda tivemos uma boa chance de vencer mas Abdel Wahab finalizou para fora. Paramos os líderes na casa deles.

 

spacer.png

spacer.png

 

Nos últimos dias antes do fechamento da janela, ainda conseguimos trazer outros dois jogadores por empréstimo: o goleiro Mustafa Hamed e o meia atacante Ramy Ahmed. Fundamental, ainda mais o arqueiro depois da lesão do Bouzid. 

O esquema Árvore de Natal ou, no caso egípcio, Pirâmide de Sohag durou apenas cinco rodadas. Apesar dos resultados do início terem sido até bons, eu não fiquei satisfeito com a forma como o time estava atuando. A falta de amplitude me incomodou bastante e não conseguia encontrar uma solução porque os laterais não tinham capacidade para suprir a falta dos pontas. Mesmo sem jogadores específicos para a função, apenas o Osman para a ponta direita, optei por abrir os dois meias ofensivos, um como "advanced playmaker", outro como "raumdeuter". Infelizmente, coincidiu com um mês de jogos mais difíceis mas, contra o Nogoom, por exemplo, achei que fizemos, talvez, a melhor partida do período.

El Sayed Ahmed é o destaque do elenco até agora, artilheiro com seis gols em dez jogos. Parece estar querendo mostrar serviço porque sabe que, logo, chegará um concorrente de peso para o comando do ataque. E precisamos melhorar nesse quesito, nosso ataque é um dos piores da liga.

Postado

Uma campanha boa ate agora vem fazendo bons jogos dentro do possivel, vem ocupando meio de tabela que esta bem embolado ali ainda, da para conseguir uma posição boa.

Como e as competições Continental ae ?? Tem a champions da africa ? Tem mais alguma outra competição continental??

Postado
Em 28/10/2019 em 14:09, paulo too disse:

Uma campanha boa ate agora vem fazendo bons jogos dentro do possivel, vem ocupando meio de tabela que esta bem embolado ali ainda, da para conseguir uma posição boa.

Como e as competições Continental ae ?? Tem a champions da africa ? Tem mais alguma outra competição continental??

Tem a CAF Confederations Cup, que Diambars jogou logo na primeira temporada em que eu cheguei por ter sido campeão de uma copa nacional. E a Champions que jogamos nas últimas duas, sendo campeão inclusive.

Postado

É, agora parece que vai ter trabalho mesmo. A liga é forte e interessante, e os principais clubes ainda crescem mais ainda indo regularmente pra Champions africana.

Nunca tentei jogar sem pontas (até tinha pensado numa formação diamante mas acho que não usei), vamos ver seus resultados. Boa sorte.

Postado

Não entendi, o esquema natalino ia bem e você optou por um esquema em que vai mal?

Postado
20 horas atrás, Lanko disse:

É, agora parece que vai ter trabalho mesmo. A liga é forte e interessante, e os principais clubes ainda crescem mais ainda indo regularmente pra Champions africana.

Nunca tentei jogar sem pontas (até tinha pensado numa formação diamante mas acho que não usei), vamos ver seus resultados. Boa sorte.

A diferença entre os times no Egito é bem maior do que nas ligas em que eu joguei antes. No Senegal, com o tempo lá, eu acabei distanciando o Diambars dos demais. Já aqui na Premier League, tem dois ou três bem acima, uns seis mais ou menos do mesmo nível abaixo e mais um gap para os que brigam pra não cair. É bem diferente.

 

6 horas atrás, Neynaocai disse:

Não entendi, o esquema natalino ia bem e você optou por um esquema em que vai mal?

Seu comentário faz um certo sentido. Só que enfrentamos alguns adversários do mesmo nível que o Sohag e, mesmo assim, não atuamos bem apesar das vitórias. Não estava me sentindo confortável com o esquema.

Postado

spacer.png

 

Rei dos empates

28 de dezembro de 2023

 

Sabem aquela campanha boa e surpreendente do início do campeonato? Pois é, sumiu. A bem da verdade, agora, com mais tudo o primeiro turno jogado, conseguimos perceber bem qual a verdadeira posição do Sohag na classificação da Premier League. E é ali, na beira da zona do rebaixamento.

