Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-2-3-1

guiapln

Posts Recomendados

Postado

Uso a 4-2-3-1 (a clássica) 2 avançado interior e 1 meia na frente. Mas meu time não cria nada ,ele só faz gol de bola parada e sofro muitos gols,sem falar que meus avançados não cruzam bola nenhuma,mesmo eu tirando o "levar até a área" eles não cruzam,não adianta.  Já vi que não é questão de treino,pois treinei bastante criação de oportunidades/concretização e etc...

O mais engraçado é: Enfrentei o Corinthians pela semifinal da CDB,em casa,fiz 6x0 e ganhei fora por 1x0..Aceito sugestões,porque meu time de fato não mantém nem 1 % de regularidade,pouco cria,pouco faz alguma coisa e meu atacante não faz 1 gol se quer,incrível

Postado

Troca os avançados por extremos

Postado

No FM19 a tática padrão vem com um Avançado Interior e um Winger. Do pouco que observei, o que muda é que o Winger busca a linha de fundo algumas vezes enquanto o outro só vem pra dentro o tempo todo, então o lado dele vai ter menos bolas cruzadas mas em compensação cria mais jogadas de infiltração, pra ele e pra outros.

Pode ser que fica previsível se usar dois iguais dos lados, ou concentra muito o jogo ou abre demais e fica todo mundo longe.

Postado

4-2-3-1 eu não vejo necessidade de atacante interior sendo que já existe um MAC ali. Eu jogo com 2 Extremos, um MAA e um CJA/MO. Os Extremos quando não estão com a bola, invadem a área.

É uma boa tatica mas se teu time for ruim comparado as demais equipes, esquece essa formação. 

Acredito que o Avançado Interior é uma função necessária para times que jogam com Atacantes isolados. Se tem um MAC ou outro atacante, acho que ela não tem tanta utilidade.

Postado
Em 11/11/2018 at 01:26, Banton disse:

4-2-3-1 eu não vejo necessidade de atacante interior sendo que já existe um MAC ali. Eu jogo com 2 Extremos, um MAA e um CJA/MO. Os Extremos quando não estão com a bola, invadem a área.

É uma boa tatica mas se teu time for ruim comparado as demais equipes, esquece essa formação. 

Acredito que o Avançado Interior é uma função necessária para times que jogam com Atacantes isolados. Se tem um MAC ou outro atacante, acho que ela não tem tanta utilidade.

Pois é,fiz essa mudança,estou jogando com extremos agora,mas meu time pouco cria,só faço gol de bola parada praticamente e sofro bastante na zaga,

Postado

problema tá na parte externa do jogo

Postado
Em 13/11/2018 at 11:36, guiapln disse:

Pois é,fiz essa mudança,estou jogando com extremos agora,mas meu time pouco cria,só faço gol de bola parada praticamente e sofro bastante na zaga,

No Brasil eu não consigo jogar sem MDC.

Tenta o 4-1-2-3 mas vê se os dois meias centrais vão conseguir marcar e criar.

Daí você observa se o volante tem papel crucial ou não pra tentar adaptar pra sua tática, que deveria ser mais ofensiva mas não está sendo na prática.

Se você não abre mão se jogar com MAC, pode acabar adaptando o MC que tem a função de Armador Avançado no 4-1-2-3 pra ficar mais à frente, criando um meio-campo assimétrico.

Postado
Em 13/11/2018 at 11:50, jmarcosm11 disse:

problema tá na parte externa do jogo

Hahahahahahaha só pode!

"Sofro muito na zaga" o cara quer jogar sem volante com time ruim, é complicado... Foi como eu disse ali em cima, não adianta jogar num 4-2-3-1, se teu time não é superior ou nivel similar ao adversário. Essa formação é muito ofensiva.

Postado
Em 20/11/2018 at 17:21, Banton disse:

Hahahahahahaha só pode!

