Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

África, o berço da bola

Posts Recomendados

Postado

spacer.png

apC3kvrOD5r8E1xhOk0FOt7dOvF4rQXMpSt6Ess9d--7vrRfSdt4LM3qYyFeNH0P1mQzpbwBzp4SjZbWs-jg-6yiSEv1GWG6_vsg9SGX4ihGsdjXzwqTkMN8fHTyTQuEm6QZG7AX_uh-uNJRjXef7jeviWF_rRiMD-bz3YEj0zwMQheTLt-XyDfa88u3UOG8L2mlSaucLLNZ9Jg55V5OBB1p-tFct8MoJKVoBGtn-pccBIrNeIEEbrVAAaKiWVPkeQIHkDRy0cRf65vlGMwqUpC5vYYDxO8Y7S2uW4TEAmSAVp0Gcp0431HvYjE3m-pgQ5YQ7qj6yRS9_AAV0I9LtvSeRlVgprFTuoAcQqb8M0zZODoTFbV7T-0GomgDoU9yfX5lpMMgzUtPqd__e7qTV65BzKAjHHXH0E91bydSpmxENbModFx9SqvJLSXNL0TbItZLAOoaM5lqghlT8Jge1Xb69MzF-4aWLd1FcOleaGEG8G7AxmY26pD-leeGLZE08DwJDKMO0ouLbo4kNkE1obOu2uEMpvk-MuG2JK4ca4XgtsXX-8r_J-HFK6kXM7RaaOfXm2h2d0bvUJxZkYk_O-xxrT5Mzdcy6KVQPNvxOZkmbJrFJMqb_YC1cytY5s12QDdhADuNNyEZsHT5oKDbBQ7XO2isHVqVRYsHuoWXvcERE2XBeYCiEg=w696-h473-noEm janeiro de 2013, às vésperas de mais uma edição da Copa Africana de Nações, Stephen Keshi, então treinador da seleção da Nigéria, reacendeu uma enorme polêmica. O nigeriano criticou duramente o trabalho de técnicos estrangeiros nas seleções africanas. Segundo ele, os "caras brancos" rumam para a África apenas para ganhar dinheiro. Ele também criticou o tratamento diferenciado das federações com treinadores locais e estrangeiros – segundo ele, os expatriados recebem mais tempo para se adaptar desenvolver seu trabalho – e afirmou que isso estava aniquilando o futebol africano.

Keshi faleceu em 2016 e hoje, seis anos depois daquela declaração, muito pouco mudou. É fato que os treinadores de Argélia e Senegal, finalistas da competição de seleções africanas, defendem seus próprios países de nascimento. A bem da verdade, o argelino Djamel Belmadi nasceu em Champigny-sur-Marne, na França. No entanto, no total, 66% dos treinadores, 15 de 24, eram estrangeiros.

A ideia é simples: explorar o futebol no continente africano com um treinador de nacionalidade africana. Para isso, foram adicionadas, além das ligas da África do Sul, originais do jogo, as ligas de outros nove países utilizando o update do @Timo@. Não pretendo me prender a objetivos. Encarnarei um treinador mauriciano, com um perfil inexperiente e começo desempregado. A nacionalidade foi escolhida por dois motivos. Primeiro, um país que não está entre as ligas selecionadas para o save. Segundo, não queria uma nação envolvida com ditaduras sanguinárias. As Ilhas Maurício, muito pelo contrário, que já foram colônia holandesa, depois francesa e, então, britânica, hoje são um exemplo de democracia, mesmo com algumas questões de corrupção, e tem um dos maiores índices no ranking da Freedom House.

spacer.png

Não vou sair do continente, a intenção é fortalecer o futebol africano. A ver até onde posso chegar...

