Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Dicas para 4-1-2-3

jujotasurf

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal, então, nesse FM estou tendo uma certa dificuldade no quesito ofensivo das minhas equipes, comecei treinando o Dijon, o time ia mal no ataque mas relevei por ser um time fraco, agora estou no Man United e continuo com o mesmo problema, eu uso um esquema 4-1-2-3 de posse de bola, os laterais eu deixo na função Ala (apoiar), o Médio Defensivo eu deixo Construtor de Jogo Recuado (defender), os Meias Centrais eu deixo como Organizador Móvel/Construtor de Jogo Avançado (ambos em apoias), e uso dois Avançados Interiores (apoiar), meu atacante eu tentei entre Ponta-de--Lança, Avançado Trabalhador, Recuado ou Completo, mas em todas as funções meu atacante oscila entre marcar 2/3 gols em um jogo e ficar sem marcar por 3/4 partidas seguidas.

Nas jogadas de gols a maioria é de bola parada, falha de algum jogador adversário ou algum jogador arrisca de longe e faz o gol, quase nunca uma jogada trabalhada o que me deixa frustado já que  montei o esquema para este tipo de jogada.

Então gostaria de algumas dicas, tanto em sessões de treinamento, mudança de função de um jogador ou dicas de jogadores que se encaixam nesse sistema, pois já tentei treinar Concretização de Oportunidades, Ataque Temporizado e Ataque Pelas Alas e mesmo assim o time não tem nenhuma evolução.

BcrVCJ6.png

Postado

Me parece que existem algumas incoerências em sua tática.

Você joga com passes mais curtos mas extremamente largo. Na minha opinião o "Ser mais expressivo" também é meio contraditório com as instruções de posse de bola.

Tem muitas opções de "posse de bola" marcadas ao mesmo tempo -> Passes mais curtos, jogar a partir da defesa, levar a bola até a área, ritmo muito mais baixo. Talvez você deveria tirar pelo menos 2 delas. Creio que seu time esteja muito burocrático, tocando demais a bola e demorando a finalizar. Não deve ser muito difícil pro adversário recompor a defesa e colocar vários jogadores atrás da linha da bola.

Também não é necessário três armadores no meio de campo. Tem muita gente "criando" e pouca gente pra infiltrar e aproveitar os espaços. Colocaria o Pogba de armador avançado de ataque, o Kovacic de b2b ou mezzala.

Postado

também acho que falta apoio no ataque, os dois avançados interiores estão em apoiar. acredito que pelo menos um precisa ficar como atacar, contudo eu usaria os  2.

colocaria o Pogba como CJA  com a função atacar e o Kovacic como MAA

também jogaria mais extreito e com passes mais diretos

Postado
15 horas atrás, victorpetroll disse:

Me parece que existem algumas incoerências em sua tática.

Você joga com passes mais curtos mas extremamente largo. Na minha opinião o "Ser mais expressivo" também é meio contraditório com as instruções de posse de bola.

Tem muitas opções de "posse de bola" marcadas ao mesmo tempo -> Passes mais curtos, jogar a partir da defesa, levar a bola até a área, ritmo muito mais baixo. Talvez você deveria tirar pelo menos 2 delas. Creio que seu time esteja muito burocrático, tocando demais a bola e demorando a finalizar. Não deve ser muito difícil pro adversário recompor a defesa e colocar vários jogadores atrás da linha da bola.

Também não é necessário três armadores no meio de campo. Tem muita gente "criando" e pouca gente pra infiltrar e aproveitar os espaços. Colocaria o Pogba de armador avançado de ataque, o Kovacic de b2b ou mezzala.

Olá, então, eu deixei o time como Extremamente largo porque achava que com isso o time ia jogar mais pela ponta, rodando a bola pelos lados, abrindo mais para os pontas/laterais cruzarem ou virarem o jogo e etc. E "Ser mais expressivo" pq assim eles iriam trocar de posição e com isso dar problemas para a defesa adversaria.

Como você deu as dicas, eu tirei algumas instruções: Ritmo muito mas baixo e Levar a bola até a Área, depois disso o time até criou chances mais claras de gol sem ser de bola parada (mas como sempre perdeu a maioria) e uma jogada que aumentou e não gostei muito foi que agora sempre meus Avançados Interiores pegam a bola na ponta e vão cortando para o meio, mesmo tendo muitas opções de passe claro, tem alguma ideia de como posso diminuir isso?

