Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4-3-3 (Sem Atacantes)


hiroshitk

Posts Recomendados

Postado

Resolvi compartilhar essa tática com vocês, depois de desenvolver durante este ciclo do FM 2018. Disputo torneios onlines e enfrento o mais variados esquemas e consegui bons resultados com esta tática. 

Disposição Tática

Instruções de Equipe

Explicando Taticamente Setor por Setor:

Setor Defensivo 

Goleiro - Distribuição para os laterais - Evitar o uso de GR Líbero, a probabilidade de erros no recuo e distribuição são muito grandes.

Zagueiros - Na função de Cobertura, lembrando que há 6 jogadores de meio campo para combater os meias adversários! Nada de bloquear e defender. Na função de Cobertura, os atributos mais exigidos são: Posicionamento, Concentração, Antecipação, Força, Impulsão e Cabeceamento. É muito improvável que haja situações de mano a mano com a bola no chão contra os nossos defensores.

Laterais - Na função de DLD (Defesa Lateral Defensivo) - Este jogador não apoiará em hipótese nenhuma! Sua prioridade é se posicionar de acordo com a linha defensiva e ser a sobra no combate aos pontas ou atacantes adversários. Pra cumprir esta função tática, é importante que o jogador possua atributos como: Desarme, Marcação, Posicionamento, Trabalho de Equipe. Nesse esquema, os zagueiros improvisados como DLD deram muito certo. Lembrando que há uma tendência de melhora no jogo aéreo do seu times, afinal você possui 4 zagueiros (que normalmente são altos, fortes e com melhores atributos de jogo aéreo que os volantes, meias e pontas).

Setor "Semi Defensivo" - Alas e Volante

Alas - Na função de Alas Invertidos "Atacar" - Estes jogadores são a chave para o funcionamento tático! Utilizo laterais de origem para esta função e diferentemente do que costumam recomendar, o canhoto no lado esquerdo e o destro no lado direito, assim eles darão muita profundidade quando o time possuir a bola. Para cumprir esta função é necessário que o Ala possua bons atributos de um ala ofensivo, tais como: Velocidade, Aceleração, Cruzamento, Finta, Antecipação e Posicionamento. E lógico, não podemos esquecer do Desarme, nossa mentalidade é de contra-ataque (Reativa). 

"Samurai, por quê estes jogadores são a chave para o funcionamento desta tática"

- Eles serão utilizados para marcação individual de ameaças adversárias. Veremos mais à frente.

Volante - Na função de Construtor de Jogo - Variação entre apoio e defender - Este jogador será a referência de construção de jogo quando o time tiver a bola e irá distribuir para os 3 meias ofensivos e alas ofensivos. No meu esquema, Charles Aranguiz se aplica perfeitamente, e observem no print que o mesmo possui todos os atributos necessários para a realização dessa função.

Setor "Semi Ofensivo"

2 Meias Pivôs Ofensivos - Naturalmente esta função só disponibiliza o "Ataque". Estes jogadores são importantes para a transição em bloco da equipe, por mais que as instruções individuais bloqueiem a movimentação desses jogadores há um conflito com as instruções da equipe, e o diferencial é a característica do jogador. Essas são as instruções individuais para esta função. Atributos importantes: Velocidade, Sem Bola, Passe, Finta, Visão, Primeiro Toque e Técnica.

1 Meia Atacante Sombra - Naturalmente esta função só disponibiliza o "Ataque". Este jogador irá se deslocar de forma vertical e diagonal para receber lançamentos nas costas da defesa. Talvez o único jogador livre de qualquer função defensiva específica, apenas irá voltar para recompor. Este jogador precisa ser letal. Finalização, Compostura, Finta, Remates de Longe, Técnica, Antecipação e Velocidade, farão a diferença ao seu favor para ser um jogador decisivo nesse esquema.

Lembrando que não é obrigatório que esses jogadores sejam naturais nessas funções ou posição.

 

Encaixando a marcação contra as táticas adversárias.

4-2-3-1 - Colocaremos marcação individual nos pontas e meias centrais adversários. Nossos pivôs ofensivos marcarão os 2 meias centrais individualmente e nossos alas ofensivos marcarão os 2 pontas adversários.

4-4-2 / 4-2-4 - Colocaremos marcação individual nos pontas e meias centrais adversários. Nossos pivôs ofensivos marcarão os 2 meias centrais individualmente e nossos alas ofensivos marcarão os 2 pontas adversários.

3-4-3 (Aquela que quebra a engine) - Colocaremos marcação individual apenas nos meias centrais. Nossos pivôs ofensivos marcarão os 2 meias centrais individualmente e deixaremos nossos alas sem instrução, já que naturalmente ele chocará com o ala adversário. Mas e os 3 atacantes? Lembre-se, estamos em maior número neste setor, bloqueando as situações de apoio, linha defensiva baixa, assim anulando todos os pontos fortes desta tática.

Obviamente, não testei contra todas as táticas, mas com a compreensão e tempo de uso, irá perceber quais são as alterações a serem feitas.

Essa tática foi desenvolvida pros meus jogos online, não testei em save mas creio que pode ser muito útil pra times com bons CJs, Alas e Meias Atacantes de qualidade.

 

 

 

 

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...