Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Rendimento Ofensivo

hendrik

Posts Recomendados

Postado

Fala aí galera, beleza? 

Eu jogo o game desde o FM 12 e nesse FM atual, o 19, eu venho tendo problemas com meu setor ofensivo. Mas o que de fato acontece com meu time? É o seguinte, eu tenho o controle da posse de bola na maioria dos jogos, meu time até que consegue criar bem as jogadas mas o(s) atacantes nunca aparecem... Nem na criação e nem na finalização de jogadas, de vez em quando alguma bola sobra pra algum atacante que acaba por marcar mas é raro isso acontecer. As finalizações das jogadas acontecem na maioria das vezes pelos laterais ou pelos meias centrais que chegam na frente.

Minha dúvida vai mais em como obter maior rendimento dos atacantes em princípio, para que não sejam 1 a menos em campo.

Segue minhas táticas abaixo:

4-3-1-2

Observações: Costumo alterar um dos meias centrais entre Mezala e Meia área a área e os laterais dependendo da partida, jogam com função de Alas

AvFpnpY.png

4-2-3-1 com extremos

Observações: Quando eu jogo contra um time mais defensivo, eu avanço os meias para o espaço central, utilizo os dois pontas como avançado interior e utilizo os laterais como Alas.

vHfv7FY.png

Postado

acontece o mesmo comigo, meu time consegue até finalizar pro gol mas nunca leva perigo, os cruzamentos saem todos errados  etc

Postado

Levando em conta minha experiência com o FM 18, estilos de jogos de posse de bola são um saco, o time vai criar bastante oportunidade, mas isso exige que todos os seus jogadores de linha tenham bons atributos ofensivos porque sempre um ou outro irá ter a oportunidade de finalizar a jogada, isso é bom, mas apenas com times com altos atributos de decisões, finalizações etc... esse estilo de jogo em times de baixo nivel como são os times brasileiros são bonitos até chegar a área, na hora que depender de um finalizar, sempre vai demorar demais e vir o desarme ou chutará para longe...

Eu como 90% dos amantes do FM era um apaixonado por posse de bola e delirava quando via 70-80% de posse, 85% de precisão nos passes etc... mas infelizmente, e como deveria ser, não é efetivo em times brasileiros... até da certo uma partida ou outra, mas no fim das contas não compensa.

Eu agora gosto de utilizar jogos mais diretos possiveis, sem chutões, mas com objetividade.. na liga BR os unicos com capacidade de finalizar jogadas são os atacantes, poucos jogadores tem atributos bons jogando recuado, os meias avançados até tem bons atributos de velocidade e dribles, mas pecam na finalização... enfim, vc tem que enxergar os atributos dos jogadores que estão terminando a jogada.

Um meia com finalização 10 é uma péssima escolha para chegar mais a frente, um avançado interior com finalização 11 vai perder muitos gols.

Postado
7 horas atrás, Felipe Pessoa disse:

Levando em conta minha experiência com o FM 18, estilos de jogos de posse de bola são um saco, o time vai criar bastante oportunidade, mas isso exige que todos os seus jogadores de linha tenham bons atributos ofensivos porque sempre um ou outro irá ter a oportunidade de finalizar a jogada, isso é bom, mas apenas com times com altos atributos de decisões, finalizações etc... esse estilo de jogo em times de baixo nivel como são os times brasileiros são bonitos até chegar a área, na hora que depender de um finalizar, sempre vai demorar demais e vir o desarme ou chutará para longe...

Eu como 90% dos amantes do FM era um apaixonado por posse de bola e delirava quando via 70-80% de posse, 85% de precisão nos passes etc... mas infelizmente, e como deveria ser, não é efetivo em times brasileiros... até da certo uma partida ou outra, mas no fim das contas não compensa.

Eu agora gosto de utilizar jogos mais diretos possiveis, sem chutões, mas com objetividade.. na liga BR os unicos com capacidade de finalizar jogadas são os atacantes, poucos jogadores tem atributos bons jogando recuado, os meias avançados até tem bons atributos de velocidade e dribles, mas pecam na finalização... enfim, vc tem que enxergar os atributos dos jogadores que estão terminando a jogada.

Um meia com finalização 10 é uma péssima escolha para chegar mais a frente, um avançado interior com finalização 11 vai perder muitos gols.

Então... O meu time tá rendendo bem até demais nessa formação, venho tendo vários gols dos meus pontas, meias e até laterais chegando de trás (Uillian Correia, volante que não está no print, terminou a 1º temporada como artilheiro do meu time com 21 gols). Mas o que eu venho sentindo falta demais são dos atacantes, tenho atacantes com 15 de finalização (Nathan é um exemplo) mas a bola não chega nele, e quando tem cruzamento, quem finaliza as jogadas é o meu Meia Ofensivo junto com meus pontas. 