As partidas que nós conseguimos vencer foram contra adversários do nosso tamanho, todas em casa. Contra os maiores, apenas fizemos uma graça contra o Al-Ahly, conquistando um empate, mas, no restante dos confrontos, fomos derrotados. Nas onze partidas dos três meses finais do ano, derrotamos apenas o Military Production, o lanterna isolado. Não vencemos há mais de 50 dias. Se olharmos para o copo meio cheio, por outro lado, estamos invictos há seis partidas, já que empatamos todas. O grande problema é olhar pra baixo e ver a confusão tão perto, apenas a três pontos de distância.

 

spacer.png

spacer.png

 

[EPL] ENPPI 3 x 1 Sohag FC
Depois de mais de três semanas, somadas parada para datas FIFA e jogos pela Egyptian Cup, voltamos com o desfalque do Gomaa, com uma lesão no tornozelo. Bouzid, Joseph e Yasser Aly completavam a lista do DM. Mansour, jogando recuado na função do Aly, acertou belo passe em profundidade e El Sayed Ahmed bateu bem na saída do goleiro. Ótimo contra-ataque. No lance seguinte, no entanto, eles empataram numa bola em que, para mim, Hamed falhou. No início do segundo tempo, a defesa foi frouxa, permitiu o avanço de Ahmed para marcar seu segundo gol na partida. O atacante completou o hat-trick já na reta final. Um jogo igual em que umm homem desequilibrou.

[EPL] Sohag FC 1 x 0 Military Production
Jogando em casa, a vitória era fundamental contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento mesmo com a zaga reserva e um Aly ainda sem estar 100%. Sofremos bastante contra uma retranca muito forte. Abdel Wahab acertou a trave. O primeiro gol da partida saiu numa cobrança de falta que o goleiro aceitou. Magdy quase empatou da mesma forma mas Hamed espalmou para escanteio. Pouco mudou no segundo tempo. Dois terços dos nossos chutes ao gol adversário foram de fora da área. Como já tínhamos a vantagem, ok.

[EPL] Zamalek 4 x 1 Sohag FC
Voltamos a enfrentar o líder. Sim, o Al-Ahly não venceu mais depois de empatar conosco e caiu para a segunda posição. Pressão grande no início e, quando começamos a tentar equilibrar, Ferjani fez 1 a 0 para eles. Ahmed Sherif tentou duas vezes e ampliou. Sentimos e Fahmy marcou o terceiro ainda no primeiro tempo. El Sayed Ahmed ainda diminuiu no final da segunda etapa só que teve mais um de Ahmed Sherif para fechar a goleada.

[EPL] Sohag FC 1 x 3 Wadi Degla
Outro jogo duro depois da parada para as datas FIFA contra o terceiro colocado na liga. Yasser Aly era o desfalque, a dupla de zaga estava de volta mesmo sem estar em totais condições e Bouzid retornava ao banco. A primeira bola foi nossa, um chutaço do Abdel Fatah que explodiu no travessão. Omar Youssef fez 1 a 0 numa belíssima cobrança de falta. Sofremos o empate poucos minutos depois e o adversário cresceu e virou. No segundo tempo, Taher Mohamed recebeu o segundo amarelo e ficamos com um a mais em campo. Só que quem marcou foi o nigeriano Adeboyejo. Derrota esperada, até, mas poderíamos ter tirado mais.

[EPL] Pyramids 2 x 0 Sohag FC
Não acabou a sequência complicada, agora enfrentamos o Pyramids. Yasser Aly novamente fora, dessa vez por lesão, e também o nosso arilheiro, emprestado pelo adversário. Seguramos a pressão até os 22 minutos quando El Badry conseguiu um gol de pura sorte onde a bola bateu no travessão e no pé do Hamed para entrar. Não era nosso dia. O segundo gol foi contra, de Ramy Ahmed. Eles precisaram apenas manter e não nos deram chance nem para diminuir nos quarenta e cinco minutos finais.

