Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

É moralmente correto um jogador sair para ganhar muito mais dinheiro?

Henrique M.

Posts Recomendados

• Vice-Presidente
Postado

Vi um vídeo interessante com o Brendan Rogers falando de como é difícil, do ponto de vista moral, de uma pessoa que trabalha num clube tentar impedir um jogador que irá ganhar cinco ou seis vezes mais em outra liga.

O vídeo é curto, o mote principal é o Suárez, mas ele não fala nada demais nessa parte. A parte que achei interessante foi ele falando da relação do treinador com jogadores que saem para ganhar mais e que o clube entende isso, tenta, mas sabe que não tem como impedir alguém e isso de um ponto de vista moral.

Aqui, e não só aqui, ainda tem aquela questão toda do amor a camisa, que se cada um de nós ganhasse 100 mil reais ia correr o jogo todo e dedicar 100% no nosso time do coração.

Mas e aí, é moralmente correto um jogador sair para ganhar muito mais dinheiro fora do Brasil sendo que aqui já vão receber uma bela de uma grana também? Ia levar essa discussão para o futebol internacional, por causa do Brendan Rogers, mas acho que cabe mais aqui, falando mais do nosso futebol, que sofre o mesmo que o Celtic sofre na sua liga.

Postado

Amor a camisa pra mim é quando dois clubes te oferecem a mesma quantia X, sendo um deles o clube de coração(ou clube atual) e você preferir continuar.

Carreira de jogador é curta, arriscada, o cara tem que capitalizar o quanto pode.

Postado

Acho que a melhor pergunta, nesse sentido, é se é correto do ponto de vista moral ganhar muito dinheiro.

Postado

Malandro, se me derem 30% de aumento eu vou pra outro lugar. Imagina pra ganhar o dobro, o triplo. Imoral é ser um arrombado e querer foder com os outros. Ganhar dinheiro de maneira justa e sem foder ninguém é plenamente moral, não interessa se tu ganha um salário mínimo ou 1 milhão por semana.

Outro esquema é que jogador pode amar o clube, mas querer progredir financeiramente ou futebolisticamente. Faz parte da vida, não só do futebol. Quem nunca curtiu pra caralho trabalhar num lugar mas foi pra outro porque pagava mais ou as condições eram melhores?

A ÚNICA exceção que eu vejo é o cara ser mega identificado, dizer que ama o clube e acabar imediatamente no rival do outro. Tipo Grêmio e Inter, Cruzeiro e Atlético, Liverpool e United, Juventus e Inter, Real e Barcelona e por ai vai. Mas ainda assim, não acho imoral porra nenhuma, é só um chute no ovo do torcedor, nada mais.

É possível ter amor à camisa e querer ir pra outro lugar. Acontece.

edit:

Porra, o Rogers é uma desgraça. O cara tem a oportunidade de ir jogar na MELHOR LIGA DO MUNDO, ganhando 5X mais e ele espera que tu fique na porra do Celtic, viado? Tá louco. Vive em um mundo completamente lunar por achar que isso é uma falha de caráter.

Postado

Acho totalmente errado barrar alguém de ir para onde quiser.

Agora tem uns pontos, hoje se eu quiser sair da minha empresa, eu posso. Basta pagar a multa (aviso prévio), já trabalhei em empresa que me liberou sem aviso mas em outras tive que pagar.

Um jogador tem um contrato, quer sair? De boa, paga a multa. Não tem dinheiro para pagar? Sinto muito, vc assinou e concordou com os termos.

Agora a empresa pode deixar vc sair sem pagar tudo e só uma parte que ela ache justa, ai de boa.

Postado
1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

A ÚNICA exceção que eu vejo é o cara ser mega identificado, dizer que ama o clube e acabar imediatamente no rival do outro. Tipo Grêmio e Inter, Cruzeiro e Atlético, Liverpool e United, Juventus e Inter, Real e Barcelona e por ai vai. Mas ainda assim, não acho imoral porra nenhuma, é só um chute no ovo do torcedor, nada mais.