"Sofro muito na zaga" o cara quer jogar sem volante com time ruim, é complicado... Foi como eu disse ali em cima, não adianta jogar num 4-2-3-1, se teu time não é superior ou nivel similar ao adversário. Essa formação é muito ofensiva.

eu jogo no 4-1-4-1 com dois extremos... Tem uma parte muito massa é onde teu time vai se postar em campo, se tu colocar defesa alta, e ela for lenta... é bucha.

Postado

Tava nessa de insistir em extremos, os extremos em si até que jogam bem, mas meu ponta de lança sumia na marcação sempre. Meu time felizmente tem muitos MC's, mudei pra um 4312 e deu resultado :0

Postado
2 horas atrás, Vulkan disse:

Tava nessa de insistir em extremos, os extremos em si até que jogam bem, mas meu ponta de lança sumia na marcação sempre. Meu time felizmente tem muitos MC's, mudei pra um 4312 e deu resultado :0

Qual função usava pro atacante?

Eu costumo mudar pra Jogador Alvo (TM) já que procuro ter um jogador forte mas com boa movimentação, pra não sair muito da área mas também não ficar tão estático como o Atacante Avançado (AF).

Postado

Põem 3 atacantes ao invés de extremos. Eu jogo com ponta lança central e 2 falso 9 de cada lado.

Os laterais vão avançar mais (coloque atacar) e podem apoiar bem o ataque. No meu ponto de vista, fazem a função do extremo quando em ataque.

A vantagem do falso 9 é que ele movimenta bem, portanto, pode fazer a função do extremo se o lateral não subir todo.. ou quando o lateral apoia bem o falso 9 do lado oposto fica mais aberto e sempre pega a sobra de cruzamento ou passes..

O MDC é essencial se vc não quiser tomar mtos gols, pois reduz bem a chance dos atacantes adversários ficarem no mano a mano com a sua defesa.

Outra dica é sempre treinar um construtor avançado para jogar de MC. Vc vai criar mtas oportunidades.

Postado
Em 28/11/2018 at 22:41, Douglas. disse:

Qual função usava pro atacante?

Eu costumo mudar pra Jogador Alvo (TM) já que procuro ter um jogador forte mas com boa movimentação, pra não sair muito da área mas também não ficar tão estático como o Atacante Avançado (AF).

No 4231 jogava como Ponta de Lança mesmo, mas meu time tava tomando mt gol e fazendo pouco, ai mudei pra essa 4312 com um ponta de lança e outro falso 9,  meus laterais são bem ofensivos, ai acabo usando eles pra dar largura pra meu jogo. Tava dando certo, mas o time pipocou nos play-offs da serie B italiana ?

• 1 mês depois...
Postado
Em 19/11/2018 at 19:24, Douglas. disse:

No Brasil eu não consigo jogar sem MDC.

Tenta o 4-1-2-3 mas vê se os dois meias centrais vão conseguir marcar e criar.

Daí você observa se o volante tem papel crucial ou não pra tentar adaptar pra sua tática, que deveria ser mais ofensiva mas não está sendo na prática.

Se você não abre mão se jogar com MAC, pode acabar adaptando o MC que tem a função de Armador Avançado no 4-1-2-3 pra ficar mais à frente, criando um meio-campo assimétrico

Eu tô no Botafogo e já fui campeão de tudo usando o 4141, agora estou em 2020 e contratei(a diretoria) o Alexis Mac allister e ele não se adaptou muito bem jogando de MC, então decidi adaptar o esquema para esse assimétrico com ele de MAC (meia ofensivo/apoio) e o Andreas Pereira (craque do time) fazendo a função que consagrou ele e o time de MC ( construtor de jogo avançado/apoio) e o Matheus Fernandes fazendo o pivô defensivo (ele dá o equilíbrio tático muito bem q eu tenho dificuldade em repor ele).

O grande porém é que parece q o Mac allister e o Andreas se anulam e a bola passa pouco pelo MAC, o Andreas recebe a bola primeiro e sempre abre o jogo ( meu time contra ataca rápido quando recupera a bola, mas com a bola eu prefiro uma abordagem mais cautelosa com passes mais curtos).

A minha dúvida é se tem como os dois jogarem juntos nessa função, se eu devo mudar q função de alguém ali e se talvez o problema seja que o mac allister ainda não se adaptou ao time.