[EPL] Sohag FC 1 x 1 Smouha
Estávamos nos aproximanto perigosamente da zona do rebaixamento e o adversário fazia campanha surpreendente, ocupando a sexta colocação. Partida bem equilibrada, saímos na frente com o artilheiro El Sayed Ahmed. Logo depois, no entanto, numa cobrança de falta na área, Abdel Wahab cortou mal e Fady Farid empatou. Bem que tentamos, mas não conseguimos o desempate. Não foi um resultado de todo ruim mas precisamos voltar a vencer.

[EPL] Masr El Makasa 1 x 1 Sohag FC
Fiz mais uma mudança tática, a diretoria já estava começando a ficar insatisfeita com a sequência de maus resultados com o 4-3-3 Wide. Voltei para mais um esquema estreito, um 4-2-3-1 simples, três meias atacantes atrás do El Sayed Ahmed. Mandamos no jogo, posse de bola muito superior e não permitimos uma finalização ao adversário. Só que a primeira grande chance foi deles, um cruzamento que desviou e quase matou o Bouzid. O primeiro tempo foi todo nosso mas não tivemos uma oportunidade clara para abrir o placar. O treinador deles fez as três alterações no intervalo e desmontou o 3-5-2 para um 4-2-3-1. Nossa posse diminuiu, só que quase fizemos 1 a 0 numa jogada individual. Quem marcou, entretanto, foram eles. Felizmente, no lance seguinte, Mansour empatou. 

[EPL] Sohag FC 0 x 0 El Gouna
Hamed voltou ao gol, Bouzid se lesionou no treino. De resto, mesmo time do empate na rodada passada. Começou o jogo e parecia que nenhum dos dois times queria vencer. Nada acontecia, posse de bola dividida, nenhuma chance de gol. Aos 30 minutos, soltei um pouquinho a equipe. No último minuto, El Sayed Ahmed completou um cruzamento para as redes mas o auxiliar assinalou um impedimento milimetricamente duvidoso. Fiz alguns ajustes no segundo tempo, recuei um dos meias ofensivos e, ao mesmo tempo, adiantei o time mas nada funcionou. Mais um empate para a conta.

[EPL] Haras El-Hodoud 0 x 0 Sohag FC
Mesmo time, mais uma vez, contra uma das surpresas do campeonato até aqui. Fora de casa, usei a tática do contra-ataque e a partida ficou bem amarrada até os 43 minutos quando, justamente num contra-ataque, quase o adversário marcou. Hamed defendeu para escanteio. No segundo tempo, pouco mudou. Tivemos uma oportunidade, numa bola parada, mas Hamdy cabeceou, sem ângulo, para fora. E foi isso, mais um empate, o quarto seguido, e já são sete partidas sem vencer.

[EPL] Ghazl El-Mahalla 1 x 1 Sohag FC
Uma lesão no tornozelo do Abdel Latif me fez, enfim, mudar o time. Conseguimos conter uma forte pressão do adversário, que estava na zona do rebaixamento, nos primeiros minutos da partida. Com o tempo, recuperamos nossa forma cautelosa de jogar e, aos 23, num lance que começou com mais uma arrancada do Ibrahim Fathy, Yasser Aly finalizou cruzado e fez 1 a 0. Perdemos duas ótimas chances para ampliar no mesmo lance, uma cobrança de escanteio. Quando tudo parecia se encaminhar para uma vitória, Joseph cometeu pênalti já nos acréscimos. Alaa cobrou no meio do gol e empatou.

[EPL] Sohag FC 1 x 1 FC Masr
Última partida do ano, voltamos para casa para enfrentar o terceiro colocado no campeonato. Joseph e Hamdy, suspensos, estavam fora. Não tivemos um primeiro tempo de todo ruim levando em conta o adversário melhor. Sofremos uma ligeira pressão no começo e cada equipe teve uma grande chance nos primeiros quarenta e cinco minutos. Logo na volta do vestiário, quase marcamos, Jalal Hassan fez uma defesa milagrosa numa cabeçada do El Sayed Ahmed. Não tivemos a mesma competência, Hamed não pegou a finalização do Hamdi. Mexi, mudei esquema, avancei o time, perdemos boa chances para empatar. E o gol saiu no finalzinho. Mais um empate.