Gênero, número e degrau.

E isso se os clubes foram mais ou menos parecidos. O que acho é antiético o cara jogar 4 anos num clube, beijar a camisa, falar que ama e depois jogar no rival por um salário próximo do que conseguiria em outro lugar.

Postado

Especificamente com o Brasil, vale muito a pena sair pra Europa. O ambiente do futebol brasileiro é insano. Estaduais, 2 jogos por semana, viagens longas, amadorismo em vários aspectos, etc. Quem quer ficar aqui com um contexto desse? Sair imoralmente só pro rival.

• Vice-Presidente
Postado
4 hours ago, SilveiraGOD. said:

Porra, o Rogers é uma desgraça. O cara tem a oportunidade de ir jogar na MELHOR LIGA DO MUNDO, ganhando 5X mais e ele espera que tu fique na porra do Celtic, viado? Tá louco. Vive em um mundo completamente lunar por achar que isso é uma falha de caráter.

O cara disse justamente o contrário de tudo isso aí. Tira a viseira do ódio, amiguinho.

3 hours ago, tod said:

Acho totalmente errado barrar alguém de ir para onde quiser.

Agora tem uns pontos, hoje se eu quiser sair da minha empresa, eu posso. Basta pagar a multa (aviso prévio), já trabalhei em empresa que me liberou sem aviso mas em outras tive que pagar.

Um jogador tem um contrato, quer sair? De boa, paga a multa. Não tem dinheiro para pagar? Sinto muito, vc assinou e concordou com os termos.

Agora a empresa pode deixar vc sair sem pagar tudo e só uma parte que ela ache justa, ai de boa.

Isso é uma das coisas que me incomoda no futebol, jogador fazer o clube de refém, mesmo tendo assinado um acordo de boa fé para ganhar mais recentemente e ficar no clube. O que o Griezmann fez com o Atleti e o que o Neymar está fazendo com o PSG são coisas absurdas.

Postado

Contrato existe por um motivo, e se o jogador firmou vinculo com valor de rescisão "X", forçar saída mesmo que seja pra ganhar mais é mal caratismo sim.  Atualmente a gente tá numa situação onde contrato é algo meramente simbólico e se o cara quiser sair 6 meses depois de você ter pago uma fortuna nele, tu é obrigado a aceitar? Nem fodendo. 

Postado
20 horas atrás, Deod disse:

Contrato existe por um motivo, e se o jogador firmou vinculo com valor de rescisão "X", forçar saída mesmo que seja pra ganhar mais é mal caratismo sim.  Atualmente a gente tá numa situação onde contrato é algo meramente simbólico e se o cara quiser sair 6 meses depois de você ter pago uma fortuna nele, tu é obrigado a aceitar? Nem fodendo. 

Acho que não era o objetivo do tópico, mas a melhor discussão pra mim é essa.

Jogador fazendo corpo mole pra sair, como evitar que isso aconteça? Hoje em dia tá tudo nas mãos do jogador, o cara pode muito bem não faltar os treinos, continuar agindo "profissionalmente" mas dar aquele migué ou simplesmente não render o que poderia, enfim, algumas questões bem subjetivas que não tem como provar juridicamente.

O argumento de que futebolisticamente falando o jogador também leva prejuízo pra mim não cola muito, até porque dificilmente o clube vai segurar o jogador que não esteja rendendo o que dele se espera num contrato de 5 anos (por exemplo) e pagando altos salários, então ele vai acabar conseguindo a almejada transferência de toda a forma.

E mesmo que isso não aconteça, vamos usar o exemplo do PSG com o Neymar, que é uma puta exceção: Beleza, o sheik tem bala na agulha e resolveu que o menino Ney não vai pra lugar nenhum e vai ter que cumprir o contrato até o fim. O time ainda assim pagou um valor + salários estratosfericos pra ficar com um jogador que, na melhor das hipóteses, vai jogar desmotivado. O atleta ficaria sugando, jogando de má vontade e ao fim do contrato ainda teria um monte de time interessado. E quem toma no cu é o clube no fim das contas.