De resto a dica de colocar o Pogba como Armador Avançado de ataque e do Kovacic de Médio Área-a-Área ajudou bastante, Obg! 

Postado
13 horas atrás, Xablau007 disse:

também acho que falta apoio no ataque, os dois avançados interiores estão em apoiar. acredito que pelo menos um precisa ficar como atacar, contudo eu usaria os  2.

colocaria o Pogba como CJA  com a função atacar e o Kovacic como MAA

também jogaria mais extreito e com passes mais diretos

Olá, eu tentei usar os dois Avançados Interiores como ataque, mas com essa instrução eu percebi que eles não voltavam pra ajudar a marcar o lateral adversário, que sempre ficava livre para cruzar na minha área e acabei tomando muito gol assim, até coloquei a instrução pra ele marcar o lateral mano a mano, mas isso diminuiu as minhas oportunidades de ataque, além do time ficar com a mentalidade Estruturado, o que não curto pois gostaria que todos os jogadores ajudassem a defender e atacar.

Como disse acima coloquei o Pogba como Construtor Avançado de ataque e o Kovacic como MAA, o que ajudou muito.

Vou tentar colocar o time para jogar mais extreito, e passes mais diretos não curto muito pois gostaria que eles tocassem mais curto.

Postado
Em 10/03/2019 at 08:13, jujotasurf disse:

Olá pessoal, então, nesse FM estou tendo uma certa dificuldade no quesito ofensivo das minhas equipes, comecei treinando o Dijon, o time ia mal no ataque mas relevei por ser um time fraco, agora estou no Man United e continuo com o mesmo problema, eu uso um esquema 4-1-2-3 de posse de bola, os laterais eu deixo na função Ala (apoiar), o Médio Defensivo eu deixo Construtor de Jogo Recuado (defender), os Meias Centrais eu deixo como Organizador Móvel/Construtor de Jogo Avançado (ambos em apoias), e uso dois Avançados Interiores (apoiar), meu atacante eu tentei entre Ponta-de--Lança, Avançado Trabalhador, Recuado ou Completo, mas em todas as funções meu atacante oscila entre marcar 2/3 gols em um jogo e ficar sem marcar por 3/4 partidas seguidas.

Nas jogadas de gols a maioria é de bola parada, falha de algum jogador adversário ou algum jogador arrisca de longe e faz o gol, quase nunca uma jogada trabalhada o que me deixa frustado já que  montei o esquema para este tipo de jogada.

Então gostaria de algumas dicas, tanto em sessões de treinamento, mudança de função de um jogador ou dicas de jogadores que se encaixam nesse sistema, pois já tentei treinar Concretização de Oportunidades, Ataque Temporizado e Ataque Pelas Alas e mesmo assim o time não tem nenhuma evolução.

BcrVCJ6.png

O pessoal confunde as instruções táticas, ritmo muito mais baixo é para segurar o resultado... não tem nada a ver com a posse de bola que o City usa por exemplo. O Correto para exemplificar o city seria:

Avançado Trabalhador (Agüero)

2 Avançados Interiores (atacar) (Por mais que o Sané seja canhoto e jogue na esquerda, ele equilibra as funções de um extremo com um avançado interior)

1 Construtor de jogo avançado (david Silva)

1 Mezzala ou meia centro (atacar) (de bruyne)

1 Médio defensivo (fernandinho)

2 alas (Nessa função eu gosto de deixar "automático" pois você tem liberdade de mudar de mentalidade durante o jogo e os alas se ajustarem automaticamente)

2 Defesa com bola

1 goleiro libero

- Jogue com passes mistos dando instruções individuais, por ex.: Meias e pontas com passes mais longos, laterais e zagueiros com passes mais curtos, volante com passe misto...

- Temporização normal: os jogadores tem a liberdade de ditar o ritmo e não jogar engessado com uma temporização muito baixa, impedindo jogadas rapidas de contra ataque que é frequente nos jogos do city, usar temporização baixa, diminui muito o poder ofensivo

- ser mais expressivo: essa função não condiz com essa tática, porque diz para os jogadores tentarem mais jogadas individuais... e isso é para uma tática de pouca posse de bola, basta ver nas analises que os jogadores não acertam muitas jogadas individuais mesmo com altos atributos para isso.