 

spacer.png

spacer.png

 

Ainda não consegui achar um equilíbrio nesse time. O novo esquema, com jogadores improvisados nas pontas, durou doze partidas e posso dizer que não funcionou. A diretoria, inclusive, já estava demonstrando insatisfação e atribuindo os insucessos ao 4-3-3 Wide que, de largo não tinha quase nada porque os dois jogadores que atuavam pelo lado, na verdade, tinham funções de meias. Voltei para um 4-2-3-1 estreito que, por vezes, alternava para o 4-3-2-1 pirâmide do início da temporada ou um 4-1-3-1-1. Já foram cinco partidas assim e continuo com dúvidas sobre a forma de atuar. Nessa última sequência de jogos, não conseguimos marcar mais de um gol em nenhum deles. Continuamos muito dependentes do El Sayed Ahmed. Normalmente, mesmo em alguns jogos contra os grandes, nós temos o controle da bola e finalizamos até em quantidade razoável. Só que são muitos remates de fora da área sem sucesso.

spacer.png

 

Na próxima semana, abre a janela de transferências de inverno. No mundo ideal, eu buscaria, pelo menos, dois pontas no mercado, um para cada lado. Não sei se será possível. Já temos um reforço para o ataque, está treinando no clube desde o mês passado, mas só poderá ser inscrito em janeiro. Ainda estou com uma pendência na lateral direita. Quando Joseph não joga, preciso improvisar. E olha que o ganês nem seria o meu lateral ideal.

Postado

Primeiro, assumiu o esquema da cruz do desespero é princípio do fim.

Segundo, 10 jogos e uma vitória é princípio do fim.

Terceiro, eu achei que ia gostar dessa passagem tua pelo Egito, mas vou dizer: Egito não tem nada de África. #prontofalei

 

Postado
Em 31/10/2019 em 14:11, Neynaocai disse:

Primeiro, assumiu o esquema da cruz do desespero é princípio do fim.

Segundo, 10 jogos e uma vitória é princípio do fim.

Terceiro, eu achei que ia gostar dessa passagem tua pelo Egito, mas vou dizer: Egito não tem nada de África. #prontofalei

 

  1. Praticamente não usei o esquema da cruz. Não tenho um DM de origem, ficou sendo mais uma opção durante um jogo ou outro.
  2. Isso sim, concordo.
  3. Sempre achei isso. 
Postado

"Esquema da cruz" é novidade pra mim 🤣

Surpreendente mesmo que esteja lutando pelo rebaixamento, ou será que ficamos mal acostumados com as outras passagens? Pelo jeito o time precisava de muito mais ajustes do que parecia.

Curiosamente com tanta gente lá na frente tá tomando muitos poucos gols e quase não fazendo também. Eu esperava o inverso.

Postado
Em 01/11/2019 em 16:29, Lanko disse:

"Esquema da cruz" é novidade pra mim 🤣

Surpreendente mesmo que esteja lutando pelo rebaixamento, ou será que ficamos mal acostumados com as outras passagens? Pelo jeito o time precisava de muito mais ajustes do que parecia.

Curiosamente com tanta gente lá na frente tá tomando muitos poucos gols e quase não fazendo também. Eu esperava o inverso.

Talvez estejam mal acostumados mesmo. Fico feliz em deixar vocês mal acostumados! 😉

A verdade é que o time estava cotado para voltar para a segunda divisão, no máximo brigar pra não cair. Os reforços aumentaram o nível mas acho que a tática que não encaixou. Ou então eu não dei tempo para que encaixasse com receio de afundar na zona do rebaixamento.

Postado

Caraca, que campanha horrorosa. 🤣 Venceu uma, depois perdeu um monte e ai empatou todo o resto. Claramente um time de extremos.