A unica coisa que me vem a cabeça seria proibir contratos maiores do que um ano, o que provavelmente também desenflacionaria o mercado, mas essa linha de pensamento tem tantas falhas que nem vale a pena esticar muito.

Postado

Sempre foi e sempre será.

Postado
24 minutos atrás, Marvin Angulo disse:

Jogador fazendo corpo mole pra sair, como evitar que isso aconteça? Hoje em dia tá tudo nas mãos do jogador, o cara pode muito bem não faltar os treinos, continuar agindo "profissionalmente" mas dar aquele migué ou simplesmente não render o que poderia, enfim, algumas questões bem subjetivas que não tem como provar juridicamente.

Mas isto é culpa do clube. O clube precisa saber fazer um contrato, no qual, ele não pode se sentir lesado. Ae entra produtividade no meio e outras coisas. Outra, quem controla a operação, controla o jogador.

Sobre a pergunta, claro que sim.

Não importa o salário, se ele recebeu uma proposta melhor, no qual, se sentiu valorizado. Ele tem todo o direito de ir para lá. Veja o caso do Bale, ele tem mercado no continente europeu, nos principais clubes. Ele optou ir para a China ganhar dinheiro para as próximas gerações. Renato Augusto, tinha a oportunidade de voltar a Europa e foi ganhar dinheiro lá. O Jô, a mesma coisa. Roger Guedes despertou os olhares do Barcelona, mas optou fazer dinheiro. Eles estão errados? Claro que não. Futebol é business e quem ama o time é o torcedor.

Postado
6 minutos atrás, Aleef disse:

Mas isto é culpa do clube. O clube precisa saber fazer um contrato, no qual, ele não pode se sentir lesado. Ae entra produtividade no meio e outras coisas. Outra, quem controla a operação, controla o jogador.

Isso é claro, mas é no ambiente de tentar vencer a concorrência que os clubes acabam abrindo as pernas, daí surgem esses super salários (com os bônus de produtividade como addons e, provavelmente, sendo uma parte relativamente pequena da remuneração do jogador), contratos de longo prazo, mercado mega inflacionado, etc.

Tendo a ser contra qualquer tipo de regulação economica, e sim, os clubes em geral deveriam tomar vergonha na cara e fazer melhores contratos. Em tese livre mercado é isso ai mesmo, cada clube que se vire e arque com a responsabilidade, mas confesso que quando o assunto é futebol ainda tenho alguma resistência em encarar como uma relação de trabalho normal. No fim das contas o poder ainda é todo do jogador e vejo isso como bem prejudicial pro esporte.

No fim eu acho que estou errado mesmo em pensar assim hahaha, mas achei justo jogar essa bola.

Sobre a parte em negrito, acho que discordo, mas desenvolva um pouco melhor pra eu ver se entendi direito.

Postado
2 minutos atrás, Marvin Angulo disse:

No fim das contas o poder ainda é todo do jogador e vejo isso como bem prejudicial pro esporte.

Mas quem faz o espetáculo é justamente o jogador. O protagonista do esporte é o jogador. Quando o Messi for pro NOB ( assim espero), os estádios irão ir ver o Messi. Então ele claramente merece um salário alto. A mesma coisa para outros jogadores como foi no caso do Ronaldinho Gaúcho, do Neymar. São protagonistas, eles merecem receber o valor não só por fazerem a beleza do esporte como também trazerem públicos elevadíssimos, vendas de camisa, patrocínio, propagandas em prol ao clube. Porque o Tebas e os pequenos clubes da Espanha apoiam as contratações do Real Madrid e do Barcelona? Por causa da valorização que estes atletas trazem para o campeonato, no qual, estão jogando.

Este lance de amor a camisa, jogador recebia miséria e tinha honra e tudo relacionado a isto, foi deixado para trás. O futebol em si é um novo conceito e pelo que estamos vendo em 2026 ocorrerá outra revolução dentro do futebol com uma copa do mundo sediada na terra dos negócios.