Índice:

Histórico:

Spoiler

Odupong Ofaakor Unistar Soccer Academy

• Temporada 2019
    • MTN FA Cup: eliminado na 3ª rodada
    • GN Bank Division One League: campeão do grupo C
  • Temporada 2020
    • deixei o clube por causa de um bug no update

Diambars FC de Saly

• Temporada 2020/21
    • CAF Confederation Cup: eliminado na 1ª fase eliminatória
    • Ligue 1: campeão
    • Coupe du Sénégal: semifinalista
    • Coupe de la Ligue: semifinalista
  • Temporada 2021/22
    • CAF Champions League: campeão
    • Coupe du Sénégal: campeão
    • Coupe de la Ligue: eliminado nas quartas de final
  • Temporada 2022/23
    • CAF Super Cup: campeão
    • CAF Champions League: eliminado nas quartas de final
    • Coupe du Sénégal: campeão
    • Coupe de la Ligue: campeão

Sohag FC

• Temporada 2023/24
    • Egyptian Cup: eliminado na 2ª rodada
    • Egyptian Premier League: 8º colocado

Al-Ahly Sporting Club

• Temporada 2024/25
    • Egyptian Premier League: campeão
    • Egyptian Cup: semifinalista
    • CAF Confederation Cup: campeão
  • Temporada 2025/26
    • Egyptian Cup: campeão
    • Mundial Interclubes: 3º colocado
    • Egyptian Super Cup: vice-campeão
  • Temporada 2026/27
    • Egyptian Cup: campeão
    • Mundial Interclubes: campeão
    • Egyptian Super Cup: campeão

Raja Club Athletic

• Temporada 2027/28
    • Botola Pro: campeão
    • Coupe du Trône: semifinalista
    • CAF Champions League: semifinalista

Ligas selecionadas:

Spoiler

spacer.png

Postado

Boa diversão!

Postado

Boa sorte, tudo pra ser uma historia impar 

Postado
2 horas atrás, maiconandrade disse:

Boa diversão!

1 hora atrás, PauloLima13 disse:

Boa sorte, tudo pra ser uma historia impar 

1 hora atrás, Khroiskantis disse:

Boa sorte

Obrigado, @maiconandrade, @PauloLima13 e @Khroiskantis!

Postado

Show de bola. Na expectativa.

Postado

Ah, ia ser meu futuro save, que está há 4 anos esperando sua hora!

Menos mal que está em boas mãos!

Postado

Gostei da proposta do save e da escolha da nacionalidade do treinador. Mais do que nunca, a democracia se faz necessária. Boa sorte, Bruno.

Postado

gostei

boa sorte

Postado

Acompanhando desde o início. Boa sorte neste safari, quer dizer, neste save!

Postado

Desafio interessante. Estarei aqui acompanhando também. Boa sorte!

Postado
19 horas atrás, Neynaocai disse:

Show de bola. Na expectativa.

Valeu!

19 horas atrás, Andreh68 disse:

Menos mal que está em boas mãos!

Ah, pena! Mas depois que o @Johann Duwe foi pra Escandinávia e o @vinny_dp "roubou" minha ideia de América do Sul, sobrou a África na minha listinha. Queria fugir um pouco da Europa, dar um tempo desse roteiro campeonato nacional/Champions League.

Espero fazer jus à expectativa!

18 horas atrás, ggpofm disse:

Gostei da proposta do save e da escolha da nacionalidade do treinador. Mais do que nunca, a democracia se faz necessária. Boa sorte, Bruno.

Fundamental. Estava quase certo de fazer um treinador etíope mas esse ranking da Freedom House mudou meus planos. Vi que a democracia lá não é assim tão democrática, que só mudou um pouco nos últimos anos.

18 horas atrás, Lanko disse:

Acompanhando!

👍🏻

18 horas atrás, Thiago Snitram disse:

gostei

boa sorte

Obrigado!

17 horas atrás, El Ligero disse:

Desafio sensacional, vou acompanhar!

Seja bem vindo!

13 horas atrás, Jirimias disse:

Acompanhando desde o início. Boa sorte neste safari, quer dizer, neste save!

Nem tinha me lembrado de safári, podia ter usado isso para nomear o save...😉

11 horas atrás, Bigode. disse:

Desafio interessante. Estarei aqui acompanhando também. Boa sorte!

O desafio vai ser grande, especialmente para mim que me acostumei a jogar com "famosos".

Postado
19 horas atrás, Andreh68 disse:

Ninguém saí da Rússia, meu amigo.

