Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uma Nova Carreira: Bursaspor

Banton

Posts Recomendados

Postado

besiktas-in-bursaspor-ile-oynayacagi-maca-rakip-9937477_283_o.jpg

Bursaspor Kulübü Derneği ( pronúncia turca:  [buɾsaspoɾ kulyby dæɾneji] ), comumente conhecido como Bursaspor, é um clube esportivo profissional turco localizado na cidade de Bursa, na Turquia. Formada em 1963, as cores do clube são verde e branco, com kits caseiros geralmente apresentando ambas as cores em um padrão listrado.

Na temporada 2009-2010, o departamento de futebol masculino do Bursaspor venceu o primeiro título da Süper Lig depois de terminar com 75 pontos, um ponto à frente do vice-campeão Fenerbahçe . Bursaspor tornou-se no segundo clube fora de Istambul a conquistar o título da Süper Lig , juntando-se ao Trabzonspor que conquistou o primeiro dos seus seis títulos em 1975-76.

FILOSOFIA:

O clube aposta incessantemente nas suas categorias de base e em jogadores turcos mas tem bons olhos para os atletas da América Latina e da região Balcânica.

LEITURA: 

CURIOSIDADES:

• O Bursaspor em toda sua história teve inúmeros jogadores estrangeiros, mas os brasileiros lideram a lista com 15 jogadores tupiniquins; em seguida vem 13 romenos, 9 bósnios e 8 argentinos.
  • Os Crocodilos Verdes entram na seleta lista de "zebras" assim como Leicester (Premier League), Montpellier (Ligue 1) e Boavista (Liga NOS).

---

UMA NOVA CARREIRA:

Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.

• 1 mês depois...
Postado

Uma coisa interessante de se fazer no FM (pra mim) é pegar times de cidades grandes mas sem sucesso no futebol. Uma das mais conhecidas é Berlin.

Na Turquia, há uma lista de times interessantes, embora eu nunca tenha me sentido tentado a jogar lá: Ankara e Ízmir, capital e segunda maior cidade e terceira maior cidade, respectivamente.

Em Ankara, dá pra escolher entre os equivalentes Ankaragücü e Gençlerbirliği, embora o primeira me pareça que tem mais torcedores. Em Ízmir, a escolha fica entre o Göztepe e o Karşıyaka. O primeiro disputa a primeira divisão, e o segundo acho que nem pode ser escolhido no FM porque foi recentemente rebaixado para a 3ª divisão. À parte da história recente, ambos também são equivalentes dentro do clássico, na Turquia como um todo (embora o Goztepe seja um pouco maior) e no número de torcedores.

O Bursaspor e o Trabzonspor são boas pedidas pra quem quer tentar quebrar os três grandes. Eu não sei exatamente o porquê do Trabzon ter tanta torcida e ser tão tradicional, já que a cidade não está entre as maiores do país. O Bursaspor, por outro lado, fica numa grande cidade, próxima a Istambul, e isso tira um pouco da graça pra mim, se o objetivo é enfrentar o centro de poder.

Segue um mapa muito bom sobre as torcidas: 

mapa+turquia+torc2.Jpeg

• Diretor Geral
Postado

Bem bacana o mapa, @Lowko é Powko.

A Turquia sempre me pareceu um país interessante pra se jogar FM, visto a paixão absurda que os turcos nutrem pelo esporte. Lugano e Alex (acho que o Alex mt mais que o uruguaio rs rs), quando passaram por lá nos trouxeram um pouco dessa visão, da insanidade que são os clássicos por lá e etc, etc.

E aí, até motivado por este próprio tópico do @Banton e por já ter visto o lindíssimo estádio de Crocodilo na internet hehe, resolvi encarar o Bursaspor. Mas bixo, não curti não hahaha... mt cheio de regrinha a porra do Nacional deles lá, não me adaptei e acabei abandonando logo de cara.

Talvez com mais paciência, eu tente outra vez. 😀

Postado

Na Turquia ainda há a possibilidade de jogar com a seleção, que tem uma história de underachievement.

Postado

@Lowko é Powko Em relação ao crescimento de torcida do Trabzon eu vejo mais pelo o lado histórico deles terem tido o auge em 9 anos entre a década de 70 e 80 visto que ganharam 15 TÍTULOS entre Campeonato Turco, Copa da Turquia e Supercopa da Turquia. Colocando na pratica, é como a Chapecoense apareceu na elite do nada e foi buscando espaço, a Chape conquistou apenas um título importante e não aguentaram, já o Trabzon além de segurar as pontas, saiu ganhando tudo e todos e mandou na Turquia por 2 décadas, acho que a torcida vem mais por esse lado, muita gente no país abraçou a causa dos caras, acho que esse grande número de torcedores vem daí, são a 4ª força da Turquia.

Postado

Faz todo o sentido. 🤔

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...