Tática que não encaixa é uma porcaria. @Tsuru entende bem disso. hahaha

Postado
10 horas atrás, marciof89 disse:

@Tsuru entende bem disso

Me senti o próprio!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Postado

spacer.png

 

Reforços, ajustes e equilíbrio no final

15 de maio de 2024

 

Por causa do calendário espaçado, acabei jogando todo o semestre nessa atualização.

 

spacer.png

Começando com a janela de transferências de inverno, procurei, de alguma forma, encontrar reforços para suportar uma variação tática que, de uma vez por todas, resolvesse nossa péssima fase. O primeiro foi Emad Mashaly. O ponta esquerda já tinha passado no clube em testes no começo da temporada mas não quis ficar. Como praticamente não jogou no Al-Ahly, agora topou. E, adianto, foi fundamental na ascensão do time. Para o outro lado, como Osman estava irredutível para sair por ter atuado pouco, trouxe dois jogadores: Mostafa Jalal e Emad El Shennawy. E, enfim, para a carente lateral direita, veio o experiente Moayad Al-Ajan. Por não ser egípcio, precisei excluir um dos outros estrangeiros da lista de inscrição e o escolhido foi o Joseph.

E aí que funcionou, por uma conjunção de fatores. Além de voltarmos àquela sequência um pouco mais tranquila do início, o esquema com pontas era mais efetivo e a dupla Mashaly-Diallo se entendeu bem rápido. Curiosamente, os gols foram mais do ponta do que do atacante mas isso é o menos importante. Dos treze jogos, vencemos sete e empatamos dois. Muita diferença para o time que ficou nove partidas sem vitórias. Com isso, saímos de perto da zona do rebaixamento e fechamos a Premier League na 8ª posição. Como recompensa, a diretoria ofereceu a renovação de contrato e Appadoo ficará no Sohag por mais um ano.

 

spacer.png

spacer.png

 

[EPL] Aluminum 1 x 1 Sohag FC
Ano novo, tivemos estreias de King Diallo e Mashaly, além de um novo esquema tático. Mas, quando a fase é negra, o adversário acerta finalizações improváveis. Menos mal que, menos de dez minutos depois, a bola sobrou na esquerda e Mashaly empatou. Não foi por falta de remates, foram 17 no primeiro tempo. Nem por falta de pontaria, onze foram na direção do gol. Mas a virada não saiu. Continuamos chutando muito na segunda etapa, terminamos a partida com 32 chutes, sendo 16 na direção correta. Só faltou entrar.

[EPL] Sohag FC 2 x 1 Ismaily
Jalal já estreou no lugar do Ramy Ahmed, impossibilitado por questões contratuais. Mais uma vez, sofremos um gol logo no início da partida, está virando uma constante. No entanto, aos poucos, os reforços vão se mostrando. King Diallo empatou com passe do Mashaly. Aly, logo depois, acertou um belo chute de foto num rebote. Cabeça no lugar, seguramos bem o segundo tempo. No final, uma pressão esperada mas conquistamos, enfim, a esperada vitória.

[EPL] Nogoom 0 x 2 Sohag FC
Al-Ajan chegou e estreou, El Shennawy ficou no banco. Éramos melhores com alguns chutes perigosos de fora, em especial com o Aly. O primeiro gol, no entanto, saiu num contra-ataque puxado pelo Diallo que cruzou para Mashaly marcar. A dupla está voando. Em seguida, Mashaly cabeceou, o goleiro deu rebote e Hamdy completou para as redes. Tivemos algumas oportunidades razoáveis para aumentar o placar no segundo tempo mas ficamos mesmo no 2 a 0. Destaque para Diallo que saiu com uma lesão no pé e preocupa.