- cruzamentos rasteiros: essa instrução traz o que realmente acontece com essa formação, ponta faz a jogada e cruza rasteiro para alguem completar.

caso tenha algum jogador muito bom em atributos e quer que ele faça mais gols, tente usar ele como trequartista, eu gosto bastante dessa posição porém ele não marca nenhum jogador, por isso evite usar muitos jogadores nessa instrução. essa função fará com que o cara seja o craque do time e chame a responsa, ele tentara muitas jogadas, tentara finalizar, chegará na área para finalizar... etc.. o verdadeiro nº 10 

Postado

Além do que já falaram, é meio contraditório pedir "contra-ataque" na transição ofensiva com um ritmo extremamente baixo.

Em 11/03/2019 at 02:42, jujotasurf disse:

Olá, então, eu deixei o time como Extremamente largo porque achava que com isso o time ia jogar mais pela ponta, rodando a bola pelos lados, abrindo mais para os pontas/laterais cruzarem ou virarem o jogo e etc.

Como você deu as dicas, eu tirei algumas instruções: Ritmo muito mas baixo e Levar a bola até a Área, depois disso o time até criou chances mais claras de gol sem ser de bola parada (mas como sempre perdeu a maioria) e uma jogada que aumentou e não gostei muito foi que agora sempre meus Avançados Interiores pegam a bola na ponta e vão cortando para o meio, mesmo tendo muitas opções de passe claro, tem alguma ideia de como posso diminuir isso?

O problema de ser extremamente largo é descompactar a equipe. Não dá match com um time que precisa se compactar e efetuar passes curtos. 

Sobre os AIs, na função de apoiar vão receber mais recuados e vão ter mais espaços pra cortar pro meio, principalmente se o pé for trocado. O passe só vai sair quanto estiverem com a bola conduzida lá pelo meio e em velocidade, pelo o que já observei. É interessante pra romper linhas de marcação e pode até funcionar como passador, dependendo dos atributos do jogador.

Enfim, a mudança vai depender do que você quer: ponta participando da construção ou apenas participando do terço final, seja cruzando, driblando ou finalizando? O CJA e o AI podem ser esse ponta-construtor, mas o CJA costuma funcionar quase como um meia-central e o AI dá o passe em velocidade, vindo do lado e cortando pro meio.

Postado
12 minutos atrás, Perissé disse:

Além do que já falaram, é meio contraditório pedir "contra-ataque" na transição ofensiva com um ritmo extremamente baixo.

O problema de ser extremamente largo é descompactar a equipe. Não dá match com um time que precisa se compactar e efetuar passes curtos. 

Sobre os AIs, na função de apoiar vão receber mais recuados e vão ter mais espaços pra cortar pro meio, principalmente se o pé for trocado. O passe só vai sair quanto estiverem com a bola conduzida lá pelo meio e em velocidade, pelo o que já observei. É interessante pra romper linhas de marcação e pode até funcionar como passador, dependendo dos atributos do jogador.

Enfim, a mudança vai depender do que você quer: ponta participando da construção ou apenas participando do terço final, seja cruzando, driblando ou finalizando? O CJA e o AI podem ser esse ponta-construtor, mas o CJA costuma funcionar quase como um meia-central e o AI dá o passe em velocidade, vindo do lado e cortando pro meio.

O CJA de lado de campo faz o mesmo trabalho que o Mata faz no united, joga pelo lado para cruzar bolas ou lançar o lukaku, o AI (apoiar) é basicamente o cara que recebe a bola e corta pra dentro esperando o lateral fazer a passagem... o AI (atacar) é a função que todos os pontas fazem hoje em dia, corta pra dentro em direção do gol para chutar ou corre para linha de fundo para cruzar para trás

Postado
11 horas atrás, Felipe Pessoa disse:

O CJA de lado de campo faz o mesmo trabalho que o Mata faz no united, joga pelo lado para cruzar bolas ou lançar o lukaku [...]

Depende do estilo da equipe também. Aqui, com a posse, ele centralizava bastante com o pé trocado e virava quase um meia-central.

Postado
Em 10/03/2019 at 08:13, jujotasurf disse:

BcrVCJ6.png

Como consigo ver essa tela com as análises embaixo?

Postado
19 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Como consigo ver essa tela com as análises embaixo?

Acho que depende da resolução do monitor

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...