Sobre a parte negrita é bem simples, o clube pode fazer o que bem entender, mas se o jogador não quiser, o clube não pode fazer nada. Quando se fala, o jogador deve ficar lá para cumprir o contrato, o jogador é obrigado a isso e aquilo. Acabamos focando muito nos world class, nos grandes palcos, mas e os times pequenos que são a grande maioria? Como fica? Por isto sou a favor destas leis que deem legitimidade ao profissional. E que caso esteja em um clube aonde esteja sofrendo uma forma de punição injusta que possa sair. Olhar só na ótica dos grandes é menosprezar praticamente mais de 90% dos jogadores que atuam não só no Brasil como mundo.

Postado
6 minutos atrás, Aleef disse:

[1]Mas quem faz o espetáculo é justamente o jogador. O protagonista do esporte é o jogador. Quando o Messi for pro NOB ( assim espero), os estádios irão ir ver o Messi. Então ele claramente merece um salário alto. A mesma coisa para outros jogadores como foi no caso do Ronaldinho Gaúcho, do Neymar. São protagonistas, eles merecem receber o valor não só por fazerem a beleza do esporte como também trazerem públicos elevadíssimos, vendas de camisa, patrocínio, propagandas em prol ao clube. Porque o Tebas e os pequenos clubes da Espanha apoiam as contratações do Real Madrid e do Barcelona? Por causa da valorização que estes atletas trazem para o campeonato, no qual, estão jogando.

Este lance de amor a camisa, jogador recebia miséria e tinha honra e tudo relacionado a isto, foi deixado para trás. O futebol em si é um novo conceito e pelo que estamos vendo em 2026 ocorrerá outra revolução dentro do futebol com uma copa do mundo sediada na terra dos negócios.

[2] Sobre a parte negrita é bem simples, o clube pode fazer o que bem entender, mas se o jogador não quiser, o clube não pode fazer nada. Quando se fala, o jogador deve ficar lá para cumprir o contrato, o jogador é obrigado a isso e aquilo. Acabamos focando muito nos world class, nos grandes palcos, mas e os times pequenos que são a grande maioria? Como fica? Por isto sou a favor destas leis que deem legitimidade ao profissional. E que caso esteja em um clube aonde esteja sofrendo uma forma de punição injusta que possa sair. Olhar só na ótica dos grandes é menosprezar praticamente mais de 90% dos jogadores que atuam não só no Brasil como mundo.

[1] Não tô falando do valor dos salários, mas sim dos N mecanismos que o jogador tem de não se fazer cumprir o contrato. O jogador é o protagonista e tem que ser bem remunerado mesmo, ok, mas o clube também é parte importante e não deveria simplesmente ficar na mão das vontades do jogador e sair assim no prejuízo. 

Até mesmo na parte do marketing - pra resumir os exemplos que você deu - o clube pode fazer uma puta contratação, fazer um planejamento de vendas em cima da imagem do cara contando com o cumprimento do contrato e ele simplesmente resolver sair e acabar com tudo (mais uma vez o exemplo do Neymar, que ainda não saiu, mas duvido muito que só esse embrolio já não tenha impactado na parte comercial do PSG).

[2] Acho que a discussão se limita só aos world class mesmo, são minoria, mas ao mesmo tempo também são os clubes que tem maiores cifras envolvidas e consequentemente maiores prejuízos nesses casos.

Sem contar que a parte em negrito até corrobora com o que eu estou falando, o jogador tem todos os mecanismos para se defender de uma injustiça, o que é correto, mas quando é o contrário o clube não tem muito pra onde correr.

Postado

Depende da situação. Ninguém é obrigado a não querer ganhar mais, mas tem vezes que a saída só por ganhar um dinheiro a mais é uma decisão burra. Tu pode estar de boa em um clube, jogando bem, despertando interesse de times relevantes internacionalmente (isso considerando jogadores jovens jogando em campeonatos de baixo/médio nível) e do nada tu vai se esconder na China por grana. Claro que dinheiro nunca é de mais, mas tu tem a oportunidade de ser algo mais, saca? Dá pra você jogar em um bom nível, em bons campeonatos e ficar rico do mesmo jeito, mas alguns preferem pender pra um lado da "balança".