Você conseguiu encontrar uma tática especificamente para o FM 19 em que os atacantes acabam por ter melhor rendimento, se transformando de fato nos finalizadores das jogadas?

Obs: No FM 18 eu nunca tive problemas com os atacantes, pois jogava da mesma forma e as bolas sempre acabavam nos pés deles para finalização das jogadas, meu problema é específico no FM 19.

Postado

@hendrik, num estilo de posse de bola, o PL geralmente é um homem mais previsível por ter como principal característica a exploração das costas da defesa. Em estilos de posse de bola, geralmente você não tem esses espaços pro PL explorar. 

Acho que o único jeito de um centroavante funcionar nesse teu estilo é usando um que tenha presença de área. Aqui o meu dificilmente marca por infiltração, geralmente é em cruzamentos rápidos, explorando a velocidade dele.

Postado
Em 14/11/2018 at 07:14, Felipe Pessoa disse:

Eu sempre optei por usar sistemas de posse de bola, até começar a ver os vídeos do bustthenet no YouTube, do Rashid. Isso se dava porque sempre optava por usar times mais fortes...

do fm 18 em diante eu comecei a usar estilos mais diretos, e o que percebi eh que o percentual de gols perdidos reduziu, mas muito porque os atacantes geralmente recebem a bola em melhores condições, menos pressionados do que nos sistemas de posse.

estou usando um sistem de pressão do meio pra trás, com linha razoavelmente baixa e saídas rápidas pra contra ataque, Vardy está fuzilando as metas adversárias, a função ponta de lança trabalhador é excelente pra atacantes com índice de trabalho e determinação altas...

Ranieri ficaria com inveja do esquema atual, to bem na tabela, só não melhor porque demorei apenas a encaixar a familiaridade com a tática e a coesão ainda tem que sair do quase zero!

enfim, tudo isso pra dizer que no sistema de posse acho que meu percentual era entre 10% e 20% de conversão, no estilo direto tá uns 30-45% e chances claras muito acima de 50%.

Postado
Em 18/11/2018 at 22:25, Perissé disse:

Acho que o único jeito de um centroavante funcionar nesse teu estilo é usando um que tenha presença de área. Aqui o meu dificilmente marca por infiltração, geralmente é em cruzamentos rápidos, explorando a velocidade dele.

Você me recomendaria então um PL como Jogador Alvo?

11 horas atrás, antoniodanth disse:

do fm 18 em diante eu comecei a usar estilos mais diretos, e o que percebi eh que o percentual de gols perdidos reduziu, mas muito porque os atacantes geralmente recebem a bola em melhores condições, menos pressionados do que nos sistemas de posse.

estou usando um sistem de pressão do meio pra trás, com linha razoavelmente baixa e saídas rápidas pra contra ataque, Vardy está fuzilando as metas adversárias, a função ponta de lança trabalhador é excelente pra atacantes com índice de trabalho e determinação altas...

Você poderia me dizer mais sobre seu esquema tático e me mandar prints se possível? É que meu time do meio pra trás é muito forte, cheguei na final da Copa do Brasil na 1º temporada só no contra-ataque, mas ainda não encontrei a tática pra usar nesse estilo de jogo... 

Postado

O problema com sistemas de posse bola é que com a temporização lenta a defesa adversária tem muito tempo pra se organizar e uma vez que isso acontece é esperar alguém se afobar, sair da posição, é deixar espaços que possam ser explorado.

A questão é que contra uma equipe organizada, mesmo equipes piores, é relativamente fácil manter uma unidade defensiva e nem todos os espaços que surgem tem alguém em condições de explorar. 

Boas soluções seriam bagunçar a marcação adversária com, por exemplo, um MC ou um MAC que chegue na área, um AC que recue, puxando a marcação, ou alas que ultrapassem os pontas chegando a linha de fundo. Só trocando passes fica aquela ideia de esperar o adversário se afobar, esses homens vindos de trás forçam isso.

Postado
Em 20/11/2018 at 06:37, hendrik disse:

Você poderia me dizer mais sobre seu esquema tático e me mandar prints se possível? É que meu time do meio pra trás é muito forte, cheguei na final da Copa do Brasil na 1º temporada só no contra-ataque, mas ainda não encontrei a tática pra usar nesse estilo de jogo... 

Vou tentar, mas acho que meu sistema só se sustenta porque tenho um atacante que é um cavalo: rápido e com índice trabalho e determinação altíssimos (além do sem bola) então ele tá sempre buscando jogo, a função ponta de lança trabalhador foi feita pra ele acho (Vardy).

Ontem joguei um pouco e sofri uma derrota chatinha pro Everton, levei 2 gols de bola parada, perdi varias gols em bolas paradas e meus avançados pelas pontas só atrapalharam.