[EPL] Sohag FC 2 x 1 Al-Masry
Uma torção de tornozelo e King Diallo fica fora por 4 a 5 semanas, justo quando a dupla com Mashaly começava a engrenar. Ainda bem que o timing da lesão foi o melhor possível, uma vez que tivemos um intervalo de 29 dias entre a última partida e essa. Tempo suficiente para o ganês se recuperar. Fora estavam Hamed, Gomaa e Aly. Mashaly, de cabeça, marcou o primeiro. Em mais uma jogada que começou a partir de uma cobrança de lateral, Abdel Fatah invadiu a área e ampliou. Moses Amuzie, que esteve em algumas das minhas listas de reforços, diminuiu para o Al-Masry. Num contra-ataque puxado pelo Diallo, Mashaly teve o gol aberto para nos dar mais tranquilidade mas acertou a trave. Conseguimos, no entanto, segurar a vantagem até o final e conquistar mais uma vitória.

[EPL] Sohag FC 0 x 1 Al-Ahly
E lá fomos nós para mais três semanas de recesso. Na volta, dureza contra o Al-Ahly, ainda mais pelos desfalques. Mesmo jogando bem, com a bola, sofremos o primeiro gol. O angolano Geraldo antecipou a zaga num cruzamento e fez 1 a 0. Só ameaçávamos mesmo em chutes de fora da área mas nenhum com direção. Quando deu quinze minutos do segundo tempo, adiantei a equipe para marcar alto. Nada foi suficiente e sofremos a primeira derrota depois de dez partidas sem perder.

[EPL] Petrojet 0 x 2 Sohag FC
Saímos para enfrentar o Petrojet num confronto direto de 9º contra 10º. Como tem sido hábito, posse de bola, muitos remates e pouca eficiência neles. Assim, o zero não saiu do placar nos quarenta e cinco minutos iniciais. No primeiro lance do segundo tempo, Ramy Ahmed acertou a trave. No seguinte, Samir recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Akpan Udoh, o goleiro adversário, começou, aí, a se converter no nome da partida com defesas impressionantes. Íamos chegando ao final da partida quando Ibrahim Fathy acertou, enfim, um chute indefensável. 1 a 0. Ainda houve tempo para um pênalti no último minuto dos acréscimos e Diallo aumentou.

[EPL] Sohag FC 0 x 1 ENPPI
Mais três semanas se passaram e voltamos a campo em mais um (quase) confronto direto, sem Gomaa, suspenso. Além dele, Hamdy, Al-Ajan, Aly e Diallo estavam lesionados e, claro, fora da partida. Ao contrário da maioria das partidas, tivemos menos a bola no primeiro tempo. Mashaly, de cabeça, livre, jogou a bola em cima do goleiro. Eles também tiveram uma chance clara para abrir mas o gol não saiu antes do intervalo. Aos cinco minutos, Mourad antecipou na primeira trave e abriu o placar. Youssef explodiu um chute na trave. Mourad também acertou a nossa. Fui pra dentro, troquei um lateral por um atacante, improvisei o outro na zaga. Não adiantou.

[EPL] Military Production 0 x 5 Sohag FC
Jogando contra o lanterna, virtualmente rebaixado, precisávamos vencer mesmo fora de casa. Entre os lesionados, Hamdy foi para o jogo, Aly e Diallo ficaram no banco. Numa cobrança de falta lateral, a zaga falhou e El Sayed Ahmed completou para o gol. Nova bola alçada na área, a defesa bateu cabeça e fez gol contra. Aos 30 minutos, Oweis recebeu o segundo amarelo, ficamos em superioridade numérica. Timane, que havia cobrado as duas faltas na área, dessa vez bateu direto para ampliar. Mashaly e Abdel Fatah completaram a goleada, resultado que nos garantia, com antecedência, na primeira divisão.

[EPL] Sohag FC 0 x 2 Zamalek
Podia ser o jogo do título para o Zamalek, para nós valia pouco ou quase nada. Com quinze minutos de jogo, o adversário já tinha finalizado oito vezes. Não mudou muito durante todo o primeiro tempo, a pontaria deles que nos ajudou bastante e conseguimos fechar os quarenta e cinco minutos sem um lance muito perigoso contra nós. Só que, assim que voltamos do intervalo, a zaga não cortou um cruzamento e Fahmy fez 1 a 0. Dez minutos depois, ele marcou novamente. Jogo que mostrou, claramente, a grande diferença entre nós e os melhores times egípcios.

