Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Jogo te obriga a jogar do jeito X?

just12

Posts Recomendados

Postado

Dei uma lida em alguns fóruns nacionais e internacionais e percebi também com minha vivência no jogo que desde q versão 13, o jogo meio que te obriga a jogar do jeito X OU Y,  são determinadas táticas e estratégias que funcionam muito bem e se vc tentar desenvolver uma filosofia própria a chance de dar errado é muito grande, a não ser que a filosofia seja próxima a que o jogo entende como funcional.

No FM11 e fm12 eu me sentia mais livre pra montar filosofias e estratégias diferenciadas e que com paciência funcionavam muito bem.

Você percebe que há anos a tática mais usada pelos players humanos é a 4231 com extremos e quando não, é uma variação dela. E de fato ela funciona super bem,ainda mais com pressão e linha alta.

Postado

Cara, você falou tudo o que eu penso. Eu jogava no FM 12 e fazia um 4-1-2-1-2 e rendia que era uma maravilhosa... Fui tentar nesses novos FM's e a tática foi um fiasco, mesmo depois de muito bem estudada. Comigo nesses FM novos as táticas que rendem comigo é 4-2-3-1 e 4-3-3 (no contra-ataque), triste né?

Postado

Eu nunca consegui usar 2 DM nem só 2 MC pra fazer 4-2-3-1. E há umas 3 versões não consigo usar MAC, então usei 4-1-2-3 e 4-1-3-2 até o FM18 e só agora, com o Avançado Interior funcionando melhor, passei a usar 4-1-2-2-1

Tirando os Wingers serem mortais em algums patches, o resto varia bastante pra dizer que pesa pra um lado ou outro. Eu abdiquei do MAC mais porque a posição em si tem poucos bons nomes pra justificar pra mim um meia que ajude pouco na marcação, então passei a usar um MC como Armador Avançado desde o FM18.

EDIT

Tentando puxar pela memória, minhas variações táticas mais usadas:

P48z3KF.jpg

Acho que do FM17 pra cá que eu parei de experimentar mais. Me contento em achar uma tática que parece funcionar e vou ajustando as funções até dar liga.

Postado

Pelo que entendi 4-2-3-1 com dm perde-se em apoio, e com mc deixa a defesa desprotegida.

Postado

Isso varia muito de acordo com a liga que vc está jogando

Postado

Não sei que tática vocês usam nem que time vocês jogam, então só posso falar da minha experiência.

Nos FM's antigos não importa qual time eu jogasse eu sempre tentava jogar no Tiki-Taka ou Gengenpress, obvio que não ia dar certo, acabava perdendo na maioria das vezes já que normalmente treinava times inferiores e jogadores bem ruins ou que nem sequer combinavam com esse estilo de jogo, apesar de ser possivel jogar com posse de bola em times ruins, não da pra exigir que ele jogue como os times grandes como Barcelona. Eu também costumo usar uma lógica, por exemplo, nesse atual momento estou treinando um time de divisões inferiores da europa, e como o time é bem limitado em atributos de tecnica e passe comparado aos outros times da minha divisão, decidi que não vou tentar forçar posse de bola (mas dependendo do jogo e da situação a posse vem naturalmente).

Quando tentei fazer só o basicão também não conquistei muita coisa, então após ler alguns guias de fm na internet (normalmente em inglês) eu meio que achei o meio termo, comecei a ser mais ousado denovo mas tento não forçar nada além das capacidades do meu time, e assim as performances nos meus times melhoraram bastante e as vezes realmente da pra fazer diferente (fiz uma tática bem loca com 2 laterais invertidos, sem volante, um pouco mais de posse, etc, com um time das divisões inferiores da polonia com ela o time foi muito além das expectativas e conquistei a subida) mas eu realmente acreditei que o time poderia jogar desta maneira... fique de olho nos atributos dos jogadores nas funções que eles estão jogando e se faz sentido(acho que isso vale bem mais que a opinião do assistente sobre a função).

Basicamente jogo com uma tática diferente pra cada time que eu treino, também faço alguns ajustes conforme o time adversário, não sei sei se vocês tem muito tempo, mas eu assisto o jogo completo e vou fazendo ajustes ao decorrer da partida, apesar do meu time atual não ser muito bom em pressão alta, tem alguns momentos que observo que da pra usar e acaba sendo muito efetivo. Também não sei o que vocês consideram como sucesso, posso citar o exemplo do Sampaoli no Santos e do Diniz no Flu, na minha opinião o tabalho dos dois principalmente taticamente são muito bons, mas não significa que os títulos e os resultados virão imediatamente, essas coisas levam tempo e as vezes realmente não vem... o nivel no Brasil é muito equilibrado. 

• 1 mês depois...
Postado
Em 18/03/2019 at 00:05, Douglas. disse:

Eu nunca consegui usar 2 DM nem só 2 MC pra fazer 4-2-3-1. E há umas 3 versões não consigo usar MAC, então usei 4-1-2-3 e 4-1-3-2 até o FM18 e só agora, com o Avançado Interior funcionando melhor, passei a usar 4-1-2-2-1

Tirando os Wingers serem mortais em algums patches, o resto varia bastante pra dizer que pesa pra um lado ou outro. Eu abdiquei do MAC mais porque a posição em si tem poucos bons nomes pra justificar pra mim um meia que ajude pouco na marcação, então passei a usar um MC como Armador Avançado desde o FM18.

EDIT

Tentando puxar pela memória, minhas variações táticas mais usadas:

P48z3KF.jpg

Acho que do FM17 pra cá que eu parei de experimentar mais. Me contento em achar uma tática que parece funcionar e vou ajustando as funções até dar liga.

Por muito tempo usava o 433 com pontas. Podia variar o esquema mas sempre jogava com um volante, na época a ME te forçava a se proteger assim. Atualmente, a ME me dá uma maior segurança de jogar, finalmente, sem volantes. Soube de um bug numa versão passada onde o 433 com todos os setores em linhas permitia resultados mais positivos, principalmente pq a zaga batia cabeça com os 3 atacantes em linhas. Usei-a no FM18 e 19 até que neste ultimo o efeito passou então me encontrei no 4231. Foram várias variantes, sempre com um dos meias defendendo, até que decidi jogar com  os alas no automatico e os meias centrais em apoiar. Tem me dado resultado, maior movimentação e posse de bola. Eu queria encontrar uma função que me assegurasse um desempenho consistente de meu MO. O que me deu mais resultado foi Atacante Sombra, mas somente com um jogador em especifico. 

Em 18/03/2019 at 10:06, felipevalle disse:

Pelo que entendi 4-2-3-1 com dm perde-se em apoio, e com mc deixa a defesa desprotegida.

Verdade. Mas ja experimentou o 4231 com os DM em funções bem ofensivas?

Em 18/03/2019 at 11:09, Leonardo Castello disse:

Isso varia muito de acordo com a liga que vc está jogando

Pode falar mais sobre? 

Postado
Em 09/05/2019 at 00:05, senna889091 disse:

Verdade. Mas ja experimentou o 4231 com os DM em funções bem ofensivas?

Ainda não testei.

Quer dizer MRB função atacar?

Postado
Em 13/05/2019 at 02:34, felipevalle disse:

Ainda não testei.

Quer dizer MRB função atacar?

É um exemplo. Ajeitando as tarefas do meio pra frente você vai tambem alargando/compactando as linhas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...