Postado
36 minutos atrás, Neynaocai disse:

Ninguém saí da Rússia, meu amigo.

kkkkk, não ileso.

Postado

Não lembro de ter visto algum save na África. Eu mesmo, jogo a mais de 10 anos, e só joguei com seleções africanas, nunca com clubes (e geralmente só em um ciclo). Realmente inovador, parabéns pela escolha, e bom jogo!

Postado

A Àfrica literalmente é um continente a ser explorado. Aqui na área foram poucos saves por lá - teve o Tributo a Ernst Happel e eu fiz um no FM 09 (não concluído), mas ambos começavam na África do Sul e tinham como meta ir para a Europa.

Gostei muito da proposta, vai ser bem interessante ver esse passeio pelos diversos países e mesmo a busca por reconhecimento mundial.

Bom save!

Postado
18 horas atrás, managersergipano disse:

Não lembro de ter visto algum save na África. Eu mesmo, jogo a mais de 10 anos, e só joguei com seleções africanas, nunca com clubes (e geralmente só em um ciclo). Realmente inovador, parabéns pela escolha, e bom jogo!

Também não me lembrava de save na África, foi um dos motivos para ter escolhido o continente. Espero me divertir jogando por lá.

16 horas atrás, Tsuru disse:

A Àfrica literalmente é um continente a ser explorado. Aqui na área foram poucos saves por lá - teve o Tributo a Ernst Happel e eu fiz um no FM 09 (não concluído), mas ambos começavam na África do Sul e tinham como meta ir para a Europa.

Gostei muito da proposta, vai ser bem interessante ver esse passeio pelos diversos países e mesmo a busca por reconhecimento mundial.

Bom save!

Acho que faltam saves na África por causa da questão das ligas licenciadas. Como só tem a África do Sul, temos que depender dos updates. Eu mesmo fiquei bem com o pé atrás antes de começar esse aqui com medo de precisar interromper no meio por causa de erros. Mas resolvi arriscar.

Postado

spacer.png

Odupong Ofaakor Unistar Soccer Academy

30 de novembro de 2018

Duas decisões a se tomar ao iniciar essa aventura na África. A primeira, mais simples, dizia respeito ao perfil do treinador. Como havia dito, optei por um treinador mauriciano, desempregado e inexperiente. O jogo me sugeriu começar com uma licença Nacional A mas, para tornar ainda mais próximo da realidade, Vincent Appadoo, 31 anos, nascido em Curepipe, não tem nenhuma licença e nunca jogou futebol, a não ser nas peladas de fim de semana nos campinhos das Ilhas Maurício.

spacer.png

Assim, passamos para a segunda decisão, onde trabalhar. O save começa no fim de novembro de 2018 e as ligas dos países selecionados se encontram em momentos diferentes de suas temporadas. Algumas seguem o calendário europeu, outras atuam com calendários anuais. Havia algo em torno de 150 clubes sem treinadores, não tinha a menor condição de aplicar para todos os empregos e esperar entrevistas deles, mesmo que fossem algumas dezenas. A estratégia escolhida, então, foi de buscar os clubes amadores ou semiprofissionais, especialmente as famosas academias. No final, fiquei reduzido a cinco opções em quatro países diferentes e apliquei para todas elas.

spacer.png

Só quatro haviam me chamado para entrevistas quando a primeira proposta chegou. Coincidentemente, foi do único país que joga com calendário anual, que seria minha preferência por poder iniciar um trabalho sem vícios. A Odupong Ofaakor Unistar Soccer Academy, ou Unistar Academy, é um clube de futebol de Gana que atua na GN Bank Division One League. A Division One League, equivalente à segunda divisão, tem 48 clubes divididos em três grupos de dezesseis times que se enfrentam duas vezes. O primeiro colocado de cada grupo sobe para a primeira divisão.