Agora no caso de um jogador BR ser procurado por um clube europeu por exemplo, você pode amar o clube que foi formado/joga por aqui, mas a vantagem de ir pra Europa é grande. Você - geralmente - joga um campeonato com nível melhor, evolui como jogador e ainda ganha mais dinheiro, e claro, vive - também geralmente - em um lugar melhor.

Mas até aí ok, o problema mesmo é o jogador fazer juras e juras de amor ao clube e depois fazer uma burrada desse nível, aí eu considero meio que escrotice por parte do cara mesmo. Ninguém te obriga a fazer isso, mas quando você fala e depois quebra a palavra, pega muito mal, ainda mais quando você vê que o motivo é claramente dinheiro, sendo que o jogador estava em um clube melhor, em uma ótima situação e ainda bem financeiramente, mas escolhe seguir o $$$.

É algo bem difícil de discutir porque ninguém sabe o que passa na cabeça do outro, mas vendo pelo lado do torcedor, dá pra se decepcionar e pegar um hate legal.

Postado
21 minutos atrás, EduFernandes disse:

Depende da situação. Ninguém é obrigado a não querer ganhar mais, mas tem vezes que a saída só por ganhar um dinheiro a mais é uma decisão burra. Tu pode estar de boa em um clube, jogando bem, despertando interesse de times relevantes internacionalmente (isso considerando jogadores jovens jogando em campeonatos de baixo/médio nível) e do nada tu vai se esconder na China por grana. Claro que dinheiro nunca é de mais, mas tu tem a oportunidade de ser algo mais, saca? Dá pra você jogar em um bom nível, em bons campeonatos e ficar rico do mesmo jeito, mas alguns preferem pender pra um lado da "balança".

Agora no caso de um jogador BR ser procurado por um clube europeu por exemplo, você pode amar o clube que foi formado/joga por aqui, mas a vantagem de ir pra Europa é grande. Você - geralmente - joga um campeonato com nível melhor, evolui como jogador e ainda ganha mais dinheiro, e claro, vive - também geralmente - em um lugar melhor.

Mas até aí ok, o problema mesmo é o jogador fazer juras e juras de amor ao clube e depois fazer uma burrada desse nível, aí eu considero meio que escrotice por parte do cara mesmo. Ninguém te obriga a fazer isso, mas quando você fala e depois quebra a palavra, pega muito mal, ainda mais quando você vê que o motivo é claramente dinheiro, sendo que o jogador estava em um clube melhor, em uma ótima situação e ainda bem financeiramente, mas escolhe seguir o $$$.

É algo bem difícil de discutir porque ninguém sabe o que passa na cabeça do outro, mas vendo pelo lado do torcedor, dá pra se decepcionar e pegar um hate legal.

Mas sair "só por ganhar dinheiro" não é burro. Pelo contrário, eu diria. É mais do que inteligente, ainda mais quando se leva em conta o curto período que a carreira de um jogador pode ter. E tu falou aí de "ser algo mais" e etc... e quem disse que os caras querem isso? Eles podem só querer jogar o futebolzinho deles, fazer um dinheiro para poder não só viver como garantir um futuro para os filhos e família, curtir o tempo dele com hobbies paralelos ao futebol... A gente pensa muito em "ah, mas o fulano tá estragando a carreira dele indo pro lugar x, ele não tem visão nenhuma, zero vontade de ser alguém", mas não pensa que talvez ser alguém não necessariamente é ser uma super estrela, um pica do futebol, super famoso e ídolo em algum lugar...

Também discordo que fazer juras de amor e sair por dinheiro seja escrotice. Acho que é sim se o jogador o faz por um rival (por exemplo: fazer juras de amor pelo Corinthians e trocar o clube pelo Palmeiras). Se é pra sair do país, por exemplo, para um lugar onde não só vai ganhar mais dinheiro, como também ter uma vida melhor (caso das saídas do Brasil pra Europa - ou mesmo para a Ásia, onde se diz que a qualidade de vida é excelente), eu não vejo como burrice e muito menos como escrotice.