[EPL] Wadi Degla 1 x 1 Sohag FC
Mais um jogo em que éramos os azarões contra o quarto colocado do campeonato. Ainda mais complicado era defender num gramado com dimensões maiores que o padrão, 85 metros de largura. Mas Diallo estava de volta e a dupla funcionou logo cedo. Passe do ganês, gol de Mashaly. Diallo quase ampliou, seu chute achou a trave. Sofremos o empate com um gol contra de Hamdy. Tivemos bastante a bola, finalizamos até que muito, mas, tirando o gol, todas de fora da área. Aos 14 do segundo tempo, Diallo sofreu pênalti, Mashaly acertou a trave. Num jogo que podíamos ter vencido, o empate contra o favorito até que não foi ruim.

[EPL] Sohag FC 3 x 1 Pyramids
Hamdy, com uma luxação no ombro durante os treinos, para por três meses e só volta na próxima temporada. A jogada de contra-ataque está ficando clássica: Diallo puxa pela direita e cruza para Mashaly marcar. Assim fizemos 1 a 0. Só que, no lance seguinte, Al-Ajan errou, deu uma "assistência" para El Sayyed empatar. O jogo estava quente. Pouco depois, Aly nos colocou novamente na frente. Mansour acertou o travessão de longe e Mashaly ampliou no rebote. Estivemos mais perto do quarto gol na segunda etapa, o Pyramids quase não ameaçou.

[EPL] Smouha 2 x 1 Sohag FC
Conseguimos, depois de algum tempo, repetir o mesmo onze em duas partidas seguidas. Gomaa, o deles, teve muito espaço para trazer a bola da direita para a entrada da área e abrir o placar com um chute forte. Mashaly, livre, perdeu a chance de empatar. Foi um primeiro tempo de muitas finalizações, de ambas as partes, 26 no total mas só 4 foram na direção certa. Mandei o time para a frente, mudei esquema mas quem marcou, nos acréscimos, foi Shokry. Ainda saiu um golzinho nosso, já não havia tempo para mais nada.

[EPL] Sohag FC 2 x 0 Masr El Makasa
Ibrahim Fathy, na seleção sub-20, era desfalque, assim como Bouzid, o goleiro reserva. Estávamos com dificuldades de chegar na área adversária e finalizávamos pouco. Aí, num improvável chute de longe, Ramy Ahmed achou o ângulo do Salifu. O goleiro falhou numa saída de gol e Mashaly marcou de cabeça. Ao contrário do primeiro tempo, finalizamos muito mais nos quarenta e cinco minutos finais. Mas o gol não saiu.

 

spacer.png

spacer.png


Os reforços e a alteração tática mudaram a cara do time na segunda metade do campeonato, em especial King Diallo e Emad Mashaly. O "Rei" até marcou poucos gols, apenas dois, mas entendo que isso tenha muito mais a ver com as diferenças nas características entre ele e El Sayed Ahmed, o artilheiro do time. Ahmed é um poacher, muito mais finalizador e oportunista, enquanto Diallo é um "advanced forward", sai mais da posição e ajuda nas transições. E é muito mais jogador.

Para o próximo ano, precisarei rever a situação dos jogadores emprestados. Dois deles, Hamed e Ayman Fathy, já acertaram a transferência para o Sohag. El Sayed Ahmed também tem seu contrato com o Pyramids terminando mas pediu um salário alto demais. Yasser Aly e Sherif Abdel Fatah formaram minha melhor dupla de meias e são prioridade. Fundamentais na estratégia baseada na posse de bola que eu tento implementar desde o início e que nos deixou atrás apenas do campeão nesse quesito. Acho difícil, no entanto, que não estejam nos planos dos seus respectivos treinadores. Sem falar, claro, no Mashaly. Se não conseguir renovar com os três, boa parte da espinha dorsal precisará ser refeita. Até porque não dá pra confiar na fornada.

spacer.png

Postado

spacer.png

 

Será um passo maior do que as pernas?