A Unistar Academy, como o próprio nome indica, é uma academia e somente pode contratar jogadores com até 20 anos. Encontrei um elenco com 19 jogadores, a grande maioria com apenas 17 anos, todos bastante promissores de acordo com a avaliação do assistente técnico. Três são os destaques: o meia atacante Bright Owusu e dois meias que jogam pela esquerda, Eric Yeboah e Joseph Diallo. Já é a primeira dor de cabeça, como encaixar esses dois, que fazem a mesma função, no time titular. Como esperado, falta profundidade ao elenco e existem algumas claras carências no grupo, sendo a principal na faixa central do meio de campo. A ver como reforçar o time, uma vez que não há dinheiro para transferências e pouquíssima margem no orçamento salarial.

spacer.png

Para isso, será fundamental o primeiro passo, que será estruturar a comissão técnica da equipe. Hoje o clube conta apenas com o assistente técnico, o olheiro chefe e o fisioterapeuta chefe. Precisaremos de olheiros minimamente razoáveis para encontrar reforços a custo zero, talvez empréstimos de clubes da primeira divisão. Além disso, há espaço para três preparadores que poderão ser um físico, um de goleiros e um geral. Ao menos teremos tempo para buscar isso tudo com calma já que o time estreia apenas em fevereiro de 2019.

spacer.png

• Bruno Trink mudou o título para África, o berço da bola [02.08]
Postado
4 horas atrás, Bruno Trink disse:

Três são os destaques: o meia atacante Bright Owusu e dois meias que jogam pela esquerda, Eric Yeboah e Joseph Diallo. Já é a primeira dor de cabeça, como encaixar esses dois, que fazem a mesma função, no time titular. Como esperado, falta profundidade ao elenco e existem algumas claras carências no grupo, sendo a principal na faixa central do meio de campo. A ver como reforçar o time, uma vez que não há dinheiro para transferências e pouquíssima margem no orçamento salarial.

O Owusu parece bem raazoável. Bem vindo a Africa. Não sei se os times são tão mal montados assim, ou se é um problema de pesquisa ou de database, mas o improviso é a regra!

Postado

Owusu é um bom jogador, consigo imaginar ele sendo o craque desse time.

Vai ter trabalho. Eu imaginava mesmo que os times na África, ainda mais em divisões inferiores, fossem completamente esgotados em grana. Vamos ver o que você arruma por ai na Gana.

Boa sorte!

Postado

Owosu parece craque mesmo, tem tudo para ser o destaque do time.

Vai ter trabalho, falta grana e só consegue subir se for campeão. Por outro lado o nível dos adversários deve ser bem ruim, então encaixando o time as coisas devem caminhar bem.

Postado

Belo desafio. É legal ver que o futebol sempre sobreviveu na África mesmo com todas as adversidades. É legal de ver também a evolução de algumas seleções e as surpresas que a Copa Africana de nações nos traz a cada edição. Espero que tenha uma boa diversão, estarei acompanhando.

Postado
Em ‎02‎/‎08‎/‎2019 em 20:23, Andreh68 disse:

O Owusu parece bem raazoável. Bem vindo a Africa. Não sei se os times são tão mal montados assim, ou se é um problema de pesquisa ou de database, mas o improviso é a regra!

Não reparei se todos os times são assim mas não vou reclamar. A maioria dos garotos são newgens, devo ter dado azar. Terei que dar meu jeito.

Em ‎02‎/‎08‎/‎2019 em 20:49, marciof89 disse:

Owusu é um bom jogador, consigo imaginar ele sendo o craque desse time.

Vai ter trabalho. Eu imaginava mesmo que os times na África, ainda mais em divisões inferiores, fossem completamente esgotados em grana. Vamos ver o que você arruma por ai na Gana.

Boa sorte!

Não imaginava que o início fosse ser muito diferente disso. Estou encontrando algumas dificuldades nas contratações, tanto de jogadores quanto de staff. O que vier é lucro.

5 horas atrás, Tsuru disse:

Owosu parece craque mesmo, tem tudo para ser o destaque do time.

Vai ter trabalho, falta grana e só consegue subir se for campeão. Por outro lado o nível dos adversários deve ser bem ruim, então encaixando o time as coisas devem caminhar bem.

Todos falando do Owusu, ele é o melhorzinho do time, sim.

Não estou pensando em acesso ainda não, muito complicado para um time que é academia, que tem limitação de idade. Mas vamos até onde der.

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...