Postado
9 minutos atrás, Bigode. disse:

e quem disse que os caras querem isso? Eles podem só querer jogar o futebolzinho deles

Eu pensei nisso enquanto estava escrevendo. Muitos devem jogar apenas como profissão mesmo, é uma coisa que sabem e provavelmente gostam de fazer e ganham bem por isso, então não levam a sério esse negócio de amor à camisa, jogar uma Champions ou algo do tipo etc. É mais uma variável que torna difícil você julgar algum jogador, embora como eu já tinha falado, vendo a situação como torcedor dá pra pegar um hatezinho no cara.

14 minutos atrás, Bigode. disse:

Também discordo que fazer juras de amor e sair por dinheiro seja escrotice. Acho que é sim se o jogador o faz por um rival (por exemplo: fazer juras de amor pelo Corinthians e trocar o clube pelo Palmeiras). Se é pra sair do país, por exemplo, para um lugar onde não só vai ganhar mais dinheiro, como também ter uma vida melhor (caso das saídas do Brasil pra Europa - ou mesmo para a Ásia, onde se diz que a qualidade de vida é excelente), eu não vejo como burrice e muito menos como escrotice.

Aí no caso eu já falei levando em consideração jogadores que já estão no topo, digamos assim e trocam uma situação excelente por uma duvidosa por preferir um salário melhor. Até porque no caso de trocar o Brasil por algum time da Europa realmente não tem nenhuma discussão, seguir com a carreira lá costuma ser uma escolha bem melhor, até mesmo no leste europeu que particularmente eu torço o nariz pro futebol de lá mas é uma boa escolha se comparado a ficar aqui.

Postado
3 horas atrás, EduFernandes disse:

Depende da situação. Ninguém é obrigado a não querer ganhar mais, mas tem vezes que a saída só por ganhar um dinheiro a mais é uma decisão burra. 

A pergunta foi: "é moralmente certo mudar de clube para ganhar mais?". Não foi perguntando se mudar pra outro clube para ganhar mais dinheiro é sempre uma decisão acertada, somente se é moralmente certo. Jesus.... kkkkk. 

-------

Se te oferecem um acordo melhor e vc está saindo de forma legal, dentro da lei e com ética, é moralmente certo.. Aliás, faz todo o sentido, visto que o objetivo do trabalho como jogador profissional, assim como toda a outra profissão, é trocar o seu tempo dispensado naquela atividade por uma remuneração monetária e/ou outros benefícios. Agora, se vc faz corpo mole pra ser mandado embora ou cria situações para tal, ai já está moralmente errado, mas já foge meio da proposta da pergunta. 

Postado
1 minuto atrás, Diego Tardelli disse:

A pergunta foi: "é moralmente certo mudar de clube para ganhar mais?". Não foi perguntando se mudar pra outro clube para ganhar mais dinheiro é sempre uma decisão acertada, somente se é moralmente certo. Jesus.... kkkkk. 

-------

Se te oferecem um acordo melhor e vc está saindo de forma legal, dentro da lei e com ética, é moralmente certo.. Aliás, faz todo o sentido, visto que o objetivo do trabalho como jogador profissional, assim como toda a outra profissão, é trocar o seu tempo dispensado naquela atividade por uma remuneração monetária e/ou outros benefícios. Agora, se vc faz corpo mole pra ser mandado embora ou cria situações para tal, ai já está moralmente errado, mas já foge meio da proposta da pergunta. 

Exatamente, mas desse jeito a resposta para a proposta inicial do post seria um simples "sim" ou "não" e não teríamos discussão nenhuma ¯\_(ツ)_/¯

Se nós não tiramos as nossas conclusões nesse assunto se baseando em fatores que consideramos importantes, sem analisar tudo o que pode influenciar numa saída de jogador, o post seria tão inútil quanto alguém fazer uma e pergunta tipo "É moralmente correto um jogador sair do seu time pra ir pro Barcelona?". Se a gente não analisar qual time é, qual a situação do jogador etc. não teremos nenhuma discussão, só uma fileira de afirmações e negativas.