30 de maio de 2024

 

A temporada do futebol no Egito terminou e, como sempre, em qualquer parte do mundo, fez suas vítimas. Inúmeros treinadores demitidos ou pedindo demissão e um deles foi Hany Ramzy, que não resistiu ao fato de fazer seu Al-Ahly tão longe do campeão Zamalek. Além disso, caiu na semifinal da Champions League para o sul-africano Wits e perdeu a decisão da Copa para o mesmo Zamalek. Como quem não quer nada, fui lá e me candidatei ao cargo. Assim como fiz também no tunisiano ES Sahel. Mesmo sem declarar o interesse, a informação vazou. Alguns dias depois, o clube se mexeu e me chamou para conversar mas, como eu já havia renovado o contrato no início do ano, preferi esperar a decisão dos Reds. Egípcios e tunisianos me chamaram para conversar. Quem veio com oferta, no entanto, foi a minha primeira opção.

spacer.png

 

Então, sabe quando você chega num lugar e vê que a situação não é aquela maravilha que você esperava? Estava na zona de conforto no Sohag, uma condição financeira estável num clube em que a pressão era pequena, expectativa de se manter por ali, no meio da tabela. Optei por ir para um gigante em ebulição, uma equipe com uma folha muito acima da permitida pelo orçamento, vários jogadores com salários "europeus". O buraco já vai chegando aos nove milhões de euros e o déficit só aumenta.

spacer.png

 

spacer.png

spacer.png

 

Sem dinheiro, provavelmente precisarei fazer malabarismo com um elenco que tem muitos bons jogadores mas é um tanto quanto desequilibrado. Nas duas partidas que fiz com o Sohag contra o Al-Ahly na temporada passada, Ramzy alinhou seu time em esquemas com três zagueiros. Agora entendo melhor o motivo, o elenco praticamente não tem laterais. Mostafa Salama, que inclusive estava no meu radar no antigo clube, é o único em condições de ser titular. Se eu não conseguir contratar decentemente, será essa também a minha escolha tática. Os artilheiros no último ano foram o angolano Geraldo e o jovem atacante Mostafa Mohsen, sendo Saleh Gomaa o grande cérebro da equipe. Só que Geraldo tem seu contrato encerrando e um salário muito alto. Se não aceitar uma redução drástica, terei que dispensá-lo. Dos jogadores que estavam emprestados ao Sohag, receberei aquele que teve maior destaque, mesmo em apenas meia temporada, Emad Mashaly.

Postado

O gigante egípcio é a grande força do país junto com o rival zamalek e tem uma das torcidas mais fanáticas do mundo. A pressão vai ser grande, tem que trabalhar em dobro!

Postado

Gostei da ousadia de abraçar o desafio. Creio que mesmo com as situações desfavoraveis, foi um grande salto. Espero uma boa campanha.

Boa sorte. Creio que irá precisar.

Postado
21 horas atrás, PedroJr14 disse:

O gigante egípcio é a grande força do país junto com o rival zamalek e tem uma das torcidas mais fanáticas do mundo. A pressão vai ser grande, tem que trabalhar em dobro!

Com certeza. Não só a pressão, mas o trabalho. Ajeitar a casa financeiramente primeiro mas sem deixar de focar na busca pelo título.

 

19 horas atrás, jeanslay disse:

Gostei da ousadia de abraçar o desafio. Creio que mesmo com as situações desfavoraveis, foi um grande salto. Espero uma boa campanha.

Boa sorte. Creio que irá precisar.

Tentei o cargo como quem não quer nada, sem pretensão. Já que chamaram, aceitei. E vamos pra briga!

Postado

Caraca Geraldo Hermenegildo está mesmo defendendo o Al-Ahly.

O time deve ser consideravelmente melhor que o Sohag.

E por favor, pra alegrias dos palmeirenses, mantenha o Geraldo no elenco. Menino tem alegria nas pernas.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...