Postado
26 minutos atrás, pedrorj5 disse:

Eu tô no Botafogo e já fui campeão de tudo usando o 4141, agora estou em 2020 e contratei(a diretoria) o Alexis Mac allister e ele não se adaptou muito bem jogando de MC, então decidi adaptar o esquema para esse assimétrico com ele de MAC (meia ofensivo/apoio) e o Andreas Pereira (craque do time) fazendo a função que consagrou ele e o time de MC ( construtor de jogo avançado/apoio) e o Matheus Fernandes fazendo o pivô defensivo (ele dá o equilíbrio tático muito bem q eu tenho dificuldade em repor ele).

O grande porém é que parece q o Mac allister e o Andreas se anulam e a bola passa pouco pelo MAC, o Andreas recebe a bola primeiro e sempre abre o jogo ( meu time contra ataca rápido quando recupera a bola, mas com a bola eu prefiro uma abordagem mais cautelosa com passes mais curtos).

A minha dúvida é se tem como os dois jogarem juntos nessa função, se eu devo mudar q função de alguém ali e se talvez o problema seja que o mac allister ainda não se adaptou ao time.

Acho que acabam tentando desempenhar o mesmo papel mesmo, aí como o MC sofre menos marcação, consegue pegar mais na bola e participar mais que o MAC.

Uma função que eu desprezei por muito tempo e agora estou dando valor é o MC Mezzala. Desde que além de ser bom passador, tenha bom chute de fora da área, ele faz uma movimentação interessante ao lado do MC Construtor de Jogo Avançado, que é o que venho usando no meio da Salernitana no meu save atual.

Fn2GrFK.jpg

2019-2022: Central Midfielder

2022-: Mezzala

Outra coisa é observar também PPMs que casam melhor com certas funções.

5O41NcA.jpg

Postado
1 hora atrás, Douglas. disse:

Acho que acabam tentando desempenhar o mesmo papel mesmo, aí como o MC sofre menos marcação, consegue pegar mais na bola e participar mais que o MAC.

Uma função que eu desprezei por muito tempo e agora estou dando valor é o MC Mezzala. Desde que além de ser bom passador, tenha bom chute de fora da área, ele faz uma movimentação interessante ao lado do MC Construtor de Jogo Avançado, que é o que venho usando no meio da Salernitana no meu save atual.

Fn2GrFK.jpg

2019-2022: Central Midfielder

2022-: Mezzala

Outra coisa é observar também PPMs que casam melhor com certas funções.

5O41NcA.jpg

É um boa solução, vou começar a testar. Era algo que eu desprezava bastante também.

No caso, o mac allister não é nem um pouco comum da função jogar mais recuado, o q vc sugere? Insisto até ele se acostumar ou permanece de MAC?

Obrigado pela dica

Postado
1 hora atrás, pedrorj5 disse:

É um boa solução, vou começar a testar. Era algo que eu desprezava bastante também.

No caso, o mac allister não é nem um pouco comum da função jogar mais recuado, o q vc sugere? Insisto até ele se acostumar ou permanece de MAC?

Obrigado pela dica

Vê se os atributos dele casam com a função como MC. Se encaixar, a não ser que ele tenha Versatilidade mínima e/ou temperamento difícil, ele não deve reclamar. Aí é questão de tempo sendo escalado ali.

Se não der, você pode tentar deixar ele de MAC e colocar o outro sozinho como Mezzala pra ver se o posicionamento melhora, se não vão tentar ocupar o mesmo espaço.

Postado

Se  vc adaptar um bom MAC na posição MC.. não necessita de mais outro jogador como MAC (independente do papel).

O ideal é ter 1 MDC. Gosto mais do papel de recuperador de bolas. Mas trinco ou outro semelhante pode lhe ajudar. Não sou de usar MDC como construtor de jogada.

O outro MC pode colocar de Médio ou Mezalla preferencialmente. B2B é uma solução também. Agora, se o teu time tem 2 cracks na posição... pode colocar um de MC construtor de jogo recuado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...