Postado

A pergunta é básica e a resposta, por ser tão óbvia, é igualmente básica. Não tem muito como acreditar em qualquer outra coisa desviando do que eu ou os outros aqui falaram.

É como se te perguntassem: "o homem já foi a lua?". Óbvio que a resposta de 99% das pessoas é sim. E vc não precisa ficar falando "Sim, ele foi. Mas se vc tem que contextualizar que ele foi de foguete, e não foi pilotando um 747, então por esse lado ele não foi não".  Me ajuda ai né Edu. 

Postado

Eu acho que sim. Eu acho a carreira de um jogador de futebol complicada porque se você tem uma fase ruim, a tendência é você jogar menos e ter cada vez menos visibilidade. E por consequência, ir jogar em times piores e etc. Nesse tipo de discussão sempre se pensa nos jogadores nos jogadores que vão bem, mas não nos que deixando de sair, passam por uma fase ruim e acabam saindo do clube pela porta dos fundos. Acredito que todo mundo aqui deve lembrar de algum caso assim.

Agora, isso não justifica escrotice. Se você faz um contrato com um clube que investiu em você, a negociação com o outro clube tem que ser feita de forma ética para não só você ter melhores condições, como o clube que te contratou também ter lucro. Porque jogadores hoje em dia são uma espécie de ações, então se o jogador não for ético, o clube perde muito. O caso do PSG é exemplar: pagou 222m e uma salário 3x maior para o Neymar, para ele forçar saída? Sacanagem demais com o clube.

Postado
6 horas atrás, Diego Tardelli disse:

A pergunta é básica e a resposta, por ser tão óbvia, é igualmente básica. Não tem muito como acreditar em qualquer outra coisa desviando do que eu ou os outros aqui falaram.

É como se te perguntassem: "o homem já foi a lua?". Óbvio que a resposta de 99% das pessoas é sim. E vc não precisa ficar falando "Sim, ele foi. Mas se vc tem que contextualizar que ele foi de foguete, e não foi pilotando um 747, então por esse lado ele não foi não".  Me ajuda ai né Edu. 

Orra, mas aí também já é uma "basicalização" absurda do assunto hein, perde até a graça de comentar hahaha

Postado

Muito mais? Sim.

Mais? Também.

Um pouquinho? Só se não for pra jogar em clube nacional. Quanto mais rival...

Mas, o certo é chamar de mercenário e aposto que muitos que estão comentando aqui fazem. Tem que sujar a imagem do cara pq o torcedor precisa entender que ele virou adversário rapidamente, então é importante fazer com que o ódio por ele seja disseminado entre os torcedores da equipe que ele deixou. Da mesma maneira que o cara chega com toda moral do mundo, deve sair (quase) sempre com a imagem ruim e manchada pro torcedor desapegar logo. É mais belo e moral difamá-lo do que ele sair do clube pra receber um salário maior, mesmo que não esteja fazendo nada de errado.

Postado
8 horas atrás, 17octavius disse:

Muito mais? Sim.

Mais? Também.

Um pouquinho? Só se não for pra jogar em clube nacional. Quanto mais rival...

Mas, o certo é chamar de mercenário e aposto que muitos que estão comentando aqui fazem. Tem que sujar a imagem do cara pq o torcedor precisa entender que ele virou adversário rapidamente, então é importante fazer com que o ódio por ele seja disseminado entre os torcedores da equipe que ele deixou. Da mesma maneira que o cara chega com toda moral do mundo, deve sair (quase) sempre com a imagem ruim e manchada pro torcedor desapegar logo. É mais belo e moral difamá-lo do que ele sair do clube pra receber um salário maior, mesmo que não esteja fazendo nada de errado.

Gostei da argumentação. Não é errado, mas vamo xingar e chamar de mercenário SIM. E de lixo também.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...