Postado

No esquema tático é uma variação do counter direct.

defesa baixa, linha ofensiva baixa, pressão muito urgente e desarme agressivo. Isso seria uma base de um sistema de intensidade de pressão no meu campo, to achando eficaz...

Mudo a largura da linha a depender do adversário, mas como uso um md defensivo na volantes, geralmente tenho 3 zagueiros e opto por coibir cruzamentos com ampliação da extensão da linha, com os laterais marcando extremos.

na fase de transição: deixo o time sem instrução ao perder a bola, pois geralmente já estou recuado, acho que o time tava se retraindo ainda mais quAndo marquei a opção de reagrupar, queria um meio termo.

ao recuperar a bola contra ataque, temporização rápida e passes diretos e, geralmente, passar à frente.

minha construção de jogo é pelo meio, às vezes, coloco por uma das laterais durante O jogo quando vejo um lateral do adversário mais saidinho...

nao tem instrucao de sobreposição, nem de levar bola a área.

Postado
Em 20/11/2018 at 07:37, hendrik disse:

Em termos de função, pode ser sim um Jogador Alvo ou até mesmo um Falso Nove devido à chegada tardia e rápida à área, o que também se caracteriza por presença de área, mas são funções que exigem características distintas. O Jogador Alvo é mais um pivô estático e o Falso Nove é alguém mais móvel e rápido.

Resta saber quais jogadores se encaixam mais em alguma das duas e qual das duas você prefere.

Postado
19 horas atrás, Perissé disse:

Em termos de função, pode ser sim um Jogador Alvo ou até mesmo um Falso Nove devido à chegada tardia e rápida à área, o que também se caracteriza por presença de área, mas são funções que exigem características distintas. O Jogador Alvo é mais um pivô estático e o Falso Nove é alguém mais móvel e rápido.

Resta saber quais jogadores se encaixam mais em alguma das duas e qual das duas você prefere.

Beleza... Eu vou começar a procurar por jogadores assim e ver qual dessas funções rende melhor... Obrigado pelas dicas.

23 horas atrás, antoniodanth disse:

defesa baixa, linha ofensiva baixa, pressão muito urgente e desarme agressivo. Isso seria uma base de um sistema de intensidade de pressão no meu campo, to achando eficaz...

Linha de impedimento você utiliza? No mais, muito obrigado por ter me explicado detalhadamente sobre como seu time joga, com certeza, irei colocar em prática em algumas partidas que eu tiver daqui pra frente!

Postado
11 horas atrás, hendrik disse:

Beleza... Eu vou começar a procurar por jogadores assim e ver qual dessas funções rende melhor... Obrigado pelas dicas.

Linha de impedimento você utiliza? No mais, muito obrigado por ter me explicado detalhadamente sobre como seu time joga, com certeza, irei colocar em prática em algumas partidas que eu tiver daqui pra frente!

Acho meio ruim usar linha baixa com linha de impedimento.

mas ontem eu tava numa partida decisiva contra o United e cansei de perder gol... FM sendo FM

Postado
Em 23/11/2018 at 22:06, antoniodanth disse:

mas ontem eu tava numa partida decisiva contra o United e cansei de perder gol... FM sendo FM

Camarada vc tem que ajustar os treinos nesse FM19, muito coisa la que faz diferença no jogo,  na semana de treinamentos quando o adjunto te mostra a programação dos treinos repara e veja se tem treino de crianção de oportunidades e finalização de oportunidades criadas.  Se não tiver e não dever ter porque raramente o adjunto coloca,  coloca esses 2 treinos 1 vez por semana, ai sim vc vai começar a ver os atacante a fazer gol e o time criar jogadas pra eles fazerem gols.  

Postado
Em 28/11/2018 at 15:43, Rudsonnunes disse:

Camarada vc tem que ajustar os treinos nesse FM19, muito coisa la que faz diferença no jogo,  na semana de treinamentos quando o adjunto te mostra a programação dos treinos repara e veja se tem treino de crianção de oportunidades e finalização de oportunidades criadas.  Se não tiver e não dever ter porque raramente o adjunto coloca,  coloca esses 2 treinos 1 vez por semana, ai sim vc vai começar a ver os atacante a fazer gol e o time criar jogadas pra eles fazerem gols.  

Opa, sempre coloco treino adicional sim, o normal é ter pelo menos 3 dias com 3 períodos de treinos... os jogadores não reclamam, então as vezes ate aumento.

uso muito treino de bolas paradas ofensivas, acho que dá um retorno bacana.

Postado
Em 24/11/2018 at 01:06, antoniodanth disse:

Nunca use linha baixa com impedimento, pois não faz sentido. Linha de impedimento somente com linha alta e com zagueiros rápidos. A linha alta é bom quando o time adversário é retranqueiro, isso aumenta sua chance de criar jogadas pois está sempre no campo adversário. Se o adversário joga no contra ataque, deixa a linha normal ou recue.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...